Vous êtes sur la page 1sur 8

1

DIMENSIONAMENTO DE TRATAMENTO PRELIMINAR COMPLETO Dimensione as unidades caixa de areia (desarenador), gradeamento e calha Parshall de uma estao de tratamento de gua (ETA). Dados de projeto: Populao a ser atendida: P = hab Consumo per capita de gua: q = L/hab.d Coeficiente do dia de maior consumo: K1 = 1,2 Coeficiente da hora de maior consumo: K2 = 1,5 Vazo especfica = 0; Consumo de gua na ETA (CETA) = 3%; Slidos suspensos fixos: SSF = 15 mg/L Densidade da areia = 2,65 kg/L

I. CLCULO DA VAZO AFLUENTE A ETA (Q) O estudo de vazes se faz muito importante para que seja possvel fazer-se um dimensionamento racional em termos tcnicos e econmicos. A vazo influi diretamente no dimensionamento das unidades da fase lquida do tratamento preliminar e primrio, alm de influir nas instalaes de transporte como elevatrias, canalizaes, medidores, dispositivos de entrada e sada.
Qa = (

Vazo da captao, estao elevatria e adutora at a ETA (L/s)


P.q .k1 +Qesp ) xCETA = 86400

L/s

m3/h ......................m3/d

Qb = (

Vazo da ETA at o reservatrio (L/s)


P.q .k1 +Qesp ) = 86400

L/s

m3/h......................m3/d

Qc =

Vazo do reservatrio at a rede (L/s)


P.q .k 1.k2 = 86400

L/s

m3/h......................m3/d

II. CALHA PARSHALL O projeto da calha Parshall se baseia na determinao das dimenses principais da calha, conforme Figura 1, da determinao da altura da lmina dgua e do rebaixo.

Figura 1. Detalhe da calha Parshall (Mendona, 2000) Com Qa, determinam-se as dimenses padronizadas do medidor Parshall, utilizando tabelas apresentadas em vrios livros (Pessoa e Jordo, 1995 pgina 120; Mendona, 2000 pginas 185 e 186). W= cm E= cm A= B= C= cm cm cm F= G= K= N= cm cm cm cm

D= cm Determinao da altura do lquido no vertedor

A profundidade da lmina de gua deve ser estimada para a vazo atravs da expresso:
1

Q H = K

Nessa expresso, H: altura do lquido no vertedor (m); Q: vazo (m 3/s); K e n: constantes tabeladas em funo de W. Esta tabela tambm apresentada em vrios livros (Mendona, 2000 pgina 185) W= Assim: H= III. DESARENADOR O esquema de desarenador apresentado na Figura 2. K= n=

Figura 2. Esquema de desarenador Determinao da altura da lmina lquida A altura da lmina lquida na caixa de areia (h) calculada em funo da altura do lquido na calha Parshall (H) e do rebaixo na calha (z), como: h=Hz Dessa forma, h= adotar z = 10 cm. Clculo do comprimento (L) e largura (b) da caixa de areia Nos canais de remoo de areia, a velocidade recomendvel da ordem de 0,30 m/s. Velocidades inferiores a 0,15 m/s causam deposio relativamente grande de matria orgnica e velocidades acima de 0,40 m/s permitem a passagem de partculas de areia que no convm as demais unidades de tratamento. Por isso deve-se procurar manter a velocidade de escoamento em torno de 0,30 m/s com tolerncia de 20%.

Para dimensionamento importante lembrar que, para partculas de dimetros iguais ou maiores que 0,2 mm, a velocidade de sedimentao adquire valores em torno de 0,02 m/s. Assim sendo, relaciona-se a velocidade de sedimentao (v2) com a velocidade de escoamento (v1) como: v1 = L/t1 e v2 = h/t2 Como t1 igual a t2, pois o tempo gasto para a partcula percorrer as distncias h e L o mesmo, adotando-se v1 igual a 0,3 m/s e sabendo-se que v2 igual a 0,02 m/s para partculas de 0,2 mm, chega-se a: L = 15.h Para segurana, devido turbulncia, adota-se um fator de segurana de at 50%. A largura da caixa de areia calculada como: L = 22,5. hmx Dessa forma: L= L= (valor adotado) m/s), o valor da largura da calha (b) calculado por:

Adotando-se velocidade de escoamento (v =


b= Q mx h mx .v

b=

b=

(valor adotado)

Nmero de canais adotados para a caixa de areia = ______ O dimensionamento do desarenador estar completo aps algumas verificaes finais. Verificao das velocidades reais aplicadas Para finalizar o projeto, as velocidades reais devem ser calculadas para a vazo. Se as velocidades no estiverem dentro da faixa recomendada, altera-se a largura da calha b e verifica-se novamente. Q (m3/s) mx rea longitudinal do desarenador h (m) A = b.h (m2) v = Q/A v (m/s)

A = b.L =

m2

Taxa de escoamento superficial A taxa de escoamento (TAS) deve estar entre 600 e 1.600 m3/m2.d
TAS = Q = A

Massa de areia retida nos canais da caixa de areia Mareia (kg/d) = SSF x Q Mareia = Volume total de areia retida
q areia ( L / d ) = M areia densidade areia

qareia = Periodicidade de limpeza De acordo com a periodicidade de limpeza da caixa de areia, calcula-se a altura da cmara de depsito da areia e altura total da caixa. tlimpeza = d (adotado geralmente 15 dias)

Altura necessria para depsito de areia inferior


h areia (m) = q areia .t lim peza A

hareia = Altura do desarenador Htil = h + hareia + folga (0,20 m) Htil = Volume do desarenador V = Htil x b x L V= IV. GRADE

Segundo a ABNT P-NB-569 e P-NB-570, o dimensionamento da grade deve ser feito em funo da vazo. Grade adotada O espaamento entre as barras escolhido em funo do tipo de material que se quer deter e dos equipamentos a proteger. Escolhe-se entre as grades grossa, mdia ou fina. Primeiramente se escolhe a seo transversal da barra (Tabela 5.2) e o espaamento entre barras (a). So comuns trs espaamentos-padro: 1,94 cm (3/4), 2,54 cm (1) e 3,18 cm (1 1/4"). Escolhidos o espaamento entre barras (a) e a espessura da barra (t), calcula-se a eficincia esperada (E) para a operao de gradeamento como:
E= a a +t

O valor de E tambm est tabelado em funo do espaamento (a) e da espessura da barra (t) em Jordo e Pessoa (1995), pgina 90. Dessa forma, pode-se escolher a grade a ser empregada. Tipo de grade adotado: Inclinao com a horizontal: Espaamento entre as barras (a): Espessura da barra (t): Eficincia da grade (E): Dimensionamento do canal afluente grade O primeiro passo para o dimensionamento do canal o clculo da rea til necessria para o escoamento (Au) em funo da vazo mxima (Q) e da velocidade de passagem entre as barras (vp), como:
Au = Q vp

A velocidade de passagem entre as barras (vp) no deve ser muito elevada para no arrastar material j retido e nem muito baixa para evitar acmulo de material de sedimentao. Recomenda-se velocidade mnima de 0,6 m/s e mxima de 1,2 m/s para a vazo mxima de projeto. Vp = Au = m/s m2

A rea total, includas as barras, se obtm pela expresso:


Au = E

S=

m2

A largura do canal afluente grade ter que ser aumentada para atender a velocidade de passagem entre barras, resultando da uma velocidade de aproximao (v o) menor que a velocidade fixada para projeto (v p) como:
vo = Q S

A velocidade de aproximao deve estar dentro da faixa recomendada (0,6 a 1,2 m/s). Do contrrio, escolhese outra grade. vo = m/s

A velocidade de aproximao est dentro da faixa recomendada? Para finalizar o dimensionamento faltam calcular o comprimento (Lc) e largura do canal (bc). A largura do canal (bc) pode ser calculada utilizando a rea total do canal e a altura da lmina lquida no desarenador (h):
S = h

b C =

O comprimento do canal (LC) calculado em funo da vazo mxima e da rea total (S). Nesse caso, considera-se movimento uniforme para um tempo de 3 segundos, como:
Q .3 = S

LC =

O nmero de barras necessrio (n) agora pode ser calculado em funo da largura do canal (b C), da espessura da barra (t) e do espaamento entre barras (a):
n= bC = a+t

Para o clculo da perda de carga na grade deve ser considerado que as grades mecanizadas so projetadas e reguladas para evitar acmulo excessivo de material grosseiro. Para as grades de limpeza manual dever ser verificada a influncia da perda de carga para uma obstruo correspondente a 50% de lmina de gua, de modo que o escoamento na tubulao afluente no seja afetado. Para a perda de carga (hf) pode-se utilizar a expresso de Metcalf & Eddy:
hf =
2 2 1 vp vo 0,7 2g

Nessa expresso, vp: velocidade atravs das barras, para Q (m/s); vo: velocidade de aproximao montante da grade (m/s); g: acelerao da gravidade = 9,81 m/s2. Grade limpa: vp = Grade 50% suja: vp = 2.vp = hf = hf =

A parede do canal (y) calculada com a altura da lmina mxima de gua, com a perda de carga quando a grade estiver 50% suja mais altura livre de 20 cm (segurana).
y = h+ hf 50% suja + 0, 20 =

Dessa forma est projetada a unidade preliminar de tratamento de guas de abastecimento. Tabelas necessrias para dimensionamento (copiadas de Mendona, 2000)

Vous aimerez peut-être aussi