Vous êtes sur la page 1sur 2

BANCO DE DADOS APLICADOS ARQUIVSTICA TRABALHO 1 MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO Construa os DER para os exerccios abaixo.

o. 1) CADASTRO NACIONAL DE VECULOS: Voc apresentar um modelo de dados para o cadastro nacional de veculos. Sabe-se que: O veculo possui sempre uma placa nica em todo o pas; O veculo possui sempre um responsvel legal por ele. necessrio manter o histrico desta responsabilidade (propriedade); O veculo pertence sempre a uma categoria; O veculo sempre de uma marca e de um modelo e possui ano de fabricao.

2) BIBLIOTECA: Voc ir elaborar um modelo de dados para atender as necessidades de informao de uma biblioteca universitria. So elas: O cadastro dos usurios com endereo completo, inclusive com a informao do curso do usurio e data de incio e de trmino previsto; O cadastro das obras da biblioteca, com a devida classificao: livros cientficos, peridicos cientficos, peridicos informativos, peridicos diversos, entretenimento, etc.; A lngua em que encontra-se a obra; A mdia em que se encontra a obra; Os autores da obra com o controle da nacionalidade do autor; As editoras dos exemplares com o ano de edio.

3) CONTROLE DE ESTOQUE. Uma empresa do comrcio varejista deseja fazer o controle de estoque de seu estabelecimento. Para facilitar a administrao do seu estoque, a organizao criou uma estrutura de almoxarifados, onde um produto pode ser estocado em vrios almoxarifados e um almoxarifado pode conter vrios produtos. A reposio de estoque acontece quando os produtos adquiridos de um fornecedor chegam com sua respectiva nota fiscal de compra. J a baixa do estoque se d quando ocorre a emisso de uma nota fiscal de venda para um determinado cliente. 4) EMPRESA DE FLORES. A X.P.T.O LTDA. criou a FLOWERNET, uma rede que tem como objetivo atender todo o mercado nacional no que diz respeito venda e entrega de flores. Atravs desta rede, um cliente pode fazer uma compra de flores em Belo Horizonte e pedir para a entrega ser feita em Fortaleza. Para isso a X.P.T.O firmou convnio com vrias floriculturas em vrias cidades do Brasil. Uma floricultura pode atender vrias cidades da regio. O pedido do cliente, que pode possuir vrios tipos de flores, cadastrado e repassado para uma das floriculturas conveniadas que atendem a cidade, na qual ser entregue o pedido. 5) APURAO ELEITORAL. Para facilitar o processamento da apurao eleitoral da eleio municipal a ser realizada nesse ano, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) resolveu informatizar esse processo. Sabe-se que cada localidade dividida em vrias zonas eleitorais que, por sua vez, so divididas em vrias sees nas quais os eleitores esto vinculados. O candidato a um cargo pblico deve estar vinculado a um
1

nico partido poltico. Vale ressaltar que, segundo a legislao vigente, o voto secreto. 6) CONCURSO PBLICO. Uma organizao deseja implementar o procedimento de concurso pblico para tornar transparente o seu processo de seleo de pessoal. Esta organizao possui vrios departamentos, que por sua vez, possui vrios cargos. O mesmo cargo pode estar vinculado vrios departamentos. Um concurso pblico realizado para vrios cargos, e um cargo pode ser oferecido em vrios concursos. O candidato faz inscrio em somente um cargo oferecido em um concurso pblico. O concurso tem vrias etapas, que tem a participao de vrios candidatos. O candidato obtm a nota em cada etapa que participa. A etapa pode ser classificatria ou eliminatria.

Vous aimerez peut-être aussi