Vous êtes sur la page 1sur 53

CURSO DE FITOTERAPIA

Denise von Poser

AROMATERAPIA E PRTICAS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA A PARTIR DO USO DAS ERVAS E FLORES.

Monografia apresentada para obteno do certificado do curso de fitoterapia, promovido pelo INA Instituto Brasileiro de Naturopatia Aplicada. Diretor do INA : Marcelo Kertichka.

So Paulo SP 2006

2 ndice

Introduo. A popularidade da Aromaterapia. Definio. Reconhecimento da aromaterapia. leos Essenciais. Banhos Estimulantes. Cuidados com a sade do corpo em geral. Forma ideal: Como as essncias podem ajudar. Aromaterapia Ambiental: Vivendo Melhor! Cuidados Essenciais na Aromaterapia. Banhos Aromticos. Diabetes. Massagem. Grandes Nomes da Aromaterapia. Personalidade: Aromas agem sobre as emoes? Os Cosmticos e os leos Essenciais aliados na Busca da Beleza. O sol j te pegou: como tratar as queimaduras. Extrao de leos Essenciais. Estudo de Caso. Consideraes Finais.

Pg. 2 Pg. 3 Pg. 4 Pg. 5 Pg. 6 Pg. 7 Pg. 9 Pg. 22 Pg. 24 Pg. 26 Pg. 28 Pg. 29 Pg. 32 Pg. 33 Pg. 35 Pg. 36 Pg. 37 Pg. 38 Pg. 45 Pg. 47

INTRODUO Aromaterapia a arte e a cincia de usar leos de plantas em tratamentos. Aromaterapia uma das tcnicas mais antigas da histria de prticas de cura. Os leos essncias de Aromaterapia so leos extrados de plantas da qual tem sido usado por milhares de anos antes da tcnica de destilao de leos ter sido descoberta. Os leos essenciais exercem uma influncia sutil na mente e no corpo. Atravs da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. Uma qualidade importante dos leos essenciais a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, j que reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, tambm podendo ser usados em banhos. A gua em si tem muitas propriedades teraputicas, e quando combinado com os leos essenciais, os leos realam o seu efeito. Tambm, podem ser usados como compressas, em temperatura quente ou fria, em circunstncias diferentes. Os leos podem ser misturados em cremes, loes para o corpo ou mesmo algumas gotas em seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono. Os leos essenciais so absorvidos rapidamente atravs da pele. Mesmo se as essncias forem usadas em cremes, loes para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essncia inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. preciso ter cuidado quando usando os leos essenciais. Quando so usados de maneira correta, so seguros. Alguns leos so perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado. Use uma quantidade pequena de qualquer leo em qualquer tipo de tratamento. Para aplicar massagens, dilua 3% do leo essencial escolhido em leo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de leo essencial para cada colher de ch de leo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, j que os leos tendem a

4 flutuar em vez de serem diludos. Os leos podem irritar a pele quando so usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendvel para ser usado em banhos de somente 2 a 3 gotas. leos derivados de plantas picantes como a de Cravo e Noz-moscada, no devem ser misturados juntos. Quando preparando banhos para crianas ou bebs, no exceder mais de 3 gotas de leo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de leo antes de serem usados em banhos. Para inalaes, 1 gota de leo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usadas no mximo. Antes de preparar uma inalao, sempre experimente uma gota de leo essencial primeiro antes de adicionar mais. Falamos sobre Aromaterapia como se conhecssemos exatamente a que nos referimos - mas, estamos?1 Encontramos mdicos na Frana tratando infeces crnicas usando Aromaterapia e ao mesmo tempo, encontramos Aromaterapia sendo ofertada em sales de beleza. Estaro esses sales de beleza oferecendo o mesmo tratamento que os mdicos na Frana? nessa perspectiva multifacetada que notamos a complexidade da Aromaterapia. Embora sejamos fiis a nossa prpria concepo sobre o assunto, podemos tambm estar explorando outros aspectos da Aromaterapia e respeitar as diferentes abordagens de nossos colegas de diferentes reas. Os leos essenciais - principal matria-prima da Aromaterapia - so freqentemente usados por: aromaterapeutas, agentes de sade, enfermeiras, esteticistas, fitoterapeutas, massoterapeutas, perfumistas, psiclogos, terapeutas naturistas,... Em cada uma dessas ocupaes, os leos essenciais so usados de diferentes maneiras e para diferentes propsitos. A Aromaterapia pode incorporar as aes farmacolgicas, psicoteraputicas e metafsicas dos leos essenciais. Acreditamos que, quanto mais pesquisas sob os mais diversos aspectos da Aromaterapia, maiores as probabilidades de ocorrer uma integrao dos mais variados aspectos da Aromaterapia.

1. A popularidade da Aromaterapia H pouco mais de vinte anos, muitas pessoas fora da Frana no tinham ouvido falar sobre Aromaterapia, embora o uso de leos essenciais para a cura seja conhecido h mais de cinco mil anos. Freqentemente, falamos o quanto a Aromaterapia antiga e, de fato, ela tem origens bem remotas. Entretanto, surpreendente notar que o primeiro livro sobre Aromaterapia, "Aromatherapie", foi escrito em 1937 por Gattefosse e traduzido em ingls somente em 1993. No havia livros de Aromaterapia publicados em lngua inglesa at "The art of Aromatherapy", escrito por Robert Tisserand, publicado em 1977. Nos 40 anos que se seguiram aps a publicao de Gattefosse, somente quatro livros sobre o assunto foram publicados. Contudo, na Inglaterra, mais de quarenta livros sobre
1

KIYOHARA, Emilia S. T. Biblioteca de Aromaterapia (em fase de construo)

5 Aromaterapia foram publicados de 1977 a 1988. O interesse pela Aromaterapia talvez tenha surpreendido at mesmo os prprios aromaterapeutas. As razes do ressurgimento das terapias tradicionais, dentre elas a Aromaterapia, so muitas. Acreditamos que seja porque a Aromaterapia atua num nvel holstico, enfocando corpo, mente e esprito. Freqentemente, o principal benefcio de um tratamento com Aromaterapia vem dos aromas prazerosos dos leos essenciais, que tem predominantemente um efeito psicolgico. Os leos essenciais so geralmente administrados em massagens, em nebulizadores ou adicionados em banhos. Usados dessa forma os leos essenciais acrescentam um senso de luxria ao tratamento e um efeito relaxante. Muitas pessoas vem a Aromaterapia como "poes mgicas". No podemos "cobrir" pessoas com leos essenciais e esperar que melhorem da noite para o dia. H muito mais na Aromaterapia alm dos leos essenciais e massagem: existe o processo teraputico, sem o qual no poderia ser considerada como terapia. O grande apelo popular da Aromaterapia tambm se deve ao fato dela fazer uso de dois fantsticos sentidos: o toque e o olfato. uma terapia prazerosa, com poderosas aplicaes teraputicas. Alguns leos tm poderosas propriedades antibacterianas, rivalizando-se com remdios antibiticos em sua eficcia. Outros leos essenciais tm aplicaes de ao psicolgica, aliviando stress, depresso, insnia e sndrome pr-menstrual. A popularidade da Aromaterapia poder continuar a aumentar ainda mais, e mais comprovaes podero surgir de seu real valor clnico.

2. Definio

A definio de Aromaterapia, contrariamente opinio popular, no "cheirinho agradvel". A verdadeira definio de Aromaterapia muito mais especfica: o uso dos leos essenciais para propsitos teraputicos ou medicinais. Porm, os meios pelos quais esses leos essenciais so utilizados no so especficos. A aromaterapeuta Shirley Price define Aromaterapia como "o uso dos leos essenciais, todos os que so derivados de plantas" (Price&Price 1999). A aromaterapeuta Jeanne Rose classifica Aromaterapia como "a terapia dos leos essenciais atravs do sentido do olfato pela inalao, e atravs de outras aplicaes dessas teraputicas substncias volteis" (Rose 1992). Uma escola de Aromaterapia no Reino Unido define Aromaterapia como "um tratamento natural que usa os concentrados leos essenciais de plantas em associao com massagem, frico, inalao, compressas e banhos" (Kusmerik 1992). O mdico francs Valnet (1990) escreveu que Aromaterapia envolve essncias obtidas de plantas que so geralmente administradas "em forma de gotas, ou cpsulas". No Journal of Alternative and Complementary Medicine, Gilt (1992), cita que h quatro tipos de Aromaterapia: a clnica, a administradora de estresse, a aplicada beleza e a da aromatizao ambiental. O terapeuta britnico Robert Tisserand classifica-os como: psicoaromaterapia, esttica, holstica e clnica.

3. Reconhecimento da aromaterapia A aromaterapia s foi reconhecida como tratamento em 1960, mas, desde os anos 20, j merecia estudos. Gotas de leos essenciais, obtidos de vegetais, em sua maioria, e sempre diludas, podem energizar ou acalmar. Voc cheira e, em menos de um segundo, alguma coisa acontece no seu corao... que os aromas dos leos essenciais influenciam o centro de suas emoes, no crebro. Captados pelo olfato, acionam ondas geradoras de calma ou energia. Os leos essenciais, obtidos a partir de plantas, salvo raras excees, devem ser usados sempre diludos, pois so extremamente fortes. E com muita prudncia por doentes graves, pessoas com pele muito sensvel e mulheres grvidas. Entretanto, contra-indicaes so raras e seu uso bastante agradvel. necessrio conserv-los longe do calor e ao abrigo da luz, uma caixa de madeira ou de papelo grosso. Mantenha-os longe das crianas. Sua durabilidade varia os leos ctricos, por exemplo, devem ser usados em seis meses. "Alm dos efeitos sobre a pele, eles agem tambm pelo olfato. Os leos essenciais, 100% naturais e concentrados, extrados de vegetais, permitem reencontrar o bem- -estar e a harmonia do corpo e esprito." Nunca os use em sua forma pura. Para no irritar a pele, devem ser sempre misturados a uma base oleosa, como o leo de amndoas, por exemplo.

leos Essenciais2 Conhea os 35 principais de eficincia cientificamente comprovada:

Nos trs primeiros meses de gravidez, as gestantes devem evitar estes tipos de leo: camomila, jasmim, cedro, baslico, manjerona, rosmarim e menta. Em caso de dvida, deve consultar seu mdico ou informar-se com um aromaterapeuta. Se voc vai usar um leo essencial pela primeira vez, teste-o para se certificar de que no provocar reao alrgica: misture uma gota dele a uma colher (caf) de leo de amndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, voc sensvel ao produto. No us-los quando se expuser ao sol. Para massagens e banho, os leos devem ser misturados com outros, de base; puros, eles so muito fortes para a pele. O de amndoas considerado o mais suave e tem menor possibilidade de irritar a epiderme. Numa massagem relaxante, para eliminar o estresse e a dor de cabea de origem nervosa, use algumas gotas da receita a seguir, em massagem circular atrs das orelhas. Ingredientes: 3 colheres(sopa) de leo de amndoas, 1/2 colher (caf) de leo de germe de trigo, 10 gotas de leo essencial de lavanda, 5 gotas de leo essencial de camomila. Preparo: Ponha os componentes num vidrinho, tampe-os, agite-o e use a mistura. A poro suficiente para uma massagem total de corpo. Guarde-a ao abrigo da luz e do calor. Assim como alguns perfumes so mais sensuais que outros, existem leos essenciais com a reputao de afrodisacos. Entre os perfumes, rosa, jasmim, nerli e ylang-ylang encabeam essa lista. Entre os leos, o de rosa o mais procurado. Uma receitinha: Ingredientes: 50g de leo de amndoas, 1/2 colher (caf) de leo de germe de trigo, 15 gotas de leo essencial de rosa, 5 gotas de leo essencial de coriandro, 2 gotas de leo de cedro. Preparo: Coloque tudo num pequeno vidro, tampe, agite e utilize em massagens no corpo. A poro obtida d para trs massagens de corpo ou seis de ombros e pescoo. Guarde ao abrigo da luz e do calor. Prepare sua espuma de banho adicionando-lhe o leo essencial preferido. Para melhor resultado, use como ingrediente de base um sabo lquido ou xampu transparente. Banho Estimulante... Ingredientes: 120 g de sabo lquido sem perfume, 25 g de azeite, 35 gotas de leo essencial de verbena, 15 gotas de leo essencial de gengibre. Preparo: Misture o azeite e o sabo lquido. Em seguida, junte os leos essenciais. Guarde em frasco plstico. Banho Relaxante: Depois de um dia de trabalho, nada melhor que um banho base de lavanda. Elimina o cansao e a dor de cabea provocada por tenso. Ingredientes: 1 frasco de xampu transparente, sem perfume, 3 colheres (sopa) de flores de lavanda secas, 5 gotas de leo essencial de lavanda. Preparo: Coloque os componentes num vidro, tampe-o e agite-o. Deixe-o repousar por duas semanas em local quente, agitando-o de vez em quando. Coe o lquido e guarde-o em frasco plstico. Alm do uso teraputico e cosmtico, os leos essenciais podem reanimar pessoas cansadas ou, simplesmente, perfumar o ambientes. Junte algumas gotas de leo escolhido na cera derretida de uma vela acesa. Ou use um aquecedor de essncias, normalmente de cermica, onde algumas gotas de leo misturadas a uma
2

CORAZZA, Snia. Informaes obtidas a partir do seguinte site: http://www.todos-os-sentidos.com.br/olfato/submenu/aromas/aromas2.html

8 colher (sopa) de gua permanecem num recipiente sobre a chama de uma vela. Existem tambm crculos prprios para serem colocados sobre lmpadas, onde gua e leo permanecem aquecidos. Voc pode manter um ambiente agradavelmente perfumado e, ao mesmo tempo, se beneficiar dos efeitos do aroma. Experimente: perfumada, a vida outra coisa!

4. Banhos estimulantes3

Banho Estimulante No chuveiro: Coloque em uma esponja macia colher (sopa) de leo vegetal de amndoas doces, duas gotas de leo essencial de alecrim, duas gotas de bergamota (tangerina) e 1 de lavanda. Esfregue-a no corpo, de baixo para cima. Alterne gua fria e quente, terminando com gua fria. Imagine estar numa cachoeira que limpa e renova a energia. Inspire mais e expire menos. Voc tambm pode fazer um ch com ervas como alecrim, gengibre e organo. No final do banho, despeje o lquido do pescoo para baixo, nas costas, na frente e nas laterais do corpo e, se possvel, deixe secar naturalmente. Caso prefira os sais, coloque duas colheres de sopa para cada litro de gua. Prefira Concentrado de canela, cedro, sndalo e menta. Na banheira: Os leos essenciais so extrados de plantas, flores, frutas, folhas e razes. Na banheira, adicione uma colher (sopa) de leo vegetal de amndoas doces, quatro gotas de leo essencial de alecrim, quatro gotas de bergamota (tangerina) e trs de lavanda em gua morna. Acrescente ptalas de rosas vermelhas. Como a inteno revigorar, permanea imerso no mximo dez minutos. Exagerar no tempo pode deixar voc derrubado. Se optar por sais, coloque duas colheres de sopa destes cristais perfumados com leos essenciais na banheira para que renovem corpo e esprito. Mais: importante usar leos essenciais e no essncias. leos essenciais obtidos de flores, folhas e cascas tm propriedades teraputicas que relaxam e dissolvem energias desfavorveis. Os aromas tambm proporcionam bem-estar, despertando lembranas e sensaes agradveis. Mas lembre-se altamente concentrado: entre cinco e quinze gotas bastam em uma banheira! No chuveiro, dilua de 1 a 3 gotas em uma colher de ch de leo vegetal. Alecrim - para revitalizar Alfazema - para dores musculares. Duas colheres (sobremesa) das flores fervidas em 2 litros de gua misturados a gua da banheira acalmam e levantam auto-estima e confiana.

PEZZOLO, Dinah Bueno. In: http://www.bethynha.com.br/aroma.htm

Canela de pau - Para aumentar a disposio e otimismo. Faa um ch com quatro unidades para 2 litros de gua. Flor de laranjeira - nimo. Coloque duas gotas desse leo essencial, em 2 litros de gua para aflorar a energia feminina. Guin - Suas folhas transmitem boas energias, eliminando cansao e indisposio. Pitanga ou manga - levanta o astral. Basta um punhado de folhas (no ch, direto na banheira ou no saquinho de pano). Rosa - Ptalas de rosas no tm o mesmo poder do leo puro dessa flor, mas estimulam a viso e a auto-estima. As ptalas de tons fortes, especialmente o vermelho, harmonizam o corpo e atraem amor. Tangerina - contra as ms energias. Banho Teraputico

No chuveiro: Encha uma jarra com gua quente, coloque quantidades iguais de alecrim, gengibre e organo. Tampe e deixe descansar. No final do banho, despeje o lquido do pescoo para baixo, nas costas, na frente e nas laterais do corpo e, se possvel, deixe secar naturalmente. Outra opo diluir duas colheres de sopa de sais de banho com leos essenciais em um litro de gua e, depois do banho, joga-lo da cabea para baixo. Na banheira: Coloque trs gotas de leos essenciais de alecrim, trs de gengibre e duas de organo. Se preferir, pode preparar um saco de pano e dentro colocar um punhado de alecrim, pedaos de gengibre e um pouco de organo. Os banhos de imerso devem ser feitos at trs vezes por semana, nunca durante a menstruao. Sais: Duas colheres de sopa destes cristais perfumados com leos essenciais de lavanda ou gernio colocados na banheira com gua quente renovam corpo e esprito. Banho Relaxante No chuveiro: Encha uma jarra com gua quente, coloque um punhado de lavanda, gernio, camomila, jasmim, tampe e deixe descansar. Tome banho normalmente e deixe a gua escorrer durante cinco minutos por seu corpo. No final do banho, despeje o lquido do pescoo para baixo. Voc tambm pode colocar uma colher (sopa) de leo vegetal de amndoas doces, quatro gotas de leo essencial de lavanda, duas gotas de camomila, trs de tangerina e quatro de Lemon Grass numa esponja macia e espalhe-a pelo corpo. Imagine estar numa lagoa de gua quente, inspire e expire profundamente. Na banheira: Os leos essenciais so extrados de plantas, flores, frutas, folhas e razes. Na banheira, adicione duas gotas de leos essenciais de lavanda, duas de gernio, duas de camomila e duas de jasmim ou coloque quantidade igual dessa plantas dentro de uma trouxinha de pano e coloque na gua. Se a inteno for relaxar, a imerso pode durar vinte minutos. Exagerar no tempo pode te derrubar. Os banhos

10 de imerso devem ser feitos at trs vezes por semana, nunca durante a menstruao. Outra opo colocar uma colher (sopa) de leo vegetal de amndoas doces, pingue quatro gotas de leo essencial de lavanda, duas gotas de camomila, trs de tangerina e quatro de limo. Coloque na banheira com gua quente, acrescente um punhado de sal grosso e ptalas de rosas amarelas ou rosadas. 5. Cuidados com a sade do corpo em geral4 Acne Os leos essenciais podem ser usados em tratamento de pele, especialmente para ajudar a reduzir a quantidade de sebo produzido na superfcie da pele. Tambm podem ser usados em massagens para estimular a circulao e ajuda a eliminar toxinas do corpo. Os seguintes leos podem ser usados: Lavanda + Tea Tree, ambos tem ao anti-bacterianas. Bergamota possui propriedades adstringentes e antidepressivas. Gernio pode ser usado para balancear a secreo de sebo.

Pele matura (sinais de envelhecimento) leos essenciais podem ajudar a reduzir sinais de velhice. Podem ser usados em cremes e em massagens. Ajuda a minimizara maioria dos problemas de envelhecimento da pele. Os seguintes leos podem ser usados: Nerli e Lavanda so os leos mais usados e mais sutis para pele matura. Para problema de pele oleosa, massageie a pele com os leos Gernio, Jasmim, Nerli e Rosa. Esses leos ajudaro a restaurar o equilbrio natural da pele.

Sprays Uma das maneiras mais simples de introduzir leos essenciais no ar. Simplesmente misture um ou mais leos essenciais com gua e use como spray. Os leos essenciais so melhores dissolvidos em lcool. Essa mistura ir funcionar somente por um perodo curto. Lembre-se de sacudir bem a mistura antes de usar. Os seguintes leos podem ser usados: Tea Tree, Bergamota, Eucalipto e Lavanda.. Use 20 gotas de leo essencial para cada 200ml de gua.

Alergia Os seguintes leos essenciais podem ser usados: Camomila, Lavanda e Melissa so os mais comuns e usados em alergias gerais. Podem ser usados em banhos, inalaes, compressas ou em cremes para o corpo. Para aliviar o estresse, os leos essenciais mais usados so Bergamota, Nerli, Rosa, Jasmim, Sndalo e Ylang-Ylang. Anorexia
4

Informaes obtidas do site: http://planetadinamica.terra.com.br/site/

11

O melhor mtodo para tratar de anorexia atravs de massagens. Os seguintes leos essenciais podem ser usados: Lavanda, Camomila, Nerli e Ylang Ylang.. Esses leos possuem propriedades calmantes e antidepressivas.. O leo de Bergamota pode ser usado para ajudar a regularizar perda de apetite.

Ansiedade Qualquer um dos leos mencionados a seguir possui propriedades sedativas que podem ajudar nesse caso. Escolha qualquer um dos seguintes leos: Bergamota, Camomila, Cedro, Cipreste, Gernio, Jasmim, Junpero, Lavanda, Melissa, Nerli, Rosa e Ylang Ylang Esses leos ajudam particularmente se forem usados em massagens ou em banhos.

Apetite Se houver diminuio ou perda de apetite, alguns dos leos essenciais podem ajudar a estimular o problema. Os seguintes leos essenciais podem ser usados: Camomila, Cardamomo e Bergamota. Use esses leos em massagens e banhos.

Artrite Artrite pode causar vrios problemas como; cido rico pode ser depositado entre as juntas, criando tipo de cristais causando inflamao, dor e perca de flexibilidade. Alguns leos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esses problemas. Os seguintes leos podem ser usados: Cipreste, Junpero e Limo so leos poderosos pelas suas propriedades desintoxicantes. Podem ser usados em banhos e massagens para ajudar o corpo a se livrar de toxinas.

Asma Em casos de estresse e ansiedade use os seguintes leos essenciais: Bergamota, Camomila, Lavanda, Nerli e Rosa.. Todos esses leos mencionados so antidepressivos. Os leos de Bergamota e Lavanda so timos para problemas no peito.

Dores nas Costas A melhor maneira de se tratar dores nas costas e a mais eficaz atravs de massagens. Use os seguintes leos essenciais: Lavanda, Manjerona e Rosmaninho*, para reduzir a dor, tenso e para tratar dores musculares. O leo de Gengibre pode ser usado onde houver dor aguda.

12

* Rosmaninho ou Rosmarinus Sangramento Vrios leos essenciais podem ser usados para parar sangramento. Use qualquer um desses leos: Limo, Gernio e Rosa.. Dilua algumas gotas de leo de Limo e use para tratar de qualquer tipo de corte. No use o leo de Limo sem dilu-lo primeiro, j que por causa de suas propriedades fortes, poder queimar a pele.

Bolhas Adicione algumas gotas de leo de Lavanda em um pedao de algodo e cubra a bolha. No cubra a bolha com esparadrapo ou band-aid. Isso evitar que a pele respire propriamente. Bronquite Os seguintes leos essenciais podem ser usados quando os sintomas ainda estiverem aparecendo. Faa inalaes com qualquer um desses leos: Bergamota, Eucalipto, Lavanda, ou Sndalo, especialmente se houver uma tosse seca e dolorosa. Os leos essenciais mencionados oferecem grande alvio para qualquer sintoma que estiver relacionado com bronquite. Use os seguintes leos para casos mais extremos e que estejam em estado mais grave: Baslico, Bergamota, Manjerona ou Sndalo. Esses leos ajudam a limpar os pulmes e a prevenir maiores complicaes.

Hematomas Alguns leos essenciais podem ser usados para reduzir hematomas. Use qualquer um desses leos: Arnica ou Lavanda. Pode ser usado em compressas frias. Outro leo que pode ser usado para reduzir dor o Lavanda. Em caso de hematomas severos use Camomila ou Lavanda. Queimaduras Um dos leos mais conhecidos para tratamentos em queimaduras e um dos mais eficazes o leo de Lavanda.. Este leo essencial anti-sptico e possui propriedades analgsicas. Outro leo bastante eficaz o Tea-Tree. Para queimaduras mais graves, use o leo de Lavanda. Coloque algumas gotas em uma gaze estril e aplique diretamente na queimadura.

Catarro Para aliviar congestes imediatamente, use os seguintes leos essenciais: Lavanda, Eucalipto, Hortel, Rosmaninho e Tea-Tree.. Qualquer um desses leos pode ajudar a combater infeces. O melhor mtodo para se livrar de catarro atravs de inalao.

13

Calvcie Faa massagem no couro cabeludo para ajudar a aumentar a circulao. Os seguintes leos essenciais podem ser usados para ajudar a combater esse problema. Rosmaninho ou Lavanda. Esses leos possuem propriedades que estimulam o crescimento de cabelo.

Catapora Se uma criana estiver com catapora e se for velha o suficiente (4 anos de idade), faa banhos usando os seguintes leos essenciais: 2 gotas de leo Tea-Tree com 2 gotas de leo de Camomila para reduzir coceira. Ou tente misturar 1 gota de cada um desses leos: Bergamota, Eucalipto, Camomila e Lavanda. Para adultos, use os seguintes leos: 3 gotas de leo Tea-Tree com 1 gota de cada um cada um desses leos; Bergamota, Camomila e Lavanda. Faa banhos a cada 4 horas para melhores resultados, a menos que o paciente esteja sentindo fraqueza.

Circulao Para estimular a circulao no local, faa massagens com qualquer um desses leos: Junpero, Manjerona, ou Rosmaninho. Para problemas de vermelhido, faa massagens com os leos de Camomila e Cipreste.

Resfriados Os seguintes leos essenciais so recomendados para combater resfriados:Lavanda, Eucalipto, Tea-Tree, Hortel, Rosmaninho e Pinho.. Pode ser usado atravs de inalaes, especialmente se houver infeco na garganta. Outro leo que pode ser usado em banhos e ajudar a reduzir arrepios e dores o de Manjerona. Tambm pode ajudar em dores de cabea que so associados com o resfriado.

Priso de ventre Vrios leos essenciais podem ser usados para ajudar com problemas de priso de ventre como: Manjerona e Rosmaninho. Esses dois leos podem ser usados juntos. Faa massagens no abdmen no sentido horrio.

Tosse Para combater infeces, o melhor leo essencial que possui propriedades antibacterianas o leo essencial de Tomilho. Outros leos tambm podem ser usados para combater tosses como os de Eucalipto, Lavanda, Manjerona e Sndalo. Massageie a garganta e o peito com qualquer um desses leos mencionados acima.

14

Rachaduras na pele Podem ser tratados com os leos de Lavanda e Mirra. Se a rachadura estiver mida, use o Mirra. Ele o melhor leo nesse caso. O Mirra tambm pode ser misturado com o Lavanda para melhores resultados.

Cistites Os seguintes leos essenciais podem ser usados: Bergamota, Camomila, Eucalipto, Alho, Lavanda, Sndalo e Tea-Tree.. Os leos de Bergamota e Tea-Tree podem ser usados em banhos. O leo de Camomila pode ser usado tambm para aliviar dor e irritao. Os leos de Bergamota, Lavanda e Tea-Tree podem ser usados em massagens.

Depresso Se a depresso estiver impedindo repouso, causando irritao ou incapacidade de dormir, use os seguintes leos essenciais: Camomila, Lavanda, Sndalo e Ylang Ylang.. Para ajudar a levantar os espritos e melhorar o humor use os leos Gernio, Melissa e Rosa.. Podem tanto serem usados em massagens quanto inalaes.

Diarria Os seguintes leos essenciais podem ser usados para aliviar os sintomas relacionados diarria: Camomila, Cipreste, Eucalipto, Lavanda, Nerli, e Hortel. Esses leos so os mais eficazes. Para aliviar dores, use o leo de Gengibre. Faa massagens suaves sobre o abdmen, isso ajudar a aliviar a sensao de aperto.

Infeco de ouvido Faa compressas quentes com o leo de Camomila para acalmar a dor e para reduzir infeces que esto sendo desenvolvidas. Faa massagens suaves em volta da orelha. Eczema Os leos: Camomila, Lavanda, Melissa e Nerli podem ser usados em massagens e em banhos. Todos esses leos mencionados podem ajudar a reduzir nveis de estresse. Tontura Vrios leos essenciais podem ajudar em problemas de tontura, desmaio e em estado de choque. Use os seguintes leos: Hortel e Nerli. Experimente tambm os leos Lavanda e Rosmaninho. Nesse caso, simplesmente segure o vidro de leo essencial

15 perto do nariz do paciente ou coloque uma gota de um desses leos no pulso do paciente ou em um leno e ponha perto do paciente para inalar. Fadiga Qualquer um desses leos essenciais pode ser usado para ajudar o corpo a se recuperar de fadiga. Use os leos: Manjerico, Gernio, Rosmaninho, Tomilho, Manjerona ou Pinho.. Tambm, uma mistura de trs leos de sua escolha pode ser usada para o tratamento. Esses leos ajudaro a restaurar e tonificar o corpo, limpar a mente e dar mais energia. Podem ser usados em massagens ou em banhos. Febre Use os seguintes leos essenciais: Manjerico, Camomila, Cipreste, Junpero, Lavanda, Hortel, Rosmaninho e Tea-Tree. Esses leos ajudaro o corpo a suar se for preciso. Para abaixar a temperatura, use os leos de Bergamota, Eucalipto, Lavanda e Hortel. Esses leos devem ser usados em quantidades justas. Adicione algumas gotas de qualquer um dos leos mencionados acima em uma bacia com gua morna, mas no quente.

Frigidez leos essenciais luxuosos podem ser usados como Rosa e Jasmim, que ajudar a aumentar a confidncia. Use o leo Nerli para acalmar a ansiedade que est presente e o leo de Ylang Ylang para ajudar a relaxar. Podem ser usados em banhos, cremes, loes de corpo ou em massagens.

Clculo biliar Os leos de Lavanda e Rosmaninho so dois leos essenciais que foram descobertos por ajudarem com esse problema. O leo Rosemary valioso por ajudar em problemas de inflamao na bexiga. Faa massagens sobre a rea da bexiga. Gengivite Use os seguintes leos essenciais para ajudar a combater a bactria: Tea Tree e Tomilho. Os leos Arnica e Mandarina ajudam a fortalecer a gengiva e o leo de Mirra possui propriedades tonificantes e de cura.

Dor, Perda ou Fracasso O melhor leo para ser usado nesse caso o Rosa. Esse leo pode ser combinado com o de Benjoim para dar uma sensao calorosa. Tambm, os leos de Bergamota, e Camomila possuem propriedades calmantes e os leos de Lavanda e Melissa ajudam a trazer o sentimento de bem estar e ajuda a levantar o nimo.. Hemorrida

16 Use os seguintes leos essenciais Cipreste e Junpero em forma de aplicaes locais e banhos regulares. Esses leos tambm ajudam a melhorar a circulao geral. Alergia respiratria. Qualquer um dos leos mencionados ajuda a aliviar os sintomas de alergia. Use o leo de Lavanda e Eucalipto para aliviar sintomas relacionados a resfriado, auxiliam a reduzir espirros e corrimento de nariz. Faa inalaes usando qualquer um desses leos mencionados acima. Experimente tambm os leos de Camomila e Melissa para ajudar com os sintomas gerais de alergia.

Dores de cabea Os leos essenciais mais eficazes so: Lavanda e Hortel. Podem ser usados tanto juntos como separado. Outro leo que pode ajudar a curar dores de cabea o Rosmaninho, ajudando a limpar a mente e a aliviar a dor. Aplique o leo de Lavanda e o de Hortel perto das sobrancelhas ou faa compressas quentes e aplique perto das sobrancelhas, na testa ou atrs do pescoo.

Corao Somente alguns dos leos essenciais podem ser usados quando houver problemas de corao. Use os seguintes leos: Alho, Lavanda, Manjerona, Hortel, Rosa e Rosmaninho. Esses leos so conhecidos pelas suas propriedades tnicas e tem efeito fortalecedor no msculo do corao. Tambm, outros leos podem ser usados como o Lavanda, Melissa, Nerli, e Ylang Ylang, so leos recomendados para problemas de palpitao. Todos esses mtodos mencionados devem ser aproximados com muito cuidado e ateno. Todos esses leos podem ser usados tanto em banhos quanto em massagens. Herpes Os leos Bergamota, Eucalipto, e Tea-Tree so muito eficazes em tratamentos de herpes. Particularmente se aplicaes forem feitas assim que os primeiros sinais de erupo aparecerem. Misture 6 gotas de qualquer um dos leos mencionado em 5mls de lcool. O leo Tea-Tree tambm pode ser usado puro. Aplicaes freqentes impediro que novas bolhas se desenvolvam.

Presso de sangue alta Os leos essenciais mais importantes so: Lavanda, Manjerona, e Ylang Ylang. O leo Ylang Ylang ajuda em situaes de falta de ar ou quando houver taquicardia. Todos esses leos podem ser usados em massagens ou em banhos. Presso de sangue baixa O melhor leo essencial o Bergamota. Ajuda a trazer a presso baixa para o nvel normal. Possui propriedades estimulantes e tonificantes. Outro leo que servem

17 como estimulante o de Hortel, especialmente se for usado em casos de tontura e desmaio que ocorrem frequentemente.

Histeria Qualquer um desses leos podem ser usado: Camomila, Lavanda, Manjerona,, Melissa, Nerli, Hortel, Rosmaninho e Ylang Ylang.. Ajuda a criar um estado emocional e podem ser usados em massagens, banhos, como sprays ou mesmo queimando algumas gotas de qualquer um desses leos em um cmodo como perfume. Impotncia O melhor leo para ajudar com esse problema o Sndalo, possuindo poderes afrodisacos. O leo de Jasmim ajuda a restaurar e aumentar a confidncia. O leo Nerli ajuda a combater a ansiedade e o Laranja ajuda em problemas de relaxamento. Faa banhos antes de ir para a cama.

Indigesto Use os leos essenciais Camomila, Lavanda e Manjerona para tratar de problemas de indigesto. Possuem propriedades calmantes e tem efeito confortante. Faa massagens suaves sobre e em volta do estmago.

Insnia Use os seguintes leos essenciais: Lavanda, Camomila e Nerli para tratar de problemas de insnia. Esses leos so os mais eficazes e poderosos pelos seus efeitos tanto na mente quanto emocionalmente. Ajuda a acalmar, balancear e aliviar a ansiedade. Podem ser usados em banhos ou mesmo algumas gotinhas de leo de Lavanda no travesseiro ir garantir uma boa noite de sono.

Coceira Use o leo de Camomila para ajudar a aliviar coceiras. Use Lavanda e Melissa como alternativas se preferir. Faa banhos dependendo do local da coceira e da rea afetada no corpo. Esses leos tambm podem ser usados em cremes e em loes de corpo. Se a rea afetada pequena, use 1 ou 2 gotas de qualquer um dos leos mencionados acima e esfregue diretamente sobre a pele.

Laringite O melhor leo essencial para ser usado o Benjoim. O leo de Lavanda e o de Sndalo podem ser usados como alternativa. Nesse caso, faa inalaes, j que o vapor quando sobe alivia a respirao e ajuda a combater inflamaes.

18

Menopausa Os seguintes leos essenciais podem ser usados para ajudar em perodos de menopausa e para minimizar problemas fsicos. O leo de Gernio ajuda a balancear os hormnios, o leo de Rosa ajuda a tonificar e limpar o tero, ajudando ao mesmo tempo a regular o ciclo menstrual O leo de Camomila tem efeito suave, calmante e funciona como antidepressivo. Existe muitos outros leos que possuem propriedades antidepressivas como os de Bergamota, Laranja, Jasmim, Lavanda, Nerli, Sndalo, e Ylang Ylang. Use qualquer um desses leos em banhos e em massagens. Fadiga mental Use os seguintes leos essenciais: Manjerico, Hortel, e Rosmaninho so os leos mais eficazes para ajudar com esse tipo de problema. Podem ser usados em banhos, adicionando-se 6 gotas de qualquer um desses leos mencionados acima. Enxaqueca Faa compressas frias com os leos de Lavanda e Hortel. Aplique as compressas na testa e perto das sobrancelhas, ou faa massagens do lado das sobrancelhas como o leo de Lavanda.

Humor Use os seguintes leos essenciais para ajudar em problemas de mau humor e depresso. Use Bergamota, Grapefruit e Laranja. Esses trs leos possuem propriedades calmantes, estimulantes e tm efeito balanceador. Podem ser usados em massagens, em banhos ou em perfumes.

lceras da boca Use o leo essencial de Mirra, conhecido pelas suas propriedades de cura. Funciona como um anti - fungicida. Aplique o leo em um pedao de algodo diretamente sobre a lcera. Pode ser usado em bochechos, diluindo algumas gotas em gua morna. Dores musculares Para obter um efeito relaxante e para aliviar problemas como; indigesto, clicas ou cimbras, use Bergamota,Camomila, Laranja, Cipreste, Arnica, Junpero, Lavanda, Manjerona, Melissa, Nerli e Hortel.. Faa compressas quentes sobre a rea afetada.

Pneumonia A forma mais eficaz de tratamento definitivamente atravs da inalao. Tratamento

19 mdico absolutamente necessrio, nesse caso reforado com tratamento de aromaterapia usado com cuidado. Os seguintes leos podem ser usados: Eucalipto, Lavanda, Pinho e Tea-Tree.

Tenses pr-menstruais Faa massagens usando os leos essenciais Gernio, e Rosmaninho para prevenir reteno de fludo. Para reduzir depresso e irritao, use o Bergamota, Camomila e Rosa. A melhor forma de tratamento atravs de massagens ou banhos. Reumatismo Os leos essenciais mais eficazes so: Camomila, Lavanda, Manjerona, e Rosmaninho. Faa compressas quentes para aliviar a dor. Tambm, faa massagens regulares sempre que possvel para estimular a circulao geral e ajudar o corpo a se livrar de toxinas. Os leos mencionados acima podem ser usados em banhos para ajudar na eliminao de toxinas.

Choque O leo de Arnica muito conhecido pelo seu uso em homeopatia. Pode ser usado da mesma maneira que os florais, diluindo algumas gotas do leo em um copo com gua. Sinusite Faa inalaes freqentes. Use os seguintes leos essenciais: Eucalipto, Lavanda, Hortel, Pinho, Tomilho, e Tea-Tree. Quando houver muita dor, use o Eucalipto, Hortel e Pinho para ajudar a aliviar a dor.

Infeco na garganta Faa inalaes usando qualquer um dos leos Benjoim, Lavanda, ou Tomilho para ajudar a aliviar o desconforto.

Espasmo, ataques Faa massagem suave para aliviar espasmo usando os leos Bergamota, Camomila, Laranja, Arnica, Junpero, Manjerona e Rosmaninho. Tambm podem ser usados em compressas quentes sobre o rgo.

Torceduras Use os leos essenciais Lavanda ou Camomila. Faa compressas frias e nunca massageie uma torcedura.

20

Estimulantes Use os seguintes leos essenciais: Manjerico, Eucalipto, Hortel e Rosmaninho. O leo essencial de Verbena por excelncia, o melhor, alm de regenerar os tecidos da pele. Estresse Use os leos essenciais Bergamota, Camomila, Laranja, Jasmim, Lavanda, Manjerona, Nerli, Rosa, Rosa Branca ou Vetiver.. Todos esses leos podem ajudar a suportar o estresse. Use em banhos como leo aromtico.

Queimadura de sol Use o leo Camomila para refrescar e ajudar a abaixar a temperatura do corpo. Tambm, o leo Lavanda pode ser usado, especialmente se houver bolhas. Aplique o leo Lavanda diretamente sobre as bolhas.

Dores de dente O leo de Cravo o melhor leo essencial para tratar de dores de dente. Possui propriedades anestsicas e funciona como um poderoso desinfetante que ajuda a prevenir infeco. Coloque 1 gota de leo em um pedao de algodo e aplique diretamente sobre o dente.

Verruga Use os leos Rosmaninho, Gernio Grapefruit ou Junpero. O mtodo mais eficaz de tratar verrugas fazendo tratamento local.

Vmitos Faa massagens suaves sobre a rea do estmago e faa compressas quentes. Use os seguintes leos essenciais: Camomila, Lavanda, Limo, e Hortel.

leos Essenciais
Anglica Arnica * Manjerico

Benefcios
Excelente tnico, estimulante e ajuda a fortalecer o sistema imunolgico. Bom para hematomas, torceduras e dores musculares. Ajuda a limpar a mente e trata todos os tipos de problemas respiratrios.

21 Calmante, estimulante, timo para resfriados e ajuda a aumentar o fluxo de urina. Anti-sptico, refrescante e revigorante. Trata problemas digestivos, tnico e estimulante. Tnico, estimulante, revigorante, ajuda na digesto, nusea, queimao e diarria. Anti-sptico, adstringente, eficaz em problemas de cistites e infeces vaginais. Calmante, levanta o nimo, ajuda em problemas com sono, relaxante, ajuda a reduzir dores fsicas e inflamaes. Ajuda em todos os tipos de estresse e tenses, relaxa os msculos, ajuda em problemas de asma e reduz a ansiedade. Calmante e energizante. Adstringente, ajuda na circulao, usado para tratar asma e ajuda a regular o ciclo menstrual. Estimula o sistema imune, descongestionante, poderoso anti-bacteriano e anti-viral. Ajuda a eliminar toxinas, alivia artrite e nusea, ajuda em problemas de digesto e clicas. Tosse, resfriados, dores de barriga, reumatismo e problemas intestinais. Anti-sptico, antidepressivo, adstringente e ajuda a tratar feridas. Ajuda em problemas reumatismo e fadiga. de artrite, dores musculares,

Benjoim Bergamota Pimenta Cardamomo Cedro Camomila Laranja Cravo Cipreste Eucalipto Erva-doce Alho Gernio Gengibre Grapefruit Jasmim Junpero Lavanda Limo Mandarina Manjerona Melissa Mirra Nerli

Elimina toxinas, diurtico, ajuda em problemas de reteno de fludos, e estimulante. Cimbras e dores relacionados ao ciclo menstrual. Diurtico, anti-sptico e ajuda o corpo a se livrar de toxinas. Calmante, anti-viral, descongestionante e tem efeito sedativo. Tnico, ajuda em problemas de gengivite, lceras na boca e timo para tratamento em cortes. Acalma o intestino, tnico, estimula o fgado e o estmago. Tem ao calorosa tanto no corpo como na mente, analgsico e sedativo. Calmante para o corpo e a mente e trata de alergias em geral. Anti-inflamatrio, anti-sptico, ajuda a tratar de condies gerais de pele. Estimulante, ajuda em problema de diarria crnica, ansiedade e alivia tenso.

22 Estimulante e ajuda a proteger o corpo fsico contra resfriados. Refrescante, antidepressivo, purificante, sedativo e ajuda em problema de diarria crnica. Ajuda na digesto e clicas, tem ao estimulante, purificante e tnico. Anti-sptico, expectorante, refrescante, trata de dores musculares, ajuda em problema de bronquite e todos os tipos de resfriado. Tem efeito purificador, tnico e possui propriedades rejuvenescedoras. Ajuda e estimular o crebro, traz claridade mental, ajuda em problemas de sinusite e catarro. Dores de cabea, traz claridade mental, levanta os espritos e tem efeito afrodisaco. Ajuda em problema de bronquite, tratamentos de pele, sedativo, levanta os espritos e tem efeito afrodisaco. Serve como anti-sptico intestinal, timo para todos os tipos de infeces respiratrios, ajuda em problema de insnia, estimulante e fortalece a memria. Anti-sptico, calmante, estimulante e combate infeces. Alivia estresse, estimula o sistema imune, relaxante, ajuda em problema de reumatismo, artrite e dores musculares. Antidepressivo, tem efeito afrodisaco, sedativo, relaxante e alivia ansiedade.

Noz-moscada Laranja Hortel Pinho Rosa


Rosmaninho/Rosmarinus

Palm Rosa Sndalo Tomilho Tea-tree Vetiver Ylang Ylang

* leos que devem ser usados com cuidado!

6. Ingesto de leos Essenciais algo seguro?5

Apesar de ser uma tcnica utilizada em pases como a Frana, a ingesto no indicada para pessoas que no tenham conhecimento profundo em Aromaterapia. Mesmo na Frana, os leos essenciais so prescritos como se fossem remdios e apenas por mdicos e profissionais habilitados para tal. leos essenciais so muito concentrados e so necessrios dezenas ou centenas de quilos da planta para produzir um litro de leo essencial. Ento imagine o quo concentrado o leo essencial . Alm disto, cada leo essencial composto pode dezenas de componentes qumicos. Alguns so extremamente irritantes em contato com a pele. Atravs da ingesto, o leo essencial entra em contato com membranas mucosas, que so muito mais sensveis e suscetveis a irritao. Existem
5

YOSHIMURA, Beatriz. In: http://www.mistico.com/p/aromaterapia/

23 outras formas de tratamento interno, que no seja a ingesto. Atravs da massagem, o leo essencial capaz de penetrar na pele, entrar na corrente sangnea e atingir o rgo desejado. Mas sempre diludo em leo vegetal ou creme de base vegetal, pois, como descrito acima, o leo essencial muito concentrado. De acordo com o livro "Essential Oil Safety", de Robert Tisserand e Tony Balacs, : " recomendvel que os leos essenciais, para serem tomados oralmente para propsitos mdicos sejam apenas administrados por mdicos ou profissionais que tenham alto conhecimento de toxicologia de leos essenciais" (pag. 32-33); "Uma desvantagem da administrao oral que alguns ingredientes de leos essenciais podem irritar a membrana gastrintestinal...cujo efeito pode ser imprevisvel...podem induzir a nuseas... CONTRAINDICAES NO USO ORAL: Alcoolismo, uso de anticoagulantes (aspirina.), problemas de coagulao, amamentao, cncer, cirrose, endometriose, epilepsia, febre, glaucoma, hemofilia, hepatite, problema nos rins, gravidez, lupus eritematosos sistmico, problema na tiride." (pag. 230-231) Para todas estas condies existem alguns leos essenciais contra-indicados. H quem v dizer que no uso externo (massagem, inalao, compressas, etc), tambm h vrias contra-indicaes. Porm, por via oral, a taxa de absoro do leo essencial muito maior (e lgico, mais arriscada!). Como aromaterapeuta, eu no recomendo o uso por quem no tenha conhecimento suficiente para tal ou no esteja apoiado por um profissional habilitado....

7. Forma Ideal: Como as Essncias podem ajudar 6

O estado emocional conta, e muito, na batalha para afinar a silhueta. Veja como harmonizar fsico e mente recorrendo a essncias. O excesso de peso prejudica no s a aparncia, mas tambm a sade, levando muitas pessoas a travarem longas e interminveis batalhas contra a balana. Muitas vezes, este distrbio tem origem em um desequilbrio emocional. Quando permanecem por muito tempo, ansiedade, raiva, dio, frustrao, carncia afetiva, culpa, baixa auto-estima, stress e medos desgastam o organismo energicamente, deixando-o suscetvel a distrbios e doenas. por isso que simples dietas e a prtica de atividades fsicas, apesar de indispensveis, no so suficientes para perder peso. Afinal, para ser definitiva, toda mudana deve vir do nosso interior. Vontade e Ao Antes de iniciar um tratamento necessrio identificar as causas do desequilbrio, remov-las e conseguir assim chegar harmonia, ao bem estar consigo
6

Goiriz, Alicia (Especialista jornalismo@planetanatural.com.br

em

Terapia

Floral,

Aromaterapia

Reiki).

In:

24 mesmo. E neste estado de equilbrio que o corpo, por si prprio, colocar seus limites, receber somente o que bom para ele -por saber o que precisa- e, assim, recuperar a sade e a beleza que lhe so inerentes. Para comear qualquer processo indispensvel "querer realmente"e, depois, "fazer". Ou seja, assumir um compromisso. Neste processo de transformao, as essncias podem ser muito teis, tanto na forma de florais quanto na de leos essenciais. A atuao dos leos essenciais e dos florais sobre estados fsicos e emocionais que levam ao excesso de peso. Antes de utiliz-los, preciso, sempre, consultar um especialista. leos Essenciais (Aromaterapia) Tratamento pelo Olfato Lavanda-Excelente harmonizador de ambiente. antidepressivo e calmante do corpo astral. Laranja-Sedativo. Indicado para insnia, preocupaes, tenso nervosa. Rosa-A essncia do amor; atua no "corao", contra tristeza, desgosto, depresso. Como Usar: Diluir cinco gotas em um pouco de gua e colocar em difusores ou aromatizadores de ambiente. Se preferir, jogue duas a trs gotinhas do leo num leno e cheire quando precisar. Tratamento Atravs da Pele Gernio-Depurativo, regenerador celular. Junpero-Favorece a eliminao dos detritos renais e o emagrecimento. naturalmente diurtico. Limo-Refora as imunidades naturais, tnico, depurativo e fluidificante sanguneo. Como Usar: Faa um leo de massagem: 120 ml de leo de germe de trigo ou outro leo vegetal apropriado; 30 gotas de leo essencial (10 gotas de gernio, 10 gramas de junpero, 10 gramas de tangerina ou laranja,.) Banho 5 gotas de leo essencial de junpero (zimbro) 5 gotas de leo essencial de gernio 5 gotas de leo essencial de cipreste

25 Como Usar: Dilua os leos essenciais em 2 colheres (sopa) de algas verdes com 1 colher (sopa) de gua do mar liofilizada. Na falta destes ingredientes, substitua-os por algas em p, leite em p desnatado, gema de ovo ou mel. Coloque a mistura na gua da banheira. Frico 60 ml de leo vegetal ( de semente de uva, castanha-do-par, germe de trigo- que voc pode substituir por qualquer leo vegetal apropriado ou creme neutro) 10 g de junpero (zimbro) 5 g de cipreste 10 g de gernio 5 g de btula, tangerina, laranja, limo ou grapefruit Como Usar-Passar nas pernas, braos, ndegas e ventre duas vezes por dia. Essncias Florais do Dr. Bach ( Terapia Floral ) Cherry Plum-Controla a compulso pelos alimentos. Crab Apple-Depurativo de corpo e mente. Trabalha a auto-estima, sentimento de vergonha e sujeira por ter cometido algo ruim. Rompe velhos padres. Agrimony-Trabalha a ansiedade, combate a falsa alegria que mascara os sentimentos autnticos. Leva auto- aceitao. Para quem come por ansiedade para driblar a tristeza. Heather-Trabalha a compulso por alimentos dos carentes afetivos. Larch-Desenvolve a autoconfiana. Faz sentir-se capaz de atingir a sua meta. Mimulus-Desenvolve a coragem de enfrentar as mudanas no processo. Walnut-Rompe com velhos hbitos e vcios de alimentao. Ajuda na mudana dentro do processo.

8. Aromaterapia Ambiental: Vivendo Melhor!7

A utilizao de plantas aromticas no ambiente constitui-se em uma prtica milenar que aparece praticamente em todas as culturas, originada tanto por propsitos de puro prazer, como maneira de higienizar o ar ou incensar por motivos msticos, religiosos ou como rituais.

Informaes obtidas da Revista de Aromaterapia. In: jornalismo@planetanatural.com.br

26 A descoberta das especiarias pelos europeus causou um tremendo impacto em seus estilos de vida. Os portugueses traziam das ndias e da China, navios abarrotados de deliciosos aromticos como a canela, o cravo e o cardamomo, que eram comprados por pessoas de grande poder aquisitivo. Esses hbitos orientais sofisticados contriburam para o refinamento dos europeus. Assim como as tapearias dos pases rabes, introduziram cores, formam e texturas s paredes cinza dos castelos medievais. O mesmo impacto ocorreu em relao ao vesturio, com a introduo de tecidos finos como a seda e brocados cheios de cores, brilho e maciez. Estes elementos literalmente enlouqueceram o povo do velho mundo, possibilitando o desenvolvimento de estilos excntricos de vestir-se, decorar e perfumar as suas vidas. Funo Polivalente Muitas plantas aromticas como a lavanda, o tomilho, a tuya, o cipreste e o pinheiro eram usadas em forma de guirlandas e festes. Alm de possurem formas agradveis e darem um toque especial como ornamento, elas eram utilizadas principalmente por causa do seu poder anti-sptico e por seu valor antibitico. Durante as pestes que castigaram a Europa, cortes de justia, igrejas e outros lugares pblicos s continuavam a funcionar graas aos aromticos, que "limpavam"o ar e incensavam as roupas. Mais recentemente, difusores eltricos vm sendo instalados inclusive nos hospitais com enorme sucesso, diminuindo a infeco hospitalar e fazendo pacientes e funcionrios compartilharem um ambiente com um astral mais pra cima. A aromatizao de casas de idosos do Reino Unido, por exemplo, vem trazendo resultados muito positivos: a maioria deles no est mais precisando tomar remdios para dormir e o nmero de quedas e fraturas da bacia tambm diminuiu consideravelmente. Ao despertarem de madrugada para ir ao banheiro sob o efeito de sedativos, os idosos tinham tortura e perda de equilbrio. O resultado da utilizao da lavanda nestas instituies vem recebendo muitos elogios de especialistas ingleses. Jardins aromticos tornaram-se clebres por ter dado inspirao e matriaprima para deliciosos licores. Os monastrios possuem muitas histrias sobre essas reas reservadas, que perfumam a habitao de freiras e padres, alm de contribuir culinria. Passeios tarde ou pela manh nestes parasos de formas geomtricas, cheios de fragrncias de rosas, alecrim, lavanda, manjerona, hortel, continuam a ser ambientes perfeitos para escutar msica, meditar e refrescar a alma. At os ambientes de comrcio j adotaram a prtica de aromaterapia. Lojas de antiguidades, tapetes, roupas e grandes magazines europeus e brasileiros v6em utilizando dispersadores de aromas, que purificam e perfumam o ar. Outros estabelecimentos comerciais desenvolvem com firmas especializadas fragrncias personalizadas, as quais, inclusive, ajudam a aumentar as vendas.

27 Nos EUA, a moda (Sell With Smell) "venda pelo cheiro" uma realidade. Numa loja de peas ntimas, por exemplo, as calcinhas aromatizadas venderam muito mais rapidamente que as outras que estavam ao lado, idnticas, porm, sem perfume. Aproveitando os benefcios da aromatizao ambiental, firmas se especializaram em fazer "terapia" de prdios e lojas "doentes". Geralmente estabelecimentos muito antigos ficam impregnados de caros e toda sorte de fungos, que acabam impossibilitando trabalhar ou morar em tais ambientes. Vrios destes prdios tiveram de ser demolidos. Em pases como o Japo, Inglaterra, Austrlia e EUA, aromas microencapsulados so dispersos dentro da tubulao do sistema de ar condicionado, durante a noite. O resultado a recuperao da sade dos prdios. Os funcionrios relataram no terem ocorrido mais problemas de rinite e sinusite. Os proprietrios observaram que gastaram menos com a pintura, pois diminuiu muito o mofo das paredes. No Ambiente de Trabalho A aromatizao de ambientes tambm faz parte da vida de diversas indstrias japonesas que aderiram a esta moda empresarial. L, alguns dos benefcios comprovados so a melhora do humor dos empregados, queda do nvel do stress, um clima mais descontrado e at um aumento de produtividade. Os digitadores da fbrica de cosmticos Shiseido, considerada a maior indstria do setor no pas, aumentaram a sua capacidade de produo. A empresa usa lavanda e rosa para acalmar; o limo e o cipreste para estimular e a menta para tirar a sonolncia. A Sony e a Mitsubishi do Japo esto entre as indstrias que aderiram prtica para melhorar a qualidade de vida de seus funcionrios. Algumas fbricas chegam at a dispersar uma fragrncia composta por odores de plantas indicadas para preparar os trabalhadores a enfrentar o trnsito aps o expediente. A aromaterapia de ambientes com leos essenciais tornou-se uma soluo natural principalmente para locais com muita circulao de pessoas, que esto impregnados de agentes causadores da toxoplasmose, meningite, tuberculose, e pneumonia, entre outras doenas. Certos leos, como o Tea-Tree, extrado das folhas de uma rvore nativa da Austrlia e parente do Eucalipto, tem um alto valor para a purificao do ar.

9. Cuidados Essenciais na Aromaterapia8 Crianas e Gestantes


8

MALUF, Samia & ALMEIDA, Gil. Solua Aromaterapia. In: jornalismo@planetanatural.com.br

28

Precaues: Devem ser tomados cuidados especiais com crianas pequenas, gestantes e idosos. A aromaterapia pode ser til durante a gravidez e o parto, mas apenas sob orientao de um profissional qualificado. leos que devem ser evitados durante a gravidez: alecrim, cedro, esclaria, hissopo, junpero, manjerico, manjerona, mirra, poejo, slvia, tuia, canela, erva-doce, hortel. As doses para mulheres grvidas devem ser a metade das mximas recomendadas. Para crianas e bebs use quantidade extra diludas. Mantenha os frascos longe do alcance das crianas. Mantenha os leos longe dos olhos com leite integral e procurar ajuda mdica. A no ser em casos indicados, no aplique leo essencial puro diretamente na pele pois podem causar reaes. aconselhvel fazer um teste de sensibilidade. Um desequilbrio emocional, stress, distrbios hormonais podem alterar a sensibilidade de uma pessoa. Os leos essenciais so solventes e inflamveis, portanto, mantenham longe do fogo, plstico e madeira. Nunca faa uso de leo essencial oralmente, somente sob orientao mdica. Se tiver tomando remdios homeopticos consulte seu mdico antes de uslos. No caso de hipertenso evite os leos de alecrim, hissopo, slvia e tomilho. No caso de epilepsia evitar os leos de erva-doce, hissopo, alecrim e slvia . leos essenciais que no devem ser usados antes da exposio ao sol: bergamota, limo, laranja, tangerina. No usar um leo essencial por mais de 3 semanas, caso seja necessrio, descanse uma semana, depois o retome. No substituir os leos essenciais por um acompanhamento mdico, quando este for necessrio. Sinergias Trata-se do processo pelo qual a soma de suas partes forma uma nova composio, isto , alguns leos essenciais tm o poder de se acentuar mutuamente. As sinergias permitem que um tratamento seja preciso ao histrico do indivduo, pois preciso levar em conta o sintoma a ser tratado, a origem do distrbio e os fatores psicolgicos e emocionais envolvidos. Ao preparar uma sinergia deve-se levar em conta: No misturar mais de 4 leos essenciais por mistura. No usar leos com efeitos opostos. Fazer uma mistura agradvel.

29 Doses e Propores: leo de Massagem: 40 a 50 gotas (2 ml) para 100 ml de leo carreador (2%) leo para o Rosto: 10 gotas para 30 ml de jojoba ou qualquer outro leo carreador. Loo: 40 gotas em 10 ml de loo neutra Xampu ou Condicionador: 50 gotas em 100 ml de xampu ou condicionador neutro (sem perfume ou corante) Banhos: 10 a 30 gotas por banheira cheia d'gua, diludas em um pouco de lcool, creme de leite ou mel antes de acrescentar a gua. Cremes ou Mscaras: 5 a 15 gotas por colher de sopa (10 g) de creme ou mscara facial. 10. Banhos Aromticos 9

Banhos: Diluir algumas gotas de leo essencial puro em um leo carreador e aplicar aps o banho, massageando o corpo e enxaguando em seguida. Pode tambm ser colocado algumas gotas diludas em mel, leite integral ou creme de leite em uma banheira. O banho aromtico particularmente bom para relaxar, dar energia, aliviar pele queimada do sol, com prurido ou desidratada, aliviar dores musculares, TPM, ressaca, etc. Os leos ctricos so extremamente refrescantes, os florais e amadeirados so afrodisacos. Algumas receitas de banhos aromticos: Use-os diludo em um leo vegetal de sua preferncia e faa uma massagem com uma esponja ou na banheira. Banho matinal (estimulante): Hortel- pimenta- 3 gotas Alecrim- 4 gotas Banho calmante noturno: Lavanda- 4 gotas Manjerona- 4 gotas Camomila- 2 gotasr Banho desintoxicante:
9

MALUF , Samia. Solua Aromaterapia. In:jornalismo@planetanatural.com.br

30 Limo- 2 gotas Gernio- 2 gotas Limo silvestre- 2 gotas Banho afrodisaco: Vetiver- 3 gotas Ylang-ylang- 3 gotas Tangerina- 2 gotas Banho de sais: Acrescente algumas gotas do leo de sua preferncia a sal grosso modo bem fino, espalhe sobre o corpo e enxge em seguida. 11. Diabetes10

As terapias abaixo podem complementar tratamentos para o Diabetes. Mas, lembre-se sempre de consultar seu terapeuta antes de iniciar qualquer tratamento. Aromaterapia Para aliviar os sintomas, alguns aromaterapeutas sugerem o uso de leos essenciais de junpero, gernio e eucalipto. Massagear o leo de oliva sobre o bao tambm recomendado. Lembre-se de dilu-los em leo vegetal antes de aplicar sobre a pele e consultar sempre seu terapeuta. Sucoterapia Tome 1 copo de algum dos sucos abaixo trs vezes por dia: Vagem, Salsinha, Pepino, Salso e Agrio. Cenoura, Salso, Salsinha e Espinafre. Alface, Espinafre, Cenoura ( adicione 1 dente de alho cru).

Yga e Meditao Yga, Meditao e Exerccios de Respirao podem melhorar a circulao sangunea, assim como a digesto, ajudando no tratamento do diabetes. Estabelea uma rotina diria de pelo menos 4 posturas de yoga, que podem ser demonstradas pelo seu instrutor.
10

Todo este item foi concebido a partir das informaes de: Equipe de Jornalismo, Planeta Natural, in: jornalismo@planetanatural.com.br

31 O estresse leva a produo de adrenalina, que eleva o nvel de acar no sangue, assim tcnicas de relaxamento como yga e meditao so altamente recomendadas. Medicina Ayurvdica O Dr. Virender Sodhi, MD, (Ayurveda), Diretor do American School of Ayurvedic Sciences, em Bellevue, Washington, no faz diferena de tratamento do tipo 1 e 2 de diabetes. O primeiro passo a ser tomado a modificao na dieta, com a eliminao do acar e carboidratos simples e a nfase aos carboidratos complexos. A protena limitada, j que a ingesto em excesso, pode danificar os rins. A gordura tambm limitada, j que geralmente h uma deficincia de enzimas pancreticas tornando assim, a digesto mais difcil. O Dr. Sodhi tambm utiliza o Panchakarma, que iniciado com massagens e sauna feitas com ervas seguidas de uma limpeza interna do corpo. Ele tambm recomenda vrias preparaes com ervas. "As erva indiana chamada Gymenna Sylvester estimula o pncreas a produzir mais insulina e tambm bloqueia a absoro de acar pelos intestinos", diz Sodhi. O Neem (temos no site uma reportagem sobre ele) tambm ajuda a diminuir o nvel de acar no sangue e tambm atua como um tnico para o fgado. A seguir um depoimento dado pelo Dr. Shanta Godagama, Naturopata na Inglaterra: " Jane, 18 anos de idade, estudante, veio me ver 3 anos aps ser diagnosticada com diabetes. J que o nvel de acar no sangue dos pacientes diabticos muito difcil de ser controlado, os conselhos em relao dieta so muito importantes. O Ayurveda tambm recomenda preparaes orais, feitas com plantas que agem no controle do nvel de acar no sangue. O tipo de dosha de Jane Kapha Alto. Eu a tratei com tabletes de ervas ayurvdicas, um programa de dieta, conselhos em relao a exerccios e o marmapuntura. Depois de 2 meses, seu nvel de acar no sangue voltou ao normal e em seis meses pode interromper seus medicamentos tradicionais. Ela ainda est estvel e no necessita mais de tratamento embora ainda continue a seguir a dieta e os exerccios recomendados. Reflexologia e Massagens Orientais Ajudam muito para balancear as energias e reduzir o estresse. Fitoterapia Ocidental O alho ajuda na estabilizao do nvel de acar. Muitas ervas so conhecidas por afetar o nvel de acar no sangue, o que pode causar uma significante variao na necessidade de insulina. Essa variao pode resultar em um choque ou coma. Assim, pessoas que sabem que so diabticas devem tomar precaues e usar preparaes fitoterpicas apenas sob superviso mdica.

32

De acordo com o Dr. David L. Hoffman, ex-presidente da American Herbalist Guild, existe vrias plantas com propriedades ( provadas cientificamente) que contribuem muito na administrao do programa de diabetes para dependentes de insulina, embora as ervas no substituam a terapia com insulina onde necessria. Algumas das ervas tradicionalmente utilizadas no tratamento do diabetes so o alho e folhas de oliveiras. Medicina Tradicional Chinesa O ginseng tem mostrado bons resultados para regular o nvel de acar no sangue e geralmente utilizado para tratar o diabetes. O Dr. Maoshingni, presidente do Yo San University of Tradicional Chinese Medicine em Santa Monica, California, trata o diabetes do tipo 1 e 2 com acupuntura e uma combinao de ervas que incluem o astragalus e a rehmamnia. O tratamento referente ao tipo 1 de diabetes deve ser iniciado nos primeiros estgios da doena para que a Medicina Tradicional Chinesa possa ajudar. De acordo com o Dr. Ni , a M.T.C. pode melhorar problemas do sistema circulatrio e diminui o processo de naturopatia. Acupuntura A acupuntura pode ser usada no controle do estresse, que causa um impacto no nvel de acar do sangue do paciente. A acupuntura tambm pode ser utilizada para fortalecer a imunidade geral e revitalizar rgos que podem ser comprometidos com o diabetes. Geralmente, o acupunturista trabalha em pontos associados com a bexiga, rins, pncreas, bao, rgos relacionados e os meridianos. O Dr. William Cargile, Chefe de Pesquisa da American Association of Acupuncture and Oriental Medicine diz que vem tendo resultados muito significativos no tratamento do diabetes com a acupuntura. Ele diz que pontos do bao e pncreas tm efeitos que podem reduzir componentes auto imunes do diabetes. Ele tambm nota que a acupuntura ajuda na reverso da neuropatia, geralmente presente em pacientes diabticos de longa data. O Dr. Cargile tambm utiliza a acupuntura laser em seus tratamentos e para o tipo 2 de diabetes utiliza a auriculoterapia para estimular o sistema nervoso. O Dr. Cargile diz tambm, que a acupuntura sozinha no suficiente no tratamento do diabetes, e sempre insiste que seus pacientes sigam uma dieta adequada e outros tratamentos mdicos complementares e convencionais. Acupresso

33 A acupresso pode ser usada no controle dos sintomas relacionados com o diabetes, como o cansao, cibras e problemas menstruais. Em adio, aplicar presso nos pontos 18, 19, 20, 23 da bexiga pode estimular o funcionamento do fgado e do pncreas, melhorando as condies do corpo em relao doena. 12. Massagem11 leos Essenciais A massagem o mtodo mais utilizado na aromaterapia, ela deve ser suave e relaxante e utiliza os vrios sistemas de energia do corpo. Se voc no terapeuta em massagem, simplesmente utilize movimentos suaves e rtmicos. Os leos essenciais podem ser usados em tcnicas como drenagem linftica, reflexologia e shiatsu. Para preparar sua sinergia para massagem, acrescentar algumas gotas do leo essencial puro ao leo vegetal puro para 30 ml ( no utilizar leo mineral ou lanolina), ou creme de massagem sem perfume. leo para massagem calmante: Bergamota- 2 gotas Gernio- 4 gotas Lavanda- 6 gotas leo de massagem para pele sensvel: Lavanda- 6 gotas Camomila romana- 4 gotas Rosa- 2 gotas leo de massagem sensual masculina: Cedro- 4 gotas Olbano- 2 gotas Laranja- 2 gotas Vetiver- 2 gotas leo de massagem sensual feminina: Gernio- 2 gotas Palma rosa- 4 gotas Ylang-ylang- 3 gotas Bergamota- 3 gotas leo de massagem para desportistas: Lavanda- 4 gotas Limo silvestre- 3 gotas Alecrim- 4 gotas
11

MALUF, Samia e ALMEIDA, Gil. Solua Aromaterapia jornalismo@planetanatural.com.br

34 Vetiver- 2 gotas leo de massagem para celulite: Cipreste- 6 gotas Gernio- 2 gotas Limo- 2 gotas Alecrim- 3 gotas leo de massagem imuno-estimulante: Lavanda-4 gotas Limo- 2 gotas Tea-Tree tree- 6 gotas Tomilho- 2 gotas leo de massagem anti-stress: Lavanda- 4 gotas Palma rosa - 2 gotas patchouli- 4 gotas vetiver- 2 gotas leo de massagem para rejuvenescimento: Olbano- 4 gotas Lavanda- 3 gotas Alecrim- 2 gotas Gernio- 2 gotas leo de massagem para concentrao: Cedro- 3 gotas Cravo- 1 gota Olbano- 4 gotas Limo- 2 gotas Alecrim- 2 gotas Laranja- 2 gotas leo de massagem para os ps: Canela- 2 gotas Cravo- 1 gota Cipreste- 3 gotas Lavanda- 4 gotas

12. Grandes Nomes da Aromaterapia12 Mdico, astrlogo e muito idealista, Nicolas Culpeper ficou conhecido, ainda em sua poca, como uma autoridade em medicamentos feitos com ervas.

12

CULPEPER, Nicholas. In: Revista de Aromaterapia, jornalismo@planetanatural.com.br

35 Aos 24 anos, montou sua prpria clnica de astrologia e medicina. Mesmo vivendo em circunstncias difceis, com sete filhos para criar, dava atendimento gratuito aos pobres, o que o fez ganhar boa reputao como mdico no leste de Londres. Filho de pastor protestante e neto de Sir Thomas Culpeper, um proprietrio de terras, estudou em Cambridge, onde fez uma carreira brilhante. Posteriormente, porm, ele irritaria a comunidade cientfica com a publicao de livros polmicos. Setenta e nove ttulos- Culpeper entendia que a informao mdica deveria ser acessvel a qualquer pessoa alfabetizada. Como os textos cientficos da poca eram escritos em latim, ele publicou, em 1649, o livro Um Direito Fsico. Por tratar-se de uma traduo da Farmacopia para o idioma ingls, seu autor caiu em desgraa entre os colegas de Cambridge, que no aceitavam que se tornassem pblicos conhecimentos que eram privilgio da classe mdica. Mas, apesar da condenao acadmica, seus livros sobre astrologia e medicina fizeram sucesso. Ao todo, escreveu e traduziu 79 livros, incluindo a segunda e terceira edies de Um Direito Fsico e tradues do grego e do latim da obra de Galeno e de outros escritores antigos. Os trabalhos de sua autoria traziam muitos dos remdios feitos com plantas que ele desenvolvia e utilizava na clnica. O livro pelo qual ele muito reverenciado hoje, conhecido como As Ervas de Culpeper foi publicado em 1653 sob o ttulo O Mdico Ingls, com 369 remdios feitos de ervas inglesas que no tinham sido publicados at aquele momento. Seguindo a tradio de John Gerard, estudioso da gerao anterior sua, ele inspirou-se muito nos escritos de mdicos antigos. Tal como Gerard, Culpeper acrescentou comentrios, incluindo uma classificao astrolgica das plantas de acordo com o planeta que as regia. Destacou os aspectos botnicos e medicinais descritos pelos escritores clssicos e certos mitos citados por eles nos velhos textos, colocando tambm opinies de outros autores. Ele descreveu com clareza as plantas e os locais onde poderiam ser encontradas, pois pretendia que o livro fosse usado como uma fonte prtica por pessoas comuns. Plantas e leosCulpeper diferenciava o uso "simples"de plantas , que incentivava os leigos a usar, do emprego de leos de essncias que eram conhecidos como "leos qumicos" e prescritos por farmacuticos. "Aquelas pessoas que no souberem extrair o leo qumico podem se contentar comendo dez ou doze frutos maduros toda manh em jejum", sentenciava. Ele deu instrues precisas sobre a preparao de vrios tipos de remdios obtidos do material bsico das plantas, incluindo infuses, cataplasmas, vinhos aromticos e infuses de leos que ele sempre sugeria que deveriam ser usadas para "ungir", ou seja, para massagear. Entre as 369 plantas que listou, encontram-se muitas que so usadas na medicina moderna de fitoterapia e aromaterapia, incluindo basilico, camomila, slvia, erva-doce, alho, hissopo, zimbro, vrias mentas, alfazema, manjerona, alecrim, trs tipos diferentes de rosa, tomilho e vrias outras. Culpeper era parlamentarista ao contrrio de seus pares do Colgio de Mdicos, que eram monarquistas. Lutou e foi ferido gravemente no peito durante a guerra civil. Com o funcionamento de seus pulmes afetado permanentemente pelo ferimento, morreu e tuberculose em 1654, aos 38 anos.

36 13. Personalidade: Aromas agem sobre as emoes13

Rene Maurice Gatefoss introduziu a palavra Aromaterapia em nossos vocabulrios onde comprovou a eficcia da composio qumica natural dos leos essenciais, aps um acidente no laboratrio. Gatefoss queimou a mo e mergulhou-a em um recipiente contendo leo de lavanda e percebeu que esta no apresentou bolhas ou marcas de queimaduras. A partir de ento suas pesquisas com os leos essenciais se aprofundaram. O conhecimento da utilizao dos leos essenciais pelos povos egpcios, romanos, hindus, chineses e muitos outros levaram alguns pesquisadores a desenvolverem suas pesquisas, comprovando a eficcia dos leos essenciais. Em 1920, os mdicos italianos Gatti e Cajola, demonstraram o efeito dos aromas dos leos essenciais e concluram: o aroma dos leos essenciais tem uma ao reflexa e uma grande influncia na funo do sistema nervoso. O crebro reage aos estmulos olfativos e quem coordena o nosso sistema lmbico, que corresponde aos nossos sentimentos, emoes, memrias e reaes aprendidas e arquivadas. Cura para Mente e Corpo Gatti e Cajola puderam observar que os leos essenciais penetram no corpo percorrendo a corrente sangunea e alguns so eliminados pela urina como o caso do sndalo, que foi detectado na urina comprovando a atuao no sistema urinrio. Pode-se comprovar com estas pesquisas a ao das propriedades naturais dos leos essenciais como anti-spticos, antivirticos, anti-inflamatrios, energizantes, sedativos, carminativos alm de outras propriedades que esto concentradas nas plantas aromticas. A Aromaterapia utiliza das propriedades dos leos essenciais para tratar o fsico e o psquico, considerada como um tratamento holstico que visa tratar o corpo como um todo. Atualmente, a Aromaterapia se utiliza das pesquisas da Aromatologia aplicando-a na psicoaromaterapia. Em 1950, a cosmetloga e estudiosa em Aromatologia, Marguerite Mauri foi a primeira a observar a eficcia dos leos essenciais no sistema nervoso central quando se inspirou na Medicina Tibetana, utilizando os leos essenciais mesclados ao elo carreador. Da, ela pode ento concluir os efeitos dos leos de acordo com a personalidade temperamental de cada paciente. Atualmente uma das mais citadas bibliograficamente no tema Aromatologia ( estudo das influncias dos leos essenciais atravs do perfil da personalidade, temperamento e situaes). Em 1981, William Arnold Taylor volta a comprovar a influncia dos leos essenciais nos temperamentos, personalidades e situaes.
13

ANJOS, Tetrazini M. C. R. dos. (Psicoterapeuta e Acupunturista, Aromaterapeuta). In: Revista de Aromaterapia, jornalismo@planetanatural.com.br

37

Influncia Aromtica O termo psicoaromaterapia usado atualmente pela Outactury Research Fund N.Y. e The Monell Chemical Sense Center - Philadelfia, rgo que pesquisa o aspecto psquico do olfato e suas reaes, onde enfoca a utilizao dos leos essenciais nas terapias, mtodos que alguns aromaterapeutas utilizam como meio para seus pacientes trazerem tona o referencial de seus problemas. A metodologia da aplicao na psicoaromaterapia a terapia corporal (observao dos padres somticos e somatogramas do corpo humano ) sendo benfica para os problemas emocionais e stress que combinam com a inalao e toques. O termo quando usado pela Olfactury Research Foundation estuda as influncias, permanncia e o desenvolvimento dos aromas sintticos ou alimentares no sistema olfativo. Um exemplo o aroma da pipoca, que algumas pessoas relacionam com o cinema e parque. Os aromaterapeutas que se utilizam das pesquisas de Marguerite Maury, Phillippe Maihebiau, Valerie Ann Wordwood e Julia Lawless sentem-se seguros utilizando-se dos estudos da aromatologia e Psicoaromaterapia, certificando-se de que determinados leos essenciais com suas molculas aromticas so indicados realmente de acordo com as caractersticas de perfil das personalidades e temperamentos ou situaes; assim podemos entender porque determinadas pessoas no respondem rapidamente s aplicaes com determinados leos essenciais e outras apresentam mais rapidez com os tratamentos. 14. Os Cosmticos e os leos Essenciais aliados na Busca da Beleza14 O uso de leos essenciais tem contribudo para criar novos produtos com funes teraputicas. Cosmticos e terapia natural parecem ser coisas incompatveis primeira vista. S parecem. H cerca de seis anos, laboratrios e farmcias homeopticas comearam a produzir, no Brasil, produtos cosmticos que substituem substncias sintticas por leos essenciais. uma nova forma de obter um perfume agradvel aliado s funes teraputicas dos leos. A lavanda um exemplo. Ela pode perfumar um produto para banho ou um leo para massagem, provocando relaxamento devido propriedade calmante do leo. Estaremos unindo um cheiro agradvel ao relaxante. Sem contar que a lavanda tambm atuar sobre a pele com ao anti-sptica, analgsica e cicatrizante. Alm da lavanda, leos como eucalipto e cravo (anti-spticos), tea-tree (fungicida), bergamota, sndalo e camomila (sedativos), alecrim (estimulante) tambm podem ser utilizados em produtos para banho, por exemplo. Porm, bom lembrar que os leos essenciais nem sempre possuem cheiro agradvel. Neste caso,
CSAR, Amarilys de Toledo (Farmacutica e scia proprietria do Laboratrio Equilbrio) In: Revista de Aromaterapia, jornalismo@planetanatural.com.br.
14

38 podem ser misturados a outros que tenham perfume para se obter um cosmtico satisfatrio. Comercialmente falando, so poucas as empresas do ramo que adotaram essa tendncia, mas possvel que aos poucos os leos essenciais ganhem espao no segmento de cosmticos. Um creme para os ps que contiver menta mais tea-tree trar frescor e poder atuar como fungicida e anti-sptico, alm do perfume. O alto preo dos produtos que usam leos essenciais um dos fatores que podem impedir a adoo da tendncia por grandes empresas. Para se ter uma idia, para se obter um litro de leo essencial de rosas preciso destilar toneladas de ptalas. Por outro lado, tambm existem muitas misturas sintticas de custos to elevados quanto os leos essenciais mais caros. De qualquer forma, o pblico que busca esses produtos ainda pequeno, porm, mais por desconhecimento que por preferir as misturas sintticas. Estimular cada consumidor a criar seu prprio produto uma forma de coloc-lo em contato com o os leos essenciais e a relao destes com os cosmticos. Porm, esse preparo sempre deve ser orientado por profissionais conhecedores das possibilidades dos compostos envolvidos. O leo essncia de Verbena Litsea Cubeba- aliado ao leo essencial de Rosa e Olbano so os que tm a maior propriedade rejuvenescedora dos tecidos da pele. Uma poderosa mscara para a pele do corpo pode ser feita da seguinte maneira; - 20 ml de leo de semente de uva; - 2 gotas de leo essncia de Rosa, 2 gotas de leo essencial de Verbena e 2 gotas de Olbano. - Aplicar na pele, em suave massagem, aguardar 30 minutos e retirar o excesso. - Sempre antes de dormir. - Lavar o rosto pela manh. 15. O sol j te pegou: como tratar as queimaduras15 Voc no se cuidou suficientemente, ficou torrando no sol? Pois , agora hora de tratar a pele que est quente e vermelha, e s vezes, com bolhas e inflamada. A babosa (aloe vera) vem sendo usada por milhares de anos no tratamento d queimaduras. Caso voc tenha a planta da babosa em casa, corte as folhas na base e
15

Fontes obtidas de: Equipe de Jornalismo, Planeta Natural, jornalismo@planetanatural.com.br. In: http://www.planetanatural.com.br/artigos.asp?cod_secao=5 e receitas da autora desta monografia, por experincia de 40 anos de trabalhos em fito e aromaterapia.

39 retire sua casca. A polpa branca deve ser amassada at que fique com a consistncia de gel. Aplique 3 vezes ao dia sobre o local afetado, deixando agir por 1 hora, lavando em seguida. Segundo Wanna Castagnolli Ferreira, farmacutica e proprietria da Botica Erva Doce, a babosa rica em mucilagens, importantes para o equilbrio hdrico. O gel da babosa, ou aloe vera, como tambm chamada, facilmente encontrado para a compra e muito seguro. Tenha certeza de comprar o gel que contenha cerca de 96 a 100 por cento de pura babosa. A calndula por sua vez, tambm uma erva favorita para estimular a cura da pele que sofreu queimaduras. Os cremes e loes de calndula so muito versteis e podem ser de tima utilidade quando utilizados aps o sol, mesmo se voc escapou das queimaduras mais severas. A calndula tambm anti-sptica e ajuda a diminuir o risco de infeco onde a pele tem feridas. O leo essencial de lavanda tem bom efeito em queimaduras. Para que possa cobrir uma grande superfcie de pele, dilua o leo essencial em um leo base ou misture com o gel de babosa. O leo de hortel pode trazer um efeito refrescante muito rpido, porm deve ser utilizado diludo e em pequenas quantidades - apenas 2 ou 3 gotas em 10ml de leo base, ou misturado em 10 ml de loo de calndula. O leo essencial de camomila tambm tem um efeito refrescante caso colocado na gua do banho (6-8 gotas). Segundo Wanna, para uma hidratao mais profunda, voc deve utilizar cremes ou loes base de ceramidas e fosfolipdios. "As vitaminas F, E ou A, usadas externamente tambm so grandes aliadas na hidratao da pele e podem ser acrescentadas s frmulas de loes e cremes", comenta. Alguns suplementos so importantes caso voc tenha sofrido queimaduras na pele. O zinco ajuda na reconstituio da pele, enquanto as vitaminas A, C e E podem frear a liberao de radicais livres , reduzindo os riscos de danos a longo prazo. 16. Extrao de leos Essenciais. Os mtodos de extrao empregados no passado eram bem simplificados e os produtos obtidos a partir destes nem sempre eram leos 100% puros. Hoje com a tecnologia que temos somos capazes de extrair leos essenciais to puros e concentrados que o aroma dos leos retirados pelos antigos mtodos parecem perfumes de segunda. o caso da extrao por CO2 que permite obter-se um produto final de extrema pureza e qualidade. importante deixarmos claro que conforme o mtodo empregado para extrao de um leo essencial, suas caractersticas qumicas podero ser totalmente alteradas fazendo com isso que seus efeitos teraputicos alterem-se junto. Exemplos seriam da slvia esclaria e o teor de esclareol no leo extrado a baixas ou altas temperaturas ou ainda do leo de bergamota que perde bergapteno (furanocumarina que causa manchas de pele) se destilado e no extrado por prensagem a frio das

40 cascas. Mtodos mais rpidos de extrao podem ser o fator de um produto sair muito mais barato, mas conforme o leo, isso poder alterar drasticamente suas qualidades teraputicas para um tratamento. O calor e a presso usados no ato da extrao podem, por exemplo, interferir na qualidade final do leo essencial, pois no momento da extrao as sensveis molculas de um precioso princpio ativo podem ser quebradas e oxidadas em produtos de menor eficcia, ou s vezes at txico.

A destilao a vapor o mais comum mtodo de extrao de leos essenciais. Normalmente empregado para obter-se leos essenciais de folhas e ervas, mas nem sempre indicado para extrair-se o leo essencial de sementes, razes, madeiras e algumas flores. Por exemplo, flores como o Jasmim, podem devido alta presso e calor empregado no processo, sofrer destruio de suas frgeis molculas aromticas vindo a perder todo o seu perfume e princpios ativos. Nestes casos, solvetes, CO2 e a hidrodestilao so mais recomendados. A destilao a vapor feita em um alambique onde partes frescas da plata e algumas vezes secas so colocadas. Saindo de uma caldeira, o vapor circula atravs das partes da planta forando a quebra das frgeis bolsas intercelulares que se abrem e liberam o leo essencial. medida que este processo acontece, as sensveis molculas de leos essenciais evaporam junto com o vapor da gua viajando atravs de um tubo no alto do destilador, onde logo em seguida passam por um processo de resfriamento atravs do uso de uma serpentina e se condensam junto com a gua. Forma-se ento, na parte superior desta mesma gua obtida, uma camada de leo essencial que separado atravs de decantao. A gua que sobra de todo este processo depois de retirado o leo, chamada de gua floral, destilado, hidrosol ou de hidrolato. Ela retm muito das propriedades teraputicas da planta, mostrando-se til tanto em preparados para a pele, como at mesmo de uso oral no tratamento de sade interna. Em muitos casos os hidrosis so preferidos aos leos essenciais devido a serem mais suaves, principalmente em se tratando de crianas ou quando uma maior diluio dos leos se faz necessria. Hidrodestilao Os materiais da planta so completamente emergidos na gua, como num ch e ento destilados. A temperatura no excede os 100C, evitando desta forma a perda de compostos mais sensveis a altas temperaturas como na destilao a vapor. Este o mais antigo mtodo de destilao e o mais verstil. comumente empregado em pases mais atrasados, aonde as caldeiras a vapor ainda no chegaram e nestes casos, a destilao um processo todo artesanal. Como exemplo temos pequenas fazendas na ndia, Indonsia, Filipinas e outros pases do Oriente. Costuma ser usado para extrao do leo essencial de algumas flores como o Jasmim e Nerli e tambm de razes, madeiras e cascas. Solvente Um outro mtodo de extrao usado para se conseguir o leo essencial de delicadas plantas a extrao por solvente. Neste processo um qumico como o hexano usado para extrair os compostos aromticos da planta. Isto fornece um produto chamado de concreto. O concreto pode ser dissolvido em lcool de cereais para remover o solvente. Quando o lcool evapora, o absoluto aparece. Contudo

41 apesar de compensar mais o custo-benefcio do que o enfleurage, a extrao por solvente tem suas desvantagens. Resduos do solvente podem ficar no absoluto e causar efeitos colaterais e isso depender do solvente empregado, por isso absoluto e concreto costumam ser mais indicados para perfumaria e cosmtica. No processo de extrao do concreto obtm-se no somente o leo essencial, mas tambm ceras, parafinas, gorduras e pigmentos. Neste caso o concreto acaba tendo uma constituio pastosa (o concreto do Jasmim real possui em torno de 55% de leo essencial). J o absoluto, alm de fazer uma limpeza dos solventes anteriormente empregados, tambm purifica a mistura das ceras, parafinas e substncias gordurosas presentes, o que leva o produto final a ter uma consistncia mais lquida. O teor de solvente no produto final pode variar de menos de 1% at 6%. Em teores to baixos quanto 1% consideramos o produto apto ao uso teraputico, isso quando indicado neste sentido, e no caso daqueles obtidos somente pelo uso do lcool, aceitvel seu emprego com esta finalidade mesmo em teores superiores a 1%, como acontece com algumas resinas como a mirra e benjoim ( meio que comparar com o uso de tinturas de plantas, mas com teor quase imperceptvel de lcool). A extrao por solvente tambm pode alterar em muito a composio qumica do produto final, um exemplo o do leo de Cravo da ndia (Eugenia caryophyllata). No leo extrado por destilao a vapor, obtm-se um leo essencial com 70-90% de eugenol, sendo que 5-12% so de b-cariofileno, um composto que no encontrado no produto obtido por extrao com solvente. CO2 hipercrtico A extrao por dixido de carbono hipercrtico utiliza dixido de carbono sob extrema presso (200 atmosferas) e temperatura mnima de 33 C para extrair leos essenciais. As partes da planta a serem empregadas na extrao so postas no tanque onde injetado dixido de carbono hipercrtico (em estado entre o lquido e o gasoso) que age como solvente. Quando a presso diminui, o dixido de carbono retorna ao seu estado gasoso, no deixando qualquer resduo no produto. Muitas das extraes por CO2 possuem um fresco, claro e caracterstico aroma de leos destilados a vapor, e eles cheiram de forma muito similar planta viva. Estudos j demonstraram que os leos essenciais extrados por este mtodo mantm em completa integridade seus compostos ativos. Consideramos este mtodo como sendo o que permite se obter os leos essenciais de melhor qualidade possvel e de maior potncia teraputica. O aroma de um ylang ylang extrado por destilao a vapor no poder jamais ser comparado ao de um ylang ylang extrado por CO2, o mesmo dizemos para o gengibre e todos os outros leos essenciais. Prensagem a frio Um outro mtodo de extrao de leos essenciais por prensagem a frio (presso hidrulica) ou escarificao. Ele usado para obter leo essencial de frutos ctricos como bergamota, laranja, limo e grapefruit. Neste processo, as frutas so prensadas e delas extrado tanto o leo essencial quanto o suco. Aps a prensagem feita a centrifugao da mistura, atravs da qual se separa o leo essencial puro. Existe tambm, extrao de leos de ctricos por destilao a vapor, o

42 que feito para eliminar as furanocumarias que mancham a pele. Porm considerado o leo retirado por prensagem a frio de qualidade superior num sentido teraputico. No somente feito extrao de leos essenciais de ctricos por este mtodo, mas de maneira semelhante o leo extra-virgem de amndoas, castanhas, nozes, germe de trigo, oliva, semente de uva e tambm de algumas sementes das quais se extrai normalmente o leo essencial por destilao, como o caso do cominho negro. Turbodestilao e Hidrodifuso Vrios mtodos de extrao modernizados tm-se tornado alternativas para a destilao a vapor. A turbodestilao adequada para partes de difcil extrao de leo essencial da planta, como o caso de cascas, razes e sementes. Neste processo as plantas so emersas na gua e o vapor posto a circular ento em meio a esta mistura de planta e gua. Atravs deste processo, a mesma gua continuamente reciclada atravs do material da planta. Este mtodo torna mais rpida a extrao de leos essenciais de difcil e lenta obteno. Na hidrodifuso, o vapor sob presso atmosfrica normal disperso do topo da cmara diretamente sobre o material da planta. Desta forma o vapor pode saturar o material mais igualmente e em menor tempo do que na destilao a vapor. Este mtodo tambm menos severo do que a destilao a vapor, resultando em leos essenciais que cheiram de forma muito mais semelhante s plantas originais. Enfleurage Algumas flores como o Jasmim ou Tuberosa tm baixo teor de leos essenciais e so extremamente delicadas no podendo ser destiladas a vapor pois podem sofrer perdas quase completas de seus compostos aromticos. Em alguns casos um processo lento e caro chamado enfleurage utilizado para obter-se o leo essencial destas flores. As ptalas, ento, so colocadas em gordura vegetal ou animal sem cheiro que absorve os leos essenciais. Todos os dias ou de determinadas a determinadas horas, depois que a gordura absorveu todo o leo essencial possvel, as ptalas so removidas e substitudas por outras frescas, recm-colhidas. Este procedimento continua at que a gordura venha a ficar saturada com o leo essencial. Adicionando lcool mistura possvel separar o leo essencial da gordura, pois o leo essencial mais solvel no lcool. A ento teremos o absoluto. Este um processo difcil e demorado. Normalmente o enfleurage puro, somente empregado em fazendas de interior na Europa. Fitis ou Florasis Este mtodo de extrao utiliza um novo tipo de solvente gasoso que no txico e no deixa resduos. Nos fins da dcada de 80, o Dr. Peter Wilde pela primeira vez analisou as propriedades especficas deste solvente, o "florasol"(R134a), para a extrao de leos aromticos e compostos ativos de materiais de plantas, tanto para uso dentro da alimentao, farmcia, aromaterapia e indstria de perfumes. A extrao ocorre sob temperatura ambiente e, devido a isso, no h degradao qumica dos produtos. O leo essencial obtido por este processo

43 limpo, claro e completamente livre de gorduras e ceras. O Dr. Wilde patenteou sua descoberta como "fitol", ou "fitnicos". A Beraca/Brasmazon Indstria de Oleaginosas e Produtos da Amaznia (PA) uma empresa do segmento de leos e gorduras vegetais e animais, que fabrica de leos fixos e essenciais para uso na indstria de fragrncias, cosmtica e fitoterpica. Os leos mais utilizados so os da copaba, andiroba, cupuau, maracuj, murumuru, castanha do Brasil, buriti, urucum, aa, espcies aromticas e argilas nativas. H nove anos no mercado, a empresa faturou R$ 583 mil em 2001, contra R$ 1,9 milho no ano passado. Desses, 17% foram destinados a P&D. Com 26 empregados, sete deles alocados em pesquisa e desenvolvimento, a Beraca/ Brasmazon lanou 20 novos produtos nos ltimos trs anos. Preocupada com a preservao ambiental, a empresa foi buscar na Alemanha o melhor programa mundial de avaliao de padres florestais, com critrios e princpios estabelecidos de forma independente por autoridades de diferentes partes do mundo. O FSC (Forest Stewardship Council Conselho de Manejo Florestal) atravs do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificao Florestal e Agrcola), seu representante oficial no Brasil, realiza a certificao de seus produtos. A Beraca/Brasmazon mantm, ainda, parcerias com a Universidade Federal do Par, o Museu Paraense Emilio Goeldi, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amaznia e a Universidade de So Paulo. A Beraca Ingredients, empresa brasileira atuante no mercado de produtos qumicos desde 1956, atualmente o maior fabricante e distribuitor de ativos vegetais naturais e especialidades brasileiras para a indstria cosmtica, farmacutica, de fragrncias e nutracutica do mundo. Atravs da sua Diviso Health & Personal Care produz em fbricas certificadas pelo Forest Stewarship Council - FSC a linha de ingredientes RAIN FOREST SPECIALTIES, constituda por leos da biodiversidade brasileira e outros ingredientes naturais. Todo esse trabalho envolve projetos sociais e de desenvolvimento sustentvel feitos em conjunto com moradores de comunidades ribeirinhas locais das florestas brasileiras, onde so coletados os insumos utilizados pela Beraca. As aromticas amaznicas apresentam variaes significativas de rendimento No entanto, alcanamos com xito a produo em escala industrial pelo mtodo adaptativo de extrao de arraste a vapor para as espcies Melampodium camphoratum (L.F.) Baker, Ocimum micranthum, Ocimum gratissimum, Ocimum minimum, Ocimum basilicum, Hyptis crenata. A indstria dos aromas j existe no mundo h 3000 anos A.C. atravs dos povos estabelecidos no vale do Nilo, no Egito, que utilizavam aromas na consagrao e adorao dos deuses antigos. A Amaznia, definida por Euclides da Cunha como o maior espetculo j montado pela natureza aonde o homem chegou cedo de mais um novo vale do Nilo , de onde podemos retirar uma infinidade de novos aromas o que poder em um curto espao de tempo trazer benefcios que traro, melhorias s condies de vida dos povos da floresta. Hoje o que simplesmente era consumido pelo fogo comea a ter uma nova utilidade. As ervas s colhidas nas festas juninas para as formulaes caseiras dos banhos de cheiro, comeam a alcanar um mercado e passa a ser o charme das empresas nacionais de perfumaria e cosmtico. As comunidades que esto sendo procuradas, vem nas aromticas uma oportunidade e melhoria na vida daqueles que secularmente habitam a Amaznia. O momento oportuno para o desenvolvimento de novos produtos e subprodutos da floresta tropical, pois, o pblico consumidor internacional est consciente da

44 importncia da Amaznia e valoriza bastante os produtos oriundos da prtica do manejo florestal. Alm do leo extrado da matria-prima coletada, outras espcies aromticas podero ser cultivadas, gerando mais renda. O cultivo de espcies florestais aromticas, uma prtica ambiental que garante o retorno financeiro a curto prazo e, por ser um produto derivado da economia sustentvel, pode alcanar preos mais elevados ainda. A Brasmazon foi criada em 1995 atravs da associao de professores da Universidade Federal do Par, que motivados pela perspectiva da atividade empresarial de produtos naturais investiram seus conhecimentos numa empresaincubadora da prpria universidade, que dali saiu para suas instalaes prprias, tornando-se desta maneira um case de sucesso no Estado do Par e porque no no Brasil na rea de produo de leos, a partir de ativos extrados de espcies amaznicas. Aps 8 anos de sua criao, a empresa foi adquirida recentemente pelo grupo Beraca-Sabar, Essa incorporao trouxe melhorias Brasmazon, entre os quais o estmulo ao seu quadro de pesquisadores na busca por um novo mercado, o de leos essenciais de ervas aromticas, bastante cobiados pelo mercado nacional e internacional. O Know-how comercial e tcnico, a imagem confivel da empresa bem como o conhecimento do mercado de Personal Care, agregou um valor inatingvel essa incorporao, viabilizando a comercializao dos produtos antes utilizados apenas para fins de pesquisa, sem valor comercial. A ilha do Maraj, um patrimnio da unio, d o sustento de vida de seus moradores (caboclos, pescadores, ribeirinhos e quilombolas) com sua fauna e atividades agropecurias. Aquele que no depende diretamente da criao do bfalo vive da catao do caranguejo, do siri, do coco, do abacaxi e da pesca. A BeracaBrasmazon vem mudando este cenrio, atravs da compra de sementes de andiroba na entressafra do pescado, coletados nas praias aps as enchentes (perodo das grandes chuvas), fazendo com que as andirobeiras ocorrentes nas reas de mangue e terra-firme tivessem influncia no oramento de cada famlia de pescadores. A comunidade essencialmente extrativista adotou a semente de andiroba como alternativa econmico-financeira quando da falta do pescado (Dezembro-Maio), exercendo uma atividade scio ambiental, com a conscincia de que os frutos colhidos so gerados a partir da conservao de mangues e vrzeas, e que o volume de frutos comercializados podem aumentar a partir de um manejo adequado de suas reas de capoeiras e mangues. Os municpios de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Arari no Estado do Par, localizados na ilha do Maraj, s no ano de 2004 forneceram cerca de 150 toneladas de sementes, porm, a nossa uma meta chegar em 500 toneladas de sementes ano, alm de incentivar o manejo em reas de mangue e plantio em reas de capoeira, incentivando desta forma um reflorestamento em parceria com instituies de governo. No incio do projeto, poucas famlias acreditavam na idia e comentavam que aquilo era lixo nas praias e hoje, mais de 1000 pessoas participam desta coleta de lixo ambiental e seletivo. No decorrer do tempo, algumas famlias foram mais alm buscando um crdito bancrio, todavia o que estas famlias jamais esperavam, era abrir uma conta bancria no Banco do Brasil, que atualmente beneficia mais de 30 famlias com acesso ao crdito - Programa BBConvir, o que proporciona estas famlias cidadania e reconhecimento na sociedade como pessoas cidads , alm de possurem CPF e Carteira de identidade, instrumentos comuns nos dias de hoje, tem crdito bancrio, que raro neste longnquo lugar . Atualmente as famlias dispem

45 de uma renda extra que possibilitam comprarem mantimentos na entressafra do peixe, alm de vesturio para o seu prprio bem estar. As vrias famlias tambm apresentam aos visitantes do projeto suas casas recm-construdas de alvenaria e com telha de barro, dando segurana a famlia. A oferta de leos fixos h dez anos atrs, era algo espordico, sendo que o que havia no mercado era produto com alto teor de acidez, muitos produtos misturados entre os quais querosene, fibras, leos diesel entre outros, o que no possibilitava regularidade no fornecimento e a confiana das empresas da indstria de cosmticos. A Beraca-Brasmazon aps o trabalho de conscientizao levado e o incentivo a compra de sementes s comunidades da Ilha de Maraj-PA, no s conseguiram o melhor produto do mercado, como tambm estabeleceu confiana a essas pessoas que hoje conhecem bem o seu recurso natural. Aps esta experincia da BeracaBrasmazon que outras empresas passaram a interessar-se na busca nas comunidades de fonte de matria-prima, que at ento era algo considerado impossvel do ponto de vista comercial. A experincia ambiental levada a efeito, necessitou de inmeros ensaios laboratoriais com relao a poca de colheita, tamanho do fruto, teor de umidade, acidez entre outros, para que pudssemos chegar ao padro ideal, com descarte somente na chegada do produto na fbrica, evitando assim, desperdcio na coleta executada no campo. Em parceria com a comunidade passamos a pesquisar alternativas dos recursos naturais existentes na Ilha de Maraj, entre os quais as espcies aromticas. O mundo dos cosmticos e perfumaria vive em funo de novidades o que representa uma boa oportunidade. Os habitantes da Ilha de Maraj-PA tem uma riqueza de espcies aromticas, porm, para apresent-los ao mercado desenvolvemos estudos preliminares com cerca de 8 espcies originrias da Ilha, as referidas espcies j foram apresentadas a grandes empresas do ramo, j incorporaram em suas linhas de produto, sendo pouco a pouco apresentado ao mercado. Outras comunidades em outras localidades prximas Belm, esto desenvolvendo espcies aromticas para extrao de leos essenciais que j esto sendo comercializados no mercado. Aproveitando o trabalho j desenvolvido nas comunidades para a produo de leos fixos e incentivado pelo mercado que necessitava de indstrias que explorassem o potencial aromtico da Amaznia, comeamos a desenvolver em escala laboratorial em Ananindeua-Pa, um processo que viabilizasse a produo industrial de alguns leos essenciais extrados de matrias primas apresentadas pelo departamento de bioprospeco. As aromticas amaznicas no seguem os padres normais de comportamento das aromticas mundiais, so sazonais, apresentam variaes significativas de rendimento de acordo com as intempries ou pocas do ano em que foram colhidas, isto fez com que passssemos a observar o comportamento destas espcies no campo e em pequenos cultivos nos quintais dos moradores da Ilha do Maraj, municpio de Salvaterra - PA, para tentar domesticar algumas delas e observar outras de interesse olfativo. Atualmente, j conhecemos o desenvolvimento fitotcnico de algumas espcimes como Melampodium camphoratum (L.F.) Baker, Ocimum micranthum, Ocimum gratissimum, Ocimum minimum, Ocimum basilicum, Hyptis crenata e Euterpe oleracea. Estes fatores implicam diretamente no rendimento da extrao e do valor encontrado no produto resultante. A reprodutibilidade em escala industrial, um dos principais pontos onde est sendo dispendido esforo e capital de forma a manter a qualidade do produto. O que no acontece em escala laboratorial e nunca havia sido antes alcanado por outras

46 empresas desse segmento. Foi criado uma CE (Central de Extrao), numa ampliao ao j existente laboratio de pesquisa e desenvolvimento da empresa que est localizada em Anannideua-Par, realizando estudos e desenvolvimento de novos produtos e controle de qualidade (CQ), desenvolvido pela equipe de P&D da BeracaBrasmazon com auxlio de estagirios da Engenharia Qumica da UFPaUniversidade Federal do Par. Fonte: http://www.finep.gov.br/premio/folhas_inovacao_premio_2004/norte_tela.pdf http://www.brasmazon.com.br/ acesso em julho de 2005 envie seus comentrios para abrantes@inpi.gov.br

A discusso se deu durante a aula inaugural do Curso de Engenharia de Alimentos do URI-Campus de Erechim, realizada na ltima quinta-feira. A palestrante convidada foi a professora Maria ngela de Almeida Meireles, da UNICAMP, So Paulo. A pesquisadora apresentou aos alunos da graduao e do mestrado em Engenharia de Alimentos, os principais processos e recursos, e as novas tecnologias utilizadas na extrao de leos essenciais. No encontro, a professora afirmou que o Brasil apesar de ser um dos maiores produtores de matria-prima, investe pouco na extrao destes leos. Ns exportamos diversos produtos, entre eles, o gengibre e cravo-da-ndia, porm carecemos de tecnologia de ponta para a extrao dos leos essenciais, mercadoria de alto valor e grande procura no mercado mundial. Inclusive, importamos todos esses leos, para a utilizao na indstria de alimentos, de cosmticos, de veterinria e de medicamentos. A pesquisadora alerta que os consumidores primam por qualidade e este um dos motivos pelos qual o Brasil vem perdendo espao. Temos que conscientizar o governo e as empresas para a compra de novas tecnologias. Um exemplo que perdemos espao no mercado de caf solvel descafeinado, por no investirmos em novos equipamentos para retirada da cafena.

17. Estudo de Caso. O uso do leo essencial de Cymbopogon nardus na preveno de picadas de insetos e preveno da Dengue. Durante 16 meses fiz este estudo de caso em bebs, crianas, adultos e ces, pois o leo essencial de Citronela comprovadamente incuo. Ao total foram feitas 456 experincias em pessoas, em diversos ambientes, utilizando este leo essencial em diversos produtos de higiene pessoal os quais no contivesse qualquer derivado de petrleo. H muitos anos fao uso da aromaterapia, desde que minha bisav, comeou a nos ensinar as tcnicas de Fitoterapia e sem dvida alguma, posso afirmar, que nunca encontrei qualquer fator alrgeno no leo essencial de Cymbopogon nardus. Para cada 200 ml de leo carreador (vegetal), adicionar 40 gotas de leo essencial de Citronela, e aplicar pelo corpo todo. Se houver a previso de exposio solar, aplicar aps o banho, antes de se deitar e pela manh, no banhar-se. Destarte o efeito

47 perdura por mais 12 horas e no h qualquer risco de queimadura solar. Evitar sempre a rea dos olhos, lbios e evitar coar olhos e rosto. Em crianas pequenas, aplicar at a metade das mos. Em animais pode-se fazer a aplicao na ponta das orelhas para evitar a infestao de moscas e larvas, como tambm no flanco e patas. No aplicar na cara do animal e nem no focinho. Longe da exposio solar, pode-se utilizar como veculo deste leo essencial, qualquer lavanda para bebs ou colnia suave. Na falta destes um bom lcool de cereais pode ser utilizado, assim como tambm um leo cosmetvel. Em todas as pessoas que aplicaram corretamente o produto manipulado, cobrindo toda a extenso exposta, no houve qualquer caso de picadura de insetos. Algumas pessoas foram acometidas por picadas, na rea das orelhas, em zonas de matas fechadas, por esquecerem de tratar estas partes, o que comprova seu poderoso efeito repelente. Esta manipulao repelente foi testada no litoral, em zonas montanhosas e abertas, matas fechadas, na rea domstica, durante o dia e a noite, em climas quentes, secos e midos, em vrias regies do Brasil. Esta manipulao torna-se especialmente benfica para crianas pequenas e pessoas alrgicas a qualquer preparado qumico ou mesmo inseticidas. Dezoito crianas altamente alrgicas aos acima mencionados preparados qumicos, que por conseqncia eram extremamente alrgicas a picadas de insetos, tiveram seus problemas sanados, nestes segmentos. Mesmo sem qualquer toxicidade qualquer preparado deve ser mantido fora do alcance de crianas, ao abrigo da luz e do calor, enquanto em seus frascos. Quanto validade da manipulao, esta ser sempre a mesma validade do veculo carreador. Porm, um preparado fresco (com uma semana de preparo) sempre muito mais eficiente na repelncia de picadas de insetos. Em 16 meses de testes, em 49 pessoas que utilizaram adequadamente este preparo manipulado, no Rio de Janeiro, nenhuma reportou qualquer incidncia de picadas e nenhuma incidncia de Dengue. O mesmo aconteceu com 37 pessoas, na cidade de Petrpolis RJ. Foram reportados seis casos de Dengue, em pessoas que esqueceram de fazer a aplicao: Duas em zonas agrcolas do interior de So Paulo, trs no Rio de Janeiro e uma na cidade de So Paulo. O leo essencial de Citronela comprovou seu efeito como um repelente da mais alta excelncia e eficincia, se corretamente utilizado. Uma alternativa ideal aos repelentes qumicos, inseticidas, e vitamina B12, que pode ser tambm txica, em alguns casos e no pode ser ingerida em altas doses (para ter um efeito repelente), continuamente.

48

18. Consideraes Finais. AROMATERAPIA Esse termo foi usado pela primeira vez nos anos de 1920 pelo perfumista francs, Rene Gattefoss, que se envolveu numa extensa pesquisa das propriedades mdicas aromticas dos leos, depois de descobrir, acidentalmente, que o leo da lavanda era capaz de acelerar o processo de cura de uma severa queimadura e prevenir a cicatriz. Em 1928, ele publicou um livro com essas descobertas e reascendeu o interesse por essa tradio antiga. Embora a palavra aromaterapia seja nova, esse conhecimento muito antigo, desde as primeiras civilizaes. Os antigos egpcios a usavam, h quatro mil anos atrs. As preciosas substncias vinham de todas as partes do mundo, carregadas em caravanas ou em embarcaes: cedro do Lbano, rosas da Sria, epicanardo, mirra, olbano, ldano e canela da Babilnia, Etipia, Somlia e at da Prsia e da ndia. Naquela poca, os sacerdotes supervisionavam as preparaes no templo, lendo frmulas, entoando cnticos, enquanto os alunos misturavam os ingredientes. Mas as questes espirituais no eram a nica preocupao dos egpcios, eles reconheciam a extrema importncia da sade e higiene e conheciam, como ningum, o efeito dos perfumes e substncias aromticas no corpo e na psique. Praticavam tambm a arte da massagem e eram especialistas em cuidados com a pele e cosmetologia, seus produtos gozavam de fama por todo o mundo civilizado. Os mercados fencios exportavam ricos ungentos, leos perfumados, cremes e vinhos aromticos para todo o mundo mediterrneo e para a pennsula arbica, aumentando assim a fama e a riqueza do Egito. Nos embalsamentos, eram os principais usos das substncias aromticas. Depois de retirados os rgos internos do corpo, introduziam-se perfumes, resinas e preparados fragrantes. O poder anti-sptico dos leos essenciais to grande, que os tecidos ainda se apresentam em bom estado milhares de anos depois. A cultura grega e romana dava bastante nfase aos benefcios aromticos dos banhos e adornos. Enquanto que a tradio chinesa e indiana ainda hoje usa os aromas como parte do seu sistema mdico herbrio, assim como para propsitos ritualsticos.

Mas somente durante o ltimo sculo que o Ocidente comeou a usar os remdios caseiros, incluindo os aromas naturais. Como resultado de um declnio da revoluo cientfica e o desenvolvimento da indstria moderna de medicamentos.

49 Como que funciona? A palavra aromaterapia pode causar uma impresso errada, porque sugere um tipo de cura que opera simplesmente atravs do senso do sentido olfativo. Mas isso no verdade. A fragrncia dos leos essenciais uma parte importante, mas no um nico aspecto. No tratamento aromaterpico, o leo essencial interage com o corpo de vrias maneiras. Quando o leo de massagem preparado com leos essenciais e posto em contato com a pele, esse leo rapidamente absorvido atravs das clulas, do tecido celular e entra na corrente sangnea, que o transporta por todo o corpo. Eles podem tambm interagir com o organismo e o sistema do corpo diretamente. Alguns como a camomila e a lavanda podem sedar o sistema nervoso, outros podem estimular a circulao como o alecrim e a pimenteira negra, enquanto outros como o junpero e a erva-doce tm um efeito desintoxicante e purificante do sangue. A massagem o principal mtodo usado pelos aromaterapeutas. Porque promove uma boa absoro do leo essencial e bastante relaxante e curativo ( uma experincia curativa nela mesma). Os leos tambm podem ser absorvidos quando so misturados em cremes ou loes faciais. Quando os leos so usados nos banhos, uma parte dele certamente absorvida pela pele, mas outra parte fica difusa no ar. A gua quente ou qualquer forma de calor os encoraja a evaporar rapidamente. E quando o leo essencial inalado, ele vai carregar para os pulmes uma proporo que absorvida pelo alvolo e da vai tambm para o sangue. O leo essencial vaporizado , na realidade, absorvido ainda de uma forma mais rpida pela corrente sangnea do que quando ele tomado oralmente (mtodo que melhor evitar). A prtica da vaporizao dos leos usada atravs tambm dos difusores. Adicionalmente, os leos essenciais vo atuar nos nossos estados mentais e emocionais atravs de suas fragrncias. O sentido do olfato age principalmente a um nvel subconsciente. Os nervos olfativos esto diretamente ligados parte do crebro, que chamamos de crebro lmbico, originalmente conhecido como rimencfalo, a parte do crebro que regula a atividade sensrio-motora e responsvel pelos impulsos primitivos do sexo, fome e sede. O estmulo do bulbo olfativo envia sinais eltricos para a regio do sistema lmbico, responsvel pelos mecanismos viscerais e comportamentais, afetando diretamente nosso sistema digestivo, sexual e o comportamento emocional. Na realidade, a reao eltrica do crebro ao cheiro praticamente a mesma que est ligada s emoes. Em francs, a mesma palavra que utilizamos para sentir, usamos para cheirar. Os processos de recepo olfativa permanecem num nvel inconsciente na maioria das vezes, pois nem percebemos os cheiros que nos cercam.

50

O cheiro est diretamente ligado memria. As lembranas olfativas so muito precisas, quase indelveis. O psicanalista francs Andr Virel costumava usar fragrncias para trazer tona lembranas esquecidas.

Adulteraes e problemas de qualidade A maior parte dos leos essenciais disponveis no mercado de qualidade muito baixa devido a principalmente dois motivos: o primeiro, que a composio qumica dos leos essenciais de determinada planta pode variar imensamente, dependendo da variedade, da poca, do solo e dos mtodos de cultivo e de destilao; o segundo, que com os recentes avanos da qumica, o mercado foi inundado por leos essenciais sintticos. Mas, em aromaterapia, devemos usar somente o que h de melhor em leos essenciais. A presso a frio permite extrair leos muito mais prximos do produto presente na planta, mas so poucos os leos essenciais que podem ser extrados por esse mtodo. Em matria de qualidade, a destilao a vapor fica em segundo plano. Os leos extrados com solventes no devem usados internamente. As plantas que crescem naturalmente em regies sem poluio ou que so cultivadas organicamente do leos de melhor qualidade. Os produtos no orgnicos no so recomendados, pois muito pesticidas sintticos, no solveis nas substncias aromticas da planta e podem ficar concentradas no leo. Os leos devem ser conservados em garrafas de vidro escuras bem fechadas para impedir a sua deteriorizao pelo contato com a luz ou com o ar, tambm devem ser protegidos da variao de temperatura o calor prolongado prejudicial. Em condies normais duram at trs anos depois da sua extrao. Quase todas as substncias encontradas nos leos essenciais so constitudas de carbono e hidrognio, ou de carbono, hidrognio e oxignio. A composio qumica dos componentes dos leos essenciais determinada por dois fatores: um artificial (o processo de destilao a vapor) e outro intrnseco planta (a biossntese das molculas constituintes). Os leos essenciais, portanto, podem se distinguir em trs categorias principais de compostos qumicos: 1) os terpenos e os compostos terpnicos; 2) os sesquiterpenos e os compostos sesquiterpnicos; 3) os derivados de fenilpropano

51 Os dois primeiros tm a mesma via biosinttica. Grupamentos Funcionais No reino dos leos essenciais, os grupamentos funcionais com que vamos lidar so todos formados pelas diferentes maneiras como o oxignio se liga ao carbono. E as propriedades dos componentes dos leos essenciais so determinadas por sua estrutura bsica (mono, sesqui e de terpenos) em seu grupamento funcional. Cetonas As cetonas tm por objetivo liberar e aumentar o fluxo do muco. Outro efeito importante o citofiltico. Ambas as propriedades podem ser usadas em remdios para o trato respiratrio superior (mucolticos) e preparados para a pele (citofilticos). Muitas cetonas so neurotxicas, quando tomadas via oral. Aldedos Os aldedos so leos sedativos. E os ctricos tm fortes propriedades anticpticas. Esteris Os esteris, caracteristicamente, so antifngicos e sedativos. Tem ainda o efeito calmante que atua diretamente sobre o sistema nervoso central e podem ser poderosos agentes espasmolticos. lcoois Terpnicos Normalmente so anti-spticos e energizantes. O citronelol, cujas propriedades antivirticas foram comprovadas, importante dos leos de rosa e gernio. Alguns possuem agentes diurticos. Cineol Forte efeito expectorante das diferentes variedades de leos de eucalipto. Fenis Possuem fortes agentes antibacterianos. Fenilpropano Possuem agentes anticpticos e fungicidas, alm de alguns possurem propriedades anestsicas locais. Segundo alguns estudos, o leo de cravo, que faz parte desse grupo, inibe tambm certos processos carcinognicos. Hidrocarbonetos terpnicos Esse um grupo considerado com componentes insignificantes para o trabalho aromaterpico. No se sabe ao certo, mas parece possuir ao irritante para a pele ou membrana mucosa. E alguns tipos de leos de pinheiro adquirem um princpio antisptico, quando submetido ao envelhecimento natural, ou induzido, ou a oxidao. Um estudo recente dos efeitos dos terpenos no combate do herpes simples pode vir renovar o respeito a esse grupo em aromaterapia. Sesquiterpenos No costumam ser usados para extrao de leos essenciais. Sua situao bastante insatisfatria para o aromaterapeuta. Mas h notveis excees. Nos estudos do uso da camomila dos alemes (chamomilla matricaria) foram determinadas propriedades

52 antiflogsticas. E embora ainda no confirmado, os efeitos antibacterianos dos componentes do leo de sndalo vm sendo pesquisados.

Como usar os leos essenciais? Os leos essenciais so extratos vegetais altamente concentrados, que funcionam como poderosos medicamentos, e, portanto, no se deve abusar do seu uso. Cada gota equivale a aproximadamente 30 gramas de material vegetal. Da, a importncia de respeitar as doses indicadas. Os leos podem ser usados: a) internamente (por ingesto); b) externamente, pela pele (massagens, banhos, frices, aplicaes); c) para cuidar da pele como cosmtico (massagens faciais, compressas, mscaras, loes, cremes); d) para cuidar dos cabelos; e) pelo sistema respiratrio(inalao, nebulizao); Tambm podem ser injetados, mas esse uso deve ser estritamente limitado prtica mdica. Um pouco mais sobre: Massagem Trazem benefcios especiais e devem ser aplicados de maneira lenta, difusa, suave e agradvel. So completamente absorvidos pela pele num perodo de 60 a 120 minutos, penetrando profundamente nos tecidos. Na massagem, devemos lembrar que as mos so canais de energia curativa. Elas curam no nvel fsico, emocional e psquico. Portanto, a massagem aromateraputica uma excelente combinao, pois os leos essenciais e a massagem acentuam os efeitos um do outro. A massagem ajuda a penetrao do leo nos tecidos e dirige para lugares onde sero mais teis. Banhos aromticos Coloque os leos no banho um pouco antes de entrar e no demore, pois ele se evapora, usando de 5 a 15 gotas de essncia no banho comum. imprescindvel usar um dispersador para os preparados a fim de evitar irritaes na pele.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA de Consideraes Finais. STANWAY, Andrew. Guia geral das terapias Alternativas. Rio de Janeiro. Xenon Editora. 1993. ROSE, Jeanne. O livro de aromaterapia. Rio de Janeiro. Editora Campus. 1995. MILLER, Richard Allan & Iona. A utilizao ritual e mgicas do perfumes. Rio de Janeiro. Record. 1991.

53 LAVSBRE, Marcel. Aromaterapia, a cura pelos leos essenciais. Rio de Janeiro. Record. 1992. JACKSON, Judith. Aromaterapia y masaje. Barcelona. Ediciones Urano. 1987. LAWLESS, Julia. Home aromatherapy. Hong Kong. Readers Digest Book. 1993. DOESER, Linda. The fragrant art of aromatherapy. Ney Jersey. Coloured Library books. 1995

Vous aimerez peut-être aussi