Vous êtes sur la page 1sur 10

1 - Dicas e alternativas para se ter uma boa biblioteca /Sala de Leitura 1 Acervo.

Se possvel, a escolha das obras deve ser feita pelas pessoas que vo se beneficiar delas: procure a opinio dos alunos, pais, professores e funcionrios da escola. Espao fsico. bom ter um espao fsico especfico para a biblioteca / sala de leitura. Mas, se no for possvel, busque alternativas: faa exposies no recreio ou leve livros para a sala de aula. Conservao. Tem uma importncia relativa; perdas so inevitveis, mas podem ser abrandadas com a conscientizao dos alunos. Bibliotecrio / Regente da Sala de Leitura . A presena de um bibliotecrio ou regente da sala de leitura muito importante. Ele vai orientar os freqentadores e contribuir para que eles queiram voltar mais vezes. De preferncia deve ser uma pessoa atenta e engajada as prticas de leitura Material disponvel. O ideal que o leitor possa encontrar na biblioteca / sala de leitura materiais que atendam seus objetivos, e tambm "aquilo que o instiga, coisas diferentes, que ele nunca viu, e que possam lhe interessar". Alm de um bom acervo de livros de literatura, interessante que a criana encontre materiais diversificados de leitura jornais, revistas, cartazes, quadros, obras de arte, Internet, msica, filmes, materiais que se relacionem com a cultura popular, etc. Conquista do leitor. Procure tornar a biblioteca um lugar interessante e atrativo. A disposio dos mveis e dos livros nas estantes influencia muito na escolha do leitor. Os livros devem ficar expostos de maneira que a criana possa ver as capas e alcanlos. Mas nada disso far sentido se ele no tiver a liberdade de ler o que quiser. Para se tornar um leitor assduo, o aluno no deve ser obrigado a ler somente determinadas obras. Um bom caminho, alm disso, o trabalho conjunto de professores, bibliotecrios e regentes da sala de leitura para melhorar o desempenho dos alunos em pesquisas escolares e aumentar o envolvimento deles com a biblioteca / sala de leitura. Se o professor serve de exemplo e tambm freqentador, ainda melhor.
1

FONTE: Letra A, o jornal do alfabetizador publicao do Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educao (FaE) da UFMG.

2 - Familiaridade com a diversidade de suportes textuais 2 papel da escola proporcionar a seus alunos o contato com os mais diversos suportes textuais que circulam socialmente. Assim, eles sero preparados para lidar com a grande quantidade de informaes que caracteriza a sociedade contempornea, garantindo um direito de qualquer cidado: o de interpretar as mensagens e bens culturais que o rodeiam, permitindo uma compreenso mais articulada de sua realidade. importante notar, tambm, que o acervo deve atender no s aos alunos, mas, preferencialmente, a toda a comunidade escolar, com suas diferentes demandas informacionais. A professora da Universidade de Passo Fundo, Tnia Rsing, exemplifica as vrias sees (que ela denomina de ilhas) necessrias para se formar um leitor de acordo com os novos tempos. Livros de literatura: romances, poesias, crnicas, biografias, ensaios. importante que a variedade de gneros de cada ilha seja, tambm, representada no acervo. Histrias em quadrinhos: muito populares entre as crianas, as HQs e os mangs so lidos com facilidade e rapidez. Jornais e revistas: interessante que a biblioteca possua peridicos antigos para a pesquisa escolar e para a seo de memria, mas importante tambm renovar assinaturas, o que possibilita a atualizao dos usurios da biblioteca. Imagens: nessa seo se situam os livros de ilustraes, de arte, as fotografias, os slides, etc. Dicionrios e enciclopdias: tanto impressos em livros quanto compactados em CDROM utilizveis no computador. Mapoteca: com mapas, atlas, planisfrios e globos. Sonoteca: lugar dos equipamentos de som, CDs, fitas com gravaes de msicas, histrias e entrevistas. Filmoteca: onde ficam os filmes de fico, documentrios, animaes e vdeos educativos em DVD.

FONTE: Letra A, o jornal do alfabetizador publicao do Centro de Alfabetizao, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educao (FaE) da UFMG.

Teatro: rene textos teatrais para fazer leituras dramticas, jogos teatrais simples ou encenaes e apresentaes preparadas para a turma. Informtica: com computadores conectados internet, tem se acesso a um nmero incontvel de fontes informacionais, o que pode auxiliar muito a pesquisa, se bem orientada. Estao memria: agrupa informaes sobre a escola e a comunidade escolar registrando as prticas culturais existentes no local. 3 - Rotina do trabalho do regente da Sala de Leitura 1. Os regentes de sala de leitura devem manter o livro tombo atualizado com o registro do acervo, utilizando um dia de sua rotina de trabalho para essa atividade. 2. A divulgao do acervo dever ser realizada nos Centros de Estudo, atravs de cartazes pela escola e na sala dos professores. 3. Os emprstimos de livros devem ser abertos comunidade escolar como um todo: alunos, professores e responsveis. 4. Participao em cursos promovidos pela Gerncia de Mdia Educao relacionados sua rea de atuao (Sala de Leitura) como os cursos de Dinamizao de Acervo e de Leitura, Literatura e Formao de Leitores. 5. Participar do Centro de Estudo promovido mensalmente pelas Salas de Leitura Plo e Gerncia de Educao. 6. Realizar contao de histrias, emprstimo de livros e desenvolvimento dos projetos elaborados pela escola e oriundos da SME que favoream a aquisio da leitura e promoo da escrita. 7. Utilizao das diversas mdias presentes na escola para a divulgao e promoo do texto de qualidade para alunos e professores. 8. Realizar a compra de acervo no Salo do Livro e na Bienal aceitando sugestes dos alunos e professores da escola. 9. Enviar, mensalmente, a GED o relatrio das atividades realizadas na sala de leitura. 10. Os regentes das salas de leitura plo acompanharo o trabalho realizado pelas salas de leitura satlites, atravs de visitas mensais e de consultoria telefnica para esclarecimento de dvidas. 4 - Atribuies do Professor Regente de Sala de Leitura :

I - Promover a leitura e a formao de leitores na escola e orientar a realizao de pesquisas escolares, buscando ampliar as experincias curriculares dos alunos e contribuir de modo efetivo para seu desenvolvimento; II - Trabalhar de forma integrada com o Coordenador Pedaggico, sendo o articulador das aes em sua rea de atuao; III - Apoiar as atividades de reforo escolar promovidas na escola; IV - Participar da elaborao do Projeto Poltico Pedaggico da escola, considerando o trabalho da Sala de Leitura e sua articulao com a Sala de Aula. V Organizar, junto equipe de Direo e Coordenao Pedaggica: a) o funcionamento da Sala de Leitura, planejando as atividades a serem desenvolvidas na escola, bem como sua participao em atividades externas, como cursos, reunies e demais eventos promovidos pela SME e outras instituies; b) sua participao nos Centros de Estudos da escola; c) a realizao de reunies especficas para a divulgao do acervo da escola e de outras informaes relativas ao trabalho da Sala de Leitura e seu campo de atuao; d) o planejamento das atividades de mediao da leitura literria que apiem o Reforo Escolar para os alunos identificados pela escola, observando as diretrizes da E/SUBE/CED- Mdia-Educao; e) a atuao de voluntrios e estagirios na Sala de Leitura; VI - Participar dos Conselhos de Classe, na escola em que atua, visando avaliao das atividades desenvolvidas na Sala de Leitura e sua contribuio para o desenvolvimento geral dos alunos. VII - Avaliar sistematicamente os acervos da Sala de Leitura, zelando pela sua manuteno, conservao e renovao, o que envolve: a) o encaminhamento Direo da escola de levantamento das necessidades da Sala de Leitura, com vistas ao pleno desenvolvimento das atividades propostas. b) realizao do registro, da classificao e da catalogao dos acervos da Sala de Leitura, de acordo com as normas estabelecidas para esta atividade. c) organizao do sistema de emprstimos e dinamizao dos acervos disponveis para toda a comunidade escolar. VIII Orientar a discusso, com os demais professores da Unidade Escolar, sobre as prticas a serem desenvolvidas na escola em relao s produes da MULTIRIO.
4

IX Realizar o intercmbio com outras Salas de Leitura e/ou instituies afins, visando estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos. X Promover a avaliao permanente do trabalho desenvolvido pela Sala de Leitura, propondo encaminhamentos para a superao das possveis dificuldades e a ampliao e divulgao das experincias exitosas. XI As Salas de Leitura Plo, alm das atribuies acima descritas, devero coordenar as atividades das escolas que estiverem sem professor de Sala de Leitura. 5 Projetos da Gerncia de Mdia Educao I - Projeto ANIMA ESCOLA O ANIMA ESCOLA desenvolvido em parceria com a equipe responsvel pelo Anima Mundi e tem como pressuposto a incorporao da linguagem de animao s prticas educativas de maneira que possibilite a criao de diferentes formas de expresso. Atravs da animao, alunos e professores so estimulados a trocar experincias, trabalhando a estruturao de narrativas escritas e audiovisuais. Assim, a leitura e a escrita so natural e poderosamente incentivadas neste processo, uma vez que a criao das imagens requer a compreenso e a concretizao de diversas formas de texto. II Projeto CINECLUBE NAS ESCOLAS O projeto de cineclube nas escolas tem como ponto de partida compreenso de que a utilizao de filmes na escola no se limita ao puro entretenimento ou serve apenas como mero pretexto para ensinar determinado contedo. Prope-se oferecer a professores e alunos recursos e instrumentos para a realizao de uma leitura mais ampla dessa linguagem, atravs da compreenso de sua estrutura e da gramtica do audiovisual, propondo uma reflexo sobre o cinema como ao humana, presente desde os primrdios da nossa Histria. So previstas diversas aes, envolvendo: - formao de professores: com base em referenciais tericos, prope-se, basicamente, se constituir em um espao de reflexo e estudo de forma a potencializar o trabalho com a mdia audiovisual na escola, entendendo sua contribuio para a formao geral dos alunos;

- formao de alunos para coordenarem as sesses de cinema em suas escolas: com a finalidade de potencializar a participao desses alunos, contribuindo no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos mesmos; - estimular a produo de material audiovisual pelos alunos e professores. Deste modo a proposta envolve a realizao de diversas aes, pautadas por trs grandes eixos: a) aquisio de equipamentos e acervo filmes e livros para exibio; b) formao de professores e alunos, com foco na produo e veiculao de filmes, alm da troca de conhecimentos sobre a cultura audiovisual; c) aes em parceria com festivais que ocorrem na cidade, a fim de possibilitar o acesso dos alunos ao cinema e o estmulo produo audiovisual. So previstas, entre outras aes a realizao de circuitos de exibio temticos (cinema e literatura, cinema e histria, cinema e fico cientfica etc), alm da realizao do festival de audiovisual da Rede Municipal de Ensino, com a exibio de filmes produzidos por alunos e professores. Rio, uma cidade de leitores O Programa Rio, uma cidade de leitores uma das aes estratgicas da SME e voltase para a disseminao de uma cultura leitora no mbito da Rede Pblica Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, envolvendo a mobilizao e a articulao de aes entre as escolas e as comunidades de seu entorno. A proposta estruturada a partir de trs grandes eixos, a saber: ampliao e melhoria de acervos; formao de mediadores de leitura e desenvolvimento de aes de estmulo leitura. Eixo I: ampliao e melhoria de acervos 1- Biblioteca do professor (acervo pessoal dos professores) A composio da Biblioteca Pessoal do Professor, representa uma importante iniciativa no sentido de potencializar a formao de professores leitores, viabilizando a ampliao de seu patamar cultural e, consequentemente, a formao de mediadores qualificados para a formao de alunos leitores.

Cada professor e agente auxiliar de creche recebe 7 livros ao ano (4 de literatura brasileira e 3 de literatura estrangeira). Estes livros so escolhidos pelos professores e agentes atravs de votao, a partir de uma lista de 10 ttulos, na Intra e na Internet. Em outubro, os professores recebem 1 livro de literatura brasileira e 1 voucher para compra do 2 livro, em homenagem ao dia do Professor. Todos os livros da Biblioteca do Professor tambm so comprados para as Salas de leitura das escolas. 2- Livros para os alunos concluintes (acervo pessoal dos alunos) Todos os alunos concluintes do Ensino Fundamental e EJA recebem, ao final do ano, um livro de literatura como presente. 3- Compras de livros no Salo e na Bienal do Livro (acervo das escolas) As escolas recebem uma verba especfica para a realizao da compra de livros nesses eventos. Para tanto, so indicados dois profissionais da escola (sendo um deles, preferencialmente o regente de SL), para esta ao. Eixo II: formao de mediadores de leitura 1-Curso Leitura, Literatura e Formao de Leitores O curso est voltado para o aperfeioamento do trabalho docente, priorizando questes relativas leitura e a literatura infanto-juvenil no cotidiano escolar. Pretende-se criar um espao sistemtico de ao-reflexo, discutindo questes tericas e possibilidades prticas de ao pedaggica. O curso, desenvolvido em parceria com a FNLIJ - Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tem carga horria de 80 horas, em 20 encontros de 4 horas cada. 2- Curso Literatura desde o Bero O curso est voltado para o aperfeioamento do trabalho docente, priorizando questes relativas leitura e a literatura infantil no cotidiano das creches e Pr-escolas Pretendese criar um espao sistemtico de ao-reflexo, discutindo questes tericas e possibilidades prticas de ao pedaggica. O curso, desenvolvido em parceria com a FNLIJ - Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil, tem carga horria de 40 horas, em 10 encontros de 4 horas cada. 3-Curso Jovens Leitores
7

O curso est voltado para o aperfeioamento do trabalho docente, priorizando questes relativas leitura e a literatura infanto-juvenil e aos clssicos da literatura universal no cotidiano escolar dos Ginsios Carioca. Pretende-se criar um espao sistemtico de ao-reflexo, discutindo questes tericas e possibilidades prticas de ao pedaggica. O curso, desenvolvido em parceria com a FNLIJ - Fundao Nacional do Livro Infantil e Juvenil tem carga horria de 40 horas, em 10 encontros de 4 horas cada. 4-Entre na Roda O Entre na Roda um projeto de incentivo e orientao leitura, que visa tanto ao desenvolvimento do gosto pela leitura como formao de leitores. A formao dos orientadores de leitura, com durao de um ano, realizada por meio de 8 (oito) oficinas de 08 horas (uma vez por ms), nas quais os participantes conhecem a proposta do projeto e trabalham com gneros discursivos diversos, como contos da tradio oral, crnicas, contos modernos, romances, textos dramticos, poticos, jornalsticos e de divulgao cientfica. O trabalho de formao subsidiado por material de apoio entregue a todos os participantes: mdulos impressos, com textos tericos e orientaes prticas para a organizao dos espaos de leitura, das atividades e do trabalho com diferentes gneros. Eixo III: desenvolvimento de aes de estmulo leitura. 1- Projeto POESIA NA ESCOLA A proposta voltada para a promoo da leitura literria e para a formao de leitores, a partir do estmulo produo de textos poticos. Trabalhar com poesias na escola condio essencial para a ampliao do repertrio de leitura e escrita de leitores em formao e, tambm, daqueles mais experientes. Este processo requer a mediao atenta e sensvel do professor, podendo envolver toda a comunidade escolar. Descrio O projeto prev 4 etapas, a saber: 1- Formao para os professores, com a participao em Oficinas Literrias. As oficinas constaro de 4 encontros com 4 horas cada, totalizando 16 horas. Sero oferecidas 4 turmas com 30 participantes em cada, totalizando 120 professores.
8

2- Produo das poesias nos espaos escolares, de acordo com as orientaes expressas no regulamento publicado pela coordenao do projeto; 3- Seleo dos textos a serem publicados.Sero selecionadas 100 poesias de alunos e 100 de professores e /ou funcionrios. As produes selecionadas comporo uma coletnea que ser reproduzida, encadernada e publicada em forma de livro. Cada participante, cujo poema tiver sido selecionado, receber 10(dez) exemplares da publicao da mesma e cada escola da Rede Pblica Municipal do RJ receber 2 exemplares. 4 -Aquisio de livros de poesia de autores renomados e de estilos diferenciados tambm prevista e far parte da composio do acervo das Salas de Leitura. 2 Maratona Escolar ABL Trata-se de uma homenagem da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Antares figura de um escritor do cenrio nacional (J foram homenageados Euclides da Cunha e Rachel de Queiroz). Em 2011 o autor indicado foi rico Verssimo. A Maratona ser realizada de julho a novembro, contando com o apoio institucional da Academia Brasileira de Letras. Sero realizadas palestras, em cada CRE, para professores e alunos dos 8 e 9 anos, proferidas por Acadmicos da ABL, sobre a vida e a obra do autor homenageado. A partir das palestras e da leitura dos livros do autor, que sero adquiridos para as Salas de leitura das escolas, os alunos produziro redaes sobre a vida e obra do autor, que sero julgadas e premiadas. 3 Maratona de Histrias A Maratona de Histrias mais uma ao de promoo da leitura e formao de leitores a partir do desenvolvimento de diferentes prticas leitoras. realizada em outubro, na Semana Nacional da Leitura, instituda pelo Governo Federal atravs da Lei n11.899 de 08/01/09, no mbito de todas as unidades escolares, CRE e Nvel Central. Reconhecer a importncia do livro como objeto cultural e do texto literrio para a formao, valorizar as aes promovidas pelas Salas de Leitura, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido, assim como compartilhar o seu acervo bibliogrfico facilitando o acesso aos ttulos de literatura so os principais objetivos da Maratona. As aes ocorrem em diferentes modalidades:
9

a) Nas Unidades Escolares professores de Sala de Leitura e demais regentes realizam atividades diversas, de acordo com planejamento prprio, voltadas para a leitura e narrao de histrias, envolvendo a mobilizao de toda a comunidade escolar. b) Nas Coordenadorias Regionais de Educao em diferentes locais, com variadas atraes, apresentadas pelas escolas, profissionais das diferentes gerncias e assessorias se organizam para compartilhar, ao longo do dia de trabalho, leituras e narrao de histrias. 4 Escola de Leitores O concurso Escola de Leitores uma ao promovida pelo Instituto C&A, em parceria com a SME e a FNLIJ. Consiste na organizao de um concurso de projetos de promoo da leitura no qual as escolas selecionadas recebem como prmio, uma verba em dinheiro para a implantao do projeto, consultoria da equipe da FNLIJ ao longo do processo, alm de uma viagem inernacional para intercmbio com outras polticas pblicas de leitura. 5-Teatro das Letras O funcionamento do projeto tem seu principal foco nas apresentaes teatrais para a comunidade a partir da adaptao de contos da literatura nacional e prev-se a apresentao das peas no decorrer do desenvolvimento do projeto. Para a realizao dessas apresentaes, cada etapa do trabalho iniciada por uma Oficina de Capacitao, onde os professores tm contato com conceitos de transposio da obra para a cena (pr-escolhida pela coordenao do projeto). Posteriormente, e j trabalhando com o grupo teatral formado por alunos, ocorre a etapa de produo da pea e ensaios, visando a apresentao pblica propriamente dita.

10

Vous aimerez peut-être aussi