Vous êtes sur la page 1sur 2

INDICADORES INDICADORES ECONMICOS ECONMICOS

saIBA maIS
1 Edio de 01 de Novembro de 2012. Caro Caro (a) (a) leitor leitor (a); (a);

O que so Indicadores Econmicos?


Fonte: Fonte: Marx21.com Marx21.com

marx21.com marx21.com

Essa Essa edio edio do do boletim boletim informativo informativo vem vem trazer trazer informaes informaes sobre sobre os os indicadores indicadores econmicos, econmicos, mais mais especificamente especificamente os os indicadores indicadores da da rea rea da construo civil. Alem disso explicando de maneira fcil e objetiva da construo civil. Alem disso explicando de maneira fcil e objetiva os os indicadores indicadores mais mais utilizados. utilizados. Alguns indicadores mais importantes da economia:

Os Os indicadores indicadores econmicos econmicos so so grandezas grandezas de de carter carter econmico econmico expressos expressos em em valor valor numrico, numrico, isto isto basicamente o resultado do basicamente o resultado do encadeamento de variaes encadeamento de variaes percentuais percentuais ao ao longo longo de de um um interregno interregno de de tempo tempo de de algo algo que que se se queira queira medir, medir, por por exemplo exemplo a a inflao, inflao, juros, juros, os os custos custos de de produo produo de de determinado determinado produto, produto, etc. etc. So So muito muito utilizados utilizados porque facilitam o clculo porque facilitam o clculo de de variaes variaes percentuais acumuladas entre percentuais acumuladas entre determinados perodos do tempo. determinados perodos do tempo. Eles Eles tm tm como como objetivo objetivo Aferio dos nveis de Aferio dos nveis de desenvolvimento desenvolvimento de de pases, pases, regies, regies, empresas empresas podendo podendo naturalmente naturalmente fazer-se a comparao entre fazer-se a comparao entre estas. estas. - Compreender, Compreender, informar informar e e prever prever o o comportamento comportamento de de uma uma economia. economia. - Ajuizar Ajuizar a a poltica poltica econmica econmica do do governo. governo.

Inflao um aumento generalizado dos preos de uma economia, ou seja, a perda do poder aquisitivo da moeda, alguns indicadores de inflao so: INPC, IPCA, IPC FIPE.
Fonte: ainflacao.com ________________________________________________________________________________________

O cmbio funciona como venda, troca ou compra de valores em moedas de outros pases. Ele funciona como parte do sistema monetrio internacional, facilitando a operao comercial entre pases.
Fonte: meuartigo.brasilescola.com _______________________________________________________________________________________________

Juros a remunerao que o poupador precisa ter para se dispor a adiar o consumo presente em prol de um maior consumo futuro e tambm o custo que o tomador paga para antecipar consumo futuro para o presente.

CENTRO CENTRO UNIVERSITRIO UNIVERSITRIO NEWTON NEWTON PAIVA PAIVA CURSO CURSO ADMINISTRAO ADMINISTRAO DE DE EMPRESAS EMPRESAS
Fonte: direitoetrabalho.com

SELIC_ a taxa bsica de juros da economia do Sistema Especial de Liquidao e Custodia.

ADILSON ADILSON CHAVES CHAVES PEREIRA PEREIRA ISAAC ISAAC ANTUNES ANTUNES RIBEIRO RIBEIRO RAFAEL RAFAEL FELIPE FELIPE ROCHA ROCHA DINIZ DINIZ TIAGO TIAGO DE DE OLIVEIRA OLIVEIRA MARIZ MARIZ

______________________________________________________________________________________________

INDICADORES INDICADORES ECONMICOS ECONMICOS NA NA REA REA DA DA CONSTRUO CONSTRUO CIVIL CIVIL

saIBA maIS
NOTCIAS: NOTCIAS: Economia Economia cresce cresce 0,2% 0,2% no no primeiro primeiro trimestre trimestre de de 2012 2012 aponta aponta IBGE IBGE Pelo Pelo lado lado da da demanda demanda em em relao relao ao ao trimestre anterior, o consumo trimestre anterior, o consumo das das famlias famlias cresceu cresceu 1% 1% no no primeiro primeiro trimestre trimestre de de 2012 2012 ante ante o o ltimo ltimo de de 2011. 2011. A A demanda demanda do do governo governo aumentou aumentou 1,5% 1,5% e ea a formao formao bruta bruta de capital fixo (que representa de capital fixo (que representa o o investimento investimento em em mquinas mquinas e e equipamentos equipamentos e e na na construo construo civil) civil) caiu caiu 1,8%, 1,8%, sempre sempre na na mesma mesma base base de de comparao comparao e e na na srie srie com com ajuste ajuste sazonal. sazonal.

Alguns indicadores mais importantes na rea da construo civil: Na construo civil existem vrios indicadores econmicos os quais so muito importantes em tomadas de decises, porque atravs deles existe a possibilidade de fazer uma anlise do cenrio econmico. Alguns indicadores utilizados na construo civil so SINAPI, CUB, FIPE ZAP, INCC.
________________________________________________________________________________________

O SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e ndices da Construo Civil) um sistema de pesquisa mensal que informa os custos e ndices da construo civil e tem a CAIXA ECONOMICA FEDERAL e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE como responsveis pela divulgao oficial dos resultados, ou seja, manuteno, atualizao e aperfeioamento do cadastro de referncias tcnicas, mtodos de clculo e do controle de qualidade dos dados disponibilizados.
_______________________________________________________________________________________________

Investimento Investimento em em baixa baixa


O O investimento, investimento, que que responde responde situao situao de de fraqueza fraqueza da da indstria indstria e e de de queda queda da da confiana confiana ante ante um um cenrio cenrio internacional internacional conturbado, recuou conturbado, recuou 1,8% 1,8% no no primeiro primeiro trimestre trimestre deste deste ano, ano, na na comparao comparao com com o o quarto quarto trimestre trimestre do do ano ano passado, passado, com com ajuste ajuste sazonal. sazonal. O O recuo recuo foi foi maior maior do do que que o o esperado. esperado. A A mdia mdia das das projees projees coletadas coletadas pelo pelo Valor Valor Data Data para para a a Formao Formao Bruta Bruta de de Capital Capital Fixo Fixo (FBCF, (FBCF, medida medida das das contas contas nacionais nacionais do do que que se se investe investe em em mquinas mquinas e e equipamentos e na construo civil) equipamentos e na construo civil) era era de de queda queda de de 1,26%, 1,26%, com com intervalo intervalo entre entre queda queda de de 4,1% 4,1% e e alta alta de de 0,4%. 0,4%.

O CUB/m um ndice que contribui para aferir a variao inflacionria do setor da Construo. Levando em considerao os lotes bsicos de insumos, ou seja materiais de construo, mo de obra, despesas administrativas e equipamentos. Ele calculado com base em diversos projetos-padro estabelecidos pela ABNT NBR 12721:2006, com os seus respectivos pesos constantes na referida norma.
______________________________________________________________________________________________

A A Surpresa Surpresa da da indstria indstria


O O desempenho desempenho da da indstria indstria no no primeiro primeiro trimestre surpreendeu ao crescer trimestre surpreendeu ao crescer 1,7% 1,7% no no perodo, sempre na comparao perodo, sempre na comparao dessazonalizada, dessazonalizada, variao variao que que ficou ficou acima acima das das estimativas estimativas coletadas coletadas pelo pelo Valor Valor Data Data com com nove nove instituies. instituies. indstria indstria de de transformao transformao foi foi a a principal principal responsvel responsvel pela alta no PIB da indstria pela alta no PIB da indstria (que (que tambm tambm leva leva em em considerao considerao eletricidade eletricidade e e gs, gs, gua, gua, esgoto esgoto e e limpeza limpeza urbana, urbana, construo construo civil civil e e extrativa extrativa mineral) mineral) no no primeiro primeiro trimestre, ante o ltimo de 2011, trimestre, ante o ltimo de 2011, segundo segundo o o IBGE. IBGE. Fonte: Fonte: http://www.valor.com.br/ http://www.valor.com.br/

O INCC/FGV elaborado pela Fundao Getlio Vargas, afere a evoluo dos custos de construes habitacionais. uma estatstica contnua, de periodicidade mensal para os 18 municpios das seguintes capitais de estados do pas: Aracaju, Belm, Belo Horizonte, Braslia, Campo Grande, Curitiba, Florianpolis, Fortaleza, Goinia, Joo Pessoa, Macei, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, So Paulo e Vitria. O ndice nacional levantado pela FGV desde Janeiro de 1944. _________________________________________________________ A FIPE se associou ao ZAP, pela qualidade e dimenso de sua base de informaes sobre imveis no Brasil, como parceiro exclusivo na elaborao do 1 ndice nacional de preos do setor imobilirio, o ndice FIPE ZAP de Preos de Imveis Anunciados o mais completo, moderno e eficiente portal de classificados da internet brasileira, fruto da unio de dois dos maiores jornais do pas: Estado e O Globo.
Fonte: Livro Mercado financeiro e de Capitais, Roberto Kerr. Editora:Pearson.

Vous aimerez peut-être aussi