Vous êtes sur la page 1sur 4

A Arte e as obras do artista Marcel Duchamp A arte e as obras do artista Marcel Duchamp, muito mais que pintor e escultor.

Duchamp foi capaz de transcender a arte de seu tempo, question-la, "avilt-la" e para ela traar novos caminhos. Marcel Duchamp (1887-1968), francs, tornou-se cidado americano a partir de 1955. Nascido em uma famlia de artista seu av materno, a me e seus irmos, Jacques Villon, Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon , Duchamp iniciou sua carreira como pintor impressionista, expressionista e cubista arte que abandonou aos 25 anos. Nu descendo a escada considerada sua principal obra deste perodo. Na tela, o artista apresenta uma sobreposio de figuras semi-humanas, ou quase humanas, ou parecidas com seres humanos, descendo uma escada, sugerindo a idia de um movimento contnuo.

Duchamp em seu estdio na 67th Street/Nova York Fotomontagem por Kiesler

Nu descendo a escada Recepcionado com frieza pelo Salon des Indpendants - crculo cubista - e retirado antes da abertura do PlayTech [news]

Estudio de Duchamp em foto de Man Ray obras marcel duchamp: In Advance of the Broken Arm (1915)

Duchamp teve tambm seu perodo Dadasta. bvio, um artista de sua categoria no poderia se ausentar, ou se omitir, neste que foi o movimento artstico contra a Primeira Guerra Mundial, com suas caractersticas pessimista, ctica e a favor do desequilbrio. Vamos grande contribuio de Duchamp arte. Duchamp foi o criador do conceito de ready made (outras grafias: readymade/ready-made), ou procedimento apropriativo. O que vem a ser isto (?), voc deve estar se perguntando. Em linguagem bem simples: o uso de objetos construdos para outros fins utilizados pela, e para, a arte. Nada mais atual, voc com certeza concordar comigo. Veja Qual o suporte das artes?

Obras marcel duchamp: Bicycle Wheel (1913) Roda de Bicicleta em um banquinho Foto tirada no estdio de Duchamp (+/- 1917)

Obras marcel duchamp: Fonte (1917) da Federao Paulista de Xadrez

Continuando o raciocnio. O que h de to importante neste conceito? Duchamp abriu um caminho para as artes muito maior que o simples procedimento de apropriao em si mesmo. O conceito de ready made abriu aos artistas as portas para o uso de quaisquer objetos, inclusive o corpo humano, como objetos destinados arte. Duchamp se referiria a sua criao: no tenho muita certeza se o conceito de ready made no foi a nica idia realmente importante sada de minha obra O que Duchamp trouxe para a arte, na verdade, foi o mundo e o mundo todo, inclusive a humanidade e suas produes. Duchamp fez morrer as tradicionais formas de se fazer arte; questionou museus, objeto, ato criativo. E, alm, fez surgir uma pergunta at hoje sem resposta definitiva: "Pode algum fazer obras que no sejam obras de arte?"

O artista no poderia se restringir aos objetos inanimados. Foi Duchamp, em parceria com Man Ray (1890-1976) na qualidade de fotgrafo , o primeiro artista a explorar o corpo como suporte para a arte: primeiro, em 1919, quando raspa seu cabelo e cria em seu couro cabeludo uma estrela cadente; depois, em 1921, quando realiza uma espcie de performance fotogrfica, travestido de Rrose Slavy, seu alter-ego feminino*.

Marcel Duchamp e Man Ray (1917)

Estudio - obras marcel duchamp Photograph of Duchamps Studio (1916 -1917)

A quarta dimenso conhecida como dimenso temporal, tambm foi objeto de estudos de Duchamp. Nesta rea, o artista trabalhou os problemas ticos, o que, de certa forma, explica sua averso arte retiniana a arte que agrada vista. Duchamp, na verdade, negava a idia da arte visando somente o prazer esttico e o deleite visual. preciso acrescentar, Duchamp tambm foi um grande enxadrista, como o foi em sua prpria vida e arte. Sobre o ato de jogar diria: o meio dos jogadores de xadrez mais simptico que o dos artistas. Estes so completamente confusos, completamente cegos, usam viseira-de-burro.
Rrose Selavy - Feliz a vida (livre traduo) Alter-Ego feminino de Marcel Duchamp

Marcel Duchamp enxadrista

* No Brasil, em 1956, Flvio de Carvalho desfilaria seu modelito Traje Tropical (saia e blusa com abertura sob os braos), pelo Viaduto do Ch/So Paulo.

Links Interessantes sobre o tema: Texto escrito por Marcel Duchamp sobre os ready mades (portugus) Partidas de xadrez online de Duchamp Variaes sobre a obra de Duchamp Nu descendo a escada
Texto produzido por MarGGa Duval para o blog Mol-TaGGe. Post publicado em 11/11/2009, obtendo, at o momento, 18.391 visitas.

Vous aimerez peut-être aussi