Vous êtes sur la page 1sur 19

PROFESSOR PAULO CESAR

PORTAL DE ESTUDOS EM QU CLULA COMBUSTVEL

Meios de transporte: DaimlerChrysler NECAR 5 - Prottipo lanado em Novembro de 2000. Alcana uma velocidade mxima de 150 km/hr e apresenta uma autonomia de 450 km.

Sistemas estacionrios: Central eltrica desenvolvida pela empresa Ballard Generation Systems. Esta central utiliza clulas de combustvel com membrana de permuta protnica e produz uma potncia mxima de 250 kW

Sistemas Portteis: Unidade porttil que produz uma potncia de 50 Watts e um potencial de 12 Volts. Pesa cerca de 3 kg e pode ser utilizada para alimentar rdios, cmaras de vdeo, sensores e transmissores

O Que So? Uma clula de combustvel uma clula eletroqumica que converte continuamente a energia qumica de um combustvel e de um oxidante em energia elctrica, atravs dum processo que envolve essencialmente um sistema eltrodo/eletrlito [Kordesch et al., 1996].

Uma clula de combustvel pode converter mais do que 90% da energia contida num combustvel em energia eltrica e calor. No ano de 1996, as clulas de combustvel com cido fosfrico (CCAF) apresentavam uma eficincia de converso eltrica de 42%, com uma elevada produo de calor [Kordesch et al., 1996.

Como Funcionam
Todas as clulas de combustvel so constitudas por dois eltrodos, um positivo e outro negativo, designados por, ctodo e nodo, respectivamente [Larminie, 2002]. Igualmente, todas as clulas tm um eletrlito, que tem a funo de transportar os ons produzidos no nodo, ou no ctodo, para o eletrodo contrrio, e um catalisador, que acelera as reaes eletroqumicas nos eletrodos.

A modo de exemplo, utilizando o hidrognio como combustvel e o oxignio como oxidante, as reaes no nodo e ctodo na clula de combustvel so as seguintes, respectivamente: nodo: H2(g) 2 H+(aq) + 2 eCtodo: 1/2 O2(g) + 2 H+(aq) + 2 e- H2O(g) O hidrognio (combustvel) alimentado ao nodo da clula de combustvel (ver figura), onde oxidado no catalisador de platina (camada difusiva/cataltica), havendo a produo de dois eltrons e dois prtons hidrognio, H+ (reao nodo). De seguida, os eltrons produzidos pela reao de oxidao do hidrognio so transportados atravs de um circuito eltrico e utilizados para produzirem trabalho (corrente contnua). Por sua vez, os prtons produzidos na reao andica so transportados do nodo para o ctodo, atravs do eletrlito (no centro da clula). No ctodo, o oxignio alimentado e reage com os prtons transportados atravs do eletrlito e com os

eltrons provenientes do circuito eltrico (reao ctodo). O produto final da reao que ocorre no ctodo o vapor de gua. Noutro tipo distinto de clulas de combustvel, o oxignio reduzido pelos eltrons do circuito eltrico no ctodo e, de seguida, o seu on transfere-se atravs do eletrlito para o nodo, onde se combina com os ons hidrognio. A seleo do eletrlito de extrema importncia, visto que este deve permitir somente a transferncia de ons do nodo para o ctodo, ou vice-versa [Cappadonia et al., 2000]. Se os eltrons ou outras substncias transferirem-se atravs do eletrlito do nodo para o ctodo, ou vice-versa, a performance global da clula de combustvel fica seriamente afetada. Por sua vez, de maneira a obter-se o funcionamento mais eficiente possvel de uma clula de combustvel, os eltrodos devem ter elevadas reas de contacto e o eletrlito deve ter uma espessura reduzida [Larminie, 2002]. Um eletrlito comum nas clulas de combustvel um cido, com ons H+ mveis. Na prtica, cada uma das clulas de combustvel pode produzir uma diferena de potencial inferior ou igual a 1 V. Isto significa que para se obterem nveis teis de potncia eltrica tm de se associar diversas clulas de combustvel em srie (pilha). Deste modo, um sistema de clulas de combustvel apresenta a vantagem de ser modular e, por isso, tem a possibilidade de ser construdo para uma ampla gama de potncias eltricas, podendo ir dos mWatts at aos MWatts [Kordesch et al., 1996]. As clulas de combustvel so interligadas entre si por pratos bipolares (ver figura). Estes pratos devem ser bons condutores de eletricidade, e ter canais ao longo da sua superfcie, de maneira a possibilitar o escoamento do combustvel no nodo e do ar ou oxignio no ctodo. Ao mesmo tempo, estes devem permitir um bom contacto eltrico com os eltrodos, ser o menos espesso possvel e de fabrico barato. Um requisito adicional o de evitar as fugas de reagentes [Cappadonia et al., 2000]. O desenho e o fabrico das conexes entre as clulas de combustvel de extrema importncia para o sistema, e contribui em grande parte

para o custo da pilha [Thomas et al., 1999].

Tipos de Clulas
Muitos dos requisitos apresentados pelos sistemas eltricos convencionais implicam desafios tcnicos especficos para as clulas de combustvel. Por exemplo, de maneira a ter uma maior flexibilidade em relao ao combustvel e melhor utilizao do calor produzido, uma clula de combustvel dever funcionar a temperaturas elevadas. De maneira a responder aos diversos desafios tcnicos, os investigadores desenvolveram diferentes tipos de clulas de combustvel.

Os diferentes tipos de clulas de combustvel so os seguintes: Clulas de combustvel com membrana de permuta protnica (CCMPP)
A clula de combustvel com membrana de permuta protnica apresenta a vantagem da sua simplicidade de funcionamento. O eletrlito nesta clula de combustvel uma membrana de permuta inica (polmero cido sulfnico fluorizado ou outro polmero similar) que boa condutora de prtons do nodo para o ctodo. Por sua vez, o combustvel utilizado o hidrognio com elevado grau de pureza [Kordesch et al., 1996]. O nico lquido na clula a gua e, devido a esse fato, os problemas de corroso so mnimos [Cappadonia et al., 2000]. A presena da gua lquida na clula de extrema importncia porque a membrana de permuta protnica deve ser mantida hidratada durante o funcionamento da clula de combustvel. Devido

s limitaes apresentadas em relao temperatura, impostas pelo polmero da membrana e pela necessria da hidratao da membrana, esta clula de combustvel funciona para temperaturas, usualmente, inferiores a 100 C [Cappadonia et al., 2000]. Sendo assim, as velocidade de reao reduzidas so compensadas pela utilizao de catalisadores e eletrodos sofisticados. O catalisador utilizado a platina e desenvolvimentos recentes permitiram a utilizao de pequenas quantidades de catalisador, sendo o custo da platina uma pequena parte no preo total da CCMPP. Para alm do hidrognio como combustvel, as clulas de combustvel CCMPP podem funcionar com combustveis alternativos (clulas de combustvel indiretas), desde que estes sejam previamente convertidos em hidrognio. Os combustveis utilizados CCMPP indiretas podem ser, por exemplo, metanol, etanol, metano, propano, etc.. Uma variante importante da CCMPP a clula de combustvel com alimentao directa de metanol (CCDM). Como combustvel, o metanol tem diversas vantagens em relao ao hidrognio para alm de ser lquido temperatura ambiente, este pode ser facilmente transportado e armazenado [Hirschenhofer et al., 1998]. Os principais problemas das CCDM so o sobrepotencial eletroqumico no nodo, o que torna a clula menos eficiente, e o fato do metanol difundir atravs da membrana de permuta protnica (MPP) do nodo para o ctodo. No entanto, no presente, os investigadores desta tecnologia esto a alcanar progressos importantes que resolvem parcialmente estes problemas, tornando este tipo de clulas de combustvel potencialmente til para ser utilizado em equipamentos eltricos portteis e, igualmente, em meios de transporte [Larminie, 2002]. Reaes CCMPP nodo: H2(g) 2 H+(aq) + 2 eCtodo: 1/2 O2(g) + 2 H+(aq) + 2 e- H2O(l)

Reaes CCDM nodo: CH3OH(aq) + H2O(l) CO2 Ctodo: 6 H+(aq) + 6 e- + 3/2 O2(g

Clulas de combustvel alcalinas (CCA)

Nas clulas de combustvel alcalinas, o eletrlito utilizado uma soluo concentrada de KOH (85 %peso) para temperaturas elevadas (~ 250 C) e menos concentrada (35 50 %peso) para temperaturas interiores (< 120 C) [Larminie, 2002]. As pilhas CCA utilizadas no programa Apollo da NASA utilizavam uma soluo de KOH com 85 %peso e funcionavam temperatura de 250 C [Kordesch et al., 1996]. O problema das velocidades de reao baixas (baixas temperaturas) superado com a utilizao de eltrodos porosos, com platina impregnada, e com a utilizao de presses elevadas. Neste tipo de clulas de combustvel, a reduo do oxignio no ctodo mais rpida em eletrlitos alcalinos, comparativamente com os cidos e, devido a isso, existe a possibilidade da utilizao de metais no nobres neste tipo de clulas [Larminie, 2002]. As principais desvantagens desta tecnologia so o fato dos eletrlitos alcalinos (p. ex. NaOH e KOH) dissolverem o CO2 e a circulao do eletrlito na clula, tornando o funcionamento desta mais complexo [Larminie, 2002]. No entanto o eletrlito apresenta custos reduzidos.

Reaes CCA nodo: H2(g) + 2 OH-(aq) 2 H2O(l) + 2 eCtodo: 1/2 O2(g) + H2O(l) + 2 e- 2 OH-(aq)

Clulas de combustvel cido fosfricas (CCAF)


As clulas de combustvel cido fosfricas foram as primeiras a ser produzidas comercialmente e apresentam uma ampla aplicao a nvel mundial. Muitas unidades de 200 kW, produzidas pela empresa International Fuel Cells Corporation esto instaladas nos Estados Unidos e na Europa [Larminie, 2002].

Neste tipo de clulas de combustvel, o eletrlito utilizado o cido fosfrico a ~100%, funcionando a temperaturas entre 160 C e 220 C. Para temperaturas baixas, o cido fosfrico um mau condutor inico e o envenenamento da platina pelo CO no nodo torna-se mais severo. A estabilidade relativa do cido fosfrico elevada em comparao com outros cidos comuns e, consequentemente, a clula de combustvel CCAF pode produzir energia eltrica a temperaturas elevadas (220C). Para alm disso, a utilizao de um cido concentrado (~100 %) minimiza a presso de vapor da gua, facilitando a gesto da gua na clula. O suporte utilizado universalmente para o cido o carboneto de silicone e o eletrocatalisador utilizado no nodo e ctodo a platina [Kordesch et al., 1996]. O problema do armazenamento do hidrognio pode ser resolvido pela transformao do metano em hidrognio e dixido de carbono, mas o equipamento necessrio para esta operao acrescenta clula custos considerveis, maior complexidade, e tamanho superior [Larminie, 2002]. No entanto, estes sistemas apresentam as vantagens associadas simplicidade de funcionamento da tecnologia das clulas de combustvel, disponibilizando um sistema de produo de energia eltrica seguro e que envolve baixos custos de manuteno. Alguns destes sistemas funcionaram continuamente durante diversos anos sem qualquer necessidade de manuteno ou interveno humana [Larminie, 2002]. Reaes CCAF nodo: H2(g) 2 H+(aq) + 2 eCtodo: 1/2 O2(g) + 2 H+(aq) + 2 e- H2O(l)

Clulas de combustvel de carbonato fundido (CCCF)

A clula de combustvel de carbonato fundido utiliza como eletrlito uma combinao de carbonatos alcalinos (Na, K, Li), que so estabilizados num suporte de LiAlO2. Este tipo de clulas de combustvel funciona na gama de temperaturas entre 600 e 700 C, para as quais os carbonatos alcalinos formam um sal altamente condutor de ons (on carbonato). Para temperaturas elevadas pode-se utilizar o nquel como catalisador no nodo e xido de nquel no ctodo, no sendo necessria a utilizao de metais nobres [Hirschenhofer et al., 1998]. Devido s temperaturas elevadas de operao, neste tipo de sistema pode utilizar-se diretamente gs natural, no havendo a necessidade da utilizao de reformadores externos. No entanto, esta simplicidade contraposta pela natureza do eletrlito, uma mistura quente e corrosiva de ltio, potssio e carbonatos de sdio.

Reaes CCCF nodo: H2(g) + CO32- H2O(g) + CO2(g) + 2 eCtodo: 1/2 O2(g) + CO2(g) + 2 e- CO32-

Clulas de combustvel de xido slido (CCOS)

As clulas de combustvel de xido slido funcionam na gama de temperaturas entre os 600 e os 1000 C, possibilitando assim velocidades de reao elevadas sem a utilizao de catalisadores nobres [Hirschenhofer et al., 1998]. O eletrlito utilizado neste tipo de clula um metal xido, slido e no poroso, usualmente Y2O3-estabilizado em ZrO2. Na gama de temperaturas elevadas de funcionamento, os ons de oxignio so transportados do nodo para o ctodo. O metano pode ser utilizado diretamente, no sendo necessria a utilizao de uma unidade de reformao externa [Larminie, 2002]. No entanto, os materiais cermicos que constituem estas clulas acarretam dificuldades adicionais na sua utilizao, envolvendo custos de fabrico elevados e sendo necessrios muitos equipamentos extra para que a clula produza energia eltrica. Este sistema extra engloba o de pr aquecimento do combustvel e do ar, e o sistema de arrefecimento. Apesar de funcionar a temperaturas superiores a 1000 C, o eletrlito da CCOS mantm-se permanentemente no estado slido. Tipicamente o nodo Co-ZrO2 ou Ni-ZrO2 e o ctodo SrLaMnO3 [Kordesch et al., 1996].

Reaes CCOS nodo: H2(g) + O2- H2O(l) + 2 eCtodo: 1/2 O2(g) + 2 e- O2-

VANTAGENS E DESVANTAGENS As vantagens das clulas de combustvel so:


Uma clula de combustvel pode converter mais do que 90% da energia contida num combustvel em energia eltrica e calor (no h dependncia do ciclo de Carnot). No ano de 1996, as clulas de

combustvel com cido fosfrico (CCAF) apresentavam uma eficincia de converso eltrica de 42%, com uma elevada produo de calor [Kordesch et al., 1996]. Centrais de produo de energia atravs de clulas de combustvel podem ser implementadas junto dos pontos de fornecimento permitindo a reduo dos custos de transporte e de perdas energticas nas redes de distribuio [Hirschenhofer et al., 1998]. A habilidade para co-gerar calor, ou seja, para alm de produzir eletricidade, produz igualmente vapor de gua quente [Kordesch et al., 1996]. Devido ao fato de no possurem partes mveis, as clulas de combustvel apresentam maiores nveis de confiana comparativamente com os motores de combusto interna e turbinas de combusto. Estas no sofrem paragens bruscas devido ao atrito ou falhas das partes mveis durante a operao. A substituio das centrais termoeltricas convencionais que produzem eletricidade a partir de combustveis fsseis por clulas de combustvel melhorar a qualidade do ar e reduzir o consumo de gua e a descarga de gua residual [Kordesch et al., 1996]. As emisses de uma central eltrica de clulas de combustvel so dez vezes menos do que as normativas ambientais mais restritas. Para alm disso, as clulas de combustvel produzem um nvel muito inferior de dixido de carbono. A natureza do funcionamento permite a eliminao de muitas fontes de rudos associadas aos sistemas convencionais de produo de energia por intermdio do vapor. A flexibilidade no planejamento, incluindo a modulao, resulta em benefcios financeiros e estratgicos para as unidades de clulas de combustvel e para os consumidores. As clulas de combustvel podem ser desenvolvidas para funcionarem a partir de gs natural, gasolina ou outros combustveis fceis de obter e transportar (disponveis a baixo custo). Um reformador qumico que produz hidrognio enriquecido possibilita a utilizao de vrios combustveis gasosos ou lquidos, com baixo teor de enxofre [Kordesch et al., 1996]. Na qualidade de tecnologia alvo de interesse recente, as clulas de combustvel apresentam um elevado potencial de desenvolvimento. Em contraste, as tecnologia competidoras das clulas de combustvel, incluindo turbinas de gs e motores de combusto interna, j atingiram um estado avanado de desenvolvimento.

As desvantagens so:
A necessidade da utilizao de metais nobres como, por exemplo, a platina que um dos metais mais caros e raros no nosso planeta. O elevado custo atual em comparao com as fontes de energia convencionais. A elevada pureza que a corrente de alimentao hidrognio deve ter para no contaminar o catalisador. Os problemas e os custos associados ao transporte e distribuio de

novos combustveis como, por exemplo, o hidrognio. Os interesses econmicos associados s indstrias de combustveis fsseis e aos pases industrializados.

APLICAES
As aplicaes mais importantes para as clulas de combustvel so as centrais de produo de eletricidade estacionrias e de distribuio, veculos eltricos motorizados e equipamentos eltricos portteis [Hirschenhofer et al., 1998].

I. Centrais eltricas estacionrias


Uma das caractersticas das clulas de combustvel o fato do tamanho exercer praticamente nenhuma influncia sobre a eficincia. Isto significa que podem ser desenvolvidas centrais de produo eltrica pequenas, com elevadas eficincias, evitando os custos excessivos envolvidos no desenvolvimento da centrais eltricas convencionais [Hirschenhofer et al., 1998]. Como resultado deste fato, inicialmente, as centrais eltricas com clulas de combustvel foram desenvolvidas para produzirem potncias na gama dos kW at aos MW. Assim que estas unidades sejam comercializadas e a diminuio dos preos seja alcanada, as clulas de combustvel podem passar a ser utilizadas em centrais estacionrias de produo de eletricidade devido sua elevada eficincia [Hirschenhofer et al., 1998]. Um exemplo prtico pode ser uma central eltrica a clulas de combustvel produzida pela empresa UTC (ver figura). Esta central est instalada numa cervejeira japonesa (Asahi Brewery) e produz energia eltrica a partir de gases residuais do processo de fermentao. A potncia mxima que produz de 200 kW.

II. Centrais eltricas de distribuio


As centrais eltricas de distribuio com clulas de combustvel so sistemas pequenos e modulares que apresentam a possibilidade de serem implementadas nas proximidades do ponto de utilizao. O sistema tpico produz uma potncia eltrica inferior a 30 MW, envolvendo emisses de poluentes consideradas desprezveis, comparativamente com os sistemas tradicionais de combusto [Hirschenhofer et al., 1998] Sendo uma tecnologia recente, nos momentos iniciais de desenvolvimento esta envolvia custos elevados. No entanto, na atualidade os custos envolvidos so cada vez menores devido ao crescente aumento da capacidade de produo. Alis, para este tipo de sistemas, os custos so praticamente insensveis em relao ao tamanho. Isto torna-os ideais para uma grande diversidade de aplicaes onde podem ser utilizados para terem conformidade com as necessidades do consumidor [Hirschenhofer et al., 1998]. Os sistemas de clulas de combustvel apresentam tambm a vantagem de emitirem baixos nveis de rudo. Esta qualidade possibilita a sua colocao junto dos pontos de consumo de energia eltrica. Estes sistema apresentam igualmente eficincias superiores comparativamente com outros sistemas convencionais. A eficincia pode ainda ser aumentada com a utilizao de um sistema de aproveitamento do calor libertado pela gua residual produzida. Desta forma, pode utilizar-se um sistema combinado de produo de calor e de potncia eltrica [Kordesch et al., 1996]. A primeira gerao de clulas de combustvel de cido fosfrico j foram comercializadas com um sucesso relativo. Por sua vez, esperado que a segunda gerao de clulas de combustvel venha a ser apresentada no decorrer do ano de 2002. No presente esto a realizar-se diversos esforos de investigao para desenvolverem-se novos materiais cermicos e melhorar diferentes tcnicas de fabrico de maneira a reduzir os custos de produo [Kordesch et al., 1996]. Na actualidade, a empresa H Power comercializa a unidade

estacionria RCU 1-10 kW AC (ver figura). Este sistema de produo de energia elctrica utiliza clulas de combustvel com membrana de permuta protnica (CCMPP). Os combustveis utilizados podem ser o gs natural e o propano. Esta unidade capaz de produzir uma potncia elctrica na gama dos 3 a 10 kW. A unidade dispe de um modulo adicional de recuperao de calor de maneira a produzir gua quente para sistemas de aquecimento central.

III. Veculos eltricos motorizados


Nos ltimos anos da dcada de 1980 passou a existir um interesse crescente no desenvolvimento de clulas de combustvel para utilizao em veculos motorizados ligeiros e pesados [Kordesch et al., 1996]. O principal interesse deste desenvolvimento a necessidade de meios de transporte menos poluentes e eficientes. Um veculo motorizado que utilize o hidrognio como combustvel no emite qualquer poluente para a atmosfera. Com outros combustveis, o sistema de clulas de combustvel utiliza um processador para converter esses mesmos combustveis em hidrognio, possibilitando um poder de trao eltrico eficiente e com uma emisso praticamente desprezvel de gases associados s chuvas cidas e efeito de estufa. Para alm dos aspectos citados anteriormente, os veculos que utilizam clulas de combustvel apresentam as vantagens de disponibilizarem eletricidade extra para componentes do automvel e de envolverem baixos custos de manuteno devido ao fato de terem poucas partes em movimento. A investigao e o desenvolvimento da tecnologia das clulas de combustvel aplicada aos veculos motorizados financiada pelo governos do Norte da Amrica, Europa e Japo, assim como, pelas principais construtoras mundiais de automveis [Hirschenhofer et al., 1998]. Recentemente, a maior atividade no desenvolvimento de clulas de combustvel para meios de transporte foi focada nas clulas de combustvel com membrana de permuta protnica (CCMPP).

Em 1993, a empresa Ballard Power Systems apresentou um autocarro com 10 metros de comprimento com um sistema de 120 kW (ver figura), seguido de um sistema de 200 kW, com 12 metros, em 1995 [Hirschenhofer et al., 1998]. Estes autocarros utilizam o hidrognio como combustvel (veculos com emisses zero). Em colaborao com a Ballard, a Daimler-Chrysler construiu uma srie de veculos motorizados ligeiros que utilizam clulas de combustvel do tipo CCMPP (ver figura). Estes veculos foram intitulados pela abreviatura NECAR (Non Emission Car). A primeira gerao destes veculos, NECAR 1 e 2, foi alimentada a hidrognio. Por sua vez, o NECAR 3 (modelo classe A) introduziu a utilizao do metanol como fonte de hidrognio (utilizao de reformador). De seguida, em 1999, com o NECAR 4 foi adotado novamente o hidrognio como combustvel direto das CCMPP. Mais recentemente, em Novembro de 2000, a DaimlerChrysler apresentou o modelo mais recente da famlia NECAR, o NECAR 5. Este automvel adotou novamente o metanol lquido como fonte de hidrognio. A velocidade mxima deste veculo de 150 km/hr e apresenta uma autonomia de ~480 km. Comparativamente com o NECAR 3, o sistema de clulas de combustvel da verso 5 50% mais eficiente, tem metade do tamanho e pesa menos 300 kg. No ano de 2004, a Daimler-Crysler planeia introduzir no mercado os automveis eltricos movidos a clulas de combustvel. At essa data, os engenheiros da empresa iro focar os seus esforos na otimizao da confiana do sistema de conduo e na reduo dos custos. Na opinio dos engenheiros da Daimler-Crysler, o futuro da aplicao das clulas de combustvel em meios de transporte passa pelo desenvolvimento da tecnologia CCDM. Desta maneira, o sistema de produo de eletricidade simplificado porque no existe a necessidade da utilizao de reformadores para a produo de hidrognio a partir do metanol. Outros construtores de automveis, incluindo a General Motors, Volkswagen, Volvo, Honda, Nissan, Toyota e Ford, anunciaram igualmente planos para o desenvolvimento de prottipos que utilizam clulas de combustvel com membrana de permuta protnica e so alimentados a hidrognio, metanol ou gasolina [Hirschenhofer et al., 1998].

IV. Equipamentos eltricos portteis


O tipo de clulas de combustvel mais utilizadas em equipamentos portteis so as clulas de combustvel alcalinas e com membrana de permuta protnica. Isto porque estes tipos de clulas so aquelas que apresentam uma maior independncia da performance em relao ao tamanho. Os combustveis com maior potencialidade de utilizao so o metanol e o etanol, devido sua facilidade de armazenamento e de abastecimento [Hirschenhofer et al., 1998]. Estas miniaturas de clulas de combustvel, quando disponveis no mercado, iro possibilitar aos consumidores a utilizao de telemveis durante um ms sem a necessidade de recarga eltrica. As clulas de combustvel iro revolucionar o mundo da energia porttil, fornecendo energia durante perodos de tempo muito mais alargados a computadores portteis e equipamentos eletrnicos. Outras aplicaes para clulas de combustvel em miniatura so as cmaras de vdeo, agendas eletrnicas, televisores portteis, leitores de DVD e todos os outros equipamentos portteis que utilizam energia eltrica [Hirschenhofer et al., 1998]. Recentemente, o Instituto de Tecnologia Avanada da empresa Samsung desenvolveu uma clula de combustvel que pode ser utilizada num telemvel. Esta trata-se de uma clula de combustvel com alimentao direta de metanol (CCDM) que produz uma densidade de potncia de 32 mW/cm2. O tamanho desta igual ao de um carto de crdito e a temperatura de funcionamento de 20 C. A transferncia de metanol atravs da MPP foi reduzida em 30%, resultando num aumento da densidade de potncia para 180 mW/cm2 a 80 C, 100 mW/cm2 a 30 C e 32 mW/cm2 a 20 C. A empresa ir comercializar esta clula de combustvel em 2004 ou 2005.

QUE FUTURO?
O aumento da poluio (legislao cada vez mais exigente), as limitaes nas reservas de combustveis fsseis e a ausncia de

regulaes no setor de distribuio de energia (perdas eltricas, acidentes com radiaes eletromagnticas, localizao e custos de centrais eltricas) so preocupaes que a nvel global esto a alarmar cada vez mais a humanidade. Estas questes representam uma fora motriz forte para a investigao e desenvolvimento de novas fontes de energia amigas do ambiente, altamente eficientes e com ciclos de vida renovveis. Independentemente da escolha de combustvel (hidrognio, metanol, metano, etano, etanol) as clulas de combustvel representam uma alternativa eficiente para a converso de energia no futuro. Num pequeno perodo de tempo, um grande nmero de organizaes e empresas assumiram o desafio de iniciarem a comercializao de clulas de combustvel. Muitos aspectos importantes ligados tecnologia das clulas de combustvel foram discutidos, embora muitas outras reas como, por exemplo, modelizao, catlise, fabrico industrial e controlo, representam desafios adicionais espera de serem compreendidos e solucionados. Na qualidade de tecnologia alvo de interesse recente, as clulas de combustvel apresentam um elevado potencial de desenvolvimento. Em contraste, as tecnologia competidoras das clulas de combustvel, incluindo turbinas de gs e motores de combusto interna, j atingiram um estado avanado de desenvolvimento. Para este tipo de tecnologias so esperados no futuro pequenas melhorias, envolvendo obrigatoriamente um aumento de custos e de temperaturas de funcionamento, e por consequncia um aumento das emisses poluentes de xidos de nitrognio. No entanto, como foi referido na seo das desvantagens, para as clulas de combustvel ainda existem diversos problemas importantes por resolver de maneira a lanar a tecnologia no comercio em larga escala. No dia a dia surgem novos

desenvolvimentos como, por exemplo, novas membranas de permuta protnica, melhores catalisadores, melhores desenhos das clulas e novos modos de funcionamento dinmicos. Atualmente, diversas solues possveis para os problemas das clulas de combustvel esto a ser investigadas e desenvolvidas. Neste contexto, a Engenharia Qumica pode assumir uma funo de extrema relevncia no empenho de tornar comercial uma tecnologia limpa, eficiente e renovvel. O planeta e o Homem agradecem!

NOVIDADES Meios de Transporte


A Nissan planeia iniciar a comercializao de automveis com clulas de combustvel em 2003 No prximo ano, a empresa Nissan Motor Co Ltd. planeia vender o seu primeiro automvel com clulas de combustvel, antecipando o plano original de incio de comercializao em 2005. A Nissan est a colaborar com o seu parceiro Renault SA (RENA) de Frana no desenvolvimento das clulas de combustvel. mais informaes (Fonte: Fuel Cells 2000)

Sistemas estacionrios
A empresa Plug Power lanou o novo sistema GenSys5C A Plug Power Inc. acabou de lanar o GenSys5C, um novo sistema de clulas de combustvel que combina a gerao de calor com potncia, no Town Hall em Babylon, N.Y. A unidade Plug Power GenSys5C produz calor suplementar e electricidade, e capaz de gerar 5kW de potncia e 9kW de calor. Esta unidade tem disponibilidade imediata, com um perodo de tempo encomenda-entrega de 8 a 10 semanas. mais informaes (Fonte: Fuel Cells 2000) A General Motors planeia vender Back-up Power Systems A General Motors Corp. planeia ter um prottipo de uma central elctrica estacionrio com clulas de combustvel para aplicao em sistemas de recuperao de energia e o seu primeiro cliente em 2004. Clientes como hospitais, redes de telemveis e centros de processamento de cartes de crdito pagam centenas de dlares por kWhora para disporem de corrente elctrica contnua. Este desenvolvimento permitir tambm o melhoria das clulas de combustvel que, para meados do final da dcada, iro ser aplicadas a veculos automveis. mais informaes (Fonte:Fuel Cells 2000)

Sistemas portteis
A empresa GES apresentou um novo sistema CCDM A Giner Electrochemical Systems (GES) apresentou um novo sistema de clulas de combustvel com alimentao directa de metanol (CCDM), que utiliza uma soluo aquosa de metanol para alimentar metanol e vapor de gua ao nodo. A quantidade de gua na corrente de sada do ctodo significativamente menor do que a da CCDM convencional (metanol lquido). mais informaes (Fonte: Fuel Cells 2000)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Livros


Hirschenhofer, J. H.; Stauffer, D. B.; Engleman ,R. R.; Klett, M. G., "Fuel Cell Handbook", 4th ed., Parsons Corporation, (1998) Kordesch, K.; Simader, G., "Fuel Cells and their applications", VCH Publishers, (1996) Thomas, S.; Zalbowitz, M., "Fuel Cells : Green Power", Los Alamos National Laboratory, (1999)

Artigos Cientficos
Brown, L., "This year may be second warmest on record", Earth Policy Institute, (2001) Cappadonia, M.; Stimming, U.; Kordesch, K.; Oliveira, J. C., "Fuel Cells", Ullmanns Encyclopedia of Industrial Chemistry, John Wiley & Sons, Inc., (2000) Larminie, J., "Fuel Cells", Kirk-Othmer Encyclopedia of Chemical Technology, John Wiley & Sons, Inc., (2002) Schmidt, R., "Discovering the principle of the fuel cell at home or in school", FUELCELLKIT, (2000) St-Pierre, J.; Wilkinson, D., "Fuel Cells: a New, Efficient and Cleaner Power Source", AIChE Journal, 47, 7,(2001)

Vous aimerez peut-être aussi