Vous êtes sur la page 1sur 32

Valer - educao Vale

Grandezas e Medidas

Caro Aluno
Caro Aluno, Bem vindo ao MUNDO VALE. Este mdulo foi dividido em duas aulas, onde voc pde conhecer melhor a nossa empresa. Desejamos muito SUCESSO a voc!

Mensagem de direitos autorais: proibida a duplicao ou reproduo deste

material, ou parte do mesmo, sob qualquer meio, sem autorizao expressa da Vale.

SUMRIO
>> Introduo >> Medidas de Comprimento
Mltiplos e Submltiplos do Metro Unidades compostas Exerccios

4 6
6 9 12

>> Medidas de superfcie


Exerccios

14
16

>> Medidas de Volume


Mltiplos e submltiplos do metro cbico Leitura das medidas de volume Transformao de unidades Exerccios

18
18 18 19 19 19 22 22 25

>> Medidas de Massa


Quilograma e Grama Exerccios

>> Medidas de Capacidade


Transformao de unidades Exerccios

26
27 28

>> Medidas de Tempo


Exerccios

29
31

>> Introduo

edir comparar grandezas da mesma natureza. O primeiro passo tomar conhecimento do que ser mensurado: o peso de um objeto, a capacidade de um recipiente, o comprimento de um espao, a distncia at um determinado local ou o tempo para a execuo de uma tarefa. O passo seguinte escolher o instrumento adequado a cada medio para, s ento, decidir qual unidade expressar o resultado. Para conhecer uma distncia, calcular o volume de um determinado slido ou determinar se h tempo para executar uma ao, realizamos medies, e, conseqentemente, utilizamos suas respectivas grandezas. Entre as principais medidas, destacamos peso, volume, rea, comprimento e tempo. Existem outras, at algumas muito modernas, tais como a capacidade de armazenamento nas mdias de computador, por exemplo. Como funcionrio da Vale, uma empresa que lida com um grande nmero de diferentes matrias-primas e extrai um volume gigantesco de minrios, voc ver o quo importante saber calcular reas, volumes e distncias, alm claro, de ter que saber como converter as diferentes medidas. O sistema mtrico decimal Nem sempre existiu um padro para a medida das coisas. Isso significava que uma determinada quantidade de sal ou acar, por exemplo, podia ser medida em unidades completamente distintas, dependendo de se estar na Inglaterra, no Brasil ou no Japo. Mas nem preciso ir para fora do pas ou recuar no tempo para observar a confuso. Observe a medida agrria do alqueire em diversos Estados brasileiros: Alqueire em So Paulo 2,42 hectares; Alqueire em Minas, Rio de Janeiro e Gois 4,84 hectares; Alqueire na Bahia 9,68 hectares; Alqueire no Norte 2,72 hectares. No preciso mencionar a confuso que tal prtica ocasiona em qualquer transao comercial. Outras unidades de medida consagradas pelo tempo e que se mostram curiosas para ns, hoje em dia, so:

O tamanho dos ps, palmos e polegadas, assim como a distncia entre


a ponta do nariz e a extremidade do dedo mdio (o cvado). Estas medidas foram inventadas pelos antigos egpcios e mais tarde adotadas pelos gregos e pelos romanos. Obviamente, as medidas variavam de acordo com o tamanho de quem fazia as medies. Outras vezes, valia o tamanho do p dos reis, por exemplo.

4 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Na Idade Mdia, tornou-se comum, na Europa, esculpir na parede externa de


igrejas e castelos, em baixo-relevo, a medida de um cvado. Assim, cada castelo determinava aproximadamente suas prprias medidas.

Tambm no Egito antigo, as medidas de alimentos eram feitas no por peso


(inexistiam as balanas), mas pelo nmero de cuias que estes ocupavam.

No sculo 4 a.C., o imperador Alexandre Magno criou a profisso do medidor


de distncias em passos. Cada mil passos equivaliam a uma milha, unidade que at hoje utilizada nos pases que tiveram influncia da cultura anglo-sax. Veja nos velocmetros dos carros em filmes americanos: a velocidade est sempre expressa em milhas por hora.

Em 1305, o rei Eduardo I, da Inglaterra, determinou que uma polegada seria igual
a trs gros secos de cevada dispostos lado a lado em seu comprimento mximo. A idia no vingou, mas a medida foi adotada para determinar a numerao de calados: um sapato de tamanho 37, originalmente, equivalia a 37 gros secos alinhados. Foi em 1789 que a Academia de Cincias da Frana criou um sistema de medidas baseado numa constante natural. A referncia escolhida deveria ser uma frao da circunferncia da Terra, no caso, a dcima milionsima parte do comprimento de um quarto do meridiano terrestre, que recebeu o nome de metro, derivado do grego metron (medida). A partir dessa medida inicial, implantaram-se seus mltiplos e submltiplos, baseados em um Sistema Decimal, que recebeu o nome de Sistema Mtrico Decimal, que acabou sendo adotado internacionalmente. Inicialmente, o sistema inclua trs unidades bsicas de medida: o metro, o litro e o quilograma. Recentemente, o desenvolvimento cientfico e tecnolgico passou a exigir medies cada vez mais precisas e diversificadas, e, a partir de 1960, o sistema foi substitudo pelo Sistema Internacional de Unidades - SI, mais complexo e sofisticado. As medidas bsicas, no entanto, continuam a adotar o modelo decimal.

>> Medidas de Comprimento

comprimento significa uma medida unidimensional, tal como uma linha reta, e tanto pode servir para medir o comprimento de um objeto quanto uma distncia entre dois pontos. Voc pode utilizar essa medida para expressar desde o tamanho da lateral de uma mesa at o comprimento de uma estrada. Sua unidade fundamental o metro, o que significa que esta medida utilizada como padro, sendo todas as demais unidades mltiplas ou submltiplas do metro. Alis, j notou como nas Olimpadas as distncias das provas so medidas em metros? Isto ocorre por tratar-se da Unidade Fundamental de comprimento (distncia, altura etc.). As provas so 100 metros, 200 metros, 110 metros com barreiras, 1.500 metros, 10.000 metros, 100 metros nado livre etc. Uma exceo notvel a maratona, que tem pouco mais que 42 quilmetros. Isto ocorre porque para distncias muito grandes voc deve utilizar os mltiplos do metro, assim como para medidas muito pequenas voc deve se valer dos chamados submltiplos da unidade fundamental, como o centmetro ou o milmetro.

Mltiplos e Submltiplos do Metro


Embora o metro seja a unidade fundamental, nem sempre a sua utilizao ser a mais prtica. Por exemplo, entre o Rio de janeiro e So Paulo a distncia de aproximadamente 400.000 metros. Por tratar-se de um nmero muito grande, muito mais adequado express-la como 400 quilmetros. Na outra ponta, o seu celular tem uma altura de cerca de 0,012 metros. Por tratar-se de uma medida muito pequena, mais prtico express-la como 12 centmetros. Observe o quadro de mltiplos e submltiplos da Unidade Fundamental:
Mltiplos
quilmetro hectmetro decmetro km 1.000 m hm 100 m dam 10 m

Unidade Fundamental
metro m 1m

Submltiplos
decmetro dm 0,1 m centmetro milmetro cm 0,01 m mm 0,001 m

6 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Para formar os mltiplos e submltiplos do metro, valemo-nos dos prefixos, que se associam Unidade Fundamental. Procure fixar na memria o significado de cada um deles, listados a seguir, pois eles so utilizados para a formao dos mltiplos e submltiplos de quase todas as outras medidas. No difcil. Veja: Quilo (k) = Vale 1.000 vezes a unidade; Hecto (h) = Vale 100 vezes a unidade; Deca (da) = Vale 10 vezes a unidade; Deci (d) = Vale a dcima parte da unidade; Centi (c) = Vale a centsima parte da unidade; Mili (m) = Vale a milsima parte da unidade. Jamais utilize os prefixos desacompanhados de suas unidades fundamentais. Nesse caso, o metro, pois eles nada significam isoladamente. A nica exceo, como veremos mais tarde, com relao ao quilo como medida de peso. Para uma melhor compreenso, observe a tabela a seguir, que representa as equivalncias a 1, 10, 100 e 1.000 metros.

Milmetro (mm)
1.000 10.000 100.000 1.000.000

Centmetro (cm)
100 1.000 10.000 100.000

Metro(m)
1 10 100 1.000

Quilmetro (km)
0,001 0,01 0,1 1

Uma observao: Em informtica, por uma questo tcnica, o smbolo k que pode preceder as unidades bits e bytes (grafado em letra maiscula), no se refere ao fator multiplicativo 1.000, mas a 1024 unidades da referida grandeza. Com relao a outras medidas, como o p, a polegada, a milha ou a jarda, estas no pertencem ao sistema mtrico decimal, e so utilizadas somente em alguns pases de lngua inglesa, por conta da tradio. Tais unidades so resqucios do tempo em que as medidas eram determinadas pelo tamanho das partes do corpo e outras formas irregulares.

A ttulo de curiosidade, apresentamos uma tabela resumida de converses:

Para transformar Metros Metros Ps Ps Polegadas Polegadas

em Ps Polegadas Metros Polegadas Metros Ps

Multiplicar por 3,281 39,37 0,3048 12 0,0254 0,0833

Notao Todo valor que representa uma medida necessariamente o resultado de uma medio. A padronizao no modo de representar estas medidas segue uma conveno internacional, conhecida como Sistema Internacional de Unidades (SI). Esta regulamentao muito importante, pois permite que uma determinada medio seja compreendida por qualquer um, ainda que ela seja feita por um profissional brasileiro e tenha que ser lida por outro que seja francs, argentino ou alemo. Neste ponto, a notao das medidas segue a mesma frmula da notao cientfica, que tambm elaborada de modo a ser entendida universalmente. No caso das medidas de comprimento, o nmero deve ser representado com o valor numrico da medida, seguido de um espao de at um caracter, e, em seguida, o smbolo da unidade em questo. Valor numrcio

240,2 cm

prefixo da unidade

espao de at um caractere

smbolo da unidade

Este modelo vale para muitos outros valores de medidas, tais como superfcie, volume, capacidade etc.

8 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

O smbolo no uma abreviatura. Ele um sinal convencional e invarivel utilizado para facilitar e universalizar a escrita e a leitura das unidades do Sistema Internacional (SI). Por este motivo, ele jamais ser seguido por um ponto, a no ser, claro, que seja o ponto final de uma frase. Tambm jamais ser escrito na forma de expoente. E, como invarivel, tambm no receber plural. Ou seja, jamais ser seguido de s. Somente o nome da medida por extenso que exige o plural. Exemplos: 800 quilmetros = 800 km. 20 segundos = 20 s. 300 litros = 300 l. E assim por diante.

Unidades compostas Ao escrever uma unidade composta, no misture nome com smbolo. O certo quilmetro por hora, ou km/h; metro por segundo, ou m/s. Jamais utilize quilmetro/h ou m/segundo, por exemplo. Leitura e Converso das Medidas de Comprimento A leitura e a converso das medidas de comprimentos podem ser efetuadas com o auxlio do quadro de unidades. Como exemplo, vamos ler a medida 15,048 m utilizando o quadro.

Siga o passo a passo: 1) Escreva o quadro de unidades:

Km

hm

dam

dm

cm

mm

2) Coloque o nmero no quadro de unidades, localizando o ltimo algarismo da parte inteira sob a sua respectiva unidade. No caso, o nmero 5, e a unidade, como exposta no problema, o metro.

Km

hm

dam
1

m
5,

dm
0

cm
4

mm
8

3) Ler a parte inteira, acompanhada da unidade de medida do seu ltimo algarismo, e a parte decimal, acompanhada da unidade de medida do ltimo algarismo da mesma: 15 metros e 48 milmetros Exerccio Resolvido Transfira os nmeros para o quadro de unidades e verifique como so formados os nomes. 1) 6,07 km 2) 82,107 dam 3) 0,003 m
Km
1) 2) 3) 6,

hm
0 8

dam
7 2,

dm

cm

mm

1 0,

0 0

7 0 3

L-se: 1) Seis quilmetros e sete decmetros. 2) Oitenta e dois decmetros e cento e sete centmetros. 3) Trs milmetros. Transformao de Unidades Como voc j pde perceber, entre uma unidade e outra de comprimento existe uma diferena de 10. Por isto, alis, o sistema recebe o nome de sistema mtrico decimal. Isto significa que uma unidade sempre 10 vezes superior unidade imediatamente anterior. Observe a seguir essas diferenas no visual:

10 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

x10 km :10

x10 hm :10

x10 dam :10 m

x10

x10 dm cm :10

x10 mm :10

:10

Tambm podemos representar essas diferenas em potncias de base 10:


Mltiplo
100 101 102 103 quilmetro

Nome
metro decmetro

Smbolo
m dam hm km 100 10 1 10 2 10 3

Nome
metro decmetro

Smbolo
m dm cm

milmetro

mm

Para facilitar a manipulao das medidas, vamos nos concentrar na utilizao do Quadro de Unidades, e voc jamais errar quando a questo for converter medidas em seus mltiplos e submltiplos. Exemplos 1. Transforme 16,584 hm em m. Lembre-se do Quadro de Unidades.
Km hm dam m dm cm mm

Para transformar hm em m (duas posies para a direita), devemos multiplicar o valor por 100 (10 x 10). 16,584 x 100 = 1.658,4 16,584 hm = 1.658,4 m 2. Para transformar 1,463 dam em cm.
km hm dam m dm cm mm

11

Ateno

Para transformar dam em cm (trs posies para a direita), devemos multiplicar por 1.000 (10 x 10 x 10). 1,463 x 1.000 = 1.463 1,463 dam = 1.463 cm. 3. Para transformar 176,9 m em dam.
km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em dam (uma posio para a esquerda), devemos dividir por 10. 176,9 : 10 = 17,69 176,9 m = 17,69 dam 4. Para transformar 978 m em km.
km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em km (trs posies para a esquerda), devemos dividir por 1.000 (10 x 10 x 10). 978: 1.000 = 0,978 978 m = 0,978 km.

Em qualquer problema que envolva medidas expressas em unidades diferentes, tais como metros e quilmetros, voc dever primeiro transformar todos os termos em uma mesma unidade, para s depois efetuar as operaes. um processo similar soma de fraes, por exemplo, quando voc converte todas elas para o mesmo denominador, para s ento somar os numeradores.

12 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Exerccios
1) Complete a tabela fazendo as transformaes:
a) b) c) d) e) 3 km 12 m 4 cm 3,5 m 7,21m ______ m _____ dm _____ mm _____ cm _____ cm

2) Quanto vale cada uma das expresses seguintes, em metros: a) 3,6 km + 450 m b) 6,8 hm - 0,34 dam c) 16 dm + 54,6 cm + 200mm d) 2,4 km + 82 hm + 12,5 dam e) 82,5 hm + 6 hm

13

>> Medidas de superfcie

s medidas de superfcie fazem parte de nosso dia-a-dia e respondem a perguntas corriqueiras do cotidiano. Por exemplo: qual a rea desta sala? Qual a rea do apartamento onde moramos? Quantos metros quadrados de azulejos so necessrios para revestir uma piscina? Qual a rea necessria para a construo de uma quadra de futebol de salo oficial? Conceitos de Superfcie e rea Superfcie uma grandeza com duas dimenses, ou seja, comprimento e largura. rea a medida dessa grandeza. Portanto, trata-se de um nmero. Na matemtica, rea a quantidade de espao bidimensional, ou seja, de superfcie. Existem vrias unidades de medida de rea, sendo a mais utilizada o metro quadrado (m2). Na geografia e cartografia, o termo rea corresponde projeo num plano horizontal de uma superfcie terrestre. Assim, a superfcie de uma montanha poder ser inclinada, mas a sua rea ser sempre medida num plano horizontal. Metro Quadrado A unidade fundamental de superfcie chama-se metro quadrado. O metro quadrado (m2) a medida correspondente superfcie de um quadrado com 1 metro de lado.
1m

1 m2

1m

Os mltiplos e submltiplos da Unidade Fundamental seguem o mesmo padro das medidas de comprimento.

14 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Mltiplos
Quilmetro quadrado km2 1.000.000 m2 Hectmetro quadrado hm2 10.000 m2 Decmetro quadrado dam2 100 m2

Unidade Fundamental
Metro quadrado m2 1 m2 Decmetro quadrado dm2 0,01 m2

Submltiplos
Centmetro quadrado cm2 0,0001 m2 Milmetro quadrado mm2 0,000001 m2

Como ocorre com as medidas de comprimento, utilizaremos os mltiplos e submltiplos mais adequados ao tamanho da rea que est sendo medida. O dam2, o hm2 e km2 so utilizados para medir grandes superfcies, enquanto o dm2, o cm2 e o mm2 so utilizados para pequenas superfcies. Exemplos: 1) Leia a seguinte medida: 12,56 m2
km2 hm2 dam2 m2 12, dm2 56 cm2 mm2

L-se 12 metros quadrados e 56 decmetros quadrados. Cada coluna dessa tabela corresponde a uma unidade de rea. 2) Leia a seguinte medida: 178,3 m2
km2 hm2 dam2 1 m2 78, dm2 30 cm2 mm2

L-se 178 metros quadrados e 30 decmetros quadrados. 3) Leia a seguinte medida: 0,917 dam2
km2 hm2 dam2 0, m2 91 dm2 70 cm2 mm2

L-se 9.170 decmetros quadrados. Medidas Agrrias As medidas agrrias so utilizadas para medir superfcies de campo, plantaes, pastos, fazendas etc. Por se tratar de reas muito vastas, costuma-se usar medidas derivadas do metro quadrado, como o are (equivalente a 100 metros quadrados), e principalmente o hectare (equivalente a 1 hectmetro quadrado ou a 10.000 metros quadrados).

15

Transformao de unidades No sistema mtrico decimal, devemos lembrar que, na transformao de unidades de superfcie (m), cada unidade de superfcie 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

x100 km
2

x100 hm
2

x100 dam
2

x100 m2 :100

x100 dm2 :100

x100 cm2 mm2

:100

:100

:100

:100

Observe as seguintes transformaes: 1. Transforme 2,36 m2 em mm2.


km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2

Para transformar m2 em mm2 (trs posies para a direita), devemos multiplicar por 1.000.000 (100x100x100). 2,36 x 1.000.000 = 2.360.000 mm2. 2. Transforme 580,2 dam2 em km2.
km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2

Para transformar dam2 em km2 (duas posies para a esquerda), devemos dividir por 10.000 (100x100). 580,2 : 10.000 = 0,05802 km2.

Exerccios

1) Transforme 8,37 dm2 em mm2

2) Transforme 3,1416 m2 em cm2

3) Transforme 2,14 m2 em dam2

4) Calcule 40 m x 25 m

5) Efetue as seguintes transformaes: a) 5 m em dm

16 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

b) 12 km em dam c) 13,34 dam em m d) 457 dm em m e) 655 dam em km f) 4,57 m em dam g) 4,44 dm em mm h) 0,054 dam em dm i) 3,1416 m em cm j) 0,081 mm em cm

6) A Vale famosa internacionalmente por seus projetos de preservao ambiental e sustentabilidade. Se em uma determinada rea retangular, que possui 10 km de largura por 20 km de comprimento, foi realizado o plantio de 200 espcies de rvores de modo que cada espcie ocupe a mesma rea, quantos metros quadrados dever ser alocado para cada uma das espcies? E se for aumentado em 30% o tamanho da rea para o plantio de rvores, qual dever ser a rea disponvel para cada espcie em m2?

7) Um poste de 7,2 m projeta uma sombra de 11,2 m. No poste existem duas caixas de fora, um bem no topo e outro um pouco mais abaixo. Se a distncia entre as sombras que essas caixas projetam no cho de 4,2 m, qual a distncia entre as duas caixas?

8) Se uma torneira despeja 150 litros de gua em 12 minutos, quantos centlitros despejar em 3 horas e um quarto?

17

>> Medidas de Volume

ndo um passo adiante, podemos nos deparar com problemas que envolvam o uso de trs dimenses: comprimento, largura e altura (profundidade). De posse de tais medidas podemos realizar clculos tridimensionais, que dizem respeito a volume, cuja Unidade Fundamental o metro cbico (m3). O metro cbico (m3) a medida correspondente ao espao ocupado por um cubo com 1 m de aresta. As medidas de volume esto intimamente relacionadas com as medidas de capacidade, j que elas podem determinar a quantidade de lquido que um recipiente pode conter (dependendo da densidade do lquido, entre outros fatores).

Mltiplos e submltiplos do metro cbico


Mltiplos Quilmetro cbico km3 1.000.000.000 m3 Hectmetro cbico hm3 1.000.000 m3 Decmetro cbico dam3 1.000 m3 Unidade Fundamental Metro cbico m3 1 m3 Decmetro cbico dm3 0,001 m3 Submltiplos Centmetro cbico cm3 0,000001 m3 Milmetro cbico mm3 0,000000001 m3

Leitura das medidas de volume


A leitura das medidas de volume segue o mesmo procedimento do aplicado s medidas lineares. Devemos utilizar, porm, trs algarismos em cada unidade no quadro. No caso de alguma casa ficar incompleta, completa-se com zero(s). Exemplos: 1) Leia a seguinte medida: 75,84 m3.

km3

hm3

dam3

m3 75,

dm3 840

cm3

mm3

18 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

L-se 75 metros cbicos e 840 decmetros cbicos. Leia a medida: 0,0064 dm3.
km3 hm3 dam3 m3 0, dm3 006 cm3 400 mm3

L-se 6.400 centmetros cbicos.

Transformao de unidades
Na transformao de unidades de volume, no sistema mtrico decimal, devemos lembrar que cada unidade de volume 1.000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

x1000 km
3

x1000 x1000 hm
3

x1000 x1000 m3 dm3

x1000 mm3

dam

cm3

:1000

:1000

:1000

:1000

:1000

:1000

Transforme 2,45 m3 para dm3.


km3 hm3 dam3 m3 dm3 cm3 mm3

Para transformar m3 em dm3 (uma posio para a direita), devemos multiplicar por 1.000. 2,45 x 1.000 = 2.450 dm3

Exerccios

19

A Vale uma empresa brasileira multinacional que atua em diversos pases, em todos os cinco continentes. Isto significa que a Vale trabalha sob diversas legislaes e em pases que adotam unidades de medidas distintas do sistema mtrico decimal, como no Brasil. Voc j ouviu falar em polegadas, braas, milhas e jardas? Estas medidas so utilizadas em muitos pases em que a Vale tem operaes ativas. Conhec-las e saber como utiliz-las muito importante pois a Vale respeita a legislao desses pases onde ela atua e que a obriga a utilizar os sistemas de medidas diferentes e que muitas vezes so considerados exticos para a maioria das pessoas que vivem em pases que utilizam o sistema mtrico. A converso e utilizao de medidas para o sistema mtrico no uma tarefa difcil. Nada como uma boa tabela de converso e uma calculadora possam fazer sem muita dificuldade. Se voc l em um jornal que os Estados Unidos enfrentam uma onda de calor, pode se assustar a ouvir que a temperatura chegou aos 107 graus. Calma. que por l eles costumam usar o Grau Fahrenheit (F), uma escala de temperatura na qual o ponto de fuso da gua (quando ela passa do slido, o gelo, para o lquido) no zero grau, como na escala Celsius, mas 32 F. J em fsica e qumica utiliza-se internacionalmente o Kelvin (K), que no uma escala de medio, mas sim uma unidade de medio, ou seja, seu valor absoluto. Por este motivo, no se usa o termo grau. No existe uma temperatura, por exemplo, de 100 graus kelvin, mas simplesmente 100 kelvin ou 100 k. Utilize a tabela abaixo para resolver os exerccios a seguir:

1 kg 1 kg 1 polegada 1 ona 1 libra 1 p 1 milha 1 jarda 1 n 1 grau Celsius 1 grau Celsius

35,2739619 onas 2,2046226 libras 2,54 centmetros 28,3495231 gramas 453,59237 gramas 30,48 centmetros 1.609,344 metros 0,9144 metros 1,852 quilmetros/hora 33.8 graus Fahrenheit 274.15 kelvin

a) O ponto de ebulio (transformao em vapor) da gua em F e K. Lembre-se que a gua ferve a 100 C. b) O ponto de fuso da gua (32 F) em kelvin.

20 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

c) O Zero Absoluto a temperatura mais baixa possvel de se encontrar na natureza e expresso em kelvin (0 k). Qual essa temperatura em C e em F? d) Voc precisa informar em um relatrio a ser enviado aos Estados Unidos a diferena de temperatura, em graus Fahrenheit, entre o comeo e o final de um processo industrial. Seu termmetro assinalava, no princpio, a temperatura de 50 C positivos. Ao final do processo, o mesmo termmetro assinalava a temperatura de -20 C. Qual a variao de temperatura ser expressa em seu relatrio?

21

>> Medidas de Massa

oc conhece a distino entre os conceitos de corpo e massa?

Massa a quantidade de matria que um corpo possui, sendo, portanto, constante em qualquer lugar da Terra ou fora dela. Peso de um corpo a fora com que esse corpo atrado (gravidade) para o centro da Terra. Varia de acordo com o local em que o corpo se encontra. Por exemplo: A massa do homem na Terra ou na lua tem o mesmo valor. O peso, no entanto, seis vezes maior na terra do que na lua. Explica-se esse fenmeno pelo fato de a gravidade terrestre ser seis vezes superior lunar. Como a gravidade na Terra considerada de valor 1, podemos dizer que, nas medies feitas na superfcie terrestre, massa e peso se equivalem, ou seja, tm o mesmo valor, desde que os corpos medidos mantenham-se na superfcie terrestre, caso que abrange todos os exemplos prticos do nosso dia-a-dia. O peso medido por instrumentos denominados balanas e sua unidade fundamental o quilograma. Originalmente, a medida do quilograma era igual massa de 1 litro de gua desmineralizada a 15 C. Mais tarde, no entanto, percebeu-se a impreciso desta definio, dada a variao do volume de gua em funo de sua pureza. Mais tarde, passou-se a adotar como modelo um objeto padro, cuja massa , dentro do que foi possvel, igual massa de 1 litro de gua destilada a 15 C. Por este sumrio, pode-se perceber que as medidas de massa, assim como as de volume, tambm se relacionam proximamente com as medidas de capacidade. Uma observao: A palavra grama , quando empregada no sentido de unidade de medida de massa de um corpo, um substantivo masculino. Assim, por exemplo, 200 g so lidos como duzentos gramas. Outros exemplos: dois quilogramas, quinhentos miligramas, duzentos e dez gramas, oitocentos e um gramas etc.

Quilograma e Grama
Embora a Unidade Fundamental de massa seja o quilograma, ocorre uma singularidade no caso das medidas de massa, j que costumamos utilizar, na prtica, o grama como unidade principal. Lembre-se ainda que o prefixo quilo (smbolo k) indica que a unidade est multiplicada por mil. Ainda que ns digamos de forma simplificada quilo ao

22 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

invs de quilograma, jamais use o k sozinho. O certo kg, ou seja, mil vezes o grama. Mltiplos e Submltiplos do Grama
Mltiplos
quilograma kg 1.000 g hectograma hg 100 g decagrama dag 10 g

Unidade principal
grama g 1g decigrama dg 0,1 g

Submltiplos
centigrama cg 0,01 g miligrama mg 0,001 g

Observe que cada unidade de volume dez vezes maior que a unidade imediatamente inferior. Exemplos: 1 dag = 10 g 1 g = 10 dg Relaes importantes Como dissemos, podemos relacionar as medidas de massa com as medidas de volume e capacidade. Assim, para a gua pura (destilada) a uma temperatura de 4C vlida a seguinte equivalncia:

1 kg <=> 1 dm3 <=> 1 l So vlidas tambm as relaes:

1 m3 <=> 1 kl <=> 1 t

1 cm3 <=> 1 ml <=> 1 g

Na medida de grandes massas, podemos utilizar ainda as seguintes unidades especiais:

1 arroba = 15 kg 1 tonelada (t) = 1.000 kg 1 megaton = 1.000 t ou 1.000.000 kg


Leitura das Medidas de Massa A leitura das medidas de massa segue o mesmo procedimento aplicado s medidas lineares. Exemplos: Leia a seguinte medida: 83,732 hg
kg 8 hg 3, dag 7 g 3 Dg 1 cg mg

L-se 83 hectogramas e 731 decigramas.

23

Leia a medida: 0,043g.


kg hg dag g 0, Dg 0 cg 4 mg 3

L-se 43 miligramas. Transformao de unidades Cada unidade de massa 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

x10 kg :10

x10 hg :10

x10 dag :10 g

x10

x10 dg cg :10

x10 mg :10

:10

Transforme 4,627 kg em dag.


kg hg dag g dg cg mg

Para transformar kg em dag (duas posies para a direita), devemos multiplicar por 100(10 x 10). 4,627 x 100 = 462,7 4,627 kg = 462,7 dag

24 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Exerccios
1) Veja a tabela e converta em medidas de massa:
quilograma kg a b c d 9 hectograma hg 5, 1 decagrama dag 1 2 grama g 2 0, 3 decigrama dg 0 4 5, centigrama cg 6 9 5 1 miligrama mg 2 3

2) Efetue as seguintes transformaes: a) 2,5 mg em g b) 9,56 dg em mg c) 0,054 hg em cg d) 54 dag em dg e) 2,45 kg em hg f) 2,6 g em kg

25

>> Medidas de Capacidade

quantidade de lquido em um recipiente igual ao seu volume interno. Isso porque quando enchemos o invlucro, o lquido assume a forma que o recipiente tem. As medidas de capacidade avaliam o volume interno de recipientes. A Unidade Fundamental de Capacidade o litro (l). O Litro a capacidade de um cubo que mede 1 dm de aresta. Todas as medidas de capacidade tm relao direta com as medidas de volume. Eis algumas relaes bsicas:

1 l = 1 dm3 1 ml = 1 cm3 1 kl = 1 m3
Atente para o quadro:
Mltiplos
quilolitro kl 1.000 l hectolitro hl 100 l decalitro dal 10 l

Unidade Fundamental
litro l 1l decilitro dl 0,1 l

Submltiplos
centilitro cl 0,01 l mililitro ml 0,001 l

Leitura das medidas de capacidade

Leia a seguinte medida: 2,478 dal. Para tanto, utilize as mesmas regras que voc aprendeu ao montar o quadro das medidas de comprimento (metro).
kl hl dal 2, l 4 dl 7 cl 8 ml

L-se 2 decalitros e 478 centilitros.

26 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Transformao de unidades
Na transformao de unidades, no sistema mtrico decimal, devemos lembrar que cada unidade de capacidade 10 vezes maior que a unidade imediatamente inferior.

x10 kl :10 hl

x10

x10 dal l :10

x10 dl :10

x10 cl :10

x10 ml :10

:10

Observe a seguinte transformao: Transformar 3,19 l para ml.


kl hl dal l dl cl ml

Para transformar l em ml (trs posies para a direita), devemos multiplicar por 1.000 (10x10x10). 3,19 x 1.000 = 3.190 ml

27

Exerccios
1) Sabendo que 1 Kl tem 1000 l, quantos kl tem: a) 37 l = b) 3.750 l = c) 44.185 l = 2) Transforme as medidas, escrevendo-as na tabela abaixo: a) 0,936 kl em dl; c) 502 ml em l; e)1ml em kl;
quilolitro kl hectolitro hl decalitro dal litro l

b) 7,8 hl em l; d) 13 kl em dl; f) 59 cl em dal.


decilitro dl centilitro cl mililitro ml

3) Realize os seguintes exerccios: a) Transforme 7,15 kl em dl

b) Transforme 6,5 hl em l

c) Transforme 90,6 ml em l

d) Expresse em litros o valor da expresso: 0,6 m3 + 10 dal+1 hl

28 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

>> Medidas de Tempo

Sol foi o primeiro relgio do homem: o intervalo de tempo natural decorrido entre as sucessivas passagens do Sol sobre um dado meridiano deu origem ao dia solar. O passo seguinte foi a diviso do dia solar em unidades menores de tempo, que fossem regulares e pudessem ser mensuradas. A unidade bsica fundamental escolhida foi o segundo e, desde os primrdios, este corresponde a 1/86.400 do dia solar mdio. Isso significa que um dia tem 86.400 segundos. Pode-se, assim, dizer que a unidade de tempo a mais antiga medida adotada pelo homem que permanece universalmente vlida. Quadro de unidades
Mltiplos
minutos min 60s hora h 60min = 3.600s dia d 24 h = 1.440 min = 86.400s

Principais submltiplos do segundo:

Dcimo de segundo = 1s/10 Centsimo de segundo = 1s/100 Milsimo de segundo = 1s/1.000


Das unidades de medida estudadas aqui, as medidas de tempo so as nicas que no pertencem ao Sistema Mtrico Decimal. Isto muito importante na hora de realizar contas e converses. Por exemplo, muito normal vermos em textos a notao 2,40 h, como forma de representar 2 horas e 40 minutos. Est totalmente errado, pois, como vimos, o sistema de medidas de tempo no decimal. Observe:

2,40h=2h+

40 h=2h e 24 minutos 100

40 .60 minutos =24 minutos 100

29

Ou seja, 2,40 h seriam, de fato, 2 horas e 24 minutos. Notao Para o smbolo da unidade de tempo hora (h), minuto (min) e segundos (s), no deve haver espao entre o valor medido e as unidades, porm, deve haver um espao entre o smbolo da unidade de tempo e o valor numrico seguinte.

espaos de at um caractere

8h 35min 20s

Outras unidades de tempo importantes: Ms (comercial) = 30 dias Ano (comercial) = 360 dias Ano (normal) = 365 dias e 6 horas Ano (bissexto) = 366 dias Semana = 7 dias Quinzena = 15 dias Bimestre = 2 meses Trimestre = 3 meses Quadrimestre = 4 meses Semestre = 6 meses Binio = 2 anos Lustro ou qinqnio = 5 anos Dcada = 10 anos Sculo = 100 anos Milnio = 1.000 anos

30 | Grandezas e Medidas

Valer - educao Vale

Exerccios

a) Uma hora tem quantos segundos?

b) Um dia tem quantos segundos?

c) Uma semana tem quantas horas?

d) Quantos minutos so 3h 45min?

e) Uma dcada tem quantos anos?

f) Quantos minutos 5h 05min?

g) Quantos minutos se passaram das 9h 50min at s 10h 35min?

h) Quantos segundos tm 35min?

i) Quantos segundos tm 2h 53min?

j) Quantos minutos tm 12 h?

31

Valer - educao Vale

Vous aimerez peut-être aussi