Vous êtes sur la page 1sur 23

Apontamentos da Aula expositiva de Expresso Grfica Criativa do dia 22-03-13 (6 feira)

Aula em torno da reflexo sobre desenho, nos seguintes tpicos: Luzes/sombras Marcas grficas diferentes (tracejado, pontilhismo,etc ) O objecto banal como ponto de partida; As diferentes abordagens para um mesmo tema: A paisagem o o o o Pintura chinesa/japonesa O mtodo de A. Cozens As manchas aleatrias de Vitor Hugo: a imaginao Os borres intencionais de Claude Lorain

A marca grfica como objecto artstico independente (f. Kline) e a fotografia A reproduo fotogrfica pelo desenho

Sugesto de livros crticos da sociedade moderna/ps-moderna Henri Fussillon A vida das formas Italo Calvino Seis propostas para o novo milnio

Inicimos a aula com a srie: Desenhos de Gabardine,

Desenhos feitos sobre tecido negro (de que se fazem as gabardines) com pastel branco do escultor Juan Muoz.

um artista que que trabalha o conceito do espao (espao fsico) e que joga com esses elementos. Fez uma exposio em que montou varandas de prdios dentro da galeria como que a trazer o espao rua para dentro da galeria (ver anexos na ltima pagina). Tem uma grande rigor de execuo e possui uma grande mestria em vrias tcnicas. Realizou muitas exposies, a ltima no porto, aos 48 anos.

Estes desenhos mostram como o artista trabalhou as sombras/luzes atravs do negro da folha. E de como aquilo que est inacabado compensado pela mente do observador (no desenho de figura de costas).

Seguiu-se ainda um raciocnio mais filosfico sobre a representao das costas que algo que no vemos directamente a no ser pela utilizao de um espelho. Dar a ver o que no se v.

Seguidamente passmos para o artista americano Robert Longo com a srie de desenhos: Men in Cities

Feitos com carvo e grafite. Os modelos eram fotografados enquanto se desviavam furtivamente de bolas de tnis disparadas por uma mquina prpria. A partir das fotografias, Robert fazia ento os desenhos, com grande rigor grfico. Aqui o grafite utilizado para realar os brilhos, enquanto que o carvo utilizado para as zonas de negros opacos.

Prosseguimos para exemplos de desenhos de pinturas Chinesas tradicionais.

Chang Si (1156-1161) Aqui o professor sugere a leitura do autor Italo Calvino, com a obra: Seis Propostas Para O Novo Milnio. O professor cita uma histria chinesa, que por sua vez citada na obra em questo, onde certa vez um imperador, deseja ardentemente que lhe seja pintado um caranguejo. Este desejo faz com que seja procurado no reino um pintor altura do desafio. Surge ento um que diz ser capaz de pintar o idealizado caranguejo, mas com certas condies: necessitaria de um palcio, com empregados que o servissem, e com todas as condies de conforto durante o tempo de execuo. O imperador ordena ento que lhe sejam concedidos os requisitos a fim de obter o seu caranguejo. Ao fim de um ano o imperador faz uma visita ao palcio onde o artista estaria instalado, onde este indica que precisaria de mais tempo. O imperador fica um pouco confuso com a ousadia do artista, mas concede-lhe que assim seja. E ao final desse tempo, o imperador faz uma nova visita. O pintor sobressaltado, ao saber que vinha o imperador para verificar a sua encomenda, e movido de um impulso, pinta o caranguejo na hora, com toda a mestria. Isto para frisar que o impulso criativo, que vem das experincias de cada um, muitas vezes vale mais do que algumas horas planeadas de execuo mecnica. Aqui, para reforar, um colega conta ainda da histria de como Leonardo Da Vinci executa a ltima Ceia, onde o italiano teria passado a maior parte do tempo a observar a parede onde mais tarde, e depois de os patronos j estarem impacientes ele, finalmente, e em pouco tempo, iria concluir a obra. (Apesar da veracidade desta histria ser questionvel, Leonardo o autor da clebre frase: O desenho coisa mental) --

Exemplos de obras do autor incontornvel Shi Tao que pinta os desenhos primeira,

Seguidos de estudos de A. Pisanello que um dos pioneiros neste gnero de ensaio, no Renascimento, e aqui como exemplode texturas atarvs de tracejado. (e mais uma vez a figura de costas)

Nisto passamos para um desenho de Leonardo Da Vinci

Estudos sobre o dilvio (coleco da Rainha de Inglaterra):

ento tratado o conceito de tenses de foras, atravs de elementos visuais . Analisa-se aqui a tentiva de Leonardo de estudar a fora da gua, de um dilvio, atravs do desenho. O desenho como mtodo de estudo, de ensaiar, de adquirir conhecimento . Como um tubo de ensaio num laboratrio. comparada a temtica da fora da gua com uma alternativa grfica japonesa -A de Hokusai:

(notar as linhas diagonais que orientam o desenho e criam uma grande tenso, e o pontilhismo do rebentamento das ondas expresses grficas)

E numa outra alternativa a de Vitor Hugo:

O professor refere a obra de Henri Fussillon: A vida das formas Seguem-se exemplos de Claude Lorain (os borres propositados), Alexander Cozens e Vitor Hugo (os borres aleatrios) para criao de paisagens. Aqui os borres vo servir de base para a paisagem, tanto ficticia/imaginada, como atravs de observao directa. Vitor Hugo tem aqui um contributo essencial produziu ao longo dos anos c. de 2000 desenhos.

V. Hugo

Introduo de Drer aos artistas paisagsticos. Fala-se do inacabado como soluo de um desenho. Aqui fica a sensao da rocha estar a flutuar.

Faz-se ento a ponte entre este desenho especificamente e o de um autor contemporneo: Manuel Zimbro (marido de Lourdes de Castro, j referida em L.G.C., I Semestre) com a srie Torres de Terra:

Aborda-se, mais uma vez, o objecto banal tornado inslito atravs do desenho. O caso do torro de terra pintado com uma minociosidade tal que ganha uma importancia que no lhe pertence. Aquilo que banal como possvel fonte de texturas e informao visual muito rica.

Acerca destes trabalhos de Manuel Zimbro, so tambm um contraste com os quase instantneos de A. Cozens; V. Hugo ou Lorain, uma vez que demoraram imenso tempo a fazer.

Ainda na temtica do mar e das paisagens: Louise Bourgeois (j abordada em L.G.C.,I Semestre)

Trabalho muito fundamentado nas memrias e experincias de infncia.

Outra ponte na mesma temtica: Vija Celmins (idem) - grafites

Aqui focado a abrangncia de tons de um nico material neste caso o grafite e do trabalho mais contigo e mecnico. Fala-se da vasta obra obra da autora nos mais diversos motivos: teias de aranha, estrelas, etc

Nova ponte, mesmo tema: O fotgrafo Hiroshi Sugimoto:

Fotografias do mar, de longa exposio, de grande formato e alta definio: Analgicas. So referidos ainda outros trabalhos do autor (fotografias de longa exposio a salas de cinema, p. ex., ou um ecran gigante exterior onde se nota o movimento das estrelas no cu [ou a rotao do globo que o arrastamento destas evidencia] aqui ) Nova ponte com a temtica mar (atravs de texturas) e Passamos para os desenhos do subconsciente, no controlados do artista francs Henri Michaux:

O autor faz estes desenhos numa tentativa de no ser a sua vontade consciente a definir o movimento da sua mo.

Faz-se uma ponte para Jackson Pollock com a sua action-painting: A invaso do autor na prpria obra e o movimento coporal registado.

Na sequncia do tema movimento, -nos mostrado o artista David Hockney a utilizar a tcnica de desenho distncia:

semelhana de outros grandes artistas do passado tambm (Henri Matisse, p. ex.) Nestes utlimos 3 exemplos (Michaux, Pollock e Hockney) foca-se a ateno de como a forma como seguramos no material riscador influencia a expressividade do trao.

A partir deste aspecto do desenho focamos a ateno na artista contempornea Fabienne Verdier. Que explora as tcnicas e filosofias associadas tradio da pintura chinesa, tambm escala monumental:

Com pincis que podem chegar aos 2 metros de comprido e aos 70 kilos quando carregados de tinta, a artista cria marcas imponentes e que valem por si mesmas,

E que nos remetem imediatamente para o trabalho de Franz Kline:

O professor explica que o prprio autor conta a histria de como sugiu a ideia para os desenhos: A certa altura, enquanto trabalhava nuns desenhos de umas cadeiras, o autor recebe uma visita do seu amigo Elseworth Kelly (artista referido nas primeiras aulas acerca da explorao das sombras). Este, ao ver os desenhos de Kline, sugere que uma ideia que poderia resultar era a de ele trabalhar pequenas zonas desses mesmo desenhos, individualmente, e ampli-las. Pequenos detalhes sem importncia. Existe um assumir aqui do trao negro-opaco enquanto elemento suficiente da composio. Este autor uma das influncias da autora anterior, Verdier

Estabelece-se uma nova ponte: Do desenho de Kline, para a fotografia de Aaron Siskind:

O professor estabelece aqui os paralelos (bvios) entre as duas tcnicas to distantes aparentemente. Siskind procura fotografar aquilo que no reparado, que no bvio, que est, literalmente, abandonado.

Depois de uma comparao com esta ultima foto de Aaron Siskind, finalizamos com o autor

Avigdor Arikha:

Que atravs de manchas to descomprometidas faz uma paisagem.

Observaes: Este ficheiro no contm uma listagem de todas as imagens apresentadas na aula, resumindo-se apenas informao anotada pelo autor. Agradece-se desde j a todos os que estiveram presentes que, se assim entenderem acrescentem informao de valor, de modo a enriquecer este registo de aula.

Anexos

Vous aimerez peut-être aussi