Vous êtes sur la page 1sur 4

Ambiente de trabalho e as relaes interpessoais. Por Benito Pepe 1.1. Introduo O ambiente reflete no ser humano?

Bem, podemos, por exemplo, observar um shoppin g center e a maneira como as pessoas normalmente se comportam quando esto l dentro , a limpeza, o clima, a decorao, as pessoas bem vestidas ou no, fazem com que ajamo s de certa maneira, podemos tambm ir praia e veremos como as pessoas esto se compo rtando, ou em uma igreja, um clube, uma noitada ou o contrrio um casamento formal e poderamos dar tantos outros exemplos. Mas claro que no seria s o tipo do ambient e que pode influir em nosso comportamento, tambm deve influenciar a forma em que o ambiente moldado, decorado, o tipo de roupa permitido, a climatizao, o visual, a s cores das paredes, flores no ambiente, obras de arte, quadros, conforto em ger al, entre tantos outros fatores. Portanto podemos supor que o ambiente de trabalho tambm deve influir no comportam ento das pessoas e, por conseguinte influenciar nas relaes interpessoais e suposta mente nos resultados das empresas em todos os sentidos. Pode-se observar historicamente uma grande evoluo no ambiente de trabalho desde a revoluo industrial at o final do sculo XX... e quais sero as perspectivas para o sculo XXI? Deve-se lembrar que estamos no sculo XXI, assim sendo, j no seria hora de questiona r alguns paradigmas quanto aos ambientes de trabalho? Muito bem! Sabe-se que mui tos j pensaram nisto, porm no h trabalhos significativos neste campo. Ao se pensar n isto decidiu-se elaborar um projeto de pesquisa onde se buscar demonstrar que mui tos aspectos e formas no ambiente de trabalho j podem e devem ir modificando-se, o ideal poderia ser o nosso ambiente de trabalho tornar-se a extenso de nossa cas a e muitas vezes ser a nossa prpria casa ou como se assim fosse. E como que o ambi ente de trabalho pode influir ou no nos relacionamentos interpessoais?

2.1 Motivao ou No, Causada pelo Ambiente de Trabalho

sabido que o ser humano fruto do meio em que vive e que gerido por necessidades bsicas que os podem motivar ou no, so elas: necessidades fisiolgicas como: alimentao, sono, atividades fsica, satisfao sexual etc; necessidades psicolgicas: como segurana n tima, participao, autoconfiana e afeio; necessidades de auto-realizao: como impulso pa a realizar o prprio potencial, estar em contnuo autodesenvolvimento. Estas necessidades no satisfeitas tambm so motivadoras de comportamento, podendo le var a: desorganizao de comportamento; agressividade; reaes emocionais; alienao e apati a. Segundo Chiavenato (2000) A motivao se refere ao comportamento que causado por necessidades dentro do indivdu o e que dirigido em direo aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades.( p.161) Tambm segundo Chiavenato (2000) O homem considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se suced em conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar e, assim por diante, contnua e infinitamente. As necessidades motivam o comporta mento humano dando-lhe direo e contedo.(p.128). Como se pode verificar supe-se que os relacionamentos interpessoais dependero das realizaes e satisfaes das necessidades individuais, mas tambm se pode verificar que m

uitas vezes os homens se comportam de forma dualista. Segundo Chiavenato (2000) O homem se caracteriza por um padro dual de comportamento: tanto pode cooperar co mo pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais som ente podem ser alcanados atravs do esforo comum coletivo. Compete quando seus objet ivos so disputados e pretendidos por outros.(p.128) 2.2 Influncia do Ambiente No se pode exigir resultados de uma equipe se esta no tiver um mnimo de comodidade e de condies para realizar suas necessidades bsicas. Mas se acredita que quanto mel hor e mais bem atendidas estas necessidades tanto melhor ser o desempenho de uma equipe. O ambiente de trabalho constitudo de duas partes distintas: a fsica (instalaes, mveis , decorao etc) e a social (as pessoas que o habitam). Segundo Magalhes (1990) ...influem no conforto social. Evidentemente, se tais elementos forem precrios, n ingum trabalhar com moral elevado. Conforme a natureza do trabalho, exigir-se- uma luminosidade, uma temperatura, um grau de umidade diferente, o que tambm dever est ar de acordo com a regio onde se trabalha e a poca do ano. (p. 51) 2.3 Relaes Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho Como se viu as pessoas so produtos do meio em que vivem, tem emoes, sentimentos e a gem de acordo com o conjunto que as cercam sejam o espao fsico ou social. Como diz Bom Sucesso (1997) A valorizao do ser humano, a preocupao com sentimentos e emoes, e com a qualidade de v ida so fatores que fazem a diferena. O trabalho a forma como o homem, por um lado, interage e transforma o meio ambiente, assegurando a sobrevivncia, e, por outro, estabelece relaes interpessoais, que teoricamente serviriam para reforar a sua ide ntidade e o senso de contribuio. (p.36). 2.4 Fatores Intrapessoais e a Qualidade de vida no Trabalho Cada pessoa tem uma histria de vida, uma maneira de pensar a vida e assim tambm o trabalho visto de sua forma especial. H pessoas mais dispostas a ouvir, outras ne m tanto, h pessoas que se interessam em aprender constantemente, outras no, enfim as pessoas tem objetivos diferenciados e nesta situao muitas vezes priorizam o que melhor lhes convm e s vezes estar em conflito com a prpria empresa. Como observado por Bom Sucesso (1997) O auto conhecimento e o conhecimento do outro so componentes essenciais na compre enso de como a pessoa atua no trabalho, dificultando ou facilitando as relaes. Dent re as dificuldades mais observadas, destacam-se: falta de objetivos pessoais, di ficuldade em priorizar, dificuldade em ouvir. (p.38) bom lembrar tambm que o ser humano individual, nico e que, portanto tambm reage de forma nica e individual a situaes semelhantes. Como observado por Bom Sucesso (1997) No cenrio idealizado de pleno emprego, mesmo de timas condies financeiras, conforto e segurana, alguns trabalhadores ainda estaro tomados pelo sofrimento emocional. O utros, necessitados, cavando o alimento dirio com esforo excessivo, ainda assim se

declaram felizes, esperanosos.(p.176). 2.5. Responsabilidade Pela Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho Normalmente procura-se passar a responsabilidade para a outra parte, porm importa nte lembrar que somos produto do meio, mas tambm influmos no meio. Como diz Bom Sucesso (1997) Alm de constituir responsabilidade da empresa, qualidade de vida uma conquista pe ssoal. O auto conhecimento e a descoberta do papel de cada um nas organizaes, da p ostura facilitadora, empreendedora, passiva ou ativa, transformadora ou conformi sta responsabilidade de todos.(p.47) 2.6. Arranjo Fsico e Ambiente de Trabalho O objetivo de um arranjo funcional garantir conforto, bem-estar, satisfao e segura na para os funcionrios e garantir aos clientes melhores condies de visualizar os pro dutos, alm de um ambiente saudvel e agradvel de ser visitado, ao espao fsico oferecer flexibilidade na disposio dos materiais e bom aproveitamento do espao, empresa pro piciar aumento dos nveis de qualidade, produtividade e eliminao dos desperdcios. Muito bem, isto sabido e faz parte de muitas correntes de pensamentos da adminis trao, porm com diz Moreira (2000) Esses fatores em si no promovem a satisfao, mas a sua ausncia a inibe. Por outro lad o, fatores como oportunidade de auto-realizao, reconhecimento pela qualidade e ded icao no trabalho, a atratividade do prprio trabalho em si e a possibilidade de dese nvolvimento pessoal e profissional do trabalhador so motivadores em essncia. Receb em o nome de fatores de motivao. (p.287).

2.7. Princpios dos 5S Como se sabe os 5S so sinnimos de qualidade para o ambiente de trabalho e cabem aq ui algumas observaes como a realidade e percepo do ambiente que observada de maneira s distintas por cada pessoa. Segundo Silva (1995) Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir.Quando isso ocorre de ixamos de ver a baguna, o desperdcio, e todo tipo de comportamento que gera m quali dade de vida. preciso prestar mais ateno para perceber a realidade.(p.2) Os 5 sensos ou bom senso, que mais adequado assim colocar, procura mostrar que c om uma boa utilizao dos materiais, uma boa ordenao, com uma limpeza constante, com s ade e higiene e acima de tudo com autodisciplina se alcana maior conforto e um mel hor relacionamento no trabalho e conseqentemente melhores resultados para a empre sa. Como observado por Silva (1995) Pode-se criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mos para agir, a cabea para pensar e o corao para sentir, por meio do sistema ou programa 5S. s colo car em ao cinco sensos que esto dentro de cada um (p.4). Os passos que se deve seguir so faxina geral, limpar o ambiente e os objetos, sep arar tudo o que se precisa com freqncia daquilo que se usa esporadicamente, fazer uma arrumao de forma a se facilitar a vida no trabalho, guardar cada coisa em seu lugar, manter os equipamentos em ordem e bom funcionamento, combater o desperdcio , ordenar as informaes, estar atento as condies de sade e higiene e por fim uma auto disciplina e aperfeioamento constante do local de trabalho.

Como conclui Silva (1995) Podemos iniciar a longa caminhada da melhoria continua praticando os cinco (bons ) sensos que cada um tem dento de si: utilizao,ordenao, limpeza, sade e autodisciplin a. A mudana dever ocorrer dentro de cada um. Se no tomarmos a deciso pessoal de vive r com dignidade,ningum poder nos ajudar. (p.18) Referncias Bibliogrficas BOM SUCESSO, Edina de Paula. Trabalho e qualidade de vida. 1.ed. Rio de Janeiro: Dunya, 1997. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo teoria geral da administrao. 6.ed. So Paulo: Campus, 2000. MAGALHES, Celso. Tcnica da chefia e do comando. 9.ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1990.

MOREIRA, Daniel Augusto. Administrao da produo e operaes. 5.ed. So Paulo: Pioneira, 20 0. SILVA, Joo Martins da. 5S para praticantes. 1.ed. Belo Horizonte: Fundao Christiano Ottoni, 1995. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi