Vous êtes sur la page 1sur 5

Plano de Ensino

1. DADOS DE IDENTIFICAO Instituio: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe. Curso: Fisioterapia. Professor: Siham Abdel Karim Amer - Graduao: Bacharel em Fisioterapia UNICRUZ CRUZ ALTA - RS - Ps-Graduao: Especializao em Cincias da Sade, com rea de Concentrao em Ergonomia UnC Concrdia - SC - Mestrado em Sade Coletiva UNIPLAC - Lages SC sihamfisioterapia@hotmail.com, siham@uniarp.edu.br Perodo/ Fase: 5 Semestre: 1 Ano: 2012 Disciplina: Fisioterapia Aplicada Amputaes, Prteses e rteses. Carga Horria: 60 horas/aula 2. EMENTA Amputaes, Classificaes e Indicaes. Preparao do coto, tcnicas de enfaixamento. Tipos de rteses, tipos de prteses para os membros superiores e indicaes tipo: prtese de membros inferiores, treinamento de prtese. rteses: tipos, indicaes e treinamento. Atuao do fisioterapeuta no treino das atividades de vida diria tanto na utilizao de rteses como de prteses. Vivncias prticas sob superviso docente.

3. OBJETIVO GERAL DA DICIPLINA Estudar a aplicao dos conceitos de amputao, desde seu referencial terico sua aplicao prtica no tratar fisioterpico.

4. OBJETIVOS ESPECFICOS DA DISCIPLINA

Conhecer os nveis de amputao, os modelos de prteses e rteses e as tcnicas cirrgicas de amputao; Possibilitar o desenvolvimento de uma viso ampla do acadmico a disciplina de amputao de membro; Possibilitar a identificao de prteses, rteses, tcnicas cirrgicas e materiais utilizados neste meio; Possibilitar a identificao das partes do corpo humano, para aplicao das tcnicas adquiridas no decorrer do curso; Reconhecer as partes, para objetivar a real reabilitao aplicabilidade do saber.

5. RELAES INTERDISCIPLINARES Todas as disciplinas realizadas desde a primeira fase, para que o acadmico integre seus conhecimentos anteriores, realizando uma avaliao, interpretao e reabilitao do paciente.

6. HABILIDADES REQUERIDAS E COMPORTAMENTO ESPERADO

A capacidade de identificar uma amputao, qual o nvel, qual o tipo de prtese e rtese; Criar solues com flexibilidade, adaptabilidade e com inovao; de selecionar estratgias adequadas de ao visando a atender interesses do paciente; comunicao interpessoal e expresso corretas na interpretao da patologia; raciocnio lgico, crtico e analtico; Capacidade de propor modelos de reabilitao; de ordenar atividades e programas; de proporcionar a total recuperao e ou reintegrao na sociedade deste paciente.

7. CONTEDO PROGRAMTICO - Introduo a histria da amputao; - Introduo prtese e rtese; - Introduo aos tipos de prteses e rteses;

- Amputao de MMSS; - Amputao de MMII; - Tcnicas cirrgicas; - Material de prteses e rteses; - Aulas expositivas sobre os procedimentos fisioterpicos; - Aulas prticas sobre a reabilitao fisioterpica m pacientes amputados; - Aulas prticas sobre a confeco de prtese e rtese. 8. ESTRATGIAS DE ENSINO Expor o contedo de maneira que facilite e estimule a aprendizagem:

Aulas expositivas utilizando quadro, retroprojetor, transcolder; Aulas prticas nos laboratrios da Clnica Escola;. Pesquisas bibliogrficas com seminrios e apresentao de trabalho; Atendimento prtico; Experincias vivenciais.

9. SISTEMA DE AVALIAO

A verificao do rendimento pessoal compreender para fins d aprovao o dispo-

sitivo na Resoluo CONSUL N. 13, que prev especificamente em seu art. 6, que o aluno que obtiver na disciplina mdia igual ou superior a seis durante o perodo letivo e assiduidade no inferior a 75% ser considerado aprovado.
No decorrer do semestre, os alunos tero trs momentos para que os conhecimentos adquiridos possam ser analisados (M1, M2 e M3). Esta anlise de aprendizagem ser feita em grupo e de forma individual, com pesos diferenciados,

conforme especificao a seguir.

Assim a especificao se dar da seguinte forma: a constatao de pelo menos 75% de freqncia nas atividades em sala de aula e no aproveitamento de trs mdias parciais (M1, M2 e M3), conforme dispe a referida Resoluo, nos

seguintes termos: Primeira Mdia M1: - Prova de conhecimento parcial, individual, sem consulta, com uma questo bnus de conhecimentos gerais, valendo 0,5 ponto = Peso 7,5 (75%) - Trabalho em grupo = Peso 1,5 (1,5%) - Nota de participao, frequncia e produo em sala de aula = Peso 1,0 (10%) Segunda Mdia M2: - Prova de conhecimento parcial, individual, sem consulta = Peso 8,0 (80%) ( podendo ou no, contemplar o contedo anterior) - Trabalhos em grupo = Peso 1,0 (10%) - Nota de participao, frequncia e produo em sala = Peso 1,0 (10%) Terceira Mdia M3: - Prova de conhecimento parcial, individual, sem consulta = Peso 7,0 (70%), (contemplando todo o contedo ministrado no semestre). - Trabalhos em grupo = Peso 3,0 (30%) Observaes:

As anlises de aprendizagem individuais (provas), sero escritas, constitudas de pelo menos 50% de questes discursivas e aplicadas em data previamente marcada; O aluno que se ausentar no dia da realizao da prova, s ter direito prova substitutiva mediante processo administrativo devidamente protocolado e autorizado pela secretaria do aluno, limitando-se a apenas 01 (uma) prova substitutiva no semestre; Os trabalhos devem ser entregues em sala de aula, em documento impresso; caso entregues em atraso, tero a reduo de 30% do valor e podero ser entregues at a prxima aula, no cabendo formas substitutivas para o mesmo; Recebero nota 0 (zero), os trabalhos que apresentarem sinais de cpia, sendo cpia de qualquer natureza; estes sero avaliados com os seguintes critrios de anlise: - qualidade de idias; - uso de convenes; - criatividade e originalidade.

10. BIBLIOGRAFIA Bibliografia Bsica BOCCOLINI, Fernando. Reabilitao. Amputados, Amputaes, Prteses. 2 ed. So Paulo: Robe, 2000. CARVALHO, Jos Andr. Amputaes de Membros inferiores: em busca da plena reabilitao. 2 ed. Barueri: Manole, 2003. OSULLIVAN, Susan; SHMITZ, Thomas J. Fisioterapia: Avaliao e tratamento. 4 ed. Barueri: Manole, 2003.

Bibliografia Complementar DURWARD, B.R., BAER, G.D., ROWE, P.J. Movimento Funcional Humano: Mensurao e Anlise. So Paulo: Manole, 2001. KENDALL, F.P. Msculos Provas e Funes. So Paulo: Manole, 1986. KISNER, C., COLBY, L. A. Exerccios Teraputicos, Fundamentos e Tcnica. So Paulo: Manole, 1998. STONE, A. JUDITH ,Atlas muscoesqueltico 5ed , ,artemed , ,5ed , 2006 WATKINS, JAMES ,Estrutura e funo do sistema muscoloesqueltico , ,Editora Artmed , , ,2001

Vous aimerez peut-être aussi