Vous êtes sur la page 1sur 12

Prof. Sonia Pardim A Arte Egpcia e Mesopotmica As primeiras grandes civilizaes surgiram aproximadamente na mesma poca, em torno de 3.

500 a.Catravessando de forma sutil o Neoltico para a Antiguidade. Egito e Mesopotmia milenares civilizaes j descritas nos primeiros relatos bblicos - tiveram em seu posicionamento geogrfico a definio de sua histria. A estreita faixa frtil s margens do Nilo era protegida por amplas regies desrticas e a noo de divindade legada ao fara possibilitou uma histria e forma de governo homognias. A forte religio egpcia, agregadora de toda a cultura, possibilitou uma arte milenar e imutvel. A Mesopotmia, vale entre os rios Tigre e Eufrates, designada assim pelos gregos (Gombrich, 1983), apresentava poucas defesas naturais, tornando-se vulnervel pela grande quantidade de afluentes, o que possibilitou a sucesso de governos (e povos) diferenciados. Sumrios, acdios, assrios, babilnicos, persas sucederam-se desde a Pr-Histria at o sculo IV a.C. assemelhando-se por ser eminentemente guerreiros e produzindo uma arte que refletiu tanto o temor e adaptao a um ambiente inspito como suas conquistas de guerra. A Arte Egpcia A arte egpcia tem uma importncia fundamental na cultura ocidental, posto que fosse referncia esttica de vrios povos, incluindo os gregos. Suas caractersticas essenciais ligam-se religio principalmente imortalidade da alma (o ka) e glorificao do fara tambm visto como ser divinizado. A complexidade da vida social, que produz um novo tipo de economia e diviso de trabalho, converte o artista em artfice, profissional especializado e no mais um mgico inspirado (Hauser, 1982). Seu trabalho, agora, apesar de essencial nos ritos religiosos, considerado to importante quanto o do sapateiro ou oleiro e recebe orientaes rigorosas sobre como faz-lo. Toda a arte egpcia baseada em cnones (regras tradicionais e rigorosas) o que a conserva em uma imutabilidade de aproximadamente 3.000 anos, com exceo de um breve perodo de modificaes artsticas no Novo Imprio, inaugurado por Akhenaton. Mas no , de maneira alguma, uma arte montona: As regras que governam toda a arte egpcia conferem a cada obra individual o efeito de equilbrio, estabilidade e austera harmonia 1. Breve Cronologia Pr-dinstico (at cerca de 3.000a.C) perodo de unificao das Duas Terras, o Delta e o Vale do Nilo, realizado pelo rei Narmer (provavelmente Mens fundador mtico do Egito).

Gombrich,... p. 38

Arcaico (3.000 a 2.660a.C) surge a escrita hieroglfica paleta de Narmer, que celebra a unificao (encontra-se no Museu do Cairo) considerada a mais antiga obra de arte aps a Pr-Histria. Imprio Antigo (2660 a 2180 a.C) perodo glorioso para os faras e sua arte, incio das construes em pedra com a pirmide de Sakara, do rei Djorser, projetada por Imhotep e, na IV dinastia, as pirmides (necrpole) de Gis. 1 Perodo Intermedirio (2180 a 2040 a.C) declnio do fara e da arte.

Imprio Mdio (2040 a 1780) consolidao e centralizao do poder do fara. Culto oficial ao deus Amon. Textos dos sarcfagos (texto de carter mgico inscrito nos sarcfagos de altos funcionrios). Renascimento artstico estaturia real com arte nos retratos (ver Sanuseret III) e Amenembat III. Fase clssica da arte egpcia. 2 Perodo Intermedirio (1780 a 1560 a.C) invaso dos hictos enfraquecimento real. Novo Imprio (1560 a 1070 a.C.) perodo de ascenso. Rainha Hatchepsut governa no lugar de Tutmes III seu sobrinho, que era menor de idade (templo da Rainha Hatchepsut). - Amen-Hotep, ou Amenfis IV, rei da XVIII dinastia determina o culto a Aton e troca o nome para Akhenaton. - Tutankhamon, restabelece o culto a Amon seu tmulo foi encontrado em 1922, no Vale dos Reis. - Ramss II XIX dinastia, marca o fim de um perodo de equilbrio poltico - templo de Abu-Simbel 3 Perodo Intermedirio (1070 a 664 a.C.) perodo de invases e divises territoriais, porm manteve-se a qualidade artstica funerria. Baixo Imprio (664 a 332 a.C.) ascenso do poder faranico e produo de importantes esculturas, utilizao do bronze, at o domnio de Alexandre, o Grande, e a fundao de Alexandria. Perodo Greco-Romano ou Egito Helnico (332a.C a 30 d.C) governo de Alexandre e seus sucessores at 305a.C, aps este perodo se inicia a dinastia fundada por Ptolomeu, grande desenvolvimento cultural (fig. 1) em torno da nova capital, Alexandria. Aps 30 d.C., o Egito torna-se parte do Imprio Romano, na forma de provncia. A partir de 395 d.C, passa a fazer parte do Imprio Bizantino.

Figura 1 Retrato de um Fara relevo. Princpio da poca ptolomaica (305-200 a.C.). Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Arquitetura A preservao do corpo para a existncia da alma aps a morte atravs do complexo sistema de mumificao foi o objetivo mximo da sociedade egpcia. A partir dela, desenvolveu-se a medicina, as artes, artefatos e, de forma peculiar, a arquitetura dos tmulos. A alta aristocracia mantinha sepulcros que propiciavam a manuteno do ka, conservando objetos, miniaturas, alimentos, esculturas, afrescos e relevos essenciais aos ritos funerrios. Esses primeiros sepulcros eram as mastabas, espcie de bloco trapezoidal erguido sobre cmara subterrnea. O grande arquiteto, divinizado ainda em vida, Imhotep construiu a primeira pirmide escalonada sobre uma mastaba a pirmide de Zorzer, em Sacara, em aproximadamente 2600 a.C. A nova volumetria, que se assemelha concepo geral de pirmide, no a nica inovao do arquiteto: a utilizao de cantaria (pedras talhadas com preciso) e meias-colunas com capitis adornados em forma de papiros (papiriformes) tambm so invenes de Imhotep, as quais tornaram-se base da arquitetura no apenas egpcia.

Figura. 2 Imhotep (arquiteto) Pirmide em degraus do rei Zozer (Djozer), Terceira Dinastia (c. 2600a.C).

As pirmides do deserto de Giz formam a mais importante necrpole conhecida. Foram edificadas durante a Quarta Dinastia do Antigo Imprio pelos faras Quops (c. 2.530 a.C), Qufren (c. 2.500 a.C) e Miquerinos (2.470 a.C.). Junto a essas trs pirmides encontram-se mastabas e a esfinge mais conhecida do Egito, que provavelmente representa o fara Qufren. A Grande Pirmide (do Fara Quops) de 146 metrodabase ao vrtice foi considerada a mais alta construo do mundo por aproximadamente 4 mil anos. Foi erguida por cem mil homens por vinte anos e a sua preciso surpreendente, cada lado est alinhado com um ponto cardealea Cmara Real encontra-se no meio da edificao, a 42 metros de altura. Durante os governos de Qufren e Miquerinos foram erguidas as pirmides que levam seus nomes (Oliveira, 2001).

Figura 3 Necrpole de Gis. IV Dinastia do Imprio Antigo

Obras para a eternidade Os primeiros tempos da civilizao egpcia foram testemunhas de ritos fnebres perversos, os quais escravos eram enterrados junto ao fara para servi-lo na eternidade. Aquarta Dinastia do Antigo Imprio, perodo das belas pirmides, substitui esse hbito por uma imensa quantidade de obras de arte que preservavam a memria dos feitos e riquezas do morto. Objetos de ourivesaria e vidro, miniaturas diversas, maquetes, maquiagens e espelhos permaneciam nas cmaras morturias pela eternidade, ou melhor, at chegarem os saqueadores de tumbas. A imagem do fara na forma de escultura tambm era essencial para a jornada do ka. A escultura egpcia ligava-se ao retrato, porm de forma muito impessoal, realmente hiertica. A rigidez da escultura no diminua a beleza das propores e detalhes. fcil perceber a harmonia formal que influenciar a escultura arcaica dos gregos no retrato de Miquerinos e a Rainha (fig.4): a absoluta frontalidade, as formas sugeridas pela transparncia dos tecidos, a unidade entre os membros e o corpo e a perna esquerda frente como indicao de movimento. Os escribas (fig. 5) tambm eram representados, em constante postura de ccoras, rosto erguido, escritos apoiados

sobre as pernas no demonstram submisso de um funcionrio, mas um mestre das letras sagradas e ocultas (Janson, 1992).

Figura 5 Miquerinos e a Rainha (c. 2470a.C). Xisto, alt. 1,40 m. Museum of Fine Arts (Boston).

Figura 4 Escriba Sentado. ( C. 2400 a. C). Calcrio, alt. 0,53 m. Louvre (Paris).

Finalmente chegamos s representaes bidimensionais. Todos os afrescos, relevos e pinturas em livros demonstram uma riqueza de detalhamento e narrao os desenhos contam as histrias relacionadas ao morto sendo acompanhados, normalmente, de hierglifos. Os animais so apresentados de forma natural e em movimento ainda hoje zologos podem reconhecer cada espcie (Gombrich, 1992). A figura humana oferece uma visualidade nica, conhecida por Lei da Frontalidade: cabea de perfil, olho de frente, trax e braos de frente, pernas de lado vistas pelo lado de dentro, isto , pelo ngulo do dedo. A finalidade mgica dessas representaes, ligada aos ritos fnebres, explicam essa caracterizao como a maneira mais imediata de perceber as partes do corpo, sem deformaes pelo escoro (perspectiva da figura humana). O tamanho das figuras tambm tem carter simblico, ligado hierarquia. Observe estas caractersticas na fig. 6

(c.

Figura 6 Fragmento de afresco da tumba de Nebamum 1350 a.C). British Museum (Londres).

Podemos pensar que cada desenho criado por artista egpcio contm uma historieta como essa, assim como podemos perceber que ao longo de quase trs mil anos a forma de representao segue-se intacta, regida por regras determinadas e imutveis, mas que conferem equilbrio e harmonia arte egpcia como um todo e a cada obra em sua individualidade. Essa imutabilidade, porm, foi quebrada na 18 Dinastia do Novo Reino, cerca de 1.370 a.C., com o reinado de Amenfis IV um adorador do deus Aton e que autointitulou-se Akhnaton. Talvez a partir de influncias estrangeiras, as representaes do perodo tornaram-se muito naturalistas, fugindo representao tradicional. Podemos observar seu retrato (fig. 7) como a esfinge de um homem feio, e no com a solenidade imposta aos retratos reais. Por outro lado, vemos a delicadeza absoluta de Nefertiti (fig. 8), esposa de Akhnaton, o mais belo perfil da histria da arte.

Figura 7 Retrato de Akhenaton (c.. 1360 a. C.). Calcrio, alt. 0,08m. Museu do Estado (Berlim)

Figura 8 A Rainha Nefertiti (c. 1360 a.C.). Calcrio policromado, alt. 0,51m. Museu Egpcio (Cairo).

Um pouco deste naturalismo se perpetua no perodo de seu sucessor, Tutankamon. Fara falecido jovem teve a importncia de voltar o culto ao deus Amon, politesta, e tornou-se conhecido nos dias de hoje por seu tmulo ter sido descoberto intacto no incio do sculo XX. Toda a riqueza que o nosso imaginrio liga uma Cmara Real encontrava-se plenamente, desde o atade de ouro de mais de cem quilos, perfeita mscara morturia (fig. 9) e s pinturas e relevos que registrando uma revoluo artstica precediam a divises e invases territoriais que viriam a findar com imutabilidade da civilizao egpcia.

Figura 2.1. 9 Mscara Morturia de Tutankamon (c.1323a.C.). Museu Egpcio (Cairo)

A Arte Mesopotmica A escassez de pedras para construes propiciou a variada utilizao do barro como adobe e terracota para a confeco de utilitrios, esculturas, tbuas para a escrita cuneiforme (fig. 10) e principalmente a arquitetura. A fragilidade do material nos legou poucos exemplares da arte e da arquitetura mesopotmica, em comparao com povos que utilizaram materiais mais resistentes. Os sumrios foram os primeiros a dominar o vale mesopotmico legando aos seus sucessores princpios e elementos artsticos. Crentes em deuses locais ligados s foras da natureza, desenvolveram um sistema econmico conhecido por socialismo teocrtico (Janson, 1992 ), cidades-estado bastante organizadas urbanisticamente e centralizadas no templo. Esses templos eram os Zigurates, que chegavam atingiram a altura de colinas, elevaes essenciais para a prtica da f, em uma regio de plancies (Janson, 1992). O Velho Testamento descreve a Torre de Babel, provavelmente o zigurate Etemenanki, que significa casa sobre a qual se Figura 10 Texto cuneiforme de teor jurdico-administrativo (c.2300 a.C). erguem o cu e a terra. Foi erigido no sculo XIX a.C. e destrudo por Alexandre, o Grande. Segundo

documentos antigos, tinha aproximadamente noventa metros de altura, sete patamares e revestimento vitrificado. Ficou sua representao fantasiosa pelo pincel do renascentista Brueguel (fig.11)

Figura 11 Pieter Brueghel, A Torre de Babel (1563) Kunsthistorisches Museum Wien (Viena).

Em runas, subsiste outro zigurate, construdo cerca de 3.000a.C., erguido em Warka, a cidade sumeriana de Uruk. Escadarias e rampas conduzem plataforma onde foi erigido o Templo Branco (fig. 12), referncia a sua fachada de tijolos caiados. Durante os 2.500 anos seguintes, os zigurates foram crescendo em altura, cada vez mais semelhantes a torres de mltiplos andares decrescentes. A entrada se dava lateralmente fachada, de frente escadaria de acesso, a qual contornava o edifcio em uma espiral angulosa (Janson, 1992). Em Ur, cerca de 2.500a.C. restou um andar, de cerca de 16 metros de altura, bastante conservado o que nos permite observar a complexidade da construo. o zigurate do rei Urnammu. A cella era a principal sala do zigurate, onde ficavam as esculturas de deuses (e no representaes de deuses) e de substitutos dos fiis. Toda a escultura sumria caracterizava-se pela simplificao geomtrica do corpo (baseadas no cilindro e cone) e imensos olhos, antigamente incrustados de pedrarias (fig. 13).

Figura 12 Templo Branco de Uruk (c. 3500 - 3000 a.C) Warka, Iraque.

Figura 13 Grupo escultrico de Tell Asmar (Templo de Abu), c. 2700 2500 a.C.. Museu do Iraque,

Os primeiros reis sumrios eram sepultados com seus escravos e tesouros. O fragmento de uma harpa (fig. 14) foi encontrado em um desses tmulos em Ur e nos revela artfices requintados. Imagens de uma mitologia animista j perdida nos tempos so definidas por desenhos detalhados de animais sobre duas patas que executam tarefas humanas como tocar instrumentos e carregar objetos.

Figura 14 Harpa Sumria (2500 A.C)., Museu da Universidade de Filadlfia (Filadlfia).

Os sumrios forma substitudos pelos acadianos, povo que glorificava o seu soberano. A cabea em bronze (fig.15) de um soberano acadiano exemplifica a majestade e ao mesmo tempo o detalhamento retratstico dados escultura real. Os feitos de guerra foram enaltecidos em relevos, como o de Naran-Sin (fig. 16), no qual o rei, com uma coroa de chifres, trucida os inimigos. As antigas crenas no poder das imagens, e, portanto a permanncia das vitrias, pode ter levado a este tipo de representao (Gombrich, 1983).

Figura 15 Retrato de um soberano acadiano. Nnive (c. 2300 2200 a.C.) Museu do Iraque (Bagd).

Figura 16 Estela da Vitoria do Rei Naram-Sin Acadiano (c. 2200 a. C.). Museu do Louvre (Paris).

O segundo milnio foi marcado pela dinastia babilnica, tendo Hamurabi como seu fundador. O seu cdigo (fig. 17) o mais antigo rol de leis e est gravado em uma estela de diorite (pedra extremamente rgida). Atravs do cdigo conhecemos o papel social do artista mesopotmico ao se referir ao arquiteto (mestre de obras) e ao escultor da mesma forma que ao sapateiro e ao ferreiro (Hauser, 1982 ). Encabeando o cdigo encontra-se o alto relevo representando Hamurabi em p diante do deus Shamash.

Figura 17 Parte superior da Estela do Cdigo de Hamurabi. (c. 1760a.C). Museu do Louvre (Paris).

Os assrios ascenderam tendo como inspirao os modelos sumerianos de arquitetura. Os palcios atingiram dimenses e riquezas exageradas. Apenas um deles, o de Sargo II, da segunda metade do sculo VIII a.C., permite uma reconstituio aproximada. Estava isolado do centro urbano, numa cidadela de muralhas torreadas, apenas com duas portas, ladeadas por touros alados com cabeas humanas, esculpidas em relevos (fig. 18). Essas figuras, cujo fim era impedir a entrada das foras do mal, demonstram uma ateno minuciosa com o detalhe linear, talvez um artifcio,

mas que em escala gigantesca, produz um efeito poderoso. Apresentam cinco pernas duas em repouso, se vistas de frente; quatro em movimento, se vistas de lado. Dentro do palcio, uma srie de relevos ilustrando as conquistas militares refora a impresso de poder.

Figura 18 Touro alado do Palcio de Sargo II. Museu do Louvre (Paris).

So os neobabilnios que passam a usar largamente o tijolo vitrificado e queimado, utilizando cores vivas e animais graciosos. Podemos observar o Porto de Ishtar (fig. 19), construdo durante o reinado de Nabucodonosor, e reconstrudo no Vorderstaatische Museen, Berlim.

Vorderasiatisches Museumem seus objetos, do origem ao Tribos nmades com forte tradio artstica requintado imprio Persa. Sob o governo de Dario I, Xerxes e Artaxerxes foi erigida a cidade de Perspolis (fig. 20) -sc. VI a C - fruto de influncias de diversos povos dominados pelo imprio, mas que determinam um estilo nico. A sala do trono de Dario I apresentava 36 colunas de 12 metros de altura, com fustes canelados ao estilo jnico e capitel de touros. Nas paredes, sbrios relevos revelam narrativas sobre os reis.

Figura 19 Porto de Ishtar reconstruo

Tecidos, ourivesaria e objetos ricamente adornados permanecem com vestgios dos ltimos povos mesopotmicos at o perodo medieval.

Figura 20 Runas da cidade de Perspolis - no atual Ir

Para saber mais: Livros ou captulos

Histria Social da Literatura e da Arte. A Segunda Parte: Culturas Urbanas do Oriente Antigo analisa essa nova classe a dos artistas e a importncia de sua arte, principalmente dentro das questes polticas e religiosas. A Terceira Parte: Grcia e Roma contextualiza a arte sob uma nova dimenso: a do homem. Sites www.louvre.fr Que tal uma visita ao Museu do Louvre, com direito a percorrer seus corredores e olhar de perto as obras de seu acervo? Na impossibilidade de ir ao museu de verdade, fique com a possibilidade virtual. Para esta Unidade, conhea boa parte do acervo dos departamentos (Collections & Dpartements): Antiquits orientales acdios, babilnios, fencios, hebreus, rabes... obras enigmticas, exticas e extremamente antigas do oriente mdio. Antiquits gyptiennes o setor de egiptologia do Louvre imenso e diversificado. Uma grande parte foi trazida Frana por Napoleo Bonaparte fruto de sua expedio ao Egito entre 1798 e 1801.

Vous aimerez peut-être aussi