Vous êtes sur la page 1sur 27

RESPONSABILIDADE CIVIL 96.

Introduo Trata-se da figura que, depois dos contratos, maior importncia prtica e terica assume na criao dos vnculos obrigacionais, seja pela extraordinria frequncia com que nos Tribunais so postas aces de responsabilidade, seja pela dificuldade especial de muitos dos problemas que o instituto tem suscitado na doutrina e na jurisprudncia. Na rubrica da responsabilidade civil, cabe tanto a responsabilidade proveniente da falta de cumprimento das obrigaes emergentes dos contratos, de negcios unilaterais ou da lei ( responsabilidade contratual), como a resultante da violao de direitos absolutos ou da prtica de certos actos que, embora lcitos, causam prejuzo a outrem (responsabilidade extra-contratual). Sob vrios aspectos, responsabilidade contratual e responsabilidade extra-contratual funcionam como verdadeiros vasos comunicantes. Por um lado, elas podem nascer do mesmo facto e transitar-se facilmente do domnio de uma delas para a esfera normativa prpria da outra. Por outro lado, bem possvel que o mesmo acto envolva para o agente (ou o omitente), simultaneamente, responsabilidade contratual , e responsabilidade extra-contratual , tal como possvel que a mesma ocorrncia acarrete para o autor, quer responsabilidade civil, quer responsabilidade criminal, consoante o prisma sob o qual a sua conduta seja observada.
[33] [34]

97. Regime jurdico da responsabilidade civil A expresso responsabilidade civil ambgua porque dentro dela h que distinguir dois grandes sectores: a) A responsabilidade obrigacional ou contratual: aquela que resulta do incumprimento de direitos subjectivos de crdito, do incumprimento de obrigaes em sentido tcnico-jurdico; b) Responsabilidade extra-obrigacional: extra-contratual, delitual ou aquiliana, est prevista e regulada nos arts. 483 segs. CC. Nesta definio do quadro da responsabilidade civil em sentido amplo, preciso ainda ter em conta que, quer no campo da responsabilidade extra-obrigacional, quer no campo da responsabilidade obrigacional, ainda h dois sub-sectores: Responsabilidade subjectiva, quando ela depende da existncia de culpa do agente, de culpa do autor da leso; Responsabilidade objectiva, quando o agente se constitui na obrigao de indemnizar independentemente de culpa.

RESPONSABILIDADE POR FACTOS ILCITOS 98. Pressupostos A simples leitura do art. 483/1 CC, mostra que vrios pressupostos condicionam, no caso da responsabilidade por factos ilcitos, a obrigao de indemnizar o lesante: a) Facto (controlvel pela vontade do homem); b) Ilicitude; c) Imputao do facto ao lesante; d) Dano; e) Um nexo de casualidade entre o facto e o dano.
[35]

99. Facto voluntrio do lesante (a) O elemento bsico da responsabilidade do agente um facto dominvel ou controlvel pela vontade, um comportamento ou uma forma de conduta humana pois s quanto a factos dessa ndole tm cabimento a ideia de ilicitude, o requisito da culpa e a obrigao de reparar o dano nos termos em que a lei a impe. Este facto consiste, em regra, num acto, numa aco, ou seja, num facto positivo, que importa a violao de um dever geral de absteno, do dever de no ingerncia na esfera de aco do titular do direito absoluto. Mas pode traduzir-se tambm num facto negativo, numa absteno ou numa omisso (art. 486 CC). Quando se alude a facto voluntrio do agente, no se pretende restringir os factos humanos relevantes em matria de responsabilidade dos actos queridos, ou seja, queles casos em que o agente tenha prefigurado mentalmente os efeitos do acto e tenha agido em vista deles. O que est geralmente em causa, no domnio da responsabilidade civil, so puras aces de facto, praticadas sem nenhum intuito declarativo. 100. Ilicitude (b) O Cdigo Civil procurou fixar em termos mais precisos o conceito de ilicitude, descrevendo duas variantes, atravs das quais se pode relevar o carcter anti-jurdico ou ilcito. 1) Violao de um direito de outrem (art. 483 CC): os direitos subjectivos aqui abrangidos, so, principalmente, os direitos absolutos, nomeadamente os direitos sobre as coisas ou direitos reais, os direitos de personalidade, os direitos familiares e a propriedade intelectual. 2) Violao da lei que protege interesses alheios: trata-se da infraco das leis que, embora protejam um direito subjectivo a essa tutela; e de leis que, tendo tambm ou at principalmente

em vista a proteco dos interesses colectivos, no deixam de atender aos interesses particulares subjacentes. Alm disso, a previso da lei abrange ainda a violao das normas que visam prevenir, no a produo do dano em concreto, mas o simples perigo de dano em abstracto. Para que o lesado tenha direito indemnizao, trs requisitos se mostram indispensveis: 1) Que a leso dos interesses do particular corresponda a violao de uma norma legal; 2) Que a tutela dos interesses dos particulares figure, de facto, entre os fins da norma violada; 3) Que o dano se tenha registado no crculo de interesses privados que a lei visa tutelar. 101. O abuso do direito No se trata da violao de um direito de outrem, ou da ofensa a uma norma tuteladora de um interesse alheio, mas do exerccio anormal do direito prprio. O exerccio do direito em termos reprovados pela lei, ou seja, respeitando a estrutura formal do direito, mas violando a sua afectao substancial, funcional ou teleolgica, considerado como legtimo. Isso quer dizer que, havendo dano, o titular do direito pode ser condenado a indemnizar o lesado. H abuso de direito (art. 334 CC), sempre que o titular o exerce com manifesto excesso dos limites impostos pela boa f, pelos bons costumes, ou pelo fim econmico ou social desse direito. Com base no abuso de direito, o lesado pode requerer o exerccio moderado, equilibrado, lgico, racional do direito que a lei confere a outrem; o que no pode , com base no instituto, requerer que o direito no seja reconhecido ao titular, que este seja inteiramente despojado dele. 102. Factos ilcitos especialmente previstos na lei Alm das duas grandes directrizes de ordem geral fixadas no art. 483 CC, sobre o conceito de ilicitude, como pressuposto da responsabilidade civil, o Cdigo Civil trata de modo especial alguns casos de factos anti-jurdicos: a) Factos ofensivos do crdito ou bom-nome das pessoas (art. 484 CC); b) Conselhos, recomendaes ou informaes geradoras de danos (art. 485 CC).
[36] [37]

103. Causas justificativas do facto ou causas de excluso da ilicitude A violao do direito subjectivo de outrem ou da norma destinada a proteger interesses alheios constitui, em regra, um facto ilcito; mas

pode suceder que a violao ou ofensa seja, coberta por alguma causa justificativa do facto de afastar a sua aparente ilicitude. O acto do exerccio de um direito, ainda que cause danos a outrem, um acto lcito desde que o direito seja exercido em conformidade com a boa f, com os bons costumes, com o fim econmico e social do direito e respeitando as regras de compatibilizao de direitos do art. 335 CC. Isto , em todos os casos em que o titular do direito exerce regularmente o seu direito, ainda que prejudique outrem, normalmente no comete um acto ilcito. Constituem causas de justificao as formas de tutela privada de direitos: Aco directa (art. 336 CC); Legtima defesa (art. 337 CC); Estado de necessidade (art. 339 CC). Tm em comum algumas caractersticas: a) Natureza preventiva: a lei admite excepcionalmente a autotutela de direitos, mas tipicamente com carcter preventivo, para evitar a violao de direitos e no para reagir violao de direitos, no com carcter repressivo. b) Carcter subsidirio: s lcito actuar em aco directa, em legtima defesa ou em estado de necessidade quando no seja possvel em tempo til recorrer aos meios normais. c) Princpio da proporcionalidade: o acto s lcito na medida em que cause danos inferiores, previsivelmente inferiores queles que resultariam do acto que se pretende evitar. 104. Aco directa o recurso fora para realizar ou assegurar o prprio direito. (art. 336 CC). Para que a ela haja lugar, torna-se necessrio a verificao dos seguintes requisitos: a) Fundamento real: necessrio que o agente seja titular dum direito que procura realizar ou assegurar; b) Necessidade: o recurso fora ter de ser indispensvel, pela impossibilidade de recorrer em tempo til aos meios coercivo normais, para evitar a inutilizao prtica do direito do agente; c) Adequao: o agente no pode exceder o estritamente necessrio para evitar o prejuzo; d) Valor dos interesses em jogo: atravs da aco directa, no pode o agente sacrificar interesses superiores aos que visa realizar ou assegurar. 105. Legtima defesa Consiste na reaco destinada a afastar a agresso actual e ilcita da pessoa ou do patrimnio, seja do agente ou de terceiro (art. 337 CC).

Como requisitos: a) Agresso: que haja uma ofensa da pessoa ou dos bens de algum; b) Actualidade e ilicitude da agresso: que a agresso (contra a qual se reage) seja actual e contrria lei; c) Necessidade da reaco: que no seja vivel nem eficaz o recurso aos meios normais; d) Adequao: que haja certa proporcionalidade entre o prejuzo que se causa e aquele que se pretende evitar, de modo que o meio usado no provoque um dano manifestamente superior ao que se pretende afastar. 106. Estado de necessidade igualmente lcito o acto daquele que, para remover o perigo actual de um dano manifestamente superior, quer do agente, quer de terceiro destri ou danifica coisa alheia (art. 339 CC). O estado de necessidade consiste na situao de constrangimento em que age quem sacrifica coisa alheia, com o fim de afastar o perigo actual de um prejuzo manifestamente superior. Consentimento do lesado (art. 340 CC), consiste na equiestncia do titular prtica do acto que, sem ela, constituiria uma violao desse direito ou uma ofensa de uma norma tuteladora do respectivo interesse. 107. Nexo de imputao, do facto ao lesante culpa (c) Para que o facto ilcito gere responsabilidade, necessrio que o autor tenha agido com culpa. No basta reconhecer que ele procedeu objectivamente mal. preciso, nos termos do art. 483 CC, que a violao ilcita atenha sido praticada com dolo ou mera culpa. Agir com culpa, significa actuar em termos de conduta do agente merecer a reprovao ou censura do direito. E a conduta do lesante reprovvel, quando, pela sua capacidade e em face das circunstncias concretas da situao, se concluir que ele podia e devia agir de outro modo. Fala-se em nexo de imputao para significar que no basta que o agente tenha praticado um facto voluntrio, no basta que esse facto, tendo sido praticado voluntariamente seja ilcito, preciso que ele possa ser imputado ao agente; e s imputado ao agente quando o agente actuou culposamente. A culpa em sentido amplo abrange duas sub-modalidades: 1. Culpa em sentido estrito, tambm designada por mera culpa ou negligncia; 2. Dolo. H casos em que as pessoas no tm os requisitos para actuar culposamente. Para que uma pessoa seja susceptvel do juzo de

culpabilidade, preciso que ela seja imputvel; para lhe serem imputados actos preciso que ela seja susceptvel de imputao, que seja imputvel ou tenha imputabilidade. 108. Imputabilidade Diz-se imputvel a pessoa com capacidade natural para prever os efeitos e medir o valor dos actos que pratica e para se determinar de harmonia com o juzo que faa acerca deles (art. 488 CC). Ele caracteriza-se: Pela capacidade de entendimento mnimo que permite ao sujeito prever as consequncias dos seus actos; E pelo mnimo de liberdade, que lhe permitia determinar-se. imputvel o sujeito que tem o mnimo de inteligncia para perceber alcance do acto que pratica e que tem liberdade de determinao, isto , que livre de decidir ou no de praticar o acto, sito que se chama imputabilidade. Pode dizer-se que para haver responsabilidade da pessoa inimputvel necessria a verificao dos seguintes requisitos: a) Que haja um facto ilcito; b) Que esse facto tenha causado danos a algum; c) Que o facto tenha sido praticado em condies de ser considerado culposo, reprovvel, se nas mesmas condies tivesse sido praticado por pessoa imputvel; d) Que haja entre o facto e o dano o necessrio nexo de causalidade; e) Que a reparao do dono no possa ser obtida dos vigilantes do inimputvel; f) Que a equidade justifique a responsabilidade total ou parcial do autor, em face das circunstncias concretas do caso. 109. Culpa A culpa (art. 487 CC) exprime um juzo de reprovabilidade pessoal da conduta do agente: o lesante, em face das circunstncias especficas do caso, devia e podia ter agido de outro modo. um juzo que assenta no nexo existente entre o facto e a vontade do autor, e pode revestir duas formas distintas: o dolo e a negligencia ou mera culpa. H dolo, quando o agente actuou por forma a aceitar, a admitir, as consequncias ilcitas da sua conduta. Diz-se dolosa a conduta quando o agente, no tendo previsto as consequncias danosas e ilcitas que do seu acto iriam resultar, no fez nada para as afastar, porque as admitiu. H mera culpa, quando o agente actuou levianamente, imponderadamente, negligentemente, sem cuidado ou sem ateno, quando o agente, numa palavra, no empregou a

diligncia que o bom pai de famlia , colocado naquela situao, teria empregado.
[38]

110. Modalidades de culpa A distino entre dolo e a negligncia, como modalidades de culpa, aparece logo referida na disposio que constitui a trave-mestra de toda a construo legislativa da responsabilidade civil (art. 483/1 CC). O dolo aparece como modalidade mais grave da culpa, aquela em que a conduta do agente, pela mais estreita identificao estabelecida entre a vontade deste e o facto, se torna mais fortemente censurvel. As modalidades de dolo so: Dolo directo, quando o agente actuou para obter a consequncia ilcita danosa e a obteve; o agente actuou intencionalmente para o resultado ilcito; Dolo necessrio, quando o agente no tinha como objectivo do seu comportamento o resultado ilcito, mas sabia que o seu comportamento ia ter como resultado necessrio, inevitvel, o ilcito; Dolo eventual, quando o agente prefigura a consequncia ilcita e danosa como uma consequncia possvel do seu comportamento e no faz nada para a evitar. Alm do nexo, entre facto ilcito e a vontade do lesante, nexo que constitui o elemento volitivo ou emocional do dolo, este compreende ainda um outro elemento, de natureza intelectual. Para que haja dolo essencial o conhecimento das circunstncias de facto que integram a violao do direito ou da norma tuteladora de interesses alheios e a conscincia da ilicitude do facto. 111. Mera culpa ou negligncia Consiste na omisso da diligncia exigvel do agente. H culpa consciente, quando o agente representou a possibilidade da consequncia ilcita danosa e s actuou porque se convenceu de infundada e megalmanamente que conseguiria evitar a produo dessa consequncia. H culpa inconsciente, o agente no previu o resultado, no pensou nisso e ele ocorreu. A mera culpa (consciente ou inconsciente) exprime, uma ligao da pessoa com o facto menos incisiva do que o dolo, mas ainda assim reprovvel ou censurvel. O grau de reprovao ou de censura ser tanto maior quanto mais ampla for a possibilidade de a pessoa ter agido de outro modo, e mais forte ou intenso o dever de o ter feito. 112. Causas de escusa, causas de excluso da culpabilidade H circunstncias que em concreto afastam a culpa do agente, isto , fazem com que o agente no seja objecto do juzo de culpabilidade

quando seria normalmente se essas circunstncias no tivessem ocorrido. A nossa lei faz referncia a duas causas de escusa, de uma forma tcnica nos arts. 337/2 e 338 CC. Faz-se referncia a uma causa de excluso de culpabilidade que o medo, desde que revista certas caractersticas: Essencial: tenha sido ele a causa determinante do comportamento do agente ou, dito de outro modo, o agente s tenha actuado por causa do medo; Desculpvel: isto , seja um medo, uma situao psicolgica de intimidao, em que o bom pai de famlia tambm teria incorrido se estivesses naquela situao. 113. Prova da culpa, presuno de culpa Sendo a culpa do lesante um elemento constitutivo do direito indemnizao, incumbe ao lesado, como credor, fazer a prova dela, nos termos gerais da repartio legal do nus probatrio (art. 342/1 CC). Regra oposta vigora para o caso da responsabilidade contratual (art. 799/1 CC), onde o facto constitutivo do direito de indemnizao o no cumprimento da obrigao, funcionando a falta de culpa como uma excepo, em certos termos oponvel pelo devedor. Ao afirmar o princpio segundo o qual, na responsabilidade delitual, ao lesado que incumbe provar a culpa do autor da leso (art. 487/1 CC). E h com efeito, vrios casos em que a lei presume a culpa do responsvel.
[39] [40] [41]

114. Dano (d) Para haver obrigao de indemnizar, condio essencial que haja dano, que o facto ilcito culposo tenha causado um prejuzo a algum. O dano , o prejuzo que um sujeito jurdico sofre ou na sua pessoa, ou nos seus bens, ou na sua pessoa e nos seus bens. Classificao de danos: Danos pessoais: aqueles que se repercutem nos direitos da pessoa; Danos materiais: aqueles que respeitam a coisas; Danos patrimoniais: so aqueles, materiais ou pessoais, que consubstanciam a leso de interesses avaliveis em dinheiro, dentro destes que distinguir: a) Danos emergentes: a diminuio verificada no patrimnio de algum em consequncia de um acto ilcito e culposo de outrem, ou de um acto na ilcito e culposo mas constitutivo de responsabilidade civil para outrem;

Lucros cessantes: quando em consequncia do acto gerador de responsabilidade civil, deixa de auferir qualquer coisa que normalmente teria obtido se no fosse o acto que constitui o agente em responsabilidade. Danos patrimoniais (ou morais): so os danos que se traduzem na leso de direitos ou interesses insusceptveis de avaliao pecuniria. O princpio da ressarcibilidade dos danos no patrimoniais limitado responsabilidade civil extracontratual. E no deve ser ampliado responsabilidade contratual, por no haver analogia entre os dois tipos de situaes. Dano presente ou futuro, consoante j se verificou ou ainda no se verificou no momento da apreciao pelo Tribunal do direito indemnizao; isto , futuros, so todos os danos que ainda no ocorreram no momento em que o Tribunal aprecia o pedido indemnizatrio, mas cuja ocorrncia previsvel e provvel. Dano real: o prejuzo efectivamente verificado; o dano avaliado em si mesmo; Dano de clculo: a transposio pecuniria deste dano, a avaliao deste dano em dinheiro. A gravidade do dano h-de medir-se por um padro objectivo, e no luz de factores subjectivos. Por um lado, a gravidade apreciarse- em funo da tutela do direito: o dano deve ser de tal modo grave que justifique a concesso de uma satisfao de ordem pecuniria ao lesado. A reparao obedecer a juzos de equidade tendo em conta as circunstncias concretas de cada caso (art. 496/3 CC 494 CC). A indemnizao, tendo especialmente em conta a situao econmica do agente e do lesado, assim mais uma reparao do que uma compensao, mais uma satisfao do que uma indemnizao. 115. Nexo de causalidade entre o facto e dano (e) Para que o dano seja indemnizvel foroso que ele seja consequncia do facto, ilcito e culposo no domnio da responsabilidade subjectiva extra-obrigacional, facto no culposo no domnio da responsabilidade objectiva, onde o facto gerador do dano pode mesmo ser um facto lcito. Em qualquer caso, e portanto em qualquer das modalidades da responsabilidade civil, tem sempre que haver uma ligao causal entre o facto e o dano para que o actor do facto seja obrigado a indemnizar o prejuzo causado. 116. Titularidade do direito indemnizao

b)

Tem direito indemnizao o titular do direito violado ou do interesse imediatamente lesado, com a violao da disposio legal, no o terceiro que s reflexa ou indirectamente seja prejudicado. Sem prejuzo do prazo correspondente prescrio ordinria 20 anos (contado sobre a data do facto ilcito: arts. 498 - 309 CC), o direito indemnizao fundada na responsabilidade civil sujeito a um prazo curto de prescrio (trs anos). A prova dos factos que interessam definio da responsabilidade, em regra feita atravs de testemunhas, torna-se extremamente difcil e bastante precria a partir de certo perodo de tempo sobre a data dos acontecimentos. H dois prazos de prescrio: O prazo ordinrio (vinte anos) conta a partir do facto danoso; O prazo de trs anos, conta a partir do momento em que o lesado tem conhecimento do seu direito, isto , conhecimento dos factos constitutivos do seu direito. RESPONSABILIDADE EXTRA-OBRIGACIONAL PELO RISCO OU OBJECTIVA 117. Introduo A responsabilidade pelo risco ou objectiva, caracteriza-se por no depender de culpa do agente. A obrigao de indemnizar nasce do risco prprio de certas actividades e integra-se nelas, independentemente de dolo ou culpa. Por fora da remisso feita no art. 499 CC, deve aplicar-se responsabilidade pelo risco o disposto no art. 494 CC. O facto de a responsabilidade objectiva no depender de culpa do agente no impede que a indemnizao seja fixada em montante inferior ao dano, quando a situao econmica do responsvel pelo risco e do lesado e as demais circunstncias o justifiquem. 118. Carcter objectivo da responsabilidade A lei civil vigente assinala de modo inequvoco o carcter objectivo da responsabilidade do comitente, afirmando (art. 500/1 CC) que ele responde, independentemente da culpa e que (n. 2) a sua responsabilidade no cessa pelo facto de o comissrio haver agido contra as instrues recebidas. No se trata de uma simples presuno de culpa, que ao comitente incumba elidir para se eximir obrigao de indemnizar, trata-se de a responsabilidade prescindir da existncia de culpa, nada adiantando, por isso, a prova de que o comitente agiu sem culpa ou de que os danos se teriam igualmente registado, ainda que no houvesse actuao culposa da sua parte. 119. Requisitos

Para que exista responsabilidade prevista no art. 500 CC, preciso que se verifiquem cumulativamente vrios requisitos: Que exista entre dois sujeitos jurdicos uma relao da comisso: uma relao de comisso, uma relao em que um dos sujeitos realiza um acto isolado, ou uma actividade duradoura, por conta de outrem e sob as instrues de outrem; O comissrio tenha praticado um acto constitutivo para ele, comissrio, de responsabilidade civil: para haver obrigao de indemnizar para o comitente, indispensvel que o acto do comissrio constitua, para ele comissrio, uma obrigao de indemnizar; Para que haja obrigao de indemnizar do comitente nos termos do art. 500 CC: o de que o comissrio pratique o facto danoso e constitutivo de responsabilidade civil no exerccio das suas funes.
[42] [43]

120. Responsabilidade do Estado e demais pessoas colectivas aplicvel ao Estado e s restantes pessoas colectivas pblicas nos termos do art. 501 CC, quanto aos danos causados pelos seus rgos ou representantes do exerccio de actividades de gesto privada, o regime fixado para o comitente. O Estado e as demais pessoas colectivas pblicas: a) Respondem perante o terceiro lesado, independentemente de culpa, desde que os seus rgos, agentes ou representantes tenham incorrido em responsabilidade; b) Gozam seguidamente do direito de regresso contra os autores dos danos, para exigirem o reembolso de tudo quanto tiverem pago, excepto se tambm houver culpa da sua parte. So actos de gesto pblica os que, visando a satisfao de interesses colectivos, realizam fins especficos do Estado ou outro ente pblico e que muitas vezes assentam sobre o ius auctoritatis da entidade que os pratica. Os actos de gesto privada so, de modo geral, aqueles que, embora praticados pelos rgos, agentes ou representantes do Estado ou de outras pessoas colectivas pblicas, esto sujeitos s mesmas regras que vigoraram para a hiptese de serem praticados por simples particulares. So actos em que o Estado ou a pessoa colectiva pblica intervm como um simples particular, despedido do seu poder de soberania ou do seu ius auctoritatis. Os rgos da pessoa colectiva, so as entidades, abstractamente consideradas, de composio singular ou colegial, s quais incumbe, por fora da lei, ou dos estatutos, exprimir o pensamento ou traduzir e executar a vontade dessa pessoa.
[44]

Os agentes so as pessoas que, por incumbncia ou sob a direco dos rgos da pessoa colectiva, executam determinadas operaes materiais. D-se o nome de representantes os mandatrios desses rgos, ou seja, as pessoas por ele incumbidas de realizar em nome da pessoa colectiva quaisquer actos jurdicos. 121. Responsabilidade por factos lcitos O acto pode ser lcito e obrigar, todavia, o agente a reparar o prejuzo que a sua prtica porventura cause a terceiro. A licitude do acto no afasta necessariamente o dever de indemnizar o prejuzo que, num interesse de menor valor sofreu o dono da coisa usada, destruda ou danificada. E por isso se impe nuns casos, e se admite noutros, a fixao da indemnizao a cargo do agente ou daqueles tiraram proveito do acto ou contriburam para o estado de necessidade (art. 339/2 CC).
[45] [33]

Por violar uma obrigao. Por infringir ao mesmo tempo um dever geral de absteno ou o direito absoluto correspondente.

[34]

[35]

Aquele que, em dolo ou mera culpa, violar ilicitamente o direito de outrem ou qualquer disposio legal destinada a proteger interesses alheios fica obrigado a indemnizar o lesado pelos danos resultantes da violao.
[36]

Quem afirmar ou difundir um facto capaz de prejudicar o crdito ou o bom-nome de qualquer pessoa, singular ou colectiva responde pelos danos causados.
[37]

1 - Os simples conselhos, recomendaes ou informaes no responsabilizam quem os d, ainda que haja negligncia da sua parte. 2 - A obrigao de indemnizar existe, porm, quando se tenha assumido a responsabilidade pelos danos, quando h avia o dever jurdico de dar o conselho, recomendao ou informao e se tenha procedido com negligncia ou inteno de prejudicar, ou quando o procedimento do agente constitua facto punvel.
[38]

Diligncia de um bom pai de famlia, a medida em funo das qualidades, das qualificaes dos agentes, o bom pai de famlia com as mesmas qualidades, com as mesmas qualificaes, com as mesmas aptides, com a mesma preparao e nas circunstncias em que o agente se encontrava, colocado nas mesmas circunstncias.
[39]

Aquele que invocar um direito cabe fazer a prova dos factos constitutivos do direito alegado.

[40]

Incumbe ao devedor provar que a falta de cumprimento ou o cumprimento defeituoso da obrigao no procede de culpa sua.
[41]

ao lesado que incumbe provar a culpa do autor da leso, salvo havendo presuno legal de culpa.

[42]

1 - Aquele que encarrega outrem de qualquer comisso responde, independentemente de culpa, pelos danos que o comissrio causar, desde que sobre este recaa tambm a obrigao de indemnizar.
[43]

2 - A responsabilidade do comitente s existe se o facto danoso for praticado pelo comissrio, ainda que intencionalmente ou contra as instrues daquele, no exerccio da funo que lhe foi confiada.
[44]

O Estado e demais pessoas colectivas pblicas, quando haja danos causados a terceiro pelos seus rgos, agentes ou representantes no exerccio de actividades de gesto privada, respondem civilmente por esses danos nos termos em que os comitentes respondem pelos danos causados pelos seus comissrios.
[45]

O autor da destruio ou dano , todavia, obrigado a indemnizar o lesado pelo prejuzo sofrido, se o perigo for provocado por sua culpa exclusiva; em qualquer outro caso, o tribunal pode fixar uma indemnizao equitativa e condenar nela no s o agente, como aqueles que tiraram proveito do acto ou contriburam para o estado de necessidade.

CONTRATO-PROMESSA 46. Noo a conveno pelo qual ambas as partes, ou apenas uma delas, se obrigam dentro de certo prazo ou verificados certos pressupostos, a celebrar determinado contrato. Ao contrato, a cuja futura realizao as partes, ou uma delas apenas, ficam adstritas, d-se o nome genrico de contrato prometido. O contrato-promessa cria a obrigao de contratar, ou, mais concretamente, a obrigao de emitir a declarao de vontade correspondente ao contrato prometido. A obrigao assumida por ambos os contraentes, ou por um deles se a promessa apenas unilateral, tem assim por objecto uma prestao de facto positivo, facere oportere. E o direito correspondente atribudo outra parte traduz-se numa verdadeira pretenso. Quando se diz que o contrato-promessa um contrato ou uma conveno, quer dizer que as mais das vezes o contrato-promessa um contrato-autnomo; mas tambm contrato-promessa a conveno inserida noutro contrato pelo qual ambas as partes, ou apenas uma delas, se obriga celebrao de um futuro contrato. Portanto, para que estejamos perante um contrato promessa e lhe sejam aplicveis as regras prprias desse negcio no indispensvel que se trate de um contrato autnomo. Por outro lado: contrato-promessa aquele pelo qual as partes, ou apenas uma delas, se obriga(m) celebrao de um outro contrato Mas tambm contrato-promessa o contrato pelo qual uma das partes se obriga perante outra, que nisso tenha um interesse digno de proteco legal, realizao de um negcio jurdico unilateral. Um contrato-promessa pode ser sinalagmtico (ou bilateral), ou no sinalagmtico (ou unilateral). Quer isto dizer que pelo contratopromessa celebrao podem ambas as partes ficar reciprocamente obrigadas celebrao do futuro contrato, ou pode apenas uma das partes ficar obrigada a essa concluso, ficando a outra com o direito de exigir a celebrao do contrato prometido e no estando por sua vez vinculada a tal celebrao.
[12]

47. Figuras prximas a) Pacto de preferncia (arts. 414 segs. CC): a pessoa no se obriga a contratar, como sucede no contrato-promessa, mas apenas a escolher em certos termos uma ou outra como contraente, no caso de decidir contratar. b) Venda a retro (arts. 927 segs. CC): o comprador no promete celebrar uma outra venda com o vendedor; fica antes

sujeito a que este, mediante uma simples notificao resolva o contrato. c) Pactos de opo: uma das partes emite logo a declarao correspondente ao contrato que pretende celebrar, enquanto a outra se reserva a faculdade de aceitar ou declinar o contrato, dentro de certo prazo: aceitando, o contrato aperfeioa-se sem necessidade de qualquer nova declarao da contra parte, ao contrrio do que sucede na promessa unilateral, onde se torna necessrio um acordo posterior para dar vida ao contrato definitivo. d) Promessa unilateral: deriva para o no-promitente uma verdadeira pretenso celebrao do contrato prometido do pacto de opo deriva um direito potestativo aceitao da proposta contratual emitida e mantida pela outra parte. A promessa unilateral tambm no se confunde com a proposta contratual (art. 228/2, 230 CC). Nesta prescinde-se de nova manifestao de vontade do proponente, para que o contrato se aperfeioe; na promessa unilateral no, pois o promitente obrigase apenas celebrao de um contrato futuro. Alm disso, enquanto a promessa unilateral assenta sobre um contrato consumado, a proposta uma simples declarao de vontade emitida por uma das partes que s se converte num contrato com a aceitao do outro contraente, que ela visa provocar. e) Sinal: a celebrao do contrato com sinal, tendo ntima ligao com o contrato-promessa, no se confunde com ele. O sinal consiste na coisa, que um dos contraentes entrega ao outro, no momento da celebrao do contrato ou em momento posterior, como prova da seriedade do seu propsito negocial e garantia do seu cumprimento, ou como antecipao da indemnizao devida ao outro contraente, na hiptese de o autor do sinal se arrependa do negcio e voltar atrs, podendo a coisa entregue coincidir ou no com o negcio da prestao devida ex contrato. 48. Consagrao legal do contrato-promessa Os traos mais salientes da nova regulamentao so os seguintes: a) Reconhece-se expressamente a validade do contratopromessa, no apenas em relao compra e venda, mas seja qual for o contrato prometido; b) O art. 411 CC, consagra de modo explcito a validade da promessa unilateral; c) Admite-se a possibilidade de a promessa de alienao ou de onerao de bens imveis, ou de mveis sujeitos a registo, produza efeitos em relao a terceiros (art. 413 CC);

Admite-se a possibilidade da execuo especfica do contratopromessa (art. 830 CC), mediante deciso negocial do contraente faltoso; e) Afirma-se a regra da transmissibilidade dos direitos e obrigaes dos promitentes (art. 412 CC). Nos termos do art. 410 CC, o regime do contrato-promessa integrado pelas regras prprias do contrato-promessa, que se encontram nos arts 410 a 413 CC, e se encontram tambm em grande parte nos arts 441 e 442 CC, e finalmente no art. 830 e art. 755/1-f CC. Para alm destas regras, so aplicveis ao contrato-promessa, como determina o art. 410/1 CC, todas as regras que compem o regime do contrato prometido contrato que o objecto do contratopromessa. A isso se chama princpio da equiparao. 49. O princpio da equiparao A directiva de ordem geral que a lei estabelece quanto ao regime do contrato-promessa a do princpio da equiparao (art. 410 CC), que consiste em aplicar, como regra, aos requisitos e aos efeitos do contrato-promessa as disposies relativas ao contrato prometido. Duas excepes no entanto se abrem, ao princpio da equiparao: a primeira, relativa forma do contrato; a segunda referente s disposies que, pela sua razo de ser, se no podem considerar extensivas ao contrato-promessa. Quanto forma, a soluo aplicvel ao contrato-promessa traduzse nos seguintes preceitos: a) Se, para o contrato prometido, a lei exigir documento, como sucede para a venda ou doao de coisas imveis (arts 875, 947/1 CC), o respectivo contrato-promessa s vlido se constar de documento escrito, assinado pelos promitentes; b) Tratando-se de contrato-promessa relativo celebrao de contrato oneroso de transmisso ou constituio de direito real sobre edifcio j construdo, em vias de construo ou que deva vir a ser construdo, o documento escrito necessita de ter o reconhecimento presencial das assinaturas dos outorgantes, bem como a certificao notarial da existncia da licena de utilizao ou de construo. c) Se o contrato prometido estiver subordinado a qualquer outra finalidade, que no seja a reduo a documento, vale a respectiva promessa a regra geral da liberdade de forma (art. 29 CC). O princpio da equiparao, significa portanto que ao contratopromessa, alm das suas regras prprias, so aplicveis as regras prprias do contrato que seu objecto, do contrato prometido.

d)

50. Forma do contrato-promessa A forma do contrato-promessa no a do contrato prometido, visto que as regras formais esto exceptuadas do princpio da equiparao Do art. 410/2 CC, resulta quanto forma do contrato-promessa o seguinte: a regra a da consensualidade, a regra a de que o contrato-promessa seja vlido independentemente da observncia de forma especial. Quando o contrato-promessa tenha por objecto um contrato, que seja ele prprio, um contrato formal, ento o contrato-promessa tambm formal. Nesta hiptese tem-se duas sub-hipteses: O contrato prometido um contrato formal, sendo a forma para ele imposta por lei o documento particular. O contratopromessa um contrato formal e a sua forma o documento particular subscrito pelas partes. O contrato prometido um contrato formal e a forma para ele imposta a escritura pblica, o documento autntico. O contrato-promessa um contrato formal e a sua forma o documento particular assinado pelas partes. O contrato-promessa formal (quando ) e a sua forma nunca pode ser nem mais, nem menos, do que o documento particular: sempre documento particular, tanto nos casos em que para o contrato prometido imposto o documento particular, como para aqueles em que para o contrato prometido imposto documento autntico. H certos contratos-promessa que a lei exige requisitos formais suplementares. Quais so? So contratos-promessa de contratos onerosos com eficcia real, so contratos-promessa cujo contrato prometido seja um contrato com efeitos reais transmissivos ou constitutivos e seja um contrato oneroso. Os requisitos formais suplementares exigidos para o contratopromessa de compra e venda de um edifcio, quer o edifcio esteja construdo, esteja a meio, ou esteja por construir so: O reconhecimento presencial da assinatura ou assinaturas das partes; E a certificao pelo notrio da existncia da licena de construo ou utilizao. Porm a lei admite que o contrato-promessa adquira eficcia real em certas circunstncias (art. 413 CC). 51. Eficcia real do contrato-promessa O contrato-promessa, criando para o promitente uma obrigao de contratar, cujo objecto uma prestao de facto, goza apenas, em princpio, de eficcia meramente obrigacional, restrita por conseguinte

s partes contraentes, ao invs do contrato prometido, quando se trate de contrato de alienao ou onerao de coisa determinada, que goza de eficcia real. Na fixao das consequncias do no cumprimento, h tambm que corrigir o princpio da equiparao luz das prescries especiais constantes nos arts 442 e 830/1/2 CC, para a falta de cumprimento do contrato-promessa. Admite-se, que a promessa de transmisso ou constituio de direitos reais sobre bens imveis, ou sobre mveis sujeitos a registo, produza efeitos em relao a terceiros, desde que se verifique: a) Constar a promessa de escritura pblica, salvo se para o contrato prometido a lei no exigir escritura, porque nesse caso a lei se contenta com documento particular; b) Pretenderem as partes atribuir-lhe eficcia real; c) Serem inscritos no registo os direitos emergentes da promessa (art. 413 CC). Quando assim for, a promessa, enquanto no for revogada, declarada nula ou anulada, ou no caducar, prevalece sobre todos os direitos (pessoais ou reais) que posteriormente se constituam em relao coisa, tudo se passando, sob esse aspecto, em relao a terceiros, como se a alienao ou onerao prometida, uma vez realizada, se houvesse efectuado na data em que a promessa foi registada. A falta de registos exigidos, o contrato-promessa, ainda que vlido, ter eficcia meramente obrigacional. E especialmente nestes casos, em que o contrato, podendo ter eficcia real, carece dos requisitos para tal efeito exigidos, que mais se acentua a sua eficcia relativa. Os direitos nascidos do contrato no valem contra terceiro, no podem ser opostos a terceiros, nem destes pode ser exigido qualquer indemnizao pelo facto da sua violao. 52. Requisitos da eficcia real: requisitos de validade O objecto do contrato-promessa tem se ser um contrato com eficcia real transmissiva ou constitutiva. Isto , no pode atribuir-se eficcia real, por ex., a um contrato-promessa de comodato, ou de prestao de servios, de trabalho ou de arrendamento. S ser possvel atribuir eficcia real a um contrato-promessa quando o seu objecto seja um contrato com eficcia real. E no qualquer eficcia real: tem de ser transmissiva ou constitutiva. O objecto do contrato prometido sejam imveis ou mveis sujeitos registveis. A forma: O contrato-promessa para ter eficcia real tem de ser celebrado por escritura pblica quando o contrato prometido tenha, ele prprio, como regime formal, o documento autntico.

Bastar-se- com o documento particular com as assinaturas reconhecidas por semelhana, quando o contrato prometido no carea de documento autntico. Haver no contrato-promessa conveno expressa de atribuio de eficcia real. 53. Requisito de publicidade O contrato-promessa que obedecer aos requisitos de validade, um contrato com eficcia real, porm ele no pode ser oposto a terceiros enquanto no estiver registado. E enquanto no estiver registado com eficcia real dele traduz-se, na prtica, em muito pouco porque a eficcia real do contratopromessa consubstancia-se na constituio a favor do comissrio, de um direito real de aquisio. Direito real esse susceptvel de ser oposto a terceiros, isto , de fazer prevalecer o direito do promissrio celebrao do contrato prometido contra qualquer direito por terceiro depois da celebrao do contrato-promessa. atribuda eficcia real, o promitente da constituio da transmisso do direito real fica constitudo num direito real de aquisio do direito prometido transmitir. E esse direito pode ser oposto a terceiros, isto , tomando o exemplo de compra e venda, se o contrato-promessa tiver eficcia real e for violado, no obstante a coisa j ter sido alienada a terceiro, interpor aco de execuo especfica (neste caso ter de ser interposta contra o promitente vendedor e contra terceiro) e obter a sentena que faz as vezes do contrato de compra e venda que com ele no foi celebrado. Os efeitos jurdicos dessa sentena prevalecem sobre os efeitos jurdicos da compra e venda celebrada com terceiro. O art. 413 CC, estabelece que a eficcia real depende de declarao expressa e de inscrio da promessa no registo. 54. Transmisso dos direitos e obrigaes dos promitentes Os direitos e obrigaes resultantes da promessa contratual so, em princpio transmissveis por morte e por negcio entre vivos (art. 412/1 CC). Se para um dos contraentes, a promessa cria apenas um direito de crdito, ele poder ced-lo, nos termos dos arts. 577 e segs. CC, quando ao contrato-promessa lhe advenham ao mesmo tempo direito e obrigaes, como no caso da promessa de compra e venda, ele poder ceder a sua posio contratual, em conformidade com o disposto no art. 424 segs. CC. Falecendo qualquer das partes, a posio dela transmite-se aos seus sucessores, de acordo com as regras da sucesso. As regras gerais a que se refere o art. 412/2 CC, so as relativas transmisso das posies de credor e de devedor, constantes dos arts

577 segs. CC. Se, para um dos contraentes, a promessa cria simultaneamente direitos e obrigaes, ele poder ceder a sua posio contratual, em conformidade com o disposto no art. 424 segs. CC. 55. No cumprimento do contrato-promessa Quando h incumprimento de uma obrigao, esse pode ter natureza muito diversa. Pode ser devido, ou no a culpa do devedor. Neste caso, de no cumprimento culposo (resultante de culpa do devedor). Dentro desta hiptese, duas sub-hipteses muito importante, podem ocorrer: A do devedor no cumprir no momento em que devia t-lo feito, mas ainda poder cumprir e o cumprimento ainda manter interesse para o credor, nesta hiptese est-se perante um atraso no cumprimento. Est-se perante um incumprimento temporrio ou, perante uma situao de mora do devedor. A do devedor no cumprir quando devia t-lo feito porque no podia cumprir, h uma impossibilidade de cumprimento. Ou ento o devedor no cumpre, entra em mora e entretanto o credor perde o interesse no cumprimento: o cumprimento retardado j no serve para satisfazer o interesse que ele tinha na prestao. Quando estamos perante uma situao de impossibilidade de cumprimento, ou de perda objectiva do interesse do credor no cumprimento, est-se perante incumprimento definitivo. A interpelao admonitria do devedor em mora, sob a cominao apontada no art. 808/1 CC, no constitui apenas um poder conferido ao credor, porque representa ao mesmo tempo um nus que a lei lhe impe. Se quiser que a mora do devedor, enquanto o seu interesse na prestao devida se mantiver, se converta em verdadeira falta de cumprimento, com as consequncias jurdicas que o inadimplemento liberta, o credor necessita de conceder ao devedor esta nova chance de cumprir. Os termos declarados no Cdigo Civil, quanto ao no cumprimento voluntrio das obrigaes fundamentais emergentes do contratopromessa, so exactamente os de execuo especfica prevista e regulada no art. 830 CC. Pode excepcionalmente, acontecer num ou noutro caso, como se prev de resto, em termos genricos, no art. 808/1 CC, que a simples mora do promitente faltoso faa desaparecer o interesse da contraparte na prestao.
[13]

56. Sinal uma clusula que pode ser oposta a qualquer contrato que tem natureza real quanto constituio, isto s se considera

convencionado quando houver entrega da coisa que constitui o seu objecto. A conveno do sinal traduz-se na entrega de uma coisa por um dos contraentes ao outro, desde que essa entrega seja atribudo o carcter de sinal. O sinal tipicamente constitudo em dinheiro ou coisas fungveis, o em dinheiro, mas nada obsta a que ele seja constitudo em coisa diversa de coisa fungvel. 57. Funo do sinal Tem duas funes completamente diferentes: Pode constituir uma clusula de arrependimento lcito e remunerado do contrato para qualquer das partes, fala-se neste caso em sinal penitencial. Quanto o sinal penitencial, a coisa entregue ser perdida pelos contraentes que entregou, se quiser desistir do contrato; ter se ser restituda em dobro pelo outro contraente que a recebeu, se for ele a pretender a desvinculao do contrato. Para alm deste, tem-se o sinal penal, funciona a um de dois ttulos jurdicos, em alternativa: a) Princpio de pagamento, se o contrato a que ele foi oposto for cumprido, se o sinal for coisa que coincida, no todo ou em parte, com a prestao devida pelo contraente que o entregou; nesse caso ele computado no pagamento e funciona como princpio do pagamento. b) Quando o contrato incumprido culposamente por qualquer das partes, o sinal funciona como clusula penal. A clusula penal pode ser: Moratria: quando prevista para o atraso culposo no cumprimento da obrigao do devedor; Compensatria: a que fixa imutavelmente o montante indemnizatrio pelo incumprimento definitivo culposo. 58. Sinal nos contratos-promessa Pelo que especificamente respeita ao contrato-promessa em que exista sinal, o regime decorrente da redaco do art. 442 CC, o seguinte: a) A coisa entregue a ttulo de sinal deve ser imputada na prestao devida, ou restituda quando a imputao no for possvel (art. 442/1 CC, aplicvel a todos os contratos); b) Se quem constitui sinal deixar de cumprir a prestao por causa que lhe seja imputvel, tem o outro contraente a faculdade de fazer sua a coisa entregue; se o no cumprimento do contrato for devido a este ltimo, tem daquele a faculdade de exigir o dobro do que prestou (art. 442/2 CC, 1 parte, aplicvel a todos os contratos);

c)

Em vez de exercer o direito que a lei lhe confere em relao ao sinal, o contraente no faltoso pode requerer a execuo especfica do contrato nos termos do art. 830 CC (art. 442/3, 1 parte CC); d) Se houver tradio da coisa a que se refere o contrato prometido, o promitente adquirente, quando o incumprimento do contrato-promessa seja imputvel contraparte, pode, em vez de exigir o dobro do sinal ou de requerer contraparte, pode, em vez de exigir o dobro do sinal ou de requerer a execuo especfica, reclamar o valor da coisa (ou o direito a transmitir ou a constituir sobre ela), determinado objectivamente, data do no cumprimento da promessa, com deduo do preo convencionado, devendo ainda ser-lhe restitudo o sinal e a parte do preo que tenha pago (art. 442/2, 2 parte CC); e) Sempre que o contraente no faltoso opte pelo valor da coisa, nos termos referidos, a outra parte pode opor-se ao exerccio dessa faculdade, oferecendo-se para cumprir a promessa, salvo o disposto no art. 808 (art. 442/3, 2 parte CC). 59. Execuo especfica O art. 830/1 CC, estabelece que aquele que tiver direito celebrao de um contrato e vir insatisfeito esse direito pela contraparte, pode requerer ao Tribunal, requerendo deste a emisso de uma sentena que produza os mesmos efeitos da declarao negocial do faltoso. A execuo especfica do contrato-promessa sem eficcia real, nos termos do art. 830 CC, no admitida no caso de impossibilidade de cumprimento por um promitente vendedor haver transmitido o seu direito real sobre a coisa objecto do contrato prometido antes de registada a aco de execuo especfica, ainda que o terceiro adquirente no haja obtido registo da aquisio antes do registo da aco; o registo da aco no confere eficcia real promessa. Para se obter sentena nos termos do art. 830 CC, que produza efeitos de declarao negocial faltosa, necessria a verificao dos seguintes requisitos: a) No ser incompatvel com a substituio da declarao negocial a natureza da obrigao assumida pela promessa; b) No existir conveno em contrrio c) Haver incumprimento por parte do demandado. O art. 830, tornou o direito execuo especfica, um efeito necessrio e automtico (sem necessidade de estipulao) do contrato-promessa mas, restrito promessa de compra e venda de edifcios ou fraces autnomas de edifcios para habitao prpria. A possibilidade de execuo especfica s de excluir se a ela se quiser a natureza da obrigao assumida. Em princpio o direito de execuo

especfica vale s entre as partes, no podendo ser exercido contra terceiro a quem o promitente tenha, entretanto, alienado a coisa, j assim no ocorre se ao contrato tiver sido atribudo eficcia real. O art. 830/2, tem carcter dispositivo ou supletivo, no torna imperativa a execuo especfica, s partes admissvel excluir a execuo especfica, salvo se em consequncia das regras gerais, a conveno de excluso no for juridicamente vlida. A existncia de sinal no faz presumir conveno contrria execuo especfica salvo se se depender a vontade de excluir o direito de tal execuo. O pressuposto da execuo especfica a mora e no o incumprimento definitivo. A regra geral da execuo especfica supletiva, podendo as partes afast-la por conveno expressa ou tcita. A existncia de sinal no contrato-promessa faz presumir presuno iuris tantum conveno contrria execuo especfica. O direito execuo especfica no pode ser afastado pelas partes, art. 830/3 CC, a que se refere o art. 410/3 CC, no valendo, portanto, qualquer conveno em contrrio, expressa ou tcita. A regra contida na 2 parte do art. 830/3 CC, geral e existe tambm ns. casos abrangido pelo art. 830/1 CC, sempre que a execuo especfica seja validamente pedida e a alterao das circunstncias seja anterior mora ou atraso no cumprimento art. 438 CC. A excepo do no cumprimento do contrato (art. 830/5 CC) no de conhecimento ofcios. Porm, uma vez deduzida, antes de mais, averiguar se essa excepo se mostra ou no procedente, o que pode exigir a produo de prova na altura prpria. Caso a excepo proceda, o juiz dever tornar a execuo especfica dependente da consignao em depsito da contra prestao cuja falta se demonstre. Mas a fixao do prazo que, para tanto, a lei comete ao juiz ocorrer to-s na deciso final que decrete a execuo especfica. 60. Violao do contrato-promessa Se, em lugar de se recusar apenas a cumprir, o promitente violar definitivamente a promessa, impossibilitando o seu comportamento, quid juris? A sano varia consoante a eficcia relativa ou absoluta da promessa. A contraparte apenas poder exigir indemnizao dos danos provenientes do no cumprimento (no primeiro caso). Se houver clusula penal ou sinal passado, o montante da indemnizao dado pela pena fixada ou pela substncia ou o valor do sinal, consoante os casos (arts. 811 e 442/2 e 3 CC). Se tiver havido tradio da coisa, apesar de o contrato-promessa no gozar de eficcia real, e houver sinal passado, ter o promitente faltoso direito ainda segunda das sanes previstas, em alternativa, no art. 442/2 CC.

Mesmo que a perda ou a restituio em dobro do sinal se afigurem sanes excessivas, no pode o julgador reduzir a sano, com base em razes de equidade. Ao invs do que ocorre com a clusula penal (art. 812 CC), a lei no reconhece ao julgador tal faculdade quanto ao sinal. E no h entre as duas situaes a analogia capaz de justificar a aplicao do disposto no art. 812 CC. Tendo a promessa eficcia real, nos termos do art. 413 CC, o direito da contraparte oponvel a terceiro adquirente, cujo direito se no ache registado antes do registo do contrato-promessa. E haver lugar execuo especfica, tendo o contrato-promessa eficcia real, mesmo que haja sinal passado ou conveno de clusula penal. Cumprindo, ainda que judicialmente, o contrato-promessa, se este for uma promessa de venda feita a terceiro passar a ser tratada como venda de bens alheios, atenta a ineficcia da venda aps o registo da promessa com eficcia erga omnes. Nada obsta a que, tendo o adquirente que ser demandado para a aco de execuo especfica, o credor da promessa requeria desde logo, como pedido cumulativo, a declarao de nulidade da alienao efectuada pelo promitente faltoso e a consequente entrega da coisa. Se a promessa for antes da hipoteca de bens, a hipoteca feita a favor de terceiro ceder o grau da sua prioridade constituda, a favor da contraparte, com base naquela promessa.
[12]

um contrato ou conveno pela qual algum (ou alguns) se obriga(m) a celebrar um outro contrato

[13]

A mora traduz-se assim, no uma falta definitiva (hoc sensu) de realizao da prestao debitria, mas um simples retardamento, demora ou dilao da obrigao.

ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA 89. Requisitos Para que haja enriquecimento sem causa (arts. 473 segs. CC) preciso que haja uma deslocao patrimonial, isto , que haja uma transferncia patrimonial do patrimnio de algum para o patrimnio de algum para o patrimnio de outrem. Para que se aplique o regime do enriquecimento sem causa, preciso que a situao assim tipificada tenha ocorrido, mas preciso mais: preciso que no seja aplicvel a essa situao um qualquer outro regime jurdico, ou que a lei no recuse a restituio do enriquecimento ao empobrecido. O carcter subsidirio do instituto do enriquecimento sem causa, condio de aplicabilidade nos termos referidos, existe quando a lei no atribui outros efeitos deslocao patrimonial, quando no h

outro regime aplicvel, quando a lei no nega o direito restituio daquilo que foi recebido pelo enriquecido. A obrigao de restituir fundada no enriquecimento sem causa ou locupletamento custa alheia pressupe a verificao cumulativa de trs requisitos: a) necessrio, que haja um enriquecimento; b) O enriquecimento, contra o qual se reage, carea de causa justificativa; c) A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento tenha sido obtido custa de quem requerer a restituio. Para que haja lugar obrigao de restituir necessrio, ainda, que o enriquecimento tenha sido obtido imediatamente custa daquele que se arroga o direito restituio. O enriquecimento sem causa, assim como d lugar obrigao de restituir no caso de a atribuio patrimonial se haver j consumado, tambm pode servir de fundamento a uma excepo contra o enriquecimento injusto, se a atribuio no tiver sido ainda realizada e for exigido o seu cumprimento 90. Requisitos a) necessrio que haja um enriquecimento O enriquecimento consiste na obteno de uma vantagem de carcter patrimonial, seja qual for a forma que essa vantagem revista, umas vezes a vantagem traduzir-se- num aumento do activo patrimonial; outras, no uso ou consumo de coisa alheia ou no exerccio de direito alheio, quando estes actos sejam susceptveis de avaliao pecuniria, outras, ainda, na poupana de despesas. b) A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento, contra o qual se reage, carea de causa justificativa ou porque nunca a tenha tido ou porque, tendo-a inicialmente, entretanto a haja perdido. A causa do enriquecimento varia consoante a natureza jurdica do acto que lhe serve de fonte. Assim, sempre que o enriquecimento provenha de uma prestao, a sua causa a relao jurdica que a prestao visa satisfazer. H, porm, muitos casos em que a situao de enriquecimento no provm de uma prestao do empobrecido ou de terceiro, nem de uma obrigao assumida por um outro, mas de um acto de intromisso do enriquecido em direitos ou bens jurdicos alheios ou de actos de outra natureza, porventura de actos puramente materiais. c) A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento tenha sido obtido custa de quem requerer a restituio A correlao exigida por lei entre a situao dos dois sujeitos traduz-se, em regra, no facto de a vantagem patrimonial alcanada por um deles resultar do sacrifcio econmico correspondente suportado
[29]

pelo outro. Ao enriquecimento injusto de uma pessoa corresponde o enriquecimento de outra. 91. Carcter subsidirio da obrigao de restituir Num grande nmero de casos em que a deslocao patrimonial carece de causa justificativa, a lei faculta aos interessados meios especficos de reaco contra a dissoluo. Assim, quando a deslocao patrimonial assenta sobre um negcio jurdico e o negcio nulo ou anulvel, a prpria declarao de nulidade ou anulao do acto devolve ao patrimnio de cada uma das partes os bens com que a outra se poderia enriquecer sua custa (art. 289/1 CC). So diferentes, os efeitos das obrigaes de restituir fundadas na invalidade do negcio e no enriquecimento sem causa (arts. 289 479, 480 CC). eficcia retroactiva da invalidade contrape-se o sentido no retroactivo, actualista, da correco operada atravs do enriquecimento sem causa. 92. Consagrao legal do princpio da subsidiariedade Nos termos do art. 474 CC, a obrigao de restituir fundada no enriquecimento sem causa, tem natureza subsidiria. O carcter subsidirio da pretenso ao enriquecimento sem causa no significa, no entanto, que o respectivo regime s se aplique a casos omissos na lei, integradores da situao genericamente descrita no art. 473 CC. H situaes que a lei prev e regula, remetendo expressamente para as normas do enriquecimento sem causa, por entender que a restituio nelas imposta se deve subordinar s regras prprias daquele instituto. Outras vezes, impondo a restituio, a lei no chega a dizer explicitamente em que termos se deve processar. 93. Repetio de indevido Na fixao do regime do pagamento do indivduo, a lei (art. 476 CC), distingue trs hipteses: a) O cumprimento de obrigao inexistente (objectivamente indevido) art. 476 CC; b) O cumprimento de obrigao alheia, na convico errnea de se tratar de dvida prpria (subjectivamente indevido) art. 477 CC; c) O cumprimento de obrigao alheia, na convico errnea de se estar vinculado, perante o devedor, ao cumprimento dela art. 478 CC. O art. 476 CC, mostra que trs requisitos so necessrios, para que se possa exigir a repetio do indevido: 1) Que haja um acto de cumprimento, ou seja, uma prestao efectuada com a inteno de cumprir uma obrigao;
[30]

2) 3)

Que a obrigao no exista; Que no haja sequer, por detrs do cumprimento um dever de ordem moral ou social, sancionada pela justia que d lugar a uma obrigao natural.

94. Objecto da obrigao de restituir (art. 479 CC) O objecto determinado em funo de dois aspectos fundamentais: 1) Restituio medida pelo enriquecimento O beneficiado no obrigado a restituir todo o objecto da deslocao patrimonial operada. Deve restituir apenas aquilo com que efectivamente se acha enriquecido. O locupletamento efectivo e actual que serve para determinar limite da obrigao de restituir (art. 479/2, 480 CC), distingue-se da coisa ou valor obtido, num duplo aspecto. Por um lado, no prprio momento da deslocao patrimonial, podem ser diferentes o valor objectivo da vantagem alcanada e o montante do efectivo enriquecimento que ela proporciona ao beneficirio. Por outro lado, pode tambm haver diferena entre o enriquecimento do beneficiado data da deslocao patrimonial e o enriquecimento actual referido no art. 480 CC. 2) custa do requerente Alm do limite baseado no enriquecimento (efectivo e actual) temse este limite fundado no empobrecimento do lesado 3) Agravamento da obrigao de restituir O tratamento favorvel do beneficiado, cessa logo, que o enriquecido seja citado para a restituio ou a partir do momento em que ele conhea a falta de causa do enriquecimento ou a falta do efeito que se pretendia obter com a prestao (art. 480 CC). O devedor passa ento a responder pelo perecimento ou deteriorao culposa da coisa, pelos frutos percipiendos que por sua culpa deixarem de ser produzidos e pelos juros legais das quantias a que o lesado tiver direito.
[31]

95. Prescrio do direito restituio O direito restituio do que foi obtido sem justa causa est sujeito prescrio de trs anos, a contar da data em que lhe compete e da pessoa do responsvel (art. 482 CC). O conhecimento do direito sinnimo de conhecimento dos factos constitutivos do direito, com independncia do conhecimento jurdico da existncia do direito O prazo de prescrio de trs anos comea pois a contar quando o empobrecido sabe que se verificou a situao de que resultou o seu empobrecimento e o enriquecimento de outrem, conta a partir desse
[32]

momento, se nesse momento ela j souber tambm quem a pessoa do empobrecido. Se ainda no souber, se no conhecer a identidade da pessoa que se enriqueceu, o prazo especial s comea a correr quando conhecer essa identidade. Portanto, o incio da contagem do prazo de trs anos depende da verificao cumulativa destes dois conhecimentos: O conhecimento dos factos; O conhecimento da identidade da pessoa do enriquecido. A partir da inicia-se a contagem do prazo prescricional especial de trs anos. Mas, antes disso, comea a correr o prazo de vinte anos de prescrio ordinria. Esse prazo corre independentemente de pessoas do empobrecido. Esse prazo ordinrio comea a correr a partir da deslocao patrimonial, no depende de conhecimento de nada por ningum.
[29]

Requisitos: a) b) necessrio que haja um enriquecimento; A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento, contra o qual se reage, carea de causa justificativa; A obrigao de restituir pressupe, que o enriquecimento tenha sido obtido custa de quem requereu a restituio.

c)

[30]

1 - Sem prejuzo do disposto acerca das obrigaes naturais, o que for prestado com a inteno de cumprir uma obrigao pode ser repetido, se esta no existia no momento da prestao. 2 - A prestao feita a terceiro pode ser repetida pelo devedor enquanto no se tornar liberatria nos termos do artigo 770. 3 - A prestao feita por erro desculpvel antes do vencimento da obrigao s d lugar repetio daquilo com que o credor se enriqueceu por efeito do cumprimento antecipado.
[31]

O enriquecido passa a responder tambm pelo perecimento ou deteriorao culposa da coisa, pelos frutos que por sua culpa deixem de ser percebidos e pelos juros legais das quantias a que o empobrecido tiver direito, depois de se verificar algumas das seguintes circunstncias: a) b) Ter sido o enriquecido citado judicialmente para a restituio; Ter ele conhecimento da falta de causa do seu enriquecimento ou da falta do efeito que se pretendia obter com a prestao.

[32]

O direito prescrio por enriquecimento prescreve no prazo de trs anos, a contar da data em que o credor teve conhecimento do direito que lhe compete e da pessoa do responsvel, sem prejuzo da prescrio ordinria se tiver decorrido o respectivo prazo a contar do enriquecimento.

Vous aimerez peut-être aussi