Vous êtes sur la page 1sur 6

Sumrio

Sumrio.................................................................................................................. 1 1 Introduo........................................................................................................... 1 3 Variveis relevantes de um projeto.....................................................................3 4 Concluso............................................................................................................ 4 5 Referncias.......................................................................................................... 5

1 Introduo
Vamos atravs deste, abordar projetos e suas variveis relevantes. Nosso objetivo ser o de trabalhar sobre variveis necessrias para o desenvolvimento de um projeto como: mercado, localizao, escala (engenharia), recursos financeiros, recursos administrativos, recursos jurdicos e meio ambientes. preciso a coleta de dados e informaes para uma anlise de viabilidade de investimento, sendo feito um cronograma das variveis, onde possa ser mais visvel o entendimento do mercado, podendo assim colocar em prtica seus projetos e obter o melhor resultado possvel de acordo com a veracidade das pesquisas.

2 Aspectos Econmicos:
2.1 Mercado: Atravs dos fatores definidos pelo mercado possvel definir as caractersticas de um projeto. Vrios investimentos surgem a partir de uma anlise de mercado, tais como quantidade demandada, um exemplo o nascimento de bebs que poder estar em declnio, neste caso o homem a quantidade demandada e ele analisar a atividade econmica para planejar o nascimento de seu filho. Outro fator o preo de venda que muitas vezes em um investimento devolvido anos aps, para explicar melhor est idia podemos citar a Indstria Automobilstica da Fiat, que aguarda um perodo de oito anos para recuperar o que investiu no seu projeto. A empresa de fastfood Mc Donald que tambm aguarda um perodo de cinco anos para ter de volta o dinheiro que investiu, aps este perodo o lucro livre. O ultimo fator que envolve o mercado o canal de distribuio, onde necessrio escolher o melhor lugar para o seu negocio, ou seja, perto dos fornecedores ou de seus clientes. A empresa Perdigo resolveu ficar em Santa Catarina, porque prximo de vrios fazendeiros que cuidam com qualidade dos animais e o canal de distribuio utilizado pela empresa foi enviar todos os produtos para Belo Horizonte onde este distribuia para o estado, foi um custo a mais, mas foi a logstica utilizada pela empresa, mas que poderia ser projetada melhor.

2.2 Localizao: O segundo passo definir o local do seu negocio, mas no basta apena escolher ficar prximo de seus fornecedores ou de seus clientes, necessrio analisar todo o espao em volta, como mo-de-obra, energia, matrias-primas e condies ambientais. A Fiat tentou fazer uma viabilidade em Trs Coraes - MG para levar os veculos para So Paulo-SP, mas em Trs Coraes no havia mo-de-obra qualificada, engenheiros tcnicos, mecnicos, contadores, diretores financeiros, ento Trs Coraes foi descartada.

2.3 Escala: A produo em escala significa produzir o mximo possvel ganhando no volume de produo. Outro fator a engenharia do projeto ou a influencia da tecnologia determinado o tamanho da fbrica, por exemplo, a empresa Polo,situada antigamente em Varginha - MG, a empresa fabricava plsticos bolha e no centro da fabrica havia um tubo,onde foi gasto muito dinheiro na estrutura, mas no deu certo e a empresa acabou indo embora da cidade, todo o investimento feito foi em vo porque no foi analisado todos os fatores necessrios na implementao de um projeto.

2.4 Financeiro: Nesta fase so analisadas as alternativas de emprstimo que a empresa conseguir para o desenvolvimento de seu projeto, necessrio escolher a fonte de emprstimo que oferecer maior rentabilidade para o projeto. O capital de giro
2

determinar o retorno do investimento, mas poder haver outros fatores que devem ser analisados como dividas, pagamentos aos fornecedores e de emprstimo, desenvolvimento do capital e patrimnio.

3 Variveis relevantes de um projeto


3.1 Aspectos Administrativos: os aspectos administrativos esto voltados para estrutura organizacional necessria para implantao e operao do projeto, sendo ambas ligadas ao custo do projeto. Tambm ser levado em considerao o custo do treinamento do pessoal responsvel pela empresa e implantao do projeto. 3.2 Aspectos Jurdicos e Legais: os aspectos jurdicos por sua vez, analisam a definio do quadro societrio da empresa, perante a junta comercial, com uma implicao mais direta quando tem a necessidade de confeccionar contratos para o fornecimento de matria prima, compra de tecnologia, ou de patentes, de exportao, de leasing e entre outras mais. J nos aspectos legais, diz respeito das exigncias legal ou incentivo de governos federais, estaduais e municipais, atravs de impostos no governo federal e favorecimento para instalao de indstrias com governo estadual e municipal. 3.3 Aspectos do meio ambiente: devido a muitos problemas ambientais ocorridos pelas empresas, desta maneira, as empresas no podem desenvolver ocasionando degradaes ao ambiente em que ela encontra - se. Diante disto, estas questes devem ser abordadas no projeto, analisando pontos positivos e negativos. Nos pontos positivos, deve se avaliar a economia externa, devido ao projeto, como: emprego, treinamento concedido aos empregados, construo de escolas e creches desenvolvimento da comunidade onde instala - se o empreendimento e entre outras mais. Com relao aos pontos negativos, analisa se os seguintes impactos: poluio, degradao ecolgica, periculosidade para os trabalhadores da comunidade e outros. Tornando se necessrio a avaliao do custo beneficio do projeto. 3.4 Aspectos contbeis: ser avaliado o mtodo de criao do cronograma financeiro e projees. Alm do mais, analisa - se a estrutura contbil da empresa, diante do plano de contas, escriturao dos livros, instrumento para controle na implantao, entre outras.

4 Concluso
Este trabalho descreve todas as etapas de um projeto. Assim, podemos concluir que, para se elaborar um projeto, devemos analisar cautelosamente cada etapa, para que assim possa investir no projeto com a certeza de que trar resultados para a empresa. Esta anlise de mercado tem provocado o crescimento do mercado de muitos produtos, a introduo de novos produtos e a obsolescncia de outros. Depois de tudo analisado, ser desenvolvido o projeto final, onde todas as informaes necessrias j esto definidas e congeladas at a implantao e operao do projeto.

5 Referncias
WOILER, Sansao; MARTINS, Washington Elaborao e Anlise. Atlas 2 edio (2008). Franco. Projetos: Planejamento,

Vous aimerez peut-être aussi