Vous êtes sur la page 1sur 9

Teste Intermdio de Filosofia Verso 1

Teste Intermdio

Filosofia
Verso 1 Durao do Teste: 90 minutos | 17.04.2013 11. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de maro

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso do teste (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 1/ 9

GRUPO I

Na resposta a cada um dos itens de 1. a 9., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. Considere os seguintes enunciados sobre a comparao entre as teorias ticas de Kant e de Stuart Mill. As teorias 1. apresentam critrios de moralidade distintos. 2. defendem que o valor moral da ao relativo situao ou s circunstncias. 3. reconhecem que as regras da moral comum se devem subordinar a um princpio tico fundamental. 4. reconhecem que a felicidade o fim ltimo das aes humanas. Deve afirmar-se que (A) 1 e 2 so corretos; 3 e 4 so incorretos. (B) 4 correto; 1, 2 e 3 so incorretos. (C) 1 e 3 so corretos; 2 e 4 so incorretos. (D) 1, 2 e 4 so corretos; 3 incorreto. 2. No argumento Mentir agir de uma forma moralmente errada. Logo, falsificar a declarao de rendimentos agir de uma forma moralmente errada, a premissa subentendida (A) enganar as Finanas moralmente errado. (B) falsificar a declarao de rendimentos mentir. (C) falsificar a declarao de rendimentos punido por lei. (D) enganar as Finanas prejudicar os outros cidados. 3. Considere os seguintes enunciados relativos a argumentos. 1. As proposies de um argumento ou so verdadeiras ou so falsas, mas um argumento no verdadeiro nem falso. 2. Os argumentos tm valor de verdade porque so constitudos por proposies. 3. Uma proposio verdadeira se fizer parte de um argumento vlido. 4. A validade e a invalidade lgicas so caractersticas exclusivas dos argumentos. Deve afirmar-se que (A) 1 correto; 2, 3 e 4 so incorretos. (B) 4 correto; 1, 2 e 3 so incorretos. (C) 1 e 4 so corretos; 2 e 3 so incorretos. (D) 3 e 4 so corretos; 1 e 2 so incorretos.

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 2/ 9

4. Considere o seguinte enunciado. Sempre que vi a Mariana, ela usava brincos. Logo, da prxima vez que vir a Mariana, ela usar brincos. Trata-se de (A) um argumento indutivo, porque a verdade da premissa torna a concluso apenas provvel. (B) um argumento dedutivo, porque a verdade da premissa implica a verdade da concluso. (C) um argumento indutivo, porque a verdade da premissa impossibilita a falsidade da concluso. (D) um argumento dedutivo, porque a sua validade depende unicamente da sua forma lgica.

5. Considere as seguintes falcias. 1. impossvel falar sem usar palavras, uma vez que as palavras so necessrias para falar. 2. Ningum conseguiu provar que a reincarnao existe. Portanto, a reincarnao no existe. 3. Quem no aprova todas as nossas decises contra ns. Como no aprovas todas as nossas decises, s contra ns. 4. A filosofia de Sartre irrelevante porque o autor ateu. Deve afirmar-se que (A) 1. petio de princpio; 2. ad hominem; 3. falso dilema; 4. apelo ignorncia. (B) 1. petio de princpio; 2. apelo ignorncia; 3. falso dilema; 4. ad hominem. (C) 1. falso dilema; 2. apelo ignorncia; 3. ad hominem; 4. petio de princpio. (D) 1. petio de princpio; 2. apelo ignorncia; 3. ad hominem; 4. falso dilema.

6. Considere o seguinte enunciado. S tens uma hiptese. Ou s cristo, ou s ateu. Comete-se a falcia (A) da derrapagem. (B) do boneco de palha. (C) do falso dilema. (D) ad hominem.

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 3/ 9

7. Considere os seguintes enunciados relativos definio tradicional de conhecimento. 1. Uma crena verdadeira pode, sob certas condies, constituir conhecimento. 2. O conhecimento sempre uma crena partilhada, considerando que implica um sujeito e um objeto. 3. Uma crena falsa pode, sob certas condies, justificar um conhecimento. 4. Apenas crenas verdadeiras podem ser justificadas. Deve afirmar-se que (A) 1 e 4 so corretos; 2 e 3 so incorretos. (B) 4 correto; 1, 2 e 3 so incorretos. (C) 1 correto; 2, 3 e 4 so incorretos. (D) 3 e 4 so corretos; 1 e 2 so incorretos.

8. Todos os empiristas afirmam que (A) existem ideias inatas. (B) o conhecimento verdadeiro deriva da razo. (C) a metafsica uma cincia. (D) no existem ideias anteriores experincia.

9. Considere os seguintes enunciados relativos dvida cartesiana. Para Descartes a dvida 1. um instrumento de exame crtico dos conhecimentos que conduz ao ceticismo. 2. estrategicamente hiperblica para permitir separar radicalmente o verdadeiro do falso. 3. um ato exercido por um sujeito que no alcana, por esse meio, qualquer verdade. 4. um ato que permite afastar o conhecimento humano de qualquer referncia a Deus. Deve afirmar-se que (A) 1 e 4 so corretos; 2 e 3 so incorretos. (B) 2 correto; 1, 3 e 4 so incorretos. (C) 1 correto; 2, 3 e 4 so incorretos. (D) 3 e 4 so corretos; 1 e 2 so incorretos.

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 4/ 9

GRUPO II

Os itens 1. e 2. apresentam dois percursos: Percurso A Lgica Aristotlica Percurso B Lgica Proposicional. Indique claramente o percurso selecionado (A ou B). A ausncia de indicao do percurso selecionado implica a classificao das respostas 1. e 2. com zero pontos. O item 3. de resposta obrigatria.

PERCURSO A 1. A. Considere os seguintes termos. Termo maior filsofos. Termo mdio lgicos. Termo menor matemticos. Construa um silogismo vlido da terceira figura, utilizando os termos propostos. Indique o modo do silogismo construdo. 2. A. Considere o argumento includo no seguinte dilogo: Maria: Ol, Joo, o que fazes? Joo: Estudo lgica, minha amiga! Maria: E eu, cincia poltica. Joo: A srio? Maria: Sim! No outro dia, algum afirmou que os polticos so sofistas. Joo: E h sofistas que so ambiciosos. Maria: Ah! Ento, posso concluir que h polticos ambiciosos. Joo: No tenho a certeza. Primeiro, terei de analisar o teu argumento. Identifique a falcia formal que o argumento exemplifica e justifique a sua resposta. Comece por reescrever as proposies do argumento na forma padro. PERCURSO B 1. B. Considere o seguinte argumento e a tabela de verdade correspondente. Neles, h uma conectiva em falta, representada por ?. B ? A AB B
A V V F F B V F V F

B ? A F F V F

A B V F V V

B V F V F

Identifique a conectiva em falta. Justifique a validade ou invalidade dedutiva do argumento.

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 5/ 9

2. B. Considere o argumento includo no seguinte dilogo: Joo: Maria, podemos finalmente falar do nosso desacordo? Maria: Com certeza! O que pensas? Joo: Se o esprito crtico inerente filosofia, essencial ao homem. Maria: Mas o esprito crtico no inerente filosofia. Antnio: Bem, nesse caso, o esprito crtico no essencial ao homem. Maria: Podes repetir? () Identifique a falcia formal que o argumento exemplifica e justifique a sua resposta. Comece por formalizar o argumento, incluindo um dicionrio adequado.

3. Considere o argumento seguinte.

Quando observamos um relgio, apercebemo-nos de que as suas vrias partes esto desenhadas e articuladas para produzirem um certo fim. Quando temos em conta o seu mecanismo, inevitvel a inferncia de que ele foi construdo por um artfice. Ora, o universo tem grande complexidade e organizao. Assim, supe-se que tambm teve um criador inteligente.
3.1. Classifique o tipo de argumento apresentado. Justifique a sua resposta. 3.2. Apresente a concluso do argumento.

GRUPO III
Leia o texto seguinte.

A boa vontade no boa por aquilo que promove ou realiza, pela aptido para alcanar qualquer finalidade proposta, mas to-somente pelo querer, isto em si mesma, e, considerada em si mesma, deve ser avaliada em grau muito mais alto do que tudo o que por seu intermdio possa ser alcanado em proveito de qualquer inclinao, ou mesmo, se se quiser, da soma de todas as inclinaes. [..] A utilidade ou a inutilidade nada podem acrescentar ou tirar a este valor.
Kant, Fundamentao da Metafsica dos Costumes, Lisboa, Edies 70, 1992, p. 23

Compare, a partir do texto, as posies de Kant e de Stuart Mill relativamente ao problema da avaliao moral das aes. Na sua resposta, deve referir, para cada autor: a importncia atribuda inteno e s consequncias da ao; os princpios ticos em que fundamentam as suas posies.

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 6/ 9

GRUPO IV
1. Leia o texto seguinte. 1

Mas, porque a razo me persuade logo que no devo menos cuidadosamente coibir-me de dar o meu assentimento s coisas que no so plenamente certas e indubitveis do que s abertamente falsas, para rejeit-las todas basta que se me depare em uma delas qualquer razo de dvida. Para isso, no tenho que percorr-las cada uma em particular, trabalho que seria sem fim: porque uma vez minados os fundamentos, cai por si tudo o que est sobre eles edificado, atacarei imediatamente aqueles princpios em que se apoiava tudo o que anteriormente acreditei.
Descartes, Meditaes sobre a Filosofia Primeira, Coimbra, Almedina, 1976, pp. 106-107

A partir do texto, estabelea a relao entre dvida e verdade no pensamento de Descartes. Na sua resposta deve referir: O que Descartes entende por conhecimento verdadeiro; A natureza, alcance e utilidade da dvida. 2. Leia o texto seguinte. 1

Descartes defendeu que o pensamento era a essncia da mente; no este ou aquele pensamento, mas o pensamento em geral. Isto parece ser absolutamente ininteligvel, uma vez que tudo o que existe particular e, portanto, devem ser as nossas percees particulares que compem a mente. Digo, compem a mente, no pertencem mente. A mente no uma substncia, qual as percees sejam inerentes. Esta noo to ininteligvel como a noo cartesiana segundo a qual o pensamento, ou a perceo em geral, a essncia da mente. No temos noo alguma de substncia de qualquer espcie, uma vez que s temos ideia do que deriva de alguma impresso e no temos impresso de substncia alguma, seja material ou espiritual. No conhecemos nada a no ser qualidades e percees particulares.
David Hume, A Letter from a Gentleman to his Friend... in An Enquiry Concerning Human Understanding, Indianapolis/Cambridge, Hackett Publishing Company, 1993, p. 135

Hume defende a tese de que s temos ideia do que deriva de alguma impresso (linhas 7-8). Redija um texto argumentativo em que discuta a tese acima enunciada, a partir das posies de Descartes e de Hume.

FIM

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 7/ 9

COTAES

GRUPO I
1. ............................................................................................................ 2. ............................................................................................................ 3. ............................................................................................................ 4. ............................................................................................................ 5. ............................................................................................................ 6. ............................................................................................................ 7. ............................................................................................................ 8. ............................................................................................................ 9. ............................................................................................................ 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 45 pontos

GRUPO II
1. (A ou B) ............................................................................................ 15 pontos 2. (A ou B) ............................................................................................ 15 pontos 3. 3.1. ................................................................................................... 15 pontos 3.2. ................................................................................................... 5 pontos 50 pontos

GRUPO III
4. ............................................................................................................ 35 pontos 35 pontos

GRUPO IV
1. ............................................................................................................ 30 pontos 2. ............................................................................................................ 40 pontos 70 pontos

TOTAL.......................................... 200 pontos

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 8/ 9

Anexo

TABELA DE SMBOLOS LGICOS


NOME Letras proposicionais Negao Conjuno Disjuno Condicional Bicondicional SMBOLO ADOTADO P, Q, R, . . . EXEMPLO P ALTERNATIVAS A, B, C, . . .; P P & Q PQ P Q P Q PQ P - P P.Q P+Q PQ PQ PQP PQP PQ}P p, q, r, . . . P

P
PQ PVQ PQ PQ PQ P

Sinal de concluso

(...)

Parntesis

(P Q) V P

[...]

{...}

TI de Filosofia Verso 1 Pgina 9/ 9

Vous aimerez peut-être aussi