Vous êtes sur la page 1sur 12

Srie Rumo ao ITA

Ensino Pr-Universitrio Sede N Turno Data ____/____/____

Professor(a) Tom Dantas


Aluno(a) Turma

TC

Portugus

O Estudo do Perodo Composto


O Perodo Composto

Perodo composto a frase organizada em mais de uma orao. Dependendo de como as oraes se relacionam, podemos ter: Perodo composto por coordenao formado exclusivamente por oraes coordenadas:
orao orao

Seu mecanismo interno suga, / aquece, / esteriliza / e devolve o ar atmosfera.


orao orao

orao

orao

Cheguei cedo ao teatro, / mas no arranjei um bom lugar. Perodo composto por subordinao formado de orao principal e orao(es) subordinada(s):
orao principal orao subordinada orao principal

As pessoas / que inventam coisas / so especiais.


orao principal orao subordinada

Sentiu-se extremamente feliz / quando terminou de construir seu invento. Perodo composto por coordenao e subordinao (ou perodo misto) trata-se de um tipo de perodo no qual coexistem os dois processos sintticos de relacionar oraes (a coordenao e a subordinao). formado de orao principal, orao(es) subordinada(s) e orao(es) coordenada(s):
or. subordinada or. principal or. subordinada or. coordenada or. coord.

Quando se inventa algo, / preciso / registrar a patente; / depois espere, / espere / e reze.

or. coord.

Perodo Composto por Coordenao


O perodo composto por coordenao quando contm apenas oraes coordenadas, ou seja, de funes equivalentes. Ex: Juara almoou e saiu. As oraes (Juara almoou / e saiu) existentes nesse perodo so coordenadas. A primeira, como no traz a conjuno, recebe o nome de orao coordenada assindtica; a segunda, por trazer a conjuno coordenativa e, recebe o nome de orao coordenada sindtica. Temos, ento: Juara almoou e saiu. Orao coordenada assindtica Orao coordenada sindtica

Oraes coordenadas sindticas


So cinco os tipos de orao coordenada sindtica: a) aditivas: so iniciadas principalmente por e (nas afirmaes) e nem (nas negaes); exprimem adio, soma de pensamentos. Ex.: Juara almoou e saiu. Seu marido no almoou nem jantou. b) adversativas: so iniciadas principalmente por mas, porm, todavia, contudo, no entanto e exprimem contrastes, oposio de pensamentos. Ex.: Juara almoou, mas no jantou. Seu marido no almoou, porm jantou.
OSG.: 55205/11

TC Portugus
c) alternativas: so iniciadas principalmente por ou, ou... ou, ora... ora e exprimem excluso. Ex.: Ou voc almoa, ou voc apanha! Ora ela chora, ora ela ri. Ambas as oraes em cada perodo so coordenadas sindticas alternativas. d) conclusivas: so indicadas principalmente por logo, portanto, pois (depois do verbo) e exprimem concluso. Ex.: Luisinho almoou, logo no vai apanhar. Ela chora e logo depois ri; portanto est maluca. e) explicativas: so iniciadas principalmente por que, porque e pois e exprimem motivo, razo. Ex.: No chore, que sua me lhe bate! Ele chorou, porque todos choraram. Depois de um imperativo, a orao iniciada por que, porque ou pois sempre explicativa.

Oraes coordenadas assindticas ligadas por vrgulas sindticas ligadas por conjunes coordenativas

Orao coordenada sindtica aditiva adversativa alternativa conclusiva explicativa

1. Perodo Composto por subordinao: Oraes Subordinadas Substantivas As oraes que equivalem a substantivos Oraes Subordinadas Substantivas Esse tipo de orao recebe esse nome porque exerce uma funo prpria dos substantivos: objeto direto, objeto indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal e aposto. 1. Oraes subordinadas substantivas subjetivas Veja.
O verbo da primeira orao (parece) no tem, nessa mesma orao, um sujeito com o qual se relacione. Quando analisamos a estrutura do perodo, constatamos que a segunda orao (que est dormindo) atua sintaticamente como seu sujeito. Se substituirmos toda a segunda orao pelo pronome isso, fica mais fcil constatar essa relao sinttica isso (que est dormindo) parece. O pronome isso tem valor substantivo e o fato de poder substituir a orao subordinada uma indicao de que ela tambm ter uma funo substantiva. As conjunes que introduzem as oraes subordinadas substantivas so chamadas de conjunes subordinativas integrantes. Funcionam sintaticamente como conectivos.

Parece

que est dormindo.

isso 1 orao Orao principal 2 orao Orao subordinada substantiva subjetiva

OSG.: 55205/11

TC Portugus
A Orao Subordinada Substantiva Subjetiva funciona como sujeito da Orao Principal. Ex1: Era provvel que Pedro e Vincius brigassem. Ex2: Era conveniente que Bruno e Vincius estudassem. Ex3: Que voc nade urgente. Algumas estruturas sintticas presentes na orao principal indicam que a orao subordinada a ela desempenhar a funo de sujeito. Observe. Presena, na orao principal, de verbos unipessoais (acontecer, constar, convir, importar, parecer, urgir, suceder). Convm que os jogadores treinem com determinao para a final. Consta que nenhum candidato reclamou do resultado do concurso. Verbo de ligao, seguido de predicativo do sujeito. preciso que cada um assuma suas responsabilidades. claro que vamos comemorar seu aniversrio. Verbo transitivo direto na voz passiva sinttica, na 3 pessoa do singular (com o pronome se na funo de partcula apassivadora). Falou-se que nenhum dos acusados teve direito de defesa. Diz-se que ele um dos maiores fazendeiros da regio. Verbo transitivo direto na voz passiva analtica (verbo ser + particpio). Foi falado que nem todos os funcionrios recebero aumento salarial. Foi dito que nenhum crime ficar impune. 2. Oraes subordinadas substantivas objetivas diretas Veja.

eu achava

que o casamento era parecido com uma montanha-russa

VTD orao principal

isso orao subordinada substantiva objetiva direta

Conjuno subordinativa integrante No sei se poderei viajar nas frias.

VTD orao principal


Orao Subordinada Objetiva Direta

isso orao subordinada substantiva objetiva direta

A Orao Subordinada Objetiva Direta funciona como objeto direto da Orao Principal. Ex1: Vincius pensava / que seu emprego estava perdido. Ex2: Soube / que voc no gosta de danar. Ex3: Eu vi / que voc estava muito triste na hora do recreio. Ateno! Nas frases interrogativas indiretas, surgem oraes subordinadas substantivas objetivas diretas encabeadas pela conjuno subordinativa integrante se e por pronomes interrogativos: se ela vir festa como voc chegou aqui. onde voc esteve. quanto foi gasto. quando voc chegou qual foi o problema

Quero saber

OSG.: 55205/11

TC Portugus
Uma orao especial Com os verbos deixar, mandar e fazer (chamados auxiliares causativos) e ver, sentir, ouvir, perceber (chamados auxiliares sensitivos), ocorre um tipo interessante de orao subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo: Deixe-me descansar. Mandei-os entrar. Ouvi-o gritar. Nesses casos, as oraes destacadas so todas objetivas diretas reduzidas de infinitivo. E, o que mais interessante, os pronomes oblquos atuam todos como sujeitos dos infinitivos verbais. Essa a nica situao da lngua-padro em que um pronome oblquo atua como sujeito. Para perceber melhor este fenmeno, convm transformar as oraes reduzidas em oraes desenvolvidas: Deixe que eu descanse. Mandei que eles entrassem. Ouvi que ele gritava. Nas oraes desenvolvidas, os pronomes oblquos foram substitudos pelas formas retas correspondentes. Dessa maneira, fcil perceber que se trata, efetivamente, dos sujeitos das formas verbais. 3. Oraes subordinadas substantivas objetivas indiretas

DAVIS, Jim. Garfield. Folha de So Paulo, So Paulo. 8 jun. 2005.

Observe:
O verbo da primeira orao (desconfio) transitivo indireto e no h, nessa mesma orao, um objeto indireto que complete o seu sentido. Quando analisamos a estrutura do perodo, constatamos que a segunda orao (de que no sou s eu) atua sintaticamente como objeto indireto desse verbo. Se substituirmos toda a segunda orao por disso, fica mais fcil constatar essa relao sinttica. Desconfio disso (de que no sou s eu) A preposio de que antecede a conjuo subordinativa integrante que, exigida pela regncia do verbo transitivo indireto, que sempre se liga a seu complemento por meio de uma preposio.

Desconfio

de que no sou s seu.

VTI Orao principal

disso Orao subordinada substantiva objetiva indireta

A Orao Subordinada Substantiva Objetiva Indireta funciona como objeto indireto da Orao Principal. Ex1: Eu me lembro / de quem voc gostava. Ex2: Eu no gosto / de quem maltrata os animais. Ex3: Vincius duvidou / de que sua vida estava em jogo. 4. Oraes subordinadas substantivas completivas nominais Veja.
A preposio de, que antecede a conjuno subordinativa integrante que, exigida pela regncia do substntivo, que necessita de uma preposio para se vincular ao termo que atua como seu complemento.

Hoje a minha professora veio com a notcia

de que Colombo descobriu a Amrica.

disso orao principal orao subordinada substantiva completiva nominal

OSG.: 55205/11

TC Portugus
A Orao Subordinada Substantiva Completiva Nominal funciona como complemento nominal da Orao Principal. Ex1: Sou a favor / de que a condenem. Ex2: Vincius tinha a necessidade / de que sua namorada fosse morta. Ex3: Tenho medo / de que me traias. 5. Oraes subordinadas substantivas predicativas Veja.
A estrutura sinttica da primeira orao (Minha esperana ) deixa clara a ausncia, nessa mesma orao, de um predicativo que atue como ncleo do predicado nominal. Quando analisamos a estrutura do perodo, constatamos que a segunda orao (que algum golfinho me salve) desempenha a funo de predicativo do sujeito. Se substituirmos toda a segunda orao por isso, fica mais fcil constatar essa relao sinttica: Minha esperana isso (que algum golfinho me salve).

Minha esperana

que algum golfinho me salve.

isso orao principal orao subordinada substantiva predicativa

A Orao Subordinada Substantiva funciona como predicativo da Orao Principal. Ex1: O certo / que ficaramos separados. Ex2: O conveniente / que voc no tenha discriminao. Ex3: O importante / que haja preconceito. 6. Oraes subordinadas substantivas apositivas Veja.
O objeto direto que aparece na orao principal (uma coisa) tem um sentido vago, indefinido. Para que esse sentido seja explicado, a segunda orao atua como um aposto para o substantivo que ncleo do objeto direto (coisa). Outra caracterstica observada na orao principal que tem seu sentido completado por uma subordinada substantiva apositiva que ela termina com dois-pontos (:).

Eu s lhe peo uma coisa:

que voc respeite as leis.

orao principal

isso orao subordinada substantiva apositiva

A Orao Subordinada Substantiva Apositiva funciona como aposto da Orao Principal. Ex1: S queremos uma coisa: / que voc morra. Ex2: Vincius sentia uma coisa: / que algo iria acontecer. Ex3: Bruno queria apenas uma coisa: / que fosse aprovado no Vestibular. 2. Perodo composto por subordinao: oraes subordinadas adjetivas As oraes que equivalem a adjetivos Classificao das oraes subordinadas adjetivas As oraes subordinadas adjetivas podem ser classificadas, de acordo com o seu sentido, em adjetivas restritivas e adjetivas explicativas.

Oraes subordinadas adjetivas restritivas explicativas

OSG.: 55205/11

TC Portugus
Veja alguns exemplos.
Pronome relativo: retoma o antecedente o livro.

O livro
orao principal (primeira parte)

que li

interessantssimo
orao principal (segunda parte)

orao subordinada adjetiva (funciona como adjunto adnominal do sujeito O livro)

Pronome relativo: retoma o antecedente ao filme.

Assisti ao filme
orao principal

que voc recomendou.


orao subordinada adjetiva (funciona como adjunto adnominal do objeto direto ao filme)

Pronome relativo: retoma o antecedente Copa do Mundo e acrescenta uma nova informao sobre ele.

A Copa do Mundo,
orao principal (primeira parte)

que teve excelente audincia na televiso americana, [...] pode voltar para os domnios do Tio Sam.
orao subordinada adjetiva explicativa (acrescenta uma informao sobre o sujeito Copa do Mundo, funcionando como seu adjunto adnominal) orao principal (segunda parte)

As oraes subordinadas adjetivas restritivas, como o seu nome indica, restringem o significado do termo ao qual se referem, particularizando-o. Observe que tem um sentido restritivo a orao adjetiva do segundo exemplo abaixo. Os polticos so todos irresponsveis. Os polticos que no levam a srio sua importante funo pblica so irresponsveis. Veja outros exemplos: Ex1: O homem / que fuma / vive pouco. Ex2: Os jogadores / que foram convocados / morreram atropelados. Ex3: O homem / que trabalha / vence na vida. As oraes subordinadas adjetivas explicativas, tm a funo de acrescentar alguma explicao ou informao suplementar a um termo j suficientemente definido e delimitado. Observe o funcionamento de oraes adjetivas explicativas nos exemplos abaixo. Os homens, que so mortais, no conseguem habituar-se ideia da morte. Todas as crianas devem tomar muito leite, que um alimento rico em clcio. Veja outros exemplos: Ex1: Letcia gosta daquele menino /, que tem olhos azuis, / que do 3 Ano. Ex2: Lucas /, que j est velho, / j est casado. Ex3: Edson /, que ainda novo, / j est na Faculdade Nacional de Direito. Ateno! Pronomes relativos: usos e funes Que Que chamado relativo universal por ser largamente empregado: pode ser usado como referncia a pessoa ou coisa, no singular ou no plural. Sintaticamente, esse relativo pode desempenhar vrias funes: sujeito: Um indivduo que zela por seus direitos merece t-los.

OSG.: 55205/11

TC Portugus
objeto direto: As dificuldades que houver devem ser superadas solidariamente. objeto indireto: Ainda acredito nas coisas em que acreditava quando jovem. complemento nominal: As fortes razes a que voc sempre fazia referncia desapareceram? predicativo: O pessimista que eu era deu lugar a um insuportvel sonhador. agente da passiva: Os mosquitos por que temos sido picados no transmitem nenhuma doena? adjunto adverbial (no caso, de instrumento) A enxada com que ele costumava trabalhar foi-lhe roubada. Pelos exemplos citados, percebe-se que o pronome relativo deve ser precedido da preposio apropriada a cada funo que exerce. Na lngua escrita formal, essa presena sempre recomendvel. Quem Quem, como j sabemos refere-se a pessoa ou a coisa personificada, no singular ou no plural. sempre precedido de preposio, podendo exercer diversas funes sintticas: objeto direto preposicionado: Aquele velho senhor a quem acabamos de cumprimentar sentiu-se mal ontem na fila do INSS. objeto indireto: Ali vai o veterano craque a quem me refiro sempre. complemento nominal: Ali vai o veterano craque a quem sempre fao referncia. agente da passiva: O falso corretor por quem fomos enganados foi preso ontem em Braslia. adjunto adverbial (no caso, de companhia): A garota com quem vivo querendo sair comeou a namorar um amigo meu. O qual, os quais, a qual, as quais O qual, os quais, a qual e as quais so usados com referncia a pessoa ou coisa por motivo de clareza ou depois de determinadas preposies. Podem desempenhar as mesmas funes do pronome que; seu uso, no entanto, bem menos frequente: sujeito: Participamos da principal reunio realizada no segundo semestre, a qual deu origem ao atual grupo de trabalho. complemento nominal: So esses os procedimentos sobre os quais pairam tantas dvidas? Cujo, cujos, cuja, cujas Cujo e suas flexes equivalem a de que, do qual (e suas flexes dos quais, da qual, das quais), de quem. Estabelecem normalmente relao de posse entre o antecedente e o termo que especificam, atuando como: adjunto adnominal: Procuro conviver com pessoas cujas vidas tenham sido ricas em experincias. (= as vidas dessas pessoas tenham sido...) complemento nominal: A estrada cuja construo est destruindo a Mata Atlntica teve suas obras embargadas. (= a construo da estrada est destruindo...) Onde Onde o pronome relativo quando tem o sentido aproximado de em que; deve ser usado, portanto, na indicao de lugar, atuando sintaticamente como adjunto adverbial de lugar: Buscamos uma praia distante onde possamos passar alguns dias. Quero mostrar-lhe o quintal onde meu pai plantou vrias jabuticabeiras h muitos anos. Quanto, como, quando Quanto, quantos e quantas so pronomes relativos quando seguem os pronomes indefinidos tudo, todos ou todas. Atuam principalmente como sujeito e objeto direto: sujeito: Procure conhecer todos quantos comparecerem reunio desta noite. objeto direto: Fez tudo quanto prometera. Quando e como exprimem noes de tempo e modo, respectivamente; atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de tempo e de modo: a hora quando o sol comea a deitar-se. No me agrada o modo como ele se tem comportado ultimamente.

OSG.: 55205/11

TC Portugus
3. Perodo composto por subordinao: oraes subordinadas adverbiais As oraes que equivalem a advrbios As oraes subordinadas adverbiais so as oraes que exercem a funo de adjuntos adverbiais do predicado da orao principal. Como veremos a seguir, existem vrios tipos de oraes subordinadas adverbiais, classificadas, segundo critrios semnticos, a partir do tipo de circunstncia que acrescentam aos predicados aos quais se relacionam. As oraes subordinadas adverbiais, em sua forma desenvolvida, vm introduzidas por conjunes subordinativas.

Oraes subordinadas adverbiais causais consecutivas condicionais concessivas comparativas conformativas finais proporcionais temporais
Classificao das Oraes Subordinadas Adverbiais 1. Oraes Adverbiais Causais As oraes subordinadas adverbiais causais so aquelas que exprimem uma circunstncia de causa. Veja:

Ns amamos nosso pas


orao principal

porque nascemos aqui.


orao subordinada adverbial causal (explicita o que causa a ao nomeada no predicado verbal da orao principal)

Conjuno subordinativa causal: introduz a orao subordinada adverbial, determinando a circunstncia por ela informada.

As principais conjunes causais so: porque, visto que, j que, uma vez que, como (equivalendo a porque). Ex1: Vincius foi despedido / uma vez que no obedeceu ao seu patro. Ex2: Pedro saiu de casa / j que se separou de sua mulher. Ex3: Ricardo no gostou da brincadeira / porque isso feriu os seus sentimentos. 2. Oraes Subordinadas Adverbiais Consecutivas As oraes subordinadas adverbiais consecutivas so aquelas que traduzem a ideia de consequncia. Indicam um fato que pode ser entendido como um efeito de algo que se afirma na orao principal. Veja:
orao principal

Estou to mal

que nem consegui pensar numa desculpa.


orao subordinada adverbial consecutiva (explcita a consequncia do fato informado pelo predicado verbal da orao principal)

Estrutura correlativa: o primeiro elemento (to), que aparece na orao principal, relaciona-se diretamente com a conjuno subordinativa (que) que introduz a orao subordinada adverbial consecutiva.

OSG.: 55205/11

TC Portugus
A principal conjuno consecutiva que (precedida de um termo intensivo: to, tal, tanto). Ex1: Vincius ficou to feliz com a notcia / que foi alegre para casa. Ex2: Choveu tanto / que as ruas ficaram alagadas. Ex3: Lucas comeu tanto bolo / que passou mal. 3. Oraes Subordinadas Adverbiais Condicionais As oraes subordinadas adverbiais condicionais so aquelas que expressam uma circunstncia de condio (real ou hipottica) em relao ao predicado da orao principal. Veja:
O verbo flexionado no futuro do pretrito do indicativo na orao principal uma marca do raciocnio hipottico caracterstico das estruturas condicionais. Observe que, na subordinada, o verbo est flexionado no pretrito imperfeito do Subjuntivo, modo verbal associado nomeao de possibilidades, de hipteses. Conjuno subordinativa condicional

Se os pescoos fossem ps, nunca iramos a lugar nenhum.


orao subordinada adverbial condicional (explicita a condio para que ocorra o que apresentado como possibilidade na orao principal) orao principal

As principais conjunes condicionais so: se, caso, contanto que, desde que. Ex1: Se ele sobreviver / ele ser muito feliz em seu futuro. Ex2: Ele ser muito feliz / a no ser que sua felicidade seja arruinada por causa dessa mulher. Ex3: Caso ele desanime / tente anim-lo. 4. Oraes Subordinadas Adverbiais Concessivas As oraes adverbiais concessivas so aquelas que indicam concesso, ou seja, que exprimem a ideia de que algo que se esperava que acontecesse, contraditoriamente expectativa, no acontece. Uma relao de concesso traduz, portanto, algo inesperado em determinadas circunstncias. Veja:

Embora pretendesse chegar a tempo para o churrasco de final de ano,


orao subordinada adverbial concessiva
Conjuno subordinativa adverbial concessiva

Joo acabou se atrasando.


orao principal

As principais conjunes concessivas so: embora, se bem que, ainda que, por mais que, por menos que, conquanto. Ex1: Eu sairei / mesmo que voc no concorde. Ex2: Mesmo que voc no concorde comigo / eu no mudarei de ideia. Ex3: Vincius no concordou com Bruno / embora suas opinies fossem totalmente parecidas. 5. Oraes Subordinadas Adverbiais Comparativas As oraes subordinadas adverbiais comparativas so aquelas que expressam uma comparao (de igualdade, de superioridade ou de inferioridade) com um dos termos da orao principal. Veja:
Conjuno subordinativa adverbial comparativa

Eu toco
orao principal

como o Jimmi Hendrix [toca]!


orao subordinada adverbial comparativa
Estruturas comparativas: comum a elipse do verbo da orao subordinada, j que ele o mesmo da principal.

Canto
orao principal

como o Mick Jagger [canta]!


orao subordinada adverbial comparativa

Conjuno subordinativa adverbial comparativa

OSG.: 55205/11

TC Portugus
As principais conjunes comparativas so: como, assim como, tal como, tal qual, que (menos que, mais que). Ex1: Paulo to chato / como o meu irmo. Ex2: Patrcia ia para a escola / assim como Edson ia para a Faculdade Nacional de Direito. Ex3: Bernardo est to alto / como seu irmo Fernando. 6. Oraes Subordinadas Adverbiais Conformativas As oraes subordinadas conformativas so aquelas que expressam a ideia de conformidade com relao a algo que foi afirmado na orao principal. Veja:

Segundo informa a ltima pesquisa, as pessoas deixaram de acreditar em pesquisas.


orao subordinada adverbial conformativa
Conjuno subordinativa adverbial conformativa

orao principal

As principais conjunes conformativas so: conforme, segundo, como. Ex1: Se voc fizer tudo conforme ns combinamos / tudo sair certo. Ex2: Segundo disse o nosso professor / correto estudar diariamente. Ex3: Como eu estava dizendo / o mundo ir acabar. 7. Oraes subordinadas adverbiais finais As oraes subordinadas finais so aquelas que exprimem finalidade, objetivo ou fim daquilo que se declara na orao principal. Veja:

Os brasileiros torcem
orao principal

para que a economia permanea estvel.


orao subordinada adverbial final

Locuo conjuntiva subordinativa adverbial final

As principais conjunes finais so: afim de que, para que, que. Ex1: Faa os exerccios / para que voc possa passar de ano. Ex2: Ele estudou bastante / a fim de que pudesse passar de ano. Ex3: Ele trabalhou bastante / para que pudesse evoluir em sua carreira. 8. Oraes Subordinadas Adverbiais Proporcionais As oraes subordinadas adverbiais proporcionais so aquelas que expressam gradao ou proporcionalidade, relacionando o processo verbal indicado na orao principal com aquele expresso na subordinada. Veja:

Mudo meu nome


orao principal

medida que minha beleza aumenta.


orao subordinada adverbial proporcional

Locuo conjuntiva subordinativa adverbial proporcional

As principais conjunes proporcionais so: proporo que, medida que, quanto mais, quanto menos. Ex1: Nossas opinies foram sendo formadas / medida que ns estudvamos mais. Ex2: O nosso amanh foi sendo formado / proporo que ns trabalhamos mais. Ex3: medida que amos construindo o nosso futuro / ns ficvamos cada vez mais felizes.

10

OSG.: 55205/11

TC Portugus
9. Oraes Subordinadas Adverbais Temporais As oraes subordinadas adverbiais temporais so aquelas que exprimem circunstncias temporais (de autoridade, simultaneidade, posterioridade) relativas ao acontecimento que vem expresso na orao principal. Veja:

S sai
orao principal

para brincar depois que seu quarto estiver um chiqueiro!


orao subordinada adverbial temporal
Locuo conjuntiva subordinativa adverbial temporal estabelece uma relao de posterioridade entre a ao da orao principal e a ao da orao subordinada.

Orao subordinada adverbial final reduzida de infinitivo: especifica a finalidade da ao nomeada na orao principal (sair).

As principais conjunes temporais so: quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. Ex1: Logo que saiu, / Vincius encontrou seu cachorro. Ex2: Enquanto eu falava no telefone / a Patrcia Roque estava sendo atropelada. Ex3: Quando ela saiu de casa, / tropeou numa pedra e morreu atropelada por um caminho.

Oraes reduzidas

Muitas vezes, as oraes subordinadas (substantivas, adjetivas e adverbiais) podem aparecer sob a forma de oraes reduzidas. As oraes subordinadas reduzidas tm duas caractersticas: Apresentam o verbo em uma das formas nominais: Gerndio, Particpio e Infinitivo. No vm introduzidas por conectivos (conjunes subordinadas ou pronomes relativos) Os trs tipos classificam-se como: a) oraes reduzidas de gerndio: so geralmente adverbiais. Ex: Trabalhando conosco, vocs progrediro. Adverbial condicional = Se trabalharem conosco ou adverbial temporal = Quando trabalharem conosco. Temendo a reao do pai, nada lhe contou. Adverbial causal = Como temia a reao do pai. Outros exemplos: Ex1: Vi Maria conduzindo uma cesta de flores. Desenvolvida: Vi Maria que conduzia uma cesta de flores. Ex2: O advogado fez o testamento partindo os bens como eu pedi. Desenvolvida: O advogado fez o testamento que partia os bens como Eu pedi. Ex3: Vi meu irmo levando uma mola. Desenvolvida: Vi meu irmo que levava uma mola. b) oraes reduzidas de particpio: so adverbiais ou adjetivas. Ex: Terminada a festa, voltamos para casa. Adverbial temporal = Quando a festa terminou... O Brasil, tornado independente em 1822, possui petrleo. Adjetiva explicativa = que se tornou independente em 1822. Outros exemplos: Ex1: Terminada a prova todos saram. Desenvolvida: Quando terminou a prova todos saram. Ex2: Comeado o show todos sentaram. Desenvolvida: Quando comeou o show todos sentaram. Ex3: Chegado ao baile ele danou. Desenvolvida: Quando chegou ao baile ele danou.
AN 27/12/11 Rev.: JA

11

OSG.: 55205/11

TC Portugus

12

OSG.: 55205/11

Vous aimerez peut-être aussi