Vous êtes sur la page 1sur 52

Guia do Currículo

O currículo é seu passaporte para o mercado de trabalho e para o sucesso profissional. É por isso que você precisa aprender a prepará-lo de forma que valorize suas qualidades profissionais. No Guia do Currículo você encontra toda a orientação necessária, com dicas e exemplos de modelos, para elaborar um currículo eficiente e atraente aos olhos dos selecionadores. Lembre-se: não há competência ou indicação que resista a um currículo mal feito. Por isso, mãos à obra!

 
 
 
<a href=Curso de idioma adequado ao perfil profissional " id="pdf-obj-0-74" src="pdf-obj-0-74.jpg">
 
<a href=Minicurrículo: por que ele é importante - Dicas para uma carta de apresentação - Mini Currículo: sua vitrine pessoal na Internet - O minicurrículo: seu primeiro contato com a empresa - 5. Book ou portfólio? Tire suas dúvidas http://carreiras.empregos.com.br/carreira/administracao/ge/curriculo/index.shtm Currículo é bem mais do que tudo o que você sabe fazer Por Fabiano Caxito* O currículo é o seu vendedor, sua propaganda nas mãos do recrutador. Mas não se iluda. As boas empresas recebem dezenas, centenas de currículos por dia. E o que vai fazer o seu se destacar nesta pilha, não é um papel extravagante, uma fonte rebuscada, uma foto descontraída! O que o recrutador busca é conteúdo. Então, em primeiro lugar, não cometa o erro de achar que escrever um currículo é apenas listar em uma folha de papel as empresas e cursos que fez. Invista seu tempo para se repensar, analisar sua carreira, seus pontos fortes e fracos, aquilo que o destaca dos demais. A internet está cheia de sites que oferecem modelos de currículos que só precisam ser preenchidos. Não cometa este erro. Sua experiência é única, e seu currículo deve refletir esta diferença. Inspire-se nos modelos, mas crie seu próprio currículo. Vamos nos colocar no lugar de um recrutador. Imagine ter que analisar uma pilha de dezenas de currículos de candidatos a uma determinada vaga. Com certeza, o que essa pessoa quer é ler informações relevantes, claras, focadas, em um formato limpo e não cansativo. O currículo deve ter uma boa apresentação: papel de qualidade, branco, liso e em formato A4. Você não está criando um panfleto promocional. Evite bordas, molduras, imagens, gravuras e fotos. Imprima em formato retrato! Você não quer que o entrevistador tenha que virar seu currículo toda vez que o retirar da pilha. Use no máximo duas folhas, sem capas ou envelopes. Você pode passar uma imagem de ser prolixo e pouco focado. Lembre-se do recrutador e sua pilha de currículos: ele não quer perder tempo com informações irrelevantes. Há uma frase de Henry Ford que quero usar como exemplo nesta situação. Ele dizia que o modelo T, que popularizou o carro, podia ser comprado em qualquer cor, desde que " id="pdf-obj-1-4" src="pdf-obj-1-4.jpg">

Currículo é bem mais do que tudo o que você sabe fazer

Por Fabiano Caxito*

O currículo é o seu vendedor, sua propaganda nas mãos do recrutador. Mas não se iluda. As boas empresas recebem dezenas, centenas de currículos por dia. E o que vai fazer o seu se destacar nesta pilha, não é um papel extravagante, uma fonte rebuscada, uma foto descontraída! O que o recrutador busca é conteúdo.

Então, em primeiro lugar, não cometa o erro de achar que escrever um currículo é apenas listar em uma folha de papel as empresas e cursos que fez.

Invista seu tempo para se repensar, analisar sua carreira, seus pontos fortes e fracos, aquilo que o destaca dos demais. A internet está cheia de sites que oferecem modelos de currículos que só precisam ser preenchidos. Não cometa este erro. Sua experiência é única, e seu currículo deve refletir esta diferença. Inspire-se nos modelos, mas crie seu próprio currículo.

Vamos nos colocar no lugar de um recrutador. Imagine ter que analisar uma pilha de dezenas de currículos de candidatos a uma determinada vaga. Com certeza, o que essa pessoa quer é ler informações relevantes, claras, focadas, em um formato limpo e não cansativo.

O currículo deve ter uma boa apresentação: papel de qualidade, branco, liso e em formato A4. Você não está criando um panfleto promocional. Evite bordas, molduras, imagens, gravuras e fotos. Imprima em formato retrato! Você não quer que o entrevistador tenha que virar seu currículo toda vez que o retirar da pilha. Use no máximo duas folhas, sem capas ou envelopes. Você pode passar uma imagem de ser prolixo e pouco focado. Lembre-se do recrutador e sua pilha de currículos: ele não quer perder tempo com informações irrelevantes.

Há uma frase de Henry Ford que quero usar como exemplo nesta situação. Ele dizia que o modelo T, que popularizou o carro, podia ser comprado em qualquer cor, desde que

fosse preto. No caso da cor da fonte usada no currículo, vale o mesmo: preto é sempre o indicado. Já a fonte escolhida deve ser simples como Times New Roman, Arial ou Verdana, com tamanho entre 10 e 12. Menor que isso, fica ilegível e cansa. Maior que

isso, vai parecer que você quer “engordar” o currículo aumentando a letra.

E por favor: Escreva corretamente! Não é preciso usar uma linguagem rebuscada. Escreva de forma simples, mas use a gramática e o dicionário. Pontue, acentue, corrija, confira, use o corretor automático, releia, peça ajuda dos amigos. Mas nunca entregue um currículo com erros.

Uma versão ou várias?

Muitas pessoas acham que devem escrever um só currículo e enviá-lo a todas as empresas. Esta é uma noção errada. Faça currículos personalizados. Pesquise a empresa, busque informações sobre o cargo, analise quais competências e quais realizações de sua carreira podem ser exploradas de forma a destacar você dos concorrentes.

Outra ideia errada é achar que o cargo pretendido deve ser deixado em aberto. Se coloque novamente no lugar do recrutador: ao se deparar com um currículo sem foco definido, ele vai considerar que o profissional não possui uma especialização e um conhecimento aprofundado em determinada área, o que certamente o desqualificará em comparação a outros candidatos.

Quanto ao conteúdo, o bom currículo deve conter uma caracterização sobre você, suas competências, realizações e conquistas. Precisa conter também informações sobre as suas experiências profissionais e sobre sua formação acadêmica, além de outros cursos e atividades que possam ajudar a definir você como profissional. Dizer que é voluntário em um programa de desenvolvimento de pessoas carentes é importante, mas falar que joga futebol toda terça-feira com os amigos pode não ser tão relevante assim.

E o fundamental: informações de contato atualizadas, completas e acessíveis. Se o recrutador não conseguir entrar em contato com você no momento em que decidir o processo de seleção, o que adiantou ter se dedicado tanto a escrever um bom currículo?

É hora de se preparar: você estará nesta situação outras vezes

Há alguns anos, as pessoas tinham um só emprego durante toda a sua vida. Quem

trocava constantemente de emprego era malvisto pelas empresas. Tinha a “carteira

suja”. Hoje, é não só comum como até recomendável que o profissional tenha várias

experiências profissionais. Mantenha seu currículo atualizado. Isto não significa apenas reescrevê-lo. Significa que você precisa se desenvolver constantemente, alimentar sua rede de relacionamentos, alcançar novas conquistas e enriquecer sua carreira!

É hora de não deixar a vida te levar!

Agora é com você. Analise sua vida profissional, defina aonde quer chegar, e o que gostaria de fazer no futuro. Aproveite para investir em network e conhecer pessoas novas. E saiba que momentos de transição vão acontecer com frequência em seu caminho. Use-os a seu favor!

*Fabiano Caxito é coordenador dos cursos de especialização em Logística das Operações Comerciais, Comércio Exterior e Gestão em Vendas da Universidade Cidade de São Paulo, instituição na qual é professor do curso de Graduação Tecnológica e assessor da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários, Culturais e de Extensão. É autor dos livros “Não deixo a vida me levar, a vida levo eu” (Editora Saraiva), “Recrutamento e Seleção” e “Administração da Produção” (Editora IESDE) e do “Guia dos Cursos Tecnológicos do Ensino Médio à pós-graduação em apenas 3 anos” (Editora Digerati).

Currículo: sua peça de marketing pessoal

Se o ditado “a primeira impressão é a que fica” é realmente verdadeiro, elaborar um

currículo detalhado e objetivo é essencial para garantir que quem o lê queira entrevistar e considerar o profissional retratado em um processo de seleção. Ferramenta fundamental de inserção profissional, o currículo deve ser encarado pelo candidato a novas vagas de duas formas: como uma peça de marketing pessoal e um roteiro bem construído.

“Currículos com erros de português, clichês ou estrutura de texto não apropriada só

comprometem o candidato. Já um roteiro claro e lógico colabora para que o profissional

conquiste espaço e seja chamado para uma entrevista”, explica Selma Fredo, consultora

da DBM, empresa de gestão de recursos humanos.

No quesito estilo, o currículo deve ter texto direto, claro e sem rodeios. Deve-se prezar pela elegância de vocabulário, com frases curtas e objetivas. As qualificações, por sua vez, devem ser listadas de acordo com parâmetros coesos, ligados à relevância, assim como as realizações do profissional. “A parametrização de informações é a principal dica de estilo para a redação de um currículo. Será muito mais fácil ao profissional lembrar-se dos detalhes do currículo quando já estiver numa entrevista”, afirma Selma. Segundo ela, uma estratégia bastante utilizada e bem-sucedida é organizar as realizações implementadas em uma empresa por ordem de importância, adotando o mesmo padrão

para todas as demais companhias citadas no documento. “Desta forma, o profissional

facilitará o entendimento do seu currículo, que, além de mais lógico, despertará o

interesse do leitor”, diz Selma.

Entre os cuidados que devem ser tomados no momento de elaboração do currículo, os principais são evitar linguagem repetitiva e não usar demasiadamente terminologias em outros idiomas ou palavras extremamente técnicas, o que dispersa a atenção do leitor. É importante também evitar o uso do mesmo verbo de ação em muitas frases, assim como rebuscar o texto.

De acordo com a consultora da DBM deve-se ter muito cuidado também com o uso abusivo da primeira pessoa do singular, o que pode para algumas pessoas, indicar falta

de espírito de equipe. “Valorize apenas as próprias realizações e competências para

evitar interpretações como esta”, diz Selma. “E, apenas para lembrar, não afirme a existência de uma competência que, no momento de uma eventual checagem, pode ser

facilmente questionada”.

Currículos por e-mail

Nos casos em que os currículos são enviados por e-mail, é interessante acrescentar no

corpo da mensagem uma carta de apresentação que explicite ao interlocutor as razões do interesse pela empresa que está sendo contatada e que traga uma brevíssima síntese de

suas qualificações e realizações. “Desta maneira, fica claro o interesse, cuidado e consideração do profissional pelas empresas prospectadas”, diz Selma.

Em relação ao estilo e linguagem de textos enviados por e-mail ou impressos, Selma

explica que não podem existir diferenças entre os dois. “Não se deve redigir inúmeras

versões de um currículo pensando na adequação de perfil à empresa” A “,” B “ou” C “, ou ao meio de comunicação” X “ou” Y “, afinal, a qualificação de um profissional se

mantém independentemente da empresa e do meio, já que se alinha ao objetivo indicado

no currículo”.

Outra dica essencial é não experimentar demais no momento de elaboração do

documento. “Orientamos sempre o profissional a redigir seu currículo usando recursos

com os quais têm intimidade e com os quais se sinta identificado. De nada adianta adotar um modelo, seja na forma ou no conteúdo, que deu certo com alguém achando

que, dará certo com todos”, finaliza.

Erros que comprometem o seu currículo

Empregos.com.br lista as 10 falhas que mais acometem os currículos e orienta qual é o modo certo de elaborar o documento.

Nos casos em que os currículos são enviados por e-mail, é interessante acrescentar no corpo dacurrículos on- line - que possuem uma estrutura e formatação próprias - como nos elaborados nos programas de computadores. Especialistas em carreira e em recursos humanos afirmam que a maioria dos equívocos não é capaz de eliminar os candidatos nesta primeira fase do processo seletivo , porém muitos profissionais deixam de ser localizados ou não são contatados por causa de alguns descuidos e falta de atenção. Apesar de não ser fator eliminatório decisivo, erros nos currículos podem contar contra na hora de definir de quem será determinado cargo, caso o número oferecido de vagas seja restrito. O Empregos.com.br consultou Jaqueline Silveira Mascarenhas, coordenadora do Ibmec Carreiras, e Ana Cristina Limongi, docente do Programa de Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (FIA). As entrevistas " id="pdf-obj-4-33" src="pdf-obj-4-33.jpg">

Por Rômulo Martins Atualizada em

09.06.10

Imaginou-se que a internet e os corretores ortográficos fossem suprimir os erros grotescos que aparecem em grande parte dos currículos, mas eles permanecem. Tanto nos currículos on- line - que possuem uma estrutura e formatação próprias - como nos elaborados nos programas de computadores.

Especialistas em carreira e em recursos humanos afirmam que a maioria dos equívocos não é capaz de eliminar os candidatos nesta primeira fase do processo seletivo, porém muitos profissionais deixam de ser localizados ou não são contatados por causa de alguns descuidos e falta de atenção.

Apesar de não ser fator eliminatório decisivo, erros nos currículos podem contar contra na hora de definir de quem será determinado cargo, caso o número oferecido de vagas seja restrito. O Empregos.com.br consultou Jaqueline Silveira Mascarenhas, coordenadora do Ibmec Carreiras, e Ana Cristina Limongi, docente do Programa de Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (FIA). As entrevistas

resultaram em um guia que vai ajudar você a preparar um currículo isento das falhas que mais o acometem.

  • 1. Falta de dados

Parece mentira, mas muitos recrutadores recebem currículos sem o nome do candidato. É um descuido grave, porque você pode deixar de ser contatado por um motivo óbvio. Em alguns casos, quando o candidato tem o perfil desejado e o endereço de e-mail dele é similar ao seu nome, o contato é realizado. Muitos esquecem ainda de informar dados

essenciais como telefone e e-mail.

  • 2. Candidatar-se à vaga diferente da formação ou do perfil

Isso acontece nos cadastros realizados nos sites de empregos. O candidato é analista de

marketing, mas se inscreve para outras vagas como analista de comunicação ou de recursos humanos. Ele não é encontrado e perde oportunidades por causa desse equívoco.

Observação: Segundo Jaqueline, o candidato pode especificar até três áreas de interesse, desde que elas estejam interligadas. Exemplo: Administrativo-financeira, Administrativo-comercial, Finanças.

  • 3. Currículo incompleto

Grosso modo, também acontece no formato on-line, por descuido, pressa ou falta de atenção. Antes de preencher todas as páginas para finalizar o currículo, o candidato para de lançar seus dados em determinada página deixando-o incompleto.

  • 4. Não informar os projetos universitários e os trabalhos voluntários

Essas informações são válidas principalmente para quem não tem - ou tem pouca -

experiência. E pode m fazer diferença na decisão final quando será determinado quem ficará com a vaga.

Para Ana, estas atividades podem ser listadas no campo “Experiências Profissionais”. Jaqueline recomenda citar os dados no final do currículo, como “Informações Adicionais”. Ela recomenda informar apenas as três principais vivências, de acordo com a vaga oferecida, no campo “Experiências Profissionais”.

  • 5. Currículo muito extenso

O ideal é que o currículo caiba em uma folha de papel sulfite, no máximo em duas. Para

evitar excessos, você deve selecionar os itens mais importantes de sua vida profissional. Uma dica é informar apenas os cargos mais relevantes em sua carreira, dessa forma o recrutador vai entender que para chegar onde está atualmente você percorreu um trajeto, que poderá ser detalhado na entrevista.

Outra orientação é citar apenas a formação de nível mais alto, apesar de que, segundo

Ana, muitas empresas valorizam o “Histórico Escolar” do candidato. Daí a importância

de você conhecer a organização para qual vai enviar o currículo.

  • 6. Erros de português

Tome como base seu corretor automático, mas não confie plenamente nele. Se houver

dúvida, consulte uma pessoa para saná-la.

7.

Redundância

Cada informação no currículo deve ser única. Se você optou pelo “Resumo das

Qualificações” no início do documento não há necessidade de detalhar função e atividades realizadas na empresa no campo “Experiências Profissionais”. Nesse caso,

informe apenas o nome da organização e o período que ficou nela. A redundância só se justifica se você tiver experiência em diversas companhias e atuou em atividades diferentes em cada uma delas. Lembre-se: o emprego mais recente vem primeiro e assim sucessivamente.

Da mesma maneira, se preferiu anexar o currículo a uma carta de apresentação não há

necessidade do “Resumo das Qualificações” tampouco esmiuçar funções e atividades no item “Experiências Profissionais”.

  • 8. Despersonalização

As consultorias de recursos humanos vêm recebendo currículos de estética similares, como se todos os candidatos tivessem o mesmo estilo. Para Ana, o currículo deve ter os mesmos cuidados de um cartão de visita. O papel deve ser de qualidade; a diagramação deve parecer profissional.

  • 9. Formatação rebuscada ou exagerada

Há candidatos que escolhem o tamanho de letra 20 para destacar o nome dele. Outros

utilizam borda na página do currículo. Especialistas recomendam bom senso. Personalizar não significa transformar o currículo em um enfeite. Ele continua sendo um documento que diz muito sobre você.

10. Informar o e-mail corporativo

Esta é uma falha grave. Além de não conseguir a vaga que almeja, o candidato coloca

em risco o emprego atual. Informe sempre o endereço de e-mail pessoal.

Dilemas

Devo usar foto no currículo? Sou graduado, detalho meus dados escolares de nível médio? E números de documentos como RG ou CPF, devo informar? A resposta é:

depende.

Ana recomenda a utilização da foto em tamanho 3x4 em todos os casos. Jaqueline afirma que o uso só se justifica para profissões específicas, como a de modelo.

Informar a escola, período e cidade onde cursou os ensinos fundamental e médio também provoca controvérsia. Segundo Ana, algumas empresas investigam ou exigem que o candidato informe estes dados. Jaqueline considera desnecessário, caso o candidato tenha formação de nível mais elevado.

Ana orienta ainda informar o número de documentos pessoais como RG e CPF. Segundo ela, algumas companhias exigem essas informações.

A professora, entretanto, diz que é preciso tomar cuidado com o excesso de dados pessoais, referindo-se aos endereços virtuais. De acordo com ela, é importante o candidato informar se participa de alguma rede social. Ele não deve, porém, poluir o

currículo com todas as mídias das quais faz parte. “O adequado é informar apenas uma

rede, a mais alinhada ao perfil da companhia”, recomenda Ana.

A melhor maneira de sanar outras possíveis dúvidas que possam surgir na elaboração do currículo, afirmam especialistas, é conhecer a empresa para a qual você vai enviá-lo.

Saiba mais:

Valorize seu currículo com números

A melhor maneira de sanar outras possíveis dúvidas que possam surgir na elaboração do currículo, afirmamValorize seu currículo com números Palavras-chave são fundamentais Valorize seu currículo com números Aprenda a valorizar seu CV utilizando os resultados numéricos de seus trabalhos anteriores Por Gisèle de Oliveira Uma das maneiras mais eficazes para valorizar seu currículo e chamar atenção do recrutador é utilizar números e resultados obtidos em seus trabalhos anteriores. Se um selecionador tem em mãos dois currículos de profissionais que se equiparam, mas um com resultados e outro sem, com certeza ele dará preferência para o primeiro. Por quê? Porque os números não somente quantificam o seu sucesso, como também deixam claro para o selecionador o grau de dificuldade envolvida na realização de seu trabalho. No entanto, muitos candidatos têm dúvidas na hora de montar seu currículo e utilizar tais dados por não trabalharem diretamente com números ou resultados. Mas não se preocupe, é possível encontrar um meio para utilizá-los corretamente, basta pensar a respeito de suas tarefas, como as realizou e os resultados que conseguiu com elas. Lembrando que esse é um processo que precisa de tempo e dedicação. Confira as dicas e mãos à obra:  Descreva quais eram suas atribuições e como elas se desenvolveram durante seu período de trabalho, quer isso envolva números ou não. Ex.: Responsável pela folha de pagamento da empresa e contas a pagar, assegurando que todos os prazos fossem cumpridos religiosamente.  Números são importantes para mostrar os resultados alcançados, mas a melhor maneira é colocá-los em forma de porcentagem e em valores aproximados. Ex.: Desenvolvi planos de aula para três classes de 15 alunos cada. Sugeri mudança de plano de telefonia que resultou em uma economia de 20% para a empresa em gastos com telefone. " id="pdf-obj-7-12" src="pdf-obj-7-12.jpg">

Aprenda a valorizar seu CV utilizando os resultados numéricos de seus trabalhos anteriores

Por Gisèle de Oliveira

Uma das maneiras mais eficazes para valorizar seu currículo e chamar atenção do recrutador é utilizar números e resultados obtidos em seus trabalhos anteriores. Se um selecionador tem em mãos dois currículos de profissionais que se equiparam, mas um com resultados e outro sem, com certeza ele dará preferência para o primeiro.

Por quê? Porque os números não somente quantificam o seu sucesso, como também deixam claro para o selecionador o grau de dificuldade envolvida na realização de seu trabalho.

No entanto, muitos candidatos têm dúvidas na hora de montar seu currículo e utilizar tais dados por não trabalharem diretamente com números ou resultados. Mas não se preocupe, é possível encontrar um meio para utilizá-los corretamente, basta pensar a respeito de suas tarefas, como as realizou e os resultados que conseguiu com elas. Lembrando que esse é um processo que precisa de tempo e dedicação.

Confira as dicas e mãos à obra:

Descreva quais eram suas atribuições e como elas se desenvolveram durante seu período de trabalho, quer isso envolva números ou não.

Ex.: Responsável pela folha de pagamento da empresa e contas a pagar, assegurando que todos os prazos fossem cumpridos religiosamente.

Números são importantes para mostrar os resultados alcançados, mas a melhor maneira é colocá-los em forma de porcentagem e em valores aproximados.

Ex.: Desenvolvi planos de aula para três classes de 15 alunos cada.

Sugeri mudança de plano de telefonia que resultou em uma economia de 20% para a empresa em gastos com telefone.

Sempre coloque histórias de sucesso no trabalho , mostrando o que você sabe fazer.

Ex.: Responsável pela criação e implementação de um novo script que reduziu o tempo de atendimento aos clientes em 15%.

Coloque verbos sempre em forma de ação . Dessa forma, você demonstra que é capaz de assumir responsabilidades e gerar resultados.

Ex.: Desenvolvi, elaborei, gerenciei, implementei, otimizei, entre outros.

Gerenciei equipe de vendas.

Implementei projetos que resultaram no aumento de 25% das vendas.

Acima de tudo, não minta nem exagere . Normalmente, um bom selecionador pega esses detalhes durante a entrevista, o que pode prejudicar muito a imagem do profissional.

Com os exemplos acima é possível perceber que não é preciso ser um grande executivo ou um vendedor de sucesso para ter resultados palpáveis, basta se dedicar e pensar a respeito. Afinal de contas, ninguém melhor do que você para identificar seus resultados positivos. Boa sorte!

Palavras-chave são fundamentais

Quanto mais você usá-las, maiores serão as suas chances de aparecer nas buscas por currículos

Da Redação

 Sempre coloque histórias de sucesso no trabalho , mostrando o que você sabe fazer. Ex.:profissionais . As empresas geralmente delimitam o perfil dos candidatos seguindo critérios como idade, cargo almejado, formação, idiomas e cursos específicos. Por isso, é importante mencionar termos que resumam seus conhecimentos e suas habilidades e, ao mesmo tempo, despertem o recrutador. Logo: " id="pdf-obj-8-35" src="pdf-obj-8-35.jpg">

As palavras-chave são aquelas diretamente ligadas à área de atuação. Fazem parte do dia a dia do profissional e servem para identificar não só o seu grau de conhecimento, mas também para chamar a atenção do selecionador.

Na internet as palavras-chave têm papel fundamental, porque que são utilizadas como filtros na busca por profissionais. As empresas geralmente delimitam o perfil dos candidatos seguindo critérios como idade, cargo almejado, formação, idiomas e cursos específicos.

Por isso, é importante mencionar termos que resumam seus conhecimentos e suas habilidades e, ao mesmo tempo, despertem o recrutador. Logo:

Escolha palavras que sintetizem sua formação e experiência, principalmente

jargões relacionados a sua área de atuação; Seja detalhista nas descrições. O selecionador está de olho nas linguagens

específicas. Na área de TI, por exemplo, serão procuradas linguagens de programação e ferramentas que o profissional domina; Quanto maior o número de palavras-chave, maiores as chances de aparecer nos resultados das buscas.

Confira exemplos de palavras-chave em cinco áreas distintas que o Empregos.com.br preparou para você:

Administrativa

Planejamento de reuniões; apresentações de metas e resultados; suporte ao cliente;

acompanhamento de receita; administração de benefícios; controle de inventário; gerência de projetos; balanço; arquivo; documentação; estratégia; prestação de contas; reembolso.

Financeira

Relação com investidores; análise de risco; administração de risco; projeções financeiras; balanço tributário; administração de lucros; análise de custos; fusão e aquisição; gerenciamento de fluxo de caixa; análise de crédito; operações; bolsa de valores; fundo mútuo; budget; spread ; administração de capital; auditoria; controller; administração de ativos e passivos; brand-equity; planejamento tributário; folha de pagamento; administração de benefícios; gerenciamento de portfólio; conciliação bancária; SAP; COBOL.

Recursos Humanos

Treinamento e desenvolvimento; desenvolvimento organizacional; reengenharia de processos; folha de pagamento e benefícios; administração de cargos e salários; compensação variável; recrutamento e seleção; políticas e procedimentos; administração de recursos humanos; relações trabalhistas; avaliação e revisão de desempenho; avaliação de administração de pessoal; desenvolvimento e plano de carreira.

Tecnologia

Rede; dados; Novell; Unix; Linux; Windows; segurança da informação; e-commerce; suporte; servidor; gerenciamento; roteadores; Intranet; banda larga; Java; Developer; banco de dados; browser; firewall; FTP - File Transfer Protocol; hipermídia;

plataforma; VRML - Virtual Reality Modeling Language; LAN Switches; desenvolvimento e implementação de sistemas; administração de rede; DB; C++. HTML; ASP; VB; COBOL.

Vendas

Representação de vendas; atendimento ao cliente; pós-venda; follow-up; assistência técnica; varejo; fechamento de caixa; captação de clientes; administração de carteira de clientes; administração de contas Pessoa Física ou Pessoa Jurídica; marketing de produto; negociação e fechamento; mercado B2B/B2C; comunicação estratégica;

reuniões; PowerPoint; metas.

10 dicas para fazer uma carta de apresentação

por Camila Micheletti

Você está à procura de emprego e de repente descobre que, justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. É só seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho:

  • 1. A carta de apresentação serve, principalmente, para currículos enviados pelo correio,

quando há necessidade de informar a pretensão salarial. Cabe também para apresentar o profissional - no caso de uma indicação, por exemplo.

  • 2. Coloque sempre o nome e o cargo da pessoa - ou o departamento - para quem você

vai enviar a carta.

  • 3. Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura

no final.

  • 4. A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o

vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.

  • 5. Não esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto).

Isso mostra que você sabe com quem está falando.

  • 6. Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o

leitor o considere para a posição pretendida.

  • 7. Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

  • 8. Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e

certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

  • 9. A carta não pode passar de uma página e deve ser redigida em A4 ou papel-carta de

boa qualidade.

10. O papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é "o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa".

Veja alguns modelos de carta de apresentação:

Prezado(a) Senhor(a),

De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.

Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Comentários:

Rosana Lemos

só cite o nome de quem indica se for solicitado ou com prévia orientação da

pessoa o currículo não precisa de assinatura, mas a carta de apresentação é sempre bom

assinar não é uma regra, mas a carta poderia ter data

Prezados Senhores,

Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento- lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.

Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

 

Maria Tavares

Comentários:

carta simples e objetiva

bastante impessoal

Prezados Senhores,

São Paulo, 19 de julho de 2003

Estou a procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter interesse por minhas qualificações.

Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive obtido a certificação ISO-9001.

Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

 

Cordialmente,

 

Amélia Machado

 

Comentários:

carta objetiva e caprichosa, agradável de ler

chama a atenção para a leitura

Sr. Augusto Valente Diretor Interforma Assessoria Empresarial Ltda. Av. Luis Alcântara, 768 - sala 56 São Paulo - SP

Prezado Sr. Augusto,

São Paulo, 19 de julho de 2003

Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Jornalismo.

Visando posições em empresas suas clientes, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira

Atenciosamente,

Jonas Pereira Caetano

Comentários:

carta bem redigida

o candidato mostra que sabe exatamente para onde está enviando sua proposta

Modelo de Currículo Empregos.com.br

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano Comentários:  carta bem redigida  o candidato mostra que sabe exatamente
Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano Comentários:  carta bem redigida  o candidato mostra que sabe exatamente
Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano Comentários:  carta bem redigida  o candidato mostra que sabe exatamente
Atenciosamente, Jonas Pereira Caetano Comentários:  carta bem redigida  o candidato mostra que sabe exatamente
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -CARGOS MAIS PROCURADOS , em nossa área de DICAS . Salário: Primeiramente procure se informar sobre a faixa salarial do cargo desejado para que o informado em seu currículo esteja condizente com a prática do mercado. Quando informar o valor mínimo desejável a empresa que receber seu currículo vai entender que por menos que o mínimo você não está disposto a aceitar uma proposta. Assim, ao informar este campo, verifique se as vagas que lhe interessaram não apresentam valor menor como salário oferecido, pois as empresas contam com recursos de filtros e podem ordenar os currículos recebidos por adequação aos critérios da vaga. Consulte nossa seção PESQUISA SALARIAL , em nossa área de DICAS . Outro ponto sobre o salário são as pesquisas realizadas pelas empresas em nosso Banco de currículos. Para realizá-las, as empresas informam parâmetros que podem fazer com que seu currículo seja ou não apresentado no resultado. Os principais campos são: cargos, faixa salarial, cidade-estado, escolaridade, idioma e atualização do currículo. DADOS PESSOAIS [ voltar] " id="pdf-obj-14-2" src="pdf-obj-14-2.jpg">

CABEÇALHO

Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e um dado muito importante para as empresas : última data de atualização.

Cargos: Verifique se os cargos que você escolheu em seu currículo (até 3) estão

relacionados à mesma área e são do mesmo nível hierárquico. Não é possível fazer um currículo consistente e atrativo informando como cargos de interesse op. de telemarketing, supervisor de logística e gerente financeiro. O ideal é direcionar seu currículo para uma única área e escolher cargos relacionados dentro dela. Para identificar quais são os cargos mais procurados pelas empresas em cada área, acesse a seção CARGOS MAIS PROCURADOS, em nossa área de DICAS. Salário: Primeiramente procure se informar sobre a faixa salarial do cargo desejado para que o informado em seu currículo esteja condizente com a prática do mercado. Quando informar o valor mínimo desejável a empresa que receber seu currículo vai entender que por menos que o mínimo você não está disposto a aceitar uma proposta. Assim, ao informar este campo, verifique se as vagas que lhe interessaram não apresentam valor menor como salário oferecido, pois as empresas contam com recursos de filtros e podem ordenar os currículos recebidos por adequação aos critérios da vaga. Consulte nossa seção PESQUISA SALARIAL, em nossa área de DICAS.

Outro ponto sobre o salário são as pesquisas realizadas pelas empresas em nosso Banco de currículos. Para realizá-las, as empresas informam parâmetros que podem fazer com que seu currículo seja ou não apresentado no resultado. Os principais campos são:

cargos, faixa salarial, cidade-estado, escolaridade, idioma e atualização do currículo.

DADOS PESSOAIS

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -CARGOS MAIS PROCURADOS , em nossa área de DICAS . Salário: Primeiramente procure se informar sobre a faixa salarial do cargo desejado para que o informado em seu currículo esteja condizente com a prática do mercado. Quando informar o valor mínimo desejável a empresa que receber seu currículo vai entender que por menos que o mínimo você não está disposto a aceitar uma proposta. Assim, ao informar este campo, verifique se as vagas que lhe interessaram não apresentam valor menor como salário oferecido, pois as empresas contam com recursos de filtros e podem ordenar os currículos recebidos por adequação aos critérios da vaga. Consulte nossa seção PESQUISA SALARIAL , em nossa área de DICAS . Outro ponto sobre o salário são as pesquisas realizadas pelas empresas em nosso Banco de currículos. Para realizá-las, as empresas informam parâmetros que podem fazer com que seu currículo seja ou não apresentado no resultado. Os principais campos são: cargos, faixa salarial, cidade-estado, escolaridade, idioma e atualização do currículo. DADOS PESSOAIS [ voltar] " id="pdf-obj-14-41" src="pdf-obj-14-41.jpg">

Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. Verifique principalmente se preencheu corretamente sua atual situação (empregado ou desempregado) e se está coerente com a informação de sua experiência profissional. Muitos candidatos informam que estão empregados, mas ao verificar a data de saída da última empresa, verificamos que está desempregado. Os selecionadores passam pela mesma dúvida e ficam sem saber se o candidato está desempregado ou se trabalhou como free-lancer durante algum tempo. Lembre-se de informar corretamente seu(s) telefone(s) e e-mail, afinal você quer ser encontrado pelas empresas, certo?

Possui, Aceita, Informática: Se não possui carro próprio e a vaga exige carro próprio, seu currículo tem muito menos chance de ser interessante para a empresa. Se informar que aceita apenas viajar a trabalho e se candidatar a uma vaga de outro estado também haverá incoerência. E se o seu conhecimento de informática for regular em diversos itens não há como ser selecionado para uma vaga de Instrutor de informática, por exemplo. Estas inconsistências entre os dados do currículo e exigências das vagas também fazem com que seu retorno seja menor que o esperado.

Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. Assegure-se que os dados informados estejam corretos e sejam verdadeiros. Alguns candidatos acabam trocando, omitindo ou incluindo informações para gerar interesse de entrevista, mas é um artifício que só prejudica a avaliação do candidato. IDIOMAS [ voltar] Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. Se for brasileiro, não informe Português nativo , pois isto já é esperado. CURSOS [ voltar] Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. Muitos candidatos deixam de informar os cursos por acharem pouco importante para avaliação de seu currículo, mas lembre-se que o intuito é gerar interesse. A existência de cursos indica que você é um profissional que procura se manter atualizado. " id="pdf-obj-15-11" src="pdf-obj-15-11.jpg">

ESCOLARIDADE

Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. Assegure-se que os dados informados estejam corretos e sejam verdadeiros. Alguns candidatos acabam trocando, omitindo ou incluindo informações para gerar interesse de entrevista, mas é um artifício que só prejudica a avaliação do candidato.

IDIOMAS

Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. Assegure-se que os dados informados estejam corretos e sejam verdadeiros. Alguns candidatos acabam trocando, omitindo ou incluindo informações para gerar interesse de entrevista, mas é um artifício que só prejudica a avaliação do candidato. IDIOMAS [ voltar] Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. Se for brasileiro, não informe Português nativo , pois isto já é esperado. CURSOS [ voltar] Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. Muitos candidatos deixam de informar os cursos por acharem pouco importante para avaliação de seu currículo, mas lembre-se que o intuito é gerar interesse. A existência de cursos indica que você é um profissional que procura se manter atualizado. " id="pdf-obj-15-21" src="pdf-obj-15-21.jpg">

Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. Se for brasileiro, não informe Português nativo, pois isto já é esperado.

CURSOS

Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. Assegure-se que os dados informados estejam corretos e sejam verdadeiros. Alguns candidatos acabam trocando, omitindo ou incluindo informações para gerar interesse de entrevista, mas é um artifício que só prejudica a avaliação do candidato. IDIOMAS [ voltar] Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. Se for brasileiro, não informe Português nativo , pois isto já é esperado. CURSOS [ voltar] Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. Muitos candidatos deixam de informar os cursos por acharem pouco importante para avaliação de seu currículo, mas lembre-se que o intuito é gerar interesse. A existência de cursos indica que você é um profissional que procura se manter atualizado. " id="pdf-obj-15-31" src="pdf-obj-15-31.jpg">

Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. Muitos candidatos deixam de informar os cursos por acharem pouco importante para avaliação de seu currículo, mas lembre-se que o intuito é gerar interesse. A existência de cursos indica que você é um profissional que procura se manter atualizado.

<a href=[ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Este é o primeiro campo crítico na análise do currículo. Procure informar corretamente os campos:  Empresa: só deixe confidencial se ainda estiver empregado. Se já tiver deixado  a empresa é importante para o selecionador saber onde você trabalhou. Ramo: isto indica os segmentos de mercado que conhece e para muitas vagas é  imprescindível experiência prévia em determinados setores. Cargo inicial , cargo final e período : permite avaliar seu crescimento dentro da  empresa. Salário inicial e final : também ajuda na análise de seu perfil, desenvolvimento  profissional e permite avaliar a adequação de sua pretensão aos seus conhecimentos e experiência. Forma de contratação : para análise de uma proposta o valor dos benefícios,  descontos e outros itens são determinados pela forma de contratação. Motivo da saída : isto indica sua relação com a empresa anterior. Se não puder informar motivos positivos "busca de novos desafios", "oportunidade de trabalhar em outro segmento", "interesse em desenvolver conhecimentos na área tal ", então opte por informações neutras " corte de funcionários", "redução da área", "mudança da sede da empresa", entre outros. Nunca informe motivos que possam levar a análise incorreta de seu perfil, como "não estava aprendendo nada", "desentendimento com a chefia", "desinteresse nas atividades", entre outros. Por mais que você tenha motivos para ter algum desentendimento, isto não deve ser mencionado no currículo, pois pode indicar que você é um profissional de difícil relacionamento. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Muitos candidatos deixam de preencher este campo que deve ser utilizado como informação complementar sobre suas habilidades mais importantes. Verifique quais os pontos valorizados em sua função e utilize este campo para resumi-las. Se você for vendedor, então informará Negociações comerciais, Atendimento a clientes e Prospecção e Reativação de carteira de clientes, por exemplo. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Este é o segundo campo crítico e o mais determinante para gerar interesse em uma entrevista ou não. Muitos currículos apresentam informações genéricas, superficiais e até incorretas e por isto não são destacados no meio de todos os outros recebidos. Também não utilize este campo como carta de apresentação falando de suas características ou posturas pessoais. " id="pdf-obj-16-4" src="pdf-obj-16-4.jpg">

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Este é o primeiro campo crítico na análise do currículo. Procure informar corretamente os campos:

Empresa: só deixe confidencial se ainda estiver empregado. Se já tiver deixado

a empresa é importante para o selecionador saber onde você trabalhou. Ramo: isto indica os segmentos de mercado que conhece e para muitas vagas é

imprescindível experiência prévia em determinados setores. Cargo inicial, cargo final e período: permite avaliar seu crescimento dentro da

empresa. Salário inicial e final: também ajuda na análise de seu perfil, desenvolvimento

profissional e permite avaliar a adequação de sua pretensão aos seus conhecimentos e experiência. Forma de contratação: para análise de uma proposta o valor dos benefícios,

descontos e outros itens são determinados pela forma de contratação. Motivo da saída: isto indica sua relação com a empresa anterior. Se não puder informar motivos positivos "busca de novos desafios", "oportunidade de trabalhar em outro segmento", "interesse em desenvolver conhecimentos na área

tal

",

então opte por informações neutras " corte de funcionários", "redução da

área", "mudança da sede da empresa", entre outros. Nunca informe motivos que possam levar a análise incorreta de seu perfil, como "não estava aprendendo nada", "desentendimento com a chefia", "desinteresse nas atividades", entre outros. Por mais que você tenha motivos para ter algum desentendimento, isto não deve ser mencionado no currículo, pois pode indicar que você é um profissional de difícil relacionamento.

<a href=[ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Este é o primeiro campo crítico na análise do currículo. Procure informar corretamente os campos:  Empresa: só deixe confidencial se ainda estiver empregado. Se já tiver deixado  a empresa é importante para o selecionador saber onde você trabalhou. Ramo: isto indica os segmentos de mercado que conhece e para muitas vagas é  imprescindível experiência prévia em determinados setores. Cargo inicial , cargo final e período : permite avaliar seu crescimento dentro da  empresa. Salário inicial e final : também ajuda na análise de seu perfil, desenvolvimento  profissional e permite avaliar a adequação de sua pretensão aos seus conhecimentos e experiência. Forma de contratação : para análise de uma proposta o valor dos benefícios,  descontos e outros itens são determinados pela forma de contratação. Motivo da saída : isto indica sua relação com a empresa anterior. Se não puder informar motivos positivos "busca de novos desafios", "oportunidade de trabalhar em outro segmento", "interesse em desenvolver conhecimentos na área tal ", então opte por informações neutras " corte de funcionários", "redução da área", "mudança da sede da empresa", entre outros. Nunca informe motivos que possam levar a análise incorreta de seu perfil, como "não estava aprendendo nada", "desentendimento com a chefia", "desinteresse nas atividades", entre outros. Por mais que você tenha motivos para ter algum desentendimento, isto não deve ser mencionado no currículo, pois pode indicar que você é um profissional de difícil relacionamento. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Muitos candidatos deixam de preencher este campo que deve ser utilizado como informação complementar sobre suas habilidades mais importantes. Verifique quais os pontos valorizados em sua função e utilize este campo para resumi-las. Se você for vendedor, então informará Negociações comerciais, Atendimento a clientes e Prospecção e Reativação de carteira de clientes, por exemplo. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Este é o segundo campo crítico e o mais determinante para gerar interesse em uma entrevista ou não. Muitos currículos apresentam informações genéricas, superficiais e até incorretas e por isto não são destacados no meio de todos os outros recebidos. Também não utilize este campo como carta de apresentação falando de suas características ou posturas pessoais. " id="pdf-obj-16-76" src="pdf-obj-16-76.jpg">

HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO

Muitos candidatos deixam de preencher este campo que deve ser utilizado como informação complementar sobre suas habilidades mais importantes. Verifique quais os pontos valorizados em sua função e utilize este campo para resumi-las. Se você for vendedor, então informará Negociações comerciais, Atendimento a clientes e Prospecção e Reativação de carteira de clientes, por exemplo.

<a href=[ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Este é o primeiro campo crítico na análise do currículo. Procure informar corretamente os campos:  Empresa: só deixe confidencial se ainda estiver empregado. Se já tiver deixado  a empresa é importante para o selecionador saber onde você trabalhou. Ramo: isto indica os segmentos de mercado que conhece e para muitas vagas é  imprescindível experiência prévia em determinados setores. Cargo inicial , cargo final e período : permite avaliar seu crescimento dentro da  empresa. Salário inicial e final : também ajuda na análise de seu perfil, desenvolvimento  profissional e permite avaliar a adequação de sua pretensão aos seus conhecimentos e experiência. Forma de contratação : para análise de uma proposta o valor dos benefícios,  descontos e outros itens são determinados pela forma de contratação. Motivo da saída : isto indica sua relação com a empresa anterior. Se não puder informar motivos positivos "busca de novos desafios", "oportunidade de trabalhar em outro segmento", "interesse em desenvolver conhecimentos na área tal ", então opte por informações neutras " corte de funcionários", "redução da área", "mudança da sede da empresa", entre outros. Nunca informe motivos que possam levar a análise incorreta de seu perfil, como "não estava aprendendo nada", "desentendimento com a chefia", "desinteresse nas atividades", entre outros. Por mais que você tenha motivos para ter algum desentendimento, isto não deve ser mencionado no currículo, pois pode indicar que você é um profissional de difícil relacionamento. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Muitos candidatos deixam de preencher este campo que deve ser utilizado como informação complementar sobre suas habilidades mais importantes. Verifique quais os pontos valorizados em sua função e utilize este campo para resumi-las. Se você for vendedor, então informará Negociações comerciais, Atendimento a clientes e Prospecção e Reativação de carteira de clientes, por exemplo. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Este é o segundo campo crítico e o mais determinante para gerar interesse em uma entrevista ou não. Muitos currículos apresentam informações genéricas, superficiais e até incorretas e por isto não são destacados no meio de todos os outros recebidos. Também não utilize este campo como carta de apresentação falando de suas características ou posturas pessoais. " id="pdf-obj-16-84" src="pdf-obj-16-84.jpg">

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Este é o segundo campo crítico e o mais determinante para gerar interesse em uma entrevista ou não. Muitos currículos apresentam informações genéricas, superficiais e até incorretas e por isto não são destacados no meio de todos os outros recebidos. Também não utilize este campo como carta de apresentação falando de suas características ou posturas pessoais.

Evite: "sou carismático, tenho ótimo senso de humor e adoro falar. Quero trabalhar em uma empresa que me permita desenvolver minha carreira e tenha um ótimo ambiente de

trabalho. Acredito que os resultados são o fruto de nossa vontade focada em ação

... Esta descrição não diz nada sobre o que sabe fazer e certamente não vai gerar uma

".

entrevista. Descreva apenas habilidades diretamente ligadas ao trabalho. Também não

tente deixar o selecionador em suspense "conhecimentos profundos em informática.

Maiores detalhes serão concedidos em apresentação pessoal

...

".

Utilizar expressões como "conhecimentos na rotina de ...

"

não destaca seu

conhecimento. Procure mencionar números, projetos de que participou, resultados que alcançou, detalhe suas atividades, situe seu cargo (a quem responde, quantos funcionários tem), mencione suas realizações, o impacto ou contribuição que trouxe para as empresas, quais suas habilidades. Lembre-se que a primeira pessoa que visualiza seu currículo é um selecionador e que nem sempre ele estará familiarizado com os termos técnicos de sua área específica. Utilize palavras-chave, mas seja claro em sua

descrição.

Para auxiliá-lo, veja os exemplos de descrição abaixo para três níveis diferentes:

Modelo de descrição da capacitação profissional Auxiliar de escritório

Atuei na área administrativa dos segmentos de seguros pessoais, escritório de contabilidade e em editora. Conhecimentos em informática (planilhas e editores de texto); recepção/contato com clientes e fornecedores em geral. Operação de fax, copiadoras, organização e manutenção de arquivos. Digitação rápida e redação própria. Controle e conferência de Notas Fiscais, contas à pagar e receber. Recebimento de mercadorias e atendimento telefônico (PABX). Responsável pelo controle de correspondências enviadas e recebidas (correio, fax, email e pessoal). Envio de mala-direta (emissão de carta personalizada e etiquetas) sobre novos produtos e serviços e postagem pelo correio. Controle de Frota (Licenciamento, Multas, Abastecimento) e localização das mercadorias via Rádio Nextel. Tenho facilidade de adaptação em diversos ambientes profissionais. Sou dinâmico, gosto de desafios e aprender novas atividades.

Modelo de descrição da capacitação profissional Supervisor de Vendas

Experiência em prospecção de clientes para venda de produtos e serviços desenvolvida nos segmentos de seguro e informática. Supervisão de equipe com 8 funcionários para vendas regionais com foco em metas e resultados.Facilidade de elaboração de planilhas para acompanhamento gerencial. Habilidade em treinamento de equipe de venda e motivação de funcionários. Facilidade no relacionamento interpessoal.Possuo grande habilidade em conhecer o mercado em que atuo, conseguindo rapidamente formar carteiras de clientes potenciais. Procuro sempre identificar as necessidades de cada cliente e adequar o produto ou serviço em questão para atendê-los da melhor forma possível. Com seguros, administrei uma carteira de 18 clientes empresariais do interior do estado, prestando atendimento constante e individualizado. Consegui atingir metas de venda em 6 dos 7 meses em que estive nesta empresa, passando, em dois meses, de assistente a vendedor. Na atual empresa, especializada na venda e assistência técnica de equipamentos de informática, assumi a supervisão da equipe de vendas regionais que atende toda a capital de São Paulo, composta por mais de 35 empresas de diferentes portes. Mantenho constante contato com todos os clientes, realizando o acompanhamento dos processos/atendimentos após as visitas da equipe. Elaboro os relatórios diários e semanais de fechamento de vendas para acompanhamento dos resultados, tendo apresentado faturamento sempre superior às metas estabelecidas.

Modelo de descrição da capacitação profissional Gerente Financeiro

Experiência adquirida em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, dos segmentos financeiros, consultorias, construtoras e governo. Tenho 15 anos de experiência em Controladoria, Auditoria, Finanças e Administração. Desenvolvi trabalho de análise e redução de custos pela reestruturação administrativo- financeira das empresas. Tenho grande habilidade na captação de recursos conseguindo renegociação de dívidas internas, conseguindo reduzir em mais de 30% os valores finais de negociação de mais de R$ 1.5 milhões. Recuperação de créditos de devedores duvidosos equivalentes a 65% do saldo total pendente e redução dos índices de inadimplência e prazo médio de recebimento através da implantação de Política de Crédito e ações conjuntas com a Área Comercial. Experiência em obtenção de linhas de crédito "clean", operações com derivativos "hedge" e "swap" de dívidas. Análises de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos e Negócios inclusive elaboração de business plan para start ups de internet. Viagens nacionais e internacionais - França, Alemanha, EUA, Argentina e Canadá, para treinamento e implantação operacional da área financeira nas unidades, recomendando correções e dando suporte aos diferentes gestores, nos aspectos financeiros, contábeis e de gestão de custos. Participação em Programas de Qualidade ISO 9000. Tenho experiência também em processos de incorporações, cisões e de reestruturações.

Modelo de descrição da capacitação profissional Auxiliar de escritório

Atuei na área administrativa dos segmentos de seguros pessoais, escritório de contabilidade e em editora. Conhecimentos em informática (planilhas e editores de texto); recepção/contato com

clientes e fornecedores em geral. Operação de fax, copiadoras, organização e manutenção de arquivos. Digitação rápida e redação própria. Controle e conferência de Notas Fiscais, contas à pagar e receber. Recebimento de mercadorias e atendimento telefônico (PABX). Responsável pelo controle de correspondências enviadas e recebidas (correio, fax, email e pessoal). Envio de mala-direta (emissão de carta personalizada e etiquetas) sobre novos produtos e serviços e postagem pelo correio. Controle de Frota (Licenciamento, Multas, Abastecimento) e localização das mercadorias via Rádio Nextel. Tenho facilidade de adaptação em diversos ambientes profissionais. Sou dinâmico, gosto de desafios e aprender novas atividades.

Modelo de descrição da capacitação profissional Supervisor de Vendas

Experiência em prospecção de clientes para venda de produtos e serviços desenvolvida nos segmentos de seguro e informática. Supervisão de equipe com 8 funcionários para vendas regionais com foco em metas e resultados.Facilidade de elaboração de planilhas para acompanhamento gerencial. Habilidade em treinamento de equipe de venda e motivação de funcionários. Facilidade no relacionamento interpessoal.Possuo grande habilidade em conhecer o mercado em que atuo, conseguindo rapidamente formar carteiras de clientes potenciais. Procuro sempre identificar as necessidades de cada cliente e adequar o produto ou serviço em questão para atendê-los da melhor forma possível. Com seguros, administrei uma carteira de 18 clientes empresariais do interior do estado, prestando atendimento constante e individualizado. Consegui atingir metas de venda em 6 dos 7 meses em que estive nesta empresa, passando, em dois meses, de assistente a vendedor. Na atual empresa, especializada na venda e assistência técnica de equipamentos de informática, assumi a supervisão da equipe de vendas regionais que atende toda a capital de São Paulo, composta por mais de 35 empresas de diferentes portes. Mantenho constante contato com todos os clientes, realizando o acompanhamento dos processos/atendimentos após as visitas da equipe. Elaboro os relatórios diários e semanais de fechamento de vendas para acompanhamento dos resultados, tendo apresentado faturamento sempre superior às metas estabelecidas.

Modelo de descrição da capacitação profissional Gerente Financeiro

Experiência adquirida em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, dos segmentos financeiros, consultorias, construtoras e governo. Tenho 15 anos de experiência em Controladoria, Auditoria, Finanças e Administração. Desenvolvi trabalho de análise e redução de custos pela reestruturação administrativo- financeira das empresas. Tenho grande habilidade na captação de recursos conseguindo renegociação de dívidas internas, conseguindo reduzir em mais de 30% os valores finais de negociação de mais de R$ 1.5 milhões. Recuperação de créditos de devedores

duvidosos equivalentes a 65% do saldo total pendente e redução dos índices de inadimplência e prazo médio de recebimento através da implantação de Política de Crédito e ações conjuntas com a Área Comercial. Experiência em obtenção de linhas de crédito "clean", operações com derivativos "hedge" e "swap" de dívidas. Análises de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos e Negócios inclusive elaboração de business plan para start ups de internet. Viagens nacionais e internacionais - França, Alemanha, EUA, Argentina e Canadá, para treinamento e implantação operacional da área financeira nas unidades, recomendando correções e dando suporte aos diferentes gestores, nos aspectos financeiros, contábeis e de gestão de custos. Participação em Programas de Qualidade ISO 9000. Tenho experiência também em processos de incorporações, cisões e de reestruturações.

Modelo de descrição da capacitação profissional Auxiliar de escritório

Atuei na área administrativa dos segmentos de seguros pessoais, escritório de contabilidade e em editora. Conhecimentos em informática (planilhas e editores de texto); recepção/contato com clientes e fornecedores em geral. Operação de fax, copiadoras, organização e manutenção de arquivos. Digitação rápida e redação própria. Controle e conferência de Notas Fiscais, contas à pagar e receber. Recebimento de mercadorias e atendimento telefônico (PABX). Responsável pelo controle de correspondências enviadas e recebidas (correio, fax, email e pessoal). Envio de mala-direta (emissão de carta personalizada e etiquetas) sobre novos produtos e serviços e postagem pelo correio. Controle de Frota (Licenciamento, Multas, Abastecimento) e localização das mercadorias via Rádio Nextel. Tenho facilidade de adaptação em diversos ambientes profissionais. Sou dinâmico, gosto de desafios e aprender novas atividades.

Modelo de descrição da capacitação profissional Supervisor de Vendas

Experiência em prospecção de clientes para venda de produtos e serviços desenvolvida nos segmentos de seguro e informática. Supervisão de equipe com 8 funcionários para vendas regionais com foco em metas e resultados.Facilidade de elaboração de planilhas para acompanhamento gerencial. Habilidade em treinamento de equipe de venda e motivação de funcionários. Facilidade no relacionamento interpessoal.Possuo grande habilidade em conhecer o mercado em que atuo, conseguindo rapidamente formar carteiras de clientes potenciais. Procuro sempre identificar as necessidades de cada cliente e adequar o produto ou serviço em questão para atendê-los da melhor forma possível. Com seguros, administrei uma carteira de 18 clientes empresariais do interior do estado, prestando atendimento constante e individualizado. Consegui atingir metas de venda em 6 dos 7 meses em que estive nesta empresa, passando, em dois meses, de assistente a vendedor. Na atual

empresa, especializada na venda e assistência técnica de equipamentos de informática, assumi a supervisão da equipe de vendas regionais que atende toda a capital de São Paulo, composta por mais de 35 empresas de diferentes portes. Mantenho constante contato com todos os clientes, realizando o acompanhamento dos processos/atendimentos após as visitas da equipe. Elaboro os relatórios diários e semanais de fechamento de vendas para acompanhamento dos resultados, tendo apresentado faturamento sempre superior às metas estabelecidas.

Modelo de descrição da capacitação profissional Gerente Financeiro

Experiência adquirida em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, dos segmentos financeiros, consultorias, construtoras e governo. Tenho 15 anos de experiência em Controladoria, Auditoria, Finanças e Administração. Desenvolvi trabalho de análise e redução de custos pela reestruturação administrativo- financeira das empresas. Tenho grande habilidade na captação de recursos conseguindo renegociação de dívidas internas, conseguindo reduzir em mais de 30% os valores finais de negociação de mais de R$ 1.5 milhões. Recuperação de créditos de devedores duvidosos equivalentes a 65% do saldo total pendente e redução dos índices de inadimplência e prazo médio de recebimento através da implantação de Política de Crédito e ações conjuntas com a Área Comercial. Experiência em obtenção de linhas de crédito "clean", operações com derivativos "hedge" e "swap" de dívidas. Análises de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos e Negócios inclusive elaboração de business plan para start ups de internet. Viagens nacionais e internacionais - França, Alemanha, EUA, Argentina e Canadá, para treinamento e implantação operacional da área financeira nas unidades, recomendando correções e dando suporte aos diferentes gestores, nos aspectos financeiros, contábeis e de gestão de custos. Participação em Programas de Qualidade ISO 9000. Tenho experiência também em processos de incorporações, cisões e de reestruturações.

Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área Financeira

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

empresa, especializada na venda e assistência técnica de equipamentos de informática, assumi a supervisão da equipe
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-2" src="pdf-obj-22-2.jpg">
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-4" src="pdf-obj-22-4.jpg">
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-6" src="pdf-obj-22-6.jpg">
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-8" src="pdf-obj-22-8.jpg">
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-10" src="pdf-obj-22-10.jpg">
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-12" src="pdf-obj-22-12.jpg">

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e um dado muito importante para as empresas: última data de atualização.

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. " id="pdf-obj-22-18" src="pdf-obj-22-18.jpg">

DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego.

<a href=[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing " id="pdf-obj-23-4" src="pdf-obj-23-4.jpg">

ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações.

<a href=[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing " id="pdf-obj-23-10" src="pdf-obj-23-10.jpg">

IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir.

<a href=[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing " id="pdf-obj-23-16" src="pdf-obj-23-16.jpg">

CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado.

<a href=[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing " id="pdf-obj-23-22" src="pdf-obj-23-22.jpg">

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido.

<a href=[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing " id="pdf-obj-23-28" src="pdf-obj-23-28.jpg">

HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área.

<a href=[ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing " id="pdf-obj-23-34" src="pdf-obj-23-34.jpg">

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas.

Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Marketing

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o
(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e um dado muito importante para as empresas : última data de atualização.

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-6" src="pdf-obj-25-6.jpg">

DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego.

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-12" src="pdf-obj-25-12.jpg">

ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações.

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-18" src="pdf-obj-25-18.jpg">

IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir.

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-24" src="pdf-obj-25-24.jpg">

CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado.

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-30" src="pdf-obj-25-30.jpg">

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido.

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-36" src="pdf-obj-25-36.jpg">

HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como

pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. [ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. Como todo bom marqueteiro, você deve saber vender bem o seu peixe. Liste as suas qualidades e como [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas " id="pdf-obj-25-42" src="pdf-obj-25-42.jpg">

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas

qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas.

Modelo de Currículo Empregos.com.br - Área de Tecnologia

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à
CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. " id="pdf-obj-27-2" src="pdf-obj-27-2.jpg">

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos - você deve escolher até três cargos que tenham seu perfil -, faixa salarial e um dado muito importante para as empresas : última data de atualização.

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. " id="pdf-obj-27-8" src="pdf-obj-27-8.jpg">

DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego.

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. " id="pdf-obj-27-14" src="pdf-obj-27-14.jpg">

ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações.

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. " id="pdf-obj-27-20" src="pdf-obj-27-20.jpg">

IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir.

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. " id="pdf-obj-27-26" src="pdf-obj-27-26.jpg">

CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado.

CABEÇALHO Primeiro item do currículo, o espaço apresenta o nome do candidato, os cargos pretendidos -[ voltar] DADOS PESSOAIS Espaço fundamental para dar início ao contato entre você o empregador. Por isso, mantenha as informações sempre atualizadas. Dados como altura, peso, hobbies e fumante ou não-fumante não são descriminatórios. Eles influenciam as decisões do selecionador, dependendo do tipo de vaga de emprego. [ voltar] ESCOLARIDADE Este item deve ser preenchido com seu nível de escolaridade, faculdade, especializações e pós-graduações. [ voltar] IDIOMAS Não basta colocar qual idioma você conhece. É preciso descrever o nível de conhecimento. Lembre-se sempre de que não vale a pena mentir. [ voltar] CURSOS Informe o curso realizado, o nome da escola, o ano ou período em que assistiu às aulas e a carga horária. É muito importante reciclar seus conhecimentos sempre e manter este campo atualizado. [ voltar] EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido. " id="pdf-obj-27-32" src="pdf-obj-27-32.jpg">

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Coloque sempre em primeiro lugar seu emprego atual ou o último em que esteve e também o anterior a esse. Na terceira opção, coloque algum outro de maior importância para sua carreira ou para a área que quer seguir, independente da cronologia. Esse item, assim como todo o currículo, deve ser coerente com o objetivo definido.

<a href=[ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Minicurrículo Empregos.com.br Seu currículo no papel " id="pdf-obj-28-4" src="pdf-obj-28-4.jpg">

HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área.

<a href=[ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Minicurrículo Empregos.com.br Seu currículo no papel " id="pdf-obj-28-10" src="pdf-obj-28-10.jpg">

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas.

Modelo de Minicurrículo Empregos.com.br

<a href=[ voltar] HABILIDADES E QUALIFICAÇÃO Descreva aqui o nível de conhecimento que você tem sobre as principais ferramentas da área. [ voltar] CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL Aproveite esse espaço para vender o seu principal produto: você. Expresse o mais possível seus conhecimentos e seu potencial. Descreva de forma direta suas qualificações e realizações profissionais, utilizando, no máximo, 15 linhas. Utilize palavras chave e termos comuns à sua profissão, ressaltando seus conhecimentos na área e aumentando suas chances de ser incluído em buscas feitas no banco de dados pelas empresas. Modelo de Minicurrículo Empregos.com.br Seu currículo no papel " id="pdf-obj-28-16" src="pdf-obj-28-16.jpg">

Seu currículo no papel

O currículo é seu cartão de visitas junto às empresas e por isso, a chance de conseguir um emprego está diretamente relacionada à qualidade dele. "O currículo é a porta de entrada", diz Luciana Lima, analista de RH da Microsiga. Geralmente, por meio desse documento é que tem início sua relação - frutífera, nós esperamos - com a empresa. "O currículo é uma das maneiras mais fáceis e práticas de chegar ao candidato", explica Julia Alonso, sócia-diretora da Passarelli Talentos.

Atualmente, a maneira mais prática e eficiente de divulgar suas qualificações profissionais para as organizações é por meio da Internet. A rede mundial e os sites de emprego são utilizados por boa parte das organizações para procurar profissionais e divulgar vagas de maneira rápida e fácil. Mesmo assim, é importante ter seu currículo em papel, para uma eventual necessidade de mandar por correio ou entregar a um conhecido que possa repassar a alguém de seu interesse.

Assim, o currículo deve indicar de maneira completa e verdadeira a evolução profissional do candidato, e também apresentar isso de forma atraente, para se destacar entre os concorrentes. O objetivo é revelar as principais realizações e qualificações para um empregador potencial. Pense no seu currículo como uma ferramenta de propaganda de um produto que, no caso, é você!

Mas nem por isso ele deve ter o tamanho de um livro. Seja conciso, pois há muitos currículos para serem avaliados e muitas vagas a serem preenchidas. 30 segundos é a média de tempo usada pelos profissionais de Recursos Humanos para ler e saber de cara se o candidato interessa ou não.

Na realidade, não existe modelo ideal para a elaboração de um currículo, mas aqui vão algumas dicas para ajudar no processo:

  • 1. Facilite o contato entre o recrutador e você. É importante colocar mais de três formas

de contato (telefone, telefone de recados, celular, e-mail)

  • 2. Cuidado com erros de ortografia e gramática. Se estiver dúvidas, peça ajuda. Evite

utilizar abreviaturas, pois podem ser difíceis de reconhecer. O melhor é usar a palavra

inteira e colocar a abreviatura entre parênteses

  • 3. Informe-se. Procure obter junto ao mercado indicadores sobre quais aspectos são hoje

mais valorizados e enfatizados na sua área de atuação, assim será mais fácil definir seu objetivo e preparar seu currículo de forma adequada às necessidades do mercado

  • 4. Capriche na diagramação. O currículo elaborado de forma clara e precisa, bem

estruturado e com o design compatível representa a primeira imagem que a empresa terá

de você

  • 5. Não esgote as informações. Escreva o suficiente para informar e despertar o interesse.

Seja sucinto, claro, objetivo, porém completo nas informações relevantes. Faça tudo tendo em vista direcionar seu currículo para o objetivo profissional que você traçou inicialmente

6.

Leia e releia. Analise até que ponto ele estará coerente com o objetivo colocado no

início, onde ele gera curiosidade e interesse por você como profissional, onde há brechas que possam ser melhoradas, etc.

  • 7. Se for enviar por e-mail, prefira colocar o texto no corpo da mensagem e, em último

caso, como arquivo atachado. Muitas empresas, por medida de segurança, não abrem

arquivos enviados por remetentes desconhecidos

  • 8. Não escreva sua pretensão salarial, nem encaminhe fotos, a menos que seja solicitado

  • 9. Utilize palavras-chaves para descrever suas habilidades e realizações. Além de causar

impacto, muitas empresas estão cadastrando os currículos em banco de dados internos e

as palavras certas podem facilitar a sua inclusão nas buscas

  • 10. Não minta! A mentira, como diz o ditado, tem perna curta e pode por tudo a perder.

A oportunidade dos sonhos pode virar pó quando descobrirem que você não é ou não fez exatamente o que está relatado no seu currículo

  • 11. Um bom currículo faz com que a pessoa sinta-se orgulhosa e confiante de seu valor

diante do novo empregador

Modelo de currículo tradicional (impresso)

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

6. Leia e releia. Analise até que ponto ele estará coerente com o objetivo colocado noVeja o modelo de currículo tradicional Veja o modelo de currículo para Internet Cadastre seu currículo no Empregos.com.br Modelo de currículo tradicional (impresso) (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-30-45" src="pdf-obj-30-45.jpg">
<a href=próxima página >> Dados Pessoais Fique atento aos dados pessoais! Principalmente se o número de telefone e o endereço do seu e-mail estão corretos, já que eles irão possibilitar o contato entre você e a empresa. Além disso, é possível indicar o sexo - para evitar constrangimentos diante de nomes que servem para homens e mulheres - ao mencionar o estado civil e a nacionalidade. [ voltar] Objetivo É fundamental determinar o objetivo, apesar de muitos profissionais esquecerem desse item. Ter objetivo demonstra determinação. Você pode usar cargos, áreas ou uma frase curta que explique suas intenções. [ voltar] Qualificações e Habilidades Este é o espaço para você conquistar o recrutador. Por isso pense bem no que é relevante para atingir o seu objetivo. Seu currículo deve ser encarado como uma ferramenta de marketing, e não como um documento pessoal ou um formulário de pedido de emprego. É importante que você concentre-se no seu " id="pdf-obj-31-2" src="pdf-obj-31-2.jpg">

Dados Pessoais Fique atento aos dados pessoais! Principalmente se o número de telefone e o endereço do seu e-mail estão corretos, já que eles irão possibilitar o contato entre você e a empresa. Além disso, é possível indicar o sexo - para evitar constrangimentos diante de nomes que servem para homens e mulheres - ao mencionar o estado civil e a nacionalidade.

<a href=próxima página >> Dados Pessoais Fique atento aos dados pessoais! Principalmente se o número de telefone e o endereço do seu e-mail estão corretos, já que eles irão possibilitar o contato entre você e a empresa. Além disso, é possível indicar o sexo - para evitar constrangimentos diante de nomes que servem para homens e mulheres - ao mencionar o estado civil e a nacionalidade. [ voltar] Objetivo É fundamental determinar o objetivo, apesar de muitos profissionais esquecerem desse item. Ter objetivo demonstra determinação. Você pode usar cargos, áreas ou uma frase curta que explique suas intenções. [ voltar] Qualificações e Habilidades Este é o espaço para você conquistar o recrutador. Por isso pense bem no que é relevante para atingir o seu objetivo. Seu currículo deve ser encarado como uma ferramenta de marketing, e não como um documento pessoal ou um formulário de pedido de emprego. É importante que você concentre-se no seu " id="pdf-obj-31-10" src="pdf-obj-31-10.jpg">

Objetivo É fundamental determinar o objetivo, apesar de muitos profissionais esquecerem desse item. Ter objetivo demonstra determinação. Você pode usar cargos, áreas ou uma frase curta que explique suas intenções.

<a href=próxima página >> Dados Pessoais Fique atento aos dados pessoais! Principalmente se o número de telefone e o endereço do seu e-mail estão corretos, já que eles irão possibilitar o contato entre você e a empresa. Além disso, é possível indicar o sexo - para evitar constrangimentos diante de nomes que servem para homens e mulheres - ao mencionar o estado civil e a nacionalidade. [ voltar] Objetivo É fundamental determinar o objetivo, apesar de muitos profissionais esquecerem desse item. Ter objetivo demonstra determinação. Você pode usar cargos, áreas ou uma frase curta que explique suas intenções. [ voltar] Qualificações e Habilidades Este é o espaço para você conquistar o recrutador. Por isso pense bem no que é relevante para atingir o seu objetivo. Seu currículo deve ser encarado como uma ferramenta de marketing, e não como um documento pessoal ou um formulário de pedido de emprego. É importante que você concentre-se no seu " id="pdf-obj-31-16" src="pdf-obj-31-16.jpg">

Qualificações e Habilidades Este é o espaço para você conquistar o recrutador. Por isso pense bem no que é relevante para atingir o seu objetivo. Seu currículo deve ser encarado como uma ferramenta de marketing, e não como um documento pessoal ou um formulário de pedido de emprego. É importante que você concentre-se no seu

futuro e não no seu passado. Sendo assim, enfatize suas conquistas e mencione as técnicas e os conhecimentos que você gosta de usar, e não só os que utilizou porque precisou.

futuro e não no seu passado. Sendo assim, enfatize suas conquistas e mencione as técnicas e[ voltar] Formação Acadêmica Esse campo é para você descrever sua trajetória nos estudos. Relate sua formação partindo do curso mais recente para o mais antigo, sempre colocando data de início e conclusão dos cursos. Se você já tem curso superior (faculdade) completo, não precisa citar o que fez anteriormente. [ voltar] Experiência Profissional É importante fazer um breve descritivo (no máximo duas linhas) das empresas onde trabalhou - além de citar os cargos e as atividades desenvolvidas -, porque elas podem não ser conhecidas pelo selecionador. Você também pode omitir alguns empregos menos importantes ou mais breves, principalmente se você possuir uma trajetória profissional longa. Não deixe de mencionar uma experiência que tenha sido útil para adquirir habilidades importantes e as promoções. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Campus (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-32-6" src="pdf-obj-32-6.jpg">

Formação Acadêmica Esse campo é para você descrever sua trajetória nos estudos. Relate sua formação partindo do curso mais recente para o mais antigo, sempre colocando data de início e conclusão dos cursos. Se você já tem curso superior (faculdade) completo, não precisa citar o que fez anteriormente.

futuro e não no seu passado. Sendo assim, enfatize suas conquistas e mencione as técnicas e[ voltar] Formação Acadêmica Esse campo é para você descrever sua trajetória nos estudos. Relate sua formação partindo do curso mais recente para o mais antigo, sempre colocando data de início e conclusão dos cursos. Se você já tem curso superior (faculdade) completo, não precisa citar o que fez anteriormente. [ voltar] Experiência Profissional É importante fazer um breve descritivo (no máximo duas linhas) das empresas onde trabalhou - além de citar os cargos e as atividades desenvolvidas -, porque elas podem não ser conhecidas pelo selecionador. Você também pode omitir alguns empregos menos importantes ou mais breves, principalmente se você possuir uma trajetória profissional longa. Não deixe de mencionar uma experiência que tenha sido útil para adquirir habilidades importantes e as promoções. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Campus (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-32-12" src="pdf-obj-32-12.jpg">

Experiência Profissional É importante fazer um breve descritivo (no máximo duas linhas) das empresas onde trabalhou - além de citar os cargos e as atividades desenvolvidas -, porque elas podem não ser conhecidas pelo selecionador. Você também pode omitir alguns empregos menos importantes ou mais breves, principalmente se você possuir uma trajetória profissional longa. Não deixe de mencionar uma experiência que tenha sido útil para adquirir habilidades importantes e as promoções.

Modelo de currículo tradicional (impresso) para Campus

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

futuro e não no seu passado. Sendo assim, enfatize suas conquistas e mencione as técnicas e[ voltar] Formação Acadêmica Esse campo é para você descrever sua trajetória nos estudos. Relate sua formação partindo do curso mais recente para o mais antigo, sempre colocando data de início e conclusão dos cursos. Se você já tem curso superior (faculdade) completo, não precisa citar o que fez anteriormente. [ voltar] Experiência Profissional É importante fazer um breve descritivo (no máximo duas linhas) das empresas onde trabalhou - além de citar os cargos e as atividades desenvolvidas -, porque elas podem não ser conhecidas pelo selecionador. Você também pode omitir alguns empregos menos importantes ou mais breves, principalmente se você possuir uma trajetória profissional longa. Não deixe de mencionar uma experiência que tenha sido útil para adquirir habilidades importantes e as promoções. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Campus (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-32-20" src="pdf-obj-32-20.jpg">
Dados Pessoais É muito importante colocar nome completo, data de nascimento (prefira colocar a data de[ voltar] Objetivo Como você está iniciando sua vida profissional não é necessário que tenha o objetivo totalmente definido. Isso quer dizer que você pode citar mais de uma área de interesse. Não deixe de mencionar o tempo disponível para dedicar-se aos estágios. [ voltar] Formação Acadêmica Depois do item Dados Pessoais é o mais importante, já que o curso e a faculdade são muito relevantes durante o processo de recrutamento e seleção de um estagiário ou trainee. Isso porque não há muita experiência prática para ser avaliada. Não esqueça de colocar o mês o ano de conclusão do curso. [ voltar] Experiência Profissional Se você já tiver, não deixe de citar. Principalmente se estiverem relacionadas à " id="pdf-obj-33-2" src="pdf-obj-33-2.jpg">

Dados Pessoais É muito importante colocar nome completo, data de nascimento (prefira colocar a data de nascimento ao invés da idade, para evitar que a informação fique desatualizada), endereço completo e pelo menos mais três formas de ser encontrado - telefone, telefone para recados, celular e e-mail.

Dados Pessoais É muito importante colocar nome completo, data de nascimento (prefira colocar a data de[ voltar] Objetivo Como você está iniciando sua vida profissional não é necessário que tenha o objetivo totalmente definido. Isso quer dizer que você pode citar mais de uma área de interesse. Não deixe de mencionar o tempo disponível para dedicar-se aos estágios. [ voltar] Formação Acadêmica Depois do item Dados Pessoais é o mais importante, já que o curso e a faculdade são muito relevantes durante o processo de recrutamento e seleção de um estagiário ou trainee. Isso porque não há muita experiência prática para ser avaliada. Não esqueça de colocar o mês o ano de conclusão do curso. [ voltar] Experiência Profissional Se você já tiver, não deixe de citar. Principalmente se estiverem relacionadas à " id="pdf-obj-33-8" src="pdf-obj-33-8.jpg">

Objetivo Como você está iniciando sua vida profissional não é necessário que tenha o objetivo totalmente definido. Isso quer dizer que você pode citar mais de uma área de interesse. Não deixe de mencionar o tempo disponível para dedicar-se aos estágios.

Dados Pessoais É muito importante colocar nome completo, data de nascimento (prefira colocar a data de[ voltar] Objetivo Como você está iniciando sua vida profissional não é necessário que tenha o objetivo totalmente definido. Isso quer dizer que você pode citar mais de uma área de interesse. Não deixe de mencionar o tempo disponível para dedicar-se aos estágios. [ voltar] Formação Acadêmica Depois do item Dados Pessoais é o mais importante, já que o curso e a faculdade são muito relevantes durante o processo de recrutamento e seleção de um estagiário ou trainee. Isso porque não há muita experiência prática para ser avaliada. Não esqueça de colocar o mês o ano de conclusão do curso. [ voltar] Experiência Profissional Se você já tiver, não deixe de citar. Principalmente se estiverem relacionadas à " id="pdf-obj-33-14" src="pdf-obj-33-14.jpg">

Formação Acadêmica Depois do item Dados Pessoais é o mais importante, já que o curso e a faculdade são muito relevantes durante o processo de recrutamento e seleção de um estagiário ou trainee. Isso porque não há muita experiência prática para ser avaliada. Não esqueça de colocar o mês o ano de conclusão do curso.

Dados Pessoais É muito importante colocar nome completo, data de nascimento (prefira colocar a data de[ voltar] Objetivo Como você está iniciando sua vida profissional não é necessário que tenha o objetivo totalmente definido. Isso quer dizer que você pode citar mais de uma área de interesse. Não deixe de mencionar o tempo disponível para dedicar-se aos estágios. [ voltar] Formação Acadêmica Depois do item Dados Pessoais é o mais importante, já que o curso e a faculdade são muito relevantes durante o processo de recrutamento e seleção de um estagiário ou trainee. Isso porque não há muita experiência prática para ser avaliada. Não esqueça de colocar o mês o ano de conclusão do curso. [ voltar] Experiência Profissional Se você já tiver, não deixe de citar. Principalmente se estiverem relacionadas à " id="pdf-obj-33-20" src="pdf-obj-33-20.jpg">

Experiência Profissional Se você já tiver, não deixe de citar. Principalmente se estiverem relacionadas à

sua área de interesse. Porém não perca muito tempo nem espaço detalhando suas atividades, pois não é um fator determinante.

sua área de interesse. Porém não perca muito tempo nem espaço detalhando suas atividades, pois não[ voltar] Idiomas Fluência em idiomas estrangeiros é requisito imprescindível já no início da carreira. É fundamental colocar o nível de conhecimento da língua (básico, intermediário e avançado), sem mentir. Além de ser necessário no cotidiano, saber outro idioma demonstra a preocupação do jovem em estar atualizado e o interesse pela cultura de outros países. [ voltar] Informática Espaço para descrever o conhecimento de ferramentas básicas e de outras essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. Saber informática não quer dizer ter conhecimentos técnicos sobre todos os softwares e hardwares. O mais importante é saber interagir com as pessoas por meio da tecnologia. [ voltar] Outras atividades e cursos Cursos referentes à sua área de interesse profissional e viagens ao exterior devem ser relacionados aqui. Também pode ser interessante relatar trabalhos voluntários e atividades acadêmicas. [ voltar] Características Pessoais Este item é polêmico. Algumas consultorias são contra; outras a favor. Fica a seu critério colocar ou não. Vale lembrar que não adianta criar uma personalidade diferente da sua, pois o analista de recursos humanos irá logo perceber suas características durante a entrevista. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Mid Career (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-34-6" src="pdf-obj-34-6.jpg">

Idiomas Fluência em idiomas estrangeiros é requisito imprescindível já no início da carreira. É fundamental colocar o nível de conhecimento da língua (básico, intermediário e avançado), sem mentir. Além de ser necessário no cotidiano, saber outro idioma demonstra a preocupação do jovem em estar atualizado e o interesse pela cultura de outros países.

sua área de interesse. Porém não perca muito tempo nem espaço detalhando suas atividades, pois não[ voltar] Idiomas Fluência em idiomas estrangeiros é requisito imprescindível já no início da carreira. É fundamental colocar o nível de conhecimento da língua (básico, intermediário e avançado), sem mentir. Além de ser necessário no cotidiano, saber outro idioma demonstra a preocupação do jovem em estar atualizado e o interesse pela cultura de outros países. [ voltar] Informática Espaço para descrever o conhecimento de ferramentas básicas e de outras essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. Saber informática não quer dizer ter conhecimentos técnicos sobre todos os softwares e hardwares. O mais importante é saber interagir com as pessoas por meio da tecnologia. [ voltar] Outras atividades e cursos Cursos referentes à sua área de interesse profissional e viagens ao exterior devem ser relacionados aqui. Também pode ser interessante relatar trabalhos voluntários e atividades acadêmicas. [ voltar] Características Pessoais Este item é polêmico. Algumas consultorias são contra; outras a favor. Fica a seu critério colocar ou não. Vale lembrar que não adianta criar uma personalidade diferente da sua, pois o analista de recursos humanos irá logo perceber suas características durante a entrevista. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Mid Career (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-34-12" src="pdf-obj-34-12.jpg">

Informática Espaço para descrever o conhecimento de ferramentas básicas e de outras essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. Saber informática não quer dizer ter conhecimentos técnicos sobre todos os softwares e hardwares. O mais importante é saber interagir com as pessoas por meio da tecnologia.

sua área de interesse. Porém não perca muito tempo nem espaço detalhando suas atividades, pois não[ voltar] Idiomas Fluência em idiomas estrangeiros é requisito imprescindível já no início da carreira. É fundamental colocar o nível de conhecimento da língua (básico, intermediário e avançado), sem mentir. Além de ser necessário no cotidiano, saber outro idioma demonstra a preocupação do jovem em estar atualizado e o interesse pela cultura de outros países. [ voltar] Informática Espaço para descrever o conhecimento de ferramentas básicas e de outras essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. Saber informática não quer dizer ter conhecimentos técnicos sobre todos os softwares e hardwares. O mais importante é saber interagir com as pessoas por meio da tecnologia. [ voltar] Outras atividades e cursos Cursos referentes à sua área de interesse profissional e viagens ao exterior devem ser relacionados aqui. Também pode ser interessante relatar trabalhos voluntários e atividades acadêmicas. [ voltar] Características Pessoais Este item é polêmico. Algumas consultorias são contra; outras a favor. Fica a seu critério colocar ou não. Vale lembrar que não adianta criar uma personalidade diferente da sua, pois o analista de recursos humanos irá logo perceber suas características durante a entrevista. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Mid Career (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-34-18" src="pdf-obj-34-18.jpg">

Outras atividades e cursos Cursos referentes à sua área de interesse profissional e viagens ao exterior devem ser relacionados aqui. Também pode ser interessante relatar trabalhos voluntários e atividades acadêmicas.

sua área de interesse. Porém não perca muito tempo nem espaço detalhando suas atividades, pois não[ voltar] Idiomas Fluência em idiomas estrangeiros é requisito imprescindível já no início da carreira. É fundamental colocar o nível de conhecimento da língua (básico, intermediário e avançado), sem mentir. Além de ser necessário no cotidiano, saber outro idioma demonstra a preocupação do jovem em estar atualizado e o interesse pela cultura de outros países. [ voltar] Informática Espaço para descrever o conhecimento de ferramentas básicas e de outras essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. Saber informática não quer dizer ter conhecimentos técnicos sobre todos os softwares e hardwares. O mais importante é saber interagir com as pessoas por meio da tecnologia. [ voltar] Outras atividades e cursos Cursos referentes à sua área de interesse profissional e viagens ao exterior devem ser relacionados aqui. Também pode ser interessante relatar trabalhos voluntários e atividades acadêmicas. [ voltar] Características Pessoais Este item é polêmico. Algumas consultorias são contra; outras a favor. Fica a seu critério colocar ou não. Vale lembrar que não adianta criar uma personalidade diferente da sua, pois o analista de recursos humanos irá logo perceber suas características durante a entrevista. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Mid Career (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-34-24" src="pdf-obj-34-24.jpg">

Características Pessoais Este item é polêmico. Algumas consultorias são contra; outras a favor. Fica a seu critério colocar ou não. Vale lembrar que não adianta criar uma personalidade diferente da sua, pois o analista de recursos humanos irá logo perceber suas características durante a entrevista.

Modelo de currículo tradicional (impresso) para Mid Career

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

sua área de interesse. Porém não perca muito tempo nem espaço detalhando suas atividades, pois não[ voltar] Idiomas Fluência em idiomas estrangeiros é requisito imprescindível já no início da carreira. É fundamental colocar o nível de conhecimento da língua (básico, intermediário e avançado), sem mentir. Além de ser necessário no cotidiano, saber outro idioma demonstra a preocupação do jovem em estar atualizado e o interesse pela cultura de outros países. [ voltar] Informática Espaço para descrever o conhecimento de ferramentas básicas e de outras essenciais ao desenvolvimento de sua carreira. Saber informática não quer dizer ter conhecimentos técnicos sobre todos os softwares e hardwares. O mais importante é saber interagir com as pessoas por meio da tecnologia. [ voltar] Outras atividades e cursos Cursos referentes à sua área de interesse profissional e viagens ao exterior devem ser relacionados aqui. Também pode ser interessante relatar trabalhos voluntários e atividades acadêmicas. [ voltar] Características Pessoais Este item é polêmico. Algumas consultorias são contra; outras a favor. Fica a seu critério colocar ou não. Vale lembrar que não adianta criar uma personalidade diferente da sua, pois o analista de recursos humanos irá logo perceber suas características durante a entrevista. Modelo de currículo tradicional (impresso) para Mid Career (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-34-32" src="pdf-obj-34-32.jpg">
<a href=próxima página >> Dados Pessoais O mais importante deste item é colocar todos os seus dados: nome completo, endereço, data de nascimento, nacionalidade, estado civil e se tem ou não filhos. Coloque telefone, e-mail e qualquer outra forma de contato, afinal de contas você quer ser encontrado, não é? E atenção! Não coloque seu RG, CPF e título de eleitor, afinal estamos falando de um currículo e não de um contrato. " id="pdf-obj-35-2" src="pdf-obj-35-2.jpg">

Dados Pessoais O mais importante deste item é colocar todos os seus dados: nome completo, endereço, data de nascimento, nacionalidade, estado civil e se tem ou não filhos. Coloque telefone, e-mail e qualquer outra forma de contato, afinal de contas você quer ser encontrado, não é? E atenção! Não coloque seu RG, CPF e título de eleitor, afinal estamos falando de um currículo e não de um contrato.

<a href=[ voltar] Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança. [ voltar] Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente. [ voltar] Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também. [ voltar] Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar. [ voltar] Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-36-4" src="pdf-obj-36-4.jpg">

Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança.

<a href=[ voltar] Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança. [ voltar] Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente. [ voltar] Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também. [ voltar] Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar. [ voltar] Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-36-10" src="pdf-obj-36-10.jpg">

Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente.

<a href=[ voltar] Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança. [ voltar] Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente. [ voltar] Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também. [ voltar] Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar. [ voltar] Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-36-16" src="pdf-obj-36-16.jpg">

Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também.

<a href=[ voltar] Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança. [ voltar] Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente. [ voltar] Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também. [ voltar] Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar. [ voltar] Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-36-22" src="pdf-obj-36-22.jpg">

Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar.

<a href=[ voltar] Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança. [ voltar] Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente. [ voltar] Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também. [ voltar] Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar. [ voltar] Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-36-28" src="pdf-obj-36-28.jpg">

Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos

(clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações)

<a href=[ voltar] Objetivo É importante definir bem o seu objetivo profissional. Evite elaborar um currículo com mais de um objetivo (Ex.: gerente administrativo ou analista de recursos humanos). Ao definir bem o seu objetivo, você demonstrará foco e segurança. [ voltar] Resumo das qualificações Além de facilitar a vida do pessoal responsável pela seleção, pode garantir sua oportunidade de entrevista, já que nesta área você poderá destacar suas qualidades de forma rápida e atraente. [ voltar] Formação acadêmica Comece pelo curso mais recente. Não é importante colocar no currículo o colégio em que cursou primário, ginásio e colegial (ensino fundamental e ensino médio). Basta colocar o curso superior e a instituição em que foi feito e caso tenha cursos de pós-graduação ou algo acima disso, inclua também. [ voltar] Experiência Profissional Um descritivo mais detalhado de sua trajetória profissional, com nome das empresas em que trabalhou, o período, o cargo ocupado, as funções desempenhadas. Isso é o básico! O diferencial é a descrição das suas realizações e conquistas durante o tempo em que trabalhou na empresa. Tenha cuidado para não se supervalorizar ou se subestimar. [ voltar] Modelo de currículo tradicional (impresso) para Executivos (clique nos títulos assinalados em vermelho para ver mais informações) " id="pdf-obj-36-34" src="pdf-obj-36-34.jpg">
<a href=próxima página >> Dados Pessoais São as primeiras informações que devem aparecer em um currículo. Nada de escrever "curriculum vitae" na parte superior do seu currículo, pois isso já caiu em desuso há um bom tempo. Nome, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil são os dados necessários ao currículo. O e- mail é imprescindível. E certifique-se de que seus dados estejam corretos, principalmente telefone e e-mail. Não coloque número de documentos (RG, CPF, título de eleitor). [ voltar] " id="pdf-obj-37-2" src="pdf-obj-37-2.jpg">

Dados Pessoais São as primeiras informações que devem aparecer em um currículo. Nada de escrever "curriculum vitae" na parte superior do seu currículo, pois isso já caiu em desuso há um bom tempo. Nome, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil são os dados necessários ao currículo. O e- mail é imprescindível. E certifique-se de que seus dados estejam corretos, principalmente telefone e e-mail. Não coloque número de documentos (RG, CPF, título de eleitor).

<a href=próxima página >> Dados Pessoais São as primeiras informações que devem aparecer em um currículo. Nada de escrever "curriculum vitae" na parte superior do seu currículo, pois isso já caiu em desuso há um bom tempo. Nome, endereço, telefone, e-mail, nacionalidade, idade e estado civil são os dados necessários ao currículo. O e- mail é imprescindível. E certifique-se de que seus dados estejam corretos, principalmente telefone e e-mail. Não coloque número de documentos (RG, CPF, título de eleitor). [ voltar] " id="pdf-obj-37-10" src="pdf-obj-37-10.jpg">

Objetivo Você deve colocar a área em que pretende atuar. E lembre-se: os títulos das funções e sua carga de responsabilidade podem variar de acordo com a empresa contratante. Determinar bem o objetivo irá demonstrar o quanto você é focado e irá valorizar sua experiência.

Objetivo Você deve colocar a área em que pretende atuar. E lembre-se: os títulos das funções[ voltar] Resumo das Qualificações Essa relação das suas habilidades mais desenvolvidas atrai o profissional de recursos humanos e oferece a ele um resumo de suas características profissionais. Seja breve e tenha muito cuidado para não se auto-elogiar e nem colocar características subjetivas. Este espaço deve conter informações, como: "quinze anos de experiência no setor financeiro, incluindo análises financeiras e fusões". [ voltar] Experiência profissional Comece sempre da empresa mais atual para a mais antiga. Faça uma descrição breve da empresa (uma linha basta), coloque cargo ocupado, tempo de trabalho e atividades realizadas (não deixe de citar números e porcentagens, além de resultados alcançados, pois realizações desse tipo fazem diferença). Se tiver uma relação de companhias muito grande, selecione as mais recentes e relevantes. Curso de idioma adequado ao perfil profissional Dicas para alcançar seu objetivo e ter o idioma como elemento enriquecedor de currículos Com a chegada do novo ano, muitas pessoas dão inicio ao planejamento de suas atividades para o próximo ano. Aqueles que precisam aprimorar o estudo de idiomas para conseguir uma melhor posição no mercado devem seguir algumas dicas para alcançar o seu objetivo. Segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Fisk, Vera Bianchini, o primeiro passo na escolha de um curso de idioma é responder perguntas como: "Eu quero aprender?"; "Por qual motivo?"; "Estou motivado a aprender outro idioma?"; "O que vou ganhar com o curso?", pois elas ajudam a pessoa a refletir sobre a real necessidade do curso para sua carreira profissional e o quanto ela está disposta a se empenhar. " id="pdf-obj-38-6" src="pdf-obj-38-6.jpg">

Resumo das Qualificações Essa relação das suas habilidades mais desenvolvidas atrai o profissional de recursos humanos e oferece a ele um resumo de suas características profissionais. Seja breve e tenha muito cuidado para não se auto-elogiar e nem colocar características subjetivas. Este espaço deve conter informações, como:

"quinze anos de experiência no setor financeiro, incluindo análises financeiras e fusões".

Objetivo Você deve colocar a área em que pretende atuar. E lembre-se: os títulos das funções[ voltar] Resumo das Qualificações Essa relação das suas habilidades mais desenvolvidas atrai o profissional de recursos humanos e oferece a ele um resumo de suas características profissionais. Seja breve e tenha muito cuidado para não se auto-elogiar e nem colocar características subjetivas. Este espaço deve conter informações, como: "quinze anos de experiência no setor financeiro, incluindo análises financeiras e fusões". [ voltar] Experiência profissional Comece sempre da empresa mais atual para a mais antiga. Faça uma descrição breve da empresa (uma linha basta), coloque cargo ocupado, tempo de trabalho e atividades realizadas (não deixe de citar números e porcentagens, além de resultados alcançados, pois realizações desse tipo fazem diferença). Se tiver uma relação de companhias muito grande, selecione as mais recentes e relevantes. Curso de idioma adequado ao perfil profissional Dicas para alcançar seu objetivo e ter o idioma como elemento enriquecedor de currículos Com a chegada do novo ano, muitas pessoas dão inicio ao planejamento de suas atividades para o próximo ano. Aqueles que precisam aprimorar o estudo de idiomas para conseguir uma melhor posição no mercado devem seguir algumas dicas para alcançar o seu objetivo. Segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Fisk, Vera Bianchini, o primeiro passo na escolha de um curso de idioma é responder perguntas como: "Eu quero aprender?"; "Por qual motivo?"; "Estou motivado a aprender outro idioma?"; "O que vou ganhar com o curso?", pois elas ajudam a pessoa a refletir sobre a real necessidade do curso para sua carreira profissional e o quanto ela está disposta a se empenhar. " id="pdf-obj-38-14" src="pdf-obj-38-14.jpg">

Experiência profissional Comece sempre da empresa mais atual para a mais antiga. Faça uma descrição breve da empresa (uma linha basta), coloque cargo ocupado, tempo de trabalho e atividades realizadas (não deixe de citar números e porcentagens, além de resultados alcançados, pois realizações desse tipo fazem diferença). Se tiver uma relação de companhias muito grande, selecione as mais recentes e relevantes.

Curso de idioma adequado ao perfil profissional

Objetivo Você deve colocar a área em que pretende atuar. E lembre-se: os títulos das funções[ voltar] Resumo das Qualificações Essa relação das suas habilidades mais desenvolvidas atrai o profissional de recursos humanos e oferece a ele um resumo de suas características profissionais. Seja breve e tenha muito cuidado para não se auto-elogiar e nem colocar características subjetivas. Este espaço deve conter informações, como: "quinze anos de experiência no setor financeiro, incluindo análises financeiras e fusões". [ voltar] Experiência profissional Comece sempre da empresa mais atual para a mais antiga. Faça uma descrição breve da empresa (uma linha basta), coloque cargo ocupado, tempo de trabalho e atividades realizadas (não deixe de citar números e porcentagens, além de resultados alcançados, pois realizações desse tipo fazem diferença). Se tiver uma relação de companhias muito grande, selecione as mais recentes e relevantes. Curso de idioma adequado ao perfil profissional Dicas para alcançar seu objetivo e ter o idioma como elemento enriquecedor de currículos Com a chegada do novo ano, muitas pessoas dão inicio ao planejamento de suas atividades para o próximo ano. Aqueles que precisam aprimorar o estudo de idiomas para conseguir uma melhor posição no mercado devem seguir algumas dicas para alcançar o seu objetivo. Segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Fisk, Vera Bianchini, o primeiro passo na escolha de um curso de idioma é responder perguntas como: "Eu quero aprender?"; "Por qual motivo?"; "Estou motivado a aprender outro idioma?"; "O que vou ganhar com o curso?", pois elas ajudam a pessoa a refletir sobre a real necessidade do curso para sua carreira profissional e o quanto ela está disposta a se empenhar. " id="pdf-obj-38-20" src="pdf-obj-38-20.jpg">

Dicas para alcançar seu objetivo e ter o idioma como elemento enriquecedor de currículos

Com a chegada do novo ano, muitas pessoas dão inicio ao planejamento de suas atividades para o próximo ano. Aqueles que precisam aprimorar o estudo de idiomas para conseguir uma melhor posição no mercado devem seguir algumas dicas para alcançar o seu objetivo.

Segundo a coordenadora do departamento pedagógico da Fisk, Vera Bianchini, o primeiro passo na escolha de um curso de idioma é responder perguntas como: "Eu quero aprender?"; "Por qual motivo?"; "Estou motivado a aprender outro idioma?"; "O que vou ganhar com o curso?", pois elas ajudam a pessoa a refletir sobre a real necessidade do curso para sua carreira profissional e o quanto ela está disposta a se empenhar.

"Não basta começar o curso, deve-se antes se perguntar se realmente há um interesse pela língua. Muitos dos casos de desistência acontecem por esse motivo. Começar um curso sentindo-se na obrigação de aprender não ajuda a continuar as aulas. É preciso querer aprender", completa Vera.

O segundo passo é entender que não existem passes de mágica em relação ao aprendizado. Aprender é um processo que exige tempo. Por isso é importante não acreditar em propostas que prometem que em seis meses ou menos o aluno já sairá fluente no idioma. "O importante é estabelecer sua prioridade no aprendizado como querer aprender o idioma para fazer uma viagem ou para fazer apresentações na empresa em que trabalha", destaca a coordenadora.

Faça um currículo eficiente

"Não basta começar o curso, deve-se antes se perguntar se realmente há um interesse pela língua.

Veja as dicas para tornar seu CV mais atraente e chamar a atenção dos selecionadores

Por Gisèle de Oliveira

O currículo não é um documento estático, no qual só devemos mexer quando saímos de um emprego e precisamos acrescentar mais uma experiência profissional a ele. Muito pelo contrário, o CV deve ser dinâmico e personalizado, seguindo as exigências das empresas e do mercado.

Cartão de visita de qualquer profissional, ele deve priorizar informações relevantes para cada posição pretendida e não apenas trazer uma lista de experiências anteriores. Se você está tendo dificuldades em conseguir uma nova oportunidade, dê uma boa olhada em seu currículo e confira as dicas para torná-lo mais efetivo, atraindo a atenção do selecionador e ampliando suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Tamanho:

O ideal são duas folhas, no máximo. Não faça o selecionador ler folhas e folhas de informações que não sejam relevantes para o cargo em questão;

O currículo deve ter um resumo de seus dados pessoais, formação, experiência profissional, idiomas que domina, foco para a posição que busca, competências mais expressivas;

Procure informar também se há a flexibilidade para morar em outras cidades ou países, caso esse seja o perfil da vaga ou da empresa.

Quando atualizar o currículo:

Toda vez que assumir outra responsabilidade hierárquica ou desafios distintos, com projetos diferenciados;

Quando for necessário adequá-lo ao perfil da vaga;

Como é algo dinâmico e vivo, o currículo deve traduzir suas experiências passadas até a presente e precisa ser permanentemente atualizado.

Dados pessoais:

Devem vir logo no início do currículo, com nome, endereço, telefone e e-mail, pois o selecionador precisa saber como e onde lhe encontrar. Não cometa o erro de colocar tais dados no final do CV, assim como fazem muitas pessoas;

A não ser que seja solicitado, não coloque número de documentos, raça, religião, filiação partidária. Essas são informações desnecessárias, pois não têm a ver com as competências requeridas.

Objetivo:

No objetivo deve-se sempre colocar o cargo pretendido. Ex.: gerente de Recursos Humanos, gerente de vendas, etc.;

A nomenclatura para um cargo varia muito de acordo com a empresa. Então, é indicado que o profissional mude o nome do cargo no objetivo para se adequar àquele que está se candidatando, mas desde que preencha os requisitos para tal, claro.

Sumário:

Convém abrir com um sumário de leitura rápida, pois ele é uma forma de despertar o interesse do selecionador, mostrando sua experiência e como ela poderia ser útil para a empresa. Para isso, você deve procurar conhecer um pouco da organização - o que pode ser feito por meio do site da empresa -, estudar qual é o negócio da companhia e como sua experiência poderia ser utilizada;

Ele deve conter um resumo de suas qualificações e de seus resultados;

Falar o que pode fazer pela empresa, com base em sua experiência;

Conter um resumo de qualidades. Ex.: facilidade para lidar com pessoas, liderança de grupo, etc;

Personalizando o currículo:

Procure deixar o currículo com a "cara" que se encaixe melhor ao perfil solicitado pela empresa;

Priorize informações relevantes ao cargo oferecido;

Deixe fora experiências e cursos que não agregam valor às suas capacitações para a vaga pretendida. Não adianta colocar uma relação enorme de experiências e deixar a que faz diferença para aquele determinado cargo perdida no meio desse amontoado de informações. Por isso, é bom destacar aquelas que compõem os requisitos que a empresa solicita, senão acaba passando informação que não agrega valor. Quando o selecionador pega o currículo ele quer saber o que o candidato pode fazer pela empresa.

Não é desconsiderar o que você traz de bagagem, mas valorizar aquilo que lhe dê mais chances para aquela vaga.

Pretensão salarial:

Coloque esta informação somente se for exigida pela empresa;

Para não fechar portas, observe que está aberto a negociações usando a frase:

"Possível negociação à medida de conhecimento da carteira de benefícios da empresa". Dessa forma, você não está dizendo que aceita qualquer salário, mas educadamente se mostra aberto a negociações com base nos benefícios, deixando a porta aberta para um segundo momento, a entrevista. É uma maneira de se valorizar e mostrar que você é uma pessoa de visão.

Cursos e outros projetos:

Dê preferência a cursos de especialização e entidades de renome;

Projetos sociais também são importantes, porém apenas aqueles de peso;

É importante ter bom senso, nem tudo precisa ser colocado no CV. Tudo o que for informado deve ter contribuído sensivelmente para que se tenha adquirido experiência de peso.

Sem assassinar o Português:

Muita atenção com o Português;

Faça uma revisão cuidadosa do currículo para evitar erros de gramática e ortografia;

Erros gramaticais e ortográficos pegam muito mal e podem desclassificar o candidato. Seja humilde e, caso precise, peça ajuda a alguém para fazer essa revisão.

Mentira tem perna curta:

Não minta jamais, não coloque informações falsas em seu currículo;

Todas as informações podem ser checadas, além do que, você pode acabar se confundindo e se comprometendo durante a entrevista e isso coloca um ponto final em suas chances.

Minicurrículo: por que ele é importante

Não é desconsiderar o que você traz de bagagem, mas valorizar aquilo que lhe dê mais

Confira as dicas para elaborar esse documento que ganha peso na internet

Criado automaticamente pelo sistema do Empregos.com.br , o minicurrículo é uma importante ferramenta tanto para o candidato quanto para o selecionador. Para o candidato porque ele é uma verdadeira vitrine, já

que é um resumo do currículo e deve trazer informações atrativas e relevantes. Para o selecionador porque agiliza o processo de seleção, pois naquele pequeno espaço ele consegue identificar de maneira rápida os profissionais que lhe interessam e que podem ser chamados para o processo seletivo. Por isso é tão importante elaborar um minicurrículo atraente para o recrutador.

Mas será que você está sabendo tirar o melhor proveito do seu minicurrículo? Confira um modelo aqui e vamos às dicas para aperfeiçoá-lo.

Dados do minicurrículo:

Perfil profissional / Resumo das qualificações profissionais: preste muita

Mais dicas:

atenção ao preencher este espaço, pois é nele que você deve descrever suas habilidades e valorizar suas conquistas. Inclua suas principais realizações de forma resumida e chame atenção para aquilo que você faz bem e, se possível, mencionar dados quantitativos de seus resultados. Para as empresas, as qualificações profissionais do candidato são itens decisivos para a contratação, o que torna fundamental que você as apresente de maneira atraente e diferenciada. Cargos (3 opções): devem ser opções dentro da sua área de atuação e coerentes

com sua experiência profissional. Ou seja, não adianta se almejar um cargo de diretoria se você só trabalhou como estagiário. Salários (pretendido e mínimo desejado): você pode, ao invés de colocar um

salário fixo, deixar o valor em aberto para gerar futura negociação com o recrutador ou, então, veja quanto o mercado está pagando para um profissional com o seu cargo e suas qualificações e calcule algo entre o que você gostaria de ganhar e o que pode aceitar. Experiência profissional anterior: comece seu relato mencionando a empresa

mais recente em que trabalhou e depois as anteriores, mas relacione apenas aquelas mais relevantes. De forma resumida, você pode mencionar também caso tenha supervisionado alguma área administrativa ou gerenciado equipes, citando sempre os resultados positivos. Data de atualização: a data de atualização é um campo alterado

automaticamente pelo sistema do Empregos.com.br sempre que você modifica o currículo completo. Normalmente, as empresas preferem currículos com datas de atualização recentes, pois é sinal de que o candidato se preocupa com o currículo, porque tem a iniciativa de acessá-lo para melhorá-lo ou adicionar informações.

Seja conciso e objetivo;

Coloque apenas as qualificações que realmente são necessárias para a área em

que deseja atuar; Não use gírias;

Não descuide do Português, cuidado com a ortografia e revise o texto. Você não precisa ser prolixo, pelo contrário, seja direto e claro, mas erros ortográficos irão depor contra todo o seu minicurrículo.

Depois de todas essas dicas, revise seu currículo e minicurrículo no Empregos.com.br e crie o hábito de sempre atualizar esses dois documentos, suas principais ferramentas na busca por uma nova oportunidade.

Boa sorte!

Matéria Relacionada:

Carta de Apresentação - Dicas para elaborar a sua

Com uma carta bem feita você pode chamar a atenção das empresas e conquistar a vaga que procura

Por Rômulo MartinsAtualizada em 02.06.10

Depois de todas essas dicas, revise seu currículo e minicurrículo no Empregos.com.br e crie o hábitoMinicurrículo: sua vitrine pessoal na Internet Carta de Apresentação - Dicas para elaborar a sua Com uma carta bem feita você pode chamar a atenção das empresas e conquistar a vaga que procura Por Rômulo MartinsAtualizada em 02.06.10 A carta de apresentação deve ser um chamariz para o currículo ou para uma entrevista de emprego . O recurso deve ser utilizado por executivos, especialistas ou profissionais de nível gerencial que estejam dispostos a atender as necessidades das organizações e liderar desafios. José Antonio Rosa, professor do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), afirma que a finalidade da carta de apresentação é despertar a atenção, o interesse e o desejo do receptor. Por isso, deve ser redigida de forma sucinta, objetiva e clara para levar à ação o profissional que está à procura de um candidato. Termos técnicos indicam que você domina a sua área de atuação, logo, podem ser utilizados sem receio. A orientação é descrever os principais resultados e experiências adquiridas nos trabalhos anteriores e esclarecer porque você pode ser útil na companhia para a qual está enviando a carta. Evite falar sobre seu perfil comportamental, já que suas características serão avaliadas durante o processo seletivo. Irene Azevedo, da DBM, consultoria global especializada na gestão do capital humano, diz que há dois tipos de cartas: as que são enviadas para os headhunters (caçadores de talentos) e aquelas que são encaminhadas diretamente às empresas. Para cada uma delas há um modelo de carta de apresentação específico. Rosa, que é doutor em comunicação e mestre em administração de empresas, ressalta que a carta de apresentação também é recomendada quando você for indicado para determinada vaga de emprego . Nesse caso, deve-se citar no texto o nome de quem o indicou. " id="pdf-obj-43-16" src="pdf-obj-43-16.jpg">

A carta de apresentação deve ser um chamariz para o currículo ou para uma entrevista de emprego. O recurso deve ser utilizado por executivos, especialistas ou profissionais de nível gerencial que estejam dispostos a atender as necessidades das organizações e liderar desafios.

José Antonio Rosa, professor do Instituto Nacional de Pós-Graduação (INPG), afirma que a finalidade

da carta de apresentação é despertar a atenção, o interesse e o desejo do receptor. Por isso, deve ser redigida de forma sucinta, objetiva e clara para levar à ação o profissional que está à procura de um candidato.

Termos técnicos indicam que você domina a sua área de atuação, logo, podem ser utilizados sem receio. A orientação é descrever os principais resultados e experiências adquiridas nos trabalhos anteriores e esclarecer porque você pode ser útil na companhia para a qual está enviando a carta. Evite falar sobre seu perfil comportamental, já que suas características serão avaliadas durante o processo seletivo.

Irene Azevedo, da DBM, consultoria global especializada na gestão do capital humano, diz que há dois tipos de cartas: as que são enviadas para os headhunters (caçadores de talentos) e aquelas que são encaminhadas diretamente às empresas. Para cada uma delas há um modelo de carta de apresentação específico.

Rosa, que é doutor em comunicação e mestre em administração de empresas, ressalta que a carta de apresentação também é recomendada quando você for indicado para determinada vaga de emprego. Nesse caso, deve-se citar no texto o nome de quem o indicou.

E-mail

O e-mail é a ferramenta mais utilizada hoje pelos executivos, especialistas ou

profissionais de nível gerencial para enviar carta de apresentação ou currículo. Alguns cuidados são importantes:

  • 1. No campo assunto, escreva em caixa alta APRESENTAÇÃO ou CURRÍCULO e, em seguida, a área de atuação - COMERCIAL,ADMINISTRATIVA, RECURSOS HUMANOS;

  • 2. Recomenda-se escrever nas fontes Arial ou Times New Roman, letra normal, tamanho 12, cor preta;

  • 3. A carta deve ser escrita no corpo do texto. Se houver necessidade de enviar o currículo, deve ser anexado à mensagem;

  • 4. O e-mail deve ser enviado uma única vez. Caso não obtenha retorno, você deve entrar em contato por telefone com o destinatário ou com a secretária dele para confirmar o recebimento.

Papel

Se você preferir enviar a carta pelo correio deve seguir as seguintes recomendações:

  • 1. Imprima a carta em papel A4. A folha de papel e o envelope devem ser de cor clara e discreta, de preferência branca;

  • 2. O tipo de letra deve seguir a mesma regra da carta enviada por e-mail;

  • 3. Deve-se assinar a carta com caneta de cor preta.

Dica: Você pode enviar a carta em papel reciclado. Isso mostra que você é um profissional ecologicamente correto e socialmente responsável.

Modelos de carta de apresentação:

Modelo 2 - Carta enviada ao headhunter**

De: roberto@cartadeapresentacao.com.br Para: paulo@vagadeemprego.com.br Assunto: CURRÍCULO - MARKETING DIGITAL

Caro Paulo Valério,

Soube que vocês estão procurando um executivo de Marketing com ênfase em Marketing Digital e gostaria de me apresentar.

Sou Executivo de Marketing com ênfase em Gestão de Negócios, Inovação e Canais Eletrônicos com sólida carreira de 13 anos na área de Marketing em grandes companhias multinacionais dos segmentos Financeiros e de Serviços.

Possuo vasta experiência na liderança de projetos estratégicos e de inovação com equipes multidisciplinares atuando em diferentes países.

Adquiri experiência em processos de gestão, incluindo start ups, em cenários de alta complexidade, além de comprovada habilidade no desenvolvimento e consolidação de parcerias estratégicas, inclusive internacionalmente.

Tenho sólida experiência na gestão de marcas incluindo processos de rebranding, gerenciando orçamentos de mais de US$ 30 milhões, tendo sido, também, responsável pela Gestão de Campanhas de mídia above e below the line (ATL e BTL).

Desenvolvi profundo conhecimento de posicionamento de produtos em canais não tradicionais, como internet e mobile.

Sou Administrador de Empresas, com Inglês e Espanhol fluentes e Alemão intermediário.

Envio, em anexo, meu currículo e coloco-me à disposição para uma entrevista quando poderei melhor detalhar meu perfil pessoal e profissional.

Atenciosamente, Roberto Cavalcante

* e ** cartas elaboradas por Irene Azevedo, da DBM, consultoria global especializada na gestão do capital humano.

Modelo 3 - Carta enviada por indicação***

De: josecarlos@cartadeapresentacao.com.br Para: luizferreira@vagadeemprego.com.br Assunto: CURRÍCULO - EXECUTIVO DE VAREJO

Prezado Senhor Luiz Ferreira,

Por indicação da Senhora Juliana Fonseca encaminho o meu perfil profissional para sua análise.

Como Executivo de Varejo, venho desenvolvendo carreira em empresas de expressão nos cenários nacional e internacional, envolvendo star ups de negócios.

Nesse momento, busco uma recolocação profissional visando desenvolver projetos relacionados à minha experiência os quais contribuam para geração de resultados.

Em anexo, encaminho o meu currículo e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal, onde poderei fornecer-lhe mais informações sobre minha vivência profissional.

Atenciosamente, José Carlos Ramos

Modelo 4 - Carta enviada pelo correio****

Prezado Senhor José Luiz da Silva,

Devido ao interesse que tenho em atuar nesta companhia, encaminho o meu currículo para a vaga de Analista Financeiro.

Sou graduado em Administração de Empresas e tenho pós-graduação em Finanças. Atuo na área Financeira há 7 anos em empresa multinacional, onde o contato com a matriz é constante. Possuo fluência no inglês.

Envio o meu currículo para análise e coloco-me ao seu dispor para uma eventual entrevista onde poderei esclarecer eventuais dúvidas sobre o meu perfil profissional.

Cordialmente,

Ivan Francisco da Silva (o candidato deve assinar a carta à mão)

*** e **** cartas elaboradas por Guacira Ribeiro, especialista em Currículo do Empregos.com.br.

Modelo 1 - Carta enviada à empresa*

De: roberto@cartadeapresentacao.com.br Para: marcos@vagadeemprego.com.br Assunto: APRESENTAÇÃO - MARKETING DIGITAL

Caro Marcos Cruz,

Soube que vocês estão procurando um executivo de Marketing com ênfase em Marketing Digital e gostaria de me apresentar.

Sou Executivo de Marketing com ênfase em Gestão de Negócios, Inovação e Canais Eletrônicos com sólida carreira de 13 anos na área de Marketing em grandes companhias multinacionais dos segmentos Financeiros e de Serviços.

Possuo vasta experiência na liderança de projetos estratégicos e de inovação com equipes multidisciplinares atuando em diferentes países.

Adquiri experiência em processos de gestão, incluindo start ups, em cenários de alta complexidade, além de comprovada habilidade no desenvolvimento e consolidação de parcerias estratégicas, inclusive internacionalmente.

Tenho sólida experiência na gestão de marcas incluindo processos de rebranding, gerenciando orçamentos de mais de US$ 30 milhões, tendo sido, também, responsável pela Gestão de Campanhas de mídia above e below the line (ATL e BTL).

Desenvolvi profundo conhecimento de posicionamento de produtos em canais não tradicionais, como internet e mobile.

Sou Administrador de Empresas, com Inglês e Espanhol fluentes e Alemão intermediário.

Você poderia me receber para um café quando poderíamos melhor conversar sobre este momento do marketing digital?

Atenciosamente, Roberto Cavalcante (11) 7080.0000

Minicurrículo: sua vitrine pessoal na Internet

Tenho sólida experiência na gestão de marcas incluindo processos de rebranding , gerenciando orçamentos de maismodelo de minicurrículo ) . Ao realizar seu cadastro, você tem à disposição um espaço para colocar seus dados mais importantes em evidência, o que simplifica a procura do selecionador e ajuda você a estar em contato com empresas que realmente procuram por um profissional com o seu perfil. "A principal vantagem do minicurrículo na hora da seleção é a praticidade", diz Clarissa Simara, gerente de atendimento do Empregos.com.br . Ela afirma que a filtragem de cadastros é muito mais rápida e eficiente quando seu minicurrículo contém as informações necessárias e dispostas de maneira clara para a visualização do selecionador. "Recomendo que o candidato preencha seu minicurrículo de maneira sucinta e prática. Dados como experiência profissional, formação e funções que exerce devem ganhar mais destaque". Não se esqueça de atualizar sempre seus dados, tanto no mini quanto no currículo tradicional, pois as empresas prezam por profissionais que estão preocupados em aprimorar suas capacidades constantemente. " id="pdf-obj-47-20" src="pdf-obj-47-20.jpg">

Veja as dicas e aprenda a valorizar esse documento tão importante, que pode abrir portas para novas oportunidades. Citar competências e realizações ajuda a ter mais visibilidade

Por Clarissa Janini

Você já ouviu falar em minicurrículo? Caso tenha participado, alguma vez, de processos seletivos via internet, é bastante provável que já tenha se deparado com um. Trata-se de um resumo de seu currículo para facilitar a visualização do recrutador - que, ao invés de percorrer cada detalhe dos dados do candidato, checa primeiramente o minicurrículo para ter uma idéia geral das qualificações da pessoa. A maioria dos recrutamentos online dispõe dessa ferramenta, e não é diferente com o Empregos.com.br (confira um modelo de minicurrículo). Ao realizar seu cadastro, você tem à disposição um espaço para colocar seus dados mais importantes em evidência, o que simplifica a procura do selecionador e ajuda você a estar em contato com empresas que realmente procuram por um profissional com o seu perfil.

"A principal vantagem do minicurrículo na hora da seleção é a praticidade", diz Clarissa Simara, gerente de atendimento do Empregos.com.br . Ela afirma que a filtragem de cadastros é muito mais rápida e eficiente quando seu minicurrículo contém as informações necessárias e dispostas de maneira clara para a visualização do selecionador. "Recomendo que o candidato preencha seu minicurrículo de maneira sucinta e prática. Dados como experiência profissional, formação e funções que exerce devem ganhar mais destaque". Não se esqueça de atualizar sempre seus dados, tanto no mini quanto no currículo tradicional, pois as empresas prezam por profissionais que estão preocupados em aprimorar suas capacidades constantemente.

Dicas para aperfeiçoar seu minicurrículo

Você já sabe que o minicurrículo é uma importante ferramenta de recrutamento e que ele é a primeira informação que o selecionador tem de seu cadastro. Como destacá-lo em meio a tantos outros com dados similares? Além do preenchimento básico, você

pode aprimorá-lo seguindo as dicas de Marisa da Silva, consultora de carreiras da Career Center:

  • 1 - Salário: Você pode, ao invés de colocar um salário fixo, deixar o valor em aberto para gerar futura negociação com o recrutador;

  • 2 - Experiência: Comece seu relato mencionando a empresa mais recente em que trabalhou e depois as anteriores;

  • 3 - Realizações: Você pode incluir suas principais realizações resumidamente. Por

exemplo: participação do spin-off e start-up de empresa, controle de budget, negociação com bancos internacionais, entre outros. "Você deve chamar a atenção para o que faz bem, onde obteve mais resultados e, se possível, mencionar dados quantitativos de suas melhores realizações";

  • 4 - Supervisão: Também de forma resumida, você pode mencionar o que supervisionou

na área administrativa e se gerenciou equipes - citando, claro, os resultados positivos;

  • 5 - Ortografia: Não descuide do português. Você não precisa ser prolixo - pelo

contrário, seja direto e claro, mas erros ortográficos irão depor contra todo o seu

minicurrículo. "Peça uma revisão do texto com profissional especializado", afirma Marisa.

Matérias Relacionadas

Minicurrículo: seu primeiro contato com a empresa

Dicas para aperfeiçoar seu minicurrículo Você já sabe que o minicurrículo é uma importante ferramenta deMinicurrículo: por que ele é importante Minicurrículo: seu primeiro contato com a empresa Minicurrículo: seu primeiro contato com a empresa por Juliana Ricci Uma das opções oferecidas pelo Empregos.com.br às empresas para visualizar os currículos é o minicurrículo. Trata-se de um resumo das principais informações sobre o candidato, que facilita a primeira triagem dos selecionadores. Por meio dele, a empresa contratante pode conhecer os profissionais de forma rápida e escolher aqueles com os quais tem interesse em aprofundar o contato. O minicurrículo é criado pelo próprio sistema do site, que reproduz numa área específica os dados das seguintes áreas do currículo: " id="pdf-obj-48-38" src="pdf-obj-48-38.jpg">

por Juliana Ricci

Uma das opções oferecidas pelo Empregos.com.br às empresas para visualizar os currículos é o minicurrículo. Trata-se de um resumo das principais informações sobre o candidato, que facilita a primeira triagem dos selecionadores. Por meio dele, a empresa contratante pode conhecer os profissionais de forma rápida e escolher aqueles com os quais tem interesse em aprofundar o contato.

O minicurrículo é criado pelo próprio sistema do site, que reproduz numa área específica os dados das seguintes áreas do currículo:

Dados pessoais

Cargos (3 opções) e salários pretendidos (salário pretendido e mínimo

desejado) Experiência profissional anterior

Resumo das qualificações profissionais

Data de atualização

Os itens "dados pessoais" e "experiência profissional anterior" são essenciais para o currículo do candidato e são também imutáveis. Eles fazem parte da sua história e cabe ao selecionador definir se estão adequados ao que ele deseja no momento.

Já com relação aos cargos e salários pretendidos, cabe a você ser estratégico para evitar que a informação "assuste" o selecionador. Os cargos devem ser opções dentro da sua área, esclarecer o seu objetivo e também ser coerentes com a sua trajetória profissional. Não adianta querer ser gerente se você só fez estágio até hoje! Para indicar os salários, informe-se a respeito de quanto o mercado está pagando para alguém com o seu cargo e as suas qualificações, para poder calcular algo entre o que você quer e o que você pode aceitar.

O resumo das qualificações profissionais, assim como no currículo completo, é a área que exige maior atenção, pois é o espaço onde você poderá descrever suas habilidades e valorizar suas conquistas, apresentando os motivos pelos quais você merece o emprego. Para as empresas, as qualificações profissionais do candidato são itens decisivos para a contratação, o que torna fundamental que você as apresente de maneira atraente e diferenciada.

Para descrever as suas qualificações profissionais de maneira eficiente, fique atento para:

Ser conciso e objetivo

Colocar apenas as qualificações que realmente são necessárias para a área

em que deseja atuar Não usar gírias

Revisar sempre, para não cometer erros de português

A data de atualização é um campo alterado automaticamente pelo sistema do Empregos.com.br sempre que você modifica o currículo completo. Isso porque como o próprio minicurrículo é um resumo automático do modelo original, as atualizações são feitas simultaneamente.

No geral, as empresas preferem currículos com datas de atualização recentes. Esse item demonstra que você progrediu profissionalmente, porque teve algo para acrescentar no documento. Além disso, é um sinal de que você se preocupa com o currículo, porque tem a iniciativa de acessá-lo para melhorá-lo ou adicionar informações.

Portanto, tenha sempre o hábito de visitar o Empregos.com.br para revisar seu currículo e, consequentemente, o minicurrículo, suas principais ferramentas na busca por um novo emprego.

Matéria Relacionada:

Book ou portfólio? Tire suas dúvidas!

>Você anda achando que seu currículo já é pouco para demonstrar seus trabalhos? Que tal então montar seu book ou portfólio?

>Talvez você deva estar se perguntando qual é a diferença (se é que ela existe!) entre essas duas denominações. Segundo Elaine Saad, diretora da consultoria Right Saad Fellipelli, essa diferença existe sim. "Muitas vezes as pessoas costumam confundir, mas o nome portfólio está mais ligado à trabalhos de empresas vendendo seu produto e o book está ligado à imagem da pessoa vendendo seus trabalhos", diz.

>Geralmente o nome portfólio é usado para consultores autônomos e empresas que querem vender seu produto, por isso os profissionais devem estar atentos em focar as informações nos trabalhos e projetos desenvolvidos, dando menos espaço às experiências pessoais. Nesse caso, o portfolio deve conter:

>Um currículo resumido (no caso de consultor autônomo)

>Lista de empresas e clientes com que trabalhou

>Descrição detalhada dos projetos que realizou para essas empresas

>Projetos e propostas a serem desenvolvidos

>O material deve conter entre 4 e 5 páginas e ser apresentado em pastas com folhas tipo A4. É bom lembrar que esse portfólio será deixado com as empresas e os clientes e por isso deve ter uma apresentação simples e funcional.

>Normalmente o book é um material mais demonstrativo, onde são armazenados os trabalhos de profissionais liberais como publicitários, arquitetos, fotógrafos, jornalistas, entre outros. O book deve apresentar as realizações do profissional, vendendo sua imagem junto com os trabalhos que fez, como fotos, projetos, cartazes e artigos. Veja algumas dicas para ter um book com boa apresentação:

>Como é um material apenas demonstrativo (que não fica em poder das

empresas), tenha sempre um currículo com descrições detalhadas de suas realizações profissionais >Os trabalhos devem ser apresentados de maneira "limpa", sem enfeites

Os trabalhos devem ser colocados em uma pasta, o que facilita sua visualização

>No caso de fotos, elas devem ser ampliadas em um tamanho adequado para que

possam ser vistas com detalhes >Artigos e reportagens podem ser separados por ordem cronológica ou divididos

por assunto >O book deve ser de fácil manuseio

Leia mais:

Currículo eficiente no Empregos.com.br

por Daniele Aronque

É muito difícil saber qual é o formato ideal de currículo. Às vezes, achamos que o nosso está ótimo, claro e objetivo, mas o selecionador acaba escolhendo os de outros profissionais.

Uma das vantagens do currículo na internet é exatamente eliminar diferenças, fazendo com que o conteúdo profissional tenha mais importância do que qualquer item - apresentação, disposição dos dados, etc. Além disso, as empresas conseguem procurar mais facilmente o profissional que desejam, porque os mecanismos e filtros de busca agilizam o processo.

Pensando em tudo isso, o Empregos.com.br desenvolveu um modelo de currículo padrão, planejado para que os empregadores tenham todas as informações necessárias e encontrem você, candidato, o mais rápido possível. Desta forma, seu perfil chega a milhares de empresas em uma única vez, de forma organizada.

Toda essa facilidade não significa que os cuidados na elaboração do currículo digital podem ser dispensados. Em primeiro lugar, porque você é você, uma pessoa especial que tem um perfil único. Além disso, porque você tem vários recursos para valorizar suas vantagens profissionais e diferenciar seu currículo dos demais.

Para auxiliar você a ter um currículo completo, adequado e, principalmente, valorizado, elaboramos um modelo, com um levantamento completo do impacto e importância de cada campo, de acordo com o ponto-de-vista dos próprios selecionadores.

Use e abuse da internet, pois ela é uma grande aliada na busca por emprego. Aprenda a elaborar seu currículo eficiente no Empregos.com.br.