Vous êtes sur la page 1sur 4

Central Aprendiz

Cursos e Treinamentos Curso: Excel 2007: Bsico / Aula 4


Comandos teis

Existem vrios comandos que o Excel reconhece que facilitam bastante na hora de criar planilhas, simplificando bastante o trabalho do usurio na hora de montar frmulas e trabalhar com elas. Lembre-se de que sempre antes de uma funo, deve-se por o sinal de = para que esta seja reconhecida. Abaixo segue uma lista de alguns desses comandos, com a descrio de sua funo, assim como seu modo de usar e um exemplo:
=SE(teste lgico;valor/texto se verdadeiro;valor/texto se falso)

Este comando analisa um resultado/texto como uma condicional. Voc introduz uma condio, um valor lgico, e se essa condio for verdadeira, ele executa o comando que for escrito em valor/texto se verdadeiro. Caso contrrio ele exibe o valor/texto se falso.
*para inserir o texto, deve-se usar aspas (texto). Exemplo:

No exemplo acima, se o valor da clula A2 for maior que 6, a clula B2 exibir o texto APROVADO. Se a condio for falsa, (A2<6), ser exibido o texto REPROVADO.
=CONT.SE(intervalo;critrios)

Este comando conta o nmero de clulas no vazias em um intervalo que corresponde a determinado condio. Exibe quantas vezes aparece o valor anunciado em critrio no intervalo definido. Para definir um intervalo basta escrever (primeira clula:ltima clula),
exemplo (H2:H6) delimita o intervalo da coluna H da linha 2 at a 6. Exemplo:

Central Aprendiz
Cursos e Treinamentos Curso: Excel 2007: Bsico / Aula 4

=MXIMO(intervalo)

Retorna o valor mximo de um conjunto de argumentos. Ignora textos e valores lgicos.


Exemplo:

No exemplo acima, as clulas delimitadas so analisadas e mostra o maior valor delas, no caso, exibir o valor 5. =MXIMOA(intervalo) Tem a funo parecida com o comando MXIMO porm no ignora textos ou valores lgicos. usado da mesma forma que o comando acima citado. =MNIMO(intervalo) e =MNIMOA(intervalo) Tm as funes anlogas as j citadas acima, exibindo o menor valor do intervalo. =MAIOR(intervalo;posio) e MENOR(intervalo;posio) Parecidos com os comandos MXIMO e MNIMO, porm exibem qualquer valor que o usurio quiser, da ordem desejada. Se a posio escolhida for 1, este comando equivale ao MXIMO e MNIMO. Ele classifica de ordem crescente/decrescente os nmeros do interlado definido e exibe o valor da posio desejada. Exemplo: Deseja-se obter o segundo menor nmero do intervalo A1:D1.

No exemplo acima, o comando exibir o segundo menor valor do conjunto selecionado, no caso, 3. =MMC(intervalo)

Central Aprendiz
Cursos e Treinamentos Curso: Excel 2007: Bsico / Aula 4
Retorna o Mnimo Mltiplo Comum dos valores selecionados. Exemplo:

=MDC(intervalo) Retorna o Mximo Divisor Comum dos valores selecionados. Exemplo:

=MDIA(intervalo) Retorna a mdia dos valores das clulas no vazias. Exemplo: Na tabela abaixo, a clula B1 est vazia e no entra na mdia.

=SOMA(intervalo) Retorna o valor do somatrio dos nmeros no intervalo. Exemplo:

=COMBIN(n;p) Combinao C(n,p) Exemplo: =COMBIN(5;2) calcular o valor C 5,2 =10 =PERMUT(nmero;repeties) Permutao com repetio. Exemplo: =PERMUT(5;2) calcular o valor da expresso =FATORIAL(nmero) Retorna o fatorial do nmero (n!) Exemplo: =FATORIAL(5) retornar o valor 5! = 120 =LOG(nmero;base) Retorna o valor do logaritmo de um nmero numa base qualquer. Exemplo: =LOG(4;2) = log2 4 = 2 =LOG10(nmero)

Central Aprendiz
Cursos e Treinamentos Curso: Excel 2007: Bsico / Aula 4
Retorna o logaritmo na base 10. Exemplo: =LOG10(3) = log 3 = 0,477121 =LN(NMERO) Retorna o valor do logaritmo natural do nmero. Exemplo: =LN(1) = 0 =EXP(nmero) n Retorna exponencial do nmero (e ) Exemplo: EXP(2) = e = 7,389056 =QUOCIENTE(numerador;denominador) Retorna somente o valor inteiro do quociente de uma diviso. Exemplo =QUOCIENTE(5;2)=2 =MOD(numerador;denominador) Retorna o valor do resto de uma diviso. Exemplo: MOD(5;2) = 1 =SINAL(nmero) Retorna o sinal de um nmero. Exibir 1 caso o valor do sinal seja positivo, 0 se o nmero for zero e -1 se o nmero for negativo. Exemplo: =SINAL(-4)=-1; =SINAL(17)=1; SINAL(0)=0 =ROMANO(nmero) Converte algarismo hindu-arbico em algarismo romano. *Salvo engano, acredito que o maior nmero em algarismo romano o 3999. Exemplo: = ROMANO(10)=X =TRUNCAR(Nmero;nmero de dgitos decimais) Retorna o valor do nmero truncado. Exemplo: =TRUNCAR(10,1289;2)=10,12 =COMPLEXO(real;imaginrio) Notao de um nmero complexo. Exemplo: COMPLEXO(2;1) = 2+i *Outros vrios comandos relacionados a nmeros complexos so iniciados com IM. Caso o usurio deseje utilizar outros comandos como operaes com nmeros complexos, conjugado, e outros, digite na planilha de Excel o incio do comando =IM que surgir uma lista de comandos com explicao das suas funes

Vous aimerez peut-être aussi