Vous êtes sur la page 1sur 8

Alvenaria Estrutural

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

CT 4

Artigos Tcnicos podero ser encaminhados para anlise e eventual publicao para alvenaria@revistaprisma.com.br

RETRAO EM ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO


Guilherme Aris Parsekian (1), Davidson Figueiredo Deana (2), Kleilson Carmo Barbosa (3) e Thiago Bindilatti Inforsato (4)

O risco do aparecimento de fissuras em um edifcio de alvenaria estrutural maior quando no se tem em conta o chamado efeito de retrao. Neste artigo, um grupo de pesquisadores explora o assunto e fornece subsdios para se evitar que o problema comprometa o projeto ou a obra.

Palavras-chave: retrao, blocos, alvenaria, argamassa


.

Veja mais sobre este assunto no site da Comunidade da Construo (www.comunidadedaconstrucao.com.br) ou no site do Nepae - Ncleo de Ensino e Pesquisa da Alvenaria Estrutural (www.nepae.feis.unesp.br)

EXPEDIENTE O Caderno Tcnico Alvenaria Estrutural um suplemento da revista Prisma, publicado pela Editora Mandarim Ltda. ISSN 1809-4708 Artigos para publicao devem ser enviados para o e-mail alvenaria@revistaprisma.com.br Conselho Editorial: Prof. Dr. Jefferson Sidney Camacho (coordenador) Eng. MSc. Rodrigo Piernas Andolfato (secretrio); Eng. Davidson Figueiredo Deana; Eng. MSc.; Prof. Dr. Antonio Carlos dos Santos; Prof. Dr. Emil de Souza Sanchez Filho; Prof. Dr. Flvio Barboza de Lima; Prof. Dr. Guilherme Aris Parsekian; Prof. Dr. Joo Bento de Hanai; Prof. Dr. Joo Dirceu Nogueira Carvalho; Prof. Dr. Luis Alberto Carvalho; Prof. Dr. Luiz Fernando Loureiro Ribeiro; Prof. Dr. Luiz Roberto Prudncio Jnior; Prof. Dr. Luiz Srgio Franco; Prof. Dr. Mrcio Antonio Ramalho; Prof. Dr. Mrcio Correa; Prof. Dr. Mauro Augusto Demarzo; Prof. Dr. Odilon Pancaro Cavalheiro; Prof. Dr. Paulo Srgio dos Santos Bastos; Prof. Dr. Valentim Capuzzo Neto; Profa. Dra. Fabiana Lopes de Oliveira; Profa. Dra. Henriette Lebre La Rovere; Profa. Dra. Neusa Maria Bezerra Mota; Profa. Dra. Rita de Cssia Silva SantAnna Alvarenga. Editor: jorn. Marcos de Sousa (editor@revistaprisma.com.br) - tel. (11) 3337-5633

31

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

RETRAO EM ALVENARIA DE BLOCOS DE CONCRETO


PARTE 1: COEFICIENTE DE RETRAO
O efeito da retrao, quando no tratado corretamente, uma das principais causas de fissuras em edifcios, incluindo-se a os de alvenaria estrutural. Este artigo, dividido em duas partes, tem por objetivo indicar alguns detalhes de projeto e cuidados que devem ser observados durante a execuo, para minimizar o potencial de aparecimento de fissuras por retrao em edifcios de alvenaria estrutural. Na primeira parte, ser mostrado como o efeito de retrao pode levar ao aparecimento de fissuras. Na segunda parte do artigo, sero abordados os cuidados a serem tomados no projeto e na execuo, quanto aos seguintes aspectos: posicionamento de juntas, escolha correta dos blocos e respeito ao tempo de assentamento desses, armao das paredes, utilizao de argamassa de menor mdulo de deformao, com ou sem o preenchimento posterior das juntas verticais.
INTRODUO

deformao elevados, pequenas deformaes levam a altas tenses. Argamassas e blocos de concreto, assim como outros componentes base de cimento, so caracterizados por uma baixa resistncia trao. Assim, qualquer pequena deformao pode gerar tenses superiores resistncia trao da alvenaria, levando ao aparecimento de fissuras. Apesar de normalmente a retrao da argamassa de assentamento ser maior que a dos blocos, essa tem pouca influncia na retrao total da parede, pois a junta de argamassa preenche apenas pequenos espaos nas paredes. Diferentes casos de paredes sujeitas a deformaes por retrao foram modelados numericamente em estudo anterior. Os resultados desse estudo mostram os pontos crticos para o aparecimento de fissuras por retrao em cada uma dessas paredes. Um dos modelos para uma parede com extremidades engasta-

A retrao dos blocos de concreto, assim como da argamassa, causa diminuio em todas as dimenses de uma parede, ou seja, causa variao do volume desta. Quando essa variao volumtrica no impedida, poucos efeitos sero observados na alvenaria: esta apenas diminui seu tamanho, sendo essa variao muito pequena e imperceptvel a um observador comum. Entretanto, na grande maioria dos casos, as construes em alvenaria introduzem restries a essa variao, seja pelo intertravamento das faces laterais com outro painel de alvenaria, seja pelo travamento inferior ou superior por lajes. O impedimento da retrao provoca o aparecimento de tenses de trao. Dependendo da combinao de sua intensidade com a resistncia trao e o mdulo de deformao da argamassa ou do concreto, pode ocorrer fissurao. Em materiais com mdulos de

Figura 1: Condio tpica para o aparecimento de fissuras por retrao (CURTIN et al., 1982)

Figura 2: Fissuras comuns em alvenarias (CURTIN et al., 1982)

32

prisma

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

das em seus quatro lados e com uma abertura de janela no centro, mostrado na Figura 3. Outros casos podem ser encontrados em BARBOSA et al. (2004). Uma das formas de minimizar as tenses surgidas a partir da retrao em alvenarias utilizar argamassas com baixo mdulo de deformao, permitindo que as juntas possam absorver as deformaes surgidas. Os blocos, por sua vez, devem ser assentados aps estabilizao das deformaes volumtricas (retrao inicial). Tambm possvel (e muitas vezes fundamental) a previso de juntas de controle para permitir a acomodao das deformaes. Outra possibilidade a armao das juntas da alvenaria para aumentar sua resistncia trao. Juntas verticais no preenchidas ou preenchidas posteriormente tambm podem ajudar na preveno. Esses tpicos sero retomados em detalhe na parte 2 deste artigo.
RETRAO EM BLOCOS DE CONCRETO

seqncia, d-se a retrao por secagem. Em contrapartida, quando h variao positiva da umidade (molhagem), a gua se insere nos capilares dos blocos e exerce uma tenso capilar que tende a aumentar seu volume. Segundo a NATIONAL CONCRETE MASONRY ASSOCIATION - NCMA (2003c) a retrao por carbonatao ocorre a partir da reao entre materiais cimentcios e o dixido de carbono presente na atmosfera, e caracterizada por um processo lento e ao longo de vrios anos. Como atualmente no h nenhum mtodo de ensaio para avaliar a retrao por carbonatao, a mesma bibliografia sugere a adoo do valor de 0,25 mm/m. DRYSDALE et al. (1999) indica que a retrao total depende principalmente das condies de cura (vapor ou autoclave), da quantidade de cimento, do tipo de agregado e da umidade relativa do ambiente, e indica valores tpicos de retrao iguais a: Blocos produzidos com: agregado comum com cura a vapor: de 0,2 a 0,5 mm/m; agregado comum com cura em autoclave: de 0,1 a 0,4 mm/m; agregado leve com cura a vapor: de 0,4 a 0,8 mm/m; agregado leve com cura em autoclave: de 0,2 a 0,6 mm/m. No Brasil, usualmente os blocos de concreto so produzidos com agregado comum e, nos melhores fabricantes, com cura a vapor. Entretanto, no incomum encontrar fabricantes de blocos de concreto sem um processo adequado de cura, e desta forma possvel que sejam encontrados blocos com retrao superior indicada no pargrafo anterior. O ensaio de retrao por secagem dos blocos realizado de acordo com a NBR 12117/1991, e serve para certificao da qualidade destes, devendo ser realizado apenas pelo fabricante e no pelo construtor. A mxima retrao dos blocos permitida igual a 0,65 mm/m. Segundo NCMA (2003a), quando no h variao no trao ou no procedimento de fabricao, deve-se repetir o ensaio a cada dois anos.
Figura 4: Resultados de ensaios de retrao em alvenarias de blocos de concreto (PARSEKIAN, 2002) Figura 3: Parede com abertura de janela e restries laterais (engastes), superior e inferior.

A retrao dos blocos de concreto ocorre de trs formas distintas: a) por secagem a.1) inicial irreversvel, com a perda da umidade no envolvida no processo de hidratao, logo nas primeiras horas e dias; a.2) reversvel, pela variao de umidade ao longo da vida; b) retrao irreversvel por carbonatao, tambm ao longo da vida. Usualmente a mistura dos blocos de concreto caracterizada por um concreto seco, com baixa relao gua/cimento, uma vez que esses blocos sero produzidos por vibroprensagem com alta energia. Desta forma, a parcela de retrao inicial irreversvel geralmente baixa em comparao com as outras duas. Apenas quando a energia de prensagem pequena (casos de equipamentos de pequeno porte) espera-se valores considerveis de retrao inicial. Conforme SABBATINI (1984), como normalmente a alvenaria fabricada com um teor de gua muito superior umidade de equilbrio com o meio ambiente, h, aps a fabricao, uma perda substancial de umidade e, em con-

Tabela 1: Valores do coeficiente de deformao unitria por retrao na alvenaria, segundo algumas referncias REFERNCIA AS 3700/1998 ACI 530-99 / ASCE 5-99 / TMS 402-99 BS 5628-2/1995 ABCI/1990 LAURSEN et al. (2000) TANEJA et al. (1986) NCMA (2003) PARSEKIAN (2002) GRIMM (1999) Valor do Coeficiente (mm/m) - 0,7 0,25 + (0,15 ou 0,5) x retrao por secagem de bloco = 0,65 - 0,5 - 0,2 a -0,6 - 0,45 - 0,51 - 0,45 - 0,5 (- 0,6 para clculo de perdas em alvenarias protendidas quando a protenso feita antes de 14 dias) - 0,59 (valor caracterstico, ver Tabela 2)

33

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

RETRAO EM ALVENARIAS DE BLOCOS DE CONCRETO

O PROGRAMA EXPERIMENTAL REALIZADO NA UFSCAR

com aparelho Demec Gauge. O posicionamento das pastilhas indicado na Figura 5. Foram ensaiados blocos de 8,0 e 14,0 MPa de um fabricante de grande porte da Regio Metropolitana de So Paulo, blocos esses sujeitos a trs tipos de curas e produzidos na mesma partida. Os ensaios foram iniciados sete dias aps a produo dos blocos, com trs dias de cura a vapor ou mida. As paredes foram moldadas cinco dias aps a produo dos blocos. Em seguida, foram utilizados blocos de um pequeno fabricante do interior do Estado de So Paulo, com resistncia de 4,5 MPa e

Estudos sobre retrao em alvenarias so pouco encontrados no Brasil. Em PARSEKIAN (2002) so relatados ensaios de retrao em quatro paredinhas de blocos de concreto, com duas resistncias (Figura 4). A Tabela 1 mostra alguns valores do coeficiente de retrao em alvenarias de blocos de concreto para serem adotados em projeto. Segundo o MASONRY DESIGNERS GUIDE (THE MASONRY SOCIETY, 2003) o valor de 0,15 (quando a umidade dos blocos controlada) ou 0,50 (quando a umidade dos blocos no controlada) vezes a retrao do bloco corresponde parcela relativa retrao reversvel de alvenarias de blocos de concreto. Para a retrao total deve-se somar 0,25 mm/m relativo retrao por carbonatao, conforme segue: = 0,25 (parcela devido carbonatao) + 0,15 (ou 0,50) x retrao por secagem dos blocos, valores em mm/m. O NCMA (2003b) indica o valor de 0,45 mm/m para a retrao que ocorre em alvenarias. interessante ressaltar que a retrao, aliada a deformaes trmicas, produz uma deformao na ordem de 3 mm a cada 6,0 m de alvenaria. GRIMM (1999) fez um extenso levantamento sobre valores do coeficiente de retrao em alvenarias relatados em diversas referncias norte-americanas. Os resultados estatsticos desse estudo so mostrados na Tabela 2.

O estudo realizado no Programa de Ps-Graduao em Construo Civil da Universidade Federal de So Carlos - UFScar avaliou experimentalmente a retrao em blocos e paredes de alvenaria. O trabalho completo relatado em BARBOSA (2005) e em PARSEKIAN (2005). Foram moldadas pequenas paredes de dimenso 120 cm x 100 cm. Para cada tipo de bloco e cura foram moldadas trs paredinhas, onde foram coladas pastilhas para monitoramento da deformao. A leitura das deformaes foi feita

Tabela 2 Coeficiente de retrao em alvenaria de blocos de concreto, mm/m (GRIMM, 1999) Nmeros de dados 94 Mdia 0,360 Desvio Padro% 33 Moda 0,310 Mediana 0,340 Caracterstico 95% 0,590

Figura 6: Retrao da medida de retrao horizontal da parede, mdia das paredes analisadas.

Figura 5: Dimenses e indicao do posicionamento das pastilhas para monitoramento de deformaes em paredinhas.

Figura 7: Retrao da medida de retrao no bloco de controle, mdia das paredes analisadas.

34

prisma

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

cura mida. Essas paredes foram moldadas aps cinco e 19 dias da produo dos blocos. Em frente de cada parede foi posicionado um bloco com pastilhas coladas nas duas laterais e periodicamente foi feita a leitura da deformao nas duas faces. O aqui chamado grande fabricante tinha todo o processo de produo dos blocos automatizado e controlado eletronicamente, vibroprensa de grande porte e cura a vapor no procedimento normal de produo. O cimento utilizado foi o CP-II. J o fabricante de pequeno porte no tinha controle rigoroso do processo de produo e da dosagem dos materiais, possua vibroprensa de pequeno porte e usualmente executa a cura por meio do espalhamento dos blocos no cho e molhagem por um dia. O cimento utilizado foi o CP-V. As Figuras 6 e 7 mostram grficos comparativos de todas as paredes para a retrao em uma linha horizontal e do bloco de controle, respectivamente. A partir dos grficos mostrados nas Figuras 6 e 7, pode-se concluir: a) valores da retrao medida em cada parede aps o perodo de um ano: parede com bloco de 14 MPa = 0,050% cura a vapor; = 0,058% cura mida; = 0,052% cura natural; parede com bloco de 8 MPa = 0,026% cura a vapor; = 0,030% cura mida; = 0,026% cura natural; parede de 4,5 MPa de pequeno fabricante da regio de So Carlos = 0,050% blocos assentados com cinco dias; = 0,030% blocos assentados com 19 dias; b) as retraes medidas nas paredes e nos blocos de controle apresentaram valores prximos, indicando influncia secundria da argamassa na retrao de paredes; c) nas paredes moldadas com blocos do grande fabricante, a retrao obtida no caso de blocos de 14,0 MPa foi superior dos blocos de 8,0 MPa; d) as paredes moldadas com blocos do pequeno fabricante tiveram valor de retrao elevado,

mesmo utilizando-se blocos de pequena resistncia; essa retrao foi consideravelmente menor quando se esperou maior tempo para assentamento dos blocos; e) o valor mximo de retrao, considerandose todos os casos, foi da ordem de 0,06% ou 0,6 mm/m.

des, utilizao de argamassa de menor mdulo, realizando ou no o preenchimento posterior das juntas verticais. Como concluso so feitas recomendaes para o projetista ou executor relativas a cada um dos cuidados descritos no pargrafo anterior.
PREVENO DE FISSURAS

OBSERVAES FINAIS

Existem vrios caminhos para preveno de fissuras devido retrao, tais como: a) Minimizar o valor da retrao do bloco atravs da sua correta dosagem, procedimento de fabricao e cura; b) Aguardar a estabilizao das deformaes volumtricas (retrao inicial) dos blocos antes de assent-los; c) Armar as paredes como forma de aumentar a resistncia trao da alvenaria, j que a armadura pode absorver esses esforos; d) Prever juntas de controle para permitir a acomodao das deformaes; e) Utilizar argamassas com baixo mdulo de deformao para que as juntas possam absorver as deformaes surgidas; f) No preencher as juntas verticais.
1. MINIMIZAO DA RETRAO DOS BLOCOS E TEMPO DE ESPERA PARA ASSENTAMENTO

Neste artigo so relatados estudos para obteno de parmetros para considerao da retrao em alvenarias de blocos de concreto. Baseado nesses estudos pode-se concluir: A retrao da alvenaria depende basicamente da retrao do bloco. Blocos fornecidos por fabricantes com vibroprensa de pequeno porte, sem controle rigoroso do processo de fabricao, tm potencial de retrao maior. Blocos de maior resistncia tm maior potencial de retrao. Parcela significativa da retrao ocorre nos primeiros dias aps a produo destes. Para levar em conta o efeito da retrao nos projetos, como por exemplo para dimensionar juntas de controle, sugere-se a adoo de coeficiente de retrao igual a 0,5 mm/m. Para o caso de previso de perdas em alvenarias protendidas pode-se adotar o mesmo valor, exceto quando a protenso aplicada antes de 14 dias, quando se sugere adotar o valor de 0,6 mm/m. Na terceira parte deste artigo, so feitas recomendaes sobre o projeto e a execuo de obras em alvenarias de blocos de concreto, visando a minimizar o potencial de patologias associadas a esse fenmeno.

Para reduzir o potencial de retrao de uma parede de fundamental importncia a utilizao que, aps o assentamento, blocos tenham a menor retrao possvel. Diferentes concluses podem ser extradas do trabalho BARBOSA (2005) que realizou ensaios de retrao em blocos e paredes de alvenaria de diversas caractersticas (ver parte 1 deste artigo). Fabricantes com vibroprensa de maior eficincia em termos

PARTE 2: RECOMENDAES PARA PREVENO DE PATOLOGIAS


Nesta segunda parte so indicados alguns cuidados que podem ser tomados no projeto e execuo, como posicionamento de juntas, escolha correta dos blocos e respeito ao tempo de assentamento desses, armao das pare-

de energia de vibrao e compactao, com controle rigoroso de produo e cura a vapor, podem produzir blocos com menor potencial de retrao por diferentes motivos. O fato de se ter controle do trao e uma energia de vibroprensagem elevada permite otimizao do trao, especialmente da quantidade de cimento. Para uma mesma resistncia ser necessria quantidade de cimento superior
35

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

no pequeno fabricante em relao ao grande fabricante. Blocos produzidos com taxa de cimento maior tm maior potencial de retrao. A utilizao de cura a vapor, alm de tambm contribuir para otimizao do trao, acelera as reaes iniciais do cimento, fazendo com que grande parte da parcela de retrao irreversvel ocorra nos primeiros dias, antes do assentamento dos blocos. A parcela de retrao reversvel depende basicamente da variao de umidade dos blocos. Se o bloco for submetido umidade alta ocorrer uma retrao quando este entrar em equilbrio com um ambiente menos mido. De forma alguma os blocos devem ser assentados molhados. importante aguardar um perodo de dias adequado para que os blocos sequem antes do assentamento. Em relao ao controle de umidade, a normalizao internacional classifica os blocos em duas categorias: Tipo I (umidade controlada) ou Tipo II (sem controle de umidade, de acordo com a Tabela 3 da ASTM C90/1998. Deve-se destacar que essa classificao foi eliminada em verses mais recentes desta norma (ASTM C90/2000). O intuito de reproduzi-la aqui apenas para esclarecer as especificaes da Tabela 4. Nas recomendaes deste texto utiliza-se um critrio mais simples e genrico. Outro fator que ter grande influncia na retrao da alvenaria ser a umidade mdia da regio onde a edificao ser construda. Quanto menor for a umidade local maior ser o potencial de retrao, uma vez que, ao entrar em equilbrio com um ambiente seco, os blocos perdem umidade e diminuem de tamanho (retraem). O mapa mostrado da Figura 8 indica valores mdios de cada regio brasileira. Neste trabalho so considerados dois fatores para recomendao de cuidados na escolha dos blocos e no tempo de espera para assentamento. O primeiro fator relativo ao fabricante, se ele tem ou no cura a vapor. Ainda que a cura a vapor no seja o nico fator para escolha do fabricante, entende-se que fabricantes com cura a vapor tero tambm maior controle de produo, alm de equipamento de vibropren-

Tabela 3: Valores mximos de umidade dos blocos para classificao Tipo I Retrao Linear (mm/m) Mxima umidade do bloco quando ao assentamento (%) Condies de umidade do ar local mido Hr > 75% < 0,3 0,3 a 0,45 0,45 a 0,65 45 40 35 mdio 50% < Hr < 75% 40 35 30 rido Hr < 50% 35 30 25

Figura 8: Umidade relativa mdia anual no Brasil 1931/1990 (Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, disponvel em: www.inmet.gov.br, acesso em 10.set.2004

Figura 9: Junta de controle (NCMA, 2003a)

sagem de maior porte. interessante escolher blocos de fabricantes com cura a vapor. Quando isso no for possvel, alm de se certificar de que o produto atende a todas as especificaes de norma, importante aguardar maior perodo antes do assentamento. A NBR 8798/1985 recomenda utilizao de blocos somente com idades superiores a 21 dias. Entende-se que esse prazo pode ser diminudo para cura a vapor e blocos de baixa resistncia e que deva ser respeitado para blocos sem cura a vapor. Baseado nessas consideraes recomenda-se: 1.1 A retrao por secagem dos blocos, ensaiados segundo NBR 12117, fica limitada a 0,65 mm/m; 1.2 Blocos produzidos sem cura a vapor no devem nunca ser utilizados com menos de 21 dias de idade; 1.3 Blocos de resistncia moderada, at 8,0 MPa, produzidos com cura a vapor, podem ser utilizados aos sete dias; para tanto a fbrica deve possuir certificado de ensaio de retrao por secagem, segundo NBR 12117, indicando valores de retrao mximos (de todos os exemplares) inferiores ao especificado com incio de ensaio aos sete dias;

1.4 Blocos de resistncia elevada, acima de 8,0 MPa, produzidos com cura a vapor, podem ser utilizados aos 14 dias; para tanto a fbrica deve possuir certificado de ensaio de retrao por secagem, segundo a NBR 12117, indicando valores de retrao mximos (de todos exemplares) inferiores ao especificado com incio de ensaio aos 14 dias 1.5 Nunca molhar os blocos antes do assentamento; estes devem estar secos quando do assentamento.
2. JUNTAS DE CONTROLE E ARMAO DAS PAREDES

Juntas de controle podem reduzir o potencial de aparecimento de fissuras por retrao, pois essas permitem que as deformaes ocorram livremente, sem o aparecimento de tenses. No sentido contrrio, a armao das paredes permite aumento na resistncia a trao, provendo capacidade alvenaria de resistir a eventuais traes ocorridas. O NCMA (2003a e 2003b) indica os pontos crticos em paredes de um edifcio, nos quais devem ser previstas juntas: a) Em mudanas de altura ou largura de parede;

36

prisma

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

b) Sob lajes que se apiam em alvenarias, especialmente no ltimo pavimento; c) Nas laterais de aberturas; d) Entre outros. Ressalta-se que tradicionalmente a maioria das juntas indicadas acima no prevista nas construes nacionais. Usualmente so executadas juntas de controle verticais (Figura 9) em espaamentos pr-definidos. Quanto menor for a taxa de armadura horizontal de uma parede menor deve ser o espaamento dessas juntas. Neste artigo sero adotados trs nveis de taxa de armadura horizontal das paredes: 0%, 0,04% e 0,1%. Essas taxas so relativas rea bruta da seo lateral da parede (espessura x altura) e foram adaptadas de recomendaes internacionais.

Para se obter uma taxa de armadura de 0,04% em uma parede de 14 cm e 2,80 m de altura, deve-se ter uma rea de ao horizontal igual a 0,04x14x2,80 = 1,57cm2. Essa taxa pode ser obtida com uma canaleta a meia altura e outra no respaldo na laje, cada uma armada com uma barra de 10 mm. A Figura 10 indica esse e outros detalhes de taxa de armadura. Detalhes adicionais so possveis, como a utilizao de armaduras de pequeno dimetro distribudas nas juntas de assentamento horizontal. GRIMM (1999) fez recomendaes de como aplicar as juntas de controle de acordo com: Umidade relativa mdia anual local; O tipo de unidade de concreto da alvenaria [ASTM C90, Tipo I (umidade controlada) ou Tipo II (sem controle de umidade); O espaamento vertical do reforo horizontal; Exposio ao tempo. Como exemplos de utilizao da tabela, pode-se considerar dois casos: 1) Na cidade de So Paulo (ver umidade mdia
Tipos de Unidades de Concreto da Alvenaria Tipo I Umidade Controlada Tipo II Sem Controle de Umidade 1,83 3,05 4,27 2,74 4,27 5,79 3,66 4,88 6,1 4,57 6,1 7,62 5,49 6,71 7,92 6,4 7,92 9,45
Figura 10: Detalhes de armao horizontal para vrias taxas de armadura

Tabela 4: Mximo espaamento horizontal das juntas de controle em paredes de alvenaria de concreto* Umidade Relativa Localizao da Parede Taxa de armadura

na Figura 8), levando-se em conta uma parede interna, armada com cinta intermediria (Figura 10-B) e bloco com umidade controlada, deve-se prever uma junta de controle a cada 11,0 m. 2) Na cidade de Teresina, uma parede externa, sem armadura longitudinal e bloco sem umidade controlada, o comprimento de parede igual a 1,8 m. Baseado nessas idias, o projeto de norma da NBR10837 (2005), especifica os espaamentos indicados na Tabela 5 em funo da taxa de armadura adotada. Recomenda-se como boa prtica executiva a armao das paredes externas com uma cinta intermediria e respeito ao espaamento das juntas de controle anotadas nesta tabela. Em situaes em que se sabe a priori que os blocos tm elevado potencial de retrao, recomenda-se estender essa armadura nas paredes internas.
3. PREENCHIMENTO DAS JUNTAS VERTICAIS

< 50%

Exterior

0 0,04 0,1

3,66 5,49 7,32 5,03 7,32 9,63 5,49 7,32 9,14 6,86 9,14 11,46 7,32 9,14 10,97 8,69 10,97 13,29

Interior

0 0,04 0,1

> 50 e < 70%

Exterior

0 0,04 0,1

Interior

0 0,04 0,1

> 70%

Exterior

0 0,04 0,1

Interior

0 0,04 0,1

* (Adaptado de GRIMM, 1999)

Tabela 5: Recomendao para espaamento horizontal das juntas de controle Localizao da parede Taxa de Armadura Limite (m) Blocos produzidos com cura a vapor Externa Interna Sem armadura (Figura 10-A) 0,04% (Figura 10-B) Sem armadura (Figura 10-A) 0,04% (Figura 10-B) 7,0 9,0 9,0 11,0 Blocos produzidos sem cura a vapor 5,0 7,5 7,5 9,0

A prtica do no-preenchimento das juntas verticais permite uma certa liberdade de movimentao dos blocos. Segundo RAMIREZ-VILATO (2004) entre as alteraes de tecnologia ocorrida nos ltimos anos est a
37

CADERNO TCNICO ALVENARIA ESTRUTURAL - CT4

tcnica de no-preenchimento da junta vertical de assentamento dos blocos (...). Nesse processo construtivo esta tcnica objetivava principalmente a reduo da possibilidade de ocorrncias de problemas patolgicos causados por movimentaes intrnsecas da alvenaria, de origem higroscpica ou trmica. A partir de resultados de vrios ensaios e da caracterizao de vrios aspectos relativos ao comportamento de uma parede com ou sem junta vertical preenchida, o autor conclui que em vrias situaes vivel a utilizao da junta vertical seca (no preenchida), sendo esse procedimento favorvel capacidade de absorver deformaes e evitar o surgimento de fissuras e patologias nas paredes. Entretanto alguns fatores como resistncia ao cisalhamento diminuda, mais preocupante em prdios mdios e altos (acima de seis pavimentos), e menor isolao acstica devem ser levados em conta. Projetistas especializados em alvenaria estrutural recomendam o no-preenchimento ou preenchimento posterior das juntas verticais para evitar patologias associadas a retrao (WENDLER, 2005). Deve-se destacar que a escolha do no preenchimento das juntas verticais deve levar em conta os fatores citados acima e s pode ser feita na fase de projeto, com aval do engenheiro de estruturas. Recomenda-se o preenchimento das juntas verticais para prdio mdios e altos durante a elevao das paredes, em funo da necessidade de maior resistncia ao cisalhamento. Em prdios baixos recomenda-se considerar o no preenchimento de juntas verticais e fech-las aps a execuo da parede (sugere-se aguardar pelo menos uma semana), utilizando uma argamassa de resistncia inferior utilizada no assentamento. Essa opo deve ser definida na fase de projeto com aval do engenheiro de estruturas.

CONCLUSO

posicionamento de juntas de controle, e o nopreenchimento de juntas verticais para o caso de prdios baixos.

Nesta segunda parte do artigo sobre Retrao em Alvenarias de Blocos de Concreto so feitas recomendaes para preveno de fissuras associadas a esse fenmeno. Resumidamente, essas condies se baseiam na escolha do fornecedor do bloco e respeito ao tempo mnimo de espera para assentamento dos blocos aps sua fabricao, armao das paredes e
REFERNCIAS
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. Standard specification for load-bearing concrete masonry units - ASTM C 90. Philadelphia, 2000. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Bloco vazado de concreto simples para alvenaria estrutural - NBR 6136. Rio de Janeiro, 1994. ____. Blocos vazados de concreto para alvenaria Retrao por secagem - NBR 12117. RIO DE JANEIRO, 1991. ____. EXECUO E CONTROLE DE OBRAS EM ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS VAZADOS de concreto - NBR 8798. RIO DE JANEIRO, 1985. ____.PROJETO DE ESTRUTURAS DE ALVENARIA COM BLOCOS DE CONCRETO - NBR 10837. PROJETO DE NORMA, CAP. 9 A 13, V.5, OUT., 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DA CONSTRUO INDUSTRIALIZADA. Manual tcnico de alvenaria. ABCI-Projeto, 1990. BARBOSA, K. C. Avaliao experimental do fenmeno de retrao em alvenaria de blocos de concreto. Dissertao (mestrado). Universidade Federal de So Carlos - UFSCar, 233p., So Carlos, 2005. BARBOSA, K. C.; PARSEKIAN, G. A.; SALES, A. Retrao em Alvenarias de Blocos de Concreto - Previso e Preveno de Patologias. X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construdo (Entac). So Paulo, 2004. BRITISH STANDARD INSTITUTION. CODE OF PRACTICE FOR STRUCTURAL USE OF MASONRY. PART 2 - REINFORCED AND PRESTRESSED MASONRY. BS 5628, PART 2, 1995. CURTIN, W.G.; SHAW, G.; BECK, J.K.; BRAY, W.A. Structural masonry designers manual. London, Granada Publishing Limited, 1982. DRYSDALE, R. G.; HAMID, A. A.; BAKER, L. R. Masonry structures behavior and design. 2nd edition. The masonry society. Boulder Colorado. 1999. GRIMM, C. T. Design for masonry volume change. The Masonry Society. Boulder, 1999. INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA (INMET). Umidade relativa anual, 1931/1990. Disponvel em: www.inmet.gov.br/climatologia/combo_climatologia_ C.html. Acesso em 10set2004.

AGRADECIMENTOS

Os autores agradecem Fapesp/Capes e sABCP pelo financiamento e apoio ao projeto de pesquisa.

LAURSEN, P. T.; INGHAM, J. M.; VOON, K. C. Material testing supporting a study of prestressed masonry. In: 8 International Brick and Block Masonry Conference (IBMAC). v. 2, p. 937-951, 2000. MASONRY STANDARDS JOINT COMMITTEE. Building code requirements for masonry structures (ACI 530/ TMS 402/ASCE 5). 1999. NATIONAL CONCRETE MASONRY ASSOCIATION. Control Joints for Concrete Masonry Walls Alternative Engineered Method. TEK 10-3, 2003a. ____. Control Joints for Concrete Masonry Walls - Empirical Method. TEK 10-2B, 2003b. ____. Crack Control in Concrete Masonry Walls. TEK 10-1A, 2003c. PARSEKIAN, G. A. Avaliao Experimental do Fenmeno de Retrao em Alvenaria de Blocos de Concreto. 2 Relatrio. Projeto de Pesquisa FAPESP 02/13766-7. No Publicado, 2005. PARSEKIAN, G. A. Tecnologia de produo de alvenaria estrutural protendida.. So Paulo, Tese (Doutorado), EPUSP, 263p., 2002. RAMIREZ-VILATO, R; Influncia do preenchimento das juntas verticais entre componentes no comportamento da alvenaria estrutural. So Paulo, Tese (Doutorado), EPUSP, 165p, 2004. SABBATINI, F. H. O processo construtivo de edifcio de alvenaria estrutural slico-calcrio. So Paulo, Dissertao (Mestrado), EPUSP, 298p.,1984. STANDARDS ASSOCIATION OF AUSTRALIA. Masonry Structures - AS 3700. Second Edition, Sydney, 1998. TANEJA, R.; SHRIVE, N.; HUIZER, A. Loss of prestress in post-tensioned hollow masonry walls. In: Advances in analysis of structural masonry. Proceedings of a session at Structures Congress 86 sponsored by the Structural Division of the Association of Civil Engineers. New Orleans, U.S.A., 15-18 set, pp.76-93, 1986. THE MASONRY SOCIETY. Masonry Designers Guide. 4th Edition. The Masonry Society, 2003. WENDLER, A. Relatrios de Alvenaria estrutural - Wendler Projetos. Disponvel em: www.wendlerproj etos.com.br. Acesso em: 15out2005.

(1) Guilherme Aris Parsekian Professor-Doutor, Programa de Ps-Graduao em Construo Civil da Universidade Federal de So Carlos parsek@power.ufscar.br

(2) Davidson Figueiredo Deana Engenheiro civil, Ethos Solues dfdeana@yahoo.com

(3) Kleilson Carmo Barbosa Engenheiro civil, mestre em Construo Civil klecbarbosa@terra.com.br

(4) Thiago Bindilatti Inforsato Graduando em Engenharia Civil, Universidade Federal de So Carlos thi_bin@yahoo.com.br

38

prisma

Vous aimerez peut-être aussi