Vous êtes sur la page 1sur 3

ROTEIRO DE ESTUDO

Curso: Srie: Disciplina: Professor EAD: Tema: ADMINISTRAO 5 Estrutura e Anlise das Demonstraes Contbeis Glenda de Almeida Soprane Tema 2 DRE (Demonstrao do Resultado do Exerccio), Anlise Vertical e Anlise Horizontal. do RESUMO DO TEMA DRE- Demonstrativo do Resultado do Exerccio O DRE (Demonstrativo do Resultado do Exerccio) elucida os lucros e prejuzos do exerccio, bem como a origem das receitas, custos e despesas de uma entidade. Para Marion (2009), esta a principal demonstrao de fluxo, j o resultado obtido evidencia se as receitas superaram as despesas, se as despesas superaram as receitas ou se houve igualdade entre elas. A evidenciao da DRE retrata uma pea contbil de carter econmico (relacionado riqueza da entidade), e no financeiro (relacionado ao dinheiro). (AZEVEDO, et al., 2012). Segundo Azevedo et al. (2012), o DRE serve para ser analisado de vrios prismas, como: Gestor: ter uma viso estratgica, podendo, a partir dos dados do DRE, determinar para qual caminho a empresa dever seguir. Acionista: conseguir ver a tendncia financeira que a empresa est tomando. Governo: basicamente observar o Imposto de Renda da Pessoa Jurdica, por meio do Lucro real. A estruturao do balano patrimonial, segundo determinao do artigo 187 da Lei n. 6.404/1976, alterada pelas leis n. 11.638/2007 e n. 11.941/2009 dever ser composta pelos itens explicados a seguir: - Receita operacional bruta: a somatria de todas as vendas ou servios que foram efetuados e que tenham sido faturados. - Dedues da receita bruta: representam as contas de devolues, como vendas canceladas, abatimentos, impostos sobre as vendas e descontos. - Receita operacional lquida: representa o faturamento da empresa. - Custo das mercadorias vendidas (CMV), Custo dos servios prestados (CSP) e Custo dos produtos vendidos (CPV). - Lucro bruto ou resultado bruto: o custo das mercadorias e servios da empresa com a deduo das receitas correspondente. - Despesas de vendas: o lanamento das despesas com a comercializao dos produtos e servios da organizao. - Despesas administrativas: registro das despesas administrativas. - Resultados financeiros lquidos: despesas financeiras deduzidas das receitas. - Receitas financeiras: so os rendimentos obtidos com fundos de investimentos, juros obtidos e descontos recebidos. - Despesas financeiras: juros pagos, descontos concedidos e despesas bancrias. - Outras receitas e despesas operacionais: so os itens que no so provenientes da atividade Relembrar a estrutura da Demonstrao do Resultado do Exerccio Compreender a necessidade da Anlise Vertical e da Anlise Horizontal como auxlio na tomada de deciso; Elaborar a Anlise Vertical e Horizontal das demonstraes financeiras; Identificar, conceituar e interpretar as variaes apuradas na elaborao. Perodo Letivo: 1 bimestre 2013-1

Objetivos Tema

central da empresa. - Resultado operacional antes do imposto de renda (IR) e CSL (lucro ou prejuzo): o resultado at aqui obtido elucidar se a empresa teve lucro ou prejuzo, e se haver incidncia de IR ou CSL. - Participaes e contribuies: aps a anlise dos resultados com as devidas dedues, devem-se lanar outras dedues como participao de lucros e resultados, contribuies assistenciais ou fundo de assistncia. - Resultado lquido do exerccio (lucro ou prejuzo): este item corresponde ao resultado final do exerccio analisado. Marion (2009) afirma que a DRE a principal demonstrao de fluxos, j que compara receitas com as despesas do perodo. Estrutura do DRE Receita operacional bruta (-) Deduo da receita bruta Devolues de vendas Abatimentos Imposto de renda (=) Receitas operacionais lquidas (-) Custo das mercadorias (CMV) / Servios prestados (CSP) (=) Lucro bruto/ Resultado bruto (-) Despesas operacionais Despesas com vendas Despesas financeiras (deduzidas as receitas financeiras) Despesas administrativas Despesas com depreciao (=/-) Outras receitas e despesas operacionais (+) Receitas (=) Resultado operacional antes do Imposto de Renda e CSL (Lucro ou Prejuzo) (-) Proviso para Imposto de Renda Pessoa Jurdica (IRPJ) (-) Proviso para Contribuio Social sem Lucro Lquido (CSLL) (=) Resultado Lquido do Exerccio (Lucro ou Prejuzo) A DRE a expresso mxima, junto com o Balano, da evidenciao contbil emanada da aplicao criteriosa dos procedimentos de escriturao e ajuste, obedecendo aos princpios da contabilidade (MARION, 2009, p. 129). 1. Anlise Vertical e Horizontal Para que se possa avaliar o desempenho de uma empresa, faz-se necessrio comparar os resultados obtidos anteriormente, pois, somente desta forma, ser possvel fazer uma anlise sobre sua progresso ou declnio financeiro. Portanto, para identificar, conceituar e interpretar as variaes entre os perodos pr-determinados, existem duas formas de anlises de demonstraes financeiras, a anlise vertical e horizontal. Os dados apresentados por meio das anlises, tanto vertical como horizontal, ajudam nas tomadas de decises mais estratgicas da empresa, e so apresentados em forma de percentagem. Portanto, ser por meio da anlise horizontal que ser possvel verificar a evoluo do Ativo total da empresa (SILVA, 2009). 2.1 Anlise Vertical A anlise vertical ou anlise de estrutura auxilia no momento da avaliao da estrutura das demonstraes financeiras, ou seja, do balano patrimonial e DRE e tambm na representatividade dos indicadores financeiros pertinentes ao Ativo e Passivo, elucidando assim se houve prejuzo ou lucro do perodo analisado. A anlise vertical corresponde usualmente anlise de participao. Em geral, utiliza-se como parmetro a receita total e o ativo total (SILVA, 2009, p. 109). Os dados apresentados so em forma de percentagem de cada grupo de conta.

2.2 Anlise Horizontal J na anlise horizontal, analisa-se a evoluo dos elementos do balano patrimonial e da DRE durante um determinado perodo. A maneira mais usual de se calcular essa evoluo tomar como base o exerccio anterior mais prximo do perodo atual. Segundo Azevedo et al. (2012), esse mtodo torna mais dinmica a anlise, possibilitando apurar a evoluo em menores perodos de tempo. Outra forma de se obter o ndice da Anlise Horizontal usar como base o exerccio imediatamente anterior ao que esta sendo analisado. o indicador chamado Nmero-ndice que torna a anlise mais dinmica.

Nessa anlise, possvel identificar se houve um aumento ou diminuio de algum ndice, mesmo que no haja grande representatividade na avaliao geral da organizao. Dessa forma, fica evidente como as anlises horizontal e vertical se completam. Ambas so de suma importncia para as empresas, pois fazem uma comparao sobre a evoluo ou declnio das contas da entidade. PERGUNTA DESAFIADORA REFERENTE AO TEMA DA AULA Professor distncia, discuta junto aos alunos ao final da aula sobre a seguinte questo: Sabe-se que de suma importncia a anlise de rentabilidade em uma organizao. Imagine que voc contador em uma determinada entidade, que precisa de uma anlise fiel sobre um possvel declnio financeiro. Desta forma, com base nos seus conhecimentos sobre contabilidade gerencial, escreva qual a aplicabilidade das anlises horizontal e vertical neste caso.

Vous aimerez peut-être aussi