Vous êtes sur la page 1sur 4

ROTEIRO DE ESTUDO

Curso: Srie: Disciplina: Professor EAD: Tema: ADMINISTRAO 5 Estrutura e Anlise das Demonstraes Contbeis Glenda de Almeida Soprane Tema 5: Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa e Estrutura e Anlise do Fluxo de Caixa Aprender como elaborar os quadros de Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro de uma empresa. Compreender como gerenciar o Capital de Giro de uma entidade. Entender qual a importncia do planejamento financeiro nas empresas. Entender como realizar o Fluxo de Caixa de uma organizao. RESUMO DO TEMA Ciclo Operacional, Ciclo de Caixa e Estrutura e Anlise do Fluxo de Caixa Na busca por melhores resultados financeiros as empresas esto focando seus esforos na gesto eficiente do Capital de Giro, que impacta no lucro ao final de cada exerccio. Alm disso, tem se observado um grande interesse por parte dos gestores no fluxo de caixa das entidades (MARION, 2009). Com a abertura de mercado, investidores do mundo todo buscam cada vez mais mecanismos que permitam uma anlise mais segura da situao financeira da empresa que pretendem investir (AZEVEDO; et al., 2012). Capital de Giro O gerenciamento do Capital de Giro visa s tomadas de deciso voltadas a liquidez da empresa e composto pelo volume de bens que constituem o Ativo circulante, considerando tambm as obrigaes do Passivo circulante. Capital de Giro Lquido Segundo Blatt (2001, apud AZEVEDO; et al., 2012), o capital circulante lquido indica a folga financeira da empresa, ou seja, o excesso ou a falta de Ativos circulantes em relao aos Passivos circulantes. Capital circulante lquido= Ativo circulante Passivo circulante Necessidade Lquida de Giro de Capital O capital circulante lquido demonstra o excesso ou a falta de capital de giro, pois a diferena entre Ativo circulante e Passivo circulante. Determinao da necessidade de Capital de Giro A determinao da necessidade de capital de giro e a anlise de suas fontes de financiamentos no so apenas uma prtica de estudo de administrao financeira, mas uma estratgia de crescimento e lucratividade (AZEVEDO; et al., 2011). Braga (2007, p.338-339, apud AZEVEDO; et al., 2012) define a frmula da Necessidade de capital de giro como: Ativo circulante operacional menos o Passivo circulante operacional. Ou seja: NCG = AGO PCO Sendo AGO, as contas que fazem parte da operao principal da empresa como estoques, contas a receber, entre outros. E PCO, as fontes de financiamento dessas operaes como fornecedores, salrios a pagar, tributos sobre vendas. Perodo Letivo: 1 bimestre 2013-1

Objetivos do Tema

Para se chegar ao valor pelo longo prazo ou de capital prprio, ou seja, Financiamento do capital circulante lquido, usa-se a seguinte frmula: Financiamento do capital circulante lquido = Elegvel em longo prazo mais patrimnio lquido, menos realizvel em longo prazo mais Ativo permanente. Ou seja: FCCL= (EPL+PL) (RLP+AP) Oberve que quando as fontes de financiamento so maiores que as aplicaes h tranquilidade financeira, porm quando a necessidade de aplicaes maior que as fontes, h a necessidade de se buscar recursos externos. Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa O Ciclo a medida resultante de prazos ocorridos nos Ativos (prazo mdio de rotao dos estoques, prazo mdio de recebimento das vendas e prazo mdio de pagamento das compras), esses ndices elucida o ciclo da empresa. Prazo Mdio de Rotao dos Estoques PMRE o tempo de giro mdio dos estoques da organizao, que deve ser calculado mediante a seguinte frmula: PMRE= estoque __________________________ X DP Custo das mercadorias vendidas Obervao: DP igual a dias de perodo. Prazo Mdio de Recebimento das Vendas PMRV o tempo para recebimento das vendas da empresa, que deve ser calculado mediante a seguinte frmula: PMRV= Duplicatas a receber ________________________ X DP Receitas brutas de vendas Observao: DP igual a dias de perodo. Prazo Mdio de Pagamentos das Contas PMPC o tempo mdio que a organizao tem para pagar suas compras a prazo, que deve ser calculado mediante a seguinte frmula: PMPC= Fornecedores _____________ X DP Compras Observao: DP igual a dias de perodo. Ciclo Operacional o tempo correspondente ao intervalo entre a compra das mercadorias/ matria-prima e o recebimento das vendas. Frmula: CO= PMRE + PMRV Em que: PMRE = Saldo da conta estoque _____________________ x 360 dias Custo das vendas PMRV = Duplicatas a receber ____________________ x 360 dias Vendas Ciclo de Caixa ou Ciclo Financeiro Ciclo de caixa ou ciclo financeiro o perodo de necessidade do capital de giro, ou seja, se inicia com o pagamento dos fornecedores e termina com o recebimento das vendas, ou seja, o ciclo operacional menos o prazo mdio de pagamento das contas. Frmula: CF = PMRE + PMRV PMPC Ou CF= CO PMPC Quando no se tem o saldo de compras no Balano Patrimonial, calcula-se o custo mdio de mercadorias da seguinte forma:

CMV = Estoque inicial + compras estoque final Giro de Caixa e Desembolso financeiro Elucida como a rotao dos Ativos podem influenciar na gerao de lucro e muito utilizado na tesouraria das organizaes. - Desembolso operacional: fornecedores, salrios, tributos, energia eltrica, gastos administrativos, entre outros. - Giro de caixa: quantidade de vezes que o volume de recursos disponveis gira no perodo. - Caixa operacional: o montante de recursos necessrios para se custear o desembolso operacional. Estrutura e Anlise do Fluxo de caixa Conceitos e Tendncias Gerenciais do Fluxo de Caixa Para Azevedo; et al. (2012), os gestores precisam utilizar ferramentas que identifiquem os saldos financeiros, a evoluo de entrada e sada, o histrico de saldos, as tendncias positivas e negativas, a sazonalidade e o impacto destas nos saldos das contas das empresas. Marion (2009) ainda defende que muito importante a anlise do caixa, mas, muitas vezes, h certo exagero na sua defesa, por consider-lo mais importante que o prprio lucro. Desta forma, fica clara a necessidade de uma verificao do fluxo de caixa menos burocrtica e mais prtica, em que o item principal de sua anlise seja com foco no lucro ou prejuzo da empresa. O Planejamento Financeiro Azevedo et al. (2012) afirma que planejar com eficincia a operao de uma empresa, sua evoluo comercial e financeira, as tendncias de produo e sucesso financeiro dependem de um bom planejamento e de acompanhamento. por meio deste planejamento, bem estruturado, que se poder traar metas com base em valores reais. por meio do fluxo de caixa que se podem acompanhar as entradas e sadas da empresa e diante destes dados, que se pode criar metas em curto e em longo prazo, desta forma, o fluxo de caixa um fator crtico de sucesso. O Fluxo de caixa uma fotografia pontual da situao financeira da organizao (AZEVEDO; et al., 2012). Modelos de Fluxo de Caixa Fluxo de caixa realizado: demonstra como se comporta as entradas e sadas da empresa em determinado perodo. Fluxo de caixa projetado: consideram-se as projees de entradas e sadas no perodo. Formas de Demonstraes do Fluxo de Caixa O fluxo de caixa pode ser feito pelo mtodo direto e indireto. No mtodo direto, ao contrrio do indireto, so demonstrados todos os recebimentos e pagamentos, o que, para muitos, o verdadeiro fluxo de caixa (MARION, 2009, p. 145). Mtodo direto: este mtodo facilita a avaliao da solvncia da organizao, j que elucida toda a movimentao dos recursos financeiros, bem como sua origem e onde foram aplicados. Mtodo indireto: este mtodo assemelha-se a DOAR (Demonstrao de Origens e Aplicao de Recursos). Tabela 5.1: Mtodo direto versus Mtodo indireto. Fonte: Azevedo et al. (2012). Adaptado pelo autor.

Para Marion (2009), o que difere o mtodo direto e o indireto a forma como so apresentados os recursos provenientes das operaes contbeis.

4.4 Demonstraes do Fluxo de Caixa Realizado por Atividade A Financial Accounting Standarrdas Board (FASB) classifica as atividades em trs categorias, que so: - Atividades operacionais: atividades normalmente decorrentes da operao da empresa, como recebimentos pela venda de produtos e servios, pagamentos de fornecedores, despesas operacionais, salrios e encargos. - Atividades de investimentos: transaes de concesso e recebimento de emprstimos, compra e resgate de ttulos financeiros, aquisio de venda de participao em outras sociedades, compra e venda de ativos na produo de bens e servios ligados ao objetivo social. - Atividades de financiamentos: captao de recursos dos proprietrios ou acionistas, devoluo dos recursos e os rendimentos desses recursos, captao de emprstimos de terceiros. PERGUNTA DESAFIADORA REFERENTE AO TEMA DA AULA Professor distncia, discuta junto aos alunos ao final da aula sobre a seguinte questo: Com base nos seus conhecimentos sobre contabilidade, discuta junto com seus colegas sobre o fator crtico de sucesso de uma empresa que adota um bom fluxo de caixa.

Vous aimerez peut-être aussi