Vous êtes sur la page 1sur 10

Engenharia de Alimentos

DETERMINAO DO PONTO DE FUSO DE SLIDOS

Acadmicos: Kssio Ren Walace Ribeiro Weslley Torres Ynn santos

Professor: Dr. Donizete

Palmas, 27 de janeiro de 2012.

SUMRIO

Objetivo.......................................................................................................01 Introduo....................................................................................................02 Materiais e Reagentes..................................................................................03 Desenvolvimento Experimental .................................................................04 Resultados ..................................................................................................05 Concluso....................................................................................................07 Referencias Bibliogrficas..........................................................................08

OBJETIVO

Identificar experimentalmente os valores do ponto de fuso do naftaleno, cido benzico e da sacarose.

INTRODUO

Ponto de fuso a temperatura na qual uma determinada substncia passa do seu estado slido para o liquido ou liquido para o slido, solidificao a uma determinada presso, a fuso depende das foras existentes entre as molculas (ou entre ons, no caso de cristais inicos) da substncia slida. O ponto de fuso caracterstico de cada substncia particular. No caso de misturas, a temperatura a que se inicia a fuso varivel, dependendo da composio da mistura. Durante a fuso de uma mistura, a temperatura no se mantm constante. Por conseguinte, se numa determinao experimental a temperatura variar significativamente durante a fuso, estamos perante uma mistura ou perante uma substncia com grandes quantidades de impurezas.

MATERIAIS E REAGENTES

- 04 tubos capilares fechados em uma das extremidades; - Naftaleno; - cido benzico; - Sacarose; - gua destilada; - Bquer; - Termmetro; - Aparelho de ponto de fuso; - Bico de Bunsen; - Suporte universal.

DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL

Esse experimento pode ser dividido em duas partes: 1 Parte: Pegamos um tubo capilar, fechado em uma das extremidades, fechamos a outra extremidade utilizando um bico de Bunsen. Transferimos uma pequena quantidade de naftaleno cerca de de naftaleno em p para o tubo capilar, pressionando gentilmente a extremidade aberta contra a amostra. Colocamos o tubo capilar, junto ao bulbo do termmetro, de modo que sua ponta inferior atingisse aproximadamente a metade do bulbo de mercrio. Mergulhamos o termmetro na agua contida no bquer. Aquecemos a gua com uma chama moderada de um bico de Bunsen. Controlamos os valores das temperaturas inicial e final de fuso Anotando a temperatura no momento em que a substncia comear a fundir e na fuso total. 2 Parte: O procedimento foi colocar em outros trs tubos capilares o cido benzico e sacarose. Foram colocados os capilares no aparelho de ponto de fuso e deixamos aquecer observando e anotando o ponto de fuso de cada slido.

RESULTADOS

NAFTALENO: O ponto de fuso do naftaleno pode ser interpretado tendo em conta as foras intermoleculares existentes nesta substncia. O naftaleno apresenta apenas foras de London, extremamente fracas, sendo necessria pouca energia para que estas ligaes se quebrem e consequentemente um baixo ponto de fuso. Os hidrocarbonetos so substncias apolares e suas molculas se mantm unidas por foras de van der Waals, que so muito fracas. Possuem baixos pontos de fuso em comparao a compostos polares. Sendo apolares, suas molculas tendem a ficar mais distante entre si, o que implica em menos molculas por unidade de volume, baixa densidade. So insolveis em gua e solveis em solventes apolares. CIDO BENZOICO: um composto orgnico aromtico pertencente ao grupo funcional -COOH e est classificado na famlia dos cidos carboxlicos, O grupo carboxila torna esses compostos muito polares, podendo fazer o dobro de ligaes de hidrognio que as molculas de lcoois. Desse modo seus pontos de fuso so ainda mais altos que os dos lcoois. Os cidos carboxlicos com at quatro carbonos na molcula tm solubilidade infinita na gua. So tambm solveis em ter dietlico, lcool etlico e benzeno. SACAROSE: A glicose(C6H12O6) um glicdio que um composto de funo mista do tipo polilcool-aldedo. Ele apresenta em sua estrutura 5 grupos hidroxilas (-OH) e um aldedo. Por essa razo a interao de suas molculas se d pela Ponte de Hidrognio, o que o torna muito solvel em gua, muito mais que o cido que possui apenas um nico grupo OH. Devido presena do grupo carbonila, suas molculas so polares, mas no fazem ligaes de hidrognio entre si. Desse modo, seus pontos de fuso e ebulio so mais altos que os dos compostos apolares e que os dos teres,

e so mais baixos que os dos lcoois e dos cidos carboxlicos de massa molecular correspondente. Os aldedos mais simples so solveis em gua, uma vez que podem estabelecer ligaes de hidrognio com as molculas de gua. Com o aumento da cadeia carbnica a solubilidade diminui, tornando-se insolveis. Na tabela 1.1 e 1.2 abaixo podemos verificar o ponto de fuso de cada slido e o ponto de fuso de cada slido analisado em laboratrio, respectivamente. Ponto de fuso: hidrocarbonetos <cido carboxlicos<aldedos Ou seja, naftaleno <cido benzico<sacarose.

SLIDOS E SEUS RESPECTIVOS PONTOS DE FUSO. SLIDO NAFTALENO CIDO BENZOICO SACAROSE PONTO DE FUSO (C) 80 123 160
Tabela 1.1.

FRMULA MOLECULAR

C10 H8 C6 H5 COOH C12H22O11

SLIDOS E SEUS RESPECTIVOS PONTOS DE FUSO ( EM LABORATRIO). SLIDO NAFTALENO CIDO BENZOICO SACAROSE PONTO DE FUSO (C) 85 133 244

FRMULA MOLECULAR

C10 H8 C6 H5 COOH C12H22O11

Tabela 1.2.

CONCLUSO Conclumos com a experincia realizada no laboratrio como determinar e como de procede o processo de fuso com as seguintes substncias: o naftaleno, o cido benzico e a sacarose. Observamos o que significa realmente o ponto de fuso e como podemos verificar ele e em que temperatura ocorrer, nosso experimento foi realizado com sucesso e estava de acordo com o que a experincia queria e nos forneceu.

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ROSITO, Berenice; FERRARO, Conceta. Experimentos em Qumica, vol. 2. Porto Alegre: Editora Sulina, 1991.

SARDELLA, Antonio. Qumica, vol. nico. 5 Edio. So Paulo: Editora tica, 2001.

Vous aimerez peut-être aussi