Vous êtes sur la page 1sur 67

Formador: Eng.

Susana Marques Maio 2012

No final desta unidade os participantes devero ser capazes de:

Reconhecer a importncia da avaliao de riscos profissionais; Identificar as principais etapas do processo de gesto de riscos; Determinar as informaes e documentos necessrios recolher e analisar para uma avaliao de riscos; Identificar os aspetos do local de trabalho necessrios observar para uma avaliao de riscos; Proceder escolha do mtodo adequado para conduzir a avaliao de riscos.

AVALIAO DE RISCOS

O processo de gesto de riscos,

Momentos de avaliao de riscos; Modelo global de avaliao de riscos;


Abordagens para a avaliao de riscos.

AVALIAO DE RISCOS

o processo que mede os riscos para a segurana e sade dos trabalhadores decorrentes de perigos no local de trabalho. uma anlise sistemtica de todos os aspetos relacionados com o trabalho, que identifica: Aquilo que suscetvel de causar leses ou danos; A possibilidade de os perigos serem eliminados e, se tal no for o caso; As medidas de preveno ou proteo que existem, ou deveriam existir, para controlar os riscos.

AVALIAO DE RISCOS

Identificar situaes perigosas, visando o aumento dos nveis de segurana, Identificar cenrios de acidentes, para avaliar as consequncias, Tomar medidas necessrias para aumentar a segurana dos operadores: Prevenir os riscos profissionais, Formar e informar os trabalhadores,

Organizar e criar os meios para a aplicao das medidas necessrias.

AVALIAO DE RISCOS

Tem como objetivo responder s seguintes questes: Quais os ricos presentes na instalao e o que pode acontecer de errado?

Qual a probabilidade de ocorrncia de acidentes devido aos riscos presentes? Quais os efeitos e as consequncias destes acidentes?
Como podero ser eliminados ou reduzidos esses riscos?

AVALIAO DE RISCOS

Toda e qualquer poltica de preveno de riscos profissionais s pode ser consequente se puder antecipar a possibilidade de ocorrncia de acidentes e a forma de os evitar ou minimizar os seus efeitos.

AVALIAO DE RISCOS

A avaliao no deve ser configurada como uma atividade isolada do empregador, dos seus representantes, ou dos tcnicos que trabalham sob a sua responsabilidade, mas ser desenvolvida num contexto de participao dos trabalhadores e dos seus representantes para a segurana e sade do trabalho, que devem ser consultados aquando da avaliao e informados das suas concluses.

AVALIAO DE RISCOS

Identificao do perigo Estimao do risco Valorao do risco Eliminao de perigos?


No

ANLISE DE RISCOS AVALIAO DE RISCOS

Sim

Risco controlado

GESTO DE RISCOS

Controlo do risco
AVALIAO DE RISCOS
10

Etapa essencialmente descritiva,

Consiste no inventrio de todas as situaes, procedimentos, processos, equipamentos, materiais e produtos potencialmente causadores de danos (fatores de risco);

Compreenso da atividade profissional desempenhada.

AVALIAO DE RISCOS

11

Recolha de informao
Diplomas legais; Registo de acidentes de trabalho; Doenas profissionais participadas; Procedimentos e normas de trabalho; Medidas de controlo estipuladas; Fichas de dados de segurana dos produtos utilizados; Manuais de instrues de equipamento; Dispositivos tcnicos, equipamentos, Materiais e substncias utilizadas nas operaes; Meios de comunicao especializados (jornais, revistas e bases de dados especializados, publicaes tcnicas e cientificas).

Observaes
Ambiente de trabalho existente; Atividades realizadas no local de trabalho (habituais, espordicas e situaes de emergncia); Atividades no rotineiras e intermitentes; Organizao de trabalho existente, assim como, procedimentos e normas de trabalho e muito particularmente as mudanas organizativas; Fatores exteriores que podem afetar o trabalho; Contribuio de fatores psicolgicos e sociais no desempenho profissional.

Observar atentamente tudo e todos, com vista recolha do maior nmero possvel de dados.
AVALIAO DE RISCOS
12

Pode o trabalhador escorregar, tropear, cair? Pode sofrer alguma fora para o elevar, puxar ou empurrar? Existe risco de queda de objetos? Pode alguma parte do corpo ficar entre objetos? Os equipamentos apresentam algum risco? Pode o trabalhador ter algum contacto perigoso com objetos? O trabalhador est exposto a frio ou calor intenso? Existe demasiado rudo ou vibraes? Existe algum problema de iluminao? Podem as condies atmosfricas afetar a segurana? Existe a possibilidade de radiaes? Pode haver contacto com substncias perigosas?

AVALIAO DE RISCOS

13

Tcnicas de identificao de perigos: Listas de Verificao e Inspees de Segurana,


Observao planeada de atividades, What-If (WI).

AVALIAO DE RISCOS

14

Permite definir a magnitude do risco, Implica a caracterizao do mesmo em termos de probabilidade ou de frequncia de ocorrncia e da gravidade das consequncias.

R=PxG
P Probabilidade de ocorrncia de um acontecimento ou exposio perigosos (dano) como consequncia da exposio a um determinado perigo. G Gravidade das leses ou afees da sade causadas pelo acontecimento ou exposio.

AVALIAO DE RISCOS

15

Metodologias para estimar a gravidade e a probabilidade de ocorrncia de um dano:

Fatores de risco mensurveis:


Possuem valores de referncia com os quais se podem comparar, So fatores de risco mensurveis aqueles que:

Possuem valores limite de exposio (VLE) ex.: rudo,


Possuem valores de referncia (reconhecidos internacionalmente) ex.: nveis de iluminao. Exigem a medio de parmetros ambientais, recorrendo a mtodos especficos, Fatores de risco associados Higiene do Trabalho.

AVALIAO DE RISCOS

16

Fatores de risco no mensurveis: No possuem valores de referncia,

A probabilidade de ocorrncia e a gravidade do dano so estimadas de forma qualitativa, Admite-se a subjetividade intrnseca, sempre presente nos processos de valorao do risco.

AVALIAO DE RISCOS

17

Fatores de risco no mensurveis:

Exemplo de graduao qualitativa da probabilidade de ocorrncia da leso ou dano:


Pouco provvel Provvel Bastante provvel Muito provvel

Prev-se que ocorra muito raramente (menos de 1 vez/ano histrico) Prev-se que ocorra raramente (entre 1 a 4 vezes/ms) Prev-se que ocorra em algumas ocasies (5 vezes/ano e 1 vez/ms) Prev-se que ocorra sempre ou quase sempre (mais de 1 vez/semana)

AVALIAO DE RISCOS

18

Fatores de risco no mensurveis:

A ponderao da frequncia de ocorrncia dever ter em linha de conta fatores que podero influenciar positiva ou negativamente a Probabilidade do evento, nomeadamente:
Caractersticas individuais do trabalhador (ex..: comportamento do profissional nas suas atividades de trabalho, que violem Procedimentos de trabalho) e a sua vulnerabilidade; Formao do trabalhador; Existncia de atos inseguros e condies perigosas no servio;

Proteo coletiva;
Proteo individual existente e adequada;

Medidas de controlo j implementadas e sua eficcia.


AVALIAO DE RISCOS
19

Fatores de risco no mensurveis:

Exemplo de graduao qualitativa da gravidade de ocorrncia de leso ou dano:


Ligeira Incidentes, pequenos danos no relevantes sem cuidados mdicos ou primeiros socorros Danos superficiais, irritaes (oculares, drmicas), dores de cabea, desconforto e pequenos cortes, queimadura (1 grau), contuso e incapacidades menores (sem dias de baixa ou menos de 3 dias de baixa)

Pouco grave

Grave

Leses com risco biolgico, fraturas, leses mltiplas, intoxicaes, queimaduras (2 grau) (de 3 dias de baixa at 1 ms)
Danos irreversveis, queimaduras (3 grau), cancro profissional, doenas crnicas invalidantes, invalidez permanente parcial ou total, morte

Muito grave

AVALIAO DE RISCOS

20

Processo de uso de informao suscetvel de identificar fatores de risco e de estimar a probabilidade de ocorrncia de um efeito adverso para a sade e segurana.

(Sousa Uva et al, 2004)

Tcnicas de anlise de riscos: Anlise Preliminar de Riscos (APR),

Anlise de Modos e Efeitos de Falha (FMEA), Anlise de Perigos e Operacionalidade (HAZOP)

AVALIAO DE RISCOS

21

Processo que compara os riscos estimados (quantitativa e qualitativamente) com indicadores de referncia contemplados, nomeadamente em: Legislao,

Normalizao,
Cdigos de boas prticas, Estatsticas de acidentes de trabalho e doenas profissionais. Consiste em decidir sobre se o risco ou no aceitvel.

AVALIAO DE RISCOS

22

Exemplo da estimativa da magnitude do risco:


Gravidade da leso 1. Ligeira
Probabilidade da ocorrncia 1. Pouco provvel 2. Provvel 3. Bastante provvel 4. Muito provvel 1. Ligeiro 2. Ligeiro

2. Pouco Grave
2. Ligeiro 4. Moderado

3. Grave
3. Pouco grave 6. Moderado

4. Muito grave
4. Moderado 8. Importante

3. Pouco grave
4. Moderado

6. Moderado
8. Importante

9. Importante

12. Intolervel

12. Intolervel 12. Intolervel

O resultado desta anlise permite a determinao da aceitabilidade do risco e da sua magnitude de forma a obter indicaes sobre a necessidade de medidas de interveno e sua priorizao/ hierarquizao, na perspetiva de monitorizar ou controlar o risco profissional.

AVALIAO DE RISCOS

23

Intervenes em funo da valorizao dos riscos:


Nvel de risco 1 e 2: Ligeiro No requer ao especfica Ao Prioridade da interveno Apenas se recomenda a monotorizao habitual

No necessrio melhorar a ao preventiva. No entanto, devem ser consideradas solues mais rentveis ou melhorias que no Justifica logo que possvel a 3: Pouco grave impliquem uma carga econmica importante. implementao de medidas necessrio recorrer a verificaes peridicas, de modo a corretivas assegurar que se mantm a eficcia das medidas de controlo. Deve ser estabelecido um plano com as medidas para reduzir o risco, o qual dever determinar as alteraes necessrias e o perodo de tempo para estas medidas serem implementadas. Justifica obrigatoriamente a 4 e 6: Moderado Quando o risco estiver associado a consequncias extremamente implementao de medidas danosas, poder ser necessrio estabelecer com maior preciso a corretivas probabilidade de ocorrncia de leso como base para determinar a necessidade de melhoria das medidas de controlo. O trabalho no deve ser iniciado at que o risco seja reduzido. Requer interveno imediata Podem ser necessrios recursos considerveis para o controlo do para o seu controlo e 8 e 9: risco. Quando o risco corresponda a um trabalho que est a ser desenvolvimento de Importante realizado, deve-se resolver o problema urgentemente e dar programas de preveno formao e informao acrescida aos trabalhadores sobre os riscos sustentveis a que esto expostos. O trabalho no deve ser iniciado nem continuado at que se Justifica o encerramento 12 e 16: reduza o risco. Se no for possvel reduzir o risco, inclusive com imediato do sector, at se obter Intolervel recursos ilimitados, deve-se proibir o trabalho. o sua eliminao ou controlo

AVALIAO DE RISCOS

24

No final desta etapa, o analista dever ser capaz de perspetivar e justificar:


A necessidade ou no de uma interveno de controlo, O tipo de interveno a implementar (eliminar, reduzir, acompanhar, ), Interdio ou interrupo do trabalho (sobretudo para riscos com maior magnitude, aquando da sua estimativa), Hierarquizao dos riscos.

Fatores a considerar na aceitabilidade do risco:

O custo das medidas a implementar; A reduo do risco previsvel aps implementao da medida; Qualificao das pessoas.
AVALIAO DE RISCOS
25

Processo global de estimativa da grandeza do risco e de deciso sobre a sua aceitabilidade.


(NP 4410:2004)

Tcnicas de avaliao de riscos: Anlise de rvores de Acontecimentos (ETA), Anlise de rvore de Falhas (FTA), rvore de Risco de Lapsos de Gesto (MORT), Mtodos de avaliao de nveis de riscos (simplificado INSHT, Fine, Marat, etc.).

AVALIAO DE RISCOS

26

um processo dinmico: deve estar presente em todas as fases de vida de uma empresa (desde a fase de projeto, de laborao at ao desmantelamento).
Na fase projeto Processo de licenciamento, Conceo inicial /alteraes do local de trabalho e do Na fase de laborao

layout,

Avaliao inicial, peridica e ocasional (pela alterao de alguma das componentes do processo de laborao),

Seleo de matrias-primas, substncias, equipamentos e processos de trabalho.

Reavaliaes (verificar o resultado das medidas tomadas)

AVALIAO DE RISCOS

27

Ter em especial ateno quando ocorre a alterao de alguma das componentes do processo de laborao:
Introduo de novos equipamentos ou alterao dos existentes,

Introduo de novas tecnologias, Alterao funcional,

Introduo de novos produtos, Incremento de novos mtodos de trabalho,


Implementao de novos processos, Alterao dos ritmos de trabalho.

AVALIAO DE RISCOS

28

Diviso do sistema em vrios componentes (estruturao):

Por tipo de risco,


Por sector de atividade,

Por local de trabalho,


Por posto de trabalho / profisso, Por componente material do trabalho,

Por operao,
Por fase, linha ou sector de processo,

Mtodos e/ou organizao do trabalho.

Em cada componente do sistema identificar as origens dos perigos, Aplicar um ou mais mtodos de avaliao de risco.

AVALIAO DE RISCOS

29

1 2

IDENTIFICAO DOS PERIGOS E DAS PESSOAS EM RISCO AVALIAO E PRIORIZAO DOS RISCOS

3
4 5

DECISO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS


ADOO DE MEDIDAS ACOMPANHAMENTO E REVISO

REGISTAR A AVALIAO DE RISCOS


* Modelo proposto pela Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho (OSHA)
AVALIAO DE RISCOS
30

A identificao dos perigos em todos os aspetos relacionados com o trabalho:

Circular pelo local de trabalho e observar tudo o que possa causar danos:
Locais de trabalho,

Ambiente de trabalho,
Mquinas e outros equipamentos de trabalho, Materiais e produtos qumicos, Agentes fsicos, qumicos e biolgicos, Processos de trabalho,

Organizao do trabalho.

AVALIAO DE RISCOS

31

Consultar os trabalhadores e/ou os seus representantes sobre os problemas que lhes tenham surgido:

Questionar os trabalhadores envolvidos na atividade que est a ser avaliada. Sabero identificar :
- As etapas do processo de trabalho que normalmente seguem,
- Se existem formas mais rpidas de resolver problemas ou, - Se existem outras formas de executar uma tarefa difcil e, - Quais as medidas de precauo aplicadas.

AVALIAO DE RISCOS

32

Analisar sistematicamente todos os aspetos do trabalho, isto : Observar o que se passa realmente no local de trabalho ou durante a atividade laboral (a prtica pode divergir da teoria);

Analisar as operaes no rotineiras e intermitentes (por exemplo, operaes de manuteno, alteraes nos ciclos de produo);
Ter em ateno acontecimentos no planeados mas previsveis, como, por exemplo, interrupes da atividade laboral. Ter em conta os perigos a longo prazo para a sade (ex.: nveis elevados de rudo ou a exposio a substncias prejudiciais).
AVALIAO DE RISCOS
33

Ter em conta riscos mais complexos ou menos bvios (por exemplo, fatores de risco psicossociais ou decorrentes da organizao do trabalho).

Consultar os registos de acidentes de trabalho e de problemas de sade da empresa. Procurar obter informaes de outras fontes, tais como:
Manuais de instrues ou fichas de dados dos fabricantes e fornecedores, Stios Web sobre sade e segurana no trabalho,

Organismos nacionais, associaes comerciais ou sindicatos,


Regulamentos e normas tcnicas.

AVALIAO DE RISCOS

34

Identificao das pessoas que podero estar expostas a perigos:

Para cada perigo, identificar quais as pessoas que podero ser afetadas (permitir identificar a melhor forma de gerir o risco);

Identificar os trabalhadores que interagem com os perigos:


Diretamente (ex..: na pintura de uma superfcie de trabalho, o trabalhador est diretamente exposto a solventes),

Indiretamente (ex..: outros trabalhadores que se encontram nas proximidades e que executam outras tarefas, esto inadvertidamente e indiretamente expostos a esses solventes). Identificar a forma como os trabalhadores podem ser afetados (o tipo de leso ou problema de sade que pode ocorrer).
AVALIAO DE RISCOS
35

Ter em conta: Trabalhadores da produo, manufatura, distribuio, etc., Trabalhadores auxiliares ou pertencentes a servios de apoio (limpeza, manuteno, segurana, etc.), Empreiteiros,

Trabalhadores independentes, Estagirios, aprendizes e estudantes,


Pessoal de escritrio e comrcio, Visitantes,

Pblico em geral.

AVALIAO DE RISCOS

36

Dar especial ateno a questes de gnero e a grupos de trabalhadores que podem correr riscos acrescidos ou ter requisitos especficos:
Trabalhadores com deficincia,
Trabalhadores estrangeiros,

Trabalhadores jovens e idosos,


Mulheres grvidas e lactantes, Trabalhadores sem formao ou experincia (sazonais, temporrios, tempo parcial ou recm-contratados), Trabalhadores em espaos exguos ou mal ventilados, Pessoal de manuteno, Trabalhadores com deficincias imunitrias, Trabalhadores com doenas j declaradas, Trabalhadores que tomem medicamentos ou substncias suscetveis de aumentarem a sua vulnerabilidade.
AVALIAO DE RISCOS
37

Informao necessria para a avaliao de riscos:


Elementos perigosos e riscos j conhecidos e a forma como se concretizam, Materiais, equipamentos e tecnologias empregues em cada posto de trabalho, Procedimentos e organizao do trabalho e a interao com os materiais utilizados, Tipo, probabilidade, frequncia da exposio a elementos perigosos,

Relao entre a exposio a um elemento perigoso e os seus efeitos,


As normas e requisitos legais aplicveis aos riscos nos locais de trabalho, Boas prticas para execuo de tarefas que no estejam abrangidas por normas legais.

AVALIAO DE RISCOS

38

Princpios de atuao na avaliao de riscos:


Observao do meio circundante do local de trabalho (vias de acesso, estado dos pavimentos, iluminao, presena de contaminantes, temperatura, rudo, etc. ); Identificao das atividades/tarefas realizadas nos diferentes postos de trabalho; Anlise das atividades realizadas;
Realizao de observaes durante a execuo do trabalho;

Estudo da exposio aos diferentes perigos identificados, associados a cada tarefa; Anlise dos fatores externos que podem influenciar no local de trabalho (ex.: condies atmosfricas nos trabalhos ao ar livre); Anlise dos fatores psicolgicos, sociais e fsicos que possam contribuir para o stress no trabalho, a sua interao mtua e relao com outros fatores da organizao e do ambiente laboral;
Considerao da organizao de trabalhos de manuteno.
AVALIAO DE RISCOS
39

1 2

IDENTIFICAO DOS PERIGOS E DAS PESSOAS EM RISCO AVALIAO E PRIORIZAO DOS RISCOS

3
4 5

DECISO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS


ADOO DE MEDIDAS ACOMPANHAMENTO E REVISO

REGISTAR A AVALIAO DE RISCOS


* Modelo proposto pela Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho (OSHA)
AVALIAO DE RISCOS
40

Consiste na avaliao dos riscos decorrentes de cada perigo (estimativa e valorao). Na avaliao de riscos combinam-se, em regra, Procedimentos, Instrumentos de Avaliao e Valores de Referncia:
Imposta por legislao especfica (ex.: legislao industrial, licenciamento industrial e comercial, incndios, segurana de mquinas, sinalizao de segurana, agentes qumicos e cancergenos, rudo, movimentao manual de cargas, construo, etc.)

Estabelecida por Normas (internacionais, europeias, nacionais ou guias e organismos oficiais ou de outras entidades, ex.. guias NIOSH),
Mtodos Especializados (ex..: What-if, HAZOP, rvore de Falhas, Mtodo Gretener, etc.) , Avaliao geral (metodologias gerais de avaliao).
AVALIAO DE RISCOS
41

Para muitos perigos ou atividades do local de trabalho suficiente a utilizao de um processo direto (baseado na apreciao, no exigindo qualificaes especializadas e tcnicas complicadas); Noutros casos, poder no ser possvel identificar os perigos e avaliar os riscos sem recorrer a conhecimentos, apoio e aconselhamento especializados.
Utilizao de processos e tecnologias mais complexos no local de trabalho,
Existncia de perigos, tais como os relacionados com a sade, que podem no ser rapidamente ou facilmente identificveis, podendo exigir a realizao de anlises e medies.

AVALIAO DE RISCOS

42

1 2

IDENTIFICAO DOS PERIGOS E DAS PESSOAS EM RISCO AVALIAO E PRIORIZAO DOS RISCOS

3
4 5

DECISO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS


ADOO DE MEDIDAS ACOMPANHAMENTO E REVISO

REGISTAR A AVALIAO DE RISCOS


* Modelo proposto pela Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho (OSHA)
AVALIAO DE RISCOS
43

Consiste na identificao de medidas de preveno e de proteo. Aspetos a considerar nesta fase: A possibilidade de prevenir ou evitar os riscos. possvel eliminar o risco?

Essa possibilidade pode ser assegurada, por exemplo:


- Avaliando se a tarefa ou atividade necessria; - Eliminando o perigo;

- Utilizando/substituindo diferentes substncias ou processos de trabalho.


AVALIAO DE RISCOS
44

Se os riscos no puderem ser evitados ou prevenidos:

- Necessrio avaliar de que forma podem estes ser reduzidos,


- Ter em conta os princpios gerais de preveno.

Princpio geral importante a ter em conta:

No transferir os riscos. Isto significa que a soluo para um problema no deve dar origem a outro problema.
AVALIAO DE RISCOS
45

1 2

IDENTIFICAO DOS PERIGOS E DAS PESSOAS EM RISCO AVALIAO E PRIORIZAO DOS RISCOS

3
4 5

DECISO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS


ADOO DE MEDIDAS ACOMPANHAMENTO E REVISO

REGISTAR A AVALIAO DE RISCOS


* Modelo proposto pela Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho (OSHA)
AVALIAO DE RISCOS
46

Aps a identificao das medidas de preveno e de proteo adequadas, a etapa seguinte consiste na aplicao eficaz das mesmas.

Uma aplicao eficaz implica o desenvolvimento de um plano que especifique:


As medidas a implementar, Os meios afetados (tempo, despesas, etc.),

Quem faz o qu e quando,


O prazo de concluso da aplicao das medidas, e O prazo para a reviso das medidas de controlo.

AVALIAO DE RISCOS

47

importante envolver os trabalhadores e os seus representantes no processo: Informando-os acerca das medidas aplicadas, do modo como sero aplicadas e da pessoa responsvel pela sua aplicao; Dando-lhes formao ou instrues sobre as medidas ou procedimentos que sero aplicados.

AVALIAO DE RISCOS

48

1 2

IDENTIFICAO DOS PERIGOS E DAS PESSOAS EM RISCO AVALIAO E PRIORIZAO DOS RISCOS

3
4 5

DECISO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS


ADOO DE MEDIDAS ACOMPANHAMENTO E REVISO

REGISTAR A AVALIAO DE RISCOS


* Modelo proposto pela Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho (OSHA)
AVALIAO DE RISCOS
49

O acompanhamento necessrio para garantir a eficcia das medidas implementadas; A avaliao de riscos deve ser analisada e revista em sequncia de vrios motivos:
O grau de probabilidade de mudana na atividade laboral; Mudanas que possam alterar a perceo do risco no local de trabalho (ex.: introduo de um novo processo, novos equipamentos ou materiais, alteraes na organizao do trabalho e novas situaes laborais, nomeadamente novas oficinas ou instalaes); Aps a implementao de novas medidas (na sequncia da avaliao): as novas condies de trabalho devem ser reavaliadas a fim de analisar as consequncias da alterao; Quando as medidas atualmente existentes so insuficientes ou desadequadas (ex.: porque existem novas informaes disponveis relativas a medidas de controlo especficas); Na sequncia das concluses da investigao de um acidente ou de um "quase acidente.
AVALIAO DE RISCOS
50

1 2

IDENTIFICAO DOS PERIGOS E DAS PESSOAS EM RISCO AVALIAO E PRIORIZAO DOS RISCOS

3
4 5

DECISO SOBRE MEDIDAS PREVENTIVAS


ADOO DE MEDIDAS ACOMPANHAMENTO E REVISO

REGISTAR A AVALIAO DE RISCOS


* Modelo proposto pela Agncia Europeia para a Segurana e Sade no Trabalho (OSHA)
AVALIAO DE RISCOS
51

Os resultados da avaliao de riscos devem ser registados;

Estes registos podem ser utilizados como base para:


Informaes a transmitir aos trabalhadores,

Controlo destinado a avaliar se foram tomadas as medidas necessrias, Elementos de prova a apresentar autoridades de fiscalizao,
Uma eventual reviso, em caso de alterao das circunstncias.

AVALIAO DE RISCOS

52

Registar, no mnimo, os seguintes elementos:


Nome e funo da pessoa ou pessoas que procederam avaliao;

Perigos e riscos identificados;


Grupos de trabalhadores expostos a riscos especficos; Medidas de proteo necessrias; Informaes sobre a aplicao das medidas, tais como o nome da pessoa responsvel e a data;

Informaes sobre as medidas de acompanhamento e de reviso subsequentes, incluindo datas e nomes das pessoas envolvidas; Informaes sobre a participao dos trabalhadores e dos seus representantes no processo de avaliao de riscos.

AVALIAO DE RISCOS

53

INDUTIVOS DEDUTIVOS

QUALITATIVOS
QUANTITATIVOS SEMI-QUANTITATIVOS PR-ATIVOS

REATIVOS
AVALIAO DE RISCOS
54

DEDUTIVOS

Parte-se do acontecimento principal no desejado (ex.: libertao de gs, incndio, etc.), procurando as possveis causas, de forma sucessiva, at chegar s causas bsicas.

Porqu?

Parte-se dos efeitos para as causas.


Parte-se de uma possvel falha de nvel elementar (perigo), analisando as consequncias da falha, de forma sucessiva, at chegar ao possvel acontecimento

INDUTIVOS

O que se passar , se?

Parte-se das causas para os efeitos


AVALIAO DE RISCOS
55

Utiliza formas ou escalas descritivas para descrever a gravidade das consequncias e a probabilidade de que esses efeitos ocorrerem.

Tm como objetivo identificar riscos, efeitos e causas;


So usados: Em atividades iniciais de pr-seleo, para identificar os riscos que necessitam de uma anlise mais detalhada, Quando o nvel de risco existente no justifica o tempo e os esforos necessrios para uma anlise mais detalhada,

Quando os danos numricos disponveis so inadequados para uma anlise quantitativa ou no existem.

AVALIAO DE RISCOS

56

Listas de Verificao,
Anlise de Segurana na Execuo do Trabalho (Job Safety

Analysis),

What if? (O que aconteceria se?), Anlise Preliminar de Riscos (Preliminary Hazard Analysis PHA), Anlise de Perigos e Operacionalidade (Hazard and Operability Study - HAZOP),

Anlise de Modos e Efeitos de Falha (Failure Modes and Effects Analysis - FMEA).

AVALIAO DE RISCOS

57

Utilizam uma expresso numrica para atribuio de um valor para o risco, Contudo, o objetivo da sua utilizao no to exigente quanto os mtodos quantitativos, A metodologia assenta na atribuio de um valor numrico para a estimativa das variveis de entrada (frequncia, gravidade, extenso de pessoas expostas, ) assente numa matriz de escalonamento,
Posteriormente, a estimativa de cada risco corresponde ao resultado de uma operao, normalmente a multiplicao.

AVALIAO DE RISCOS

58

Assim, esta estimativa pode assumir vrias formas: Risco = Frequncia x Gravidade Risco = Frequncia x Gravidade x Extenso das pessoas expostas

Exemplos:
Mtodo de William T. Fine Sistema Simplificado INSHT

AVALIAO DE RISCOS

59

Mtodos especficos que permitem a quantificao de dados relativos natureza dos riscos (probabilidade e gravidade). Alguns destes mtodos assumem alguma complexidade, com um nmero elevado de variveis de entrada e correlaes mais ou menos complexas.

Esta metodologia particularmente usada para analisar riscos mais graves e complexos e, ainda, nos casos em que a legislao o exige expressamente. O recurso aos mtodos quantitativos justifica-se quando se pretende aprofundar um estudo ou para avaliar e valorar riscos especficos.

AVALIAO DE RISCOS

60

Mtodos estatsticos: Anlise de acidentes (ndices de frequncia e de gravidade), Anlise de incidentes (ndices de ocorrncias), Anlise de avarias (ndices de fiabilidade), Anlise probabilstica (taxas mdias de falha).
rvores lgicas: de acontecimentos de falhas de causas de decises (causa-efeito) de decises (efeito-causa) Etc. Modelos matemticos: Modelos de falhas, Modelos de difuso de nuvens de gs, Clculo da fiabilidade de sistemas complexos, Anlise estatstica, Correlao causa/efeito, Etc.

AVALIAO DE RISCOS

61

Mtodos pr-ativos (ou a priori):

Identificam os riscos antes de estes se tornarem efetivos


Exemplos:
- What if? (O que aconteceria se?),

- Anlise Preliminar de Riscos (Preliminary Hazard Analysis - PHA).

Mtodos reativos (ou a posteriori): Utilizados aps a ocorrncia de acidentes, para conseguir eliminar as causas que lhes deram origem. Exemplos:
- Anlise de acidentes (ndices de frequncia e de gravidade), - Anlise de incidentes (ndices de ocorrncias).

AVALIAO DE RISCOS

62

Aspetos ergonmicos: Para avaliar riscos de leses msculoesquelticas.

AVALIAO DE RISCOS

63

Incndio:
Mtodo de Gretener Mtodo de G. A. Herpol Risco de incndio Clculo do risco de incndio com base na carga trmica e resistncia ao fogo dos elementos de separao Determina a resistncia e/ ou estabilidade ao fogo de um setor para confinar um incndio em seu interior

Mtodo dos Fatores Mtodo dos Coeficientes K


Mtodo de Purt Mtodo de Cruzel Sarrat

Determina a resistncia e/ ou estabilidade ao fogo de um setor para confinar um incndio em seu interior
Risco de incndio e grau de proteo automtica Avaliao do risco de incndio por clculo (ERIC)

AVALIAO DE RISCOS

64

Riscos sectoriais: Mtodo de Shibe Instalaes hospitalares

Mtodo de Dow Mtodo de Trabaud

Indstrias qumicas Incndios florestais

AVALIAO DE RISCOS

65

Todas as metodologias de avaliao de riscos tm pontos fracos e fortes. Os fatores a ter em conta na sua seleo so:
Propsito (ex..: otimizao do projeto, aumento/melhoria da segurana, cumprimento de regras impostas,), Quando usar (ex..: projeto, arranque, laborao), Tipo e natureza dos resultados pretendidos ( qualitativos, quantitativos, verificao de conformidade), Informao requerida (desenhos, manuais, instrues,), Pessoal necessrio para realizar a anlise (quantidade, especializao), Requisitos de tempo.

AVALIAO DE RISCOS

66

PREPARAO
Recolha da informao Eleio do Mtodo Planificao das visitas

Execuo
Observao do desempenho da atividade (procedimentos, hbitos, formao, adestramento)

Medies necessrias

Anlise do ambiente fsico e das condies materiais

Registo e recolha documental das observaes feitas e aplicao dos critrios de avaliao

AVALIAO DE RISCOS

67

Vous aimerez peut-être aussi