Vous êtes sur la page 1sur 11

4

INTRODUO O lcool a droga mais antiga de todas as drogas usadas para afetar o crebro, com o objetivo de mudar a mente e as emoes. uma substncia com efeitos depressores sobre o Sistema Nervoso Central, apesar dos efeitos estimulantes ou euforizantes, se tomado em dose alta colocar o ser humano inconsciente, funcionando como anestsico geral. As bebidas destiladas resultam do fato do lcool possuir ponto de ebulio. O lcool tem tido uma aceitao social alta, principalmente no mundo ocidental.A diferenciao no fcil entre o beber socialmente, o uso abusivo ou nocivo do lcool e a sndrome de dependncia do lcool. varivel a aceitao individual ou do grupo cultural moderado ou excessivo em decorrncia da forte desaprovao social ao beber imoderadamente, a maioria dos alcoolistas com srios problemas sociais e de sade tendem a negar a sua dependncia de bebidas alcolicas. O presente trabalho abordar o Alcoolismo que de acordo com as concluses a que chegaram os peritos da O.M.S. encarregados de estudar o assunto, deve ser considerado como problema de sade pblica, de natureza complexa, na qual o lcool atua como fator determinante sobre causas psicossomticas preexistentes no individuo e para cujo tratamento preciso recorrer a processos profilticos e teraputicos de grande amplitude. A mais recente definio do subcomit do alcoolismo a seguinte: Alcoolistas so bebedores excessivos cuja dependncia ao lcool chega ao ponto deles apresentarem perturbao mental evidente, manifestaes afetando sua sade fsica e mental, suas relaes individuais, seu comportamento social e econmico ou prdomos de perturbaes deste gnero e que por isto necessitam de tratamento (PAIM, 1991, p. 85). O presente trabalho estar abordando tambm as causas do alcoolismo e os efeitos que o uso abusivo do lcool causam ao organismo e tambm estar citando e comentando os vrios tipos de psicose alcolica.

ALCOOLISMO OU DEPENDNCIA ALCOLICA O alcoolismo uma sndrome de dependncia conseqente ao uso excessivo e prolongado do lcool, bem mais comum em homens do que em mulheres, embora muitas diferenas que eram visualizadas no passado resultavam de dificuldades de diagnsticos e da identificao de mulheres com problemas de alcoolismo. Os alcoolistas sentem-se culpados pela dependncia e tornam-se irritados e agressivos, no se alimentam adequadamente, tendem a desenvolver deficincia de vitaminas, particularmente as do grupo B. O mecanismo psicolgico de defesa do tipo negao, onde o individuo age de forma a se recusar a vivenciar a realidade externa, nega sua existncia para se proteger do sofrimento que essa possa lhe causar (por exemplo: o filho morreu e a me coloca o prato dele na mesa todos os dias como se ele fosse voltar, isto para se proteger do sofrimento que essa realidade externa pode lhe causar.) empregado pelos alcoolistas, eles ficam ciumentos, deprimidos, magoados ou mesmo paranides, apresentando medos no rasoveis que outras pessoas esto conspirando contra eles. O alcoolismo um problema complexo, que envolve no s a profisso mdica, mas tambm magistrados, polcia, advogados, religiosos, assistentes sociais e autoridades educacionais entre outros.Ocorre em todos os nveis sociais e graus de inteligncia. A tolerncia ao lcool desenvolve-se progressivamente com o alcolatra passando a precisar de crescentes quantidades para produzir os mesmos efeitos, bebe as escondidas antes de festas ou reunies e ainda mantm reservas guardadas em sua casa e no local de trabalho, sua vida passa a se organizar de acordo com sua necessidade de beber, onde as finanas familiares passam a sofrer as conseqncias surgindo problemas conjugais, podendo o alcoolista tentar se controlar e abster-se totalmente por dias ou at semanas, mas acaba por voltar a beber novamente. Aparecem alteraes fsicas e dependncias, a tolerncia diminui, aparecem os tremores, ele acorda sentindo-se mal, com nuseas, trmulo, incapaz de se lembrar dos fatos

sucedidos na noite anterior, sentindo a necessidade de um drinque para controlar os sintomas da abstinncia e acaba por beber o dia todo, suas relaes pessoais so prejudicadas, ele perde o emprego, sua vida familiar fica desestruturada e entra em um contnuo declneo social, o julgamento, o bom senso e a memria so afetados, ele perde o auto-controle a menos que receba o tratamento aparecem srias complicaes fsicas e mentais.

CAUSAS DO ALCOOLISMO Familiar: 45% dos alcolatras tem pais que so ou foram alcolatras, sendo os fatores genticos elementos importantes; Sexo: mais incidente em homens do que em mulheres, proporo de seis para um, mas o fato esta mais relacionado a fatores ambientais do que a diferenas constitucionais. As mulheres alcolatras acabam p ter um prognstico pior que o dos homens, so bem menos ajustadas e mais propensas depresso; Racial: mais freqente entre os Irlandeses e menos freqentes entre os judeus; Social: quanto mais fcil obteno do lcool maior a incidncia do alcoolismo, por exemplo, a profisso de cervejeiro e atividades que envolvem espetculos de diverso, so propcios ao desenvolvimento do alcoolismo; Psiquitrico: a ansiedade na juventude, a depresso na meia-idade e a solido na velhice, so fatores condizentes ao alcoolismo, alta a incidncia de depresso em alcolatras, especialmente mulheres e a propenso ao suicdio muito maior em comparao com os no-alcolatras.

A PERSONALIDADE DO PACIENTE ALCOOLISTA O paciente apresenta ego frgil; hipersensibilidade e sofrimento fsico e emocional; baixa tolerncia frustrao; imaturidade; passividade; dependncia; impulsividade; insegurana; auto-conceito, auto-estima e auto-imagem pobres; acrescentando-se ainda ansiedade, hostilidade, sociopatia e depresso.

PRINCIPAIS TIPOS DE PSICOSE ALCOLICA As psicoses alcolicas so consideradas psicoses orgnicas, que apresentam causa fsica definida, sendo possvel a constatao em exames de imagens, onde o uso abusivo do lcool modifica a estrutura cerebral.

DELIRIUM TREMENS: Geralmente aparece entre 24 e 72 horas aps a ltima ingesto de bebidas alcolicas e apresenta uma taxa de mortalidade de 5 a 15%, essa sndrome caracterizada por agitao extrema, febre, delrio, psicose (delrios e alucinaes), onde as iluses e alucinaes so geralmente visuais e as idias delirantes so acentuadas. O paciente fica confuso, amedrontado, desassossegado, suando, anorxico e com insnia. A desidratao e aos distrbios eletrolticos podem ser profundos, sendo a pneumonia uma complicao comum nesses casos. Quanto s convulses por abstinncia de lcool elas ocorrem com maior freqncia entre 6 a 48 horas aps a interrupo ou reduo da ingesta de lcool, podem ser causadas por transtornos metablicos como hipoglicemia ou hipomagnesemia. O Delirium tremens dura entre uma a duas semanas, podendo ocorrer a morte geralmente na primeira semana.

ALUCINOSE ALCOLICA: A enfermidade inicia-se geralmente de modo sbito, ao anoitecer ou durante a noite, com a ocorrncia de ansiedade e alucinaes auditivas, onde estas alucinaes so complexas, o paciente ouve rudos, sons indistintos e vozes que pronunciam palavras e frases, de um modo geral as alucinaes auditivas so dotadas de contedo desagradvel como vozes injuriosas, que fazem ameaas, censuras, insinuaes maliciosas ou planos de extermnio, sendo em alguns casos as alucinaes dotadas de nitidez perfeita e tem sentido definido, em outros o alcoolista no percebe o dilogo mantido pelas vozes, mas sim um vozerio ensurdecedor. O enfermo dominado pela ansiedade,mesclada de medo, que o leva a tentativas de suicdio.

ESTADOS PARANIDES OU DELRIO DE CIUMES: O enfermo elabora as suas primeiras interpretaes e tece uma trama delirante, um ponto importante

destacado pelo Professor Nobre de Melo que os alcoolistas possuem condies psicolgicas capazes, em si mesmas,de determinarem o aparecimento de idias de cime e at de reaes criminais de grande intensidade e violncia. O prprio vcio j por si s abominvel e repugnante, a razo pela qual o alcoolista est exposto infidelidade conjugal, pois ao lado disto h uma progressiva debilitao sexual, que acompanhada de proporcional decrscimo da libido, sendo que em alguns casos o alcoolista procura satisfaes anormais mediante manobras erticas grosseiras, sem a correspondente aprovao da companheira, e por isto serve como ponto de partida para interpretaes falsas, favorecidas com freqncia por alucinaes visuais e

auditivas. O delrio de cimes apresenta caractersticas especiais como: violncia noturna dos acessos, exteriorizao agressiva do delrio, a ao orientada exclusivamente para a mulher e no para supostos amantes e progressiva extenso das

interpretaes e das intuies delirantes at atingir o absurdo, o que pressupe o comprometimento grave da capacidade de julgamento e de autocrtica.

DELIRIUM DE ABSTINNCIA ALCOLICA : caracteriza-se por uma serie de sintomas psquicos e alteraes fsicas como tremor, ataxia e agitao motora, ocorre quase exclusivamente no sexo masculino e nunca antes dos 30 anos, o alcoolista permanece durante vrios dias ou semanas com delrios, ficando angustiado, com medo inexplicvel, sendo que em alguns casos quando o individuo forado a manter a abstinncia os sintomas desaparecem, essencialmente caracterizada como uma sndrome de excitao psquica com estado confusional angustiosos,numerosas e intensas alucinaes, sobretudo visual e ttil, que so dotadas de perfeita nitidez sensorial e combinadas em arranjos cenogrficos,as vises so mltiplas, mveis,sem cor e pequenas e muitas vezes apresentam aspecto de fios, cabelos, chispas, sombras, animais dos mais diversos aspectos e tamanhos como ratos,aranhas, pulgas, macacos e homens em tamanho natural ou reduzido. A capacidade do raciocnio limitada, a memria est profundamente alterada, a orientao geralmente est perturbada, em suma, a concentrao, a tenacidade, a vigilncia e a extenso esto muito limitadas, a desorientao no tempo e espao completa, mas a conscincia da personalidade costuma ser conservada, sendo que nos casos mais intensos a perturbao da conscincia manifesta-se atravs da incoerncia dos juzos e do raciocnio. A debilidade geral aumenta com a durao do delrio e os alcoolistas passam a falar em voz baixa e tremula, podendo haver perturbaes da linguagem, confuso na articulao e distoro disfsica das palavras. Apresentando ainda os sintomas fsicos tais como tremor, hipertermia, hiperidrose e as perturbaes do equilbrio que se fazem acompanhar de fenmenos neurticos e de ligeiras anomalias pupilares, o pulso

10

freqente, irregular e nos casos graves filiforme, a PA pode ser baixa ou elevada, a face plida e coberta de suor, os reflexos profundos esto exaltados podem aparecer ataques convulsivos no inicio ou no decorrer do delrio e podem ocorrer sintomas cerebrais como desordem da coordenao ou ataxia cerebelar, e em alguns doentes observado analgesia completa.

SINDROME DE KORSAKOV: consiste em uma perda da memria quanto a fatos recentes, um estado de amnsia onde o paciente no pode lembrar o que foi dito ou feito segundos atrs e para preencher as lacunas da memria ele acaba por inventar histrias que freqentemente so muito convincentes, a poucas possibilidades de recuperao completa.

ENCEFALOPATIA DE WERNICKE: caracterizada por desorientao associada com a paralisia de msculos oculares, nistagmo, ataxia, sintomas de parestesia em extremidades, pode ter inicio agudo ou desenvolver-se lentamente ao longo de aproximadamente uma semana. Acredita-se que isto se deve a uma grande deficincia crnica de vitaminas do grupo B.

DEMNCIA ALCOLICA: as dificuldades de memria acompanham um dficit persistente das funes cognitivas que leva a perda na formao e compreenso de pensamentos abstratos e para aprender coisas novas, observa-se acentuada decadncia da personalidade, atingindo a alterao em primeiro lugar a esfera afetiva e moral e secundariamente os processos intelectuais, embora alguns autores neguem a existncia de uma demncia alcolica, entretanto, existem estados de deteriorao de tipos orgnicos consecutivos ao alcoolismo e que so resultados de leses cerebrais

11

significativas. Tomografias e imagens por Ressonncia magntica sugerem atrofia cortical acompanhada por alargamento dos ventrculos cerebrais, a neuropatia perifrica geralmente simtrica e ocorre nas extremidades inferiores, podendo ocorrer a encefalopatia heptica porque o fgado no mais capaz de metabolizar e de neutralizar a toxicidade de substncias, apresentam como sintomas iniciais: confuso, agitao e mudanas da personalidade. SNDROME ALCOLICA FETAL (FAS): pode ocorrer em crianas nascidas de mes alcolatras, causando dficits intelectuais, anormalidades fsicas e apresentando problemas secundrios como: dificuldade de aprendizado escolar, delinqncia juvenil, drogadio e alcoolismo, que resulta numa alta taxa de desajustamento social.

TRATAMENTO DO ALCOOLISMO De maneira geral, podemos dizer que o principal objetivo do tratamento ajudar o paciente a viver abstinente, retornar suas atividades produtivas sociais e familiares. evidente que no uma tarefa fcil, uma vez que durante muito tempo o lcool ocupou um lugar de destaque na vida do alcoolista, sendo muitas vezes o fator relevante prioritrio, importante mesmo nos seus pensamentos e no seu dia-a-dia. Em alguns casos o tratamento ministrado por mdicos psiquiatras associados a uma equipe de profissionais da sade. Inicia-se por exame fsico, mental e psicossocial, para se avaliar a sade emocional, a sade familiar, a qualidade de vida social e os estresses ocupacionais. O perodo de tratamento depende de uma desintoxicao da droga que deve ser orientado por mdicos psiquiatras experientes, e depende da severidade da dependncia e da condio de sade geral, a durao tambm varia de pessoa para pessoa, quanto mais cedo se puder diagnosticar e intervir, melhor o resultado. O melhor lugar para se fazer a desintoxicao o hospital, o paciente com delirium tremens necessita de internao para receber sedativos fortes e grandes doses de vitaminas do

12

complexo B, as drogas mais usadas como sedativos so Heminevrin, Clorpromazina e Clordiazepxido. A Clorpromazina aumenta o risco de convulses, mas isto pode ser reduzido acrescentando-se a Fenitona sdica. A terapia de grupo em unidades hospitalares especializadas muito til. A terapia aversiva como uso de apomorfina ou dolorosos choques eltricos seguidos de terapia de relaxamento, aconselhada em pacientes selecionados. Disulfiram ou Citrato de clcio carbamido so geralmente utilizados porque so eficazes na preveno de reincidncias. Os tranqilizantes devem ser utilizados com muito cuidado, pois tambm envolvem o risco de criar dependncia e os antidepressivos podero ser ministrados se houver depresso.

13

CONCLUSO O alcoolismo o resultado final de uma srie de processos que iniciam e depois perpetuam a excessiva ingesto de lcool, onde a bebida proporciona temporariamente uma sensao de euforia e/ou alivio temporrio para alguma tenso fsica ou psquica, onde, entretanto, a ingesto crnica de lcool gera reaes fisiolgicas e psicolgicas que aumentam o desejo de consumir cada vez mais. Conclui-se que a dependncia psicolgica secundria se desenvolve como inicio da dependncia fsica, h necessidade de beber para evitar a perda da sensao prazerosa causada pela droga e para evitar os sintomas de abstinncia, onde a combinao dessas duas dependncias psicolgicas traduz-se no aparecimento do desejo contnuo de beber, desejo este que reforado especialmente por fatores externos. Com o abandono do lcool, essas duas dependncias psicolgicas diminuem razoavelmente em seis meses e praticamente desaparecem aps 2 anos. Sabe-se que as psicoses alcolicas fazem parte das psicoses orgnicas que so aquelas que apresentam causas fsicas definidas, so facilmente diagnosticadas por exames de imagem e portanto causam alteraes na estrutura cerebral.

14

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALCOOLISMO. Disponvel em <http://www.cmt.mg.gov.br> Acesso em 28. setembro. 2007. DALLY, Peter. HARRINGTON, Heather. Psicologia e Psiquiatria na Enfermagem. 2 ed. So Paulo: EPU: Editora Pedaggica e Universitria Ltda, 1978. p. 117-121. ISAACS, Ann. Srie de Estudos em Enfermagem: Sade Mental e Enfermagem Psiquitrica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. 213p. PAIM, Isaas. Tratado de Clnica Psiquitrica. 3 ed. So Paulo: EPU: Editora Pedaggica e Universitria Ltda, 1991. p. 85-105. PSICOSE ALCOLICA. Disponvel em <http://www.portfolio.med.up.pt> Acesso em 26. setembro. 2007. SAIDEMBERG, Silvio. Alcoolismo. Disponvel em <http://www.geocities.com> Acesso em 28. setembro. 2007.

Vous aimerez peut-être aussi