Vous êtes sur la page 1sur 4

Externato Carvalho Arajo

Geografia A 10 ano
Ficha n 2 Linha da Frente Nome:________________________________________________________________________________________ Ano/Turma: ____________ Data:___/___/_____ No dia 12 de Janeiro de 2011 a RTP transmitiu no programa Linha da Frente uma reportagem sobre o atual panorama das energias renovveis em Portugal. Esto a ser feitos grandes investimentos em parques elicos, em barragens e em painis solares. A importao de combustveis fsseis vai diminuir mas isso no vai significar uma reduo de preo da nossa fatura de eletricidade. "Potncia Mxima" uma Grande Reportagem da autoria do jornalista Jorge Almeida, com imagem de Jaime Guilherme, montagem de Carlos Valente, ps-produo udio de Carlos Nunes e produo de Amlia Gomes Ferreira. Vais assistir a essa reportagem. medida que vais ouvindo as informaes disponibilizadas preenche esta ficha, de modo a ficares com um resumo do que se tem feito em Portugal em matrias de energias renovveis. Ano letivo 2011/2012

I) Introduo - Qual a percentagem de importao de energia por Portugal? _________________________________ - Identifica as vantagens das energias renovveis apontadas logo no incio da reportagem: ________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________

II) O exemplo de Orlando Pereira Orlando Pereira um empresrio nas Energias Renovveis que tem ________ painis solares fotovoltaicos na sua moradia, tendo realizado um investimento privado de ___________________ uma vez que ________________ banco garantiu o retorno do investimento. A produo de energia da sua moradia suficiente para pagar o seu ___________________. Em meses de maior exposio solar consegue receber da EDP cerca de __________ euros. Este empresrio designado como um _________________.

III) Energia solar A maior central de painis solares do mundo est instalado em Portugal, na ________________, _______________ e possui mais de _________________ painis, com uma capacidade de potncia de ____________ megawatts. Possui ________________ seguidores solares que seguem a trajetria do sol durante o dia para obter maior _________________ e ______________ de energia. O investimento desta central rondou os _______________ e os seus principais acionistas so ______________ e _____________________. Na central circula livremente um rebanho de ovelhas que __________________________________________________ e faa sombra aos painis e _______________________________________.
1/4

A produo desta central pode abastecer as __________ maiores cidades do Alentejo __________________, _______________, ________________ -, o que corresponde a _________________ lares ou cerca de _________________.

IV) Energia elica A energia elica consiste no ______________________________________. Em Portugal existem _______ parques elicos, sendo o maior no _________________________________________________, que possui ________ aerogeradores em ______ concelhos: _____________, ____________, ______________, ________________. Este o ______________ maior parque elico na Europa e possui capital ______________, ____________ e ___________________. Em 2010 produziu cerca de ___________ da energia consumida em Portugal. A produo elica em Portugal est a aproximar-se da produo de energia _____________ fornecida pelas barragens. No entanto ainda falta aproveitar as potencialidades da ________________ com os designados parques off-shore. Em Portugal, a aposta na explorao da energia elica off-shore no muito elevada uma vez que os ____________________________ no so compensadores pois a produo no compensa o investimento necessrio. O maior parque elico off-shore do mundo localiza-se ao largo do ___________________ e entrou em funcionamento no final de _____________ e permite abastecer ___________ mil lares.

V) Energia hdrica Em Portugal continua a investir-se muito na produo de energia eltrica atravs da construo de _________________. A ________________ (entidade responsvel pela produo de energia em Portugal) realiza um investimento de ____________________ para a construo de novas barragens e ______________________________________ em algumas j existentes. A aposta atual em energia elica e energia hdrica tem inmeros impactos positivos para Portugal, em particular: - _______________________________________________________________________________ - _______________________________________________________________________________ - _______________________________________________________________________________ O projeto do Alqueva constitui um dos investimentos recentes mais sucedidos nessa rea nos ltimos anos. Neste momento, o projeto inclui ______________________________________ que dever estar concluda no final de __________ e permitir ________________ a potncia instalada. No mbito da Poltica Europeia de Energia e de Combate s Alteraes Climticas, Portugal comprometeu-se que, at __________, ____________ da eletricidade consumida dever ser proveniente de energias renovveis. Atualmente este valor de cerca de _____________. Os investimentos atuais no sector dos recursos hdricos devero provocar um aumento da produo de eletricidade, de modo a que ela ______________________ at 2020. Portugal um dos pases europeus que _______ aproveita o seu potencial hdrico, aproveitando apenas ________ desse potencial. Este recurso devia ser mais aproveitado por se tratar de um recurso ____________ e _____________, que contribui para a ___________________________________________, para a reduo das importaes, ______________________________________ e _____________________________________, nomeadamente os impactos no efeito de estufa.

mas

Francisco Ferreira, vice-presidente da Quercus, defende a aposta nas energias renovveis atravs do ____________________________________________ e no da construo de
2/4

______________________ porque o investimento nas renovveis nem sempre considerada amiga do ambiente devido aos impactos ambientais para animais, habitats e ecossistemas.

VI) Energia da biomassa A produo de energia recorrendo aos recursos da biomassa ocupa o _____________ lugar em Portugal. A primeira central de aproveitamento de energia da biomassa entrou em funcionamento em Portugal em ________ e situa-se em ________________. Esta central tem uma capacidade de produo suficiente para abastecer eletricidade a uma pequena cidade de _______________ habitantes. Esta energia produz-se atravs ________________________________________, que so incinerados numa caldeira que pode atingir os ___________________. Existem em Portugal em funcionamento _____ centrais de biomassa e espera-se ________ o nmero de centrais nos prximos anos com o objetivo de_______________________________ que ocupa ______ do territrio continental. As vantagens da recolha dos resduos da floresta relacionam-se com: - _______________________________________________________________________________ - _______________________________________________________________________________

Francisco Ferreira (vice-presidente da Quercos) considera que a produo de energia atravs da biomassa no o caminho a seguir porque ___________________________________, na ordem dos ___________, e as centrais deveriam funcionar em ___________________, ou seja, produzirem energia _______________ e ________________.

VII) Energia das ondas e das mars Esta uma tecnologia onde ainda se esto a dar os primeiros passos. Em _____________ estava pronta a primeira central de energia das ondas e das mars na ____________________, mas esta central s entrou um funcionamento em _________________. A EDA (_________________ ___________________ _________________) assume que a produo atual de energia na central s consegue abastecer ___________________. Os problemas da central relacionam-se com o facto da tecnologia aplicada ser j muito antiga e encontrar-se degradada pois j possui ____________ anos. Na _______________________________ existe outro projeto de aproveitamento da energia das ondas, mas que apenas funcionou durante _______________. As dificuldades que se apresentam relativamente produo desta energia esto associados ao facto de ainda se estar numa fase de apresentao de ___________________ que ainda esto a ser testados e avaliados, no podendo ser ainda considerados projetos de sucesso.

VIII) Carros eltricos O Plano Nacional para as Energias Renovveis prev a criao de medidas de promoo para a utilizao do carro eltrico. Esta uma tecnologia que apresentada como uma tecnologia de futuro pois um potencial consumidor das _________________________________. Neste momento esto a ser instalados por todo o pas os postos de abastecimento para os veculos eltricos os ______________.
3/4

A primeira marca automvel a circular em Portugal a Nissan, que tem uma autonomia de _______________ e carrega as baterias em qualquer tomada eltrica de 220 volts, o que demora, num abastecimento domstico, entre ________________________ e nos postos de carregamento rpido demora cerca de _____________________, carregando um mximo de _____________ da bateria. A poupana entre os utilizadores de carros eltricos e os consumidores de combustveis fsseis encontra-se na ordem dos _________________. No entanto continua a ser apresentado como problema dos carros eltricos a sua reduzida _________________________.

Agora que preencheste toda a informao relativa produo de energias renovveis em Portugal, podes rever a reportagem no blogue http://isabelpfaria.blogspot.com/. Depois de assistires novamente reportagem e com base nos dados recolhidos nesta ficha, elabora um comentrio sobre a situao dos recursos renovveis em Portugal. Esse comentrio dever ser includo no blogue (como comentrio mensagem l colocada) e dever ter no mximo 100 palavras.

4/4

Vous aimerez peut-être aussi