Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE ARTES E DESIGN BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES E DESIGN

(times new roman 14 pargrafo simples)

Ttulo: Subttulo (opcional)


(times new roman 18 negrito - pargrafo simples)

Projeto de pesquisa Modalidade Bacharelado em ?????????? (times new roman 10 pargrafo simples)

Nome do aluno
(times new roman 16)

Juiz de Fora ms/ano


(times new roman 12 pargrafo simples)

Estrutura do projeto de monografia (de 5 a 8 pginas)


Texto: Fonte times new roman 12, justificado, entre linhas 1,5 Subttuloss: fonte times new roman 14, em negrito, alinhados esquerda.

Introduo (1 pgina) Mostra claramente o propsito da pesquisa. Fazem parte do texto da introduo (em texto corrido): - Apresentao: gnese do problema, ou seja, como o autor chegou a ele, explicitandose os motivos mais relevantes que levaram abordagem (escolha) do assunto; - Contraposio aos trabalhos que j versaram sobre o mesmo problema: rpida referncia literatura relativa ao tema, com base num balano crtico da bibliografia, j feito nos estudos preparatrios. - Exposio do problema: definindo-se os conceitos-chave da pesquisa. Objetivos Dizer, de forma clara, o que pretende alcanar com a investigao: expe os objetivos que o trabalho visa atingir, relacionados com a contribuio que pretende fazer. - Objetivo geral: sntese do que se pretende alcanar - Objetivos especficos: explicitao dos detalhes, desdobramento do objetivo geral, apresentados em tpicos com marcadores. Justificativa Apresentar as razes pelas quais se considera o estudo relevante e passvel de contribuir para o acrscimo de conhecimento na rea e servir como base para futuros estudos (relevncia social e cientfica). Referencial Terico (3 a 4 pginas) O quadro terico (texto) precisa ser consistente e coerente, ou seja, ele deve ser compatvel com o tratamento do problema e com o raciocnio desenvolvido, e ter organicidade, formando uma unidade lgica. Metodologia Fazer uma rpida explanao da forma como a pesquisa ser desenvolvida: proposta metodolgica, tipo de pesquisa, procedimentos tcnicos, instrumentos de coleta de dados. Se houver pesquisa de campo, preciso dizer: o campo de estudo e os sujeitos da pesquisa. Cronograma Indica o tempo que o pesquisador tem disponvel para desenvolver o seu trabalho. um quadro esquemtico, em forma de tabela com a programao que o autor espera cumprir ao longo de sua pesquisa (etapas e prazos). Ex:

Trab. de Bacharelado sem/ano Aes: Confirmao (ou adequao) do projeto c/ orientador Levantamento bibliogrfico, leituras e fichamento Coleta, organizao e registro de dados Anlise de dados Redao do relatrio final de pesquisa Reviso geral e entrega do texto Apresentao do trabalho final ms 1 ms 2 ms 3 ms 4

Referncias bibliogrficas
(exemplo/ABNT: espao simples, com 6 pontos depois da linha); tabulao esquerda, grifo (itlico ou negrito) no ttulo da obra, ordem alfabtica do sobrenome do autor).

ARGAN, Gian Carlo. Arte Moderna. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. MACHADO, Arlindo. Mquina e Imaginrio: o desfio das poticas tecnolgicas. So Paulo: Edusp, 1996. MONTEIRO, S. D. Norma e forma: a normalizao do livro brasileiro. Orientador: Solange Puntel Mostafa. Campinas, 1996. 155 p. Dissertao. (Mestrado em Biblioteconomia)-Faculdade de Biblioteconomia, Pontifcia Universidade Catlica de Campinas, 1996. PAREYSON, Luigi. Os Problemas da Esttica. So Paulo: Martins Fontes, 1984. PEVSNER, Nicolaus. Os Pioneiros do Desenho Moderno. So Paulo: Martins Fontes, 1980. TAMBINI, Michael. O Design do Sculo. So Paulo: tica. 1997. TELES, Roosewelt S. Desconexes entre a produo do conhecimento formal e as demandas sociais para o desenvolvimento em contexto local. In Anais P&D Design 96: Estudos em Design. Rio de Janeiro: AenD-BR, 1996. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. COORDENAO DOS PROGRAMAS DE PS-GRADUAO DE ENGENHARIA. Normas para elaborao apresentao grfica e defesa de teses de Mestrado e Doutorado. Rio de Janeiro, 1983.

Vous aimerez peut-être aussi