Vous êtes sur la page 1sur 14

Exerccios de Histria sobre Renascimento com Gabarito

1) (Vunesp-1999) A partir do sculo XII, em algumas regies europias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesos e bispos aliaram-se para a construo de catedrais com grandes prticos, vitrais e rosceas, produzindo uma "potica da luz", abbodas e torres elevadas que dominavam os demais edifcios urbanos. O estilo da arte da poca denominado: a) renascentista. b) bizantino. c) romnico. d) gtico. e) barroco.

(MORUS, Toms. A Utopia. Porto Alegre, L&PM, 1997 p.163) Este trecho do livro Utopia, de Toms Morus, publicado em 1516, no qual o autor descreve um lugar imaginrio sem propriedade privada nem dinheiro, onde prevalece a preocupao com a felicidade coletiva, deve ser atribudo ao seguinte movimento: ao Renascimento, movimento de renovao cultural que se preocupava com o homem e sua organizao social. ao anarquismo, que pregava a destruio do Estado. ao Iluminismo, que propunha a diviso dos trs poderes: legislativo, executivo e judicirio. ao socialismo, que propunha a tomada do poder pelo proletariado. Reforma Protestante, que questionava o poder da Igreja de Roma de interferir nas polticas nacionais.

2) (Mack-1996) O Humanismo foi um movimento que no pode ser definido por: a) ser um movimento diretamente ligado ao Renascimento, por suas caractersticas antropocentristas e individuais. b) ter uma viso do mundo que recupera a herana grecoromana, utilizando-a como tema de inspirao. c) ter valorizado o misticismo, o geocentrismo e as realizaes culturais medievais. d) centrar se no homem, em oposio ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as coisas". e) romper os limites religiosos impostos pela Igreja s manifestaes culturais.

3) (Unirio-1998) As manifestaes culturais expressas no Renascimento, ocorrido na Europa entre os sculos XIV e XVI, apresentam as caractersticas abaixo com EXCEO de uma. Assinale-a. a) Repdio aos ideais escolsticos. b) Crtica ao pensamento escolstico. c) Valorizao das obras clssicas da cultura greco-romana. d) Fortalecimento do humanismo e do individualismo. e) Negao das concepes antropocntricas e naturalistas.

6) (UEL-2003) O Renascimento, amplo movimento artstico, literrio e cientfico, expandiu-se da Pennsula Itlica por quase toda a Europa, provocando transformaes na sociedade. Sobre o tema, correto afirmar: a) O racionalismo renascentista reforou o princpio da autoridade da cincia teolgica e da tradio medieval. b) Houve o resgate, pelos intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do catolicismo, sobretudo da concepo teocntrica de mundo. c) Nesse perodo, reafirmou-se a idia de homem cidado, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contriburam para o fim das monarquias absolutas. d) O humanismo pregou a determinao das aes humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse. e) Os estudiosos do perodo buscaram apoio na observao, no mtodo experimental e na reflexo racional, valorizando a natureza e o ser humano.

4) (FaZU-2002) Antropocentrismo, Naturalismo, Hedonismo, Racionalismo. As caractersticas acima fazem referncia a qual movimento cultural: a) Iluminismo b) Trovadorismo c) Renascimento d) Romantismo e) Ps-Modernismo

7) (Mack-2003) Nicolau Maquiavel (1469-1567), pensador florentino, afirmava que a obrigao suprema do governante manter o poder e a segurana do pas que governa. E, para atingir seus objetivos, o governante deve usar de todos os meios disponveis, pois os fins justi ficam os meios. Suas idias ficaram imortalizadas na obra: a) Leviat. b) Poltica Segundo as Sagradas Escrituras. c) A Arte da Guerra. d) A Divina Comdia. e)O Prncipe.

5) (UFC-2003) Quando reconsidero ou observo os Estados florescentes, no vejo neles, Deus me perdoe, seno uma espcie de conspirao dos ricos para cuidar de seus interesses pessoais.

8) (Mack-2003) Muitos artistas e filsofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi to bom observador como Leonardo da Vinci. A prova, tanto da sua curiosidade insacivel como de seu

1 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

entendimento profundo da natureza, pode encontrar-se nos seus muitos desenhos e livros de notas. O Mundo do Renascimento Dentre as principais caractersticas do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar: a) o bidimensionalismo esttico e a desvalorizao do ser humano. b) o naturalismo e o geocentrismo. c) o antropocentrismo e o humanismo. d) o teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos. e) a arte humanista e a ausncia da perspectiva linear.

9) (FEI-1994) As principais caractersticas do Renascimento foram: a) teocentrismo, realismo e intensa espiritualidade; b) romantismo, esprito critico em relao poltica, temas de inspirao exclusivamente naturalistas; c) ausncia de perspectiva e adoo de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores espirituais; d) uso de temas ecolgicos evidenciando a preocupao com o meio ambiente, execuo de variados retratos de personalidades da poca; e) antropocentrismo, humanismo e inspirao grecoromana.

11) (UEL-1995) Considere os itens adiante. I. "... a busca da perfeio no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e cincia, desenvolvendo-se estudos de anatomia, tcnicas de cores, perspectivas..." II. ' ... o teocentrismo, o coletivismo, a tradio marcaram as obras de arte do perodo e estiveram presentes na pintura, na arquitetura e na escultura..." III. " ... procuram explicar o mundo atravs de novas teorias, fugindo s interpretaes religiosas tpicas do perodo anterior. O grande destaque a utilizao do mtodo experimental...' O Renascimento identificado em: a) somente II. b) somente I e II. c) somente I e III. d) somente II e III. e) I, II e III.

12) (PUCCamp-1998) Na transio do Mundo Medieval para o Moderno, teve papel de destaque: A) a educao ministrada pelos leigos nos conventos e nas abadias. B) o processo de ruralizao das vilas e dos centros urbanos. C) o comrcio e o renascimento das cidades. D) o poder poltico altamente descentralizado. E) a Igreja, que acatava o lucro e a usura.

10) (PUC-SP-2003) (...) Outras coisas que viu, mui numerosas, Pedem tempo que o verso meu no dura, Pois l encontrou, guardadas e copiosas, Mil coisas de que andamos procura. S de loucura no viu muito ou pouco Que ela no sai de nosso mundo louco. Mostrou-se-lhe tambm o que era seu, O tempo e as muitas obras que perdia, (...) Viu mais o que ningum suplica ao cu, Pois todos cremos t-lo em demasia: Digo o siso, montanha ali mais alta Que as erguidas do mais que aqui nos falta. ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. So Paulo: Atelier, 2002. p. 261. O trecho acima, de um livro de 1516, narra parte de uma viagem imaginria Lua. L, o personagem encontra o que no h na Terra e no encontra o que aqui h em excesso. Pode-se identificar o carter humanista do texto na a) certeza, de origem crist, de que a reza ( suplicar ao cu) a nica forma de se obter o que se busca. b) constatao da pouca razo ( siso) e da grande loucura existente entre os homens. c) aceitao da limitada capacidade humana de fazer poesia ( o verso meu no dura). d) percepo do desleixo e da indiferena humanos ( o tempo e as muitas obras que perdia). e) ambio dos homens em sua busca de bens ( Mil coisas de que andamos procura).

13) (PUCCamp-1998) No sculo XVI, diversos movimentos reformistas de carter religioso despontaram na Europa. Sobre esses movimentos correto afirmar que o: A) Humanismo foi o ltimo movimento reformista que criticou os abusos contidos nas prticas da Igreja Catlica, propondo a escolha do Papa pelos imperadores e reis. B) Conclio de Trento marcou a reao da Igreja difuso do Protestantismo, reafirmando os dogmas catlicos e fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal de Santo Ofcio e a criao do ndice de Livros Proibidos. C) Luteranismo difundiu-se rapidamente entre os segmentos servis da Alemanha e das regies nrdicas, pois pregava a insubordinao e a luta armada dos camponeses contra a nobreza senhorial e o clero, aliados polticos nessas regies. D) Calvinismo significou um recrudescimento das concepes e prticas reformistas, pois criticou os valores burgueses atravs da condenao do emprstimo de dinheiro a juros e do trabalho manual. E) Anglicanismo reforou a autoridade do Vaticano na Inglaterra, com a promulgao do Ato de Supremacia por Henrique VIII, que devolveu os bens e as propriedades do clero catlico confiscadas pela nobreza inglesa.

2 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

14) (Fuvest-1999) J se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade crist, a arquitetura clssica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que: a) corresponde, em termos de viso de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo; b) aparece no conjunto das artes plsticas, mas no nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo; c) surge tambm em todas as demais atividades artsticas, exprimindo as mudanas culturais promovidas pela escolstica; d) corresponde a uma mudana de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento; e) foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.

a) A que conceito de Idade Mdia o texto est se contrapondo? b) Qual o perodo histrico valorizado pelos humanistas do Renascimento? Por qu? c) Caracterize a atividade que impulsionou o desenvolvimento das cidades medievais.

15) (UFMG-1995) Todas as alternativas apresentam conceitos que traduzem o iderio caracterstico do sculo XIX, EXCETO: a) Anarquismo. b) Humanismo. c) Liberalismo. d) Sindicalismo. e) Socialismo.

18) (Cesgranrio-1994) A Europa Ocidental, nos sculos XV e XVI, sofreu diversas transformaes polticas, econmicas e sociais. Sobre essas transformaes podemos afirmar que: l - o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artsticos que privilegiaram a observao da natureza. 2 - a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemes, difundiu-se em virtude da centralizao do Estado alemo. 3 - a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro. 4 - a reao da Igreja Catlica, denominada ContraReforma, atravs do Conclio de Trento (1545), tentou barrar o avano protestante, alterando os dogmas da f catlica. As afirmativas corretas so: a) apenas l e 2. b) apenas l e 3. c) apenas l e 4. d) apenas 2 e 3. e) apenas 2 e 4.

16) (Vunesp-1997) "Hoje no vemos em Petrarca seno o grande poeta italiano. Entre os seus contemporneos, pelo contrrio, o seu principal ttulo de glria estava em que de algum modo ele representava pessoalmente a Antigidade (...) Acontece o mesmo com Boccio (...) Antes do seu Decameron ser conhecido (...) admiravam-no pelas suas compilaes mitogrficas, geogrficas e biogrficas em lngua latina." (Jacob Burckardt, A CIVILIZAO DA RENASCENA ITALIANA.) Petrarca e Boccio esto intimamente relacionados ao: a) nascimento do humanismo. b) declnio da literatura barroca. c) triunfo do protestantismo. d) apogeu da escolstica. e) racionalismo clssico.

17) (UNICAMP-2003) Esta longa Idade Mdia o contrrio do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras excees, pelos homens das Luzes. o momento da criao da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a mquina, a hora e o relgio, o livro , o garfo, o vesturio, a pessoa, a conscincia. (Adaptado de Jacques L Goff, Prefcio, Para um novo conceito de Idade Mdia : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)

19) (Fatec-1995) Em O RENASCIMENTO, Nicolau Sevcenko afirma: "O comrcio sai da crise do sculo XIV fortalecido. O mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada produo blica, construo naval e produo de roupas e tecidos, nas quais tanto a Itlia quanto a Flandres se colocaram frente das demais. As minas de metais nobres e comuns da Europa Central tambm so enormemente ativadas. Por tudo Isso muitos historiadores costumam tratar o sculo XV como um perodo de Revoluo Comercial." A Revoluo Comercial ocorreu graas: a) s repercusses econmicas das viagens ultramarinas de descobrimento. b) ao crescimento populacional europeu, que tomava imperativa a descoberta de novas terras onde a populao excedente pudesse ser instalada. c) a uma mistura de idealismo religioso e esprito de aventura, em tudo semelhante quela que levou formao das cruzadas. d) aos Atos de Navegao lanados por Oliver Cromwell. e) auto-suficincia econmica lusitana e produo de excedentes para exportao.

20) (Fuvest-1997) Sobre a Reforma religiosa, do sculo XVI, correto afirmar que:

3 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

a) nas reas em que ela penetrou, obteve ampla adeso em todas as camadas da sociedade. b) foi um fenmeno to elitista quanto o Renascimento, permanecendo afastada das massas rurais e urbanas. c) nada teve a ver com o desenvolvimento das modernas economias capitalistas. d) fundamentou-se nas doutrinas da salvao pelas obras e na falibilidade da Igreja e da Bblia. e) acabou por ficar restrita Alemanha luterana, Holanda calvinista e Inglaterra anglicana.

b) da reflexo da luz do rabe Alhazen. c) heliocntrica do polons Nicolau Coprnico. d) da rotao terrestre do italiano Galileu Galilei. e) da gravitao universal do ingls Isaac Newton. 23) (FGV-2003) Daqui nasce um dilema: melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria prefervel ser ambas as coisas, mas, como muito difcil concili-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se s se puder ser uma delas (...). MAQUIAVEL, N., O Prncipe. 2 ed., Trad., Mira-Sintra Mem Martins, Ed. Europa-Amrica, 1976, p. 89. A respeito do pensamento poltico de Maquiavel, correto afirmar: A) Mantinha uma ntida vinculao entre a poltica e os princpios morais do cristianismo. B) Apresentava uma clara defesa da representao popular e dos ideais democrticos. C) Servia de base para a ofensiva da Igreja em confronto com os poderes civis na Itlia. D) Sustentava que o objetivo de um governante era a conquista e a manuteno do poder. E) Censurava qualquer tipo de ao violenta por parte dos governantes contra seus sditos. 24) (Vunesp-2003) Nascido na Itlia, o Renascimento movimento intelectual, cientfico, artstico e literrio espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmaes a respeito desse movimento. I. A arte renascentista tinha como caracterstica principal a explorao dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas. II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo. III. No plano poltico, sua principal conseqncia foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano. IV. O combate central das idias renascentistas residiu na defesa das concepes de mundo baseadas no teocentrismo e na escolstica, ento emergentes. V. A Itlia acumulou maior quantidade de capital e alcanou desenvolvimento comercial e urbano invejvel, gerando excedentes econmicos para se investir em obras de arte. Est correto apenas o contido em A) I, II e III. B) I, IV e V. C) II, III e IV. D) II, III e V. E) III, IV e V.

21) (UFSCar-2000) Leonardo da Vinci foi, alm de artista, um dos tericos de arte do Renascimento italiano. Em seu Tratado de Pintura escreve que a beleza consiste numa gradao de sombra Demasiada luz agressiva;demasiada sombra impede-se que se veja e, mais frente, define a pintura como imitao de todos os produtos visveis da natureza (...) todos banhados pela sombra e pela luz. A partir destes fragmentos do Tratado de Pintura, pode-se concluir que a concepo artstica do Renascimento pressupe A) um trabalho desenvolvido pelo artista dentro de atelis, considerando que o controle da iluminao se torna fundamental. B) uma associao entre esttica e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva teocntrica, como a presena de Deus no mundo. C) a separao entre o desenho, a representao do movimento, os limites da figura e o fundo ou a atmosfera. D) um ideal de equilbrio, expresso pela noo de distribuio simtrica de volumes e cores na superfcie pintada. E) a liberdade do artista no momento de realizao de seu trabalho, exprimindo suas paixes e seus sentimentos mais exaltados.

22) (ENEM-2001) O texto foi extrado da pea Trilo e Crssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601. Os prprios cus, os planetas, e este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constncia, marcha, distncia, estao, forma, funo e regularidade, sempre iguais; eis porque o glorioso astro Sol est em nobre eminncia entronizado e centralizado no meio dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus. (personagem Ulysses, Ato I, cena III). SHAKESPEARE, W. Trilo e Crssida. Porto: Lello & Irmo, 1948. A descrio feita pelo dramaturgo renascentista ingls se aproxima da teoria a) geocntrica do grego Claudius Ptolomeu.

4 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

25) (Fuvest-2004) No campo cientfico e matemtico, o processo da investigao racional percorreu um longo caminho. Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o clculo por Eratstenes do dimetro da terra com um erro de apenas algumas centenas de quilmetros do nmero exato, todos esses feitos, no seriam igualados na Europa durante 1500 anos. Moses I. Finley. Os gregos antigos O perodo a que se refere o historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento cientfico, corresponde a) ao Helenismo, que facilitou a incorporao das cincias persa e hindu s de origem grega. b) criao das universidades nas cidades da Idade Mdia, onde se desenvolveram as teorias escolsticas. c) ao apogeu do Imprio Bizantino, quando se incentivou a condensao da produo dos autores gregos. d) expanso martimo-comercial e ao Renascimento, quando se lanaram as bases da cincia moderna. e) ao desenvolvimento da Revoluo Industrial na Inglaterra, que conseguiu separar a tcnica da cincia.

28) (UFPR-2009) O Renascimento foi um perodo de alterao substancial no panorama da cultura europia. Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista. a) O universo temtico que marca a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal caracterstica como intelectual: a vocao para tornar-se especialista de uma rea em detrimento das demais. b) H o reconhecimento de que a qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das questes cotidianas e refletir sobre as implicaes do conhecimento terico puro. c) Leonardo da Vinci possua averso em relao ao traado do corpo humano, na medida em que este representava para ele a imperfeio e os limites da criao divina. d) O talentoso italiano ganhou notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexo filosfica para dar vazo a sua criatividade no campo da arte. e) Leonardo da Vinci articulou o saber tcnico com o conhecimento cientfico sobre a natureza das coisas e das artes humanas.

26) (Mack-2004) No incio da Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da difuso de novos padres de comportamento, surgiram, na Pennsula Itlica, ricos patrocinadores das artes e das cincias, que objetivavam no s a promoo pessoal, mas tambm proveitos culturais e econmicos. Assinale a alternativa que indica como so denominados esses patrocinadores. a) Neoplatnicos b) Condottieris c) Mecenas d) Humanistas e) Hedonistas 27) (VUNESP-2008) Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsvel pelo surgimento da cincia moderna. O famoso conflito com a Igreja catlica se demonstrou fundamental para sua filosofia; dele a argumentao pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreenso do funcionamento do universo e que pode atingi-la atravs da observao do mundo real. (Stephen Hawking, Uma breve histria do tempo.) O famoso conflito com a Igreja catlica a que se refere o autor corresponde a) deciso de Galileu de seguir as idias da Reforma Protestante, favorveis ao desenvolvimento das cincias modernas. b) ao julgamento de Galileu pela Inquisio, obrigando-o a renunciar publicamente s idias de Coprnico. c) opo de Galileu de combater a autoridade poltica do Papa e a venda de indulgncias pela Igreja. d) crtica de Galileu livre interpretao da Bblia, ao racionalismo moderno e observao da natureza. e) defesa da superioridade da cultura grega da antigidade, feita por Galileu, sobre os princpios das cincias naturais.

29) (FGV-1996) Acerca do Renascimento: I - As caractersticas do homem no Renascimento so: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposio aos valores medievais baseados no teocentrismo. II - O Renascimento no foi um processo homogneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestaes mais expressivas se deram nos campos das artes e das cincias, sendo que no campo artstico, a literatura e as artes plsticas ocupavam lugar de destaque. III - A arte renascentista tomou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clrigos e o cotidiano cristo da poca. IV - A Itlia foi o centro do Renascimento porque era o centro do pr-capitalsmo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte. V - A ascenso do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepes terrenas dominantes entre os eclesisticos. correto apenas o afirmado em: a) I, II, III. b) I, II, IV. c) I, II, V. d) I, III, V. e) II, IV, V.

30) (Fuvest-1996) Com relao arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes caractersticas: a) a perspectiva geomtrica e a pintura a leo. b) as vidas de santos e o afresco. c) a representao do nu e as iluminuras. d) as alegorias mitolgicas e o mosaico.

5 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

e) o retrato e o estilo romntico na arquitetura.

31) (UDESC-1996) O sculo XV, apesar de ser considerado como o sculo da decadncia do Renascimento italiano, gerou gnios como Rafael Sanzio e Michelngelo nas Artes plsticas. Na literatura, o grande nome foi Nicolau Maquiavel (14691527) que escreveu um texto antolgico na histria do teatro ocidental - "A Mandrgora"- com a qual satirizava a sociedade florentina sobre o poder dos Mdici. Ele autor tambm de um famosos livro que levou a ser chamado de "Pai da Cincia Poltica". a) Como se intitula esse livro e qual o seu contedo? b) Comente a mxima maquiavlica: "Os fins justificam os meios."

B) ser considerado um plagiador das idias heliocntricas defendidas por Coprnico e por alguns sbios florentinos. C) que seus pressupostos geocntricos contribussem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Catlica. D) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, qual pertencia desde a adolescncia. E) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofcio, mantido pela Igreja.

35) (Vunesp-2002) Observe e compare as duas figuras seguintes, uma iluminura, que ilustra um manuscrito do sculo XIII, e a pintura denominada A Calnia, de Sandro Botticelli, artista florentino do sculo XV.

32) (UnB-1998) Julgue os itens seguintes, referentes ao Renascimento, colocando VERDADEIRO ou FALSO: A) Retomando traos da Antigidade C1ssica, a Renascena significou a ruptura total e absoluta com a cultura medieval. B) Iniciado na Pennsula Ibrica, sobretudo por sua forte tradio urbana, o movimento renascentista afastou-se do humanismo tpico da cultura medieval para enaltecer os contedos religiosos que emergiam com a crise feudal. C) Leonardo da Vinci, personagem-sntese do Renascimento, para quem o homem era o modelo do mundo, notabilizou-se pela atuao diversificada, destacando-se, na pintura, com Monalisa. D) A atuao dos mecenas, protetores e financiadores dos artistas, deu impulso decisivo ao desenvolvimento da arte renascentista.

33) (Fuvest-2000) Indique e comente quatro elementos da antigidade greco-romana presentes ainda hoje no mundo ocidental. 34) (Vunesp-2002) ... tenho sido, durante muitos anos, um aderente teoria de Coprnico. Isto me explica a causa de muitos fenmenos que so ininteligveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas ltimas, mas eu no me arriscaria a lev-los publicao. H muito tempo que estou convencido de que a Lua um corpo como a Terra. Descobri tambm uma multido de estrelas fixas, a princpio invisveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Lctea. (Carta de Galileu a Kepler, 1597.) Galileu no se arriscava a publicar essas idias por temer A) a oposio que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava. a) Como se denomina o perodo da histria da cultura e das artes no qual Botticelli viveu? b) Aponte duas diferenas entre a iluminura e a pintura a leo, tendo em vista os contextos histricos em que foram produzidas.

36) (ENEM-2001) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos telogos, por uma suposta crena na alquimia, na astrologia e no mtodo experimental, e tambm por introduzir, no ensino, as idias de Aristteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: Pode ser que se fabriquem mquinas graas s quais os maiores navios, dirigidos por um nico homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrvel sem a ajuda de animais; que se

6 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

fabriquem mquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pssaro. (...) Mquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios (apud. BRAUDEL, Fernand. Civilizao material, economia e capitalismo: sculos XV-XVIII, So Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.). Considerando a dinmica do processo histrico, pode-se afirmar que as idias de Roger Bacon a) inseriam-se plenamente no esprito da Idade Mdia ao privilegiarem a crena em Deus como o principal meio para antecipar as descobertas da humanidade. b) estavam em atraso com relao ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela Igreja para o avano cientfico da humanidade. c) opunham-se ao desencadeamento da Primeira Revoluo Industrial, ao rejeitarem a aplicao da matemtica e do mtodo experimental nas invenes industriais. d) eram fundamentalmente voltadas para o passado, pois no apenas seguiam Aristteles, como tambm baseavamse na tradio e na teologia. e) inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenes.

II. Contm uma dimenso de humor e de crtica aos comportamentos humanos. III. Narra a histria das atividades de trabalho do campons no incio da Idade Mdia. IV. Apia a idia da Igreja catlica de elevao espiritual humana para os pobres e humildes. Esto corretas as afirmaes: a) I e II, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

39) (UNICAMP-2004) Para as artes visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos sculos XV e XVI, as regies mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental localizavam-se na Itlia e nos Pases Baixos, e essas foram as regies de onde veio grande parte dos artistas. (Adaptado de Peter Burke, O Renascimento Italiano. So Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64). a) Cite duas caractersticas do Renascimento. b) De que maneiras o ambiente urbano propiciou a emergncia desse movimento artstico e cultural? c) Por que as regies mencionadas no texto eram as mais urbanizadas da Europa nos sculos XV e XVI? 40) (Vunesp-2005) A obra de Jan van Eyck O casal Arnolfini (1434) revela traos marcantes da pintura renascentista. Entre esses traos presentes na obra de Jan van Eyck, pode-se identificar a temtica A) burguesa e o liberalismo. B) religiosa e os valores greco-romanos. C) profana e a busca do transcendente. D) pag e o cientificismo. E) profana e a perspectiva.

37) (UNICAMP-2001) Em 1566, Coprnico anunciava, em sua obra Sobre as revolues das rbitas celestes: [...] no primeiro livro descrevo todas as posies dos astros, assim como os movimentos que atribuo Terra, a fim de que este livro narre a constituio geral do Universo. (Adaptado de Jos Gaos, Histria de nuestra idea del mundo. Fondo de Cultura Econmica, 1992, p. 146.) a) Em que a obra de Coprnico significou uma revoluo na forma como se via o mundo comparada da Idade Mdia? b) Como o telescpio, inventado por Galileu em 1610, ajudava a confirmar as teses de Coprnico? c) Relacione o estudo da astronomia com as grandes navegaes desse perodo.

38) (UFSCar-2003)

41) (Vunesp-2005) A obra de Jan van Eyck O casal Arnolfini (1434) revela traos marcantes da pintura renascentista. Entre esses traos presentes na obra de Jan van Eyck, pode-se identificar a temtica A) burguesa e o liberalismo. B) religiosa e os valores greco-romanos. C) profana e a busca do transcendente. D) pag e o cientificismo. E) profana e a perspectiva.

42) (FUVEST-2006) A personagem Dom Quixote representava um ideal de vida no mais dominante no tempo em que Miguel de Cervantes escreveu sua famosa obra (1605-1615). a) Explique esse ideal. b) Por que tal ideal deixou de ser dominante? Observe a figura: Sobre esta obra, apresentam-se quatro afirmaes. I. Faz parte da arte renascentista europia.

7 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

43) (IBMEC - SP-2007) Utilize o texto e a figura a seguir para responder a este teste. O Corpo Humano: real e fascinante. Este o ttulo de uma exposio inaugurada no ms de maro na OCA, na capital paulista. O texto abaixo foi retirado da programao cultural de um jornal de grande circulao. Reunindo 16 corpos e 225 rgos verdadeiros, a mostra revela a crueza da anatomia humana. Dividida em nove segmentos (para representar cada segmento do organismo), a exposio comea com a estrutura interna de um esqueleto, que contm mais de cem juntas. As realizaes do homem na medicina tambm esto presentes na seo o corpo tratado, onde esto prteses de quase todas as pa rtes do corpo.
(O Estado de S. Paulo. 13 de abril de 2007)

b) o desenvolvimento das atividades mercantis, que fez surgir uma nova camada social interessada em valorizar no indivduo e a razo. c) o fortalecimento da autoridade dos doutores da Igreja catlica, que defendiam a f como meio de compreenso da realidade material. d) a ascenso poltica das camadas populares, que questionaram a viso de mundo centrada em Deus e incentivaram a crtica e a experimentao. e) a consolidao do sistema fabril, substituindo as corporaes medievais, devido s novas exigncias da economia auto-suficiente.

45) (VUNESP-2007) Todas as coisas humanas tm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo no seno uma sombra e uma aparncia; mas esta grande e interminvel comdia no pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida to obscuro, to diverso, to oposto, que no podemos nos assegurar de nenhuma verdade.
(Erasmo de Roterd, Elogio da loucura.)

(Rembrandt A lio de anatomia do doutor Tulp, 1632)

Tanto a exposio anunciada pelo texto quanto o quadro de Rembrandt a) destacam a relao entre as experincias cientficas e as manifestaes religiosas b) representam a arte contempornea, caracterizada pela denncia contra a banalidade da violncia c) mostram a permanncia do interesse sobre o funcionamento do corpo humano, do Renascimento aos dias atuais d) indicam o retrocesso das tcnicas mdicas relacionadas ao estudo da anatomia humana e) podem ser vistas como representaes artsticas, no mantendo vnculos com experimentos cientficos

Erasmo de Roterd foi um dos primeiros pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509, pode-se considerar moderno a) o elogio da loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade. b) o carter obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela f. c) a ausncia de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero. d) a idia de que o mundo uma comdia, e ns homens devemos nos divertir. e) a idia de que o mundo aparncia, mera representao do plano divino.

44) (UFTM-2007) O Renascimento cultural teve sua origem nas mudanas polticas, econmicas e sociais ocorridas a partir da Baixa Idade Mdia. Foram transformaes dos padres de comportamento, das crenas, das instituies, dos valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a alta burguesia e a nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade.
(Myriam Mota e Patrcia Braick, Histria: das cavernas ao Terceiro Milnio)

Dentre as transformaes a que as autoras se referem, correto mencionar a) a afirmao dos Estados liberais, sob controle da burguesia, a partir da retomada do estudo do Direito Romano nas universidades.

46) (Mack-2007) (...) Dante e Maquiavel conheceram o exlio, Campanella e Galileu foram submetidos a priso e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII, Giordano Bruno e tienne Dolet foram condenados fogueira pela Inquisio, Miguel de Servet foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de Genebra, para s mencionarmos o destino trgico de alguns dos mais famosos representantes do humanismo. Mesmo as constantes viagens e mudanas de Erasmo de Rotterdam e de Paracelso, por exemplo, eram em grande parte motivadas pelas perseguies que lhes moviam seus inimigos poderosos. Nicolau Sevcenko - O Renascimenmto A razo para as perseguies aos sbios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas gerais, a) no conflito aberto com a Igreja catlica, provocado pelo atesmo dos pensadores humanistas, que identificavam, na sujeio do homem a Deus, um obstculo ao seu desenvolvimento pleno. b) no choque entre, de um lado, o conservantismo de homens e de instituies ligados cultura e aos valores tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos da Antigidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.

8 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) no temor que tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da misria geral, e, por isso, alvo das pregaes revolucionrias. d) no perigo que representavam para os reis absolutistas as obras polticas dos humanistas, como Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrtico, no monrquico e laico. e) no confronto entre os dogmas cristos (catlicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado pelos humanistas como uma religio superior, e que deveria, por conseqncia, substituir o cristianismo.

fisilogo, qumico, botnico, gelogo, cartgrafo, fsico, precursor da aviao, da balstica, da hidrulica, da tica e da acstica. A da direita foi obra de um artista dotado de uma versatilidade sem limite, indicado por Bramante para servir ao Papa Jlio II, em Roma, foi imortalizado como um dos maiores pintores da Renascena. Assinale entre as alternativas a que traz, respectivamente, os nomes dos autores das duas obras: a) Rafael e Botticelli. b) Leonardo da Vinci e Rafael. c) Leonardo da Vinci e Masaccio. d) Botticelli e Masaccio e) Giotto e Pieter Brueghel.

47) (ESPM-2007) 48) (FUVEST-2008) Nos sculos XIV e XV, a Itlia foi a regio mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido a) iniciativa pioneira na busca do caminho martimo para as ndias. b) centralizao precoce do poder monrquico nessa regio. c) ausncia completa de relaes feudais em todo o seu territrio. d) neutralidade da pennsula itlica frente guerra generalizada na Europa. e) combinao de desenvolvimento comercial com pujana artstica. 49) (UFSCar-2009) Observe a imagem.

Essa escultura a Piet uma obra de arte do perodo a) clssico romano. b) medieval. c) renascentista. d) barroco. e) romntico. 50) (FGV-1995) Erasmo de Rotterdam (1467-1536) foi um dos pensadores mais influentes de sua poca, sobretudo porque em sua obra ELOGIO DA LOUCURA defendeu, entre outros aspectos: a) a tolerncia, a liberdade de pensamento e uma teologia baseada exclusivamente nos Evangelhos. b) a restaurao da teologia nos termos da ortodoxia escolstica, na linha de Toms de Aquino.

As imagens apresentadas devem ser relacionadas a dois grandes artistas renascentistas. A da esquerda foi obra do pintor, arquiteto, escultor, mecnico, urbanista, engenheiro,

9 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

c) a reforma eclesistica da Igreja segundo a proposta de Savonarola, conforme sua pregao em Florena. d) o comunismo dos bens, teoria que influenciaria o pensamento de Rousseau no sculo XVIII. e) a supremacia da razo do Estado sobre as regras definidas nos princpios da moral crist.

51) (PUC-SP-1995) A Piet, escultura de mrmore de Michelangelo (1475-1564), foi realizada no fim do sculo XV, no contexto do Renascimento. Giorgio Vasari (15111574), um dos mais importantes intrpretes da obra de Michelangelo, ao falar desta obra, destaca seu refinamento tcnico. O prprio Michelangelo reconheceu a maestria da Piet ao gravar, pela primeira vez, sua assinatura na faixa que atravessa o peito da Virgem. Ainda a propsito dessa escultura, Vasari comenta: "Como a mo do artista pde realizar, de maneira to divina, em to pouco tempo uma obra to admirvel? Parece um milagre: que uma rocha informe tenha atingido uma perfeio tamanha que a prpria natureza s raramente a modela na carne." Paolucci, Antonio. MICHELANGELO. Florena, ATS. 1993. A partir do comentrio de Vasari, apresente o contexto histrico em que se insere o Renascimento, as novas concepes que passaram a orientar a produo artstica e sua relao com a nova viso - humanista - de mundo que marca esse movimento esttico-cultural. Produza um texto-sntese em que as informaes utilizadas estejam claramente articuladas, contextualizadas e relacionadas s discusses propostas. A resposta poder, ainda, ser profunda por meio do destaque de outras obras e nomes expressivos do Renascimento.

53) (UFBA-1998) A cincia moderna vasta e muito complexa. praticamente impossvel adquirir uma viso atualizada de suas possibilidades totais e talvez por isso tenha passado a ser encarada com desconfiana. Contudo, a civilizao ocidental encontra-se comprometida com a crena no valor do progresso cientifico como fora atuante a favor da humanidade. Embora alguns dos maiores perigos do mundo tambm sejam fruto do desenvolvimento da cincia, prevalece a esperana de que viro dela as solues viveis para os nossos grandes problemas. (ENCICLOPDIA. p. 347) Com base na anlise do texto e nos conhecimentos sobre o papel da cincia e da tecnologia nos diversos momentos da histria, possvel afirmar: (01) A complexidade da cincia j era percebida pelos gregos antigos, que, desde ento, buscavam a constante especializao das reas do saber. (02) A desconfiana aludida no texto decorre, em parte, da sobrevivncia de traos da hegemonia da Igreja no campo do conhecimento e da interpretao da natureza, desde a Idade Mdia. (04) A articulao entre conhecimento cientfico e produo industrial, a partir do sculo XIX, resultou na distribuio equilibrada de seus benefcios entre os diversos segmentos da sociedade industrial ocidental. (08) A penetrao dos frutos do desenvolvimento cientfico ocidental em sociedades ainda perifricas tem contribudo para a perda da cultura tradicional e conseqente desintegrao das estruturas sociais at ento vigentes. (16) Um dos perigos aludidos no texto relaciona-se com a utilizao descontrolada dos componentes da energia atmica tanto por governos, quanto por empresas, ou mesmo por cidados despreparados ou negligentes. (32) A esperana expressa no texto quanto aos benefcios do conhecimento cientfico na soluo dos problemas da humanidade tem sido dificultada pela ganncia e violncia de governos de pases ricos e pela tolerncia ou cumplicidade de pases pobres. Marque como resposta a soma dos itens corretos.

52) (UNICAMP-1998) Sobre o governo dos prncipes, Nicolau Maquiavel, um pensador italiano do sculo XVI, afirmou: O prncipe no precisa ser piedoso, fiel, humano, ntegro e religioso, bastando que aparente possuir tais qualidades.(...) Um prncipe no pode observar todas as coisas a que so obrigados os homens considerados bons, sendo freqentemente forado, para manter o governo, a agir contra a caridade, a f, a humanidade, a religio (...). O prncipe no deve se desviar do bem, se possvel, mas deve estar pronto a fazer o mal, se necessrio. (Adaptado de Nicolau Maquiavel, O Prncipe, em Os Pensadores, So Paulo, Nova Cultural, 1996, pp. 102-103) A partir do texto, responda: a) Qual o maior dever do prncipe? b) Como o prncipe deveria governar para ter xito? c) De que maneira as idias de Maquiavel se opunham moral crist medieval?

54) (UFRS-1998) Relacione as obras renascentistas com os seus autores. 1. Dante Allighieri 2. Rabelais 3. Coprnico 4. Montaigne 5. Erasmo de Rotterdam ( ) Gargntua e Pantagruel ( ) O Elogio da Loucura ( ) Ensaios ( ) A Divina Comdia

10 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

( ) As Revolues dos Orbes Celestes A seqncia numrica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, A) 5 - 4 - 3 - 2 - 1 B) 2 - 5 - 4 - 1 - 3 C) 1 - 2 - 3 - 4 - 5 D) 5 - 2 - 1 - 3 - 4 E) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 55) (FUVEST-2007) Das trs seguintes formulaes primeiro, a de Coprnico, a terra no o centro do mundo, depois a de Darwin, no nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por ltimo, a de Freud, no somos senhores de nossa prpria conscincia pode-se dizer que a) contribuem para tornar o homem cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeio. b) constituem os fundamentos da modernidade e desfecham golpes profundos na pretenso do homem de ser o centro do universo. c) fortalecem a posio cientfica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de fundamentao emprica. d) perdem cada vez mais credibilidade com o avano cientfico proporcionado pela astronomia, biologia e psicologia. e) harmonizam-se com as concepes dos que defendem a tese criacionista, ou que propem um desenho inteligente sobre a criao do universo.

b) A atribuio de valor moral ao trabalho honesto e disciplinado, com razes na religio reformada. c) O profundo desprezo pelas classes populares, consideradas como dissolutas e avessas ao trabalho. d) A vida domstica centrada na definio de uma esfera privada restrita famlia nuclear. e) A averso ao complexo jogo de etiqueta e honra da sociedade de corte e dos aristocratas em geral.

57) (Mack-2001) Renascimento a denominao usual para as mudanas de carter cultural ocorridas nos pases europeus durante o perodo que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das cincias e das artes podemos considerar como expresses desse perodo os trabalhos de: a) Ren Descartes, Ludwig van Beethoven e Thomas Malthus. b) Augusto Comte, Adam Smith e Igor Stravinsky. c) Fillippo Marinetti, Luigi Russolo e R. Colligwood. d) Johann Kepler, Josquin des Prs e William Shakespeare. e) Richard Wagner, Georg Wilhelm Hegel e Francisco Goya.

56) (UFV-2005) Observe a figura abaixo:

A Leiteira (c.1658-1660), de Johannes Veermer, uma das obras-primas da pintura holandesa do sculo XVII, que gradativamente define um estilo prprio, representando com austero realismo cenas familiares, paisagens urbanas, situaes da vida cotidiana e retratos de pessoas comuns. A vida urbana e comercial o cenrio dessa nova forma de representao do mundo, que caracteriza a cristalizao de uma cultura burguesa. Das caractersticas abaixo, assinale aquela que NO se aplica cultura burguesa urbana da era moderna. a) A esttica barroca, caracterizada por uma representao do mundo saturada de excessos e movimento.

11 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Gabarito
1) Resposta: C 2) Resposta: C 3) Resposta: E 4) Resposta: C 5) Resposta: A 6) Resposta: E 7) Resposta: E Nicolau Maquiavel, escritor humanista, tambm considerado um dos principais tericos do absolutismo. Na sua obra O Prncipe, um dos clssicos da poltica moderna, Maquiavel ensinou como o governante deveria proceder para manter o poder de forma centralizada e segura, inclusive justificando o uso da fora, se necessrio.

13) Resposta: B 14) Resposta: A 15) Resposta: B 16) Resposta: A 17) Ao conceito de Idade das Trevas ou Longa Noite dos Mil Anos , isto , de um perodo histrico caracterizado pelo atraso, pelo obscurantismo e pela estagnao. A Antigidade Clssica (Greco-Romana). Porque, para os renascentistas, esse perodo deveria ser tomado como modelo, j que muitas de suas caractersticas (antropocentrismo, universalismo, racionalismo e esprito crtico) iam ao encontro dos ideais do Renascimento. A atividade mercantil, dentro do Renascimento Comercial e Urbano que caracterizou a Baixa Idade Mdia.

8) Resposta: C Nas obras de Leonardo da Vinci, como nas dos demais artistas e filsofos do Renascimento, prevaleceram caractersticas opostas s das obras medievais, especialmente por colocarem o homem no centro das atenes e atuaes.

18) Resposta: B 19) Resposta: A 20) Resposta: D 21) Resposta: D 22) Resposta: C 23) Resposta: D O renascentista Nicolau Maquiavel, autor de O Prncipe, considerado o criador da Cincia Poltica. Rompendo com as concepes medievais, separou a poltica da moral, justificando toda e qualquer ao governamental que viesse a assegurar a ordem.

9) Resposta: E 10) Resposta: B Dois trechos do texto transcrito mostram que, para o autor, o siso (razo), que existe em abundncia na Lua, falta na Terra; e que entre os homens abunda a loucura, embora todos pensemos ter siso suficiente para no precisar pedi-lo a Deus. Os trechos referidos so os seguintes: S de loucura no viu muito ou pouco Que ela no sai de nosso mundo louco. .............................................................................. Viu mais o que ningum suplica ao cu, Pois todos cremos t-lo em demasia: Digo o siso, montanha ali mais alta Que as erguidas do mais que aqui nos falta.

11) Resposta: C 12) Resposta: C

24) Resposta: D O Renascimento marcou, no plano cultural e artstico, a transio do feudalismo para o capitalismo. Foi um momento que assumiu uma postura crtica em relao ao dogmatismo religioso e ao teocentrismo que predominava na cultura. Essas duas caractersticas j bastam para invalidar as afirmaes I e IV.

12 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

25) Resposta: D 26) Resposta: C 27) Alternativa: B 28) Alternativa: E

29) Resposta: B 30) Resposta: B 31) O Prncipe, que procura ensinar como um governante deve agir para manter-se no poder. O governante deve se utilizar de todos os meios possveis para permanecer no poder, este o fim mximo de um monarca. 32) V, F, V, V. 33) Entre as contribuies da civilizao greco-romana para o mundo contemporneo, podemos destacar: a racionalidade grega, que tanta influncia exerceu em nosso pensamento cientfico, por exemplo, na matemtica, o modo de fazer poltica dos gregos, com a criao da democracia e do conceito de cidadania, base dos modelos polticos atuais; no plano jurdico, a elaborao, pelos romanos, do sistema de leis, o Latim, lngua dos romanos, contribuiu na formao das lnguas modernas.

37) a) A chamada "Revoluo Copernicana" corresponde mudana de perspectiva, entre outros aspectos, sobre o movimento dos astros e a posio da Terra em relao ao que se compreendia como o Universo naquele momento. At ento era vigente o chamado "sistema geocntrico", que colocava a Terra como centro desse Universo. Coprnico props o sistema heliocntrico, no qual o Sol constitui-se no centro de um sistema (o Sistema Solar) e a Terra gira em torno do Sol. b) Com o invento do telescpio, pde-se fazer a observao experimental dos astros e seus movimentos e, por meio dessa percepo, verificar o prprio movimento do planeta Terra. c) A expanso martima dos sculos XV-XVI baseou seu trabalho tcnico na observao astronmica. Aperfeioando os instrumentos nuticos existentes (especialmente rabes) e desenvolvendo outros, os tcnicos do perodo utilizavam os astros como referenciais para o deslocamento nos "novos" espaos martimos, que se apresentavam aos europeus pela primeira vez.

38) Resposta: A 39) a) Humanismo, Antropocentrismo, valorizao da razo, Individualismo. b) O ambiente urbano propiciou uma maior circulao de idias. no ambiente urbano tambm que se concentram setores sociais com maiores condies de acesso a formas variadas de conhecimento, h uma maior afluncia de riqueza que favorece o financiamento de atividades artsticas e culturais. c) Tanto na Itlia quanto os Pases Baixos eram os centros dinmicos do revigorado comrcio europeu na Baixa Idade Mdia, fazendo a ligao entre o Mediterrneo e o Mar do Norte, especialmente para a distribuio dos artigos de luxo e especiarias do Oriente. Esse dinamismo comercial contribua, por sua prpria natureza, para o desenvolvimento urbano.

34) Resposta: E 35) Renascimento. A ausncia de perspectiva na iluminura e sua presena na pintura a leo evidenciam a relao dos dois momentos histricos com o conhecimento. No perodo medieval, a cincia estava submetida a um rgido controle da igreja, cujo questionamento permitiria uma maior liberdade aos artistas. Na Idade Mdia as figuras humanas no enfatizavam aspectos do humano. J a pintura a leo busca uma harmonia e uma aproximao do homem, relacionada ao dito antropocentrismo renascentista, o que se evidencia no naturalismo e na presena de corpos nus.

40) Resposta: E 41) Alternativa: E 42) a) O literato espanhol Miguel de Cervantes, por meio da sua personagem Dom Quixote, tratou de uma forma crtica os ideais da cavalaria feudal entre outros, a valorizao da guerra, a lealdade, a defesa da cristandade e a devoo Igreja. b) Na Idade Moderna, quando foi escrita a obra Dom Quixote, o feudalismo estava em declnio e emergia o capitalismo. Em conseqncia, surgia a nova mentalidade

36) Resposta: E

13 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

burguesa, fundada no individualismo, no racionalismo e no ordenamento poltico estruturado no Estado monrquico centralizado.

43) Alternativa: C 44) Alternativa: B 45) Alternativa: C 46) Alternativa: B 47) Alternativa: B 48) Alternativa E O desenvolvimento econmico das cidades italianas originrio da atividade mercantil martima durante os sculos XV e XVI que se refletiu no desenvolvimento artstico denominado Renascimento. 49) Alternativa: C 50) Resposta: A 51) O Renascimento esta intimamente ligado expanso comercial, reforma religiosa e ao absolutismo. Enfatizava a cultura no eclesistica, racional e cientfica, sobretudo no feudal. Entretanto, mesmo tentado sepultar os valores da igreja catlica, apresentou-se como um entrelaamento dos novos e antigos valores, refletindo o carter de transio do perodo. Buscando base na cultura grecoromana, o Renascimento foi a exploso de manifestaes artsticas em todas as reas. 52) Manter-se no governo Utilizar-se de todos os meios possveis para permanecer no poder Porque Maquiavel fez uma anlise real de como o governo deve ser mantido rompendo com a moral religiosa de que o monarca de sempre respeitar os valores da bondade crist para com seu povo, e sim o monarca de saber o momento de ser bom e o momento de ser mau. 53) Soma: 17 54) Resposta: B 55) Alternativa: B 56) Resposta: A 57) Resposta: D

14 | Projeto Medicina www.projetomedicina.com.br

Vous aimerez peut-être aussi