Vous êtes sur la page 1sur 6

FIS 01263 FSICA GERAL IV-A 1 SEMESTRE DE 2013 Prof.

Fabiano Bernardi

Lista de exerccios referentes rea II

1)A figura abaixo mostra um raio incidindo na superfcie A,que perpendicular a superfcieB, do recipiente preenchido com um material transparente de ndice de refrao n. Com que ngulo em relao vertical o raio sai do material?

2) Mostre que um raio de luz incidente sobre a superfcie de uma lmina de vidro, de espessura t, emerge na face oposta paralelamente direo inicial, mas deslocada lateralmente, como mostra a figura. Alm disso, mostre que o desvio vale:

cos x = t sen 1 2 n sen 2

e que, para pequenos ngulos de incidncia , este deslocamento se reduz a

x = t
onden ndice de refrao e medido em radianos.

n 1 , << 1 n

3) Ondas ocenicas movendo-se a 4 m/s aproximam-se de uma praia num ngulo de 30 com a normal. Suponha que a profundidade da gua varie abruptamente e que a velocidade das ondas caia para 3 m/s. Admitindo a mesma lei da refrao da luz, (a) Prximo praia, qual o ngulo entre a direo do movimento ondulatrio e a normal? (b) Explique porque a maioria das ondas chega com direo normal costa, embora, a grandes distncias, elas se aproximem em diversos ngulos.

4) Uma moeda est no fundo de uma piscina cuja profundidade d e o ndice de refrao, n. (a) Mostre que os raios luminosos prximos a normal parecem vir de um ponto d a = Essa distncia a profundidade aparente da piscina. (b) Se usarmos apenas um olho para observar a moeda, o que ocorre?

d abaixo da superfcie. n

5) Uma fibra tica consiste de um ncleo de vidro (ndice de refrao n1) circundado por uma pelcula (ndice de refrao n2<n1). Suponha um feixe de luz entrando na fibra. (a) Mostre que o maior valor possvel de para o qual o raio pode se propagar na fibra dado por
2 = sen 1 n12 n2

(b) Suponha que os ndices de refrao do vidro e da pelcula sejam 1,58 e 1,53, respectivamente, e calcule o valor desse ngulo.

6) Um raio luminoso incide sobre um cubo de vidro segundo um ngulo com a normal superfcie horizontal do material. Mostre que o valor mnimo do ndice de refrao do vidro, para que ocorra reflexo interna total na face vertical, n = 1 + sen 2 .

7) Um pequeno objeto est a 10 cm de um espelho plano. Se voc estiver atrs do objeto, a 30 cm do espelho, e olhar a imagem do objeto, a que distncia voc dever focar seus olhos?

8) Na figura abaixo, um raio incide em uma face de um prisma triangular. O ngulo de incidncia escolhido de modo que o raio emergente tambm faz o mesmo ngulo com a normal na outra face. Mostre que o ndice de refrao n do prisma dado por
+ sen 2 n= sen 2

onde o ngulo do vrtice do prisma e o ngulo de desvio (sob essas condies, o ngulo de desvio tem o seu valor mnimo).

9) Voc coloca uma fonte puntual de luz S a uma distncia d de uma tela A. De quanto variar a intensidade no centro da tela se voc colocar um espelho M a uma distncia d atrs da fonte?

10) Considere um ponto colocado na bissetriz, entre os dois espelhos da figura abaixo. Quantas imagens podem ser observadas se o ngulo for (a) 90 (b) 45 (c) 60 (d) 120

11)Um feixe de raios paralelos (e paraxiais) incide sobre uma esfera slida transparente que possui ndice de refrao n. (a) Quanto deve valer n para a imagem ser produzida na borda da esfera como mostra a figura? (b) E para ser produzida no centro da esfera?

12) Um pequeno objeto linear, de comprimento L, est colocado horizontalmente, ao longo do eixo de um espelho esfrico a uma distncia dodo espelho. (a) Mostre que sua imagem tem um comprimento L' =

L f 2 . (d o f )2

(b) Mostre que a amplificao longitudinal m ' = Considere L<< 1.

L' igual a m2, onde m a amplificao transversal. L

13) (a) Um objeto luminoso move-se com velocidade v0 em direo a um espelho esfrico, ao longo de seu eixo. Mostre que a imagem deste objeto puntual est se movendo com velocidade dada por vs ' = (b) Explique o que ocorre quando s f e o que significa o sinal negativo.

f 2 vs (s f )2

(c) Suponha que o espelho seja cncavo, com r = 15 cm e vs = 5 cm/s. Determine a velocidade da imagem quando o objeto estiver longe (s = 30 cm), prximo ao ponto focal (s = 8 cm) e bem prximo ao espelho (s = 0,1 cm).

14) Duas lentes convergentes, de distncias focais f1 e f2, esto colocadas a uma distncia f1 + f2 uma da outra. Dispositivos como esse so chamados de alargadores de feixes e so seguidamente empregados para aumentar os dimetros de feixes luminosos provenientes de lasers. (a) Sendo W1 a largura do feixe incidente, mostre que a largura do feixe emergente dada por W2 =

f2 W1 f1

(b) Mostre como se pode obter um alargamento do feixe combinando uma lente convergente e uma divergente. A relao entre as larguras dos feixes se modifica?

15) Voc focaliza uma imagem do Sol sobre uma tela, usando uma lente delgada, cuja distncia focal de 20 cm. Qual o dimetro da imagem?

16) Uma lente convergente com distncia focal de +20 cm est localizada 10 cm esquerda de uma lente divergente com distncia focal de -15 cm. Se um objeto real estiver localizado 40 cm esquerda da primeira lente, localize e descreva completamente a imagem formada.

17) Um objeto colocado a 1m de distncia em frente a uma lente convergente, de distncia focal 0,5m, a qual se encontra a 2m de distncia, em frente a um espelho plano. (a) Onde est a imagem final, medida da partir da lente, que seria vista por algum olhando para o espelho, atravs da lente? (b) A imagem final real ou virtual? Direita ou invertida? (c) Qual a amplificao transversal linear?

18) Um objeto luminoso est a uma distncia D de um anteparo. (a) Mostre que uma lente convergente de distncia focal f pode formar uma imagem real do objeto no anteparo, quando colocada em duas posies separadas de d =

D (D 4 f )

(b) Mostre que a relao entre as dimenses das duas imagens para essas duas posies da lente igual a

(D d )2 . Esse mtodo de Bessel para determinar o foco de uma lente. (D + d )2

19)No diagrama de raios da figura abaixo, onde os ngulos no esto desenhados em escala, o raio incide com o ngulo crtico na interface entre os materiais 2 e 3. O ngulo 60 e dois dos ndices de refrao so n1 = 1,70 e n2 = 1,60. Determine: (a) o ndice de refrao n3;

(b) o valor do ngulo ; (c) Se o valor de aumentar a luz conseguir penetrar no meio 3?

20)Um peixe est em um aqurio esfrico de 15 cm de raio cheio de gua, com um ndice de refrao de 1,33. Um gato est sentado sobre a mesa com seu nariz a 10 cm da superfcie do aqurio. A luz do nariz do gato refratada pela fronteira ar-gua para formar uma imagem. Encontre: (a) A distncia imagem; (b) A ampliao da imagem do nariz do gato; Despreze qualquer efeito da parede fina de vidro do aqurio.

21)Um objeto localizado a 100 cm de um espelho cncavo forma uma imagem real a 75 cm do espelho. O espelho ento girado de forma que o lado convexo esteja frontal ao espelho. O espelho ento deslocado de forma que a imagem est agora a 35 cm atrs do espelho. (a) De quanto o espelho foi deslocado? (b) Ele foi aproximado ou afastado do objeto? Por que?

Respostas:

1) 0o 3)(a) 22o 5)(b) 23,2 9) 1/9 10)(a) 3 imagens (b) 7 imagens (c) 5 imagens (d) 2 imagens 11)(a) n = 2 (b) no existe 13)(c) v (do = 30 cm) = 0,56 cm/s; v (do = 8 cm) = 0,66 cm/s; v (do = 0,1 cm) = 0,000056 cm/s 15) d = 0,18 cm 16) i = -30 cm 17)(a) i = 0,6 m 19)(a) n3 = 1,39 (b) = 28,1 20)(a) i = -17,1 cm (b) m = 1,29 21) afastado de 90 cm

Vous aimerez peut-être aussi