Vous êtes sur la page 1sur 4

2a. PROVA FUNDAMENTOS DE MECNICA ALUNO: _____________________________________________________________________________________ Leia a prova TODA com ATENO antes de iniciar sua resoluo.

. No d resposta nenhuma sem justificativa! Indique claramente a que questo se refere seu raciocnio. Procure resolver as questes literalmente at o final, antes de fazer a substituio dos dados. NO USAR CALCULADORA E DISLIGAR O CELULAR. A durao da prova de 1 hora e 50 minutos. ____________________________________________________________________________________________ 1a.QUESTO (6 pontos): A constante elstica de um estilingue k = 20N/m . Quanto deve ser o comprimento de elongao do estilingue para que ele possa atirar bolas de 8,0g a uma velocidade de 10m/s. Despreze a massa da mola.

____________________________________________________________________________________________ 2a.QUESTO (7 pontos): Uma granada, aps ser lanada, explode no momento da subida em que seu vetor velocidade fazia um ngulo de 45o com a horizontal (eixo x) e tinha mdulo igual a vo . A exploso gera 3 pedaos de mesma massa sendo que dois deles so lanados com a mesma velocidade igual a 3v o / 2 , um na horizontal, no sentido positivo do eixo x, e o outro na vertical para cima. Analise o que acontece com o terceiro pedao.

3a. QUESTO (7 pontos): Uma bola de madeira, de massa M, sob a ao da gravidade, est suspensa por um fio muito longo e de massa desprezvel preso a um suporte. Um tiro disparado na vertical, de baixo para cima, de modo a cravar na bola uma bala de massa m e o conjunto lanado para cima atingindo uma altura h . a) Encontre a velocidade V do conjunto bola e bala logo aps a coliso. b) Determine a velocidade vo com que a bala atingiu a bola.

____________________________________________________________________________________________ 4a.QUESTO (10 pontos, 2 por questo): Analise cada uma das afirmaes abaixo. a) Numa coliso elstica bidimensional, o ngulo entre as trajetrias das partculas emergentes sempre 90 graus. b) Se dois corpos possuem massas diferentes, mas a mesma energia cintica, o de maior massa possuir menor quantidade de movimento, em mdulo. c) Se a resultante das foras que atuam sobre uma partcula for nula, sua energia mecnica K+U se conservar. d) Quando uma fora constante F i atua sobre uma partcula e se esta se move de modo a realizar um ciclo fechado, ento o trabalho da fora nulo. e) Quando um planeta realiza uma rbita elptica em torno do sol, como o caso de Mercrio, sua energia mecnica K+U no ponto de maior afastamento do sol menor do que a energia mecnica no ponto de maior aproximao.

2a. PROVA FUNDAMENTOS DE MECNICA ALUNO: _____________________________________________________________________________________ Leia a prova TODA com ATENO antes de iniciar sua resoluo. No d resposta nenhuma sem justificativa! Indique claramente a que questo se refere seu raciocnio. Procure resolver as questes literalmente at o final, antes de fazer a substituio dos dados. NO USAR CALCULADORA E DISLIGAR O CELULAR. A durao da prova de 1 hora e 50 minutos. ____________________________________________________________________________________________ 1a.QUESTO (8 pontos): A figura ao lado mostra dois corpos de massa M e m, sendo M > m, cada um preso em uma das extremidades de uma corda, que passa por uma polia de massa desprezvel. No instante inicial, em que a massa maior est a uma altura h do cho, o sistema liberado e a velocidade dos blocos comea a aumentar de modo que altura y do bloco maior varia de h at zero. Despreze foras de atrito. M a) Determine a energia cintica K do sistema em funo de y, onde y uma altura genrica do bloco. b) Derive, em relao ao tempo, os dois lados da expresso encontrada para K em funo de h y, e assim determine a acelerao a= dv / dt dos blocos; m y=0 c) Encontre a velocidade dos blocos no momento em que o maior chega ao cho.

____________________________________________________________________________________________ 2a. QUESTO (7 pontos): Um barco est parado em um lago com quatro pessoas dispostas de modo a formar um quadrado de lado a onde cada vrtice ocupado por uma pessoa, como mostra a 1 4 figura ao lado. As pessoas que ocupam os vrtices 1 e 2 tem massas iguais a m e aquelas dos outros dois vrtices tem massas 2m e o barco tem massa 4m. Todas as pessoas estavam inicialmente paradas e ento elas se movem todas para o centro do barco e param. Calcule o deslocamento do barco em relao s margens do lago. Despreze foras de atrito do barco com as guas do lago.

3a.QUESTO (parte a 2 pontos, partes b e c 3 pontos cada): Um bloco de massa m est em repouso sobre uma superfcie horizontal e uma quantidade de gelatina com a mesma massa m arremessada horizontalmente em sua direo aderindo-se a ele. O conjunto bloco-gelatina aps a coliso se desloca por uma distncia d e pra. Sabendo-se que o coeficiente de atrito cintico entre o bloco e a superfcie , determine: A) a velocidade V do conjunto bloco-gelatina logo aps a coliso; B) a velocidade da gelatina ao atingir o bloco; C) a frao da energia cintica inicial que foi perdida na coliso.

____________________________________________________________________________________________ 4a.QUESTO (10 pontos, 2 por questo): Analise cada uma das afirmaes abaixo. a) A energia potencial da fora de atrito sempre negativa pois ela no conservativa. b) O centro de massa de uma caixa fechada cbica vazia est em seu centro; se ela estiver totalmente cheia de gua o centro de massa do conjunto tambm estar no centro da caixa. Portanto quando ela estiver com qualquer quantidade de gua, mas no totalmente cheia, o centro de massa est sempre abaixo do centro da caixa. c) Uma partcula submetida a uma fora tal que a energia potencial da partcula depende da posio da seguinte maneira: U ( x ) = ax + bx 2 2 . Esta partcula ter duas posies de equilbrio. d) Quando lanamos para o alto, duas bolas presas entre si por uma mola, cada uma das bolas descrever uma trajetria parablica tpica de lanamentos de projteis. e) Se duas pessoas de mesma massa caminham cada uma na direo da outra com a mesma velocidade, dentro de um barco inicialmente parado em um lago, o barco no se move.

Vous aimerez peut-être aussi