Vous êtes sur la page 1sur 9

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

LNGUA PORTUGUESA

10 QUESTES

B. Suas narinas tambm so protegidas da areia por pelos muitos grossos. C. A boca do camelo to resistente que ele capaz de comer plantas espinhosas sem se machucar. D. Graas ao tamanho e ao formato de suas patas, o camelo no afunda na areia macia. E. O camelo capaz de passar vrios meses sem comer nem beber. 02. Por que o camelo no precisa de gua nem de alimento com a mesma frequncia que os outros animais? A. O camelo um animal resistente e acostumado com a vida difcil nos desertos de areia, portanto pode passar meses sem beber gua e nada acontece a ele. B. A boca do camelo, que no delicada, possui um reservatrio onde ele armazena gua e alimento por vrios dias. C. Diferentemente dos outros animais do deserto o camelo no precisa beber muita gua, pois o seu organismo possui uma substncia que libera um lquido necessrio para sua sobrevivncia. D. O camelo guarda o que come e a gua que bebe em sua corcunda e em outras partes do corpo, depois vai usando medida que vai necessitando. E. O camelo consegue andar trinta milhas num dia e passar vrios dias sem comer nem beber porque recebeu treinamento para resistir a fome e a sede. 03. De acordo com o texto o que significa: O camelo no um animal amigvel e nem se importa com os seres humanos? A. Apesar de dcil e domesticado, o camelo prefere a companhia de outros animais que vivem no deserto. B. Significa que o camelo no um animal que se relaciona com os seres humanos, ele no d ateno para humanos. C. Porque a funo do camelo somente de transportar pessoas pelo deserto. D. O camelo, apesar de viver no deserto, s se adapta com as pessoas que vivem na mesma regio. E. A vida do camelo junto aos humanos triste e cansativa, pois muito grande a explorao e os maus tratos.

Texto para as questes 1, 2 e 3


O resistente camelo H imensos desertos de areia na Arbia e na frica. O clima ali quente e seco. Existem longas extenses no deserto em que no h gua. As pessoas no poderiam ir muito longe nele se no tivessem ajuda. Mas elas tm a ajuda do camelo. O camelo pode transportar uma pessoa, alm de um fardo pesado. E ele no se importa de viver no deserto. Isso porque tem muitas vantagens que outros animais no tm. s vezes, o vento sopra no deserto e a areia acaba entrando em tudo: por exemplo, nos olhos, ouvidos e nariz das pessoas. Mas no nos do camelo. Ele tem longos clios que impedem a areia de entrar em seus olhos. No entra nos ouvidos, porque ele possui pelo protegendo as orelhas. E tem a capacidade de fechar as narinas para que a areia no entre. A boca do camelo no to delicada quanto a dos outro animais. Ele capaz de comer as plantas espinhosas do deserto sem machuc-la. As patas do camelo so grandes e chatas e no afundam na areia macia. Ele consegue andar trinta milhas num dia e passar vrios dias sem comer nem beber. Mas claro que, como todo mundo, ele tambm precisa de comida e gua para viver. S que no to frequentemente quanto os outros animais. Quando tem comida, ele come muito. E guarda em sua corcunda. Quando tem gua, tambm bebe um bocado. E conserva-a em outras partes do corpo. Depois vai usando a comida e a bebida medida que vai necessitando. O camelo no um animal amigvel nem se importa com os seres humanos. Mas, para os povos do deserto, um animal extremamente importante.
Leonora e Arthur Hornblow

01. De acordo com o texto, o camelo tem algumas vantagens em relao aos outros animais que vivem no deserto. Assinale a nica alternativa INCORRETA, sobre essas vantagens. A. Seus olhos e orelhas so protegidos por clios e pelos que impedem a areia de entrar.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

04. Classificou-se, corretamente, a palavra dada em: A. Lmpada paroxtona. B. Ideia tritongo. C. Histria proparoxtona. D. Bombom oxtona. E. Flor monosslabo tono. 05. Marque a alternativa em que todas as palavras so masculinas. A. Apndice, champanha, guaran. B. Alvar, dinamite, omoplata. C. Omelete, aguardente, sentinela. D. Cal, telefonema, comicho. E. Anlise, hlice, cataplasma. 06. Preencha as lacunas com D para dgrafo e EC para encontro consonantal. ( ( ( ( ) blusa, crtica, fasca ) Garfo, pneu, cascavel ) exceo, palha, discpulo ) desa, assassino, equivaler a alternativa com a sequncia

08. Assinale a alternativa em que a orao possui predicado verbal. A. O dia amanheceu cinzento. B. Santos Dumont foi o inventor de talento. C. Os alunos ouviam a aula atentos. D. O futebol uma paixo sria. E. O exrcito americano chegou ao Brasil. 09. Marque a nica alternativa em que no h ERRO na formao do plural do substantivo A. Todos os escrivos abandonaram a delegacia da cidade. B. Os irmos abraaram-se comovidos. C. Muitos cidades protestaram poluio ambiental. contra a

D. Os antigos gregos e romanos eram povos pages. E. Ganhei seis lindas colherzinhas de prata.

10. Leia a frase do quadro abaixo:

Assinale correta:

A. D, EC, EC, D. B. EC, EC, D, D. C. D, EC, D, EC. D. EC, D, EC, D. E. D, D, EC, EC. 07. "Muitos atletas brasileiros atuam Europa. Nesta orao o tipo de sujeito : A. Sujeito composto. B. Sujeito simples. C. Sujeito oculto. D. Orao sem sujeito.
E. Sujeito indeterminado.

Na frase h: na A. 1 artigo 2 numerais. B. 3 adjetivos e 1 verbo. C. 2 pronomes e 2 advrbios. D. 1 adjetivo e 3 verbos. E. 3 pronomes e 3 adjetivos.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

MATEMTICA

05 QUESTES

D. A bibliotecria dever colocar 36 livros em cada estante e sobraro 13 livros nos pacotes. E. A bibliotecria dever colocar 46 livros em cada estante e sobraro 13 livros nos pacotes. 14. Sara, Vanda e Silvia encomendaram uma pizza, que veio divida em 8 pedaos. Sara comeu 2 pedaos, Vanda, 3 pedaos e Silvia somente 1 pedao. Que frao da pizza sobrou? A.

11. Num avio havia 128 passageiros. Em uma cidade desceram 53 passageiros e subiram 65. Quantos passageiros seguiram a viagem no avio? A. 140 passageiros. B. 75 passageiros. C. 118 passageiros. D. 183 passageiros. E. 63 passageiros. 12. Lina est com um nmero 159 anotado em um carto. Qual das casas abaixo a Lina est procurando? 04 02 01 03

B. C. D.

E.
15. Leia o anncio abaixo:

A. O nmero da casa 01. B. O nmero da casa 02. C. O nmero da casa 03. D. O nmero da casa 04. E. Nenhuma das casas acima. 13. Uma bibliotecria recebeu alguns pacotes com 657 livros no total. Ela quer distribuir esses livros igualmente em 14 estantes. Quantos livros dever colocar em cada estante? Quantos livros sobraro nos pacotes? A. A bibliotecria dever colocar 46 livros em cada estante e sobraro 15 livros nos pacotes. B. A bibliotecria dever colocar 46 livros em cada estante e sobraro 12 livros nos pacotes. C. A bibliotecria dever colocar 26 livros em cada estante e sobraro 13 livros nos pacotes.

Quantos apartamentos condomnio? A. 77 apartamentos. B. 72 apartamentos. C. 70 apartamentos. D. 74 apartamentos. E. 76 apartamentos.

ao

todo

nesse

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

RACIOCNIO LGICO

05 QUESTES 18. A figura ao lado foi desenhada em cartolina e dobrada de modo a formar um cubo. Qual das alternativas mostra o cubo assim formado?

16. Qual das figuras no pertence ao grupo abaixo?

A.

B.

C.

A.. D. D. E. Todas as figuras pertencem ao mesmo grupo. 17. Observe atentamente as figuras abaixo e assinale a alternativa com a figura que dever substituir corretamente o ponto de interrogao.

B..

C.

E.

19. Carlindo sempre mente nas teras-feiras, quintas-feiras e sbados e, no restante dos dias da semana, sempre fala a verdade. Um dia, Afonsinho encontra Carlindo e ocorre o dilogo seguinte. Afonsinho pergunta: Que dia hoje? Carlindo responde: Sbado. Afonsinho pergunta: E que dia ser amanh? Carlindo responde: Quarta-feira. Em que dia da semana Afonsinho encontrou Carlindo? A. Domingo. B. Tera-feira. C. Quarta-feira. D. Quinta-feira. E. Sbado.

A.

B.

C. 20. Observe a figura do lado e assinale a alternativa que representa a sua vista frontal.

D.

E.

A.

B.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02
D. 3 4 6 1 2 5. E. 3 4 6 2 1 5.

A.O.S.D-COZINHEIRO

C.

D. 22. Todos sabem que manipular alimentos em um ambiente sujo uma forma comum de contamin-los. Alm da higiene com os alimentos, utenslios e equipamentos, necessria uma ateno especial na higiene do espao onde se preparam os alimentos e refeies. Em relao higiene da cozinha, a afirmativa correta :

E.

A. Iniciar a limpeza pelos lugares mais altos at chegar ao cho, e tomar o cuidado para no espirrar gua ou sabo onde j foi limpo. COZINHEIRA ESPECIFICA B. Esvaziar as lixeiras sempre que atingirem sua capacidade mxima. C. No dia a dia fazer a higiene do piso com pano mido; proceder lavagem do mesmo mensalmente. D. Limpar exaustores quinzenalmente garantir a higiene do local. para

21. O profissional que atua na funo de Cozinheiro deve dominar as tcnicas de preparao dos alimentos e ter familiaridade com palavras que so prprias da linguagem da arte da culinria. Nas alternativas abaixo, identifique cada uma dessas tcnicas, fazendo a associao correta. (1) marinar. (2) gratinar. (3) dessalgar. (4) grelhar. (5) empanar. (6) untar ( ( ( ) retirar o sal. ) assar na grelha. ) Friccionar, esfregar, aplicar gordura ou substncia oleosa numa forma ou refratrio.

E. Descartar os panos de limpeza aps o seu uso. 23. Considere os seguintes ingredientes de uma receita de bolo de chocolate: 1 xcara de margarina; 2 xcaras de farinha de trigo; 1 xcara de achocolatado; 1 xcara de leite; 1 xcara de acar; 1 colher de sopa de fermento; 4 ovos. O modo mais apropriado de se preparar essa receita, antes de lev-la ao forno, : A. Bater a farinha de trigo com a margarina; acrescentar a clara em neve; colocar em seguida achocolatado, gema e fermento, adicionar o leite e, por ltimo, o acar. B. Bater o leite com a farinha de trigo, acrescentar a clara em neve, adicionar o leite, colocar a gema, o acar e o achocolatado e acrescentar o fermento.

( ) colocar carnes em vinha-d alho antes de cozinhar para impregn-las de tempero. ( ) colocar queijo, farinha de rosca sobre certos pratos feitos no forno para que se forme uma crosta. ) passar (carne, peixe, frango, etc.) na farinha de trigo e no ovo.

A. 3 4 5 2 1 6. B. 3 4 5 1 2 6. C. 3 2 6 4 3 5.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

C. Bater a margarina com o acar; acrescentar a gema; colocar a farinha de trigo, o fermento e o achocolatado; juntar o leite aos poucos e colocar as claras em neve. D. Bater a margarina com a farinha de trigo; acrescentar o achocolatado, o leite e o acar; adicionar o fermento e acrescentar os ovos inteiros. E. Misturar os 3 primeiros ingredientes da lista por meia hora, deixar a massa descansar um pouco, logo aps acrescentar os ovos inteiros e por ltimo o leite, o acar e o fermento. 24. A panela de presso uma grande aliada das donas de casa e de todos os que fazem do ato de cozinhar uma profisso. Por garantir um cozimento rpido, representa uma economia de tempo e gs, porm seu uso requer cuidados especiais, pois o manuseio inadequado representa riscos de acidentes. Assinale a alternativa que indica uma orientao correta. A. Ao desligar o fogo, coloque a panela imediatamente sob gua corrente para acelerar o processo de resfriamento. B. Fazer substituio da borracha de vedao periodicamente, por outra do mesmo fabricante, respeitando o modelo e tamanho. C. Nunca retirar a borracha de vedao da tampa, nem mesmo para proceder limpeza, para prolongar seu tempo de vida til. D. Desconsiderar fabricante. as recomendaes do a de

26. Uma coisa importante na profisso a higiene e a forma como o funcionrio se apresenta. Julgue os itens a seguir: I. Banho dirio e cabelos colocados dentro da touca II. Unhas curtas e pintadas. III. Lavar as mos alimentos crus antes de manusear limpos e

IV. Promover a troca diria de sacos de lixo. Os procedimentos corretos no ambiente de trabalho so: A. I II. B. I II III. C. I III IV. D. II IV. E. II III IV. 27. Em relao ao preparo de suco de frutas, assinale a alternativa correta. A. As frutas devem ser lavadas, desinfetadas em soluo clorada e enxaguadas. B. A laranja usada no preparo do suco no necessita ser desinfetada em soluo clorada. C. A acerola no deve ser desinfetada em soluo clorada para evitar contaminao qumica. D. A soluo clorada utilizada para desinfeco de frutas pode ser reaproveitada por at 36 horas. E. A melancia no necessita ser lavada, pois ser descascada antes do preparo. 28. Quanto higiene de utenslios, correto: A. Borrif-los lavagem. com lcool a 70% aps a

E. Por medida de segurana fazer desobstruo da vlvula de controle presso a cada 10 dias.

25. Sobre o uso de Equipamento de Proteo Individual (EPI), correto que se afirma em: A. Calados cozinhas. abertos so obrigatrios nas

B. As luvas de plstico descartveis no fazem parte dos EPI. C. recomendado para proteger a integridade fsica dos funcionrios dos riscos do trabalho. D. No protege de queimaduras, cortes etc. E. A capa para cmara fria no previne doenas respiratrias.

B. Usar esponja de ao. C. Enxug-los com pano de copa. D. Guard-los molhados. E. No utilizar gua quente.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO descartveis e

B. Touca, avental, luvas sandlias fechadas. 29. Relacione os critrios de limpeza e a ordem que deve ser realizada a limpeza na cozinha. 1. Diariamente. 2. Semanalmente. 3. Sempre que utilizar. 4. Diariamente e mantendo seco. 5. Mensalmente. 6. Quinzenalmente. 7. Diariamente e mantendo limpo. ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Parede e vidros. Piso. Equipamento. Mesa. Lata de Lixo.

C. Uniforme, chinelo, cabelos presos ou curtos, luvas descartveis. D. Uniforme, touca, sapato, luvas de silicone para panelas quentes. E. Uniforme limpo, touca, avental, botas de borracha, luvas descartveis, luvas de amianto para panelas quentes, luvas de ltex para limpeza. 32. O cozinheiro deve conhecer algumas dicas prticas na preparao dos alimentos. Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas: ( ) O caldo de abacaxi no amacia carnes (bifes). ( ) Para tirar o excesso de pimenta dos alimentos, deve-se adicionar algumas azeitonas nos mesmos. ( ) Para que a carne fique mais saborosa, salgue-a depois de frita ou assada, e no enquanto estiver crua. ( ) Se o peixe estiver congelado, descongeleo com leite. O leite faz com que o peixe fique com sabor de fresco. ( ) Deixe o frango descongelar sozinho dentro de uma vasilha. Utilize a gua do degelo para cozinhar o frango, pois ali esto as suas vitaminas.

A sequncia ser: A. 2, 4, 3, 3, 1. B. 3, 2, 2, 1, 4. C. 6, 7, 2, 2, 7. D. 7, 7, 2, 3, 5. E. 1, 2, 3, 6, 7.

30. Como devem se apresentar as embalagens dos enlatados? A. Sem vazamentos na tampa, ferrugens ou amassaduras, com data de validade em vigor. B. Sem amassaduras, mas com ferrugens. C. Sem ferrugens e amassadas. D. Com rachaduras e vazamentos. E. No necessrio verificar esses dados. 31. Tendo em vista as normas higinicas e de segurana, que alternativa abaixo a mais adequada em relao utilizao dos equipamentos de proteo individual em uma cozinha? A. Roupa prpria, touca, luvas de silicone e tnis.

( ) Para fazer bife ou peixe milanesa, utilize apenas a clara do ovo, evitando assim que o leo espume durante a fritura. ( ) Para evitar que o bacon enrole, mergulhe em gua quente antes de fritar. ( ) Para reconhecer o peixe fresco, mergulheo numa tigela com gua fresca. Se ele flutuar, estar excelente para ser cozido ou frito. A sequncia est correta em: A. V, F, V, F, V, V, F, V. B. F, V, V, V, V, V, F, F. C. V, V, V, F, F, F, V, F. D. F, V, F, V, V, F, V, F. E. V, F, F, V, V, V, F, V.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

33. O bom funcionamento dos equipamentos necessrio tanto para obter resultados satisfatrios nas tarefas executadas, quanto para evitar acidentes de trabalho. Analise as afirmativas abaixo relacionando as VERDADEIRAS e as FALSAS: 1) A geladeira pode e deve ser instalada prxima aos foges, fornos ou estufas. 2) O processo de limpeza do freezer o mesmo da geladeira. No tente apressar a remoo do gelo com facas ou outros objetos pontiagudos, pois poder causar srios danos ao freezer. 3) No se deve ligar vrios equipamentos numa nica tomada. 4) Ao usar qualquer mquina eltrica, verificar se a voltagem compatvel com a tomada onde ser ligada. 5) Para limpar as grades, o cho e a parte superior de um forno do fogo a gs, usar apenas pano seco, pois os panos molhados ou esponjas com sabo ou detergentes neutros podem danific-lo. 6) Utilize apenas um pano umedecido com gua ou gua e sabo neutro. No utilize produtos abrasivos para no danificar sua aparncia. Agora que voc leu as afirmativas, assinale a alternativa correta: A. 1)F, 2)V, 3)V, 4)V, 5)F, 6)V B. 1)V, 2)V, 3)V, 4)F, 5)V, 6)V C. 1)F, 2)V, 3)V, 4)V, 5)V, 6)V D. 1)V, 2)V, 3)V, 4)V, 5)F, 6)F E. 1)V, 2)F, 3)F, 4)F, 5)V, 6)F

A. Bater a farinha de trigo com a margarina; acrescentar a clara em neve; colocar em seguida achocolatado, gema e fermento, adicionar o leite e, por ltimo, o acar. B. Bater o leite com a farinha de trigo, acrescentar a clara em neve, adicionar o leite, colocar a gema, o acar e o achocolatado e acrescentar o fermento. C. Bater a margarina com o acar; acrescentar a gema; colocar a farinha de trigo, o fermento e o achocolatado; juntar o leite aos poucos e colocar as claras em neve. D. Bater a margarina com a farinha de trigo; acrescentar o achocolatado, o leite e o acar; adicionar o fermento e acrescentar os ovos inteiros. E. Misturar os 3 primeiros ingredientes da lista por meia hora, deixar a massa descansar um pouco, logo aps acrescentar os ovos inteiros e por ltimo o leite, o acar e o fermento. 35. No armazenamento de produtos perecveis, sob refrigerao, deve-se manter: A. A carne crua na prateleira inferior. B. O pudim na prateleira inferior. C. Os legumes pr-preparados na prateleira superior. D. O pudim na prateleira do meio. E. A carne crua na prateleira superior. 36. Pode-se afirmar proteo individual : que equipamento de

34. Considere os seguintes ingredientes de uma receita de bolo de chocolate: 1 xcara de margarina; 2 xcaras de farinha de trigo; 1 xcara de achocolatado; 1 xcara de leite; 1 xcara de acar; 1 colher de sopa de fermento; 4 ovos. O modo mais apropriado de se preparar essa receita, antes de lev-la ao forno, :

A. Todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho; B. Um conjunto de conformidade com instrues expedidas pelo Ministrio do trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas; C. Condio de insegurana, onde alguns requisitos de um plano de segurana so indispensveis; D. Uma Norma Regulamentadora (NR) que objetiva explicitar as determinaes contidas dentro das normas de segurana; E. Um acordo Coletivo de Trabalho de cada categoria e em conjunto com as Convenes Coletivas sobre Preveno de Acidentes.

www.pciconcursos.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITORINO FREIRE/2012

CADERNO 02

A.O.S.D-COZINHEIRO

37. De acordo com as afirmativas abaixo, assinale (V) para a VERDADEIRA e (F) para a FALSA. I. Os bifes cortados no sentido horizontal da fibra muscular tornam-se duros aps o cozimento. II. A carne assada deve ser fatiada no sentido perpendicular s fibras musculares, assim melhora a apresentao e ficam mais macias. III. O cozimento rpido em altas temperaturas determina o amaciamento da carne. A alternativa correta na sequncia : A. I - V; II - F; III - V. B. I - F; II - V; III - F. C. I - F; II - F; III - V. D. I - V; II V; III - F. E. I - F; II - F; III - F. 38. A carne importante na alimentao do ser humano. Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as INCORRETAS referentes a esse tipo de alimento. I. A carne nutrientes. um alimento muito rico em

39. Analise as afirmaes referentes a tica Profissional: 1) Comparecer todos os dias no trabalho mais importante do que cumprir com horrio; 2) Evitar falar em tom spero com as pessoas na frente de estranhos, querer humilhar ou diminuir as pessoas. 3) Para manter um ambiente de trabalho saudvel necessrio ser tolerante e flexvel, saber ouvir as pessoas. Marque a opo CORRETOS: A. B. C. D. que apresenta os itens

Todos os itens esto corretos. Apenas os itens 1 e 2 esto corretos. Apenas os itens 2 e 3 est correto. Apenas os itens 1 e 3 esto corretos. E. Todos os itens esto incorretos. 40. Sobre a tica profissional do Cozinheiro, marque o INCORRETO: A. Ter iniciativa e ser eficiente. B. Servir os alimentos na hora certa. C. Ser educado e discreto. D. Ser disponvel. E. Tentar impor sua opinio sempre.

II. Podemos afirmar que a carne um alimento pobre em nutrientes, porm muito rico em vitamina C. III. Conservar a carne resfriada elimina a ao das Bactrias que causam seu rano. IV. Congelar e descongelar a mesma carne mais de uma vez prejudica sua qualidade alimentar e sua conservao. V. Devemos ingerir carnes fritas em leo frequentemente para diminuir a ingesto de gorduras saturadas. A. Apenas I, IV e V. B. Apenas I, III e IV. C. Apenas III, IV e V. D. Apenas II, III, e V. E. Apenas II, IV e V.

www.pciconcursos.com.br

Vous aimerez peut-être aussi