Vous êtes sur la page 1sur 2

1

A avaliao psicolgica dos vigilantes: identificando os efeitos do trabalho sobre a sade mental
Carlos Eduardo Carrusca Vieira Professor da PUC Minas carloseduardo_carrusca@yahoo.com.br

A aprovao no exame psicolgico um dos pr-requisitos previstos pela Lei 7.102/83, regulamentada pelo Decreto 89.056/83, para que uma pessoa possa exercer a profisso de vigilante. Aps ingressar na rea da segurana privada, o vigilante deve se submeter a essa avaliao periodicamente, para que possa participar dos cursos obrigatrios de reciclagem profissional e permanecer em exerccio da profisso. O procedimento de avaliao psicolgica um exame no qual o psiclogo deve avaliar as funes psicolgicas e cognitivas do vigilante, e sua sade mental, de uma forma mais ampla, analisando se as condies apresentadas pelo trabalhador lhe permitem o exerccio da profisso. As avaliaes so momentos importantes para identificar os possveis danos causados pelo trabalho sade dos trabalhadores. Os efeitos do trabalho sobre a sade muitas vezes so lentos e progressivos, podendo passar despercebidos pelos profissionais que avaliam os vigilantes. Frequentemente, os vigilantes se queixam de passar por psicotcnicos sem que sejam escutados de forma cuidadosa, o que dificulta o acompanhamento das condies de sade da categoria. A ausncia de uma entrevista de devoluo clara e objetiva refora a impresso dos trabalhadores de que a avaliao psicolgica uma mera burocracia. Por esses motivos, entendo que o avano das reflexes e prticas na rea da avaliao psicolgica na vigilncia necessrio. Em primeiro lugar, fundamental exigir dos profissionais responsveis a qualidade nas avaliaes e a escuta cuidadosa das situaes de trabalho, uma vez que elas ocupam lugar central no depoimento de vigilantes acometidos por transtornos mentais, muitas vezes associados s experincias laborais. preciso que os avaliadores tenham um profundo conhecimento acerca do trabalho dos vigilantes. Mais do que saber o perfil do candidato preciso saber tambm o perfil do trabalho, suas exigncias e seus riscos reais! Para isso, necessrio escutar detidamente as experincias de trabalho e como cada uma delas afeta a vida do trabalhador. Mais do que saber o perfil do candidato, preciso saber tambm o perfil do trabalho! O segundo ponto diz respeito s prprias avaliaes peridicas. tambm importante realizar avaliaes comparativas do resultado atual da avaliao psicolgica e daquele que fora obtido anteriormente. Isto permitiria visualizar certos problemas que evoluem silenciosamente, mas que se transformam em verdadeiras catstrofes e/ou doenas mentais, sendo erroneamente classificadas como incidentes repentinos ou absolutamente imprevisveis. Todo acontecimento e doena mental tm uma histria, e preciso resgat-la.

VIEIRA, Carlos Eduardo Carrusca. A avaliao psicolgica dos vigilantes: identificando os efeitos do trabalho sobre a sade mental. Belo Horizonte: Sindicato dos Empregados de Empresas de Vigilncia de Minas Gerais, 2009 (Texto informativo).

2 De acordo com a Portaria MTb 3.435/85, quando o psiclogo realiza a avaliao do vigilante, alm do atestado de aptido ou inaptido, ele deve elaborar um laudo descritivo, que deve permanecer sob a sua guarda e disposio do psiclogo que fizer o exame peridico seguinte. Entretanto, embora a legislao indique a possibilidade de juntar os laudos para fazer um exame comparativo, dificilmente se encontra uma clnica na rea da vigilncia que adote esse procedimento. A situao das reprovaes outra questo problemtica e que merece aprofundamento, principalmente nos casos em que vigilantes que carregam consigo anos de experincia na rea so considerados inaptos para a funo. Mais do que emitir um parecer dizendo que o indivduo est inapto, os psiclogos tm a obrigao de dar encaminhamento ao problema que for identificado. E, ao contrrio do que imaginam algumas Empresas de Vigilncia, dar encaminhamento no significa demitir sumariamente o vigilante, com a justificativa de que, agora, ele no est apto para o trabalho. No basta tambm informar aos vigilantes que foram reprovados. necessrio explicar como pode o vigilante ter sido aprovado no primeiro exame de sanidade mental, quando ingressou na vigilncia, e ter sido reprovado aps anos de trabalho. Sem dvida, esse um bom exemplo de como importante considerar no psicotcnico as avaliaes pregressas. Fundamental nesses casos diagnosticar a relao entre o trabalho e os problemas identificados. E, alm disso, uma vez constatado que o trabalho est relacionado aos distrbios mentais ou restries apresentadas pelo vigilante, no deveramos considerar a obrigatoriedade da emisso da Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT)? E mais: em vez de serem demitidos por inaptido, os vigilantes que se encontram nessas situaes no deveriam ser afastados da funo, encaminhados para os servios de ateno sade do trabalhador e protegidos em seus direitos trabalhistas e previdencirios? Julgo ser fundamental que as empresas assumam a sua responsabilidade nos casos de vigilantes acometidos por distrbios mentais, dando o devido suporte. Por fim, os vigilantes devem ser informados de que possuem o direito de serem escutados e avaliados pelos profissionais com o respeito e profissionalismo necessrios. Mais do que uma burocracia, o exame deve servir para identificar os efeitos silenciosos do trabalho sobre a sade mental dos vigilantes.

VIEIRA, Carlos Eduardo Carrusca. A avaliao psicolgica dos vigilantes: identificando os efeitos do trabalho sobre a sade mental. Belo Horizonte: Sindicato dos Empregados de Empresas de Vigilncia de Minas Gerais, 2009 (Texto informativo).

Vous aimerez peut-être aussi