Vous êtes sur la page 1sur 9

INFORMATIVO TTICO #05 BSB, 09/11

A CADA SEMANA, NOVOS ARTIGOS SOBRE ASSUNTOS PERTINENTES ATIVIDADE POLICIAL

O INFORMATIVO TTICO no se responsabiliza pelas influncias e consequncias que os contedos dos artigos publicados possam impingir aos seus leitores.

O PO NOSSO DE CADA DIA DO POLICIAL: DESACATO, DESOBEDINCIA E RESISTNCIA

DESACATO (CP, ART. 331) Art. 331 - Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. Competncia: Polcia Civil e Juizado Especial Criminal da Justia Estadual. Objeto jurdico: a administrao pblica. Providncia: lavratura de Termo Circunstanciado (Lei 9.099/95, art. 69) e remessa ao Juzo. Ao penal: pblica incondicionada. Observaes: a) A ofensa constitutiva do desacato qualquer palavra ou ato que redunde em vexame, humilhao, desprestgio ou irreverncia ao funcionrio. a grosseira falta de acatamento, podendo consistir em palavras injuriosas, difamatrias ou caluniosas, vias de fato, agresso fsica, ameaas, gestos obscenos, gritos agudos etc. (RT 409/427); b) Se o defensor e ofendido, ambos equiparados a funcionrios pblicos, se acham no exerccio das funes quando do evento, no h falar-se em desacato (RT 487/289); c) As expresses de clera, irrefletidamente proferidas no calor de uma discusso provocada pelo funcionrio por elas atingido, no constituem desacato (RT 425/331). DESOBEDINCIA (CP, ART. 330) Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionrio pblico: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, e multa. Competncia: Polcia Civil e Juizado Especial Criminal da Justia Estadual.

Caso o funcionrio pertena administrao pblica federal (p. ex., reitor de universidade federal), caber Polcia Federal e Justia Federal conhecer do pedido. Objeto jurdico: a administrao pblica. Providncia: lavratura de Termo Circunstanciado (Lei 9.099/95, art. 69) e remessa ao Juzo. Ao penal: pblica incondicionada. Observaes: a) indispensvel que a ordem seja transmitida diretamente ao destinatrio, pois no haver crime se esta no tiver inequvoco e induvidoso conhecimento da mesma (JUTACrim 74/110); b) Se a ordem desatendida for emanada de autoridade no competente e no sendo a mesma legal, no h que se falar em crime de desobedincia e muito menos de desacato (RT655/304); c) Age com dolo prprio do delito de desobedincia aquele que se ope ao cumprimento de mandado judicial (RT 399/303); d) Desobedincia perante priso juridicamente injustificada no constitui crime (JUTACrim 8/272); RESISTNCIA (CP, ART. 329) Art. 329 - Opor-se execuo de ato legal, mediante violncia ou ameaa a funcionrio competente para execut-lo ou a quem lhe esteja prestando auxlio: Pena - deteno, de dois meses a dois anos. 1 - Se o ato, em razo da resistncia, no se executa: Pena - recluso, de um a trs anos. 2 - As penas deste artigo so aplicveis sem prejuzo das correspondentes violncia. Competncia: Polcia Civil e Juizado Especial Criminal da Justia Estadual na hiptese do caput e Polcia Civil e Justia Estadual na hiptese do 1; Objeto jurdico: a administrao pblica. Providncia: lavratura de Termo Circunstanciado (Lei 9.099/95, art. 69) e remessa ao Juzo. J na hiptese do 1 e 2 inst aurar Inqurito Policial. Ao penal: pblica incondicionada. Observaes:

a) indispensvel a legalidade, substancial e formal, do ato do funcionrio (TJSP, RT 518/331); b) A ordem precisa ser de atribuio e competncia do funcionrio (TJRS, RF 269/368); c) Mera fuga ou aes da pessoa que est sendo detida e apenas procura se desvencilhar de seus captores no configura (IBCCrim, 44/157); d) Simples ofensas por palavras, gestos ou vias de fato ultrajantes constituem delito de desacato e no de resistncia (TJSP, RT 532/329); e) A oposio pacfica no configura o delito de resistncia (TJSP, RT 617/285); f) Divergncia quanto a embriaguez: predomina o entendimento de que ela incompatvel com o elemento subjetivo do crime de resistncia (TACrSP, RT 719/444); contra: se a embriaguez for mnima, no incompatvel (TACrSP, Ap. 765/179. DJU 18/11/1992). A embriaguez s exclui o dolo se proveniente de caso fortuito ou fora maior (TJMG, JM 128/345); g) No h resistncia, mas desacato, se a violncia empregada no visa obstara ordem legal, constituindo mera represlia ao executor (Franceschini,Jurisprudncia, 1976, v. IV, n. 5.913); h) Haver concurso material com a leso corporal ou homicdio (acontraveno de vias de fato ficar absorvida), (Delmanto, obra citada, 2007, p.817). No pode haver concurso do delito de resistncia com o de ameaa,injria ou perigo para a vida ou sade de outrem (RDP, 29/136); i) Se o crime de resistncia ocorreu em momento diverso daquele em que se deu a prtica do roubo que motivou a perseguio, no h absoro daquele por este (TJSP, RT 780/587).

FONTE: ROTEIRO DE DECISES POLICIAIS CDIGO PENAL INSTITUTO BRASILEIRO DE ADMINISTRAO DO SISTEMA JUDICIRIO (www.ibrajus.org.br)

COMBATE URBANO Daremos incio a uma srie de artigos sobre tcnicas e tticas de combate urbano, adaptadas para a realidade policial.
2-3. TCNICAS DE OBSERVAO a. Olhar americano: uma tcnica que consiste em realizar observaes de uma posio mais baixa. Para isso, o observador dever posicionar-se atrs de um anteparo e deitar-se no cho (foto 2.2). Com o auxlio das mos e dos o projeta em um movimento baixo e rpido. A observao dever ser rpida e 2.3). O armamento dever ser posto no cho, ao lado do corpo, e a silhueta do combatente no dever ser projetada alm do anteparo para no denunciar a sua posio (foto 2.2). Fotos 2.2 e 2.3

b. Olhar israelense: outra tcnica que visa minimizar a exposio durante o ato de observar. Uma vez posicionado atrs de um anteparo (foto 2.4), o observador no dever realizar duas observaes de uma mesma posio. Para que isso no ocorra, uma vez realizada a primeira observao (foto 2.5), o combatente dever escolher um local diferente do anterior, sem que seja observar (foto 2.5). Fotos 2.4 e 2.5 2-3 Esquema 2.6 a Fotos 2.6 e 2.7

c. Observao por faixa ou fatiar a torta (foto 2.6): uma tcnica de observao utilizada quando o inimigo est prximo do atirador e o contato iminente. Com o fuzil na posio de tiro, o observador dever apontar a sua arma para a quina da porta atravs da qual deseja observar (foto 2.7). Essa quina servir de eixo sobre o qual o observador dever realizar um movimento lento e circular, de forma que possa observar frente de maneira gradativa, at visar o lado oposto do recinto (Esquema 2.6). O observador dever inclinar seu tronco na direo em que realizar seu deslocamento, evitando que seus ps fiquem expostos, para observar o inimigo sem que este o observe. Em seguida, avanar e atirar sobre o mesmo (Esquema 2.6).

Fonte: Caderno de Instruo CI 7-5/2 O Peloto de Fuzileiros no Combate em rea


Edificada - EB

Vous aimerez peut-être aussi