Vous êtes sur la page 1sur 10

ADVOGADOS ASSOCIADOS

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA___VARA DA FAMLIA DA COMARCA DE _________ - DO ESTADO DO _____.

MARIA APAVORADA, brasileira, casada, do lar, residente e domiciliada na Rua 1 de maio, n 000, em Cidade, no Estado... CEP 11222-44, inscrita no CPF son o n 333.222.111-99, por si, e representado (CPC, art. 8) C.R.S; Y.R.S E R.R.S, menores impberes, vem respeitosamente a Vossa Excelncia, por seu advogado infraassinado, causdico inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seo do Piau,sob o n 1122333, com endereo profissional na Rua do Direito, n 000, Centro Teresina Piau , CEP 64552-22 onde em atendimento diretriz do art. 39, inc. I, do Cdigo de Ritos, indicao para as intimaes necessrias, com fulcro nos arts.2, inc.lll, 5 da Lei 6.515/77 c/c art. 4 da Lei 5.478/68, propor a presente:

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

AO DE DIVRCIO LITIGIOSO CUMULADA COM PEDIDOS DE ALIMENTOS PROVISRIOS E GUARDA DOS MENORES.

Em face de, JOO ESPERTO, brasileiro, casado, servidor pblico, com endereo na Rua Joaquim da Silva, n125, CEP-5522-55 em cidade, estado, inscrito no CPF, sob o n 222.999.555-89, pelos fatos e fundamentos que passa a expor:

PRELIMINARMENTE: O Requerente pleiteia os benefcios da JUSTIA GRATUITA, assegurada pela Lei 1060/50, tendo em vista no poder arcar com as despesas processuais. Para tanto, faz juntada do documento necessrio - declarao de pobreza.

I- DOS FATOS

Os cnjuges, ora litigantes, encontram-se casados desde o dia 01 de janeiro de 2006, sob o regime de separao total de bens, conforme se comprova pela certido de casamento ora anexa. (doc. 01)

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

Do enlace matrimonial nasceram trs filhos, os menores, conforme certides de nascimento em anexo (doc.02),sendo estes:

C. R.S, nascida em 01/01/2006, estando hoje com 7 anos de idade Y.R.S, nascido em 07/02/2009, estando hoje com 3 anos de idade. R.R.S, nascida em 05/02/2010, estando hoje com 2 anos de idade.

O Ru servidor pblico do Governo do Estado do Piau, lotado na Universidade Federal do Piau, exercendo a funo de Professor Adjunto, com dedicao exclusiva, recebendo um salrio mensal na ordem de R$ 3.000,00 (trs mil reais). A autora, por sua vez, to somente cuida do lar e dos menores ora citados, exercendo os deveres de me para com as crianas com terna idade.

O Requerido abandonou o lar e passou a ter um relacionamento paralelo h seis meses. Nesse perodo, o requerido passou a agredir a Requerente com palavras de baixocalo.

No bastasse isso, o Requerido cria inmeros obstculos a separao, no a aceitando. Vossa Excelncia, O Requerido constantemente vem ingerindo bebida alcolica e nesse estado de embriaguez, no dia 26 de maro de 2012, agrediu fisicamente a

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

Requerente, com socos que lhe deixou sequelas, conforme boletim de ocorrncia. (doc.3) M.M Juiz, a requerente, por diversas vezes, tento uma conciliao com o requerido, no entanto, no foi possvel. No restando outra forma que h via judicial.

II- DO DIREITO A presente ao encontra fulcro nos arts.2, inc.lll, 5 da Lei 6.515/77 c/c art. 4 da Lei 5.478/68, art. 226, paragrafo 6 da Constituio Federal (EC. 66/2010).

DOS BENS O enlace matrimonial dos cnjuges sob o regime de separao total de bens, portanto o casal no possui bens a partilhar.

DONOME

A Requerente voltar a usar o seu nome de solteira, MARIA TRANQUILA, de acordo com o disposto no art. 1578DoCC.

DA GUARDA

Reza a Legislao Substantiva Civil que:


ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

CDIGO CIVIL

Art. 1.583 a guarda ser unilateral ou compartilhada.

(...)

2 - Aguarda unilateral ser atribuda ao genitor que revele melhores condies de exerc-la e, objetivamente, mais aptido para propiciar aos filhos os seguintes fatores:

I-

Afeto nas relaes com o genitor e com o grupo familiar;

II- Sade e segurana

II-

Educao

Postula-se a guarda em favor da me justifica-se Nos casos em que envolva menores, prevalece os interesses destes, a predominncia da diretriz legal lanada pelo Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA.

Assim, a deciso quanto guarda deve ser pautar-se no a temtica dos direitos do pai ou da me. Ao revs, o direito da criana deve ser apreciado sob o enfoque da estrutura familiar que lhe ser propiciada.

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

Como constatado preliminarmente pelos documentos imersos, existem fatos que destacam que o Requerido faz agresses fsicas e morais Requerente, na presena dos filhos. Estes esto sofrendo igualmente como a me e merecem tratamento judicial pertinente.

Portanto, Vossa Excelncia o presente principio da guarda deve ser analisado sob o manto do principio da garantia prioritria do menor, erigido tica dos direitos fundamentais previstos na Constituio Federal, tais como a o direito vida, sade, educao, dignidade da pessoa humana e a convivncia familiar, competindo aos pais e sociedade torn los efetivos.

Por conseguinte, a guarda dos menores deve ser avaliada sob a gide de circunstncias que demonstrem e possibilitem o desenvolvimento estvel e saudvel dos filhos, no apenas sob o aspecto material, mas tambm afetivo e social.

Alguns aspectos a serem ponderados so as condies emocionais e psicolgicas de cada um dos seus pais para cuidar dos filhos e zelar pelos seus interesses. No caso ora tratado, h indcios de que o Requerido agressivo e usurio de lcool com habitualidade, prejudicando a figura paterna e um salutar ambiente de convvio familiar.

DAS VISITAS

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

Os dias para visitas sero aos finais de semana, preferencialmente aos sbados, que sero alternados entre os pais, acontecendo da mesma forma com os feriados, datas comemorativas.

O perodo de frias escolares ser dividido igualmente entre os mesmos, ficando os menores nos primeiros 15 (quinze) dias sob responsabilidade do pai.

DOS ALIMENTOS

O requerido fica obrigado a prestar alimentos aos seus filhos menores no valor de 40% (quarenta por cento) dos seus rendimentos lquidos, incluindo-se 13 e frias que devero ser descontados diretamente do seu holerite e depositados na conta corrente do requerente no BANCO BV, CONTA: 555555 AG: 222, sendo oficiado a empresa empregadora, UNIVERSIDADE DO ANA, localizada a Rua .......S/N _ BAIRRO ... 64002
150 -cidADE- PI, para que apresente os reais rendimentos da requerido e efetuem o referido

desconto. A Requerida dispensa alimentos para si.

III -DOS PEDIDOS

Ex POSITIS, requer Vossa Excelncia determinar:


ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

a) Seja LIMINARMENTE fixado a ttulo de ALMENTOS PROVISRIOS EM FAVOR DOS FILHOS MENORES, o valor equivalente a 40% (quarenta por cento) dos rendimentos lquidos da requerida, a serem depositados diretamente na conta corrente do requerente no BANCO BV, CONTA:55555555AG:222

b) Seja oficiado a empresa empregadora, UNIVERSIDADE DO ANA, localizada a Rua ...


S/N _ Bairro: .Cep...., cidade....estado.... para que apresente os reais rendimentos da requerido e

efetuem o referido desconto.

c) Seja julgada PROCEDENTE a presente ao, decretando-se a separao judicial do casal, expedindo-se o competente mandado de averbao, para o cartrio de registro civil desta comarca; d) A CITAO da requerido, via MANDADO, no endereo supramencionado, para, querendo, no prazo legal, contestar, sob pena de revelia;

e) Seja assegurada a Requerida a guarda definitiva dos filhos menores (art. 10 da Lei 6.515/77), regulando-se as visitas da requerida aos menores de acordo com art. 9, e 15 da Lei 6.515/77;

f) A intimao do representante do Ministrio Pblico, para atuar no feito at o final na sentena. (art. 82, l, do CPC).
ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

g) A intimao pessoal de seu procurador, para todos os atos processuais, nos termos do art. 39 do CPC.

h) Requer os benefcios da gratuidade da justia por ser pobre no sentido legal e no poder arcar com custas judiciais e honorrias advocatcios sem sofrer prejuzo prprio ou de sua famlia.

DAS PROVAS

Protesta provar todo o alegado, em especial oitiva de testemunhas, documental, depoimento pessoal da requerida, sob pena de confisso e tudo o mais que se fizer necessrio ao esclarecimento da verdade.

D-se causa o valor de R$ 14.400,00 (quatorze mil e quatrocentos reais), para efeitos fiscais.

Nestes termos, Pede-se, deferimento. Teresina, 19 de agosto de 2012.

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

ADVOGADOS ASSOCIADOS

XXXXX OAB/... N .

ROL DE TESTEMUNHAS: 1- MARIA DONA DA VERDADE, brasileira, casada, do lar, residente e domiciliada na Rua da discrdia, n 000, Centro Cidade -Estado -CEP: 64110-00, inscrita no CPF, sob o n 22.532.000-00. 2- ZENEIDE VIDA NOVA, brasileira, solteira, servidora pblica, residente e domiciliada na Rua da Confuso, n 252, Bairro: Sem rumo Cidade Estado - CEP 56220-00, inscrita no CPF, sob o n 222.999.555-99 3- JOO JOS DA ILUSO, brasileiro, casado, tcnico em segurana do trabalho, residente e domiciliado na Rua do Choro das Pitangas, Bairro: Vem quem quer Cidade estado CEP: 65222-20, inscrito no CPF, sob o n 222.999.555-44

ADVOGADOS ASSOCIADOS, Rua do Direito, n 000, Centro Cidade- Estado.

Vous aimerez peut-être aussi