Vous êtes sur la page 1sur 14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________

NOTA TCNICA n 15

Complementar do Regime Jurdico de SCIE

CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS


OBJECTIVO
Definir, na ausncia de normas portuguesas, quais os requisitos e especificaes a que deve obedecer a instalao de uma central de bombagem para uso do servio de incndios.

APLICAO
Fornecimento e montagem de equipamentos de centrais de bombagem em conformidade com o estabelecido no RT-SCIE.

NDICE
1. 2. 3. 4. 5. INTRODUO...................................................................................................................................2 DESCRIO GERAL .........................................................................................................................2 CARACTERISTICAS CONSTRUTIVAS E DE MONTAGEM .............................................................3 DIMENSIONAMENTO DAS BOMBAS PRINCIPAIS ........................................................................6 ALIMENTAO DE ENERGIA E QUADROS ELCTRICOS ..........................................................10

REFERNCIAS
Regulamento Tcnico de SCIE (Portaria 1532/2008, de 29 Dezembro). CEPREVEN RT.2.ABA NFPA 20

ANEXO
I TERMINOLOGIA

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 1/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________

1. INTRODUO
Qualquer central de bombagem do servio de incndios (CBSI) exige para alimentao de gua, segundo o estabelecido no RT-SCIE, o recurso a uma fonte do tipo reservatrio. Classifica-se o compartimento destinado instalao daquela central como local de risco F, e, como tal, devidamente isolado e protegido. O local deve ser dotado de drenagem de guas residuais e devidamente ventilado tendo em considerao o tipo, classe e dimenso dos motores instalados, garantindo-se que a temperatura ambiente no seja inferior a 5 C nem superior a 40 C. Os equipamentos a instalar devero ser do tipo homologado, em conformidade com as normas portuguesas ou, na sua falta, de acordo com as especificaes da ANPC que seguidamente se enunciam.

2. DESCRIO GERAL
A CBSI para uso exclusivo do socorro e dever conter todos os equipamentos necessrios ao seu funcionamento, controlo e sinalizao, designadamente: bombas principais, bomba jockey, quadros elctricos, baterias de arranque das bombas (diesel), vlvulas de seccionamento, reteno e descarga, manmetros, pressostatos, medidor de caudal, tanque de combustvel (diesel) e colectores. A central de bombagem dever possuir, no mnimo, duas bombas principais e uma bomba equilibradora de presso (jockey). As bombas principais sero do tipo elctrico ou uma elctrica e uma diesel. No primeiro caso, devero ter alimentaes de energia independentes, uma do gerador e outra de linha directa por "by-pass" ao quadro. A motobomba arrancar sempre depois da electrobomba. As bombas principais devero funcionar em reserva ou ajuda, com arranque da segunda em caso de falha da primeira ou em caso de caudal insuficiente desta. Devero possuir caractersticas semelhantes. O arranque ser exercido atravs dos pressostatos por encravamento elctrico, sendo a paragem apenas manual.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 2/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
A bomba equilibradora de presso dever ter caractersticas inversas s superiormente indicadas para as bombas principais, isto , ser de baixo caudal e alta altura manomtrica, e os seus arranque e paragem serem automticos atravs do respectivo pressostato.

3. CARACTERISTICAS CONSTRUTIVAS E DE MONTAGEM


3.1 Caractersticas Gerais Os elementos das bombas principais que estiverem submetidos a desgaste e, simultaneamente, estiverem em contacto directo com a gua bombada, devero ser construdos com materiais que evitem a oxidao e corroso desses elementos mveis. O corpo das bombas pode ser em ferro fundido com impulsor em bronze e eixo em ao inox ou, de preferncia, do tipo monobloco, normalizado conforme DIN 24255, com o corpo, impulsor e eixo totalmente em ao inox. O sistema de montagem ou o tipo de bomba devem permitir os trabalhos de manuteno e de reparao sem desmontar o motor de accionamento nem as flanges das tubagens, excepto nos casos de bombas de potncia inferior a 5 kW e de bombas submersveis verticais.

3.2 Vlvulas As tubagens de aspirao e impulso sero isoladas por vlvulas de seccionamento. A tubagem de descarga ser dotada de vlvula anti-retorno. Eventuais redues na aspirao devero ser do tipo excntrico com a parte superior em plano horizontal. A parte inferior far um ngulo no superior a 15 e o seu comprimento no deve ser inferior a duas vezes o dimetro da tubagem de aspirao. Uma reduo na impulso dever ser do tipo concntrico, abrindo no sentido do fluxo com um ngulo no superior a 15. As vlvulas devem localizar-se sempre a jusante das redues. No sentido de manter livres de ar, quer o corpo da bomba quer a tubagem de aspirao, aceita-se a colocao na instalao, entre a impulso da bomba e a vlvula anti-retono, de uma vlvula de escape de segurana, conduzindo a uma drenagem com, no mximo, 25 mm de dimetro.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 3/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
No permitida a instalao de qualquer tipo de vlvula flange de aspirao da bomba. As vlvulas a manter abertas para o funcionamento da instalao devem ser seladas nessa posio. Para evitar o golpe de ariete as vlvulas devem, para o seu fecho, necessitar, no mnimo, de duas voltas de volante.

3.3 Condies de Aspirao Sempre que possvel devem instalar-se bombas centrfugas horizontais em carga, considerando-se como tal as que estejam, cumulativamente, nas seguintes condies: No mnimo, dois teros da gua correspondente capacidade efectiva do depsito situa-se acima do eixo da bomba; O referido eixo est situado, no mximo, dois metros acima do nvel inferior do depsito.

Quando tal no fr possvel cumprir, admite-se o recurso a bombas verticais submersveis, observando a cota mnima de submergncia indicada pelo fabricante ou a utilizao de bombas em aspirao negativa cumprindo o estabelecido nesta NT.

3.4 Tubagem de Aspirao A tubagem de aspirao, incluindo vlvulas e acessrios, deve ser dimensionada de forma a garantir que o NPSH disponvel entrada da bomba supera o requerido, no mnimo, em um metro, nas condies de 135% do caudal nominal e mantendo-se a gua no nvel mnimo. No caso de bombas no em carga a tubagem de aspirao ser ou horizontal ou com uma pequena inclinao, subindo no sentido da bomba, por forma a evitar a criao de bolhas de ar no interior. O dimetro da tubagem de aspirao deve ser calculado de forma a que, para o caudal nominal, as velocidades da gua no sejam superiores a: 1,8 m/s para bombas em carga; 1,5 m/s para bombas no em carga.

A tubagem de aspirao para bombas em carga pode ser comum a mais do que uma bomba devendo, consequentemente, possuir o dimetro suficiente para suportar o somatrio dos respectivos caudais.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 4/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
A interligao de tubagens de aspirao de diversas bombas s permitida se forem colocadas vlvulas de seccionamento que permitam, atravs da sua manobra, que cada uma das bombas possa trabalhar isoladamente sempre que necessrio. Essas ligaes devem calcular-se tendo em considerao os caudais requeridos. Devem ser instaladas vlvulas de seccionamento na tubagem de aspirao junto a cada bomba. Nota: A Norma NFPA 20 no permite a colocao de vlvulas de seccionamento junto das sadas do depsito.

3.5 Ferragem das bombas As bombas em aspirao negativa devem possuir um sistema de ferragem (escorva) automtico, no troo de compresso, independente para cada uma delas. Tal sistema constar de um depsito de ferra, com alimentao automtica, localizado a uma cota superior bomba, ligado em declive impulso da bomba, a montante da vlvula de reteno desta, mantendo o sistema (bombas, tubagem e depsito) permanentemente em carga. Esta ligao ser efectuada atravs de tubagem de, no mnimo, 25 mm de dimetro e dotada de vlvula anti-retorno, impedindo o fluxo no sentido do depsito de ferra. A reposio de gua neste depsito pode ser efectuada atravs da rede geral. A capacidade deste depsito dever corresponder da quantidade de gua indispensvel para a ferra aumentada de 1/3. Esta instalao deve ser dotada de um sistema de alarme sonoro accionvel automaticamente quando fr atingido o nvel mnimo correspondente a 60% dessa capacidade total, devendo, simultaneamente, arrancar a bomba.

3.6 Circuito de Teste O circuito de teste deve ser ligado ao colector de impulso das bombas, a jusante das vlvulas de seccionamento e de reteno. A descarga efectuar-se- para o dreno ou para um retorno fonte abastecedora. Neste ltimo caso deve efectuar-se num ponto que no afecte as condies de aspirao.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 5/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
O circuito deve conter um caudalmetro para verificao das curvas caractersticas de cada bomba ou grupo. A medio deve fazer-se para valores entre 20% e 50% do caudal nominal. O caudalmetro deve estar situado entre duas vlvulas de seccionamento prprias e a distncias aconselhadas pelo fornecedor. A vlvula de seccionamento para controlo do fluxo deve permitir atravs do seu fecho a diminuio gradual do mesmo, tipo vlvula de cunha com espigo.

3.7 Pressostatos Devem ser instalados dois pressostatos para controlar o arranque de cada grupo de bombagem principal, ligados em srie com contactores calibrados para a presso de arranque. A sua instalao deve garantir que o arranque de uma das bombas principais no produza uma depresso nos restantes pressostatos capaz de ocasionar arranques simultneos. O arranque da bomba Jokey produzir-se- a uma presso superior de arranque da bomba principal. O grupo de bombagem principal arrancar automaticamente quando a presso no tubo colector descer a um valor no inferior a 0,8 P0, sendo P0 a presso a caudal zero. Quando fr instalado mais de um grupo, os restantes arrancaro a uma presso no inferior a 0,6 P 0. Deve ser possvel comprovar o funcionamento de cada pressostato. Qualquer vlvula de seccionamento instalada na ligao entre o colector principal e o pressostato de arranque, ter uma vlvula de reteno instalada em paralelo, de forma a que uma queda de presso no colector principal se transmita ao pressostato, inclusive quando a vlvula de seccionamento estiver fechada.

4. DIMENSIONAMENTO DAS BOMBAS PRINCIPAIS


As bombas devem ser dimensionadas para garantir as condies de presso e caudal necessrias ao abastecimento simultneo das instalaes servidas pela CBSI. A potncia das bombas principais definida por: Qn Caudal nominal, em m3/h Pn Presso nominal, em m.c.a (metros de coluna de gua) A determinao do Qn faz-se pela seguinte expresso: Qn = (Q1 + Q2 + QH + QS + QC) x 60 x 10-3

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 6/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
Em que, Q = Q1 (se apenas existirem redes de 1. interveno) ou Q=Q2 (se tambm existirem redes de 2. interveno) Q1 Caudal de alimentao das redes de 1. interveno, em litros/ minuto Q2 Caudal de alimentao das redes de 2. interveno, em litros/ minuto QH Caudal de alimentao dos hidrantes, em litros/ minuto QS Caudal de alimentao das redes de sprinklers, em litros/ minuto QC Caudal de alimentao das cortinas de gua, em litros/minuto

Os caudais de alimentao das redes de incndio so calculados pelas seguintes expresses: Q1 (l/min.) = n1 x 1,5 l/s x 60 (n.1 do artigo 167.) Q2 (l/min.) = n2 x 4 l/s x 60 (n. 3 do artigo 171.) QH (l/min.) = nH x 20 l/s x 60 (n. 8 do artigo 12.) QS (l/min.) = qs x As (Quadro XXX VII da alnea a) do n. 3 do artigo 174.) QC (l/min.) = Ac x 10 l/min. m2 (alnea a) do artigo 179.) Sendo, n1 Nmero de carretis a alimentar na rede de 1. interveno, considerando metade deles em funcionamento num mximo de quatro n2 Nmero de bocas-de-incndio a alimentar na rede de 2. interveno, considerando metade delas em funcionamento num mximo de quatro nH Nmero de hidrantes a alimentar na rede de hidrantes, considerando no mximo dois qs Densidade de descarga do sistema de sprinklers, variando com o local de risco a proteger, em l/min.m2 As rea de operao dos sprinklers, variando com o local de risco a proteger, em m 2 Ac Somatrio das reas dos vos a irrigar pelas cortinas de gua, apenas num compartimento de fogo, em m2

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 7/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
A presso nominal determinada por clculo hidrulico das redes, considerando os caudais de alimentao das redes, Q1, Q2, QH, Qs e QC e a presso dinmica a garantir nos seguintes dispositivos de combate a incndio mais desfavorveis: 250 kPA Bocas-de-incndio das redes de 1. interveno (n. 1 do artigo 167. do RT-SCIE) 350 kPa Bocas-de-incndio das redes de 2. interveno (n. 3 do artigo 171. do RT-SCIE) 150 kPa Hidrantes exteriores (n. 8 do artigo 12.) Sendo, 1 m.c.a. = 10 kPa A central de bombagem constituda por 2 bombas principais redundantes, isto , cada uma delas alimenta a totalidade das redes hidrulicas, e uma bomba auxiliar (jockey) destinada a manter a presso mnima na rede, evitando o arranque desnecessrio das bombas principais. Admite-se a concepo de centrais de bombagem com uma das trs combinaes: Hiptese 1 Duas bombas principais elctricas. Uma bomba auxiliar elctrica (jockey). Alimentao de energia elctrica pela rede pblica e alternativamente por uma fonte central de emergncia. Hiptese 2 Uma bomba principal elctrica. Uma motobomba principal. Uma bomba auxiliar elctrica (jockey). Alimentao de energia elctrica pela rede pblica. Hiptese 3 Duas motobombas principais. Uma bomba auxiliar elctrica (jockey). Alimentao de energia elctrica pela rede pblica. Depsitos de alimentao de combustvel independentes para cada motobomba.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 8/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________

As bombas devem ser dimensionadas de tal forma que a um caudal nulo a presso no exceda 130% da presso nominal. Se a dita presso puder vir a exceder os 1 200 kPa, dever ser instalada vlvula de escape calibrada para esse valor. Para um caudal de bombagem de 140% do caudal nominal, a presso dever manter-se no inferior a 70% da presso nominal. A presso de impulso da bomba deve baixar de forma contnua na medida em que aumenta o caudal, garantindo-se assim a caracterstica de estabilidade. No caso particular de ligao de uma bomba rede pblica, possibilidade prevista no RT-SCIE e na NT 14 Fontes abastecedoras de gua para o servio de incndios, tal ligao ser antecedida de prova, realizada na hora de procura mxima na rede, que demonstre ser a bomba capaz de fornecer 120% do caudal necessrio para o SI a uma presso no inferir a 100 kPa. As bombas devero ter caractersticas hidrulicas semelhantes, podendo ser verticais ou horizontais, unicelulares ou multicelulares. As bombas devero poder funcionar em paralelo em qualquer ponto de caudal, em conformidade com a sua curva caracterstica, independentemente da velocidade de cada uma. No caso de serem instaladas duas bombas principais, cada uma delas dever poder fornecer o caudal total de clculo presso exigida. No caso de serem instaladas trs bombas, admite-se que cada uma possa garantir apenas metade daquele caudal presso exigida. O acoplamento do motor bomba deve permitir a remoo isolada de cada unidade sem afectar a outra. A motobomba deve estar em pleno regime 30 s aps o arranque. O seu arrefecimento no pode ser a ar comprimido. Os motores devem poder funcionar em pleno regime durante 6 horas, tempo para o qual deve ser dimensionado o depsito de combustvel da motobomba. As baterias de arranque do motor devem possibilitar, no mnimo, 10 arranques sucessivos sem recarga, recarga essa que, em funcionamento normal, deve ser assegurada pelo alternador.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 9/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________

5. ALIMENTAO DE ENERGIA E QUADROS ELCTRICOS


5.1. Aspectos gerais A alimentao deve ser feita atravs do Quadro de Bombagem do SI, servido em condies normais por energia da rede e, alternativamente fonte central de energia de emergncia (grupo gerador). A proteco elctrica aos motores ser feita por fusveis de alto poder de corte. Todos os equipamentos elctricos de comando e controlo do sistema devem encontrar-se em caixas metlicas estanques, localizadas no interior da central de bombagem e garantindo a proteco mnima regulamentarmente estabelecida (IP-54), com os componentes principais e de sinalizao ptica, a seguir referidos, perfeitamente identificados no painel frontal da caixa. Todos os cabos sero protegidos, isolados a PVC ou borracha e colocados em tubagem de ao.

5.2. Componentes principais do quadro do motor diesel

O quadro do motor diesel dever possuir os seguintes componentes: Contactores de arranque; Interruptores automticos de proteco; Fusveis de comando; Rels de manobra; Conta-rotaes; Selector de trs posies: manual desligado automtico; Sirene dos alarmes; Botoneira de paragem de emergncia; Botoneira de arranque de emergncia; Voltmetro, ampermetro e taqumetro; Manmetro de presso de leo de lubrificao e respectivo indicador de temperatura; Comutador de baterias.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 10/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________

5.3. Componentes principais dos quadros do motor elctrico e da bomba jockey

Os quadros do motor elctrico e da bomba jockey dever possuir os seguintes componentes: Interruptor de corte geral; Contactores de arranque; Fusveis; Disjuntor regulvel; Interruptor de arranque manual com vidro de proteco; Indicadores de presena das trs fases; Ampermetro com capacidade para indicar o consumo do motor de arranque; Voltmetro permitindo avaliar a tenso entre fases e entre fase e neutro; Rels de manobra; Transformador limitando a 4V a tenso entre bias e pressostatos; Selector de trs posies: manual desligado automtico; Sirene dos alarmes; Bateria para a sinalizao autnoma e respectivo carregador; Botoneira de paragem de emergncia; Botoneira de arranque de emergncia; Botoneira de prova de lmpadas e silenciador de sirene.

5.4. Sinalizao ptica do quadro do motor diesel No quadro do motor diesel dever existir a seguinte sinalizao ptica: Presena de tenso; Tenso no arranque;

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 11/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
Baterias em carga; Avaria na alimentao das baterias; Arranque sobre as baterias; Falta de tenso; Ordem de arranque; Bomba em servio *; Avaria no arranque *; Selector no automtico *; Baixa presso de leo; Temperatura elevada; Baixo nvel do combustvel; Sobre-velocidade; Baixo nvel de gua; Paragem de emergncia. Sinalizao que deve ser tambm transmitida distncia (posto de segurana).

5.5. Sinalizao ptica dos quadros do motor elctrico e da bomba jockey Nos quadros do motor elctrico e da bomba jockey dever existir a seguinte sinalizao ptica: Presena de tenso (numa ou nas trs fases, consoante o caso); Falha no arranque ausncia de presso na bomba principal; Bomba principal em funcionamento; Baixo nvel de gua; Bomba jockey em funcionamento com presso *; Ordem de arranque da bomba principal *; Activao de proteces do circuito de controlo;

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 12/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________
Falta de tenso no contactor de controlo *. Sinalizao que deve ser tambm transmitida distncia (posto de segurana).

5.6. Outros aspectos da sinalizao

Todas as lmpadas de sinalizao incandescentes devero ser em filamento duplo. Os alarmes sero acsticos e pticos em paralelo. Os painis frontais devem ainda conter pelo exterior a seguinte frase:

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 13/14

SEGURANA CONTRA INCNDIO EM EDIFCIOS

NOTA TCNICA N 15 CENTRAIS DE BOMBAGEM PARA O SERVIO DE INCNDIOS

____________________________________________________________

SI ALIMENTAO DO MOTOR DA BOMBA NO DESLIGAR EM CASO DE INCNDIO

ANEXO I TERMINOLOGIA

Caudal nominal da bomba (Qn) caudal total de clculo tendo em considerao os meios a alimentar simultaneamente. Presso nominal (Pn) - presso manomtrica total da bomba que corresponde ao seu caudal nominal Presso de impulso (Pi) valor da soma da presso nominal com a presso da aspirao (P a), esta ltima afectada do respectivo sinal consoante a bomba estiver em carga ou fr de aspirao negativa. Nas redes urbanas Pa o valor mais baixo previsto na rede deduzidas as perdas de carga na tubagem de aspirao. NPSH iniciais de Net Positive Suction Head ou altura de aspirao absoluta, e definida na generalidade pela relao NPSH = Pe x H, sendo Pe o peso especfico do liquido e H a presso no ponto de mximo rendimento medida em metros. O valor o indicado pelo fabricante das bombas. Quanto mais baixo fr o NPSH de uma bomba maior pode ser o seu poder de aspirao, sem o perigo de cavitao.

ANPC - Autoridade Nacional de Proteco Civil (DNPE/UPRA/NCF-Ncleo de Certificao e Fiscalizao) // Verso 01-12-2011 // Pgina 14/14

Vous aimerez peut-être aussi