Vous êtes sur la page 1sur 13

Transferncia e contratransferncia: o sentir como instrumento de trabalho no processo grupal

Transference and countertransference: feeling as a work instrument on group process

Transferencia y contratransferencia: el sentir como instrumento de trabajo en el proceso grupal

Maria Amlia Andra1 Sociedade de Psicoterapias Grupais do Estado de So Paulo

Endereo para correspondncia

--------------------------------------------------------------------------------

RESUMO

Este trabalho aborda os conceitos de transferncia e contratransferncia, instrumentos de trabalho em um processo de psicoterapia psicanaltica individual ou de grupo. Para que esses conceitos se convertam em material a ser trabalhado no atendimento, necessrio que o terapeuta possa ouvir o que dito, tentando compreender o significado daquela fala dentro da relao que ambos esto vivendo naquele momento especfico. preciso tambm que tenha conscincia de seu prprio estado e de suas sensaes. O termo sentir foi usado no ttulo do trabalho porque essas idias esto contidas na definio dessa palavra. Ressalto tambm que teoria e prtica precisam caminhar juntas, para que uma complemente a outra. No que diz respeito transferncia e contratransferncia, penso que, da mesma forma, uma complementa a outra, bem como uma no se separa da outra. Em nosso trabalho, sensao e ao tambm caminham juntas. Sentir, perceber, entender e apontar, assim transcorre uma sesso e tambm assim foi se construindo este trabalho.

Palavras-chave: Transferncia; Contratransferncia; Sentir; Afeto.

--------------------------------------------------------------------------------

ABSTRACT

This work deals with the concept of transference and countertransference, tools in a group or individual psychoanalytical psychotherapy process. These concepts become useful in treatment when the therapist is able to pay close attention to what the patient says and tries to understand it as a communication about what both are living together in that specific moment. It is also necessary that the therapist become aware of himself, his own sensations, emotions and thoughts. The term feeling was used in the title of this work once its definition usually regards to what is addressed here as transference and countertransference. I also stress that theory and practice need to walk together so that one could be the complement of the other one. In the same way, transference and countertransference must be understood as complementary

concepts. In this work, feeling and acting also walked together. Feeling, perceiving, understanding and saying compose the times of a session and so was this work produced.

Keywords: Transference; Countertransference; Feeling; Affection.

--------------------------------------------------------------------------------

RESUMEN

Este trabajo aborda los conceptos de transferencia y contratransferencia, instrumentos de trabajo en un proceso de psicoterapia psicoanaltica individual o de grupo. Para que estos conceptos se conviertan en un material listo para ser trabajado en la atencin teraputica,es necesario que el terapeuta escuche con atencin lo que se plantea al respecto, de forma que este pueda comprender cabalmente el significado de todo lo dicho en aquel momento para aquella persona. Es preciso tambin que se tenga consciencia de su propio estado, as como de sus sensaciones. El trmino sentir fue usado en el ttulo del trabajo debido a que estas ideas estn contenidas en la definicin de esta palabra. Hago nfasis tambin en el hecho de que la teora y la prctica precisan caminar juntas, para que una complemente a la otra. En lo que respecta a transferencia y contratransferencia, pienso de la misma norma, una complementa a la otra, as como una no se separa de la otra. En nuestro trabajo, la sensacin y la accin tambin caminan juntas. Sentir, percibir, entender y tomar notas, es la forma en que transcurre una sesin; y de esta forma es que se fue elaborando este trabajo.

Palabras clave: Transferencia; Contratransferencia; Sentir; Afecto.

--------------------------------------------------------------------------------

No processo psicoteraputico toda situao de vida trazida pelo paciente ou pelo grupo, retrata a sua maneira de se relacionar com as pessoas, com a vida e com seu mundo. H muito afeto presente em cada histria trazida, em cada lembrana recordada. Penso que o afeto seja ele de que origem for, est presente durante toda a sesso. Portanto, com grupos psicoteraputicos temos o objetivo de atuar diretamente partir do afeto, nas relaes entre os membros do grupo, e destes com o terapeuta, portanto no vnculo transferencial.

Trabalhar com o tema transferncia/contratransferncia poder pensar no afeto, seja do indivduo, do grupo ou do terapeuta, como um instrumento de trabalho.

O objetivo deste estudo refletir como o sentir pode ser um instrumento de valor dentro do processo grupal. Como, atravs de sua sensibilidade, o terapeuta pode dar sentido aos conflitos e enigmas que os participantes do grupo trazem s sesses.

Estes contedos so impregnados de material inconsciente, onde esto acumuladas pautas de condutas em relao aos vnculos e papis que cada um dos componentes do grupo, inclusive o terapeuta, desempenham.

O PAPEL DO PSICOTERAPEUTA

Pensando em minha prtica como psicoterapeuta possvel rever os meus sentimentos contratransferenciais em relao ao trabalho e vivncia com grupos. Muitas vezes necessrio que estes estejam claros num primeiro momento, para que seja possvel perceber as expresses dos sentimentos que surgem no grupo.

Sentimos diretamente os efeitos das atuaes e transferncias do grupo, e precisamos estar muito conscientes de nossos afetos, para no atu-los. preciso que o nosso sentir seja um instrumento de crescimento pessoal para ns mesmos, e para os participantes do grupo.

O medo de no compreender um grupo, um sentimento que impossibilita o terapeuta de estar livre para sentir o grupo. Este sentimento mais intenso ao iniciar o trabalho com grupos, onde h tambm no terapeuta a sensao de no ter conhecimento terico suficiente para desempenhar sua funo.

Freud (1915, p. 208), faz uma citao que descreve este sentimento:

Todo principiante em psicanlise provavelmente se sente alarmado, de inicio, pelas dificuldades que lhe esto reservadas quando vier a interpretar as associaes do paciente e lidar com a reproduo do reprimido. Quando chega a ocasio, contudo, logo aprende a encarar estas dificuldades como insignificantes e, ao invs, fica convencido de que as nicas dificuldades srias que tem de enfrentar residem no manejo da transferncia.

Baseando-me em textos de Grotjhan (1983) e Zimerman (1997), ressalto algumas caractersticas necessrias ao psicoterapeuta: ser dirigido pelo desejo de entender; usar a espontaneidade como dispositivo tcnico; confiar em si mesmo; ser uma pessoa real, mas tambm uma figura de transferncia; ser um indivduo que conhece a ansiedade e o medo, bem como a depresso e o desespero; ter uma atitude maternal e de entendimento; ter fora e resistncia para as lutas necessrias do grupo; poder se colocar no papel de cada paciente e entrar no clima do grupo; ter condies de perceber que sentimentos provm do paciente e quais so dele; conter suas prprias angstias, de modo que no invadam toda sua mente; agir como uma me que acolhe, decodifica e d significado s experincias emocionais da criana; decodificar a linguagem no verbal para a verbal.

Porm, o perfil do grupoterapeuta se refere quelas caractersticas pessoais que determinam sua atitude frente ao grupo. No pode ser treinado ou aprendido, mas obtido a partir de caractersticas j presentes, aliadas ao estudo de grupo e ao desenvolvimento pessoal (EMLIO, 2003, p. 1).

DISCUTINDO OS CONCEITOS

Segundo Zimerman (2000) a transferncia o fenmeno essencial em que se baseia o processo de qualquer terapia analtica.

Inicialmente Freud a considerava como uma forma de resistncia ao tratamento, uma forma de amor que a paciente desenvolvia pelo mdico. Posteriormente a considerou resultante de reimpresses e como novas edies de antigas experincias traumticas. Dizia, este amor consiste em novas edies de antigas caractersticas e que ele repete reaes infantis (FREUD, 1915, p. 218).

Quando fala do desenvolvimento do individuo, Freud (1912) diz que, este se conduzir por sua vida ertica atravs de uma ao combinada da sua disposio inata com as vivncias de seus primeiros anos de vida. E que o trabalho analtico visa desvendar a escolha objetal infantil da paciente e as fantasias tecidas ao redor dela (Freud, 1915, p. 217).

inegvel que a tarefa de domar os fenmenos de transferncia implica as maiores dificuldades para o psicanalista; mas preciso no esquecer que so justamente elas que nos prestam inestimvel servio de atualizar e manifestar as moes amorosas, sepultadas e esquecidas (Laplanche; Pontalis, 1983, p. 673).

Zimerman (2000) aponta, em uma viso atualizada, que no processo psicoterpico h transferncia em tudo, mas nem tudo deve ser entendido e trabalhado como sendo transferncia.

Tambm aponta uma questo, se a transferncia uma necessidade de repetio ou repetio de uma necessidade no satisfeita no passado. A julgar pelas reflexes descritas acima, parece que a segunda alternativa a mais

correta, em que se trazem para o processo psicoteraputico necessidades antigas, primitivas, que sero retomadas na relao com o psicoterapeuta.

Podem ser repetidas a partir da preservao do setting teraputico, que a soma de todos os procedimentos que organizam, normatizam e possibilitam o funcionamento grupal (ZIMERMAN, 1999, p. 444). Este espao mantido e preservado traz ao paciente uma representao de segurana, onde ele poder experimentar novamente e modificar as vivncias anteriores que no foram bem resolvidas.

Na grupoterapia analtica, estas novas situaes sero vivenciadas com o terapeuta e com os demais membros do grupo.

Zimerman (2000, p. 162) aponta que as manifestaes transferenciais nos grupos variam de acordo com o momento evolutivo do mesmo. Que inicialmente ocorrem as transferncias cruzadas (necessidade de amor e dependncia/descrena e desesperana) e que posteriormente passa a existir uma preocupao entre os membros do grupo. E tambm que no grupo importante que todos desenvolvam a capacidade de reconhecer os prprios sentimentos contratransfernciais que os outros lhe despertam. Dessa forma, possvel diferenciar o que seu, o que do outro e tambm o que desperta no outro.

Uma idia de Dinis (1996, p. 44) que se relaciona a esta acima citada, que s vezes cargas pulsionais intensas so dirigidas aos membros do grupo ao invs de ir para o analista. Este deve dar um significado que possa ser partilhado por todos do grupo e no apenas por quem a proporcionou.

Pensando na figura do terapeuta, Zimerman (2000, p. 160) o aponta como uma mera figura transferencial modelada pelas identificaes projetivas dos pacientes e que sero as suas atitudes que desencadearo a resposta transferencial do paciente.

Ezriel (apud BLAY NETO, 2001, p. 14) prope algumas questes que o terapeuta deve se fazer para perceber o papel que o grupo lhe atribui:

Em que papel pretende o grupo colocar-me neste momento?

Que tipo de relao pretende o grupo, inconscientemente estabelecer comigo?

Estas reflexes so uma forma de perceber o que esto transferindo para a figura do terapeuta, e os apontamentos deste podem possibilitar que o paciente/grupo reestruture sua percepo e seu sentir.

A partir da imagem do terapeuta, preciso pensar nos sentimentos deste em relao ao paciente, ou seja, a contratransferncia.

No incio Freud a considerava como algo prejudicial, que indicava que o terapeuta no estava bem analisado. Esta idia foi mudando e passou a ser entendida como sendo sentimentos do mundo interno do paciente que so sentidos pelo terapeuta e tambm como uma forma de comunicao primitiva de sentimentos que o paciente no consegue reconhecer e nem verbalizar (Zimerman, 2000).

Concordo com Fonseca (1997) quando diz que a contratransferncia refere-se s emoes que se manifestam no terapeuta diante do grupo, que podem ou no ser percebidas por ele.

Penso, a partir disso, que o terapeuta pode guiar-se por sua contratransferncia, e essa atitude indica uma comunicao de inconsciente para inconsciente. Segundo Freud (apud LAPLANCHE; PONTALIS, 1983, p. 147): Todos possuem no seu prprio inconsciente, um instrumento com que podem interpretar as expresses inconscientes do outro.

E interpretar, segundo a idia de Dinis (1996, p. 45), agir empiricamente com afeto e experimentando-o a partir da autenticidade do sentir.

Pensando no conceito de identificao projetiva, em que o grupo, ou um membro deste atribui ao terapeuta caractersticas que imaginam ser dele, preciso pensar no terapeuta em relao a estas projees.

Neste ponto, contratransferncia e identificao projetiva podem se confundir e faz-se necessrio uma diferenciao entre elas, pois como saber se o que o terapeuta sente uma emoo projetada ou uma emoo contratransferencial.

H indicativos de que identificao projetiva, quando percebido no trabalho um mal-estar, uma sensao de desconforto, um peso, muitas vezes quase impossvel de suportar. O terapeuta inicialmente tem dificuldades para perceber a projeo (Fonseca, 1977).

Bion fala sobre os sentimentos do analista num grupo:

A experincia da contratransferncia parece-me possuir uma qualidade inteiramente distinta, que deveria capacitar o analista a diferenciar a ocasio em que objeto de uma identificao daquela em que no . O analista tem uma perda temporria de insight, uma sensao de experienciar sentimentos intensos, e ao mesmo tempo, a crena de que a existncia destes inteira e satisfatoriamente justificada pela situao objetiva (Bion, apud Hinshelwood, 1992, p. 198).

Tambm preciso entender que a identificao projetiva tida como uma funo da inveja, e que o ingresso forado em outra pessoa destri suas melhores qualidades (HINSHELWOOD, 1992, p. 193).

Acho possvel fazer um paralelo entre a dupla identificao projetiva e contratransferncia com relao emoo e sentimento. Para tanto vou abordar estes ltimos conceitos tendo como base Fonseca (1997), que diferencia emoo de sentimento.

Define emoo como sendo a parte mais instintiva, o que se sente e se manifesta na pessoa. Aquilo que se desenvolveu, percebido por mim, no qualificado, nem denominado por mim (FONSECA, 1997, p. 168). Relaciono

este conceito ao de identificao projetiva; uma emoo que depositada no terapeuta partir de aspectos do mundo interno do paciente.

J o sentimento um pouco mais prximo do racional, pois pode ser elaborado e por vezes verbalizado. Assim, uma tentativa de traduzir, comunicar, verbalizar para o meio externo o que se desenvolveu internamente. Associo este conceito ao de contratransferncia, em que partir de um sentimento do terapeuta ele pode entender um sinal do inconsciente do paciente ou do grupo. O terapeuta no deve dar ao sinal, o sentido que ele considera como correto, mas tentar perceber o que o paciente est lhe comunicando (FONSECA, 1997).

Blay Neto (2001, p. 15) prope duas questes que o terapeuta deve se fazer para pensar em que papel ele est colocando o grupo:

Que tipo de relao pretende o terapeuta inconscientemente estabelecer com o grupo?

Est realmente o terapeuta convicto do poder teraputico da psicoterapia de grupo em funo de necessidades de t-lo diante de si?

O grupo no pode ser um espao para as questes pessoais e necessidades do terapeuta; necessrio que ele se perceba em relao ao grupo.

Todos estes conceitos e idias reforam o fato de que a psicoterapia analtica se d atravs do vnculo, onde se revivem antigas e se criam novas situaes, onde sentimentos e afetos so vividos intensamente.

CONSIDERAES FINAIS

Usei no titulo deste trabalho o sentir no processo grupal. Portanto acho necessrio neste momento esclarecer o porqu deste termo, e para tanto me reporto s definies que de Ferreira (1999, p. 1839):

Ouvir indistintamente, entreouvir... 5. Pressentir... 6. Compreender, entender, perceber... 9. Sofrer a ao de experimentar... 10. Conhecer por certos indcios... 16. Ter sensao dolorosa ou desconfortvel em... 21. Ter conscincia do prprio estado, reconhecer-se.

Ao l-las, tenho a impresso de que servem para clarear tanto a transferncia quanto contratransferncia. O quanto no trabalho necessrio ouvir, compreender, me reconhecer, conhecer certos indcios, para poder entender o sentido do que elas me diziam em palavras, gestos ou sensaes.

O quanto preciso me perceber para poder ento perceber o que est sendo dito, mesmo quando este dizer no se faz na linguagem verbal. Para esta compreenso preciso estudo terico, mas acima de tudo preciso ter disponibilidade para viver com o grupo toda intensidade de sentimentos, emoes e sensaes trazidas por eles.

Teoria e a vivncia se completam e uma no teria o mesmo sentido sem a outra.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

DINIS, V. C. O conflito na transferncia: desejo e violncia. Revista ABPAG, v. 3, p. 39-47, 1996.

EMLIO, S. A. Perfil e funo do grupoterapeuta. Texto da aula Perfil e funo do grupoterapeuta. Curso de Formao da SPAGESP. Ribeiro Preto. 2003. (mimeo)

FERREIRA, A. B. de H. Novo Aurlio: o dicionrio da lngua portuguesa - sc. XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. 2128p. FONSECA, H. R. Contribuies de Bion para a psicoterapia analtica de grupo. In: OLIVEIRA Jr., J. F. (Org.) Grupoterapia: teoria e prtica. Campinas: Quick Press Editora. 1997. p. 121-169. FREUD, S. (1912). A dinmica da transferncia. In: Edio Standard Brasileira das Obras Completas. Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago. 1987. p. 133-143. FREUD, S. (1915). Observaes sobre o amor transferencial. In: Edio Standard Brasileira das Obras Completas. Vol. XII. Rio de Janeiro: Imago. 1987. p. 207-221. GROTJAHN, M. A arte e a tcnica da psicoterapia analtica de grupo. Rio de Janeiro: Imago, 1983. 258p. HINSHELWOOD, R. D. Dicionrio do pensamento kleiniano. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1992. 507p. LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulrio de psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 1983. 693p. NETO, B. B. Psicanlise e psicoterapia de grupo: contribuies. Coleo Anlise Brasileira. Vol. 1. Ribeiro Preto: Editora Paulista, 2001. 210 p. ZIMERMAN, D. E. Atributos desejveis para um coordenador de grupos. In: ZIMERMAN, D. E; OSORIO, L. C. e cols. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artmed, 1997. Cap. 3, p. 41-47. ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalticos: teoria, tcnica e clnica & uma abordagem didtica. Porto Alegre: Artmed, 1999. 478 p. ZIMERMAN, D. E. Fundamentos bsicos das grupoterapias. Porto Alegre: Artmed, 2000. 240p.

Endereo para correspondncia

Maria Amlia Andra E-mail: m.a.andrea@bol.com.br

Recebido em 19/06/06. 1 Reviso em 11/08/06. Aceite Final em 27/09/06.

2011 Sociedade de Psicoterapias Analticas Grupais do Estado de So Paulo

Rua Piracicaba, 616 14090-230 Ribeiro Preto - SP Te.: +55 16 3618-7119

Vous aimerez peut-être aussi