Vous êtes sur la page 1sur 15

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Matem atica Discreta T opicos da Teoria dos Conjuntos Texto da Semana 8, Parte 1

No c oes B asicas da Teoria dos Conjuntos Sum ario


1 Conjuntos, elementos e pertin encia 1.1 Observa c oes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Igualdade 2.1 Observa c oes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3 Especica c ao de conjuntos por listagem 3.1 Observa c oes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 4 6 7 8 9

4 Duas nota c oes alternativas 10 4.1 Observa c oes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12 5 Inclus ao 13 5.1 Observa c oes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 Nesta semana abordamos alguns conceitos e resultados b asicos da Teoria dos Conjuntos. Em particular, tratamos das no c oes de conjunto, elemento, pertin encia, igualdade, especica c ao de conjuntos por listagem, conjunto vazio, especica c ao de conjuntos por universo e propriedade, e inclus ao. Tamb em, abordamos algumas no co es b asicas sobre sequ encias, que ser ao muito u teis nos estudos de Matem atica Discreta. Na verdade, os conceitos, resultados e nota co es que abordamos aqui fazem parte de qualquer disciplina matem atica e, portanto, o dom nio deste conte udo e essencial, tanto para a leitura dos textos, quanto para a reda ca o das resolu co es de problemas e quest oes. Ap os estudarmos os conte udos desta semana, vamos ser capazes de: escrever formalmente quando dois conjuntos s ao iguais ou diferentes; especicar um conjunto pela listagem de seus elementos; especicar um conjunto por meio de um conjunto universo e uma propriedade; escrever formalmente quando um conjunto e subconjunto de outro ou quando n ao e. Este texto est a divido em duas partes. A Parte 1 trata de conjuntos e a Parte 2 trata de sequ encias.

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Conjuntos, elementos e pertin encia

Em todas as areas da Matem atica, e at e mesmo nas outras ci encias, e usual empregarmos a frase conjunto de objetos ,

que nestes casos s ao tamb em chamamos de elementos para nos referirmos a uma totalidade de objetos que, por uma raz ao ou outra, queremos considerar como distinguidos dos demais. Exemplo 1 (a) Ao efetuar um estudo s ocio-econ omico sobre uma certa sociedade, podemos considerar seus indiv duos divididos em 3 classes, de acordo com o poder aquisitivo de cada um: a classe A, a classe B e a classe C . Temos, ent ao, o conjunto dos indiv duos mais abastados, que s ao os elementos da classe A, o conjunto dos indiv duos com um bom poder aquisitivo, que s ao os elementos da classe B , e o conjunto dos indiv duos com baixo poder aquisitivo, que s ao os elementos da classe C . Observe que n ao estipulamos nenhuma hierarquia dentro das classes. (b) Nos estudos b asicos de aritm etica e usual considerarmos a totalidade dos n umeros naturais dividida em duas outras totalidades: a dos n umeros pares e a dos n umeros mpares. Temos, ent ao, o conjunto dos n umeros naturais dividido em dois outros conjuntos: o conjunto cujos elementos s ao os n umeros pares e o conjuntos cujos elementos s ao os n umeros mpares. Outras palavras usadas como sin onimo de conjunto s ao agrupamento e grupo .

De uma maneira geral, quando palavras como conjunto, agrupamento ou grupo ocorrem em textos matem aticos, assumimos que todas elas t em o mesmo signicado e que este signicado est a bem entendido.

Em particular, quando nos referimos a conjuntos (agrupamentos ou grupos) de objetos, os seguintes aspectos s ao considerados relevantes: todos os conjuntos em quest ao s ao formados com objetos tomados em um outro conjunto maior, que chamamos de conjunto universo ; o conjunto universo a partir do qual os conjuntos s ao formados nem sempre e explicitamente caracterizado, mas est a xo, no contexto; a ordem dos elementos nos conjuntos n ao e relevante; a repeti c ao dos elementos nos conjuntos n ao e relevante, a n ao ser em situa co es especiais que devem estar explicitamente assinaladas.

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Assim, conjuntos s ao usados quando temos um grupo de objetos distinguidos, para os quais nem ordem nem repeti ca o s ao levadas em considera ca o. Exemplo 2 Um exemplo t pico do uso de conjuntos ocorre neste enunciado: Quantas comiss oes de 3 elementos podemos formar, dado um grupo com 10 pessoas? Aqui, as palavras comiss ao e grupo s ao sin onimas de conjunto, pois n ao e especicado explicitamente nem ordem, nem repeti ca o de pessoas nas comiss oes e e, no grupo. Neste sentido, uma comiss ao pode ser formada de maneira direta, isto tomando de uma s o vez todas as tr es pessoas que fazem parte da comiss ao. Dois aspectos importantes do uso de conjuntos, ilustrados no exemplo acima s ao:

(1) Sempre que tratamos de conjuntos, consideramos que existe um conjunto universo, U , que cont em todos os elementos que podem ser usados na forma ca o dos conjuntos. (2) A forma c ao de um conjunto a partir dos elementos de um universo U e, tomamos de uma s o vez, em U , todos os elese d a de maneira direta, isto mentos que fazem parte do conjunto.

Dado um conjunto universo e um conjunto qualquer, alguns objetos do universo est ao no conjunto e outros n ao.

Os objetos que fazem parte do conjunto s ao os seus elementos. Os elementos do conjunto s ao ditos pertencer ao conjunto. Assim, pertin encia e uma rela c ao entre dois objetos, que se estabelece quando o segundo e um conjunto e o primeiro e um elemento do segundo. A rela c ao de pertin encia, denotada , e a principal rela c ao estudada na Teoria dos conjuntos. Assim, com os nomes N1 e N2 de dois objetos, podemos formar o enunciado at omico N1 N2 que expressa que o objeto N1 e um elemento do objeto N2 . Como sempre, o enunciado pode ser V ou F , dependendo do contexto em que e proferido. 3

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Exemplo 3 (a) Considere o conjunto P dos planetas do Sistema Solar. Temos que Terra P e V , mas Sol P e F. (b) Considere o conjunto C dos continentes da Terra. Temos que Am erica C e V , mas Oceano Atl antico P e F. Sempre que for conveniente, vamos denotar conjuntos gen ericos por letras latinas mai usculas, como A, B, C, . . . , X, Y, Z e elementos gen ericos destes conjuntos por letras latinas min usculas, como a, b, c, . . . , x, y, z . Assim, dados um elemento gen erico a e conjunto gen erico A: escrevemos no lugar de a e um elemento de A A pertence a A A faz parte de A

aA

aA

a n ao e um elemento de A A n ao pertence a A A n ao faz parte de A

1.1

Observa c oes

Observa c ao 1 A distin ca o entre elementos e conjuntos n ao e absoluta, mas depende do contexto. Isto e, um objeto que e considerado como um elemento em um contexto pode ser considerado como um conjunto em outro. Por exemplo, considere a UFF como um conjunto. Neste caso, ela e formada por Institutos, que s ao os seus elementos neste contexto. Assim, temos que o Instituto de Matem atica e Estat stica, IME, e um elemento da UFF, ou seja, IME UFF. 4

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

mas o Instituto F elix Pacheco, IFP, n ao e um dos institutos da UFF, ou seja, IFP UFF. Neste caso, cada instituto da UFF e visto como um elemento. Por outro lado, cada instituto da UFF, por sua vez, e formado por departamentos, que s ao os seus elementos. Assim, temos o Departamento de An alise, GAN, que e um dos departamentos do Instituto de Matem atica e Estat stica da UFF, ou seja, GAN IME. mas o Departamento de Estradas de Rodagem, DER, n ao e um dos departamentos do Instituto de Matem atica e Estat stica da UFF, ou seja, DER IME. Neste caso, cada instituto da UFF e visto como um conjunto de departamentos. Observa c ao 2 Os elementos de um conjunto podem, eles mesmos, serem conjuntos! Por exemplo, cada departamento da UFF e, por sua vez, um conjunto de professores. Assim, temos o Professor Petrucio Viana, que e um dos professores do Departamento de An alise do Instituto de Matem atica e Estat stica da UFF, ou seja, Petrucio Viana GAN. Mas a Professora M arcia Cerioli n ao e professora do Departamento de An alise do Instituto de Matem atica e Estat stica da UFF, ou seja, M arcia Cerioli GAN. Na verdade, M arcia Cerioli n ao e professora da UFF mas, sim, da UFRJ. Observe que, neste contexto, temos que o Instituto de Matem atica da UFF e um conjunto de departamentos, e cada departamento e um conjunto de professores. Assim, de acordo com esta an alise, o IME (que e um dos elementos da UFF) e um conjunto cujos elementos (departamentos) s ao tamb em conjuntos (de professores). Observa c ao 3 Admitimos como conhecidos os conjuntos num ericos usuais: N N Z Q R : dos n umeros naturais, inclusive o zero; : dos n umeros naturais, exclusive o zero; : dos n umeros inteiros, negativos, zero e positivos; : dos n umeros racionais, fra c oes negativas, zero e fra co es positivas; : dos n umeros reais, d zimas peri odicas e n ao peri odicas, negativas zero e positivas.

Fazemos refer encias aos elementos destes conjuntos, suas propriedades e rela co es, sempre que for necess ario, conando no entendimento que j a obtivemos destes objetos, em estudos anteriores.

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Igualdade

Al em da pertin encia, outra rela ca o fundamental entre os objetos da Teoria dos Conjuntos e a rela ca o de igualdade. Quando estamos tratando de conjuntos, ela e regulada pelo seguinte princ pio:

Princ pio da Extens ao: Dois conjuntos s ao iguais se, e somente se, possuem os mesmos elementos.

Usando as nota co es que aprendemos nas Aulas de Linguagem e L ogica, podemos reescrever o Princ pio da Extens ao de uma maneira mais adequada.

Sejam A e B conjuntos de um mesmo universo U . Dizemos que A e igual a B , simbolizado A = B, quando, para todo x U , x A se, e somente se x B . Ou, de uma maneira mais formal e deixando o universo impl cito, como e usual: A=B por deni c ao x(x A x B )

A igualdade e uma rela ca o importante entre conjuntos que possui v arias propriedades fundamentais. Dentre elas, as mais importantes s ao:

Propriedades da Igualdade: Para todos os conjuntos A, B e C , valem as seguintes propriedades: (i) A = A, ou seja, todo conjunto e igual a si mesmo; (ii) Se A = B , ent ao B = A, ou seja, se um conjunto A e igual a um conjunto B , ent ao B tamb em e igual a A e dizemos, simplesmente, que A e B s ao iguais; (iii) Se A = B e B = C , ent ao A = C , ou seja, se um conjunto A e igual a um conjunto B e este conjunto B tamb em e igual a um conjunto C , ent ao A e C s ao iguais. 6

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

As propriedades que relacionam a pertin encia com a igualdade s ao as seguintes:

Propriedades da Pertin encia e da Igualdade: (iv) Se A = B e a A, ent ao a B , ou seja, conjunto iguais possuem os mesmos elementos; (v) Se A = B e A C , ent ao B C , ou seja, conjuntos iguais pertencem aos mesmos conjuntos.

2.1

Observa c oes

Observa c ao 4 Como uma aplica ca o direta dos conhecimentos de Linguagem e L ogica Matem aticas, podemos negar o Princ pio da Extens ao, para descrever precisamente quando um conjunto A e diferente de um conjunto B . De fato, temos: (A = B ) e equivalente a [x(x A x B )] e equivalente a x(x A x B ) e equivalente a x[(x A x B ) (x B x A)] e equivalente a x[(x A x B ) (x B x A)] e equivalente a x[(x A (x B )) (x B (x A))] e equivalente a x[(x A x B ) (x B x A)] o que, em resumo, nos d a a deni c ao de quando um conjunto e diferente de outro:

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Sejam A e B conjuntos. Dizemos que A e diferente de B , denotado A = B, quando existe um elemento em A que n ao est a em B ou existe um elemento em B que n ao est a em A.

Especica c ao de conjuntos por listagem


Em Matem atica Discreta, com raras excess oes, todos os conjuntos considerados s ao nitos, isto e, possuem um n umero bem denido de elementos. Neste caso, sempre que for conveniente, vamos especicar os conjuntos listando rgulas. (os nomes dos) seus elementos entre chaves e separados por v

A observa c ao estrita desta coneven ca o e uma necessidade. Em Matem atica, os conjuntos n ao podem ser denidos por listagem de nenhuma outra maneira que n ao a aqui especicada. Exemplo 4 O conjunto dos resultados poss veis em um u nico arremesso de um dado pode ser especicado como {1, 2, 3, 4, 5, 6}. Como nem ordem, nem repeti ca o s ao levadas em considera ca o, este mesmo conjunto pode ser especicado como {5, 3, 6, 2, 4, 1, 4, 1, 5, 6, 2, 3}, ou seja, {1, 2, 3, 4, 5, 6} = {5, 3, 6, 2, 4, 1, 4, 1, 5, 6, 2, 3}. Observe que ambos os conjuntos possuem os mesmos elementos! Sempre que especicamos um conjunto por meio da listagem dos seus elementos, procuramos utilizar uma representa ca o que seja a mais enxuta poss vel. Tamb em, dependendo de necessidades espec cas, podemos nomear os elementos de um conjunto j a bem consagrado de maneiras alternativas. Exemplo 5 O conjunto especicado no Exemplo 4 tamb em pode ser especicado como {I, II, III, IV, V, V I }, ou ainda de outras maneiras. 8

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

3.1

Observa c oes

Observa c ao 5 Na especica c ao de um conjunto por listagem, e usual admitirmos a possibilidade de n ao listarmos nenhum elemento ao especicar o conjunto. Neste caso extremo dizemos que especicamos o conjunto vazio, isto e, o conjunto que n ao possui elementos. usual denotarmos o conjunto vazio pelo s E mbolo que e a letra o do alfabeto noruegu es estilizada. A primeira vista, parace ser um conceito estranho, j a que o que caracteriza um conjunto s ao os seus elementos. Mas, como veremos adiante, a no ca o de conjunto vazio eu til no desenvolvimento da Teoria dos Conjuntos. Observa c ao 6 Um problema com o qual nos deparamos frequentemente e o seguinte: Dado um conjunto A especicado por listagem e um objeto x, qualquer, determinar se x A ou n ao. Para resolver este problema, basta fazer o seguinte: 1. apagar as chaves que delimitam A e as v rgulas que separam os elementos de A; 2. vericar se x ocorre entre os elementos que sobraram. Por exemplo, dado o conjunto A = { 0, {1}, {{2}}, {{{3}}} } e os objetos {2} e {{2}} (que por sua vez tamb em s ao conjuntos) temos que {2} A mas {{2}} A. De fato, apagando as chaves e as v rgulas que delimitam A, sobram os objetos: 0 {1} {{2}} {{{3}}}

Observe que {{2}} ocorre na lista acima, mas {2} n ao ocorre.

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Duas nota co es alternativas

O m etodo de especica ca o de conjuntos nitos pela listagem de seu elementos tem um incoveniente: quando o conjunto e muito grande, ele se torna impratic avel. Exemplo 6 Se gastassemos um segundo para escrever cada n umero natural (o que n ao e, nem de longe, vi avel, na pr atica) gastar amos mais de 2.012 anos para especicar o conjunto dos n umeros naturais maiores do que 1 e menores do que 63.450.432.000, inclusive 1 e 63.450.432.000. Neste caso, como n ao queremos listar os (nomes de todos os) elementos de um conjunto para especic a-lo, podemos usar duas nota c oes alternativas. A primeira consiste em n ao listar todos os elementos do conjunto e deixar os elementos que n ao est ao listados impl citos no contexto.

Podemos especicar um conjunto sem listar (os nomes de todos os) elementos, listando apenas alguns deles e utilizando as retic encias . . . para denotar os elementos n ao listados, que consideramos impl citos no contexto.

Exemplo 7 (a) O conjunto ds n umeros naturais maiores do que 1 e menores do que 63.450.432.000, inclusive 1 e 63.450.432.000, pode ser especicado como {1, 2, 3, 4, . . . , 63.450.432.000}. Est a subentendido que este conjunto s o possui como elementos, al em dos que est ao listados, os outros n umeros naturais entre 4 e 62.450.432.999 que n ao est ao listados. (b) O conjunto das vogais min usculas da l ngua portuguesa pode ser especicado como {a, e, i, o, u}. E o conjunto das consoantes min usculas do alfabeto da l ngua portuguesa pode ser especicado como {b, c, d, . . . , x, y, z }. Esta subentendido que este conjunto s o possui como elementos, al em dos que est ao listados, as outras consoantes n ao listadas.

10

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

De uma maneira geral, usamos a seguinte nota c ao para especicar o conjunto nito que possui os n elementos, a1 , a2 , . . . , an : {a1 , a2 , . . . , an }. Em particular, usamos a nota ca o {} para especicar o conjunto vazio, que possui 0 elementos.

A segunda maneira e mais radical e consiste em n ao listar nenhum elemento do conjunto mas, ao inv es disto, usar uma propriedade para selecionar no universo os objetos que devem pertencer ao conjunto. Ela e melhor compreendida se usamos as no co es de enunciado, express ao e vari avel.

Podemos denir um conjunto sem listar (todos os) seus elementos usando uma propriedade (referente ao conjunto universo) que e verdadeira somente quando se refere aos elementos que est ao no conjunto que queremos especicar.

Neste caso, a propriedade que dene o conjunto e representada por um enunciado que possui ocorr encia de vari avel. Exemplo 8 (a) Considerando como universo o conjunto N dos n umeros naturais, o conjunto dos n umeros maiores do que 1 e menores do que 63.450.432.000, inclusive 1 e 63.450.432.000, pode ser especicado como {x N | 1 x 63.450.432.000}, que deve ser lido como: o conjunto dos x em N, tais que 1 x 63.450.432.000. (b) Considerando como universo o conjunto U formado por todas as letras do alfabeto da L ngua Portuguesa, o conjunto das vogais pode ser especicado como {x U | x e vogal}. que deve ser lido como: o conjunto dos x em U , tais que x e vogal. J a o conjunto das consoantes pode ser especicado no mesmo universo como {x U | x e consoante} ou, ainda, de maneira equivalente como {x U | x n ao e vogal}. (c) Considerando como universo o conjunto N dos n umeros naturais, o conjunto dos n umeros pares entre 1 e 100 (inclusive) pode ser especicado como {x N | 1 x n e x e par}. 11

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Assim, podemos usar tanto enunciados at omicos quanto enunciados moleculares para representar as propriedades que denem os conjuntos em um dado universo. Mas, sempre que especicamos um conjunto por meio de uma propriedade, procuramos utilizar um enunciado que seja o mais simples poss vel (segundo uma certa no ca o de simplicidade.)

De uma maneira geral, usamos a seguinte nota c ao para especicar o conjunto formado por todos os elementos do conjunto universo U , que satisfazem a propriedade P : {v U | E (v )}, onde v e uma vari avel e E (v ) e um enunciado que expressa a propriedade P e possui ocorr encias de v . A express ao {v U | E (v )} deve ser lida como o conjunto dos v em U , tais que E (v ). Em particular, pode ser especicado por meio de qualquer propriedade que n ao seja satisfeita por nenhum elemento do universo. Por exemplo, {x R | x2 + 1 = 0} e o conjunto vazio.

4.1

Observa c oes

Observa c ao 7 A listagem com retic encias deve ser usada com cuidado, pois pode levar a complica co es quando o contexto n ao deixa claro quais s ao os elementos que n ao est ao sendo listados. Por exemplo, em um certo contexto, o conjunto A dos n umeros naturais entre 2 e 2.011, inclusive 2 e 2.011, pode ser especicado como {2, 3, . . . , 2.011}. Em um outro contexto, o conjunto B dos n umeros primos entre 2 e 2.011, inclusive 2 e 2.011, tamb em pode ser especicado como {2, 3, . . . , 2.011}. Mas, observe que B e diferente de A, pois 4 A mas 4 n ao e primo. Observa c ao 8 Quando aplicadas a um mesmo universo, propriedades diferentes podem especicar os mesmos elementos e, portanto, os mesmos conjuntos. Por exemplo, o conjunto {x N | 1 x n e x e par} 12

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

tamb em pode ser especicado como {x N | 1 x n e x e divis vel por 2}, ou ainda como {x N | 1 x n e x n ao e mpar}, ou ainda de outras maneiras.

Inclus ao

A condi ca o de que todo elemento de um conjunto perten ca a um outro estabelece uma outra rela c ao fundamental entre os objetos da Teoria dos Conjuntos.

Sejam A e B conjuntos de um mesmo universo. Dizemos que A e um subconjunto de B , simbolizado AB quando para todo x U , se x A, ent ao x B . Ou, de uma maneira mais formal e deixando o universo impl cito, como e usual: AB por deni c ao x(x A x B )

Outras maneiras de dizer que A e um subconjunto de B , s ao: A est a contido em B, B cont em A, ou ainda, A e parte de B. A inclus ao e uma rela c ao importante entre conjuntos que possui v arias propriedades fundamentais. Dentre elas, as mais importantes s ao:

13

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

Propriedades da Inclus ao: Para todos os conjuntos A, B e C , valem as seguintes propriedades: (i) A A, ou seja, todo conjunto e um subconjunto de si mesmo; (ii) A = B se, e somente se, A B e B A, ou seja, dois conjuntos s ao iguais quando um e subconjunto do outro e vice-versa; (iii) Se A B e B C , ent ao A C , ou seja, se um conjunto A e subconjunto de um conjunto B e este conjunto B tamb em e subconjunto de um conjunto C , ent ao A tamb em e subconjunto de C .

As propriedades que relacionam a igualdade com a inclus ao s ao as seguintes:

Propriedades da Pertin encia e da Igualdade: (iv) Se A = B e A C , ent ao B C , ou seja, conjuntos iguais est ao contidos nos mesmos conjuntos; (v) Se A = B e C A, ent ao C B , ou seja, conjuntos iguais cont em os mesmos conjuntos.

5.1

Observa c oes

Observa c ao 9 Como uma aplica ca o direta dos conhecimentos de Linguagem e L ogica Matem aticas, podemos negar A B , para descrever precisamente quando um conjunto A n ao e um subconjunto de um conjunto B . De fato, temos: (A B ) e equivalente a [x(x A x B )] e equivalente a x(x A x B ) e equivalente a x[x A ((x B ))] e equivalente a x(x A x B ). 14

Novo M odulo de MD

2012/1

Unidade 2

o que, em resumo, nos d a a deni c ao de quando um conjunto n ao est a contido no outro:

Sejam A e B conjuntos. Dizemos que A n ao e subconjunto de B , denotado A B, quando existe um elemento em A que n ao est a em B .

Observa c ao 10 Uma propriedade que, a ` primeira vista, parece um pouco estranha e a seguinte:

Para qualquer conjunto A, temos A, ou seja, est a contido em qualquer conjunto.

A estranheza causada por esta propriedade vem do fato de que n ao possui elementos. Assim, parece que n ao podemos concluir que todos os elementos de s ao elementos de A. Mas, na verdade, a explica c ao est a do outro lado: o que n ao podemos aceitar e que A, pois este u ltimo enunciado e equivalente a: x(x x A). Agora, se este enunciado fosse verdadeiro, pela Regra de Avalia ca o do Existe, existiria ao menos um elemento no universo para o qual xxA e V , ou seja, para o qual x , xA s ao ambas V . Mas, da , ter amos que x e V , o que seguramente est a errado, j a que n ao possui elementos. Como A deve ser V ou F , de maneira exclusiva, e a an alise acima mostra que ele n ao pode ser F , temos que aceitar que ele e V.

c 2012 M arcia Cerioli e Petrucio Viana Coordena ca o da Disciplina MD/CEDERJ-UAB

15

Vous aimerez peut-être aussi