Vous êtes sur la page 1sur 7

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAZO ESCOLA E.B.

2,3 DE FRAZO CINCIAS FSICO-QUMICAS 9 ANO DE ESCOLARIDADE ANO LETIVO 2011/2012

Ficha Informativa n. 5 Energia


Nome: ____________________________________________________ Data: ___/___ /2012 INTRODUO TERICA Energia

A energia est presente e toda a parte. Manifesta-se nossa volta e nas atividades que desenvolvemos de mltiplas formas; nada acontece sem energia. A energia faz parte do universo em que vivemos e que nos rodeia e o Sol a fonte das fontes de energia. A energia fundamental na nossa vida. Nada se faz sem energia: As plantas necessitam de energia para crescer; Os jovens necessitam de energia para correr, saltar, brincar e praticar desporto; Um forno necessita de energia para cozinhar os alimentos; Para colocar em rbita um vaivm espacial necessria energia. A energia no se toca nem se v; no algo material como se de um objeto se tratasse; no um corpo nem uma mquina, nem uma fora mas algo que a eles est associada. A energia uma propriedade de todos os corpos que est bem visvel nos efeitos que provoca. Deteta-se a energia atravs das alteraes que os corpos podem provocar noutros corpos. A energia uma propriedade de todos os corpos; A energia manifesta-se de diferentes modos; A energia deteta-se pelos efeitos que provoca.

Formas de Energia
Embora a energia se manifeste de diferentes formas, ela s uma. Existe apenas uma grandeza fsica chamada energia. prtico falar em formas e energia para nos referirmos energia que se manifesta em diferentes situaes, mas, de facto, a energia s uma. A atribuio de qualificaes diferentes est de acordo com os efeitos que produz ou com os fenmenos a que est associada. requente falarmos em: energia qumica, energia trmica, energia eltrica, energia sonora, energia radiante Independentemente da qualificao, a energia total de um corpo igual soma da sua energia cintica com a sua energia potencial. A energia cintica a energia associada ao movimento dos corpos; depende da massa e da velocidade do corpo;

1 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Quanto maior a massa do corpo, maior a sua energia cintica Quanto maior a velocidade de um corpo, maior a sua energia cintica A energia potencial, energia armazenada num corpo a energia que est pronta a entrar em ao e que se deve interao entre dos ou mais corpos. Esta pode manifestar-se sobre a forma: energia potencial gravtica, energia potencial, qumica, energia potencial elstica, energia potencial eltrica.

Unidades de Energia
A energia uma grandeza que pode ser quantificada. O joule (smbolo: J) uma unidade de energia que pertence ao Sistema Internacional de Unidades. vulgar utilizar-se um mltiplo do joule, que o quilojoule. 1kJ = 1000 J tambm habitual utilizar outra unidade de energia, a caloria. 1 cal = 4,18 J

Fontes de Energia
De uma maneira geral podemos dizer que uma fonte de energia a origem da energia a transferir para um recetor que a vai utilizar na realizao de tarefas. As fontes de energia podem ser: Fontes primrias: quando so obtidas diretamente da natureza Fontes secundrias: quando so obtidas a partir de combustveis fsseis ou de outras matriasprimas. Mas as fontes primrias de energia podem ainda ser renovveis ou no renovveis: Fontes de energia no renovveis: so aquelas cujas reservas so limitadas, podendo vir a esgotar-se, pois o processo de formao muito lento quando comparado com o ritmo de consumo. Fontes de energia renovveis: so aquelas que esto em contnua renovao, sendo inesgotveis escala humana.

Transferncias de Energia
A energia no apenas transferida entre corpos, o recetor dessa energia pode proceder sua transformao. A conservao da energia uma lei geral que governa o mundo que conhecemos e onde vivemos. Embora a quantidade de energia no Universo se conserve, a degradao inevitvel: o rendimento de qualquer processo de transferncia ou transformao de energia sempre inferior a 100%. A transferncia de energia corresponde ao processo pelo qual ma fonte cede energia ao recetor (ou recetores). Este processo pode envolver transformaes de energia; quando isso acontece: Uma forma de energia transforma-se noutra forma de energia; Uma manifestao de energia converte-se noutra diferente; 2 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Quando ocorre uma transferncia de energia entre sistemas, a quantidade de energia diminui na fonte e aumenta no recetor assim possvel detetar variaes de energia nos sistemas. As transferncias de energia podem ocorrer de diversas formas: Calor Trabalho Radiao Quando se pem em contacto trmico dois corpos a temperaturas diferentes, h transferncia de energia. O corpo a temperatura mais alta transfere energia para o corpo a temperatura mais baixa. Esta transferncia de energia designa-se por calor. O calor a energia transferida, espontaneamente, de um corpo a temperatura mais alta para outro a temperatura mais baixa. O calor energia a transferir-se. Existem dois processos atravs dos quais possvel transferir energia sob a forma de calor: conduo e conveco.

Conduo
Processo de transferncia de energia que ocorre essencialmente em corpos slidos (no ocore transporte de matria).

Conveco
Processo de transferncia de energia que ocorre nos lquidos e gases. Este processo efetua-se atravs de correntes de conveco, que ocorrem por variao da densidade dos corpos a temperaturas diferentes.

Conservao e Dissipao de Energia


A energia no se cria nem se destri h conservao de energia. Quando a energia se transfere entre sistemas, pode transformar-se de uma forma para outra diferente porm a quantidade total de energia permanece constante. A quantidade de energia que se fornece, por exemplo, a uma lmpada, parte utilizada para iluminar, mas outra parte perdida sob a forma de calor. Assim, de toda a energia que fornecida, uma parte energia til (energia luminosa) e outra parte energia dissipada (energia calorfica). Energia fornecida = Energia til + Energia dissipada Uma vez que nem toda a energia que fornecida ao aparelho utilizada por este para o seu funcionamento, importante calcular o seu rendimento medida da sua eficincia.

3 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Potncia
A potncia (P) o quociente entre a energia utilizada no intervalo de tempo (t) durante o qual est a funcionar.

P potncia (W) E energia (J) t intervalo de tempo (s) possvel tambm determinar o rendimento de uma mquina conhecendo a sua potncia til e a sua potncia motora.

EXERCCIOS
1. Classifica cada um dos seguintes sistemas em aberto, fechado ou isolado. (A) Vulco em erupo (B) Fogueira acesa (C) Arca trmica (D) Garrafa de gua fechada (E) Saco de gua quente (F) Universo 2. Indica o nome da fonte e o do recetor de energia: (A) O gelo derrete em contacto com a gua quente. (B) Uma lmpada acende quando ligada a uma pilha de 9 V. (C) O bico do fogo acende quando h gs na garrafa. (D) Um jogador de futebol d um pontap numa bola. 3. As fontes de energia podem ser primrias ou secundrias, renovveis ou no renovveis. 3.1. Indica as designaes atribudas s fontes de energia caracterizadas em A, B e C: (A) Fontes de energia que uma vez utilizadas s sero repostas a muito longo prazo. (B) Fontes de energia obtidas a partir de outras que existem na natureza. (C) Fontes de energia que so continuamente repostas medida que as utilizamos. 3.2. Classifica cada uma das seguintes fontes de energia. A. Petrleo bruto B. Urnio C. Sol D. Gasolina E. Gs Natural F. Vento 4 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

4. Associa corretamente aos exemplos da coluna I as manifestaes de energia presentes. No te esqueas que cada exemplo pode ter associada mais do que uma manifestao de energia.

5. Indica o(s) tipo(s) de energia (cintica, potencial ou ambas) presente(s) nos seguintes exemplos: (escreve em frente dos exemplos o(s) tipo(s) de energia presentes). (A) Elstico esticado (B) Gasolina no deposito de um carro parado (C) Pssaro a voar (D) Bola a rolar num pavimento horizontal (E) Mola a oscilar 6. No rtulo de um pacote de leite pode ler-se que o contedo energtico de 100 cm3 desse leite de 64 kcal. 6.1. Converte este valor para joule. (1 cal = 4,18 J)

7. Observa a seguinte figura.

No incio quer a esfera quer a gua encontravam-se temperatura de 18 C. Depois a esfera foi aquecida at aos 70 C e de seguida colocada dentro da gua. 7.1. A energia interna da esfera aumenta, diminui ou mantm-se constante quando se aquece a esfera dos 18 C at aos 70C? Justifica a tua resposta. 7.2. Quando colocamos a esfera aquecida dentro da gua a temperatura da gua aumenta, diminui ou mantm-se constante? Justifica com base no conceito de calor. 7.3. Deixou-se a esfera dentro da gua durante 1 dia. Ao fim desse tempo a temperatura da esfera maior, menor ou igual da gua? Justifica a tua resposta.

8. Classifica os seguintes materiais/objetos em bons ou maus condutores de calor. (A) Ar atmosfrico (B) Panela de ferro (C) Cobertor de l (D) Colher de madeira (E) Fio de cobre 5 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

9. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras ou falsas. Corrige as afirmaes falsas. (A) _____ A transferncia de energia por conduo no precisa de contacto entre corpos. (B) _____ A conveco um processo de transferncia de energia como calor que ocorre apenas nos lquidos. (C) _____ Uma corrente de conveco um fluxo de partculas em movimento devido ao aquecimento de um fluido. (D) _____ A radiao um processo de transferncia de energia como calor.

10. O Joo quando anda descalo em casa sente o cho da cozinha (em azulejo) mais frio do que o cho da sala (em alcatifa) apesar de saber que ambas as divises esto a mesma temperatura. Como explicas este facto? 11. Uma torradeira consome 5000 J quando trabalha durante 10 s. Desta energia recebida, so dissipados 2000 J. 11.1. Calcula a potncia da torradeira.

11.2. Calcula o rendimento da torradeira.

12. Durante um certo intervalo de tempo, uma lmpada economizadora de energia recebe 4 J de energia eltrica, dissipando-se 0,5 J. 12.1. Qual a energia til da lmpada associada a este processo? 12.2. Calcula o rendimento da lmpada.

13. Exprime as seguintes quantidades em unidades do Sistema Internacional (SI). 13.1. 2 kWh 13.2. 6,2, kW 13.3. 3,5 J 14. Um aquecedor eltrico tem a potncia de 350 W e funciona durante 10 minutos. Nesse intervalo de tempo, a energia dissipada pelo aparelho de 16800 J. Calcula: 14.1. a energia til durante o seu funcionamento; 14.2. o rendimento desse aparelho. 15. Uma lmpada de poupana de energia de 20 W ilumina tanto como uma lmpada de incandescncia de 100 W. 15.1. Qual o nome da grandeza fsica cujos valores se indicam? 15.2. Calcula o valor da energia consumida pela lmpada de incandescncia durante um ms (30 dias), supondo que, em mdia, est ligada 4 horas por dia. 15.3. Calcula o valor da energia que se poupa ao fim de um ms se, em vez da lmpada de incandescncia, se usar a lmpada de poupana de energia. 6 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

16. Uma mquina de potncia 500 W funcionou durante 10 minutos, fornecendo uma energia til de 2,16 x 105 J. 16.1. Calcula o valor da energia transferida para a mquina, em unidades SI. (Apresenta o resultado em notao cientfica) 16.2. Calcula o valor da energia dissipada pela mquina. 16.3. Calcula o rendimento da mquina, em percentagem. 16.4. Qual o significado do valor que obtiveste na alnea anterior? (Nota: se no resolveste a alnea anterior considera = 90%)

17. Uma mquina de caf de 200 W funciona durante 5 minutos, fornecendo uma energia til de 45000 J, nesse intervalo de tempo. 17.1. Calcula a energia que transferida para a mquina durante os 5 minutos de funcionamento. 17.2. Determina a energia dissipada durante os 5 minutos. 17.3. Calcula o rendimento da mquina. 18. Considera os valores referidos na tabela para responderes s questes seguintes:

18.1. A capacidade trmica mssica do gelo de 2300 J Kg-1 C-1. Qual o significado deste valor? 18.2. Que quantidade de energia necessrio fornecer a 1 kg de alumnio para que a sua temperatura se eleve de 1 C. 18.3. Supe que pretendes elevar de um grau a temperatura de um quilograma de qualquer um dos materiais referidos na tabela. A qual deles necessrio forneceres mais energia como calor? 18.4. Calcula a energia que necessrio fornecer a 200 g de chumbo para que a sua temperatura aumente 20 C.

7 A Professora: Jlia Paula Oliveira Disciplina: cincias fsico-qumicas Ano letivo: 2011/2012

Vous aimerez peut-être aussi