Vous êtes sur la page 1sur 4

FICHA FORMATIVA N. 2: OS GLOBOS, OS MAPAS E OS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DE UM MAPA 1. A figura 1 representa uma imagem da superfcie terrestre.

Figura 1 | Superfcie terrestre

Seleciona a alnea que completa cada afirmao de forma correta. 1.1. A forma de representao da superfcie terrestre que a representa na sua forma aproximada a) o mapa. b) a fotografia area. c) a imagem de satlite. d) o globo terrestre. 1.2. As principais formas de representao da superfcie terrestre so a) a fotografia area e o mapa. b) o mapa e a imagem de satlite. c) o mapa e o globo terrestre. d) o globo terrestre e a fotografia area. 1.3. A forma de representao da superfcie terrestre que a representa num plano a uma escala especfica a) o globo terrestre. b) o mapa. c) a fotografia area. d) a imagem de satlite.

2. Estabelece a associao entre os tipos de mapas, da coluna A, e as afirmaes respetivas, da coluna B.


Coluna A
a)

Coluna B 1. Mapa temtico

2. Mapa geral ou de base.

b)

3. Utilizado como suporte para a construo de outros mapas.

4. Representam um tema.

c)

5. Mapa de grande escala, que representa a topografia da superfcie terrestre, atravs de curvas de nvel. 6. Mapa de pequena escala, que representa a totalidade do planeta, sem grande pormenor numa superfcie contnua.

d)

7. Representa a distribuio da populao por 2 km .

8. Mapa demogrfico.

3. Transcreve as afirmaes verdadeiras (V).

Figura 2 | O Mundo iluminado

a) b) c) d)

A figura 2 representa uma imagem de satlite. O mapa-mndi um mapa temtico de grande escala. A figura 2 representa o globo terrestre. O mapa topogrfico tem elementos como as linhas de gua, a altitude, as estradas, os aglomerados populacionais, o povoamento, a uma pequena escala. e) Um mapa de escala 1 : 25 000 de pequena escala. f) Curvas de nvel so linhas que unem pontos de igual valor de altitude. g) As imagens de satlite permitem a obteno de informao importante, atravs de satlites artificiais, para a elaborao de mapas gerais ou de base e de mapas temticos. 3.1. Corrige as afirmaes que no transcreveste.

4. A figura 3 representa a populao residente, por NUT II, em Portugal, em 2011.

POPULAO RESIDENTE Norte: 3 689 609 Centro: 2 327 580 Lisboa: 2 821 699 Alentejo: 757 190 Algarve: 451 005 RA Aores: 246 746 RA Madeira: 267 785

Figura 3 | Populao residente por NUT II, em Portugal, em 2011 Fonte: INE

4.1. Refere as vantagens da forma de representao da superfcie terrestre representada na figura 3, comparativamente ao globo terrestre. 4.2. Identifica, quanto funo, o tipo de mapa representado na figura 3. 4.3. Menciona os elementos fundamentais de um mapa. 4.4. Identifica os elementos fundamentais de um mapa presentes na figura 3. 4.5. Explica a importncia de cada um desses elementos fundamentais. 4.6. Atribui um ttulo ao mapa da figura 3. 4.6. Explica o significado das escalas dos mapas (Portugal Continental e Arquiplago da Madeira e dos Aores). 4.7. Converte as escalas dos mapas. 4.8. Identifica essas escalas.

Vous aimerez peut-être aussi