Vous êtes sur la page 1sur 8

Trabalho elaborado por: Francisco Mendes 7B N9

Introduo
Foi-nos proposto a elaborao de um trabalho sobre as rochas. Na parte inicial deste trabalho vou dar uma breve noo sobre o que so rochas e os diferentes tipos de rochas que podemos encontrar no nosso planeta.

Depois irei falar tambm dos minerais visto que so uma parte, ou melhor, um constituinte fundamental das rochas. Vou tambm falar sobre as diferentes propriedades dos minerais. Por fim uma breve bibliografia por onde me guiei para fazer este trabalho.

O que so as rochas?

A Crusta terrestre formada por uma grande variedade de rochas. Rochas: so slidos naturais constitudos por um ou mais minerais. Cada rocha tem uma histria para contar pois so arquivos que relatam a histria da terra

.
Tipos de rochas

Existem trs diferentes tipos de rochas Sedimentares Magmticas Metamrficas

Sedimentares
As rochas sedimentares formam-se a partir do desgaste de outras rochas superfcie da Terra onde as condies de presso e temperatura so diminutas. Este tipo de rocha tem quase sempre 2km de espessura mas cobrem 80% da superfcie da terra. No seu processo geolgico entra a deposio e litificao. Exemplos de rochas sedimentares: areias e calcrio

Ilustrao 1- Rocha sedimentar

Magmticas
As rochas magmticas resultam da solidificao do magma, no interior ou superfcie da Terra, ou seja resultam de uma rocha que nasceu no magma. Estas rochas do origem a diferentes tipos de paisagens. O seu processo geolgico resulta da cristalizao ou seja solidificao do magma. Exemplos de rochas magmticas: Basalto, Granito

Ilustrao 2- rochas magmticas

Metamrficas
As rochas metamrficas formam-se a partir de outras rochas no interior da terra, onde as condies de presso e temperatura so elevadas. As transformaes ocorrem no estado slido. So rochas que devido as variaes de presses e de temperatura vo variando as suas caractersticas, como estrutura textura e t os minerais que as constituem. No seu processo geolgico entra a recristalizao de novos materiais no estado slido. Exemplos de rochas metamrficas: xisto e mrmore.

Ilustrao 3- rocha metamrfica

Minerais
O que so os minerais? o constituinte fundamental das rochas. um elemento cristalino, inorgnico, de ocorrncia natural, com uma composio fixa ou que varia entre limites bem definidos. Os minerais podem ser constitudos por um elemento qumico mas, geralmente, so combinaes de elementos qumicos em particular os mais abundantes na crusta como o oxignio, silcio, alummio, ferro, clcio.. So elementos ou compostos qumicos com composio bem definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geolgicos ou inorgnicos. Cada mineral classificado e denominado no apenas com base na sua composio qumica, mas tambm na estrutura cristaluna dos materiais que o compem.

Ilustrao 4- estrutura cristalina- mineral

Propriedades dos minerais Os minerias tm diferentes propriedades. So elas: Cor

5
Ilustrao 5- minerais alocromticos

Trao

Ilustrao 6- Trao feito pelo mineral

Brilho

Ilustrao 7- Tipos de brilho

Dureza

6
Ilustrao 8- Dureza

Clivagem e fratura

Ilustrao 9- Clivagem

Quais so as rochas que predominam no nosso pas?


Na parte continental, so sobretudo os granitos que afloram em extensas reas localizadas, essencialmente, a norte do rio Tejo; Exemplo: Sortelha. Os basaltos, so as rochas que mais abundam nos aores e madeira.

O estudo das rochas e dos minerais fornece informaes importantes sobre a gnese das rochas, incluindo os processos geolgicos envolvidos na sua formao.

Bibliografia
Para este trabalho recorri a diferentes livros e alguns sites da internet. Planeta vivo 7ano Cincias da Natureza Bioterra, terra no espao, terra em formao, 7ano ciencias da natureza. Tira dvidas Cincias naturais 7 www.wikipedia.pt

Vous aimerez peut-être aussi