Vous êtes sur la page 1sur 3

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.

br

DEMOCRACIA
Democracia ( do grego demos, "povo" e kratein, "governar"), sistema poltico pelo qual as pessoas de um pas exercem sua soberania mediante a forma de governo que tenham decidido estabelecer. Nas democracias modernas, a autoridade suprema exercida em sua maior parte pelos representantes eleitos pelo sufrgio popular em reconhecimento da soberania nacional. Esses representantes podem ser substitudos pelo eleitorado de acordo com os procedimentos legais de destituio e referendo. Nas monarquias constitucionais tpicas, como no caso da Gr-Bretanha, Espanha e Noruega, so eleitos apenas os parlamentares, que, por sua vez, escolhem o primeiro-ministro, a quem cabe formar um gabinete. Embora costumem ser utilizados indistintamente, os termos democracia e repblica no so sinnimos. A democracia pressupe a participao popular na nomeao dos governantes, algo que nem sempre ocorre com as repblicas, muitas delas ditatoriais ou submetidas a um regime de partido nico.

A DEMOCRACIA NA GRCIA E ROMA ANTIGAS O governo do povo teve um importante papel nas democracias da era pr-crist. Diferentemente das democracias atuais, as democracias das cidades-estados da Grcia clssica e da Repblica Romana eram democracias diretas, onde todos os cidados tinham voz e voto em suas respectivos rgos representativos. No se conhecia o governo representativo, desnecessrio devido s pequenas dimenses das cidades-estados, que dificilmente tinham mais de 10 mil habitantes. A democracia das primeiras naes europias no pressupunha a igualdade de todos os indivduos, j que a maior parte do povo, constituda por escravos e mulheres, no tinha reconhecido seus direitos polticos. Atenas, a maior das cidades-estados gregas regida por um sistema democrtico, restringia o direito de voto aos cidados nascidos na cidade. A democracia romana era semelhante ateniense, embora s vezes concedesse a cidadania a quem no era de origem romana. O estoicismo romano, que definia a espcie humana como parte de um princpio divino, o judamo e cristianismo, que defendiam os mesmos direitos aos menos privilegiados e a igualdade de todos perante Deus, contriburam para o desenvolvimento da democracia moderna. A Repblica Romana degenerou no depotismo durante o Imprio. As cidades livres das atuais Itlia, Alemanha e Pases Baixos seguiram aplicando alguns princpios democrticos durante a Idade Mdia, em especial no autogoverno do povo atravs das instituies municipais. Os escravos deixaram de constituir o maior percentual das populaes nacionais. medida que o feudalismo

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


desaparecia, surgia, por sua vez, uma classe mdia comercial e rica que dispunha dos recursos e do tempo necessrios para participar nos assuntos de governo. Ressurgia assim um esprito de liberdade baseado nos antigos princpios gregos e romanos. Os conceitos de igualdade de direitos polticos e sociais se desenvolveram muito durante o Renascimento, e mais tarde durante a Reforma protestante na luta pela liberdade religiosa.

EUROPA OCIDENTAL E ESTADOS UNIDOS Comeando com a primeira rebelio popular contra a monarquia, que ocorreu durante a Guerra Civil Inglesa (1642-1649), que culminou com a execuo do prprio rei Carlos I, as aes polticas e revolucionrias contra os governos autocrticos europeus resultaram no estabelecimento de governos republicanos, alguns autocrticos, embora com uma tendncia crescente para a democracia. Esse tipo de ao foi inspirada e liderada em grande parte por filsofos polticos, sobretudo pelos franceses Charles-Louis de Secondat, baro de Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau e pelos estadistas norte-americanos Thomas Jefferson e James Madison. Antes que acabasse o sculo XIX as monarquias mais significativas da Europa Ocidental haviam adotado uma constituio que limitava o poder real e entregava uma parte considervel do poder ao povo. Em muitos desses pases foi institudo um corpo legislativo representativo criado semelhana do Parlamento britnico. possvel, portanto, que a poltica britnica tenha sido a maior influncia na universalizao da democracia, embora tenha sido igualmente grande o fascnio exercido pela Revoluo Francesa. Mais tarde, o xito da consolidao das instituies democrticas nos Estados Unidos serviu como modelo para muitos povos. As principais caractersticas da democracia moderna so a liberdade individual, que proporciona aos cidados o direito de decidir e a responsabilidade de determinar suas prprias trajetrias e dirigir seus prprios assuntos, a igualdade perante a lei, o sufrgio universal e a educao. Essas caractersticas foram proclamadas em grandes documentos histricos, como a Declarao da Independncia norte-americana, que afirmava o direito vida liberdade e busca da felicidade, a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado francesa e a Declarao Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assemblia Geral das Naes Unidas (ONU) em dezembro de 1948. Nela so reconhecidos os direitos civis e polticos fundamentais, tais como a vida, a liberdade, a privacidade e a justia, condena e probe a tortura e a escravido, defende os direitos de reunio, associao e autodeterminao entre outros.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora ! www.vestibular1.com.br


Desde sua promulgao, a Declarao, ainda que s tenha sido aprovada pelos estados membros, tem servido de base para numerosas reivindicaes polticas e civis de qualquer Estado. At meados do sculo XX todos os pases independentes do mundo, a exceo de um pequeno nmero, contavam com um governos que adotavam princpios democrticos. Ainda que os ideais da democracia tenham sido postos em prtica, seu exerccio e realizao variam em muitos pases.

AMRICA LATINA Na Amrica Latina, a instaurao dos valores essenciais da democracia teve incio com o processo de sua prpria independncia (1808-1826), ao qual se seguiu um perodo de regimes constitucionalistas. Foram promulgadas constituies em todos os pases, mas elas se multiplicaram de forma excessiva em conseqncia das constantes mudanas polticas e das imposies dos grupos dominantes, o que impediu a estabilizao de regimes polticos fundamentados em um sistema baseado nos princpios democrticos. O caudilhismo, o caciquismo e as oligarquias, as disputas ideolgicas e a dependncia econmica externa foram alguns fatores que provocaram a instabilidade, a luta entre faces polticas, o subdesenvolvimento e a estagnao que deixaram marcas na poltica latino-americana. Sucederam-se perodos de liberdade e democracia com outros nos quais se generalizaram os regimes autoritrios e as ditaduras militares. No incio da dcada de 1980, a Amrica Latina experimentou um autntico renascer da democracia. Em quase todos os pases, manifestou-se um forte apego s constituies, que consagram os estados de direito. Anteriormente, quem propusesse o desenvolvimento democrtico na Amrica Latina encontrava de um modo geral oposio numa cultura poltica, na qual o autoritarismo tinha desempenhado um papel muito importante ao longo da histria. No entanto, o consenso de que a luta para generalizar a democracia deveria ser a principal misso dos governos latino-americanos foi a principal concluso a que chegaram os chefes de governo da regio reunidos no Chile durante a VI Conferncia de Cpula Ibero-americana, realizada em 1996.

Vous aimerez peut-être aussi