Vous êtes sur la page 1sur 13

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRO TTULO: GERENCIAMENTO DE RESIDUOS

ELABORADO POR: Magda Adriana Mizuoti REVISADO POR: Adriana C de Jesus Melo APROVADO POR: EM: 21/10/10 EM: 22/10/10 Em:

POP N 80 ANO 2010 PAGINA 01/ 13

Novo 1. OBJETIVO Descrever a tcnica adequada para realizar o gerenciamento de resduos gerados na farmcia. Alm de proporcionar encaminhamento seguro e eficiente, proteo aos trabalhadores, preservao da sade pblica, dos recursos naturais e meio ambiente. 2. RESPONSABILIDADES Farmacutico com treinamento em GRSS Manipuladores (com treinamento no PGRRS) Responsvel pela Limpeza (com treinamento no PGRRS) 3. DEPARTAMENTOS ENVOLVIDOS Todas as reas. 4. DOCUMENTOS DE REFERNCIA RDC n 67 08/10/2007 RDC n 307 01/12/2004 Resoluo CONAMA n5, de agosto de 1993; Resoluo CONAMA n283, de julho de 2001; NBR 10004 da ABNT Resduos Slidos Classificao, de setembro de 1987; NBR 12808 da ABNT, de janeiro de 1993. 5. MATERIAL NECESSRIO Sacos de lixo branco; Recipientes de armazenamento do lixo; Recipientes para transporte do lixo; Etiquetas de identificao. 6. INFORMAES IMPORTANTES 6.1 Manejo dos RSS

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

1 ALTERAES:

REVISO E REGISTROS:

CONFERNCIA

O funcionrio responsvel pelo Gerenciamento de Resduos deve considerar que o cumprimento de todas etapas do manejamento dos resduos indispensvel para que o objetivo seja alcanado. O manejo consiste em: 6.1.1 Segregao: separao do resduo no momento e local de sua gerao, de acordo com as caractersticas fsicas, qumicas, biolgicas, estado fsico e classificao. 6.1.2 Acondicionamento: ato de embalar corretamente os resduos segregados, de acordo com as suas caractersticas, em sacos e/ou recipientes impermeveis, resistentes punctura, ruptura e vazamentos. 6.1.3 Identificao: conjunto de medidas que permite o recolhimento dos resduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informaes ao correto manejo dos RSS. A identificao deve estar aposta nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna, externa, nos recipientes de transporte interno e externo, e nos locais de armazenamento, em local de fcil visualizao, utilizando-se smbolos baseados na norma da ABNT, NBR7.50. 6.1.4 Transporte Interno: translado dos resduos dos pontos de gerao at o local destinado ao armazenamento temporrio ou apresentao para a coleta externa. Realizado em sentido nico com roteiro definido e em horrios no coincidentes com a manipulao. 6.1.5 Armazenamento Temporrio: guarda temporria dos recipientes contendo os resduos j acondicionados. No pode ser feito com disposio direta dos sacos sobre o piso. 6.1.6 Tratamento: aplicao de mtodo, tcnica ou processo que modifique as caractersticas biolgicas ou composio, que leve reduo ou eliminao do risco de causar doena. 6.1.7 Armazenamento Externo: guarda dos recipientes de resduos at a realizao da coleta externa, em ambiente exclusivo com acesso facilitado para os veculos coletores. 6.1.8 Coleta Externa e Transporte Externo: remoo dos RSS do armazenamento externo at a unidade de tratamento ou destinao final. 6.1.9 O lixo farmacutico Calssificao B e todo resduo gerado pelos laboratrios devero ser acondicionado em sacos plsticos na cor branca 6.1.10 O lixo branco (farmacutico) e recolhido semanalmente pela empresa limpurb. A guarda externa ocorre prxima do setor de DML. Devendo o mesmo ser removido do local no dia exato em que o coletor passar 6.1.11 Destinao Final: consiste na disposio de resduos no solo, previamente preparado para recebe-los, obedecendo a critrios tcnicos de construo e operao, e licenciamento em rgo ambiental competente. RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO CONFERNCIA 2 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

A farmcia Suellen por dispor de sala de aplicao de injeo e servios farmacuticos tambm geradora de resduos do grupo E perforucortantes contaminados biologicamente; e por esse motivo contam com a coleta seletiva da empresa Limpurb de material infectante e de sua caixa descarpack. Vide POP de Servios Farmacuticos e aplicao de Injetveis. 6.2 Classificao A classificao baseada nas resolues citadas anteriormente e destaca a composio dos resduos segundo suas caractersticas biolgicas, fsicas, qumicas, estado da matria-prima e origem, para seu manejo seguro. Os grupos aos quais este estabelecimento possu envolvimento esto destacados (em negrito) na classificao. 6.2.1 Grupo A (potencialmente infectantes): resduos com a possvel presena de agentes biolgicos que, por suas caractersticas de maior virulncia ou concentrao, podem apresentar riscos de infeco.

Grupo A1 culturas e estoques de agentes infecciosos de laboratrios industriais e de pesquisa, resduos de fabricao de produtos biolgicos, exceto os hemoderivados, descarte de vacinas de microorganismos vivos ou atenuados, meios de cultura e instrumentais utilizados para transferncia, inoculao ou mistura de culturas, resduos de laboratrios de engenharia gentica. Grupo A2 bolsas contendo sangue ou hemocomponentes com volume residual superior a 50 ml, Kits de afrese. Grupo A3 peas anatmicas do ser humano e produto de fecundao sem sinais vitais. Grupo A4 carcaas, peas anatmicas e vsceras de animais. Grupo A5 todos os resduos provenientes de paciente que contenham ou sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco IV, que apresentem relevncia epidemiolgica e risco de disseminao. Grupo A6 kits de linhas arteriais endovenosas e dialisadores, quando descartados. Filtros de ar e gases oriundos de reas crticas, conforme, ANVISA. RDC 50/2002. Grupo A7 rgos, tecidos e fludos orgnicos com suspeita de contaminao com protena pirnica, resduos slidos resultantes da alterao sade de indivduos ou animais com suspeita de contaminao com protena pirnica. 6.2.2 Grupo B (qumicos): resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Enquadram-se neste grupo: 3 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

CONFERNCIA

Grupo B1 resduos de medicamentos e insumos farmacuticos quando vencidos, contaminados, apreendidos para descarte, parcialmente utilizados e demais medicamentos imprprios para consumo, que oferecem risco. Incluem-se neste grupo: Produtos hormonais de uso sistmico e tpico, Produtos antibacterianos de uso sistmico e tpico, Medicamentos citostticos, Medicamentos antineoplsicos, Medicamentos digitlicos, Medicamentos imunossupressores, Medicamentos imunomoduladores, Medicamentos anti-retrovirais. Grupo B2 - resduos de medicamentos e insumos farmacuticos quando vencidos, contaminados, apreendidos para descarte, parcialmente utilizados e demais medicamentos imprprios para consumo, que, em funo de seu princpio ativo e forma farmacutica, no oferecem risco. Incluem-se neste grupo todos os medicamentos no classificados no Grupo B1 e os antibacterianos e hormnios para uso tpico, quando descartados individualmente pelo usurio domiciliar. Grupo B3 resduos e insumos farmacuticos dos medicamentos controlados pela Portaria MS 344/98 e suas atualizaes. Grupo B4 Saneantes, desinfetantes e desinfestantes. Grupo B5 Substncias para revelao de filmes usados em Raios X. Gripo B6 Resduos contendo metais pesados. Grupo B7 Reagente para laboratrio, isolados ou em conjunto. Grupo B8 outros resduos contaminados com substncias qumicas perigosas. 6.2.3 Grupo C (rejeitos radioativos): materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionucldeos em quantidades superiores aos limites de inseno especificados nas normas vigentes. Enquadram-se neste grupo:

todos os resduos contaminados com radionucldeos. Grupo D (resduos comuns): so todos os resduos gerados nos servios abrangidos por esta resoluo que, por suas caractersticas, no necessitam de processos diferenciados relacionados ao acondicionamento, identificao e tratamento, devendo ser considerados resduos slidos urbanos RSU. Enquadram-se neste grupo: Espcimes de laboratrio de anlises clnicas e patologia clnica, quando no enquadrados na classificao A5 e A7; Gesso, luvas, esparadrapo, algodo, gazes, compressas, equipo de soro e outros similares, que tenham tido contato ou no com sangue, tecidos ou fludos orgnicos, com exceo dos enquadrados na classificao A5 e A7; 4 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

6.2.4

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

CONFERNCIA

Bolsas transfundidas vazias ou contendo menos de 50 ml de produto residual (sangue ou hemocomponentes); - Sobras de alimentos no enquadrados na classificao A5 e A7; - Resduos provenientes das reas administrativas dos EAS; - Resduos de varrio, flores, podas e jardins; - Materiais passveis de reciclagem; - Embalagens em geral; - Cadveres de animais, assim como camas desses animais e suas forraes. Obs: os cadveres de animais errantes ou domsticos, no so considerados RSS. A destinao final destes deve ser feita de acordo com as normas municipais ou do Distrito Federal. 6.2.5 Grupo E (perfurocortantes): so objetos e instrumentos contendo cantos, bordas e pontos ou protuberncias rgidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar. Enquadram-se neste grupo: Lminas de barbear, bisturis, agulhas, escalpes, ampolas de vidro, lminas e outros assemelhados provenientes de servios de sade; Bolsas de coleta incompleta, descartadas no local da coleta, quando acompanhadas de agulhas independentes do volume coletado.

7.0 PROCEDIMENTO
7.1 Manejo 7.1.1 Grupo B 1
SEGREGAO ACONDICIONAMENTO Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Slidos: devem ser acondicionados em saco branco

Paramente-se adequadamente com uniforme, luvas, avental impermevel, mscara, botas e culos de proteo ; Realize o manejo em horrios distintos ao expediente do laboratrio da farmcia (8:00-OU 18:30 hs); Realize o transporte interno sempre em sentido nico e nunca entre em um prximo setor com os resduos retirados do setor anterior; Colete apenas em sacos brancos leitosos e nunca junto com o lixo comum, que dever ser recolhido em sacos pretos e disposto para a coleta publica da prefeitura. Descreva o Manifesto de Carga (anexo 1) para a empresa coletora e cole no saco branco de resduos B Oriente-se pelo procedimento operacional e atravs do treinamento para realizar corretamente todas as etapas do manejamento descrito a seguir:

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

5 ALTERAES:

REVISO E REGISTROS:

CONFERNCIA

leitoso, resistente e impermevel. Lquidos:em frascos de at 2 L de material compatvel com o lquido, sempre que possvel de plstico resistente, rgido e estanques, com tampa rosqueada e vedante. Embalagens Secundrias:as no contaminadas so caracterizadas e acondicionadas como Grupo D. Os resduos qumicos destinados a reciclagem, devero ser acondicionados em recipientes individualizados e sempre que possvel, nas suas embalagens de origem. IDENTIFICAO Representada pelo smbolo de substncia txica, demonstrado ao lado, acrescido da expresso RESDUO QUMICO, devero estar presentes nos recipientes de acondicionamento, para indicar o principal risco de toxicidade que aquele resduo qumico apresenta. - resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo B, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. No realizado, para evitar coleta por empresa incorreta. Realizado por empresa especializada e autorizada (Limpurb), mediante um contrato de coleta 2 x na semana. Aterro Sanitrio Industrial para Resduos Perigosos Classe I.

TRANSPORTE INTERNO

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO COLETA E TRANSP. EXTERNOS

DESTINAO FINAL

7.1.1 Grupo B2
SEGREGAO ACONDICIONAMENTO Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Slidos:acondicionados em saco branco leitoso, resistente e impermevel. Lquidos:em frascos de at 2 L de material compatvel com o lquido, sempre que possvel

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

6 ALTERAES:

REVISO E REGISTROS:

CONFERNCIA

de plstico resistente, rgido e estanques, com tampa rosqueada e vedante. Embalagens Secundrias:as no contaminadas so caracterizadas e acondicionadas como Grupo D. Os resduos qumicos destinados a reciclagem, devero ser acondicionados em recipientes individualizados e sempre que possvel, nas suas embalagens de origem. IDENTIFICAO Representada pelo smbolo de substncia txica, demonstrado ao lado, acrescido da expresso RESDUO QUMICO, devero estar presentes nos recipientes de acondicionamento, para indicar o principal risco de toxicidade que aquele resduo qumico apresenta. - resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo B, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. No realizado, para evitar coleta por empresa incorreta. Realizado por empresa especializada e autorizada (Limpurb), mediante um contrato de coleta 2 x na semana. Aterro Sanitrio Industrial Perigosos Classe I. para Resduos

TRANSPORTE INTERNO

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO

TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO COLETA E TRANSP. EXTERNOS

DESTINAO FINAL

7.1.2 Grupo B3 SEGREGAO

Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. necessrio uma solicitao para inutilizao e uma autorizao da Vigilncia Sanitria. (anexo I)

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

7 ALTERAES:

REVISO E REGISTROS:

CONFERNCIA

ACONDICIONAMENTO

Slidos: devem ser acondicionados em saco branco leitoso, resistente e impermevel. Embalagens Secundrias:as contaminadas so caracterizadas acondicionadas como Grupo D. no e

IDENTIFICAO

Representada pelo smbolo de substncia txica, demonstrado ao lado, acrescido da expresso RESDUO QUMICO, devero estar presentes nos recipientes de acondicionamento, para indicar o principal risco de toxicidade que aquele resduo qumico apresenta. - resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Tambm deve ser identificado substncia controlada Portaria 344. como

TRANSPORTE INTERNO

Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo B3, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado e nico para este grupo de resduos. No realizado, para evitar coleta por empresa incorreta. Realizado por empresa especializada e autorizada (Limpurb), mediante um contrato de coleta 2 x na semana. Aterro Sanitrio Industrial para Resduos Perigosos Classe I.

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO COLETA E TRANSP. EXTERNOS

DESTINAO FINAL

7.1.3 Grupo B4 SEGREGAO

Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Acondicionar de acordo com as exigncias de compatibilidade qumica dos resduos 8 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

ACONDICIONAMENTO RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

CONFERNCIA

entre si, assim como de cada resduo com os materiais de embalagem. IDENTIFICAO Representada pelo smbolo de substncia txica, demonstrado ao lado, acrescido da expresso RESDUO QUMICO, devero estar presentes nos recipientes de acondicionamento, para indicar o principal risco de toxicidade que aquele resduo qumico apresenta. - resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo B, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. Realizado por empresa especializada e autorizada (Limpurb), mediante um contrato de coleta 2 x na semana. Aterro Sanitrio Industrial para Resduos Perigosos Classe I. Aterro Sanitrio Industrial para Resduos Perigosos Classe I.

TRANSPORTE INTERNO

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO

TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO

COLETA E TRANSP. EXTERNOS DESTINAO FINAL

7.1.4 Grupo B6 e Grupo B8 SEGREGAO

Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Acondicionar de acordo com as informaes contidas na ficha de informaes de segurana de produtos qumicos.

ACONDICIONAMENTO

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

9 ALTERAES:

REVISO E REGISTROS:

CONFERNCIA

IDENTIFICAO

Representada pelo smbolo de substncia txica, demonstrado ao lado, acrescido da expresso RESDUO QUMICO devero estar presentes nos recipientes de acondicionamento, para indicar o principal risco de toxicidade que aquele resduo qumico apresenta. - resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo B, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. No realizado, para evitar coleta por empresa incorreta. Realizado por empresa especializada e autorizada (Limpurb), mediante um contrato de coleta 2 x na semana. Aterro Sanitrio Industrial para Resduos Perigosos Classe I.

TRANSPORTE INTERNO

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO

TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO COLETA E TRANSP. EXTERNOS

DESTINAO FINAL

7.1.5 Grupo B7 SEGREGAO

Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Acondicionar de acordo com as informaes contidas na ficha de informaes de segurana de produtos qumicos. Representada pelo smbolo de substncia txica, demonstrado ao lado, acrescido da 10 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

ACONDICIONAMENTO

IDENTIFICAO RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

CONFERNCIA

expresso RESDUO QUMICO devero estar presentes nos recipientes de acondicionamento, para indicar o principal risco de toxicidade que aquele resduo qumico apresenta. - resduos contendo substncias qumicas que apresentam risco sade pblica ou ao meio ambiente, independente de suas caractersticas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. TRANSPORTE INTERNO Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo B, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. No realizado, para evitar coleta por empresa incorreta. Realizado por empresa especializada e autorizada (Limpurb), mediante um contrato de coleta 2 x na semana. Aterro Sanitrio Industrial para Resduos Perigosos Classe I.

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO

TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO COLETA E TRANSP. EXTERNOS

DESTINAO FINAL

7.1.6

Grupo D Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Acondicionar de acordo com as orientaes dos servios locais de limpeza urbana, utilizando-se sacos pretos impermeveis, contidos em recipientes e receber identificao adequada. Azul = papis; Amarelo = metais; Verde = vidros; Vermelho = plsticos; Marrom = resduos orgnicos; Cinza = demais 11 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

SEGREGAO ACONDICIONAMENTO

IDENTIFICAO

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

CONFERNCIA

resduos; Preto = no reciclveis.

TRANSPORTE INTERNO

Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo D, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. Slidos:Compostagem para resduos que no tenham entrado em contato com secrees, excrees ou outros fludos corpreo. Lquidos: Somente quando no houver sistema de tratamento de esgoto coletivo.

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO TRATAMENTO

ARMAZENAMENTO EXTERNO
COLETA E TRANSP. EXTERNOS

Realizado em horrio prximo a coleta externa, ou antes, de encerrar o expediente. Realizado pela prefeitura. Aterro Sanitrio

DESTINAO FINAL
7.1.7 Grupo E

SEGREGAO ACONDICIONAMENTO IDENTIFICAO

Aps a classificao do resduo, a segregao continuada seguindo o roteiro de manejamento. Acondicionar em recipientes rgidos, resistentes punctura, ruptura e vazamento, com tampa. Realizar atravs do smbolo de substncia infectante com rtulos de fundo branco, desenho e contorno pretos, acrescido da inscrio de Resduos Perfurocortante. Realizado em recipiente especfico e identificado como Grupo E, com sentido nico e horrios no coincidentes com a manipulao. Em local adequado ao volume gerado e freqncia de coleta, em recipiente especfico e identificado. 12 ALTERAES: REVISO E REGISTROS:

TRANSPORTE INTERNO

ARMAZENAMENTO TEMPORRIO
RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

CONFERNCIA

TRATAMENTO ARMAZENAMENTO EXTERNO


COLETA E TRANSP. EXTERNOS

Acondicionamento em caixa descaparck Realizado em horrio prximo a coleta externa, ou antes, de encerrar o expediente. Realizado pela prefeitura (Limpurb) Aterro Sanitrio

DESTINAO FINAL

RESPONSVEIS: Tcnico Responsvel APROVAO

13 ALTERAES:

REVISO E REGISTROS:

CONFERNCIA

Vous aimerez peut-être aussi