Vous êtes sur la page 1sur 14

LIVROS RECM-LANADOS SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR, NO MBITO DA COOPERAO FRANABRASIL

A construo local dos territrios da Agricultura Familiar (Amaznia Nordeste) Parte 1: A interveno local em questo REVISTA AGRICULTURA FAMILIAR: Pesquisa, Formao e Desenvolvimento. Belm, PA: UFPA-CA-NEAF, v. 1, n. 2, 2000. 147 p. Este nmero temtico da Revista Agricultura Familiar Pesquisa, Formao e Desenvolvimento , publicada pelo Ncleo de Estudos Integrados sobre Agricultura Familiar da UFPA, tendo por editores Christophe Albaladejo e Iran Veiga Jr., comporta cinco artigos produzidos no mbito do acordo de cooperao tcnica entre Brasil e Frana, na Regio Amaznica e no Nordeste. Nele discutida a noo de localidade, no sentido de lugar compreendido pelas dinmicas dos territrios da agricultura fami-liar e locus da interveno de desenvolvimento. Quais so os objetos sociais e territoriais que se formam com o avano da colonizao no Nordeste? disso que tratam P. Gama, E. Sabourin, P. Caron e B. Hubert. Quais so as prticas de desenvolvimento utilizadas em mbito local? C. Castellanet, J. Hbette, M. Henchen, I. Salgado e C. Castellanet tratam da questo das relaes entre os diferentes nveis de organizao e relativizam a importncia do mbito local. L. Grandchamp mostra a interdependncia das localidades rurais e do meio urbano, fazendo a anlise das prticas sociais das famlias de agricultores amaznicos. M. C. DIncao tenta qualificar o funcionamento social nas localidades e nas organizaes de agricultores em relao ao conceito de democracia, mostrando a importncia dos comportamentos aprendidos antes da migrao nas zonas de origem desses agricultores, e reproduzidos na Amaznia, entre os quais se destaca o clientelismo.

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

495

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

A construo local dos territrios da Agricultura Familiar (Amaznia Oriental) Partes 2 e 3: Organizaes sociais e saberes locais frente ao de desenvolvimento REVISTA AGRICULTURA FAMILIAR: Pesquisa, Formao e Desenvolvimento. Belm, PA: UFPA-CA-NEAF, v. 1, n. 3, 2002. 218 p. Entre os seis trabalhos de pesquisa que compem este nmero temtico da Revista Agricultura Familiar Pesquisa, Formao e Desenvolvimento , quatro foram apoiados diretamente pelo Programa Interdisciplinar de Pesquisas Meio Ambiente, Vida e Sociedade, mais precisamente pelo Comit Cientfico Sistemas Ecolgicos e Aes do Homem (SEAH), criado em 1994. Os outros dois trabalhos tratam da mesma regio de Marab, s margens da Rodovia Transamaznica, e testemunham as estreitas relaes que foram estabelecidas com outros pesquisadores. Esses trabalhos de pesquisa foram realizados no mbito de um programa dirigido por C. Albaladejo, entre 1996 e 1999, intitulado Prometer (Implementao de Projetos de Controle Local da Evoluo do Territrio nas Fronteiras Agrrias da Amrica do Sul). No se trata de um balano, mas do estado dos conhecimentos adquiridos no quadro do Programa Prometer sobre uma regio especfica da Amaznia. Essa obra antes de tudo centrada na anlise das condies de cooperao entre os saberes e as organizaes locais dos agricultores e os saberes e os modos de organizao das instituies de desenvolvimento voltadas implementao de uma agricultura sustentvel nas fronteiras agrrias amaznicas. As condies dessa difcil cooperao uma utopia necessria, como entendem os editores so aqui analisadas do ponto de vista da construo local do territrio.

Para alm da produo: multifuncionalidade e Agricultura Familiar CARNEIRO, M. J.; MALUF, R. S. (Ed.). Para alm da produo : multifuncionalidade e agricultura familiar. Rio de Janeiro, RJ. Mauad: NEAD, 2003. 230 p. Lanada no debate pblico h poucos anos, a noo de multifuncionalidade da agricultura permite recolocar os termos em que a agricultura foi
496
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

inserida na problemtica do desenvolvimento sustentvel, ao mesmo tempo em que oferece as bases para que sejam repensadas as polticas agrcolas em vigor no tocante s transferncias sociais de benefcios aos agricultores. Ao privilegiar a integrao das diversas esferas sociais e econmicas, essa noo resgata uma tradio das Cincias Sociais: os estudos do campesinato, trazendo para o foco da anlise categorias sociais, normalmente invisveis, da perspectiva das polticas pblicas. Ao romper com o enfoque setorial, a abordagem da multifuncionalidade amplia o campo das funes sociais atribudas agricultura, que deixa de ser entendida somente como produtora de bens agrcolas, acionando assim o tema da pluriatividade e da heterogeneidade das lgicas de reproduo social camponesa. Esse novo olhar sobre a agricultura familiar permite analisar a interao entre famlias e territrios na dinmica de reproduo social. Os artigos que compem a coletnea buscam verificar se e como a noo de multifuncionalidade da agricultura contribui para a compreenso de processos sociais, econmicos e culturais em curso no meio rural brasileiro. Os estudos de caso foram realizados em trs regies brasileiras: Nordeste, Sudeste e Sul. A observao e a anlise esto centradas nas seguintes funes da agricultura familiar no Brasil: a) reproduo socioeconmica das famlias rurais; b) promoo da segurana alimentar da sociedade e das prprias famlias rurais; c) manuteno do tecido social e cultural; d) preservao dos recursos naturais e da paisagem rural. Alm dos estudos de caso no Brasil, a coletnea apresenta trs estudos sobre a realidade francesa.

Les deux visages du Serto: stratgies paysannes face aux scheresses, Nordeste, Brsil (As duas caras do Serto: estratgias camponesas frente s secas, no Nordeste, Brasil) COHEN, M.; DUQUE, G. Les deux visages du Serto: stratgies paysannes face aux scheresses (Nordeste, Brsil). Paris: IRD ditions, 2001. 388 p. A fragilidade dos pequenos produtores do Nordeste do Brasil diante da seca foi objeto de uma pesquisa interdisciplinar, que reuniu cientistas franceCadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

497

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

ses e brasileiros. As interaes das sociedades rurais e seu meio ambiente so visualizadas pelos prismas das cincias sociais e das cincias da natureza. O objetivo avaliar a durabilidade social e a ecolgica das estratgias dos produtores do Semi-rido, da escala regional at a escala local. Dois grupos de agricultores representam as duas faces do Serto: o primeiro, tradicional, corresponde ao sistema agropecurio, constrangido pela lenta degradao das caatingas; o segundo, o modernizado, dedicado irrigao de hortifrutigranjeiros, enfrentando a fragilidade dos recursos hdricos e dos solos. O acompanhamento desses dois grupos durante 12 anos permitiu avaliar o impacto das secas, da variabilidade do contexto socioeconmico, bem como da prpria dinmica social desses produtores em sua evoluo em mdio prazo.

Agricultura Familiar, meio ambiente e desenvolvimento. Ensaios e pesquisas em Sociologia Rural DUQUE, G. (Org.). Agricultura familiar, meio ambiente e desenvolvimento: ensaios e pesquisas em sociologia. Joo Pessoa: Ed. da UFPB, 2002. 237 p. Essa coletnea de ensaios organizada por Ghislaine Duque o resultado de pesquisas de professores e alunos participantes do Grupo de Pesquisa sobre Agricultura Familiar, ligado ao curso de ps-graduao em Sociologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no estado da Paraba. Os trabalhos foram organizados em trs grandes partes. A primeira aborda a relao entre meio ambiente e desenvolvimento, em particular na Regio Semi-rida do Nordeste. A segunda trata do desafio da sustentabilidade para a agricultura familiar. A terceira analisa o caso dos assentamentos de reforma agrria.

498

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

O futuro das regies rurais ABRAMOVAY, R. O futuro das regies rurais. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. 180 p. Este livro do professor Ricardo Abramovay mostra que a revalorizao das regies interioranas um dos mais importantes fenmenos demogrficos, sociais e culturais do incio do milnio. As aglomeraes metropolitanas nunca cresceram tanto como ocorreu durante a segunda metade do sculo 20. Apesar disso, j se notam sinais consistentes de que as reas escassamente povoadas apresentam um dinamismo que contradiz as previses segundo as quais o mundo rural desempenharia um papel de menor importncia no desenvolvimento contemporneo. Depositrios principais da biodiversidade, de um rico patrimnio paisagstico e de formas de vida crescentemente valorizadas nos dias de hoje, os espaos rurais ganham dimenses promissoras para o processo de desenvolvimento.

Laos financeiros na luta contra a Pobreza ABRAMOVAY, R. (Ed.). Laos financeiros na luta contra a pobreza. So Paulo, SP: Annablume: Fapesp, 2004. 246 p. Essa obra traz um conjunto de estudos de casos regionais extraordinariamente informativos. Eles perpassam diversas disciplinas e revelam o complexo e, em grande parte, oculto mundo das transaes financeiras entre as populaes rurais. Essas transaes so amplamente difundidas e apiam-se nas necessidades de liquidez, poupana e seguro dos domiclios pobres, fatores que ganham importncia quanto maior for a pobreza das famlias. Os servios financeiros so importantes para suprir as necessidades dos domiclios, tanto em suas estratgias de consumo como em virtude da pluriatividade que marca suas iniciativas de gerao de renda. Eles so oferecidos por meio de ampla variedade de atores tradicionais e espelham, conseqentemente, as condies de dependncia pessoal, a patronagem e o clientelismo, que caracterizam a rede de relaes sociais em que os pobres esto inseridos, e que contribui para a reproduo da pobreza.
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

499

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

Os servios creditcios formais oferecidos pelos bancos comerciais so incapazes de satisfazer essas necessidades. O sistema emergente de cooperativas de crdito em que se apoiaram os estudos apresentados neste livro enfrenta um duplo desafio: responder especificidade da demanda de servios financeiros por parte dos pobres e oferecer esses servios de forma eficiente, em condies diferentes das que marcam as modalidades vigentes, as quais exprimem relaes sociais tpicas do subdesenvolvimento. Nenhum estudo se iguala a esse em informaes sobre a condio financeira dos pobres, nem utiliza tanto rigor analtico. O livro mostra que retirar as transaes da rede tradicional de relaes sociais que envolve os pobres vai requerer importantes inovaes institucionais que, em grande medida, esto sendo levadas adiante. (Texto de Alain de Janvry, professor titular da Universidade da Califrnia Campus de Berkeley)

Polticas pblicas e participao social no Brasil Rural SCHNEIDER, S.; SILVA. M. K.; MARQUES, P. E. M. (Org.). Polticas pblicas e participao social no Brasil rural. Porto Alegre: Ed. da UFRGS: NEAD-MDA, 2004. 252 p. A participao social nos processos de discusso, elaborao, deliberao e gesto das polticas e aes governamentais foi uma das principais bandeiras do discurso de agentes sociais e polticos atuantes no processo de redemocratizao do Brasil. Da mesma forma, a descentralizao das iniciativas governamentais tambm se tornou um elemento marcante dos discursos e de recentes propostas polticas democratizantes. O reforo e o maior protagonismo dos estados e municpios, em contraponto significativa centralizao que marcou a formulao e a implantao das polticas pblicas durante os governos militares, apresentavam-se como condio de superao de diversos impasses e problemas identificados na atuao do Estado brasileiro (ineficincia, excessiva burocratizao, distanciamento em relao s efetivas necessidades sociais, corrupo, autoritarismo, etc.). Mais prximas aos cidados e aos problemas concretos da populao, as esferas locais do Estado foram reinterpretadas, contrariamente tradicional viso que as identificava como
500
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

espao privilegiado de reproduo dos arcasmos da sociedade brasileira, como locus da inovao institucional e da gerao de respostas efetivas para as demandas e os interesses sociais. A implantao do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) parece ter concorrido decisivamente para a ebulio do debate sobre a participao social e a descoberta do local como ambiente privilegiado para a democratizao do meio rural brasileiro. Assim, os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDRs), apesar das precariedades freqentemente salientadas, podem ser percebidos favoravelmente, em virtude de seu potencial de transformao poltica. Por essa tica, a instalao dos conselhos municipais, concebidos como lugar privilegiado para a participao e a gesto social, enquadra-se na perspectiva de que respostas adequadas aos sistemas de produo tpicos da agricultura familiar devem considerar ao mximo a realidade local. Dessa maneira, os projetos financiados exigem a incorporao das aspiraes e das experincias dos agricultores familiares. A partir desse panorama, torna-se oportuno perguntar: em que medida a experincia dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, gerados nesse amplo processo de constituio de espaos de participao social que vem se desenvolvendo por mais de uma dcada no Brasil, representou um efetivo processo de democratizao da elaborao e gesto das polticas locais de desenvolvimento rural? Que mudanas nas configuraes de poder localmente constitudas foram produzidas a partir da instituio desses canais de participao? possvel observar alteraes na balana de poder local, tradicionalmente pendente para o lado das elites polticas e econmicas? Enfim, identifica-se o chamado empoderamento dos agricultores familiares e suas formas associativas por parte dos atores polticos e dos outros componentes da sociedade civil local? A partir de estudos de um amplo conjunto de experincias empricas, os artigos que compem o livro Polticas Pblicas e Participao Social no Brasil Rural, publicao da srie Estudos Rurais, da Editora da UFRGS, contando com o apoio do Nead, apresentam elementos significativos para a formulao de algumas respostas a esses questionamentos.

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

501

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

Les fronts pionniers de lAmazonie Brsilienne. La formation de nouveaux territoires. (As frentes pioneiras da Amaznia Brasileira. A formao de novos territrios) ALBALADEJO, C.; TULLET, J. C. (Ed.). Les fronts pionniers de lAmazonie brsilienne : la formation de nouveaux territoires. Paris: LHarmattan, 1996. 358 p. A reduo da floresta primria da Amaznia suscita fortes preocupaes por parte de numerosas organizaes e indivduos. No entanto, h pouco interesse em investigar aquilo em que se transformaram esses territrios depois de desprovidos de suas principais riquezas florestais, quando, ento, se transformam sob o impacto das atividades de um grande nmero de indivduos, famlias e empresas, tornando-se ambientes de vida e de trabalho. O paradoxo que a expanso da fronteira depende muito do porvir desses territrios. Essa obra coletiva prope uma anlise da evoluo em curso tanto em mbito regional quanto em local, de maneira a apreender as grandes tendncias que se impem aos atores e as possibilidades de ao que talvez permitam controlar as transformaes em curso e ajudar a tornar menos violentas as confrontaes entre ndios, grandes empresas, fazendeiros e o Estado na construo dos Territrios. Une dcennie de dveloppement durable en Amazonie rurale brsilienne (Uma dcada de desenvolvimento sustentvel na Amaznia rural brasileira) ALBALADEJO, C.; ARNAULD DE SARTRE, X.; GUTAT-BERNARD, H. (Ed.). Une dcennie de dveloppement durable em Amazonie rurale brsilienne. Paris: LHarmattan, 2004. 360 p. (Recherches Amrique Latine). Decorridos 10 anos da realizao da Cpula da Terra no Rio de Janeiro, em junho de 1992, pergunta-se no que se transformaram as boas resolues para uma regio com enormes desafios ambientais, que a Amaznia. Os olhares coordenados de 16 especialistas franceses e brasileiros contri502
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

buem, nessa obra, para uma anlise em profundidade da realidade de campo do desenvolvimento sustentvel, tanto do ponto de vista das aes dos poderes pblicos e agncias de desenvolvimento quanto das novas relaes que estabelecem as populaes amaznicas com seus territrios. Desenvolvimento participativo, gesto concertada dos recursos naturais, descentralizao tornaram-se somente palavras de ordem ou constituem novas prticas de desenvolvimento? Democratizao, igualdade e justia, sedentarizao, respeito ao meio ambiente so processos em curso ou ideais ilusrios nas sociedades violentas e depredadoras das frentes pioneiras? Esta obra contribui para uma reflexo bem orientada sobre uma regio que foi, por excelncia, um campo de experimentao de novos mtodos de ao e constitui, hoje, um verdadeiro laboratrio do desenvolvimento sustentvel.

Planejamento e desenvolvimento dos territrios rurais: conceitos, controvrsias e experincias1 SABOURIN, E.; TEIXEIRA, O. (Ed.). Planejamento e desenvolvimento dos territrios rurais: conceitos, controvrsias e experincias. Montpellier: Cirad; Campina Grande: UFPB; Braslia, DF: Embrapa Informao Tecnolgica, 2002. 402 p. Verso francesa abreviada: SABOURIN, E.; TEIXEIRA, O. (Ed.). Planification du dveloppement territorial au Brsil. Montpellier: Cirad; Campina Grande: UFPB, 2002. 116 p. Globalizao dos mercados e dos meios de comunicao, evoluo rpida das tecnologias e das condies de produo, mutao das estruturas poltico-administrativas e das relaes campocidade... Como abordar a anlise e o planejamento do desenvolvimento num mundo rural objeto de transformaes to rpidas e radicais?
1

Colaboraram para esse livro: Ricardo Abramovay, Laudiceia Arajo, Claire Cerdan, Jacob Carlos Lima, Maria Dione de Moraes, Emilia Moreira, Raimundo A. de Oliveira, Ivony L. Monteiro Saraiva, Denis Sautier, Luciano Silveira, Ivan Targino, Jean Philippe Tonneau, Sergio Luiz de O. Vilela e Maria de Nazareth Baudel Wanderley. Prefcio de Paulo Roberto Coelho Lopes.
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

503

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

So questes para as quais o seminrio intitulado Planejamento do desenvolvimento territorial tentou fornecer respostas a partir de trabalhos e estudos de caso conduzidos no Brasil e na Frana. Esse livro rene um conjunto de textos produzidos por esse seminrio, que esto organizados em trs partes. A primeira trata da abordagem territorial do desenvolvimento rural, mobilizando diversas contribuies conceituais. A segunda, Anlises temticas e polticas de desenvolvimento territorial, rene oito estudos de caso de acordo com os quatro eixos de desenvolvimento territorial proposto por Michel Sebillote (2000), a saber: i) cadeias comerciais, produtos e territrios; ii) emprego e renda, diversificao das atividades rurais; iii) governana, planejamento e coordenao de polticas pblicas; e iv) lgicas da inovao e desenvolvimento territorial. Os trabalhos apresentados ilustram a pertinncia do cruzamento entre enfoques setoriais e enfoques territoriais do desenvolvimento para poder interpretar e valorar as mltiplas dimenses do rural, assim como para responder s novas demandas institucionais e metodolgicas. Essas contribuies mostram que as questes recorrentes da atualidade (globalizao, desengajamento do Estado, descentralizao, desestruturao das cadeias reguladas, e outras) condicionam novas formas de apoio ao desenvolvimento rural. Invocam, sobretudo, novas maneiras de pensar as relaes entre nveis de deciso e escalas territoriais, entre o local e o regional, entre a ao pblica e a ao coletiva.

Camponeses do Serto Mutao das agriculturas familiares no Nordeste do Brasil Edio brasileira de Paysans du serto: mutations des agricultures familiales dans le Nordeste du Brsil. Montpellier: Cirad-Embrapa, 2001, 243 p. CARON, P.; SABOURIN, E. (Ed.). Camponeses do serto: mutao das agriculturas familiares no Nordeste do Brasil. Braslia, DF: Embrapa Infomao Tecnolgica; Montpellier: Cirad, 2003. 293 p. No Brasil, o Nordeste tem m reputao. a regio problemtica. A agricultura familiar, que ocupa a imensa maioria da populao rural, ge504
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

ralmente considerada pouco produtiva e inadaptada ao contexto atual de liberalizao econmica. tida freqentemente como pouca receptiva a inovaes ou, em outras palavras, retrgrada. Para a maioria dos agentes de desenvolvimento e responsveis polticos, preciso reorganiz-la e integr-la ao mercado, difundindo tecnologias modernas, via privilegiada para o desenvolvimento, que deve ser seletivo, pois, em sua forma atual, a agricultura familiar estaria condenada a desaparecer. Camponeses do Serto2 mostra que a realidade da agricultura familiar , de fato, complexa. Esse livro baseia-se nas pesquisas realizadas no mbito do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar no Nordeste Semi-rido, conduzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (Embrapa) e pelo Centro de Cooperao Internacional em Pesquisa Agronmica para o Desenvolvimento (Cirad), com o apoio do Ministrio de Assuntos Exteriores da Frana e de diversos parceiros regionais. Os estudos realizados entre 1987 e 1997 indicam que, ao contrrio do discurso dominante, as agriculturas familiares conhecem profundas mutaes tcnicas, econmicas e sociais. Esses estudos destacam tambm o quanto as palavras de ordem desenvolvimentistas traduzem representaes inadequadas ou ideolgicas da realidade. Aps relembrar o contexto histrico-geogrfico da agricultura brasileira e nordestina, o livro prope vrias snteses temticas, como: a evoluo das formas de estruturao do espao local; a diversidade e as trajetrias de evoluo das unidades de produo agrcolas; a ao coletiva e a organizao dos produtores; e a dinmica dos sistemas tcnicos de produo e das formas de valorizao dos produtos. Esses estudos levam ainda a uma reflexo sobre as funes de uma pesquisa para o desenvolvimento e abordam questes que conduziram os pesquisadores a ampliar seu campo de estudos e a propor novos enfoques.

Colaboraram para esse livro: Rogrio Santana Alves, Claire Cerdan, Yves Clouet, Clovis Guimares, Pedro Carlos Gama da Silva, Bernard Hubert, Jussara de Souza Oliveira, Denis Sautier, Jean Philippe Tonneau e Rmi Trier.

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

505

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

A pluriatividade na Agricultura Familiar SCHNEIDER, S. A pluriatividade na agricultura familiar. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2003. 254 p. O livro de Srgio Schneider aborda o tema da pluriatividade no meio rural e seu papel nas estratgias de reproduo social dos agricultores familiares. A pluriatividade entendida como uma caracterstica tpica dos processos de desenvolvimento nos quais a integrao dos agricultores familiares diviso social do trabalho passa a ocorrer no mais exclusivamente por meio de sua insero nos circuitos mercantis via processos de produo agropecurios ou por atividades exclusivamente agrcolas. A pluriatividade tende a se desenvolver como uma caracterstica ou uma estratgia de reproduo das famlias de agricultores que residem em reas rurais situadas em contextos nos quais sua articulao com o mercado se d por meio de atividades no-agrcolas ou para-agrcolas. Procura demonstrar que a pluriatividade traduz-se em iniciativas diferenciadas s quais indivduos e famlias de agricultores recorrem em diferentes momentos de seu ciclo demogrfico. Mostra que a emergncia da pluriatividade est fortemente relacionada dinmica das economias locais, particularmente s caractersticas do mercado de trabalho de atividades noagrcolas que existem em determinados territrios. Nesse sentido, tenta compreender o modo como se d o processo de articulao entre as distintas estratgias adotadas pelas famlias rurais e a dinmica dos mercados e do contexto social e econmico. A pluriatividade entendida como uma estratgia deliberada de indivduos e famlias que buscam viabilizar formas de garantir sua reproduo social. O estudo focaliza a presena da pluriatividade na agricultura familiar em duas regies (encosta inferior da Serra e Vale do Mdio Itaja) do Sul do Brasil, nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nessas regies, a reproduo da agricultura familiar j no ocorre exclusivamente pelo trabalho na propriedade e pela produo agrcola, pois os membros da famlia tendem a buscar ocupaes e complementao de renda em atividades no-agrcolas realizadas fora da propriedade, em tempo integral ou parcial. As atividades no-agrcolas desenvolvidas so variadas, embora a insero nas empresas do ramo de calados e txteis seja mais freqente.
506
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

Algumas vezes, a pluriatividade provoca modificaes na organizao da unidade produtiva agrcola, estimulando o uso da terra para cultivos permanentes, como o reflorestamento ou a agricultura de subsistncia. Outras vezes, a pluriatividade de membros da famlia no afeta a produo agrcola, caracterizando-se basicamente como estratgia de emprego de mo-de-obra excedente na agricultura. O autor conclui que a pluriatividade e as atividades no-agrcolas que se disseminam no meio rural do Sul do Brasil tm contribudo no apenas para a reproduo da agricultura familiar, mas tambm para o fortalecimento de processos locais de desenvolvimento rural.

Lpope inacheve des paysans du monde (A epopia sem fim dos camponeses do mundo) MALASSIS, L. Lpope inacheve des paysans du monde. Paris: Fayard, 2004. 524 p. Aps La longue marche des paysans du monde, publicado em 2003, Lpope inacheve des paysans du monde constitui um convite para visitar os camponeses dos cinco continentes e tentar entender suas condies de vida e o sentido de suas lutas. Os primeiros agricultores criaram as bases de uma agricultura produtiva que permitiu a formao de todas as grandes civilizaes: uma proporo crescente da populao foi, assim, liberada da obrigao de procurar sua alimentao e teve a possibilidade de pensar e fazer outra coisa. Os camponeses, porm, s se beneficiaram bem mais tarde dos bens e dos alcances das civilizaes que eles tinham ajudado a criar, e hoje muitos ainda continuam privados dessas conquistas. Longa, portanto, a marcha dos camponeses do mundo para livraremse de sua servido histrica e para serem reconhecidos como verdadeiros cidados; para poderem afirmar sua f e expurgarem suas supersties; para
Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

507

Livros recm-lanados sobre agricultura familiar, no mbito da cooperao FranaBrasil

terem acesso instruo e cultura; para poderem organizar-se e falar em seu nome; para abrirem-se sociedade e ao mundo; para sarem da pobreza e alcanarem os objetivos elementares da economia humana; para viverem com dignidade e serem respeitados.

Stratgies des firmes industrielles et contestation sociale (Estratgias das firmas industriais e contestao social) HOMMEL, T. Stratgies des firmes industrielles et contestation sociale. [Montpellier]: Cirad: Cemagref: Ifremer: Inra, 2004. 354 p. Certas empresas industriais adotam espontaneamente atitudes para melhorar seus desempenhos ambiental e sanitrio sem, aparentemente, se levarem por medidas administrativas obrigatrias ou incitativas, ou por ofertas de transao, ou, ainda, por aes judiciais movidas por terceiros. Esse livro prope uma explicao econmica para esses comportamentos,interpretando-os como estratgias de antecipao de potenciais contestaes sociais da atividade econmica das empresas. O autor explica em que condies essas estratgias podem aparecer e mostra sua distribuio entre os diversos setores da economia e os tipos de empresa. Estuda em que medida essas estratgias podem ser satisfatrias do ponto de vista do bem-estar coletivo para tirar ensinamentos em termos de concepo das polticas pblicas de meio ambiente e sade. A abordagem terica apoiada pelo exemplo, na Alemanha e na Frana, do setor de produo dos organismos geneticamente modificados e daquele de tratamento superficial dos materiais. Esse livro destinado a universitrios, pesquisadores, estudantes, membros das ONGs e aos tomadores de deciso dos setores pblico e privado.

508

Cadernos de Cincia & Tecnologia, Braslia, v. 22, n. 2, p. 495-508, maio/ago. 2005

Vous aimerez peut-être aussi