Vous êtes sur la page 1sur 7

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO

GERADOR DE FUNES
um equipamento muito til para a anlise do comportamento dos circuitos. um instrumento que nos proporciona sinais de entrada para o equipamento sob teste, que so os mais parecidos possveis com aqueles com que na realidade trabalhar. Parmetros mais importantes: Os diferentes tipos de sinais que so capazes de nos proporcionar, ou seja, sinais sinusoidais, quadrados, triangulares, em rampa, um sinal de varrimento ou disparo, gerao de impulsos, modulao AM e FM para alguns destes sinais, etc. A escala de frequncia de trabalho. A amplitude do sinal de sada. A preciso e estabilidade da frequncia do sinal de sada determinam a qualidade do equipamento. A distoro da onda sinusoidal. Se o sinal gerado tiver uma distoro elevada no poderemos estar seguros se a distoro de sada do equipamento sob teste prpria ou do gerador. Os painis de controlo costumam ser bastante ergonmicos, para que possamos identicar de uma maneira rpida as diferentes funes e opes de que dispe o equipamento. Podemos variar a simetria do sinal, tanto no referente ao seu nvel, e neste caso acrescenta uma certa componente contnua do sinal (DC OFFSET), como na frequncia onde, sobretudo no sinal quadrado, podemos modicar o seu ciclo de trabalho (Duty cycle) entre os 80% e os 20% do sinal original. Tm a possibilidade de fornecer sinais modulados em amplitude (AM), frequncia (FM) e fase (PM). Devemos Ter em conta o ndice de modulao para os sinais de AM, o desvio de frequncia para os de FM. Dispem de um disparo interno muito til para criar formas de onda em porta, por "rajada" e sincronizadas em fase, de modo que este sinal se pode utilizar para a sincronizao do gerador de funes com outros instrumentos. Formas de onda Nos laboratrios de electrnica os geradores de funes constituem uma das ferramentas usuais de trabalho. Estes aparelhos geram ondas normalmente de trs tipos: sinusoidais, triangulares e quadradas. Nalguns geradores existe ainda uma outra hiptese de gerao de impulsos.

Pgina 1 de 7

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO DC OFFSET O boto de DC OFFSET permite somar ao sinal de sada um sinal contnuo cujo valor pode ser variado continuamente entre 10 V e +10 V. Os botes de atenuao afectam tambm o nvel da tenso DC.

Ateno: Se a entrada do osciloscpio, onde est a visualizar a onda, se encontrar no modo DC, o deslocamento introduzido pela adio do sinal contnuo ser visvel. No entanto, se a entrada estiver em modo AC, a componente contnua ser ltrada, e o sinal visualizado no o incluir.

Pode somar a qualquer das ondas escolhidas uma componente contnua. Se pedir um valor excessivo de componente contnua, o amplicador interno s a t u r a .

I magem obtida no osciloscpio para valores excessivos de tenso dc oset positiva

I m agem obtida no osciloscpio para uma tenso dc oset negativa de valor excessivo.

Atenuao da amplitude de sada Os valores da atenuao so expressos em dB (decibel). O dB exprime uma relao entre a entrada e sada, isto , um ganho. Para calcular o ganho, em dB, de um sistema, usa-se a seguinte frmula:

Em que Uo representa o sinal de sada e Ui o sinal da entrada. Para um ganho em corrente a frmula de clculo a mesma:

Porm, no caso de um ganho de potncia a frmula passa a ser:

Sempre que o ganho (Uo/Ui, Io/Ii ou Po/Pi) seja maior que 1, o resultado ser um valor de ganho; em dB, positivo. Se, pelo contrrio, o ganho for inferior a 1, isto , se o sinal de sada tiver um valor menor que o sinal de entrada, o resultado ser um ganho, em dB, negativo. Neste caso, diz-se que existe uma atenuao.
Pgina 2 de 7

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO Duty Cycle (Ciclo de trabalho ou simetria do sinal) Uma das funes que por vezes est disponvel nos geradores de funes o chamado Duty Cycle, que traduz a relao temporal existente entre o meio ciclo positivo e o perodo de uma onda quadrada. Normalmente, o Duty Cycle de 50%, isto , a onda tem um valor positivo durante meio perodo e um valor negativo no restante meio perodo.

Pela denio

Em que: T o perodo da onda t+ o intervalo de tempo em que a onda positiva. Por exemplo, uma onda quadrada com uma frequncia de 1 KHz e um Duty Cycle de 75%

ter o seguinte aspecto:

Para a onda triangular o Duty cycle denido como sendo:

Onde T+ o tempo que a onda ca com inclinao positiva e T o perodo.

Pgina 3 de 7

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO

Duty cycle de 80%

Duty cycle de 50%

y cycle de 20%

D u t

Pode ainda gerar um dente de serra ajustando o boto de assimetria a partir duma onda triangular.

(varrimento)

Neste modo de funcionamento, a frequncia sada do gerador de funes varia de forma contnua, desde um valor inicial at um valor nal, sendo a durao desse intervalo de tempo varivel. A frequncia inicial, a frequncia nal e o intervalo de tempo ao longo do qual ocorre a variao so seleccionveis independentemente.

Tempo de SWEEP

A frequncia inicial escolhida da mesma forma como se escolhia a frequncia do sinal de sada, fora do modo SWEEP. Qual a nalidade desta funo? Considere o amplicador de uma aparelhagem de som. A faixa de frequncias audveis (para o ouvido humano) varia entre os 10 Hz e os cerca de 16 KHz. Obviamente, o amplicador dever estar preparado para amplicar, com delidade e elevado ganho, toda esta faixa de frequncias. Mas, o que acontecer se o utilizar para amplicar o sinal que provm da ant
Pgina 4 de 7

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO ena de televiso? Com uma potncia de amplicao to grande, de certeza que o sinal que chegaria ao receptor de televiso permitiria garantir uma boa imagem. No entanto, pela simples razo de que a frequncia, qual emitido o sinal de televiso, muito superior gama de frequncias que o amplicador de som capaz de amplicar, no possvel este tipo de aplicao. Verica-se, pois, que a maioria dos sistemas electrnicos, tem uma gama de frequncias de resposta limitada.

Como determinar, ento, a banda de frequncias de um sistema? Muito simplesmente aplicando, na sua entrada, o sinal proveniente de um gerador em modo SWEEP, e visualizando, num osciloscpio, a variao da tenso na sua sada.

Pgina 5 de 7

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO

O resultado ser uma curva de variao da tenso em funo da frequncia. Dividindo a tenso de sada pela de entrada, desde que esta seja mantida constante ao longe de toda a faixa de variao de frequncia, obtm-se o ganho do sistema em funo da frequncia. Uma curva deste tipo chamada de Diagrama de Bode e tem normalmente o seguinte aspecto:

Modulao por impulsos


A modulao por impulsos iniciou-se a partir da teoria da amostragem, a qual estabelece que a informao contida em qualquer sinal analgico pode ser recuperada a partir de amostras do sinal tomadas a intervalos de tempo regulares. Na gura a) temos uma forma de onda sinusoidal que se pretende amostrar, e na gura b) os seus pontos de amostragem. Na gura c) podemos ver os impulsos obtidos como consequncia dessa amostragem. A modulao por impulsos pode ser analgica ou digital. No caso analgico, os valores das amostras do sinal so transferidos para as amplitudes (PAM), duraes (PWM) ou posies de impulsos de
Pgina 6 de 7

formato xo conhecido (PPM). No caso digital, os valores das amostras so convertidos para nmeros binrios que por sua vez so codicados em sequncias de impulsos que representam cada um dos valores binrios (PCM). A modulao digital tem preferncia sobre a analgica devido a um factor fundamental: a informao transmitida na forma digital pode ser regenerada, replicada e transmitida, mantendo-se livre de distores. Esta vantagem, entretanto, possui um certo custo: o sinal modulado digitalmente ocupa maior largura de faixa que o seu correspondente modulado analogicamente PAM (pulse amplitude modulation) A modulao da amplitude de impulsos consiste em transformar um sinal analgico num sinal amostrado instantaneamente atravs de impulsos rectangulares. PWM (pulse width modulation) Na modulao da durao (largura) de impulsos os valores das amostras de um sinal analgico podem ser expressos atravs das duraes de impulsos rectangulares. As vantagens de PWM sobre PAM so as mesmas de FM sobre AM, ou seja, maior imunidade em relao ao rudo e distoro no linear. PPM (pulse position modulation) A modulao da posio de impulsos consiste em posicionar um impulso rectangular de amplitude e durao xas dentro do intervalo de amostragem, de forma que a posio relativa seja proporcional ao sinal analgico. A vantagem desta modulao sobre as anteriores reside no facto de que o formato de impulso sempre o mesmo, facilitando a regenerao do sinal. PCM (pulse code modulation) A modulao em impulsos codicados consiste em transformar o valor da amostra do sinal analgico num valor numrico no sistema binrio cujos algarismos (bits 1 ou 0) so transmitidos sequencialmente na forma de presena (bit 1) ou ausncia (bit 0) de impulsos rectangulares.

CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL DE MAZAGO

Lucnio Preza de Arajo http://www.prof2000.pt/users/lpa

Pgina 7 de 7

Vous aimerez peut-être aussi