Vous êtes sur la page 1sur 51

www.ualdireitopl.no.sapo.

pt

DIREITO ADMINISTRATIVO AULAS TERICAS 1999/2000

A ADMINISTRAO PBLICA E O DTO. ADMINISTRATIVO

Pelo conceito ADMINISTRAR, entende-se, em geral, tomar decises e efectuar operaes com vista satisfao regular de determinadas necessidades, obtendo para o efeito os recursos mais adequados e utilizando as formas mais convenientes. No entanto, quando se fala, de ADMINSTRAO PBLICA, referimo-nos a todo um conjunto de necessidades colectivas cuja satisfao assumida como tarefa fundamental pela colectividade, atravs de servios por ele organizados e mantidos. CONCEITO DE A.P. Pode ser dividido em dois sentidos: 1 - SENTIDO SUBJECTIVO OU ORGNICO (no sentido de organizao da AP) - Conjunto de rgos, servios e agentes do Estado e demais entidades pblicas que asseguram, em nome da colectividade, a satisfao disciplinada, regular e contnua das necessidades colectivas de segurana, cultura e bemestar. (Ex. refere-se ao conj. de entidades como o Governo, ass. pblicas, autarquias locais, institutos pblicos, direces gerais, etc.) 2 - SENTIDO OBJECTIVO OU MATERIAL (no sentido de actividade da AP) - ou FUNCIONAL, compe-se do conjunto de aces e operaes desenvolvidas pelos rgos, servios e agentes do Estado e demais entidades pblicas e ainda por outras entidades para tanto habilitadas por normas de dto. pblico. (Ex. actos administrativos, regulamentos, contratos administrativos, etc.) Existem assim, cinco tipos de Pessoas Colectivas Pblicas: - Estado - Autarquias Locais (Ex. Cmaras M, J. Freguesia, Ass. Freguesia e Ass. Municipal) - Associaes Pblicas (Ex.AIP)
-1-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- Institutos Pblicos (Ex. INPI, - Empresas Pblicas (Ex. RTP) O Estado , no entanto, o mais importante rgo que integra a Administrao, a chamada Administrao Central. No entanto, a AP, nos dias de hoje, um vasto conjunto de entidades e organismos, departamentos e servios, agentes e funcionrios, ou seja, compreende duas realidades completamente diferentes: a) Por um lado, as pessoas colectivas pblicas e os servios colectivos pblicos constitudas por organizaes, umas dotadas de personalidade jurdica (as pessoas colectivas pblicas), outras em regra no personificadas (os servios pblicos) b) Por outro lado, os funcionrios e agentes administrativos - formada por indivduos, que trabalham como profissionais especializados no Servio da Administrao), chamados normalmente de Funo Pblica. do conjunto destas duas realidades, que obtemos o denso aparelho, que existe para actuar, sendo desta actuao que nasce a actividade administrativa, ou AP em sentido objectivo ou material. DISTINO ENTRE A.P. E A.PRIVADA A AP apresenta caractersticas prprias e especficas que tornam impossvel a sua submisso aos mesmos princpios que regem a A.Privada, que advm principalmente de a AP ser um instrumento do poder poltico. Daqui advm alguns constrangimentos AP e que a A.Privada escapa, nomeadamente: 1) impossibilidade de modificar os objectivos estabelecidos pelo poder poltico para cada organizao pblica; 2) restries financeiras resultantes da falta ou insuficincia de auto-financiamento das organizaes pblicas; 3) limitaes legais quanto gesto de recursos-humanos e quanto aos preos dos servios prestados e bens produzidos. Assim, o principal problema emergente desta situao reside na dificuldade em proceder avaliao da AP, ao contrrio das entidades privadas, cuja sobrevivncia advm principalmente do mercado, enquanto que as 1s dependem essencialmente da linhas traadas pelo poder poltico.

-2-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Poderemos concluir, que se distinguem pelo objecto sobre que incidem, pelo fim que visam prosseguir e pelos meios que utilizam. A. PBLICA - Versa sobre necessidades colectivas, assumidas como tarefa e responsabilidade prpria da colectividade. Tem necessariamente de prosseguir um interesse pblico. - A Lei permite-lhe a utilizao de determinados meios de autoridade, que possibilitam s entidades e servios pblicos impor-se aos particulares sem ter de aguardar o seu consentimento, ou mesmo, faz-lo contra a sua vontade. A. PRIVADA Versa sobre necessidades individuais.

Qt. ao Objecto

Qt. aos Fins Quanto aos Meios

- Tem em vista, fins pessoais ou particulares, sem vinculao. - Os meios jurdicos que cada pessoa utiliza para actuar caracterizam-se pela igualdade entre partes, sendo o contrato o seu instrumento tpico

QUAIS AS FORMAS TPICAS DA AP - Regulamentos - Actos Administrativos - Contratos Administrativos - Operaes Materiais AS FUNES DO ESTADO - Funo Poltica (Gov.. PR, AR) - Funes Primrias - Funo Legislativa (Gov., AR, rgos RA) FUNES DO ESTADO - Funo Jurisdicional (Tribunais) - Funes Secundrias - Funo Administrativa (Autarquias, EP) Assim, convm distinguir as F. Administrativas das restantes:

-3-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Qt. ao Carcter

F. POLTICA - Carcter livre e primrio, somente limitado em algumas zonas CRP e pertencendo aos rgos superiores do Estado

Qt. ao Fim Qt. ao Objecto

Qt. Natureza Qt. Eleio Qt. ao Governo Qt. Eleio

F. ADMINISTRATIVA Carcter condicionado e secundrio, estando subordinada s orientaes da poltica e da legislao e pertencendo a rgos subordinados e subalternos. - Definir o interesse geral da - Realizar em termos concretos o colectividade interesse geral definido pela poltica - Grandes opes que o pas - Satisfao regular e contnua das enfrenta ao traar o rumo do seu necessidades colectivas de segurana, destino colectivo cultura e bem-estar econmico e social - Natureza criadora - Natureza Executiva, pondo em prtica as orientaes a nvel poltica - Directamente pelo povo - Nomeados ou eleitos por colgios eleitorais restritos (locais ou sectoriais) - Tem funes simultaneamente polticas e administrativas - nomeado, mas s pode iniciar funes e manter-se nelas, se a isso no se opuser a AR (Art. 187 e 195 CRP

DISTINO ENTRE F. LEGISLATIVA E F. ADMINISTRATIVA: Encontra-se no mesmo plano que a funo poltica, isto , tem CARCTER PRIMRIO, isto porque, a legislao define opes, objectivos, normas abstractas enquanto a admin. pblica executa aplica e pe em prtica o que foi superiormente determinado A diferena fundamental entre administrao e legislao est em que a adm. pblica uma actividade totalmente subordinada lei a lei o fundamento, o critrio e o limite de toda a actividade administrativa. DISTINO ENTRE F. JURISDICIONAL E F. ADMINISTRATIVA: Ambas as actividades so SECUNDRIAS, EXECUTIVAS e SUBORDINADAS LEI, todavia a diferena fundamental, encontra-se em que uma julga, a outra gere. Isto , a JUSTIA, visa APLICAR A LEI A CASOS CONCRETOS, ao passo que ADM. PBLICA, visa PROSSEGUIR INTERESSES GERAIS DA COLECTIVIDADE. Por outro lado, a JUSTIA, est acima dos interesses, no parte nos conflitos que decide, a ADMIN. PBLICA, defende e prossegue os interesses colectivos a seu cargo, parte interessada.

-4-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

A JUSTIA, assegurada por Tribunais, a ADMIN. PBLICA, exercida por rgos e agentes hierarquicamente organizados, de modo, em que tudo o que no seja contrrio lei, os subalternos tm dever de obedincia em relao aos superiores hierrquicos. Finalmente, h que realar, que do Princ. da Submisso da Administrao Lei decorre um outro Princ. da Submisso da Administrao Pblica aos Tribunais para apreciao e fiscalizao dos seus actos e comportamentos. CONCLUSO luz dos conceitos acima referidos, poderemos definir AP, como: 1 - SENTIDO SUBJECTIVO OU ORGNICO (no sentido de organizao da AP) - Conjunto de rgos, servios e agentes do Estado e demais entidades pblicas que asseguram, em nome da colectividade, a satisfao disciplinada, regular e contnua das necessidades colectivas de segurana, cultura e bemestar. (Ex. refere-se ao conj. de entidades como o Governo, ass. pblicas, autarquias locais, institutos pblicos, direces gerais, etc.) 2 - SENTIDO OBJECTIVO OU MATERIAL (no sentido de actividade da AP) - a actividade tpica dos organismos e indivduos que sob a direco ou fiscalizao do poder poltico desempenham em nome da colectividade a tarefa de prover satisfao regular e contnua das necessidades colectivas de: segurana, cultura e bem-estar econmico e social, nos termos estabelecidos pela legislao aplicvel sob o controle dos Tribunais competentes. Ou seja, 1) A F. Administrativa instrumental da F. Poltica 2) A F. Administrativa encontra-se subordinada F. Legislativa 3) A F. Administrativa controlada pela F. Jurisdicional

-5-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

FORMAS JURDICAS DA ACTIVIDADE ADMINISTRATIVA Temos em Portugal, 4 formas tradicionalmente utilizadas: - Regulamentos - so as decises dos rgos de administrao que ao abrigo de normas de dto. pblico, visam regular uma situao jurdica geral e abstracta. ( unilateral) - Actos Administrativos - (Art. 120 CPA) - so as decises dos rgos de administrao que ao abrigo de normas de dto. pblico, visam regular uma situao jurdica concreta e individual ( unilateral) - Contratos Administrativos - (Art. 178/1) - Acordo de vontades pelo qual constituda, modificada ou extinta uma relao jurdica administrativa. ( bilateral) - Operaes Materiais Assim, teremos: - Actos de Gesto Pblica - Actos de Gesto Privada Recorrendo ao Dto. Comunitrio encontramos outras formas, nomeadamente: - o Servio Pblico (Frana) - o Procedimento Administrativo (Itlia) - a Relao Jurdico-Administrativa (Alemanha)

SISTEMAS ADMINISTRATIVOS

SISTEMA ADMINISTRATIVO - modo jurdico de organizao, funcionamento e controle da Administrao Pblica --------------------------------------------------------------------------------------------------------------SISTEMA ADMINISTRATIVO TRADICIONAL - Durante a Monarquia Absoluta vigorava o Sistema de Concentrao de Poderes, onde a AP: a) Indiferenciao das funes administrativa e jurisdicional e consequentemente, inexistncia de uma separao rigorosa entre os rgos do poder executivo e do poder judicial; b) No subordinao da AP ao Princ. da Legalidade e consequentemente insuficincia do sistema de garantias jurdicas dos particulares face Administrao

-6-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Assim, se viveu na Europa durante sculos, at ao final do perodo do Absolutismo (sem separao de poderes e sem Estado de Direito), panorama este que foi profundamente alterado, com a Rev. Inglesa (1688) e fundamentalmente com a Rev. Francesa (1789). Aps as Rev. Liberais estabelecem-se os sistemas administrativos modernos, baseados na Separao de Poderes e no Estado de Dto., todavia, a implantao destes sistemas, segue vias distintas em Inglaterra e em Frana, ou seja:
1) SISTEMA ADMINIST. 2) SISTEMA ADMINIST. TIPO BRITNICO OU DE TIPO FRANS OU DE ADMINISTRAO JUDICIRIA ADMINISTRAO EXECUTIVA ASPECTOS COMUNS: - Separao de Poderes e Estado de Dto. - Descentralizada - Centralizada - Tribunais Comuns (unidade jurisdio) - Tribunais Administrativos (dualidade de jurisdio - Dto. Comum (dto. Privado) - Dto. Administrativo (Dto. Pblico) - Depende de Sentena de Tribunal - Atribui autoridade prpria a essas decises e dispensa a interveno prvia de qualquer Tribunal (Privilgio de Execuo Prvia) - Tribunais Comuns, tm amplos poderes - S os Trib. Administrativos, podem face administrao, que lhes fica anularas decises ilegais das autoridades subordinada como a generalidade dos ou as condenem a pagar indemnizaes, cidados ficando a Administ. independente do Poder Judicial Vantagens: os particulares tm as mesmas Vantagens: ganham em relao garantias que o Estado celeridade Desvantagens: perdem em relao Desvantagens: a administrao celeridade independente do poder judicial A evoluo ocorrida no Sec. XX, veio a determinar uma aproximao relativa dos dois Sistemas, em alguns aspectos - Tornou-se mais Centralizada, devido ao - Maior Descentralizao, aceita a grande crescimento da burocracia central, autonomia dos corpos intermdios, eleio criao de vrios servios centrais do livre dos rgos autrquicos, diminuio Estado, transferncia de tarefas e servios dos poderes dos prefeitos, transferncia de para rgos de nvel regional (antes importantes funes do Estado para as desempenhado a nvel municipal) regies - Mantm-se quase inalterado - Mantm-se quase inalterado Aumentou o Intervencionismo Econmico, o que levou a avolumar a funo de prestao de servios, culturais, educativos, etc., o que resultou no aparecimento de inmeras leis administrativos Surge uma nova entidade Administrative Tribunals, que no sendo verdadeiro Tribunal, sim, um rgo administrativo independente - Continuam a ser globalmente superiores em relao ao francs - passou a actuar em diversos domnios sob a gide do dto. privado (EP a actuar nos moldes das empresas privadas, nomeadamente, no mbito do dto. comercial) e assim, a agir nos termos de dto. civil - O dto. administ. concede ao particular a possibilidade de obter dos Trib. Admin. a suspenso da eficcia das decises -

Qt. Org. admin. Qt. ao Controlo jurisdicional da Adm. Qt. ao dto. regulador da Administ. Qt. Execuo das Decises Administ. Qt. s Garantias Jurdicas dos Administrados CONCLUSO

EVOLUES DOS SISTEMAS Qt. Org. admin.

Qt. ao Controlo jurisdicional da Adm. Qt. ao dto. regulador da Administ.

Qt. Execuo das Decises Administ. Qt. s Garantias Jurdicas dos Administrados

CONCLUSO: 1) A tcnica jurdica utilizada por um e o outro diferente, pese embora, tenha havido uma significativa aproximao (organizao administrativa, dto. regulador da administ. no regime da execuo das decises administrativas e no elenco de garantias jurdicas dos particulares).

-7-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt
2) Onde, apesar de tudo, as diferenas se mantm mais ntidas nos tribunais a cuja fiscalizao submetida AP (Inglaterra - Tribunais Comuns - Unidade Jurisdio, em Frana - Trib. Admin. - Dualidade de Jurisdio) 3) A grande diferena pois no tipo de controlo jurisdicional da administrao, isto , enquanto em Inglaterra, os litgios suscitados entre a AP e os particulares est subordinado ao Courts of Law representantes exclusivos de um poder judicial unitrio, em Frana aos Tribunaux Administratifs rgos de uma jurisdio especial distinta dos Trib. Comuns. 4) Contudo, o facto de ambos pertencerem UE refora ainda mais uma linha de aproximao, poder-se- mesmo falar que se est perante os 1s passos de um dto. comum europeu, o que ter reflexos no Dto. Administrativo dos Estados Membros da UE

O DTO. ADMINISTRATIVO COMO RAMO DO DTO.

A AP est subordinada lei, justia e aos Tribunais Para haver DTO. ADMINISTRATIVO tm de se verificar duas condies: 1 que a AP e a actividade admin. sejam regulados por normas jurdicas propriamente ditas, isto , por normas de carcter obrigatrio; 2 que essas normas jurdicas sejam distintas daquelas que regulam as relaes privadas dos cidados entre si. No entanto, a forma, como estas condies se verificam nos diversos pases podem variar, como se viu anteriormente 1 - SUBORDINAO DA AP AO DTO. Actualmente existe um Regime de Legalidade Democrtica, onde a Admin. aparece vinculada pelo Dto., sujeita a normas jurdicas pblicas e privadas, que tm como destinatrios tanto os prprios rgos e agentes da administrao, como os particulares, os cidados em geral. As FONTES de Dto. Adm. encontram-se: 1 Constituio: Art. 6, 13, 22, 23, 112, 198, 199, 235 ss. e 266 ss 2 Tratados e Convenes Internacionais 3 Actos Legislativos 4 Regulamentos 5 Princpios - A CODIFICAO DO DA, efectuada atravs do CPA Dividido em 4 partes: PARTE I - Princpios Gerais (Art. 1 a 12) PARTE II - Dos Sujeitos (Art. 13 a 53) PARTE III - Do Procedimento Administrativo (Art. 54 a 113) PARTE IV - Da Actividade Administrativa (Art. 114 a 189)

-8-

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

PRNC. DA LEGALIDADE - Os actos adm. em sentido amplo, os agentes e rgos da AP, tem de se encontrar em conformidade com a lei, isto , com a Ordem Jurdica (Art. 266, n. 2 CRP) Sempre que tal no se verifique, isto : - Conformidade com a Ordem Jurdica VALIDADE DOS ACTOS - No conformidade com a Ordem Jurdica INVALIDADE DOS ACTOS Existem consequncias previstas para a Invalidade dos actos, como: - Nulidade (Art. 133 CPA) - Anulabilidade (Art. 135 CPA) Relativamente aos particulares, vm consagrados no CPA, meios de reaco contra actos administrativos (Art. 158 ss) INVALIDADE pode ocorrer de: 1) Violao de uma norma jurdica ILEGALIDADE 2) Por contrariar um acto adm. que constituiu dtos - ILICITUDE Consequncias: Art. 133 CPA A AP TRADUZ-SE NOS SEGUINTES ACTOS: - Regulamentos (Art.114 a 119 CPA) - Actos Administrativos (Art. 120 a 177) - Contratos Administrativos (Art. 178 ss) - Operaes Materiais O QUE DISTINGUE ESTES ACTOS DOS RESTANTES: 1 So actos secundrios 2 So actos investidos de exerccio do poder de autoridade - Regulamentos (Art.114 a 119 CPA), uma acto jurdico, normativo, geral e abstracto, unilateral, no entanto, um acto secundrio - Actos Administrativos (Art. 120 a 177) no um acto jurdico, tem aplicao concreta individual, e unilateral - Contratos Administrativos (Art. 178 ss) um acto jurdico, bi ou plurilateral A AP pode tambm praticar actos de Gesto Privada, como qualquer particular (ex. gesto de patrimnio e outros), mas tem limitaes de ordem pblica impostas pela Ordem Jurdica (ex. poder ter de ser autorizado pelo rgo x, ou tem de haver verba...)
-9-

SO ACTOS DA FUNO
ADMINISTRATIVA

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

RELAO DO DTO. ADMINISTRATIVO COM OUTROS RAMOS DO DTO.

CINCIA - Ramo do saber, caracterizada por uma busca de conhecimento de proposies, s quais se obtm respostas, de onde se retiram concluses e da regras. CINCIA DO DTO. ADMINISTRATIVO - ramo do saber que busca o conhecimento e o estudo das normas jurdicas que compem o dto. admin., ver a sua abrangncia, ajustando-as. CINCIA DA ADMINISTRAO - o estudo dos fenmenos que se passam na adm. Aqui estamos a falar de Dto. Administrativo Geral, no entanto, haver um domnio de Dto. Administrativo Especial ex. Dto. do Ambiente, Dto. do Urbanismo, Dto. da Administrao dos Bens, Dto. da Segurana Social, Dto. da Sade, etc., que so sub-ramos do Dto. Administrativo Geral O Dto Admin. apenas uma parcela do dto, enquanto ordem jurdica, tendo por isso ligaes com outros ramos do dto, como exemplos, temos a ligao com o Dto. Constitucional, que a sua principal fonte de dto., com o Dto. das Obrigaes, relativamente aos Contratos utilizados. O Dto. Adm. no se pode autonomizar dos restantes ramos de dto, a sua utilidade reside nos efeitos de interpretao da lei, relativamente forma de como a norma tem assim de ser inserida no seu contexto, de forma, a utilizar a maior coerncia, alm disso temos os efeitos de integrao de lacunas e a determinao dos meios jurdicos adequados para a salvaguarda dos cidados.

PRINCPIOS DO ORDENAMENTO JURDICO ADMINISTRATIVO

1 PRINC. DA PROSSECUO DO INTERESSE PBLICO (Art. 266/1 e Art. 4 CPA) 2 PRINC. DA JUSTIA (Art. 266/2 e Art. 6 CPA) 3 PRINC. DA IMPARCIALIDADE (Art. 266/2 e Art. 6 CPA) 4 PRINC. DA BOA-F(Art. 266/2 e Art. 6-A CPA) 5 PRINC. DO RESPEITO PELOS DTOS. ADQUIRIDOS (Art. 266/1 e Art. 4 CPA)

1 PRINC. DA PROSSECUO DO INTERESSE PBLICO (Art. 266/1 e Art. 4 CPA)

- 10 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

o princpio motor da AP, dado que esta actua, move-se e funciona para prosseguir o interesse pblico, como seu nico fim. Assim, a prossecuo do interesse pblico, efectuada dentro de certos limites, respeitando determinados valores e definida por parmetros. Interesse Pblico o interesse colectivo, o interesse geral de uma determinada comunidade, esta noo traduz a exigncia de satisfao das necessidades colectivas. Existem dois tipos de interesse pblicos, o interesse primrio que aquele cuja definio e satisfao cabe aos rgos governativos do Estado, no desempenho das funes poltica e legislativa e o interesse secundrio cuja definio feita pelo Legislador, mas cuja satisfao cabe AP no desempenho da funo administrativa. Ex. segurana pblica, sade, transportes colectivos, etc. Assim, este Princpio tem diversas consequncias prticas: 1) S a lei pode definir os Interesses Pblicos a cargo da Administrao, no podendo ser a mesma a faz-lo; 2) Em todos os casos em que a lei no defina de forma completa e exaustiva o interesse pblico, compete Administrao faz-lo dentro dos limites que a lei o tenha definido; 3) O interesse pblico tem de ser definido de uma forma varivel e flexvel, devido mudana das sociedades; 4) Definido o interesse pblico pela lei, a sua prossecuo obrigatria; 5) O interesse pblico delimita a capacidade jurdica das pessoas colectivas pblicas e competncia dos respectivos rgos, o chamado Principio da Especialidade; 6) Se um rgo da AP praticar um acto administrativo que no tenha por motivo principalmente a prossecuo do interesse pblico posto pela lei a seu cargo, esse acto estar viciado por desvio de poder, sendo um acto ilegal, como tal anulvel contenciosamente; 7) A obrigao de prosseguir o interesse pblico exige da AP a adopo em cada caso concreto as melhores solues possveis do ponto de vista administrativo, o chamado dever de boa administrao 2 PRINC. DA JUSTIA (Art. 266/2 e Art. 6 CPA) Assim, como j se viu a AP tem de prosseguir o interesse pblico, que ter de ser efectuado em obedincia lei, ou seja, de acordo com o Princpio da Legalidade , que manda a Administrao obedecer lei, agindo no exerccio das suas funes com fundamento na lei e dentro dos limites por ela impostos, assim um qualquer acto administrativo que tome uma orientao contrria lei, est a ir contra o P. da Igualdade em concreto e contra o P. da Justia em geral.

- 11 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Da mesma forma, temos o Princpio do Respeito pelos Dtos. e Interesses Legtimos dos Particulares - que obriga a Administrao a no violar as situaes juridicamente protegidas dos administrados Dentro dos limites fixados sua aco, a AP muitas vezes investida pela lei de uma liberdade de deciso, que se denomina tradicionalmente por Poder Discricionrio da Administrao, no um poder arbitrrio, mas sim um poder legal, jurdico, regulado e condicionado por lei. Assim, a lei diz que este poder deve ser exercido de acordo com o P. da Justia j falado, o Princpio da Igualdade e com o P. da Proporcionalidade (onde os actos devem ser proporcionados ou adequados face aos objectivos que visa atingir, limitandose ao necessrio para salvaguardar outros direitos ou interesses constitucionalmente protegidos) 3 PRINC. DA IMPARCIALIDADE (Art. 266/2 e Art. 6 CPA) Significa que a AP deve comportar-se sempre com iseno e numa atitude de equidistncia perante todos os particulares, que com ele entrem em relao, no previligiando ningum, nem descriminando contra ningum. Este principio tem como corolrios: - Proibio de favoritismo ou perseguies relativamente aos particulares; - Proibio de os rgos da Administrao tomarem decises sobre assuntos em que estejam pessoalmente interessados; - Proibio de os rgos da Administrao tomarem parte ou interesse em contratos celebrados com a Administrao ou por ela aprovados ou autorizados. 4 PRINC. DA BOA-F (Art. 266/2 e Art. 6-A CPA) No exerccio da actividade administrativa e em todas as suas formas e fases, a AP e os particulares devem agir e relacionar-se segundo as regras da boa-f 5 PRINC. DO RESPEITO PELOS DTOS. ADQUIRIDOS (Art. 266/1 e Art. 4 CPA) Compete aos rgos administrativos prosseguir o interesse pblico, no respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos cidados. RELEVNCIA FUNDAMENTAL DOS PRINCPIOS A principal relevncia dos princpios encontra-se no domnio do exerccio dos direitos pblicos, ou seja, j vimos que a AP est subordinada lei nos termos do P. da Legalidade, mas a verdade que a lei no regula sempre da mesma forma os actos a praticar pela AP, ou seja umas vezes precisa e outra vezes imprecisa. Assim, vinculao e discricionaridade, so as duas formas tpicas pelas quais a lei pode modelar a actividade da AP. Assim surgem:

- 12 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1 Poderes Vinculados da AP - quando a lei regula todos os aspectos da aco administrativa. A AP desempenha tarefas puramente mecnicas, at chegar a um resultado que o nico resultado legalmente possvel. Ou seja, a lei vincula totalmente a Administrao, a Administrao no tem qualquer margem dentro da qual possa exercer uma liberdade de deciso, isto , o acto administrativo um acto vinculado. Desta forma, trata-se de uma manifestao do poder administrativo, porque uma deciso unilateral que define o direito do caso concreto, e o define em termos que so obrigatrios, quer para as autoridades administrativas, quer para os particulares. 2 Poderes Discricionrios da AP - ao contrrio do anterior, aqui a lei praticamente nada regula nos aspectos da aco administrativa. A AP fica assim com uma grande margem de liberdade (quanto forma) de deciso, tendo ela que decidir, segundo os critrios que em cada caso entender mais adequados prossecuo do interesse pblico. Para alm dos Princpios atrs referidos, ter relevncia falar em mais alguns princpios relevantes da actividade administrativa: *0 DEVER DE FUNDAMENTAO (Art. 124 CPA) - devem ser fundamentados

todos os actos administrativos que preencham os requisitos do art. mencionado. Da mesma forma, devero ser cumpridos os Requisitos de Fundamentao (Art. 125 CPA), que dever ser expressa, clara, congruente e completa. Na sua falta, sofre de invalidade por vcio de forma, tendo como consequncia a anulabilidade (Art. 135 CPA), (Nota: s possvel recorrer anulabilidade quando da prpria lei no resultar outro tipo de sano, conforme expressa o Art. 135 CPA) *1 PRINCPIO DA LIVRE CONCORRNCIA - quem gere dinheiros pblicos tem

que observar determinados procedimentos administrativos, isto , em caso de concurso pblico, ter de se proceder escolha da proposta mais adequada persecuo do interesse pblico. *2 PRINCPIO DA PARTICIPAO (Art. 267 CRP, Art. 8 CPA) - A AP deve

assegurar a participao dos particulares na formao das decises que lhes disserem respeito, atravs da audincia dos mesmos. Relativamente audincia e aos procedimentos a tomar por parte da AP - Art. 100 a 105 CPA (Princpio da Audincia) Procedimento (Art. 120 a 123 CPA) Princpios Gerais do Acto Administrativo Fundamentao (Art. 124 a 126 CPA) Audincia (Art. 100 a 105 CPA)
- 13 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

IDENTIFICAO DOS DIVERSOS TIPOS DE ACTOS

Para estudarmos o poder administrativo temos sempre de ter em conta o P. da Separao dos Poderes - que consiste na distino das funes do Estado e na a distino poltica dos rgos que devem desempenhar tais funes - entendendo-se que para cada funo deva existir um rgo prprio, diferente dos demais ou um conjunto de rgos prprios Numa situao prtica, h que verificar os tipos de actos existentes na situao concreta, nessa mesma verificao, ter de se ter em conta que podem existir: - Actos Polticos - Actos Legislativos - Actos Jurisdicionais e o mais importante, no estudo do Dto. Administrativo:
ACTO ADMINISTRATIVO EM SENTIDO AMPLO - Acto Jurdico, Unilateral, Praticado por um rgo administrativo e visa a produo de efeitos jurdicos, sobre uma situao individual num caso concreto.

CASO PRTICO: ACTO 1 - O Ministro da Economia poder conceder subsdios s empresas que criem postos de trabalho em termos a definir pelo Governo ACTO 2 - Ao abrigo do acto 1, determina-se que, podem solicitar subsdios as empresas que criem mais de 10 postos de trabalho e revelem estabilidade no mercado. ACTO 3 - O Ministro da Economia indefere o pedido da empresa X Resoluo ACTO 1 - Estamos a falar aqui de um Acto Legislativo, dado que uma norma que atribui competncia ao M.E. para conceder subsdios, aqui o acto tomaria a forma de DecLei. Pode ser impugnado para o Tribunal Administrativo ACTO 2 - um acto secundrio, nomeadamente um acto administrativo em sentido amplo, emitido ao abrigo do Dec-Lei e exercido na base de poderes de autoridade , sendo um acto unilateral, tem o entanto carcter geral e abstracto, vindo permitir o desenvolvimento do Acto 1, ou seja, trata-se de um regulamento Pode ser impugnado s em certos casos ACTO 3 - um acto administrativo em sentido amplo, individual e concreto, que individualiza e determina os seus destinatrios. Pode ser impugnado s em certos casos.
- 14 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

NOTA: Os actos polticos e legislativos no podem ser impugnados para o T. Administrativo ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA

ADMINISTRAO PBLICA

PESSOA COLECTIVA PBLICA

ATRIBUIES

SERVIO PBLICO

ORGOS

PODERES (COMPETNCIAS)

ACTOS ADMINISTRATIVOS

Regulamentos

A. Administrativos

C. Administrativos

A palavra Estado tem vrias acepes, no caso do Direito Administrativo, o Estado uma pessoa colectiva entre muitas outras. Para efeitos do Direito Administrativo, o Estado Administrao uma pessoa colectiva de dto. pblico, autnoma no confundivel com os governantes que o dirigem nem com os funcionrios que o servem, nem to pouco com outras entidades autnomas que o integram (Ex. se um funcionrio age como sujeito privado, o que responde pelas suas dvidas o seu prprio patrimnio, ao invs, se age no mbito das suas funes e por causa desse exerccio, o patrimnio do Estado que em princpio responder pelas dvidas assumidas e danos verificados). Tambm no se confunde Estado com outras entidades administrativas, o interesse prtico da figura Estado-Administrao, reside na possibilidade de separar o Estado de outras pessoas colectivas pblicas que integram a Administrao, assim, no se confunde Estado com Regies Autnomas, Autarquias Locais, Associaes Pblicas, Institutos Pblicos e EPs, isto porque, apesar de estarem intimamente ligados, cada qual tem a sua personalidade jurdica, patrimnio prprio, direitos e obrigaes, atribuies e competncias. No Plano Internacional o Estado engloba e representa no s os seus cidados nacionais, mas tambm as suas pessoas colectivas pblicas e privadas. No Plano Interno, o Estado no as abrange nem as representa. Ao atribuir-se personalidade jurdica ao Estado, decorrem uma srie de consequncias: 1) Estabelecimento por via constitucional ou legal de rgos do Estado (PR, AR, Gov, Tribunais) 2) Enumerao das atribuies do Estado por via legal ou constitucional; 3) Definio das atribuies e competncias a cargo dos diversos rgos do Estado

- 15 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Assim, temos uma ORGANIZAO PBLICA que um grupo humano estruturado pelos representantes de uma comunidade com vista satisfao de necessidades colectivas predeterminadas desta. A AP (sentido orgnico) constituda, pelo conjunto das organizaes pblicas, cujo n. tem crescido, devido ao fenmeno da diferenciao da AP, ou seja, a tendncia para fazer corresponder a cada interesse colectivo uma organizao especificamente destinada a prossegui-lo. ELEMENTOS DA AP: AS PESSOAS COLECTIVAS PBLICAS A AP integrada por trs tipos de elementos: - as pessoas colectivas pblicas - os rgos - os servios pblicos As PESSOAS COLECTIVAS PBLICAS, so entes colectivos criados por iniciativa pblica para assegurar a prossecuo necessria de interesses pblicos, dispondo de poderes pblicos e estando submetidos a deveres pblicos. As pessoas colectivas pblicas podem ser classificadas de mais de uma forma: - Estado; - Pessoas Colectivas Autnomas - reconhecidas pelo Estado enquanto formas de autoorganizao para a prossecuo de interesses pblicos prprios de comunidades de cidados; podem ser de base territorial, como os municpios e as freguesias, ou base corporativa, como muitas associaes pblicas; em conjunto, constituem a administrao autnoma. - Pessoas Colectivas Instrumentais - criadas pelo Estado para a prossecuo dos fins pblicos que ao prprio Estado cumpre prosseguir - podem ter finalidade lucrativa, como as EPs, ou no, como os Institutos Pblicos; em conjunto, constituem a administrao instrumental ou directa dos Estado. Os ORGOS so centros de imputao de poderes funcionais ; so eles que manifestam a vontade imputada s pessoas colectivas pblicas (Art. 2, n2 CPA). Estes podem classificar-se de vrias maneiras: a) Usando com critrio o nmero de titulares, temos os rgos singulares e os rgos colegiais; b) Com base no critrio do tipo de funes exercidas, encontramos os rgos activos (decisrios ou executivos), os rgos consultivos e os rgos de controlo; c) Com recurso ao critrio de forma de designao, temos os rgos representativos e os rgos no representativos.
- 16 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Os rgo Singulares, podero ser por ex. um Ministro, um Presidente Os rgos Colegiais, podero ser por ex. AR, Governo, Cmara Municipal, estes devido a serem integrados por diversos membros, obedecem a regras especiais para poderem funcionar, regras estas que se encontram estabelecidas nos Art. 14 a 28 CPA Da mesma forma, teremos de introduzir a noo de SERVIO PBLICO, que so as estruturas organizativas encarregadas de preparar e executar as decises dos rgos das pessoas colectivas pblicas. Ou seja, as Pessoas Colectivas Pblicas compem-se de SERVIOS PBLICOS, que so os seus suportes funcionais, e de rgos, que agem em nome delas. Os Servios Pblicos, tm traos gerais do regime jurdico: a) continuidade, significando que no admissvel a interrupo dos servios pblicos (ex. requisio de grevistas); b) Igualdade no Tratamento dos Cidados, considerando as condies especficas de cada um. As ATRIBUIES so os fins que a lei comete s pessoas colectivas pblicas, que justificam a sua existncia, da mesma forma PODERES OU COMPETNCIAS, so os poderes jurdicos de que os rgos de uma pessoa colectiva pblica dispem para prosseguirem as atribuies desta. Falando agora da COMPETNCIA EM GERAL, a AP necessita de uma habilitao legal para agir. Ao contrrio dos particulares, que podem fazer o que a lei no probe, os rgos da AP apenas podem fazer aquilo que a lei lhes impe ou permite, isto , somente a lei pode fixar a competncia, sendo esta inalienvel e irrenuncivel (Art. 29 CPA), devendo o rgo administrativo certificar-se obrigatoriamente de que competente para tomar certa deciso (cfr. Art. 33, n. 1 CPA). A competncia de um rgo fixada de acordo com cinco critrios: a matria, a hierarquia, o valor, o territrio e o tempo. O momento da fixao da competncia cfr. o Art. 30, n1 CPA. Principais classificaes de competncias: a) Quanto ao modo de atribuio - se for directamente pela Lei - tem Competncia Prpria, se ao contrrio for por outro rgo administrativo, a coberto de habilitao legal, ter uma Competncia Delegada; b) Quanto insero da competncia nas relaes inter-orgnicas, ter Competncia Comum (a competncia do superior hierrquico engloba a dos subordinados) e ter Competncia Exclusiva (a competncia do subordinado no se inclui na do superior hierrquico);
- 17 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

c) Quanto ao nmero de rgos titulares, poder ser Competncia Singular e Competncia Conjunta; d) Quanto substncia, pode ser Competncia Dispositiva e Competncia Revogatria (cfr. Art. 142, n1 e 174, n1 CPA) Exemplos 1 - A Pessoa colectiva - Municpio de Lisboa, tem as suas atribuies de satisfao de necessidades pblicas e tem os seus rgos (Pres. da Cmara Municipal, Ass. Municipal) de acordo com as suas competncias. No entanto, o Pres. da Cmara, exerceu um acto que era da competncia da Cmara Municipal, desta forma houve um acto de incompetncia, tornando-se o acto anulvel , no entanto, a pessoa a que eles pertencem a mesma 2 - O Pres. da Cmara Municipal de Lisboa, exerce o poder que pertence ao Ministro (que um rgo da Pessoa Colectiva - Estado), este acto invlido, estamos perante uma incompetncia porque ele ultrapassou as suas competncias, ou seja, prosseguiu fins que no eram da sua Pessoa Colectiva, cometeu-se aqui um vcio de incompetncia absoluta, agravado por falta de competncia. 3 - O Presidente da Cmara Municipal de Lisboa, proferiu um acto que pertencia aos Tribunais. Aqui dados os Tribunais serem rgos jurisdicionais, este acto ser invlido, com o vcio de usurpao de poder, sendo o acto considerado nulo, tendo como sano a nulidade A DELEGAO DE PODERES, um sistema de descentralizao do poder de deciso numa organizao pblica, do ponto de vista administrativo, o acto pelo qual um rgo da AP normalmente competente em determinada matria e devidamente habilitado por lei possibilita que outro rgo ou agente pratique actos administrativos sobre a mesma matria (Art. 35, n. 1 CPA). Para poder existir delegao indispensvel que uma norma legal o permita; a lei habilitao a denominao que esta norma legal recebe (Art. 35, n. 2 CPA, contm uma norma de habilitao geral para a prtica de actos de administrao ordinria no mbito da hierarquia administrativa

PRINCPIOS CONSTITUCIONAIS SOBRE A ORGANIZAO ADMINISTRATIVA

Encontram-se no Art. 267, n. 1 e 2 da CRP a) Princpio da Desburocratizao - exige que os mtodos de trabalho da AP evitem diligncias e formalidades inteis e facilitem a vida aos cidados;
- 18 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

b) Princpio da Aproximao dos Servios s Populaes - recomenda, no s a instalao fsica os servios pblicos em locais prximos daqueles em que se encontram os destinatrios da sua actividade, mas tambm que tais servios sejam integrados nas pessoas colectivas pblicas de menor mbito territorial compatvel com a sua eficincia (P. da Subsidariedade); c) Princpio da Participao dos Interessados na Gesto Efectiva dos Servios Pblicos aconselha a adopo por estes de modelos de administrao participada, designadamente por via da instituio de rgos representativos de interesses; d) Princpio da Descentralizao Administrativa - determina que os interesses pblicos que a AP visa satisfazer num determinado pas no estejam somente a cargo do Estado, mas tambm de outras pessoas colectivas pblicas . Para se poder falar em verdadeira descentralizao administrativa ainda indispensvel que estas pessoas colectivas pblicas tenham a sua existncia constitucionalmente assegurada, disponham de rgos eleitos, tenham a sua esfera de atribuies garantida por lei e no estejam sujeitas a intervenes do Estado, salvo quanto tutela de legalidade. o que sucede em Portugal com as autarquias locais, resultados da descentralizao de base territorial: - a CRP garante a sua existncia e as suas atribuies (Art. 235 a 237) - as autarquias locais dispem necessariamente de um rgo colegial eleito (Art. 239, ns. 1 e 2 CRP) - o Estado apenas exerce sobre os rgos autrquicos tutela de legalidade (Art. 242, n1 CRP) Do ponto de vista jurdico existe pois entre ns uma verdadeira descentralizao administrativa territorial. O mesmo no se pode afirmar da descentralizao administrativa a nvel no territorial (tambm conhecida por devoluo de poderes): o Estado (e as outras pessoas colectivas de populao e territrio) no tem o dever constitucional, nem legal, de criar institutos pblicos ou empresas pblicas ou sequer, de assegurar a continuidade daquele que hoje existem. O Estado deve orienta-se no sentido da descentralizao administrativa de base no territorial (Art. 6, n1 e 267, n2 CRP) mas a CRP, contrariamente ao que ocorre com a descentralizao de base territorial, no contm regras que a assegurem. O que no deve causar admirao, considerando que os Institutos Pblicos so pessoas colectivas pblicas instrumentais. e) Princpio da Desconcentrao - recomenda que em cada pessoa colectiva pblica as competncias necessrias prossecuo das respectivas atribuies no sejam todas confiadas aos rgos de topo de hierarquia, mas distribudas pelos diversos nveis de subordinados. Esta distribuio - que tanto pode resultar directamente da lei (desconcentrao originria) como de delegao (desconcentrao derivada) - no tem a sua medida regulada na CRP, o que significa que se trata de um principio constitucional orientador da organizao

- 19 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

administrativa pblica cuja concretizao se encontra, em larga medida, nas mos do legislador ordinrio. VALIDADE E EFICCIA DO ACTO ADMINISTRATIVO Antes de se entrar nos Direitos dos Administrados, convm relembrar. 1) CARACTERSTICAS DO ACTO ADMINISTRATIVO: (Art. 120 CPA) - Acto Jurdico, uma conduta voluntria geradora de efeitos jurdicos - Acto Unilateral, para a sua perfeio no necessria a concorrncia de qualquer outra vontade jurdica (nunca pode ser um Contrato Administrativo) - Actos praticados por rgos do Estado, por outros rgos pblicos, ou eventualmente por empresas privadas concessionrias de poder de autoridade (V. Art. 120 e 2 CPA) - Actos sempre praticados no desempenho de uma actividade administrativa - Visam produzir efeitos numa situao individual e concreta (nunca pode ser um regulamento) 2) NOTAS PARA DISTIGUIR UM ACTO DA ADMINISTRAO DE UMA SENTENA 1 A aplicao do Dto. ao caso concreto no Acto Administrativo no fim visa no a aplicao do direito, mas a prossecuo do interesse pblico, tem um carcter instrumental, ou j o meio, no caso da sentena visa um fim. 2 Os Actos Administrativos so revogveis (Art. 138 ss CPA), as Sentenas uma vez transitadas em julgado esgotaram todos os seus meios, logo so irrevogveis. 3 Os Actos Administrativos s podem ser efectuados pelos rgos acima indicados, as sentenas s podem ser efectuados pelos rgos jurisdicionais. 3) NOO DE VALIDADE DIFERENTE DE EFICCIA Validade dos Actos Jurdicos (ou invalidade) - aptido intrnseca de um acto administrativo para produzir os efeitos jurdicos correspondentes ao tipo legal a que pertence, em funo da sua conformidade com a ordem jurdica (se no se verificarem em cada acto administrativo todos os requisitos de validade que a lei exige, o acto invlido). Eficcia Jurdica dos Actos Administrativos - tem a ver com a efectiva produo de efeitos jurdicos do acto (se no se verificarem todos os requisitos de eficcia que a lei exige o acto ser ineficaz). 4) REQUISITOS DE VALIDADE a) Quanto aos sujeitos:
- 20 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- competncia do autor do acto (Art. 123, n1, alnea a) CPA) - identificao do destinatrio do acto (Art. 123, n1, alnea b) CPA) b) Quanto forma: - observncia da forma legal (Art. 122 CPA) - cumprimento das formalidades essenciais (Art. 122 CPA) - quanto ao acto tcito, normalmente o silncio da administrao sobre assuntos de interesse pblico - regra geral - no tem consequncia jurdica, todavia, em certas situaes - a lei - atribui ao silncio da administrao determinado significado jurdico, logo efeitos jurdicos c) Quanto ao fim: - exerccio dos poderes discricionrios s vlido quanto finalidade desde que seja atingido o fim que a lei atribuiu ao autor do acto administrativo a competncia para o praticar (Art. 19 LOSTA) 4) REQUISITOS DE EFICCIA a) Elemento externo - A publicidade do acto, consubstanciada na respectiva publicao, quando exigida (Arts. 130 e 131 CPA), ou na sua notificao aos interessados (Arts. 132 e 66 a 70 CPA) b) Elemento interno - A aprovao tutelar de que o acto, eventualmente, carea e o visto do Tribunal de Contas, quando a ele houver lugar. 5) CAUSAS OU FONTES DA INVALIDADE DO ACTO A invalidade do acto administrativo (pode resultar da ilegalidade ou da ilcitude) o juzo de desvalor emitido sobre ele em resultado da sua desconformidade com a ordem jurdica, as duas causas admitidas da invalidade so a ilegalidade e os vcios da vontade. Ilegalidade INVALIDADE Vcios da Vontade - Erro - Dolo - Coaco Condicionam a vontade do sujeito do acto administrativo

Ilegalidade - uma consequncia de se verificar um dos vcios da vontade A Ilegalidade do acto administrativo tradicionalmente apreciada atravs da verificao dos chamados vcios do acto, modalidades tpicas que tal ilegalidade pode revestir e que historicamente assumiram o papel de limitar a impugnabilidade contenciosa dos actos administrativos.
- 21 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Assim, de seguida, enunciaremos os vcios ou causas da invalidade: - Usurpao de Poder - Incompetncia VICIOS OU CAUSAS DE INVALIDADE - Vcio de Poder - Desvio de Poder - Violao da Lei Vcios Orgnicos Vcio de forma Vcios Materiais

1) Vcios Orgnicos, ou seja, relativos aos sujeitos do acto administrativo, isto , do seu autor - Usurpao do Poder - consiste na ofensa por um rgo da AP do P. da Separao de Poderes, por via da prtica de acto includo nas atribuies do poder judicial ou do poder administrativo; - Incompetncia consubstancia-se na prtica por um rgo de uma pessoa colectiva pblica de um acto includo nas atribuies de outra pessoa colectiva pblica (ou de outro ministrio, no caso da pessoa colectiva Estado) - incompetncia absoluta, ou na competncia de outro rgo da mesma pessoa colectiva, incompetncia relativa. 2) Vcios Formais, que consiste na carncia de forma legal ou na preterio de formalidades essenciais 3) Vcios Materiais, ou seja, relativos ao objecto, ao contedo ou aos motivos do acto: - Desvio de Poder - consiste no exerccio de um poder discricionrio s vlido quanto finalidade desde que seja atingido o fim que a lei atribuiu ao autor do acto administrativo a competncia para o praticar (Art. 19 LOSTA) - Violao da Lei consiste na discrepncia entre o objecto ou o contedo do acto e as normas jurdicas com que estes deveriam conformar-se. Integram este vcio, nomeadamente, a falta de base legal do acto administrativo, a impossibilidade ou a imperceptibilidade do objecto ou do contedo do acto e a ilegalidade dos elementos acessrios deste. 4) Vcios da Vontade, podem gerar a invalidade do acto administrativo, na medida em que a formao da vontade dos rgos da AP deve ser livre, esclarecida e ponderada. Uma vontade administrativa deformada pelo erro, pelo dolo, por coaco ou por incapacidade acidental no em si uma ilegalidade, mas deve, em princpio, constituir causa de invalidade deste.
- 22 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

- Nulidade (Art. 133,134 CPA, tem algumas excepes) REGIMES DA INVALIDADE - Anulabilidade (Art. 135 CPA - Inexistncia Jurdica A prtica de um acto administrativo invlido no se encontra sempre sujeita ao mesmo regime legal, de acordo com a gravidade da invalidade, pode ser aplicvel o regime da anulabilidade. A nulidade e a anulabilidade so modalidades da invalidade. Regime da Nulidade do Art. 133 CPA - o acto nulo ineficaz pode acarretar consequncias) - a nulidade insanvel Regime da Anulabilidade legislao no preveja outra sano - Art. 135 CPA - o acto anulvel eficaz at ser anulado at ao momento da sua prtica - a anulabilidade sanvel por decurso do tempo, pelo que o acto s pode ser anulado dentro de certos prazos (Art. 28 LEPTA) - o acto nulo passvel de impugnao - o acto nulo passvel de impugnao contenciosa ilimitada no tempo contenciosa dentro do prazo estipulado (Art. 28 LEPTA) - Qualquer Tribunal ou rgo da AP pode - apenas os Tribunais Administrativos podem declarar a nulidade tem natureza declarativa assiste aos e funcionrios aos anular um acto administrativo constitutiva pblicos - no assistem, aos funcionrios pblicos o em direito resistncia, uma vez que o acto goza da anulado (Art. 21 CRP) - a sentena judicial que declare a nulidade - a sentena judicial de anulao tem natureza - o acto nulo no produz efeitos (no entanto, - o acto anulvel produz efeitos retroactivos

- So nulos todos os actos expressos no n. 2, - So anulveis todos os actos para os quais a

confrontados com um acto nulo o direito de direito de desobedincia, nem aos cidados, o desobedincia cidados, circunstncias idnticas, o direito fundamental chamada presuno de legalidade at ser de resistncia (Art. 21 CRP) MBITO DE APLICAO - Regime Regra, dado este ser imposto por razes de segurana e certezas jurdicas - Regime excepcional, mas que viu o seu mbito de aplicao substancialmente alargado pelo Art. 133 CPA - aplica-se:
- 23 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

a) aos actos a que falte qualquer dos elementos essenciais; b) aos actos para os quais uma norma legal estabelea tal consequncia - ex. os actos previstos nas alneas c), d) e f) do n. 1 do Art. 88 LAL e nos Arts. 4 e 5 do Art. 2 da Lei das Finanas Locais. c) aos actos contidos na enumerao exemplificativa do n. 2 do Art. 133 CPA. O Regime da anulabilidade aplica-se a todos os restantes actos administrativos invlidos (Art. 135 CPA). Se, consideradas as causas de invalidade do acto, este for simultaneamente anulvel e nulo, prevalecer o regime da nulidade CORRESPONDNCIA ENTRE AS CAUSAS DA INVALIDADE E OS

RESPECTIVOS REGIMES So designadamente nulos: - os actos viciados de Usurpao de Poder - os actos viciados de Incompetncia Absoluta - os actos que sofram de vcio de forma, na modalidade de carncia absoluta de forma legal - os actos praticados sob coaco - os actos de contedo ou objecto impossvel ou ininteligvel - os actos que consubstanciem a prtica de um crime - os actos que lesem o contedo essencial de um direito fundamental So designadamente anulveis: - os actos viciados de Incompetncia Relativa - os actos que sofram de vcio de forma, na modalidade de carncia relativa de forma legal e, salvo se a lei estabelecer para o caso de nulidade, de preterio de formalidade essencial - os actos viciados por desvio de poder - os actos praticados por erro, dolo ou incapacidade acidental SANAO DOS ACTOS ANULVEIS A Sanao consiste na transformao de um acto anulvel num acto vlido - ou, pelo menos, insusceptvel de impugnao contenciosa - ditada por razes de segurana e certezas jurdicas. Constituem causas de sanao: a) o decurso de um prazo mais longo de interposio de recurso contencioso - a sanao ope legis (Art. 28 LEPTA) b) a prtica de um acto administrativo secundrio (Art. 136, n. 1 CPA) Remisso
- 24 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Efeitos da Sanao, esta somente obsta impugnao contenciosa do acto, no extinguindo a obrigao de indemnizar com fundamento nos prejuzos causados pelo acto. RELAO ENTRE A VALIDADE E A EFICCIA - Existem actos vlidos e eficazes - Existem actos invlidos e eficazes - Existem actos vlidos e ineficazes - Existem actos invlidos e ineficazes IDENTIFICAO DO ACTO DA AP

Identificao do Acto

Tipo de Classificao

Validade do Acto Identificao do Acto

Identificao do Acto

Anulabilidade

Nulidade

GARANTIAS DOS PARTICULARES

GARANTIAS - meios que o ordenamento jurdico pe disposio dos particulares e que funcionam como proteco contra os abusos e ilegalidades da AP, ou seja, so os meios criados pela ordem jurdica com a finalidade de evitar ou sancionar quer as violaes do direito objectivo, quer as ofensas dos direitos subjectivos e dos interesses legtimos dos particulares, pela AP Esta definio contm em si duas classificaes de garantias: 1 as garantias preventivas e garantias repressivas - que se destinam a evitar violaes por parte da AP ou a sancion-las, isto , aplicar sanes em consequncia das violaes cometidas 2 as garantias da legalidade ou dos particulares - dado que tm por objectivo primordial defender a legalidade objectiva contra actos ilegais da AP, ou defender os direitos subjectivos e os interesses legtimos dos particulares
- 25 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

cornam as actuaes da AP que os violem. (Ex. a lei confere ao MP a possibilidade de recorrer dos actos da AP que sejam invlidos) Assim, muitas vezes a lei organiza a Garantia dos Particulares atravs de uma Garantia de Legalidade - o recurso contencioso - que funciona na prtica com a mais importante garantia dos direitos e interesses legtimos dos particulares. Desta forma, as GARANTIAS DOS PARTICULARES, desdobram-se em: 1) Garantia Polticas - trata-se de garantias a efectivar atravs dos rgos polticos do Estado 2) Garantias Administrativas - trata-se de garantias a efectivar atravs dos rgos da AP 3) Garantias Jurisdicionais - trata-se de garantias a efectivar atravs dos tribunais O critrio de distino destas garantias a do rgo a quem confiada a efectivao das garantias. 1) Garantia Polticas As garantias polticas atravs de toda a organizao democrtica do Estado constitui em si mesma uma garantia dos particulares (ex. a fiscalizao da constitucionalidade das leis, a regra de aprovao anual do Oramento de Estado e das contas pblicas, as formas de controle parlamentar sobre a actuao do Governo, etc.). No entanto, verdadeiramente s existem duas garantias polticas dos particulares, os chamados: a) Direito de petio, que pode ser exercido perante qualquer rgo de soberania (Art.52CRP) b) Direito de Resistncia (Art. 21 CRP) No entanto, estas garantias no so nem suficientes, nem inteiramente seguras dado estarem confiadas aos rgos polticos, sendo efectivadas segundo critrios de convenincia poltica. 2) Garantias Administrativas Trata-se de garantias que se efectivam atravs de actuao dos prprios rgos de Administrao activa. A ideia fundamental destas garantias baseia-se na institucionalizao, isto , que dentro da prpria administrao, existam mecanismos de controle da sua actividade, designadamente controles hierrquicos, controles tutelares e outros, os quais so criados por lei para assegurar o respeito pela legalidade e a observncia do dever de boa administrao, no entanto, serve tambm para assegurar o respeito pelos direitos subjectivos e interesses legtimos dos particulares. Estas garantias so bem mais eficazes do que as garantias polticas, no entanto no so completamente satisfatrias.

- 26 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

3) Garantias Jurisdicionais Trata-se de garantias que so efectivadas atravs dos tribunais PRINCIPAIS ESPCIES DE GARANTIAS ADMINISTRATIVAS Dentro destas garantias administrativas dos particulares, temos de destinguir, por m lado, aquelas que funcionam como garantias de legalidade e as que funcionam como garantia de mrito; e por outro lado, temos que destinguir aquelas que funcionam como garantias de tipo petitrio (por meio de petio) e as que funcionam como garantias do tipo impugnatrio (por meio de impugnao). Assim termos de ver as garantia petitrias, as garantias impugnatrias e a queixa ao Provedor de Justia. 1) As Garantias Petitrias - Existem cinco espcies: a) o direito de petio - consiste na faculdade de dirigir pedidos AP para que tome determinadas decises ou providncias que fazem falta, ou seja, na petio no se ataca um acto que se rejeita, requer-se uma deciso que se deseja b) o direito de representao - pressupe-se a existncia de uma deciso anterior, ou seja, uma figura completamente distinta da anterior direito de petio, ou seja, o interessado vai exercer o seu direito de representao, no para que a AP revogue ou substitua a deciso tomada, mas sim, para chamar a ateno para as consequncias da deciso e para obter do seu autor um confirmao escrita que exclua a responsabilidade de quem vai ter de cumprir ou executar tal deciso. c) o direito de queixa - consiste na faculdade de promover a abertura de um processo que culminar na aplicao de uma sano a um agente administrativo (apresentada uma queixa normalmente desencadeia-se um processo disciplinar, que se tiver fundamente, culminar na aplicao de uma pena disciplinar ao funcionrio), ou seja, este o poder disciplinar, isto , o poder de aplicar sanes ao agente (aqui h uma queixa no do acto, mas do agente que o praticou). d) o direito de denncia - o acto pelo qual o particular leva ao conhecimento de certa autoridade a ocorrncia de um determinado facto ou situao sobre os quais aquela autoridade tenha, por dever de ofcio, a obrigao de investigar (Ex. quando se tem conhecimento de um crime e se faz a respectiva denncia Polcia Judiciria). H uma relao particular entre uma queixa e uma denncia: toda a queixa uma denncia, no entanto, nem todas as denncias so queixas, dado que pode-se denunciar uma situao irregular sem com isso

- 27 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

estar a querer visar determinada pessoa em particular como responsvel por essa situao. e) o direitos de oposio administrativa - consiste numa contestao que em certos processos administrativos os contra-interessados tm o direito de apresentar para combater quer os pedidos formulados administrao, quer os projectos divulgados pela administrao ao pblico. Ou seja, so garantias petitrias, dado que os pedidos assentam na existncia de um pedido dirigido AP para que considere as razes do particular. 2) As Garantias Impugnatrias - so aquelas que perante um acto administrativo j praticado, os particulares so admitidos por lei a impugnar esse acto, isto , a atac-lo com determinados fundamentos, ou seja, so os meios de impugnao de actos administrativos perante autoridades da prpria AP. Existem quatro espcies: a) a reclamao - se a impugnao feita perante o autor do acto impugnado a) o recurso hierrquico - se a impugnao feita perante o superior hierrquico do autor do acto impugnado a) o recurso hierrquico imprprio - se a impugnao feita perante autoridades administrativas que no so superiores hierrquicos do autor do acto impugnado, mas que so rgos da mesma pessoa colectiva e que exercem sobre o autor do acto impugnado poderes de superviso a) o recurso tutelar - se a impugnao feita perante uma autoridade tutelar, isto , perante um rgo de outra pessoa colectiva diferente daquela cujo rgo praticou o acto impugnado e que exerce sobre esta poderes tutelares. De seguida vamos analisar cada um deles. A RECLAMAO Reclamao - meio de impugnao de um acto administrativo perante o seu prprio autor. (Art. 161 a 165 CPA) Assim, fundamenta-se esta garantia, em os actos administrativos poderem, em geral, ser revogados pelo rgo que os tenha praticado, partindo-se do princpio de que quem praticou o acto administrativo no se recusar a rev-lo e eventualmente, a revogar ou substituir um acto por si anteriormente praticado. Numa fase anterior, a reclamao era chamada de reclamao necessria, sendo necessria, para que houvesse lugar a um recurso contencioso. Hoje temos o sistema de reclamao facultativa, assente no Art. 35, n. 1 LEPTA, no dependendo o recurso
- 28 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

contencioso da reclamao, podendo o mesmo recurso ser apresentados atravs de petio na secretaria do tribunal. Acrescente-se ainda que a reclamao no interrompe nem suspende os prazos legais de impugnao do acto administrativo, sejam eles de recurso gracioso ou de recurso contencioso: se o particular opta por interpor uma reclamao, no pode ficar eternamente espera da deciso dela para s depois recorrer, tem de recorrer dentro do prazo legal, mesmo que a deciso da reclamao ainda no tenha sido tomada ou ainda no lhe tenha sido comunicada. Quem pode reclamar ? - Quem tiver interesse directo, legtimo e pessoal (Art. 160). O interesse tem na sua essncia uma relao de algum e um bem, ou seja algum - que tem uma necessidade e um bem - para satisfazer essa necessidade, ou seja, um sujeito e uma determinada relao ou bem. De que se pode reclamar ? Qual pode ser o objecto da reclamao ? - De acordo, com o Art. 161 CPA, pode reclamar-se de qualquer acto administrativo, salvo disposio em contrrio (como causa de reclamao pode ser a invalidade ou a inconvenincia) Que pedidos se podem formular numa reclamao c/ base na prpria reclamao ? - Consoante os casos, pode ser: Revogao Suspenso Modificao Substituio Declarao de Nulidade Declarao de Inexistncia De que no se pode reclamar ? - Art. 161, n. 2 CPA Quando se pode reclamar ? - Art. 162 CPA., poder ser apresentada no prazo de 15 dias (da publicao , no caso de ser obrigatria, da notificao do acto, se a publicao no for obrigatria ou da data em que o interessado tiver conhecimento do acto, nos restantes casos). Ainda relativamente aos prazos, ver Art. 71 - Prazo Geral e Art. 72 - para a contagem dos prazos. Se algum reclamar, quais so os efeitos dessa reclamao em relao aos actos ? - Convm saber 1 se do acto que se reclama, cabe ou no recurso contencioso, sendo que, em princpio cabe recurso contencioso dos actos administrativos que sejam lesivos e que

- 29 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

sejam praticados por determinados rgos e que estejam acima de determinados nveis hierrquicos (a partir dos Directores Gerais). Art. 268, n. 4 CRP e Art. 25 LEPTA. (Se couber recurso contencioso, ver Art. 26 ETAF e Art. 25 LEPTA, Ex. Se for um acto administrativo lesivo, praticado por um Ministro, um Sec. de Estado ou uma Cmara Municipal, por estes serem rgos altos , cabe recurso aos Tribunais Administrativos). Ser que nestes casos o acto suspende a sua vigncia ? - No, porque um acto sendo aprovado produz efeitos, apesar da reclamao efectuada (Art. 163, n. 1 CPA) E se do acto em causa no couber recurso contencioso ? - Ex. se o acto for praticado por um chefe de diviso, em princpio a reclamao de um acto que no caiba recurso contencioso tem efeito suspensivo, salvo nos casos que a lei disponha o contrrio ou quando o autor do acto considere que a sua no execuo imediata causa grave prejuzo ao interesse pblico - Art. 163, n. 1 CPA. E se se reclamar ser que o prazo do recurso contencioso se suspende ? - S suspende o prazo de interposio para os actos insusceptveis de recurso contencioso, Art. 165 CPA - Prazo para reclamao. E se se reclamar sem legitimidade, sem ser para o rgo competente ? Ou se se reclamar de um acto que no susceptvel de reclamao ? Que dever ser feito ? - No estando reunidos os pressupostos procedimentais para a reclamao andar para a frente, dever ser rejeitada a reclamao ou deve indeferir-se liminarmente a reclamao, ou no aprecia o fundo da causa. Ou seja, no se vai sequer apreciar a causa de pedido, se tem procedncia, porque o procedimento no pode passar da fase inicial - Art. 173 - Rejeio do Recurso. O RECURSO HIERRQUICO Recurso Hierrquico - meio de impugnao de um acto administrativo praticado por um rgo subalterno, perante o respectivo superior hierrquico, a fim de obter a revogao ou a substituio do acto recorrido (Art. 166 CPA) Trata-se de uma garantia graciosa dos particulares, que consiste num meio de impugnao: uma garantia de tipo impugnatrio, que tem por objecto o acto administrativo praticado por um rgo subalterno sujeito a dependncia hierrquica, ou seja, s h recurso hierrquico, quando existe hierarquia. A sua finalidade obter a revogao do acto impugnado, ou a sua substituio. Este tem sempre uma estrutura tripartida: a) O recorrente - que o particular que interpe o recurso;
- 30 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

b) O recorrido - que o rgo subalterno de cuja deciso se recorre, tambm chamado o rgo a quo; c) E a autoridade de recurso - que o rgo superior para quem se recorre, ou ad quem. Assim, parte-se do principio de que o subalterno que praticou o acto administrativo, no goza por lei de competncia exclusiva. De que actos se pode recorrer ? Qual pode ser o objecto do recurso ? - Todos os actos administrativos so impugnveis hierarquicamente, desde que a lei no exclua tal possibilidade - Art. 166 CPA ESPCIES DE RECURSOS HIERRQUICOS Com base nos fundamentos do recurso hierrquico, pode ser: de legalidade - so aqueles em que o particular pode alegar como fundamento do recurso a ilegalidade do acto administrativo impugnado. de mrito - so aqueles em que o particular pode alegar, como fundamento, a inconvenincia do acto impugnado. ou mistos - so aqueles em que o particular pode alegar, simultaneamente, a ilegalidade a inconvenincia do acto impugnado. Poder dizer-se, que normalmente os recursos hierrquicos tm como base o carcter misto, h, todavia, excepes a esta regra, nomeadamente, os casos em que a lei estabelece que s possvel alegar no recurso hierrquico fundamentos de mrito, e no tambm fundamentos de legalidade. Que fundamentos se pode evocar ou que causa de pedir ? - Quer por invalidade, quer por demrito - Art. 159 CPA Uma outra classificao dos recursos hierrquicos nomeadamente: Recursos Hierrquicos Necessrios Recursos Hierrquicos Facultativos --------------------------------------------------------------------------------------------------------------Antes de explicar este tipo de recursos convm saber, o conceito de acto definitivo e executrio, sobretudo porque nele que assenta a garantia do recurso contencioso, ou seja, o direito que os particulares tm de recorrer para os tribunais administrativos contra os actos ilegais da AP.

- 31 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Assim, um acto definitivo e executrio - um acto administrativo completo, o acto em que a AP se manifesta plenamente como autoridade, como poder unilateral de deciso dotado do privilgio da execuo prvia, ou seja, a AP tem o poder de legitimamente definir o direito no caso concreto de forma unilateral (auto-tutela declarativa) - funo do acto definitivo , e de impor pela fora essa definio se o particular no se conformar voluntariamente com ela (auto-tutela executiva) - funo do acto executrio. Vamos assim, debruar-nos, somente no Acto Definitivo, assim, um acto administrativo, como j se sabe, sempre precedido de um conjunto de formalidades, sendo o acto administrativo o culminar de todas as referidas formalidades aos quais se chama procedimentos administrativos. No termo destes procedimentos, a AP, pratica um acto, sendo a este que se chama acto definitivo, num certo sentido, que se pode considerar horizontal. Ou seja, considerando o procedimento administrativo como uma linha horizontal, em que se vo sucedendo os vrios actos e formalidades, o termo final dessa linha o acto definitivo em sentido horizontal. Em segundo lugar, temos de ter presente que o rgo que pratica o acto definitivo em sentido horizontal um rgo da AP, situado num certo nvel hierrquico: pode ser um rgo subalterno, pode ser um rgo superior de uma hierarquia, no inserido em nenhuma hierarquia. luz da nossa lei, s so definitivos os actos praticados por aqueles que em cada momento ocupam o topo de uma hierarquia. Aqui a definitividade do acto j aparece em outro sentido, o vertical, referente ao da posio ocupada pelo rgo que pratica o acto na estrutura hierrquica da AP. Ou seja, o acto verticalmente definitivo quando praticado pelo rgo que ocupa a posio suprema na hierarquia, isto , um rgo cuja lei lhe confere o poder de falar em nome da administrao, conforme os Art. 26, 40 e 51 ETAF ( l que sabe quais os rgos que materialmente e horizontalmente se pode apresentar recurso). Ex. De um acto praticado por um chefe de seco no seria permitido recurso contencioso, porque a lei no o permite, independentemente de ele ter aprovado um acto horizontal e materialmente definitivo. Em terceiro lugar, h que ponderar que a nossa lei s considera actos administrativos, cujo contedo no consista na definio de situaes jurdicas, ou seja aqui j no se atende nem localizao temporal do acto no procedimento, nem localizao hierrquica do autor do acto. Desta forma, considera-se que um acto materialmente definitivo, quando for definidor de situaes jurdicas, que criando, modificando ou extinguindo situaes jurdicas. Vamos agora, debruar-nos, somente no Acto Executrio, assim, se o acto administrativo definitivo manifesta o poder de deciso unilateral da AP, o acto administrativo executrio manifesta o seu poder de auto-tutela executiva, ou seja, o acto administrativo que obriga por
- 32 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

si e cuja execuo coercitiva sem prvio recurso aos tribunais a lei permite, isto , um acto dotado de executoriedade - Art. 149 ss a 157 do. O n. 1 do Art. 149 CPA, diz-nos que os actos so executrios logo que so eficazes, ou seja que esto reunidos todos os pressupostos necessrios sua eficcia (ex. um acto que no publicado no eficaz), dado que um acto ineficaz no est apto a produo de efeitos jurdicos, ou seja, no executrio, ou seja, no pode ser executado. Encontramos no Art. 150 CPA, os actos no executrios. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------Assim, e como j vimos, h actos administrativos que so verticalmente definidos, porque so praticados por autoridades de cujos actos se pode recorrer directamente para o Tribunal Administrativo, e h actos que no sendo verticalmente definitivos, porque praticados por autoridades de cujos actos se no pode recorrer directamente para os tribunais. este nomeadamente o caso Tribunal). Poderemos, ento concluir, que de forma a que seja possvel ao particular atingir a via contenciosa (aquela, que em ltima anlise lhe interessa), necessrio que interponha primeiro um recurso hierrquico do acto do subalterno, para que depois do superior hierrquico, este possa recorrer ento para o Tribunal da deciso do superior hierrquico. Logo, por Recurso Hierrquico Necessrio - entendemos, aquele que indispensvel utilizar para se atingir um acto verticalmente definitivo do qual se possa recorrer contenciosamente. Por outro lado, Recurso Hierrquico Facultativo - o que respeita a um acto verticalmente definitivo, do qual j cabe recurso contencioso, hiptese esta em que o recurso hierrquico apenas uma tentativa de resolver o caso fora dos tribunais, mas sem constituir um passo intermdio indispensvel para atingir a via contenciosa, dado que aqui j existe um acto contenciosamente recorrvel, podendo o particular, se quiser, limitar-se a recorrer contenciosamente. REGIME JURDICO DO RECURSO HIERRQUICO Interposio de um recurso hierrquico - sempre dirigido autoridade ad quem (no entanto, a lei permite que o mesmo seja apresentado, junto do rgo a quo, o qual o far depois seguir para a entidade ad quem, a fim de que esta o julgue, o que resulta do Art. 34 a), da LEPTA, tendo assim, o recorrente dto. de escolha). dos actos praticados por subalternos (a menos que este tenha competncia exclusiva, excepo que diz que s aqui se pode recorrer directamente para o

- 33 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Estando perante casos, onde entre o rgo a quo e o rgo ad quem exista um n. maior ou menor de graus hierrquicos intermdios (ex. chefe de repartio, chefe de diviso, director de servios, sub-director geral, director geral, ministro), a lei permite recorrer per saltum para a autoridade ad quem - Art. 34, b) da LEPTA. Prazo do recurso hierrquico - se o recurso for interposto fora do prazo, ter repercusses, assim: Se se tratar de recurso hierrquico necessrio, Art. 168/1 CPA e Art. 34 a) da LEPTA, em que se ter o prazo de 30 dias se outro no for especialmente fixado Se o mesmo for interposto dentro desse prazo, o recurso contencioso que se venha depois a interpor do acto pelo qual o superior decida o recurso hierrquico, ser extemporneo, e consequentemente, rejeitado, por ter sido interposto fora de prazo Se se tratar de recurso hierrquico facultativo, Art. 168/2 CPA, que diz que o mesmo deve ser interposto dentro do prazo estabelecido para interposio de recurso contencioso do acto em causa. Quais os efeitos do recurso ? - Os efeitos produzidos - Art. 170 CPA, produz um certo n. de efeitos jurdicos, nomeadamente o: Efeito Suspensivo - consiste na suspenso automtica da eficcia do acto recorrido, havendo efeito suspensivo, o acto impugnado, mesmo que fosse plenamente eficaz, e at executrio, perde a sua eficcia e executoriedade, ficando suspenso at deciso final do recurso, s se esta for desfavorvel ao recorrente, que o acto recupera a sua eficcia plena. No nosso dto. a regra que os recursos hierrquicos necessrios tm efeito suspensivo - Art. 170/1 CPA, ao passo que os facultativos no o tm - Art. 170/3 CPA Efeito Devolutivo - consiste na atribuio ao superior da competncia dispositiva, que sem o recurso, pertence como competncia prpria ao subalterno. Em regra o recurso hierrquico necessrio tem efeito devolutivo, quanto ao recurso facultativo, normalmente no o tem Deciso do Recurso Hierrquico por acto tcito Se for interposto o recurso hierrquico de certo acto administrativo, e a autoridade ad quem no se pronunciar sobre ele no prazo normal de produo do acto tcito (em regra 90 dias Art. 108 CPA) poder considerar-se que o recurso foi negativamente decidido mediante indeferimento tcito ? No h dvidas, produz-se indeferimento tcito , dado que a administrao tem o dever de decidir (Art. 9 CRP), o princpio da deciso, sendo que se esta no

- 34 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

responder no prazo de 90 dias, verificam-se os pressupostos do indeferimento tcito (Art. 109 CPA). No entanto, nem sempre o acto indeferido, por vezes a lei pode considerar o acto diferido (Art. 108 CPA), no caso por ex. do licenciamento de obras, dado que pode haver corrupo) Tipos de Deciso do Recurso Hierrquico - Existem trs tipos de decises possveis: Rejeio do Recurso ou Indeferimento Liminar - d-se quando o recurso no pode ser recebido por questes de forma (falta de legitimidade, extemporaneidade, etc.), no entanto, esta rejeio deve ser comunicada (Art. 173 CPA e Art. 34 CPA) por meio de notificao (Art. 66 CPA), dado que existe o dever de notificar (Art. 268 CRP), s no se far, no caso de o particular j ter tido conhecimento por outro meio. Negao de Provimento - d-se quando o julgamento do recurso, versando sobre a questo de fundo, desfavorvel ao ponto de vista do recorrente. Equivale manuteno do acto recorrido. Concesso de Provimento - d-se quando a questo de fundo julgada favoravelmente ao pedido do recorrente. Pode originar a revogao ou a substituio do acto recorrido. O RECURSO HIERRQUICO IMPRPRIO Recurso Hierrquico Imprprio - so recursos administrativos mediante os quais se impugna um acto praticado por um rgo de certa pessoa colectiva pblica perante outro rgo da mesma pessoa colectiva, que, no sendo superior do primeiro, exera sobre eles poderes de superviso (estes poderes consistem nos poderes de revogar, confirmar, suspender e modificar) - Art. 176 CPA Sempre que se esteja perante um recurso administrativo a interpor de um rgo de uma pessoa colectiva para outro rgo da mesma pessoa colectiva, sem que entre eles haja relao hierrquica, est-se perante um recurso hierrquico imprprio, s h recurso hierrquico quando a lei expressamente o previr. Ex: No plano administrativo, Ministro e Sec. de Estado esto no mesmo plano hierrquico, existe uma posio de delegante (tem o poder de suspender a delegao, como de revogar os actos praticados) - Art. 39/2 e 142 - e uma posio de delegado, pode ento haver recurso para o delegante. Quais so os fundamentos ? - A ilegalidade ou o demrito do acto administrativo (cfr. Arts. 159 e 167, n. 2 CPA)
- 35 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Quais so as espcies ? - O Recurso hierrquico imprprio por natureza (Art. 176/1 CPA) e o Recurso hierrquico imprprio por determinao de lei (Art. 176/2 CPA) O Recurso hierrquico imprprio tem aplicao subsidiria das regras relativas ao recurso hierrquico (cfr. Art. 176 CPA) . O RECURSO TUTELAR Recurso Tutelar - o recurso administrativo, que consiste no pedido de reapreciao de um acto administrativo praticado por um rgo de uma entidade pblica dirigido a um rgo de outra entidade pblica, que exerce sobre aquela um poder de superintendncia ou de tutela (Art. 177, n. 1 CPA) Ex: o que se passa quando a lei sujeita a recurso para o Governo certas deliberaes das cmaras municipais O Recurso Tutelar tem natureza excepcional, s existindo quando a lei expressamente o previr. (Art. 177, n. 2) Quais so os seus fundamentos de pedir ? So a ilegalidade ou o demrito do acto administrativo (Art. 159 e 167, n. 2 CPA) A sua relao com os poderes de tutela est referida nos Art. 177, n. 3 e 4 CPA, tendo natureza facultativa, em princpio (Art. 177, n. 2 CPA), da mesma forma, tem aplicao subsidiria das regras relativas ao recurso hierrquico (Art. 177, n. 5 CPA) QUEIXA AO PROVEDOR DE JUSTIA Provedor de Justia - alta autoridade administrativa (equivalente categoria de ministro), com carcter de rgo independente e rgo de administrao central do Estado, designado pela AR, que tem por funo receber queixas por aces ou omisses (Art. 23, n1 CRP mbito de actuao) dos poderes pblicos, dos cidados, que os apreciar sem poder decisrio (dado que ele no pode revogar, nem modificar actos administrativos), dirigindo aos rgos competentes as recomendaes necessrias para prevenir e reparar injustias, isto , a sua nica arma a persuaso.. A actividade do Provedor de Justia independente dos meios administrativos e contenciosos previstos. Os seus meios de actuao passam pelos poderes persuasrios, onde ele estuda o caso, e existindo razes, ele dirige as recomendaes s autoridades competentes (podem ser pedidos de revogao, de substituio, a execuo, etc.).
- 36 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Qual a vantagem desta figura, que afinal no tem poder decisrio ? Consiste, em ser um rgo considerado como uma alta autoridade, com prestgio e independncia, podendo levar a AP a seguir as suas recomendaes. Quando estas recomendaes no so seguidas , o Provedor tem dto. , quer de dar conta desses casos atravs de notas oficiosas ou em conferncias de empresa, denunciando as autoridades administrativas, quer ainda de tornar pblica a existncia desses casos atravs de um relatrio anual que objecto de publicao, e de envio, AR, perante quem o Provedor presta contas.

- 37 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

AS GARANTIAS CONTENCIOSAS OU JURISDICIONAIS Garantias Contenciosas - representam a forma mais elevada e mais eficaz de defesa dos dtos. subjectivos e dos interesses legtimos dos particulares, sendo as garantias que se efectivam atravs da interveno dos tribunais administrativos. Estas garantias assentam no Princ. da Separao de Poderes: separao entre AP e Tribunais. O conjunto dessas garantias corresponde a um dos sentidos possveis de expresses jurisdio administrativa ou contencioso administrativo. MEIOS CONTENCIOSOS Existem meios principais (autnomos) e meios acessrios (dependentes de outros) 1 - MEIOS PRINCIPAIS
ACES ADMINISTRATIVAS NOO RECURSOS

Meio de garantia que consiste no Meio de garantia que consiste na pedido, feito ao tribunal administrativo impugnao, feita perante o tribunal competente, de uma primeira definio administrativo competente, de um acto do dto aplicvel a um litgio entre um administrativo ou de um regulamento particular e a AP ilegal, a fim de obter a respectiva anulao

DIFERENAS

visa resolver um litgio sobre o qual visa resolver um litgio sobre o qual a a AP no se pronunciou mediante um AP j tomou uma posio, atravs de acto administrativo definitivo, (no o um acto de autoridade acto tendo feito porque no podia legalmente administrativo ou regulamento - de tal ou porque se pronunciou atravs de um forma, que j existe um dto. aplicvel. simples acto opinativo) Foi a AP, que actuando como poder, que definiu unilateralmente (acto definitivo) o dto aplicvel

PEDIDO EM TRIBUNAL PELO PARTICULAR OBJECTIVO

O Particular vai pedir ao Tribunal, O Particular vai apenas impugnar, ou que ele faa a 1 definio do dto. seja contestar, a definio que foi feita aplicvel ao caso concreto, atravs de pela AP uma sentena. Que o Tribunal declare o dto Recorrer da 1 definio dada pela AP, aplicvel no caso concreto para se obter um 2 , dada pelo Trib.

- 38 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Qual a funo das Garantias Contenciosas ? - Pode haver vrias formas de anlise: 1) O recurso contencioso de anulao, quando interposto por particulares que sejam titulares de um interesse directo, pessoal e legtimo, tem uma funo predominantemente subjectiva; 2) O recurso contencioso de anulao, quando interposto pelo Ministrio Pblico ou pelos titulares do dto. de aco popular, tem uma funo predominantemente objectiva; 3) As aces administrativas, no mbito do contencioso administrativo por atribuio, tm uma funo predominantemente subjectiva; 4) As aces administrativas, no mbito do contencioso administrativo por atribuio, tm uma funo predominantemente subjectiva; --------------------------------------------------------------------------------------------------------------Assim, Recurso Contencioso, o meio de impugnao de um acto administrativo a fim de obter a anulao ou a declarao de nulidade ou inexistncia desse acto - Concepo Objectivista. A esta concepo, ope-se outra concepo Subjectivista, o recurso um verdadeiro processo de partes em que o interesse da AP no se confundiria com a legalidade e o Tribunal Administrativo seria um verdadeiro rgo do poder judicial. Actualmente, a regulamentao do Recurso Contencioso, revela uma confluncia de elementos destas duas concepes, assim: 1) Elementos de ndole objectivista: a) Recurso interpe-se contra o rgo autor do acto e no contra a pessoa colectiva (Art. 36, n. 1, al.c) LEPTA) b) Resposta ao recurso assinada pelo autor do acto e no pelo advogado (Art. 26, n. 2 LEPTA) c) O rgo recorrido obrigado a remeter todo o processo ao Tribunal, inclusivamente, os elementos que lhe forem desfavorveis (Art. 46, n. 1 LEPTA) d) No existem sentenas condenatrias 2) Elementos de ndole subjectivista: a) Poderes processuais do rgo recorrido (Art. 26, n. 1 LEPTA) b) Garantia contra a leso de dtos. subjectivos e interesses legtimos atravs do recurso contencioso (Art. 268, n. 4 CRP)

- 39 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

2 - ELEMENTOS DO RECURSO CONTENCIOSO 1) Sujeitos a) Recorrente b) Recorrido (ou autoridade recorrida) c) Contra-Interessados (ou recorridos particulares ou demais recorridos) d) Ministrio Pblico e) Tribunal 2) Objecto - o objecto de recurso um acto administrativo 3) O Pedido - o pedido de recurso sempre a anulao ou declarao de nulidade ou declarao de inexistncia do acto recorrido. No possvel pedir qualquer outra coisa. pois, o meio contencioso de mera legalidade e no de jurisdio plena. 4) Causa de Pedir - invalidade do acto recorrido 3 - PRINCIPAIS PODERES DOS SUJEITOS SOBRE O OBJECTO DO PROCESSO 1) Recorrente a) Desistir b) Pedir a ampliao ou substituio do processo, quando seja proferido acto expresso na pendncia de recurso de acto tcito (Art. 51, n. 1 LEPTA) 2) Do rgo Recorrido - Princpio Geral do Art. 26 LEPTA 3) Ministrio Pblico a) Arguir vcios no invocados pelo recorrente (Art. 27, al. d) LEPTA) b) Requerer o prosseguimento do recurso em caso de desistncia do recorrente (Art. 27, al.e) LEPTA) c) Suscitar questes que obstem ao conhecimento do objecto de recurso (Art. 54, n. 1 LEPTA) 4) Tribunal a) Fazer prosseguir o recurso quando o acto seu objecto tenha sido revogado, com eficcia, meramente extintiva (Art. 48 LEPTA) b) Determinar a apensao de processos (Art. 39 LEPTA) 4 - PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS (Condies de Interposio de Rec. Contencioso) A) Competncia do Tribunal - o principal factor que determina a competncia dos Tribunais Administrativos no mbitos dos recursos contenciosos, a categoria do autor do acto recorrido. A partir de 1996, passou a existir um Tribunal Central Administrativo, que no
- 40 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

mbito do recurso contencioso, possui competncias especializadas em funo da matria, nas questes relativas ao funcionalismo pblico. 1) Competncia do STA - Supremo Tribunal Administrativo (Art. 26, n. 1, al. c) ETAF) 2) Competncia do TCA - Tribunal Central Administrativo (Art. 40, al. b) ETAF) 3) Competncia do TAC - Tribunal Administrativos de Crculo (Art. 51, n. 1, al. a) a d.2) ETAF) Determinao da Competncia Territorial (Art. 52 ETAF) Regime da Incompetncia do Tribunal (Art. 4 LEPTA) Nota: o conhecimento da competncia do Tribunal de ordem pblica e precede o de outra matria B) A legitimidade das partes Por remisso em cadeia, dos Art. 5 ETAF e 2 LEPTA as regras relativas legitimidade processual, continuam a constar dos Arts. 46 RSTA e 821 CA. Nota: Legitimidade Processual uma posio das partes em relao ao objecto do processo, posio tal que justifica que possam ocupar-se em juzo desse objecto. 1) Legitimidade Activa O recorrente o titular do interesse directo, pessoal e legtimo. O interessado aquele que pode e espera obter um benefcio com a destruio dos efeitos do acto recorrido, esse interesse directo, quando se repercute imediatamente, pessoal, quando tal repercusso ocorre na esfera jurdica do prprio recorrente e legtima quando valorado positivamente pela ordem jurdica enquanto interesse do recorrente. O MP pode recorrer no mbito da aco pblica (Art. 219, n. 1 CRP. 69 ETAF e 27 LEPTA). Nota: Mais recentemente a CRP, no n. 3, do Art. 52, alargou o mbito da aco popular, que foi concretizada, atravs do Cap. 3, da L. 83/95 de 31.08. Aco Popular passa com esta lei a abranger a aco popular civil e a aco procedimental administrativa, podendo esta ltima, servir-se, tanto da via do recurso contencioso, como da via da aco administrativa (Art.12/1). A legitimidade activa pertence a qualquer cidado, s associaes e fundaes que tenham como propsito a defesa dos interesses expressos no Art. 2.

- 41 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

2) Legitimidade Passiva O recurso interpe-se sempre contra o rgo que foi o autor do acto que se recorre, a autoridade recorrida. Os contra-interessados so aquelas pessoas titulares do interesse na manuteno do acto recorrido, interesse portanto, oposto ao do recorrente. So os demais recorridos a que se refere o Art. 49 LEPTA ou os interessados a quem o provimento de recurso possa directamente prejudicar, Art. 36, n1, al.b) da LEPTA C) Cumulaes e Coligaes Art. 38 LEPTA, tm ambas carcter facultativo, tendo como limites a competncia do Tribunal e a forma de processo. Cumulao - refere-se aos pedidos (podem cumular-se pedidos de impugnao de actos interdependentes ou conexos) Coligao - refere-se aos recorrentes (podem coligar-se os recorrentes que pretendam impugnar o mesmo acto ou com os mesmos fundamentos, actos contidos num mesmo instrumento) D) Recorriblidade do Acto Tradicionalmente, o Art. 25, n. 1 LEPTA, sustentava que s poderia ser interposto recurso dos actos administrativos definitivos e executrios, todavia havia algumas excepes, isto , admitia-se a recorribilidade de actos no executrios que apesar disso tivessem sido executados, etc. Actualmente, o Art. 268, n. 4 CRP, j no faz referncia a actos definitivos e executrios, admitindo portanto, que se possa recorrer de actos que no satisfaam as exigncias do Art. 25, n1 LEPTA (definitivos e executrios) impondo, contudo, que tenham esses actos como caracterstica, a leso de dtos. subjectivos ou interesses legtimos. Existe no entanto, uma grande polmica entre estes dois art. E) Oportunidade do Recurso um pressuposto processual exclusivo dos actos anulveis , visto que, os actos nulos podem ser impugnados a todo o tempo (Art. 134, n. 2 CPA). Os prazos de recurso (Art. 28 LEPTA), regra geral, o recurso contencioso tem de ser interposto dentro de um certo prazo, sem o que, ser rejeitado por extemporneo ou inoportuno. Isto porque, a anulabilidade, tem de ser invocada perante o Tribunal competente dentro de um certo prazo, sob pena, de se produzir a sanao do acto. O momento a partir do qual se comea a contar o prazo para o recurso contencioso, no caso dos actos expressos (Art. 29LEPTA)

- 42 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

No caso da publicao ou notificao serem insuficientes (requisitos da publicao ou notificao, para que sejam considerados suficientes, 1) autor do acto, 2) no caso de delegao ou subdelegao de poderes, em que qualidade o autor decidiu e qual ou quais os actos de delegao ao abrigos dos quais decidiu, 3) a data da deciso, 4) o sentido da deciso e os respectivos fundamentos) - Art. 31 , n. 1 LEPTA Se o interessado, usar desta faculdade, o prazo s comear a contar, conforme o disposto no Art. 31, n. 2 LEPTA. Modo de Contagem dos Prazos. Natureza do Prazo de Recurso Contencioso Quanto natureza: Prazos Substantivos - Prazo para o exerccio de um dto., contam-se nos termos do Art. 279 CC (contam-se Sbados, Domingos e feriados) ex: Prazo substantivo de 2 meses, que comece a 15 de Jan acaba a 15 de Maro. Prazos Processuais - Prazo para o funcionamento dos tribunais ou administrao, onde s se contam os dias teis. Recursos Urgentes (DL 134/98, Art. 3, n. 2 e Art 4, n. 4) F) Patrocnio Judicirio - , ou seja, obrigatria a constituio de advogado nos processos administrativos (Art. 5 LEPTA) G) Pagamento de Preparos (Art. 41 LEPTA) H) Marcha do Processo 1) O processo desencadeado por uma Petio (Art. 35 LEPTA) 2) Requisitos da Petio (Art. 36 LEPTA) 3) Anlise pelo Juiz relator do processo (Art. 40 LEPTA) 4) O recorrente ter de efectuar o pagamento do preparo (Art. 41 LEPTA) 5) Procedimentos seguintes (Art. 42ss LEPTA) 6) Notificada para responder a autoridade recorrida, pode optar por uma de trs atitudes: a) responde suscitando a validade do acto recorrido, b) responde limitando-se a oferecer o merecimento dos autos, c) no responde, tal no importa a confisso dos factos articulados pelo recorrente, todavia, o Tribunal aprecia livremente essa conduta, o que na prtica resulta, que a no resposta equivale confisso (Art. 50 LEPTA) 7) Com a resposta ou contestao, dentro do respectivo prazo, a autoridade recorrida obrigada a remeter o proc. administrativo em que foi praticado o acto (Art. 46 LEPTA)
- 43 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

8) A AP, pode dar resposta negativa, mantendo a sua posio, ou pode dar o seu prprio acto como errado, revogando a sua deciso, tendo que o fazer at ao prazo para resposta (Art. 47 LEPTA - conjugado com Art. 141 CPA). 9) Proferida a deciso (Art. 106 CPA) Caso exista interesse, aps a deciso ser proferida, a mesma pode ser posta em causa, atravs do Art. 102 LEPTA, desde que o prazo para recurso no tenha j decorrido, se o mesmo j houver decorrido, este transita em julgado. s decises do STA, dada a devida publicidade nos termos do Art. 16 e 58 da LEPTA. A Sentena o acto final do processo (designa-se acrdo, se provier de um Tribunal colectivo) assim, se o recorrente no tem razo o tribunal nega provimento ao recurso, se o recorrente tem razo concede provimento ao recurso, tendo duas hipteses: a) Acto recorrido anulvel e o tribunal anula-o; b) Acto recorrido nulo ou inexistente e o tribunal declara a sua nulidade ou inexistncia I) EXECUO DAS DECISES JURISDICIONAIS A lei aplicvel, de acordo com o Art. 95 LEPTA, das decises jurisdicionais transitadas em julgado, so os Art. 5 ss do DL 256-A/77. Executar - reconstituir a situao hipottica real actual , isto , a AP tomar todas as medidas e actos por forma a que a situao inicial seja reposta para o recorrente. A questo coloca-se fundamentalmente quando tal impossvel de ser realizado, --------------------------------------------------------------------------------------------------------------1 - AS ACES NO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO A AP surge despojada dos seus poderes de autoridade (o poder de deciso unilateral e de autotutela executiva) Aco o meio adequado para pedir ao Trib. Administrativo uma definio de dto. aplicvel ao caso concreto, nos casos em que, no podendo a AP proceder a tal definio unilateralmente, atravs da prtica de um acto administrativo, no existe objecto para o recurso contencioso. H um Princpio de que nenhum cidado poder ficar desprotegido e sem meio legal expresso (Art. 268, n. 4 CRP)
- 44 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

1.1 - ESPCIES DE ACES 1) Aces sobre contratos administrativos 2) Aces sobre responsabilidade extracontratual da administrao 3) Aces para reconhecimento de dtos. e interesses legtimos 4) Aces para determinao de um acto administrativo legalmente devido 1) Aces sobre contratos administrativos : mbito: Art. 9 ETAF e 186, n. 1 CPA Pressupostos Processuais: - Tribunal competente - TAC (Art. 51, n1, al. g) ETAF) - Competncia territorial - (Art. 55, n. 2 ETAF) - Legitimidade - somente os contraentes podem ser partes (Art. 825 CA) - Oportunidade - no esto sujeitas a prazo de caducidade (Art. 71, n. 1 LEPTA) Tramitao: - Forma Ordinria (Art. 72, n. 1 LEPTA) Existem 4 modalidades: a) Aco sobre interpretao dos Contratos Administrativos contratuais b) Aco sobre validade dos Contratos Administrativos - visam obter do Trib. uma sentena constitutiva que anule um contrato administrativo anulvel ou uma sentena declarativa que declare a nulidade ou a inexistncia de um contrato administrativo nulo ou inexistente (pode acontecer que o Tribunal se pronuncie pela validade) c) Aco sobre Execuo dos Contratos Administrativos visam obter uma sentena condenatria do Trib. que condene a administrao ou o contraente particular a executar integralmente o acordo celebrado ou se pronuncie sobre quaisquer outros aspectos relativos execuo do contrato. d) Aco sobre responsabilidade contratual - visam obter uma sentena condenatria do Trib. que condene a administrao ou o contraente particular a pagar outra parte uma indemnizao pelo no cumprimento total ou parcial de um contrato administrativo 2) Aces sobre responsabilidade extracontratual da administrao visam obter uma sentena declarativa do Trib. que esclarea o sentido ou alcance das clusulas

- 45 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

mbito: Art. 22 e 271 CRP e DL 48 051 Pressupostos Processuais: - Tribunal competente - TAC (Art. 51, n1, al. h) ETAF) - Competncia territorial - (Art. 55, n. 1 ETAF) - Legitimidade - estas aces tm como autores as vtimas do dano e como rus os causadores do mesmo (Art. 824 CA), podem ser propostas contra pessoa colectiva pblica, contra os rgos e agentes desta ou contra uma e outros - Oportunidade - esto sujeitas a prazo de caducidade, de 3 anos (Art. 71, n. 2 LEPTA) Tramitao: - Forma Ordinria (Art. 72, n. 1 LEPTA) O Art. 51, n. 1, al b) ETAF, veio alargar o seu mbito por forma a incluir nos Tribunais Administrativos trs tipos de aces: a) Aces intentadas contra a prpria Administrao (Estado ou outras pessoas por colectivas pblicas) - no contexto da responsabilidade por actos de gesto pblica b) Aces intentadas contra os rgos e agentes da Adm. a ttulo pessoal individualmente responsveis c) Aco de regresso - da pessoa colectiva pblica contra os seus rgos ou agentes tambm no mbito de responsabilidade por actos de gesto pblica 3) Aces para reconhecimento de dtos. e interesses legtimos ???????????????????- Estas aces tm carcter residual, isto , a sua utilizao limita-se apenas ao casos em que o recurso contencioso e os demais meios processuais se revelem insuficientes para assegurar aquela proteco efectiva mbito: Art. 268, n. 5 CRP Pressupostos Processuais: - Tribunal competente - TAC (Art. 51, n1, al. f) ETAF) - Legitimidade activa - podem ser propostas por quem evocar a titularidade do dto. ou interesse legtimo (Art. 69, n. 1 LEPTA) - Legitimidade passiva - pertence ao rgo contra qual o pedido dirigido (Art. 70, n. 1 LEPTA) - Oportunidade - podem ser propostas a todo o tempo prejuzos decorrentes de actos de gesto pblica, pelos quais eles sejam

- 46 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

4) Aces para determinao de um acto administrativo legalmente devido mbito: Art. 268, n. 4 CRP (dado que foi introduzido pela reviso de 1997) - uma norma exequvel por si s, a falta de lei ordinria, no impede o exerccio desta garantia, por fora do Art. 18, n. 1 da CRP Pressupostos Processuais: - Especificidade prpria destas aces a omisso de um acto legalmente devido - Tribunal competente - TAC - Legitimidade activa - todas as pessoas que teriam legitimidade se o acto legalmente devido tivesse sido praticado (titulares de interesse directo, pessoal e legtimo) e ainda o MP e os titulares de dto. de aco popular. - Legitimidade passiva - o rgo que devia ter praticado o acto - Tramitao - uma vez que no h lei ordinria. com as necessrias adaptaes deve-se seguir a forma ordinria (como sucede com as aces administrativas sobre contratos e responsabilidade - Art. 72, n. 1 LEPTA) MEIOS CONTENCIOSOS Existem meios principais (autnomos) e meios acessrios (dependentes de outros) (Art. 268 , n. 4 CRP - P. da tutela jurisdicional efectiva) 1 - MEIOS ACESSRIOS OU PROVIDNCIAS CAUTELARES OU ATPICAS 1 - Suspenso da Eficcia dos Actos Administrativos O instituto da suspenso da eficcia dos actos administrativos , vem regulada nos Arts. 76 a 81 da LEPTA Razo de ser deste Instituto - a lei confere aos particulares que recorram ou tencionem recorrer de um acto administrativo definitivo e executrio, perante um tribunal administrativo o dto. de pedirem ao juiz a suspenso da eficcia do acto uma vez verificados certos requisitos cumulativos (Art. 76 , n. 1 LEPTA). Se o tribunal decretar a suspenso, significa que o acto administrativo no produz quaisquer efeitos, enquanto no for tomada uma deciso, isto porque, em Portugal a AP goza do privilgio de execuo prvio e o recurso contencioso de anulao no tem efeito suspensivo.

- 47 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Noo - meio processual acessrio pelo qual o particular pede ao tribunal (Art. 77 LEPTA) que ordene a ineficcia temporria de um acto administrativo, de que se interps ou ir interpor recurso contencioso de anulao, a fim de evitar os prejuzos que para o particular adviriam da execuo imediata da aco. Espcies: o particular, de acordo com o Art. 77, n. 1 LEPTA, tem duas possibilidades escolha: a) Suspenso em Simultneo - interessado pede a suspenso da eficcia do acto administrativo no momento em que recorre (feito em requerimento prprio); b) Pedido Antecipado - em momento anterior ao do recurso. Isto porque, havendo dois meses para recorrer (regra geral, Art. 28, n. 1, al. a) LEPTA), o particular pode nisso ter vantagem. O Tribunal competente para a suspenso o mesmo que competente para o Recurso (Art. 77, n. 1 LEPTA) A suspenso caduca, caso o requerente no interponha aco no prazo fixado para o recurso (Art. 79, n. 3 LEPTA) Uma vez decretada a suspenso, ela mantm-se at ao trnsito em julgado da deciso do recurso contencioso (Art. 79, n. 2 LEPTA) Em caso de Suspenso Provisria (Art. 80 LEPTA) Outros meios processuais e acessrios Vm previstos , no Art. 51, n. 1, al. m), o) e p) do ETAF, bem como, Art. 82 a 94 da LEPTA, todos da competncia dos Tribunais Administrativos de Crculo 2 - Pedidos de Intimao para Consulta de Documentos ou Passagem de Certides Este instituto, vem regulado nos Arts. 82 a 85 da LEPTA Pressupostos Processuais Tribunal Competente - estes pedidos s podem ser apresentados nos TACrculo (Art. 51, n. 1, al. m) ETAF). Legitimidade Activa - estes pedidos s podem ser apresentados por aqueles que pretendem utilizar meios administrativos ou contenciosos contra uma entidade pblica (Art. 82, n. 1 LEPTA).

- 48 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

Oportunidade - o pedido tem de ser apresentado no prazo de 1 ms, aps o decurso do prazo referido no n. 1, do Art. 82 da LEPTA (Art. 82, n. 2 LEPTA) Pressuposto processual especfico - ver Art. 82, n. 1 LEPTA) Tramitao - o pedido de intimao tramitado como processo urgente (Art. 6 LEPTA) Efeitos da Apresentao do Pedido - suspenso do prazo que o interessado tem para interpor recurso hierrquico ou contencioso (ver Art. 85 LEPTA). Efeitos de incumprimento da intimao - o incumprimento faz incorrer o seu responsvel em responsabilidade civil disciplinar e criminal, nos termos do Art. 84, n. 2 LEPTA). 3 - Pedidos de Intimao para um Comportamento Este instituto, vem regulado nos Arts. 86 a 91 da LEPTA Pressupostos Processuais Tribunal Competente - estes pedidos s podem ser apresentados nos TACrculo (Art. 51, n. 1, al. o) ETAF). Legitimidade Activa - estes pedidos podem ser apresentados por qualquer pessoa a cujos interesses a violao de normas de Dto. Administrativo, cause ofensa digna de tutela jurisdicional e ainda pelo MP (Art. 86, n. 1 LEPTA) Legitimidade Passiva - constitui especialidade nica deste meio processual a circunstncia de no poder ser utilizado contra entidades pblicas (como regra para os restantes meios processuais), mas apenas contra entidades privadas ou concessionrios (Art. 86, n. 1 LEPTA), todavia, esta limitao deixou de fazer qualquer sentido aps a consagrao constitucional das aces para a determinao de um acto administrativo legalmente devido Oportunidade - este pedido pode ser apresentado ao tribunal administrativo previamente ou na pendncia dos meios contenciosos adequados (Art. 86, n. 2 LEPTA) Pressuposto processual especfico positivo - a violao efectiva ou o fundado receio de violao de normas de dtos. administrativo por parte de particulares ou concessionrias da AP (Art. 86, n. 1 LEPTA) Pressuposto processual especfico negativo - indispensvel que os interesses para que se pretende obter tutela no sejam susceptveis de ser garantidos atravs da suspenso jurisdicional da eficcia (Art. 86, n. 3 LEPTA) Tramitao - o pedido de intimao tramitado como processo urgente (Art. 6 LEPTA) Efeitos da Apresentao do Pedido - o no cumprimento da intimao, sujeita cada um dos seus responsveis a uma medida compulsria consubstanciada no pagamento de uma multa por cada dia de mora (Art. 88, n. 3 LEPTA). Tal como acontece com o
- 49 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

pedido de suspenso de eficcia o pedido tambm caduca, entre outras circunstncias se o interessado, no utilizar o meio processual adequado tutela dos seus interesses, dentro do prazo previsto, no havendo prazo previsto, dentro de 1 ms ou outro fixado pelo juiz (Art. 90, n. 1, al. a) e 88, n. 2 LEPTA) 4 - Produo Antecipada da Prova Este instituto, vem regulado nos Arts. 92 a 94 da LEPTA Razo de Ser - entende-se antecipada relativamente fase do processo em que devia acontecer, isto porque, devido lenta marcha da justia, pode haver um receio fundado, que o decurso do tempo faa inutilizar os meios destinados a fazer prova de certos factos. (Ex. prova testemunhal) Pressupostos Processuais Tribunal Competente - estes pedidos tanto podem ser apresentados no STA, se o processo estiver pendente neste tribunal (Art. 26, n. 1, al. o) ETAF), como nos TCAdm., se o processo estiver pendente neste tribunal (Art. 40, al. h) ETAF), como ainda nos TACrculo, se o processo estiver pendente num destes tribunais ou a instaurar em qualquer tribunal administrativo (Art. 51, n. 1, al. p) ETAF) Pressuposto processual especfico - a produo antecipada da prova est condicionada demonstrao pelo requerente de que existe o justo receio de que esta venha a tornarse impossvel ou muito difcil de obter (Art. 92 LEPTA) Tramitao - o pedido de intimao tramitado como processo urgente (Art. 6 LEPTA) 5 - Medidas Provisrias Este instituto, vem regulado no DL 134/98 de 15 de Maio, pelo n. 2 do Art. 2, encontrandose regulada, no Art. 5 do mesmo diploma legal (o CPA, no Art. 84 e 85 tambm regula medidas provisrias , contudo, so de natureza administrativa, nada tendo a ver com as presentes) Objecto e Requisitos do Deferimento do Pedido - atravs destas medidas provisrias podem requerer-se providncias destinadas a corrigir ilegalidades de que o procedimento contratual enferme ou em pedir a produo de maiores prejuzos. O Trib. administrativo, no pode deferir o pedido da medida provisria quando tendo em conta os interesses em

- 50 -

www.ualdireitopl.no.sapo.pt

confronto, concluir que as consequncias negativas para o interesse pblico excedem os benefcios a obter pelo requerente (Art. 5, n. 4) Pressupostos Processuais Tribunal Competente - o mesmo do recurso (Art. 5, n. 4) Oportunidade - so pedidas em requerimento prprio apresentado juntamente com a petio do recurso (Art. 2, n. 2) Tramitao - o processo pela sua natureza cautelar, tem carcter urgente (Art. 5, n. 4), este carcter determina a obrigao de apresentar o requerimento com os respectivos meios de prova (Art. 5, n. 1) e o encurtamento dos prazos (Art. 5 n. 2 e 3), quanto s lacunas de regulamentao, aplica-se subsidiariamente as disposies da LEPTA relativas suspenso jurisdicional da eficcia dos actos administrativos (Art. 5, n. 6)

6 - Providncias Cautelares no Especificadas Este instituto, vem regulado nos Art. 381 CPCivil Pressupostos Processuais Tribunal Competente - estes pedidos devero ser apresentados nos TACrculo, na falta de lei, dada a sua natureza, dever recorrer-se regra relativa aos pedidos de intimao. Legitimidade Activa - estes pedidos podem ser propostos por quem mostre fundado receio que outrem cause leso grave e dificilmente reparvel do seu dto. (Art. 381, n. 1 do CPC) Legitimidade Passiva - estes pedidos devem ser dirigidos contra o rgo da administrao do qual provenha ameaa de leso. Pressuposto processual especfico - estes pedidos tem carcter subsidirio, isto , s so admissveis quando a leso que se vise prevenir no possa ser evitada por um dos procedimentos cautelares consagrados no contencioso administrativo (Art. 381, n. 3 do CPC) Tramitao - os pedidos tm carcter urgente (Art. 382, n. 1 do CPC)

- 51 -

Vous aimerez peut-être aussi