Vous êtes sur la page 1sur 5

CARREIRAS NVEL MDIO Disciplina: Processo Penal Tema: Sujeitos do Processo Prof.

: Silvio Maciel Data: 18/10/2007

*** Obs: Material referente citao encontra-se na aula passada. (AULA 04) Direito Processual Penal Sujeitos processuais 1. Introduo

1.1 Conceito Sujeitos processuais so todos aqueles que, de alguma forma, intervm no processo.

1.2 Sujeitos processuais principais So aqueles cuja ausncia torna impossvel a existncia da relao jurdica processual. Consistem no juiz, no autor (que pode ser o MP ou o ofendido) e o ru.

1.3 Partes Parte aquele que pede (autor) ou em face de quem se pede (ru) a tutela jurisdicional. Juntamente com o juiz, compem os sujeitos processuais principais.

1.4 Sujeitos processuais acessrios ou colaterais So aqueles que, no sendo essenciais relao jurdica processual, nela intervm de alguma forma.

2. Juiz penal

2.1 Conceito a autoridade pblica encarregada de decidir questes penais, seja para prolatar sentena, seja para apreciar questes incidentes, seja para decretar a priso ou executar a pena. Porm, a rigor, o sujeito processual no o juiz, mas o Estado-juiz em nome do qual ele atua.

2.2 Dever de prestar jurisdio O Estado tem o dever inafastvel de dizer o Direito, sempre que presentes determinados requisitos (condies da ao e pressupostos processuais), sendo defeso ao juiz, diante de um caso complexo ou incmodo, eximir-se de decidir.

2.3 Poderes do juiz So atribuies conferidas ao juiz com a finalidade de possibilitar a adequada realizao da

-1

CARREIRAS NVEL MDIO Disciplina: Processo Penal Tema: Sujeitos do Processo Prof.: Silvio Maciel Data: 18/10/2007

atividade jurisdicional. Podem ser:

2.3.1 Poderes de polcia ou administrativos Consistem na prtica de atos mantenedores da ordem e do decoro no decorrer do processo, podendo inclusive requisitar a fora policial (CPP, arts. 794, 792 e 497). Art. 792. As audincias, sesses e os atos processuais sero, em regra, pblicos e se realizaro nas sedes dos juzos e tribunais, com assistncia dos escrives, do secretrio, do oficial de justia que servir de porteiro, em dia e hora certos, ou previamente designados. 1o Se da publicidade da audincia, da sesso ou do ato processual, puder resultar escndalo, inconveniente grave ou perigo de perturbao da ordem, o juiz, ou o tribunal, cmara, ou turma, poder, de ofcio ou a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico, determinar que o ato seja realizado a portas fechadas, limitando o nmero de pessoas que possam estar presentes. 2o As audincias, as sesses e os atos processuais, em caso de necessidade, podero realizar-se na residncia do juiz, ou em outra casa por ele especialmente designada Art. 794. A polcia das audincias e das sesses compete aos respectivos juzes ou ao presidente do tribunal, cmara, ou turma, que podero determinar o que for conveniente manuteno da ordem. Para tal fim, requisitaro fora pblica, que ficar exclusivamente sua disposio. Art. 497. So atribuies do presidente do Tribunal do Jri, alm de outras expressamente conferidas neste Cdigo: I - regular a polcia das sesses e mandar prender os desobedientes; II - requisitar o auxlio da fora pblica, que ficar sob sua exclusiva autoridade; III - regular os debates; IV - resolver as questes incidentes, que no dependam da deciso do jri; V - nomear defensor ao ru, quando o considerar indefeso, podendo, neste caso, dissolver o conselho, marcado novo dia para o julgamento e nomeado outro defensor; VI - mandar retirar da sala o ru que, com injrias ou ameaas, dificultar o livre curso do julgamento, prosseguindo-se independentemente de sua presena; VII - suspender a sesso pelo tempo indispensvel execuo de diligncias requeridas ou julgadas necessrias, mantida a incomunicabilidade dos jurados; VIII - interromper a sesso por tempo razovel, para repouso ou refeio dos jurados; IX - decidir de ofcio, ouvidos o Ministrio Pblico e a defesa, ou a requerimento de qualquer das partes, a preliminar da extino da punibilidade; X - resolver as questes de direito que se apresentarem no decurso do julgamento; XI - ordenar de oficio, ou a requerimento das partes ou de qualquer jurado, as diligncias destinadas a sanar qualquer nulidade, ou a suprir falta que prejudique o esclarecimento da verdade. 2.3.2 Poderes jurisdicionais

-2

CARREIRAS NVEL MDIO Disciplina: Processo Penal Tema: Sujeitos do Processo Prof.: Silvio Maciel Data: 18/10/2007

A) Poderes-meios I) Ordinatrios: consistentes em conduzir a seqncia dos atos processuais at a sentena, sem a ocorrncia de nulidades. II) Instrutrios: destinados a colher o material para a formao de sua convico, podendo determinar ex officio a realizao de diligncias.

B) Poderes-fim I) Deciso da causa: condenao ou absolvio. II) Execuo de medidas no decorrer do processo: decretao de priso provisria, concesso de liberdade condicional e de fiana, etc.

2.4 Funes anmalas do juiz

2.4.1 Fiscalizar o princpio da obrigatoriedade da ao penal (art. 28)

Art. 28. Se o rgo do Ministrio Pblico, ao invs de apresentar a denncia, requerer o arquivamento do inqurito policial ou de quaisquer peas de informao, o juiz, no caso de considerar improcedentes as razes invocadas, far remessa do inqurito ou peas de informao ao procurador-geral, e este oferecer a denncia, designar outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la, ou insistir no pedido de arquivamento, ao qual s ento estar o juiz obrigado a atender.

2.4.2 Requisitar a instalao de inqurito (art. 5, II), bem como arquiv-lo.

2.4.3 Receber a notitia criminis (art. 39) e lev-la ao MP (art. 40)

2.5 Prerrogativas do juiz (CF, art. 95, caput). Art. 95. Os juzes gozam das seguintes garantias: I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, s ser adquirida aps dois anos de exerccio, dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de deliberao do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentena judicial transitada em julgado; II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, na forma do art. 93, VIII; III - irredutibilidade de vencimentos, observado, quanto remunerao, o que dispem os arts. 37, XI, 150, II, 153, III, e 153, 2, I. III - irredutibilidade de subsdio, ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

-3

CARREIRAS NVEL MDIO Disciplina: Processo Penal Tema: Sujeitos do Processo Prof.: Silvio Maciel Data: 18/10/2007

2.6 Vedaes ao juiz (CF, art. 95, unico). Pargrafo nico. Aos juzes vedado: I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; II - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; III - dedicar-se atividade poltico-partidria. IV - receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) V - exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

2.7 Impedimentos do juiz (arts. 252 e 253). Art. 252. O juiz no poder exercer jurisdio no processo em que: I - tiver funcionado seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, rgo do Ministrio Pblico, autoridade policial, auxiliar da justia ou perito; II - ele prprio houver desempenhado qualquer dessas funes ou servido como testemunha; III - tiver funcionado como juiz de outra instncia, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questo; IV - ele prprio ou seu cnjuge ou parente, consangneo ou afim em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito. Art. 253. Nos juzos coletivos, no podero servir no mesmo processo os juzes que forem entre si parentes, consangneos ou afins, em linha reta ou colateral at o terceiro grau, inclusive.

2.8 Suspeio (art. 254) Art. 254. O juiz dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes: I - se for amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer deles; II - se ele, seu cnjuge, ascendente ou descendente, estiver respondendo a processo por fato anlogo, sobre cujo carter criminoso haja controvrsia; III - se ele, seu cnjuge, ou parente, consangneo, ou afim, at o terceiro grau, inclusive, sustentar demanda ou responder a processo que tenha de ser julgado por qualquer das partes; IV - se tiver aconselhado qualquer das partes; V - se for credor ou devedor, tutor ou curador, de qualquer das partes; Vl - se for scio, acionista ou administrador de sociedade interessada no processo. Smulas do Supremo Tribunal Federal - STF

-4

CARREIRAS NVEL MDIO Disciplina: Processo Penal Tema: Sujeitos do Processo Prof.: Silvio Maciel Data: 18/10/2007

SMULA N 710 NO PROCESSO PENAL, CONTAM-SE OS PRAZOS DA DATA DA INTIMAO, E NO DA JUNTADA AOS AUTOS DO MANDADO OU DA CARTA PRECATRIA OU DE ORDEM. SMULA N 310 QUANDO A INTIMAO TIVER LUGAR NA SEXTA-FEIRA, OU A PUBLICAO COM EFEITO DE INTIMAO FOR FEITA NESSE DIA, O PRAZO JUDICIAL TER INCIO NA SEGUNDA-FEIRA IMEDIATA, SALVO SE NO HOUVER EXPEDIENTE, CASO EM QUE COMEAR NO PRIMEIRO DIA TIL QUE SE SEGUIR. Fonte: http://www.alexandremagno.com/read.php?n_id=126

-5

Vous aimerez peut-être aussi