Vous êtes sur la page 1sur 2

FILO ARTHROPODA II CLASSE INSECTA Morfologia externa

O corpo dos insetos dividido em trs regies: cabea, trax, abdome. Na cabea h: 1) Antenas par (capta o cheiro e sensvel a ttil). 2) Olhos simples, os ocelos (acusam a presena de luz e de objetos prximos). 3) Olhos compostos (formado pela unio de vrias unidades dotadas de lentes, em conjunto, fornecem imagens dos objetos e so muito sensveis ao movimento). Por isso muito difcil pegar mosca. 4) Apndice Bucal (boca) No trax h: 1) Asas (aos pares, quando possuir); 2) Trs pares de pernas articuladas (que dele saem).

Alimentao e Aparelho Bucal


O cardpio dos insetos variado, s vezes at dentro de uma mesma espcie. A partir dessa variedade de alimentao, os insetos adaptaram suas peas bucais para cada tipo de alimento que consomem. Existem peas bucais mastigadores, como as do gafanhoto, que consomem folhas; h as picadorassugadoras, como as dos pernilongos/mosquitos, que se alimentam de sangue, as sugadoras, como as borboletas, que sugam o nctar das flores e os lambedores, como nos casos das moscas, que absorvem o alimento como uma esponja, aps dissolv-lo com secrees salivares.

Crescimento dos artrpodes (MUDA)


Em certos perodos da vida, os artrpodes abandonam o exoesqueleto, crescem e fabricam outro maior: esse processo de troca de exoesqueleto chamado de muda.

Reproduo e Desenvolvimento dos insetos


A fecundao interna; os espermatozoides so lanados dentro do corpo da fmea, onde fecundam os vulos. Os ovos so envolvidos por uma casca impermevel que evita seu ressecamento (perda de gua) e permite sua sobrevivncia em ambientes secos Os insetos podem passar por diversos estgios antes de se tornar adultos. As transformaes pelas quais eles passam so denominadas de metamorfose. H trs tipos possibilidades quanto presena ou ausncia de metamorfose: - Metamorfose completa: do ovo sai uma larva que cresce, transformando-se em pupa. Da pupa sai o inseto adulto. o caso das abelhas, das moscas, dos pernilongos, das borboletas.

- Metamorfose incompleta: do ovo sai um ninfa, que j se parece com o animal adulto, porm faltando ainda as asas e o trmino do desenvolvimento. o caso das baratas, dos gafanhotos, dos barbeiros. - Ausncia de metamorfose: do ovo j se desenvolve um pequeno inseto, semelhante ao adulto, sem passar por fases intermedirias. o caso das traas de livros. Malefcios dos Insetos - Dano a plantao, florestas, jardins; - Alimentos humanos comidos ou arruinados por formigas, baratas; - Casas e mveis arruinados por cupins; - Livros arruinados por traas; Benefcios dos Insetos - Polinizao; - Produo direta de produtos como mel, seda; - Alimentos para muitas aves e animais de nossa fauna;

CLASSE CRUSTCEA
Hbitat: a maioria dos crustceos vive na gua, principalmente no mar. Algumas espcies vivem na terra, mas precisam manter as brnquias midas. (tatuzinho-de-jardim, a barata-da-praia). Habitam, por isso, regies prximas gua ou ambientes bem midos. Possui exoesqueleto de quitina, mas seu esqueleto ainda mais duro, porque calcificado (contm carbonato de clcio, tambm conhecido como calcrio). O esqueleto mais resistente e grosso uma caracterstica dos crustceos, caractersticas que, alis, d nome ao grupo (crusta, em latim, significa crosta). Corpo dividido em: 1) cefalotrax (formado pela unio da cabea e do trax) 2) abdome Na cabea h: 1) dois pares de antenas (funciona como rgo de tato e olfato) 2) olhos compostos 3) alguns podem possui apndices ao redor da boca, com os quais eles seguram o alimento e o levam a boca O nmero de pernas varia. O camaro, o siri e a lagosta tm cinco pares de pernas no cefalotrax, que permitem ao animal andar no fundo do mar. Possuem tambm pernas no abdome, que os ajudam a nadar. Reproduo: Os crustceos tm reproduo sexuada e a fecundao, de modo geral, externa, isto , ocorre fora do organismo da fmea.

Vous aimerez peut-être aussi