Vous êtes sur la page 1sur 3

Regimes de lubrificao

Quando existe um movimento relativo entre duas superfcies prximas entre si pode existir um atrito. O mecanismo deste atrito assume caractersticas distintas em funo da rugosidade das superfcies e da distncia entre elas. Para definir o tipo de regime de lubrificao usa-se a razo entre a distncia entre as superfcies de deslizamento e a rugosidade combinada das [1] superfcies de deslizamento. [editar]Lubrificao

hidrodinmica

A lubrificao hidrodinmica considerada uma das reas mais importantes da tribologia. Este tipo de lubrificao ocorre quando duas superfcies em movimento relativo so separadas por uma pelcula de um fluido lubrificante. O regime de lubrificao hidrodinmica acontece quando a espessura do filme de fluido lubrificante entre as superfcies deslizantes maior que trs vezes a rugosidade combinada das duas superfcies. Sua conceituao e caracterizao atribuda a trs pesquisadores: Nicolai Petrov (1836-1920), Beauchamp Tower (1845-1904) e Osborn Reynolds (1842-1912). Eles perceberam que o mecanismo que existe neste tipo de lubrificao no era devido interao mecnica de superfcies slidas, como se acreditava na poca, mas sim devido ao filme de fluido que as separava - este o aspecto fundamental da lubrificao hidrodinmica. Os fundamentos tericos e experimentais foram firmemente estabelecidos num curto perodo de tempo, entre 1883-1886. Todavia, foi o fsico britnico Osborne Reynolds (1842 - 1912) que traduziu os resultados experimentais em linguagem matemtica, desenvolvendo uma equao de derivadas parciais (tambm chamada de equao de Reynolds em sua homenagem) que tem sido a base para a grande maioria dos desenvolvimentos nesta rea, gerando um grande nmero de pesquisas at os dias de hoje.

Definio Condio de lubrificao plena. A pelcula ou cunha de leo separa completamente as superfcies em movimento relativo. A lubrificao hidrodinmica d-se aps o arranque e durante a continuidade do movimento. Ela ter de garantir que no ocorra contacto metal-metal. O afastamento das superfcies conseguido pelo chamado efeito de cunha em que o lubrificante, pressionando a interface, provoca a separao pretendida. Nos mecanismos hidrodinmicos, a presso que suporta a carga exercida pelas superfcies gerada pelo movimento relativo dessas mesmas superfcies.

Aplicaes da lubrificao hidrodinmica A lubrificao hidrodinmica poder ser utilizada em diversas aplicaes, tais como: Motores de automvel, como por exemplo, nos apoios da cambota; Rodas de carruagens e locomotivas; Motores de aeronutica; Bombas submersveis, estas tm de estar muito bem isoladas devido humidade; Guias de deslizamento; Caixas de velocidades e redutores; Chumaceiras. Caractersticas da lubrificao Hidrodinmica

A lubrificao hidrodinmica principalmente caracterizada por contactos

conformes, tendo filmes espessos de lubrificante (5-500m). Esta pelcula lubrificante apresenta resistncia suficiente para suportar a carga sem necessidade de bombagem ou pressurizao externa, como o caso da lubrificao hidrosttica.

Este tipo de lubrificao tem uma elevada capacidade de carga em apoios que operem a elevadas velocidades, com fludos de alta viscosidade, apresentando um coeficiente de atrito inferior a 0.001. A capacidade de transmisso de cargas elevadas advm do facto de um filme viscoso no poder ser escoado instantaneamente numa interface constituda por duas superfcies conformes. O afastamento das superfcies d-se porque o filme sugado por cada uma delas, sendo reposta a espessura original. O filme pode atingir espessura superior ao maior desnvel encontrado na superfcie, sendo assim, evitando o contacto slido-slido nos apoios.

Vous aimerez peut-être aussi