Vous êtes sur la page 1sur 3

Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda Keynes

CAPTULOS 2 e 3
Captulo II Os Postulados da Economia Clssica.
Teoria Econmica Clssica Dois postulados: 1) Postulado I: w = PM

O salrio igual ao produto marginal do trabalho.

2)

Postulado II: A utilidade do salrio, quando se emprega determinado volume de trabalho, igual desutilidade marginal desse mesmo volume de emprego. * Postulado compatvel com o desemprego friccional e voluntrio, porm no admite a possibilidade do desemprego involuntrio.

Crticas de Keynes ao 2 postulado: O Comportamento efetivo do trabalhador.

Se a oferta de trabalho no for uma funo dos salrios reais como sua nica varivel, o argumento da Escola Clssica desmorona-se. A curva de oferta de mo-de-obra se deslocar a cada movimento dos preos (absurdo). Dentro de certos limites, as exigncias da mo-de-obra tendem a um mnimo de salrio nominal, e no a um mnimo de salrio real. O trabalhador no costuma abandonar o trabalho ao se verificar uma alta de preos dos bens de consumo salariais. Contestao da hiptese de que o nvel geral dos salrios reais seja diretamente determinado pelo carter das negociaes sobre salrios.

A teoria tradicional que os trabalhadores poderiam fazer coincidir os seus salrios reais com a desutilidade marginal atravs de negociaes com os empregadores, supondo que haja livre concorrncia entre os empregadores e ausncia de combinao restritiva entre os trabalhadores. A hiptese de que o nvel geral dos salrios depende das negociaes entre os empregadores e os trabalhadores no vlida. Os preos so determinados pelo Cmg expresso em termos nominais, e os salrios nominais governam, em grande parte, o Cmg. Se houvesse variaes nos salrios nominais, seria de se esperar que os preos variassem em proporo quase igual, de tal modo que o salrio real e o nvel de desemprego permanecessem praticamente os mesmos. A luta ente indivduos e grupos pelos salrios nominais no determina o nvel dos salrios reais. O objetivo da unio dos trabalhadores , na verdade, a proteo do seu salrio real relativo. O nvel geral dos salrios reais depende de outras foras econmicas. Desemprego involuntrio. A igualdade entre salrio real e desutilidade marginal do emprego corresponde ausncia de desemprego involuntrio. Pleno emprego. Conseqncias do 1 postulado: Os salrios reais e o volume de produo so correlacionados de uma nica forma: um aumento do emprego s pode ocorrer simultaneamente com um decrscimo dos salrios reais. A indstria trabalha normalmente a rendimentos decrescentes no curto prazo.Qualquer meio destinado a aumentar o emprego conduzir, inevitavelmente, a uma diminuio do PMg e, portanto, do nvel dos salrios medido em termos desse produto.

Um declnio do emprego, no se deve, necessariamente, ao fato de que a mo-de-obra reclame uma quantidade maior de bens. E a aceitao pela mo-deobra de menores salrios nominais no ,necessariamente, um remdio para o desemprego.

Crtica lei de Say: a oferta cria sua prpria procura Axioma das paralelas da Teoria Clssica. Isso significaria que o total dos custos de produo deve ser gasto por completo, direta ou indiretamente, na compra do produto. Ou seja, a de que a renda obtida globalmente por todos os elementos da comunidade tem necessariamente um valor exatamente igual ao valor da produo. Iluso de tica que confunde duas atividades essencialmente diferentes: abster-se de um consumo imediato e prover um consumo futuro.

Captulo III O Princpio da Demanda Efetiva


Duas espcies de gastos: Custo de fatores: montante que o empresrio paga aos fatores de produo. Custo de uso: montante que o empresrio paga a outros empresrios pelo que lhes compra.

Lucro = renda = valor da produo (custo de fatores + custo de uso). Renda total = custo de fatores + lucro. Renda agregada (de certo volume de emprego) = produto (deste mesmo nvel de emprego). O volume do emprego depende do nvel de receita que os empresrios esperam receber da correspondente produo. Z: preo da oferta agregada da produo, resultante do emprego de N homens. Funo da oferta agregada: Z =(N)

D: produto que os empresrios esperam receber do emprego de N homens. Funo da demanda agregada: D = f(N).

Demanda efetiva: D = Z. Para a teoria clssica: a oferta cria sua prpria demanda O preo da demanda agregada sempre se ajusta ao preo da oferta agregada. A demanda efetiva, ento, em vez de ter um nico valor de equilbrio, comporta uma srie infinita de valores todos igualmente admissveis, e o volume de emprego indeterminado. Para Keynes, se isso fosse verdade, a concorrncia entre os empresrios levaria sempre a um aumento do emprego, at o ponto em que a oferta agregada cessa de ser elstica (ponto a partir do qual um novo aumento no valor da demanda efetiva j no acompanhado por um aumento na produo). Pleno emprego. Lei de Say Equivale proposio de que no h obstculos ao pleno emprego, no sendo essa a verdadeira lei que relaciona a demanda agregada e as funes da oferta.

Breve sumrio da Teoria do Emprego (desenvolvida em captulos seguintes): Suposio de que o salrio nominal e os outros elementos de custo permanecem constantes por unidade de trabalho agregada. Quando o emprego aumenta, aumenta tambm a renda real agregada e o consumo agregado. Porm, o consumo agregado no aumenta tanto quanto a renda. Para justificar qualquer volume de emprego, deve existir um volume de investimento suficiente para absorver o excesso da produo total sobre o que a comunidade deseja consumir. O nvel de equilbrio do emprego depender do incentivo a investir (que depende da relao entre a escala de eficincia marginal do capital e a Tx de juros). Dada a propenso a consumir e a Tx do novo investimento, haver apenas um nvel de emprego compatvel com o equilbrio. Este nvel no pode ser maior que o pleno emprego (o salrio real no pode ser menor que a desutilidade marginal do trabalho), mas no h razo para que ele seja igual ao pleno emprego. A demanda efetiva associada ao pleno emprego um caso especial que s se verifica quando a propenso a consumir e o incentivo para investir se encontram associados entre si numa determinada forma: em uma relao tima.

A teoria pode ser resumida nas seguintes proposies: A renda depende do volume de emprego N. A relao entre a renda de uma comunidade e o que se pode esperar que ela gaste em consumo (D) depender das caractersticas psicolgicas da comunidade. Propenso a consumir. A quantidade de mo-de-obra N que os empresrios resolvem empregar depende da soma (D) de duas quantidades: D e D, o montante que se espera seja aplicado em novos investimentos. D + D = D = (N), onde:

- a funo da oferta agregada


- D funo de N: X(N), que depende da propenso a consumir. (N) X(N) = D. Essncia da teoria geral do emprego.

O nvel de emprego de equilbrio depende da funo da oferta agregada (), da propenso a consumir e do montante do investimento, D. A cada volume de N corresponde certa produtividade marginal da mo-de-obra,e isto que determina o salrio real. N, portanto, no pode exceder o valor que reduz o salrio real at chegar igualdade com a desutilidade marginal da mo-de-obra.

Nem todas as variaes de D so compatveis com a hiptese provisria de que os salrios nominais so constantes.

Vous aimerez peut-être aussi