Vous êtes sur la page 1sur 29

SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT

MANUAL TREINAMENTO
FORNECEDOR

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Introduo ________________________________________________________________________________________________________________ 3 Requisitos mnimos de acesso: _______________________________________________________________________________________________ 3 Acesso a fornecedor j homologado ________________________________________________________________________________________4 Solicitaes de cotao___________________________________________________________________________________________________5 Licitaes na Web Solicitao de Cotao ____________________________________________________________________________________ 6 Boto Criar resposta habilitado ____________________________________________________________________________________________ 7 Registrar ______________________________________________________________________________________________________________13 Boto Perguntas e Respostas _______________________________________________________________________________________________ 10 Responder as cotaes ____________________________________________________________________________________________________ 11 Questes ______________________________________________________________________________________________________________ 12 Notas e anexos __________________________________________________________________________________________________________12 Aba Itens ______________________________________________________________________________________________________________ 13 Detalhes do Item ________________________________________________________________________________________________________ 14 Aba Notas e Anexos______________________________________________________________________________________________________ 17 Notas _________________________________________________________________________________________________________________ 18 Inserir Anexo ___________________________________________________________________________________________________________ 19 Condies _____________________________________________________________________________________________________________ 20 Agrupamento __________________________________________________________________________________________________________ 22 Rastreamento __________________________________________________________________________________________________________ 23 Boto Enviar solicitao de cotao _________________________________________________________________________________________ 24 Boto Processar Solicitao de cotao ______________________________________________________________________________________ 25 No aceite___________________________________________________________________________________________________________26 Duvidas_______________________________________________________________________________________________________________________29

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Introduo Caro Fornecedor, Buscando aperfeioar sua cadeia de suprimentos a DELTA SUCROENERGIA implantou uma nova ferramenta, o SAP SRM, onde o objetivo permitir o controle de todas as transaes do processo de compras, firmando assim parcerias duradouras com empresas que se identificam com nossos valores e acima de tudo, que tenham postura tica e de respeito em suas relaes. O SAP SRM permite a simplificao e automatizao do processo de compras. Ele integra prticas estratgicas para qualificao do fornecedor, negociao e gesto de contrato mais rigorosa e economicamente eficiente por meio de uma estrutura nica e suporte para habilitao de fornecedor por canais mltiplos para automatizar e simplificar o processo de compra. O relacionamento entre DELTA SUCROENERGIA e Fornecedores ser atravs do Portal do Fornecedor, uma iniciativa que d incio a uma nova fase de comunicao da empresa com seus fornecedores, trazendo incrementos na interatividade j conquistada, pois ser possvel realizar a partir da ferramenta, novas funes, como realizao de cotaes e envio de pedidos. Este guia de uso traz a explicao das principais funcionalidades do portal, ilustrada com telas e enriquecida com a definio de termos. Nosso objetivo promover o entendimento de cada aplicativo, os conceitos envolvidos e como executar cada tarefa. Se voc j um parceiro fornecedor da DELTA SUCROENERGIA, que tenha recebido e-mail com usurio e senha para integrao ao Portal do Fornecedor, Faa bom proveito e grandes negcios. 1.1. Requisitos mnimos de acesso: Utilizao do browser Internet Explorer; E se necessrio desative seu bloqueador de pop-up.

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Acesso a fornecedor j homologado Caso j seja fornecedor da DELTA SUCROENERGIA, acesse o sistema utilizando sua identificao de usurio e senha enviados pelo Atendimento ao Fornecedor DELTA SUCROENERGIA ou Comprador DELTA SUCROENERGIA. Se no tiver recebido esses dados, solicitar atravs do e-mail atendimentofornecedor@Delta Sucroenergia.com.br informando o CNPJ e nome da empresa para assim estar ativo em nossos processos de compras. Utilizando sua identificao de usurio e senha recebida por e-mail para entrar no Portal necessrio para sua segurana que voc modifique a senha criada por uma nova senha. Aps alterao, clique em Modificar. Anote seus dados de login, guarde em local protegido. Com o logon efetuado, voc entrar no Portal do Fornecedor DELTA SUCROENERGIA.

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Solicitaes de Cotaes e Leiles Para acessar as suas cotaes e/ou leiles, clique em Solicitaes de Cotaes e Leiles. Nesta aba, ser possvel visualizar todas as solicitaes, podendo filtrar conforme desejado. Tenha ateno sobre os prazos de abertura e encerramento para resposta de suas propostas.

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Para solicitao de cotao, ver Licitaes na Web Voc poder ainda filtrar estes itens, como Publicado, Encerrado ou Todos. Licitaes na Web Solicitao de Cotao

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS H dois tipos de cotaes que poder ser lhe enviado, uma que ser necessrio Registrar-se para aps apresentar sua cotao e outra que apenas apresentar sua cotao e enviar ao comprador para anlise. Explicaremos aqui as duas formas para melhor entendimento: Boto Criar resposta habilitado Neste caso para responder a cotao, selecione a linha deixando-a na cor laranja e clique em Criar resposta para preencher os campos solicitados.

Registrar Caso o boto Criar resposta no esteja habilitado, selecione a linha desejada deixando-a na cor laranja e clique em Exibir evento. O boto Exibir evento tambm serve para fazer consulta sobre a cotao antes mesmo de respond-la.

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Em Exibir evento constam as informaes referentes cotao selecionada. Aqui ser necessrio clicar em Registrar para serem disponibilizados os campos para preenchimento da cotao.

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Aps registrar, certifique se h perguntas do comprador sobre a cotao selecionada na aba Questes. Havendo alguma pergunta, responda e envie no campo indicado. Depois de atualizado aparecer os botes conforme imagem a seguir, dando opes de Participar, No participar e Perguntas e respostas, este ltimo, uma comunicao entre o comprador e fornecedor.

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Aps clicar em Participar, clique agora em Criar lance e preencha os campos conforme prximas instrues.

10

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Boto Perguntas e Respostas

11

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Responder as cotaes Aps clicar em Criar resposta ou mesmo em Participar e depois Criar lance, na tela a seguir, esto os campos onde devero ser preenchidas as condies comerciais: Aba Informaes de Solicitao de Cotao

No se esquea de preencher o Incoterm (Frete) + a localidade/UF.

12

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Questes Fique atento a est aba, pois, poder haver questes relevantes sobre a cotao.

Notas e anexos Mais um canal de comunicao com o comprador e fornecedor. Se necessrio, poder incluir anexo sobre a cotao ao comprador DELTA SUCROENERGIA.

13

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Aba Itens Nesta aba, so exibidos os produtos para cotao DELTA SUCROENERGIA. Selecione um produto por vez, deixando a linha, na cor laranja. A seguir, clique em detalhes para disponibilizar os campos necessrios para preenchimento das condies comerciais. Aps todo o preenchimento, clique em Enviar para envio da cotao DELTA SUCROENERGIA.

14

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Detalhes do Item Em Detalhes do Item possvel verificar as informaes de cada item/produto e completar com suas informaes sobre a cotao.

15

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Aba Questes e Aba Notas e Anexos Nesta aba constam informaes relevantes do comprador para o fornecedor referente apenas ao item/produto selecionado. Em cada item/produto, sempre clique nas abas Questes e Notas e Anexos, pois o comprador poder ter colocado alguma pergunta sobre o item ou mesmo uma nota e/ou anexo sobre o mesmo para voc responder. Na aba Questes caso tenha alguma pergunta que no foi respondida ao clicar em Enviar surgir uma mensagem com o titulo da mensagem informando que a mesma no foi preenchida. Caso isto ocorra, volte em detalhes do item e responda a(s) questes.

16

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Aba Condies Aba Condies abrange o mesmo contedo da Aba Itens, que inserir condio de cada item da Cotao, portanto qualquer alterao vale para as duas abas.

Aba Ampliaes de tabelas Para o fornecedor est aba no h relevncia.

17

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Aba Notas e Anexos Nesta aba voc poder colocar informaes relevantes para o comprador verificar assim que voc enviar a cotao preenchida. No confunda esta aba com a aba de mesmo nome em Detalhes do produto, pois so coisas totalmente distintas. Aqui voc poder colocar informaes e ou anexos para o comprador da DELTA SUCROENERGIA.

18

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Notas Para colocar uma nota, clique em Inserir e depois Notas do proponente. O comprador ir visualizar est informao assim que voc enviar a cotao.

19

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Inserir Anexo Aqui voc poder inserir algum anexo relevante ao comprador sobre a cotao ou sobre algum produto da cotao. Este processo semelhante ao anexo do Windows, onde voc localiza o arquivo e clique para anex-lo. Depois de localizado e descrito o anexo, clique em Ok para salvar.

20

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Condies No campo Condies, necessrio colocar o valor total da cotao e o desconto. Para inserir a condio de desconto, necessrio efetuar o seguinte procedimento: Selecionar o item -> Inserir Condio -> Item Desconto (Absoluto). Sempre considerar a opo Item Desconto (Absoluto), que o desconto total para o item da cotao e no da Unidade, pois as demais condies no foram adotadas pela DELTA SUCROENERGIA, sendo as demais funes inutilizveis. Vejamos: Selecione o item, deixando a linha na cor laranja;

Depois clique em Inserir condio e escolha a opo Item Desconto (Absoluto).

21

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Informar o preo do material e depois o desconto absoluto para o mesmo: Exemplo: 1000 unidades de determinado produto custa R$100,00 e o desconto total sobre esta quantidade de R$15,00. Assim sendo o valor a colocar em Desconto Absoluto de R$15,00 - (quinze reais negativos). Se sua cotao for escolhida a DELTA SUCROENERGIA emitir um pedido no valor de R$85,00 sobre as 1000 unidades. Recapitulando... R$100,00 (valor das 1000 unidades) menos R$15,00 (valor de desconto para as 1000 unidades) o preo final de R$85,00. Os nmeros a serem colocados so em forma de valores, conforme imagem abaixo:

22

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Agrupamento Agrupamento apenas para visualizar informaes da cotao. Sua visualizao importante, pois informa detalhes do que voc fez na cotao inteira.

23

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Rastreamento So informaes sobre a cotao, onde poder analisar ou comparar as verses alteradas da cotao caso necessrias. Esta aba interessante no intuito de verificar as modificaes ocorridas. Voc encontrar essas informaes, clicando em Comparar.

24

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Boto Enviar solicitao de cotao Preenchido todos os campos, clique em Enviar. Pronto. Agora s aguardar o comprador avaliar sua cotao e posteriormente sendo vivel a DELTA SUCROENERGIA, o comprador emitir um pedido para sua empresa com o(s) produto(s) da cotao enviada por voc.

25

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Boto Processar Solicitao de cotao Caso necessite alterar algum campo aps j ter enviado a cotao ao comprador, clique em Processar. A data que aparecer ao comprador ser a da ltima edio feita na cotao.

26

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

No aceite pedido.
Quando receber o pedido seno concordar siga os procedimentos abaixo, do contrario enviar o material, se for enviar parcialmente controle as quantidades, at nosso Workflow de aceite e controle de parcialmente recebidos entrar em operao.

27

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS Para no aceitar clique em anular, o lance aparecera como anulado para o comprador.

Aparecera a seguinte mensagem Se necessitar realizar alteraes no lance, avise imediatamente o comprador e repita os procedimentos para alterao.

28

MANUAL SRM SUPPLIER RELATIONSHIP MANAGEMENT ELABORAO GABRIEL JOS DE SOUZA SETOR - SUPRIMENTOS

Dvidas?

Entre em contato com a Central de Atendimento ao Fornecedor DELTA SUCROENERGIA. E-mail de contato: atendimentofornecedor@DeltaSucroenergia.com.br

29

Vous aimerez peut-être aussi