Vous êtes sur la page 1sur 6

1

UNINOVE - Universidade Nove de Julho


Curso de Cincias Contbeis

Elaine Cristina Morato Fernandes RA 312206013 Joedna Martins de Oliveira Pereira RA 312202502 Julianne Tolentino - 312203793 Nuria Rossi RA 312200042

ADMINISTRAO JAPONESA

So Paulo Novembro 2012 1 semestre

ADMINISTRAO JAPONESA

ASPECTOS HISTRICOS E CULTURAIS

A administrao japonesa nasceu no cho de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia bsica de evitar qualquer tipo de desperdcio (Muda) e de promover o melhoramento continuo (Kaisen). Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avanadas de produo (controle estatstico de processos, planejamento de produo, engenharia de produtos) e aliados ao favorecimento da poltica econmica governamental, os produtos japoneses alcanaram um diferencial competitivo no mercado internacional. Foi esta diferenciao que resgatou o foco da comunidade empresarial rea de produo, que at ento era vista pelos outros setores na organizao como um mistrio insondvel e desinteressante, barulhento, muitas vezes sujo, onde trabalhavam pessoas inexpressivas. A partir disso, a gesto da produo passou a ser novamente includa na discusso das estratgias do negcio. Buscou-se, ento, adaptar o sistema de produo japons a outros ambientes, desprendendo-o de sua origem na manufatura, buscando implement-lo amplamente em qualquer tipo de indstria e em outros setores. O sistema de produo japons tal como estruturado atualmente surgiu nos vinte e cinco anos seguintes Segunda Guerra Mundial, na Toyota Motor Co. Seu maior idealizador foi o engenheiro Taiichi Ohno. Da decorrem as duas outras denominaes do mtodo: Sistema Toyota de Produo ou Ohnoismo.

CARACTERSTICAS BSICAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUO OU OHNOISMO:


JUST IN TIME sincronizao do fluxo de produo, dos fornecedores aos clientes KANBAN sistema de informao visual, que aciona e controla a produo MUDA busca da eliminao total de qualquer tipo de desperdcio KAIZEN busca do melhoramento continuo em todos os aspectos, portanto se refletindo na produtividade e na qualidade, sendo os crculos de controle da qualidade apenas um dos seus aspectos. 5S - o nome de um mtodo, ou antes, uma filosofia, de administrao japonesa e se refere inicial de cinco palavras: Seiton, Seiri, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. A filosofia dos 5S busca promover, atravs da conscincia e responsabilidade de todos, disciplina, segurana e produtividade no ambiente de trabalho. Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantao do 5S, ou ento, como tambm podem ser chamados os cinco sensos:

As outras caractersticas do Sistema Toyota de produo so de certa forma, decorrentes dessas citadas e outras so parcialmente independentes, mais relacionadas ao ambiente cultural que privilegia a coletividade.

CARACTERSTICAS GERAIS DA ADMINISTRAO JAPONESA


ADMINISTRAO PARTICIPATIVA - A administrao japonesa se baseia na forma participativa de gesto, envolvendo participao dos funcionrios no processo decisrio, negociao de metas, trabalho em grupo, controle exercido atravs de liderana, comunicao bilateral, participao nos resultados. PREVALNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATGICO A falta de planejamento desperdia mo-deobra, recursos materiais e tempo, elevando os custos de produo, gerando perdas de mercado e desemprego. Atravs do estabelecimento de um planejamento estratgico a empresa ganha flexibilidade, utilizando seus pontos fortes para atender s necessidades de seus clientes e conquistar os clientes da concorrncia. VISO SISTMICA A empresa um sistema, pressupondo o conhecimento das inter-relaes de seus diversos componentes. O desempenho de cada componente do sistema deve ser considerado por sua

contribuio ao objetivo do sistema. Os objetivos propostos s podem ser atingidos eficientemente quando os membros da organizao agem de forma eficiente. O trabalhador tem conscincia de que se a empresa alcanar lucros maiores, ele ter benefcios diretos (melhorando seu nvel de vida) e indiretos ( participando dos resultados). SUPREMACIA DO COLETIVO O coletivo prevalece sobre o individual. O ser humano, visto como o bem mais valioso das organizaes, deve ser estimulado a direcionar seu trabalho para as netas compartilhadas da empresa, preenchendo suas necessidades humanas e se auto-realizando atravs do trabalho. Satisfao e responsabilidade tambm passam a ser valores coletivos. BUSCA DA QUALIDADE TOTAL A Qualidade Total assegurada pelo Controle de Qualidade Total (TQC ou TQM), baseado em um sistema de mtodos estatsticos, centralizado no melhoramento do desempenho administrativo. Seus resultados so garantia da qualidade, reduo de custos, cumprimento dos programas de entrega, desenvolvimento de novos produtos e administrao do fornecedor. A abrangncia do TQC ultrapassa os limites fsicos da empresa, comeando com os esforos totais de treinamento de gerentes e operrios. Verticalmente tem incio na alta gerencia, prolongando-se at supervisores e operrios. Horizontalmente, inclui de fornecedores a consumidores externos. A forma mais usual de se por em prtica o TQC atravs dos crculos de controle de qualidade, grupos pequenos, que executam voluntariamente as atividades de controle de qualidade. PRODUTIVIDADE O aumento da produtividade um dos objetivos de qualquer organizao. A administrao japonesa prope que, para atingi-lo seja adotada uma viso cooperativa dos funcionrios, incentivando o envolvimento de todos na consecuo das metas da empresa. Alm da participao nas decises e da auto-realizao profissional, resultante do sucesso da empresa, as gratificaes por nveis de produtividade so freqentes nas organizaes orientais. Apesar de calcar sua filosofia nos valores de realizao pessoal dos funcionrios, a empresa japonesa reconhece que o incentivo monetrio uma poderosa ferramenta na busca do comprometimento de seus membros com os objetivos empresariais. FLEXIBILIDADE Para responder rapidamente s flutuaes de mercado, a flexibilidade refletida em vrios aspectos: racionalizao do espao, equipamentos de utilidade geral e versteis, lay-out celular, nivelamento e sequenciamento da produo em pequenos lotes, reduo de estoques, quadro de trabalhadores qualificados e flexveis.

RECURSOS HUMANOS A nfase no trabalho em grupo, na cooperao no aproveitamento da potencialidade humana. Nas grandes empresas existe estabilidade no emprego, distribuio de bnus e outros benefcios. A ascenso na carreira lenta. O treinamento intenso e a estrutura de cargos extremamente vaga (distanciada). TECNOLOGIA E PADRONIZAO busca-se a harmonia entre o homem, mquina e processo. O trabalho padronizado tido como fundamental para garantir um fluxo contnuo de produo. Primeiro ocorre a racionalizao do processo, depois se conveniente , a automao. MANUTENO Os operadores so responsveis pela manuteno bsica, dispondo de enorme autonomia para interromper um processo errado. A manuteno preventiva tambm privilegiada.

LIMPEZA E ARRUMAO - So responsabilidades de todos, visando a manuteno do ambiente e a facilitao da administrao dos recursos. RELAO COM FORNECEDORES E DISTRIBUIDORES A subcontratao externa, prtica antiga no Japo, mantm-se e reforada pela formao dos Keiretsu. Com o desenvolvimento no ps-guerra, ela evoluiu para uma relao de apoio tcnico e financeiro, cooperao e confiana. CULTURA ORGANIZACIONAL Procura-se estabelecer um clima de confiana e responsabilidade, baseado no respeito hierarquia, na participao das pessoas no desenvolvimento da tarefa, nas decises consensuais e na harmonia das relaes.

Uma vez listadas as caractersticas do sistema de produo japons, no fica difcil abstrair caractersticas genricas do estilo de administrao japonesa que podem ser aplicadas em outros ambientes culturais. Paralelamente, possvel articular melhor os temas afins, tais como terceirizao, gesto da qualidade total e organizao de clulas de produo, no sentido de facilitar a comunicao e no romper com a hierarquia.

BIBLIOGRAFIA http://www.artigonal.com/administracao-artigos/administracao-japonesa662771.html http://www.infoescola.com/administracao

Vous aimerez peut-être aussi